Silvane Prigol Panozzo

Sou Graduada em Química Licenciatura pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim/RS. E Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente sou professora de química de escola particular e do estado do RS.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação em Ciências

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciências,Ano de Obtenção: 2009
José Claudio Del Pino.

Graduação em Química Licenciatura

2002 - 2006

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SINEPE/RS "Educação e neurociências: um novo olhar".. 2011. (Congresso).

Corso di Filiera Vitivinicola e Qualita del Vino. 2008. (Outra).

XIV ENEQ - "Conhecimento químico: desafios e possibilidades da pesquisa e da ação docente".. O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciência.. 2008. (Congresso).

VII Encontro sobre Investigação na Escola - "Alunos e professores pesquisando juntos na sala de aula"..Apresentação de um projeto de pesquisa: "O saber popular do queijo como uma alternativa para a estruturação curricular do ensino de ciências".. 2007. (Encontro).

XXVII EDEQ - "Química - Alimento da racionalidade: Significar conhecimentos para efetivar a educação".. O saber popular do queijo como uma alternativa temática para a estruturação curricular.. 2007. (Congresso).

14º SBQSul - "Química na Sociedade: significados e implicações. Saber popular referente ao queijo fazendo-se saber escolar. 2006. (Congresso).

14º SBQSul - "Química na sociedade: significados e implicações".. Pesquisa em sala de aula: conhecimentos prévios de Química facilitam a aprendizagem em Bioquímica. 2006. (Congresso).

26º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química -. Valorização de saberes populares relacionados com a produção de queijo. 2006. (Congresso).

26º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - "A contribuição da educação química na melhoria da qualidade de vida no planeta". O saber popular do vinho como forma de construção do conhecimento escolar. 2006. (Congresso).

29ª SBQ Nacional - Reunião da Sociedade Brasileira de Química - Química é Energia: Transforma a vida e preserva o ambiente. Valorização de Saberes Populares Relacionados com a Produção de Queijo. 2006. (Congresso).

13º SBQSul - "A Importância dos Eventos Científicos na Formação do Químico". Modelos Atômicos: Aproximando Realidades. 2005. (Congresso).

25º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química -. Modelos Atômicos: Da Imagem a Imaginação. 2005. (Congresso).

25º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - "A formação em Química Hoje". Investigação Teórica - Prática da Docência em Química. 2005. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do Curso de Química - "Socialização de Práticas Pedagógicas". 2005. (Seminário).

IV Semana Acadêmica do Curso de Química da URI - Campus de Erechim.Show de Química. 2005. (Simpósio).

Visita Técnica a Feira de Minerais e Pedras Preciosas. 2005. (Outra).

24º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - "Saberes e Fazeres do Educador em Química: Fenômeno de Múltiplas Áreas". 2004. (Congresso).

III Semana Acadêmica do Curso de Química. 2004. (Simpósio).

Palestra Titulada: Novos Materiais Sintetizados via sol-gel. 2004. (Seminário).

II Semana Acadêmica do Curso de Química. 2003. (Simpósio).

Palestra Titulada: Estudos dos óleos essenciais presentes em Mangerona e Orégano. 2003. (Seminário).

Palestra Titulada: Transformações de Óleos Vegetais para a produção de Biodisel. 2003. (Outra).

Visita Técnica a Ipiranga Petroquímica S. A.. 2003. (Outra).

I Semana Acadêmica de Química. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leandro João Loewenstein

Inspeção Diária de Rotina como ferramenta para diminuir reclamações de consumidores quanto a linguiça cozida calabresa; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

Lindomar Adriano dos Santos

Garantia da Qualidade na produção de salsicha; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Alimentos) - IFET Catarinense - Campus Concórdia; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

João V

Lazzarotoo, Julia S; Angonese, Aline L; Tiezerini; Maremotriz - A energia do futuro; 2014; Orientação de outra natureza - Colégio Marista Medianeira; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

Ariéle Popelnitski, Eduarda C

Colla, Bárbara Piran; A cidade sustentável do futuro; 2014; Orientação de outra natureza - Colégio Marista Medianeira; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

Gabriel De Bona, Vinícius Trentin, Vítor Zin, Leonardo Mrogi

Automóveis: As consequências; 2013; Orientação de outra natureza; (ensino médio) - Colégio Marista Nossa Senhora Medianeira; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

Caroline Luz, Hendrewf Bezutti, Maitê Schultz, Cristiano Bio

Energia Termoelétrica: Peltier; 2013; Orientação de outra natureza; (ensino médio) - Colégio Marista Nossa Senhora Medianeira; Orientador: Silvane Prigol Panozzo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PANOZZO P. S. ; PINO, J. C. ; VENQUIARUTO, L. D. . A experiência de produtoras de queijo como um saber. Do pôr-se à escuta ao modo de fazer pesquisa. Perspectiva (Erexim) , v. 33, p. 53-64, 2009.

  • PANOZZO P. S. ; PINO, J. C. . Concepção e Envolvimento de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Erechim/RS sobre a relação: saber popular do queijo x saber científico no currículo de ciências.. REI. Revista de Educação do IDEAU , v. 4, p. 01-13, 2008.

  • PANOZZO P. S. ; PINO, J. C. . O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciências. In: XIV ENEQ ? Encontro Nacional de Ensino de Química ? ?Conhecimento Químico: Desafios e possibilidades da pesquisa e da ação docente?., 2008, Curitiba - PR. XIV ENEQ ? Encontro Nacional de Ensino de Química ? ?Conhecimento Químico: Desafios e possibilidades da pesquisa e da ação docente?., 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PANOZZO P. S. . Valorização de saberes populares relacionados com o fabrico de queijo e geléias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PANOZZO P. S. . Show de Química. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PANOZZO P. S. . Misturas e Separações. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional