Luis Carlos Tosta dos Reis

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nas áreas da epistemologia da geografia, metodologia da pesquisa geográfica e história do pensamento geográfico.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Descentralização e desdobramento do núcleo central de negócios na cidade capitalista: Um estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto na Grande Vitória (ES)
Roberto Lobato de Azevedo Corrêa. Palavras-chave: Centralidade; Descentralização; Espaço intra-urbano.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Geografia

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O processo de Descentralização em Vitória (ES): Um Estudo de Caso - A Praia do Canto,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Roberto Lobato Corrêa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Centralidade; Descentralização; Espaço intra-urbano.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Graduação em Geografia

1994 - 2000

Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Graduação em Administração

1994 - 1997

Faculdades Associadas do Espírito Santo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2003

Extensão universitária em Filosofia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2000 - 2000

Geografia e Mudança Cultural. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1996 - 1996

Inovação Tecnológica Trabalho e Reestruturação Cap. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Epistemologia da Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REIS, Luis Carlos Tosta dos . III Seminário de Pesquisa do PPGG-UFES. 2014. (Outro).

REIS, LUIS CARLOS TOSTA DOS . I Seminário de Pesquisa do PPGG-UFES,. 2012. (Outro).

CORRÊA, Roberto Lobato ; REIS, Luis Carlos Tosta dos . Ciclo de Atividades Sobre Teoria e Método na Pesquisa em Geografia com o Prof. Roberto Lobato Corrêa. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Nacional da ANPEGE.O resgate da investigação ontológica na Geografia através da Fenomenologia-hermenêutica de Martin Heidegger. 2017. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa do PPGG-UFES.Mediador da Mesa Redonda 1. 2014. (Seminário).

Jornada da Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo.Globalização e Metafísica: A contribuição de Mikko Joronen à assimilação do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia anglófona atual.. 2014. (Outra).

Simpósio da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional.Circulação das Idéias e História dos Saberes Geográficos: Hierarquias, Interações e Rede. 2014. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. "Geografia e Ontologia: uma aproximação entre a reflexão ontológica na renovação crítica da Geografia brasileira e a ontologia heideggeriana". 2014. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa do PPGG-UFES.Mediador da Mesa Redonda "Pensando a Cidade e o Urbano". 2012. (Seminário).

Seminário Nacional Milton Santos: 10 anos depois - entre a saudade e a perenidade do pensamento de um geógrafo-cidadão.Expositor na Mesa-Redonda "Milton Santos e a Renovação Teórica da Geografia Brasileira". 2011. (Seminário).

ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS.Ontologia do espaço, Técnica e Epistemologia da Geografia: Teoria e Método a partir da obra de Milton Santos. 2010. (Encontro).

I Seminário Internacional Sobre Cidade e Serviços.Ruas Especializadas e Descentralização. 2006. (Seminário).

XIX Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Área Central: Permanências e Mudanças. 2005. (Simpósio).

Semana da Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.Ontologia do Espaço Geográfico segundo Milton Santos. 2004. (Encontro).

VIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana.VIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2003. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2000. (Encontro).

I Seminário de Extensão e Pesquisa do Espírito Santo.I Seminário de Extensão e Pesquisa do Espírito Santo. 1999. (Seminário).

VI Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 1999. (Simpósio).

V Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 1997. (Simpósio).

X Encontro Nacional dos Geógrafos. 1996. (Encontro).

I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 1995. (Encontro).

III das Ciências Sociais. III das Ciências Sociais. 1995. (Congresso).

II Congresso Regional de Administração. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Deise Thompson Lugão Oliveira

FAE, M. I.;REIS, Luis Carlos Tosta dos; Dalcomuni, Sonia M.. DIFERENTES USOS DE SEGUNDAS RESIDÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO LOTEAMENTO MONTE AGHÁ I EM PIÚMA - ES. 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Izabela Dolores Cebin Bassani

ORIENTADOR, C. T. C. J.;REIS, Luis Carlos Tosta dos; SABADINI, M. de Souza (examinador externo). ANÁLISE DA REESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA NO MUNICÍPIO DE SERRA (ES): ESTUDO DOS CONDOMÍNIOS INDUSTRIAIS. 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Elizete da Neiva Moreira

ORIENTADOR, C. T. C. J.; GOMES, Eduardo Rodrigues;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Valorização imobiliária e reconfiguração socioespacial do bairro Glória, Vila Velha/ES. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Vanderson Moreira Silva Alves

ORIENTADOR, C. T. C. J.; examinador externo;REIS, LUIS CARLOS TOSTA DOS. A produção do espaço urbano de Vitória ES pela construção imobiliária entre o final do século XIX e meados do Século XX.. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Paulo Henrique de Souza Manasfi

CICCARONE, O. C.; MORAES, E. E. L. C. G.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. A BARBÁRIE DA MODERNIDADE. A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS E UMA CRÍTICA AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva

VALE, C. C. Orientador;REIS, Luis Carlos Tosta dos. O Clima Urbano de Mossoró (RN): o Campo Térmico Atual.. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Erick Alessandro Schunig Fernandes

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira; Rabelo, D. C. examinador externo;REIS, Luis Carlos Tosta dos. O Recurso da Propaganda na Valorização do Produto Imobiliário nos Municípios de Vitória e Serra a partir da Segunda Metade do Século XX. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Rafael Sapiência Torreão

FREIRE, A. L. O. Orientadora; EXTERNO, A. D. E.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Geografia do Hip Hop na Grande Vitória-ES: O Lugar em Tempos de Globalização. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Beatriz Mauro Zandonadi

CASTIGLIONI, A. H.; FREIRE, O. A. L. O.;REIS, Luis Carlos Tosta dos; PORTUGUEZ, A. P.. O AGROTURISMO E AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: DOUGLAS RAFAEL SALAROLI

ORIENTADORA, G. G.; MARACCI, Marilda;REIS, Luis Carlos Tosta dos. ?ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NO PROJETO EXECUTIVO DE ENQUADRAMENTO DE CORPOS D?ÁGUA EM CLASSES E PLANO DE BACIA PARA OS RIOS SANTA MARIA DA VITÓRIA E JUCU-ES.. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Lívia Barraque Barbosa

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira; RUFINO, M. B. C.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS ÁREAS DE TRANSIÇÃO RURAL-URBANA. O CASO DO MUNICÍPIO DE CARIACICA. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Flávio Hertel Magris

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira; PEREIRA, P. C. X.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E A RECONFIGURAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SERRA. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Eduardo Batista Pedrosa

ORIENTADORA, G. G.; Barcellos, G. H.;REIS, LUIS CARLOS TOSTA DOS. Uma Contribuição da geografia da saúde para o Estudo da Dengue no Município de Anchieta (ES). 2011. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Rafael Gonring

ORIENTADOR, C. T. C. J.; CARPINTERO, A. C. C.(Examinador Externo);REIS, Luis Carlos Tosta dos. Redefinição Funcional do Centro de Vitória (ES). 2011. Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Aluno: Camila Maria Blank Orrico

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira; LENCIONI, Sandra;REIS, Luis Carlos Tosta dos. A Urbanização Rcente de Aracruz. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carlos Manuel Diogo da Luz Florêncio

SCARIM, P. Cesar; CICCARONE, Celeste; MARACCI, Marilda;REIS, Luis Carlos Tosta dos. As Margens do Pirquê-Açú: O Labirinto. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jeremias Vicente de Oliveira

PACHECO, S. M. M.; PIRES, H. F.; SAMPAIO, M.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. As transfornações espaciais ocorridas na Enseada do Suá - Vitória, a partir de 1990. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Richardson José Cardoso Lyrio

REIS, Luis Carlos Tosta dos; Zippinotti, D. P.; Robaina, Igor. O Processo de Descentralização: uma análise dos impactos do Shopping Moxuara no Sub-centro comercial de Campo Grande, na Grande Vitória (ES). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Schirley Holz

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira;REIS, Luis Carlos Tosta dos. A Verticalização na Orla de Vila Velha: o caso da Praia da Costa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fernanda Barboza Dos Santos

ORIENTADOR, C. T. C. J.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Produção do Espaço Urbano do Município de Viana (ES): Um Estudo Sobre as Principais Alterações na Paisagem do Bairro Vila Bethânia Advindas da Atuação Imobiliária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jocimara Patrícia Santos

SOGAME, M.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Memória e Patrimônio Cultural, ES: Um Estudo Sobre as Igrejas Católicas do Centro da Cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: João Paulo de Souza MInchio

BOUDOU, Christian Jean-Marie;REIS, Luis Carlos Tosta dos; SILVEIRA, Maria C. B. da. Percepções e Sugestões de Uso e Ocupação do Solo e do Tempo nos bairros Praia dos Recifes, Vinte e três de Maio e Ulisses Guimarães - Vila Velha - ES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Eliana N

Zanotelli, Claudio Luiz; FAÉ, Maria I.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Moreira.Os congestionamentos de trânsito e a inserção da bicleta como alternativa de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gil V

Hautquaestt, Genildo;REIS, Luis Carlos Tosta dosSAMPAIO, Tony Vinicius. Damasceno; Anderson C. Muchuli; Fabricio G. Silva.Conscientização e preservação do patrimônio histórico e cultural do distrito de São Pedro de Itabapoama - Mimoso do Sul (ES). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

Aluno: Cláudia S

SAMPAIO, Tony ViniciusREIS, Luis Carlos Tosta dos; NASCIMENTO, Kleverson Alencastre. de Oliveirra; Silva R. de Oliveira..Os Recursos Didáticos Utilizados pelos professores da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim (ES) para o ensino dos conceitos de localização e orientação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

Aluno: Patrícia V

SAMPAIO, Tony ViniciusREIS, Luis Carlos Tosta dos; Hautquaestt, Genildo. Passos; Kênia R. Santos.Correlação entre o porte e intensidade do processo de segregação sócio-espacial dos municípios do ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

Aluno: Roberta Marcarini Nunes

SAMPAIO, Tony Vinicius; BERGAMIM, M. C;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Os conteúdos abordados pelos PCN`s. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo.

Aluno: Marcela C

SAMPAIO, Tony ViniciusREIS, Luis Carlos Tosta dos; EBERVAL, Marchiori. Costalonga, Juliana P. C. Porcari.Carta Imagem do Município de Cachoeiro de Itapemirim. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo.

Aluno: Beatriz Cavalcante de Assis

SAMPAIO, Tony Vinicius; EBERVAL, Marchiori;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Análise dos Conteúdos de Matemática no Ensino Cartográfico do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo.

SCARIM, P. Cesar;REIS, Luis Carlos Tosta dos; O FILHO, A. C. Q.. Membro Titular de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto de Geografia da UFES (EDITAL Nº.EDITAL N° 5/2015). 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira;REIS, Luis Carlos Tosta dos; COELHO, A. L. N.. Membro Titular da Banca Examinadora de processo seletivo para contratação de PROFESSOR VISITANTE BRASILEIRO.. 2013. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

COELHO, A. L. N.;REIS, Luis Carlos Tosta dos; MARCHIORO, E.. Membro Titular de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto de Geografia da UFES (EDITAL Nº. 27 DE 04/05/2012-R ? D.O.U. DE 07/05/2012). 2012. Universidade Federal do Espírito Santo.. 2012. Universidade Federal do Espírito Santo.

ALMEIDA, E. Pinto de; MARISCO, L. M. de O.;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Membro Titular Externo da Banca Examinadora de Concurso Público para Docente de Geografia Política e Econômica. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

CASTIGLIONI, Aurélia H.; SCARIM, P. Cesar;REIS, Luis Carlos Tosta dos. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto de Geografia da UFES. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. Comissão de Elaboração e Correção do Processo Seletivo do PPGG/UFES. 2013. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. Comissão do Processo Seletivo do PPGG/UFES. 2013. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. Comissão de Elaboração e Correção do Processo Seletivo do PPGG/UFES. 2012. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. Comissão do Processo Seletivo do PPGG/UFES. 2012. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mauricio de Almeida Abreu

ABREU, M. A.; CORREA, R. L.; ERTHAL, R.. O processo de descentralização das atividades varejistas em Vitória: um estudo de caso.. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mauricio de Almeida Abreu

CORREA, R. L.; MACHADO, L. O.; RIBEIRO, M. A. C.; CAMPOS JUNIOR, C. T.;ABREU, M. A.. Descentralização e desdobramento do Núcleo Central de Negócios na cidade capitalista: um estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rui Erthal

CORRÊA, R. L.; ABREU, M. A.;ERTHAL, R.. O Processo de Descentralização das Atividades Varejistas em Vitória: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIA OSORIO MACHADO

CORREA, R. L. A.ABREU, M. de A.MACHADO, Lia Osorio; RIBEIRO, M. Â. C.; Campos Jr, Carlos Teixeira. Desdobramento e metrópole policêntrica. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miguel Ângelo Campos Ribeiro

RIBEIRO, M. A. C.; CORRÊA, Roberto Lobato; CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira de; MACHADO, Lia Osório; ABREU, Maurício de Almeida. Descentralização e Desdobramento do Núcleo Central de Negócios na Cidade Capitalista: um estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto - Grande Vitória (ES). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Teixeira de Campos Junior

CORRÊA, Roberto Lobato;CAMPOS JÚNIOR, C. T.; MACHADO, Lia Osório; ABREU, Maurício de Almeida; RIBEIRO, M. A. C.. Descentralização e desdobramento do núcleo central de negócios na cidade capitalista: um estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto - Grande Vitória (ES). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Schirley Holz

VERTICALIZAÇÃO LITORÂNEA EM VILA VELHA/ES: UM ESTUDO DE CASO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO; (Orientador);

Fernanda Barboza Dos Santos

Segregação no Espaço Urbano em Viana (ES): uma análise sobre a dinâmica recente no bairro de Vila Bethânia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO; (Orientador);

Thiago Gonçalves Marques Guerim

Ontologia Social do Espaço e Técnica: um estudo sobre os pressupostos ontológicos da obra ?A Natureza do Espaço? de Milton Santos; ; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Thiago Gonçalves Marques Guerim

O papel da técnica na ontologia do espaço geográfico de Milton Santos; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Rhaony da Cruz Rocha

VERTICALIZAÇÃO LITORÂNEA DO CENTRO DE GUARAPARI: UM ESTUDO DE CASO EM GEOGRAFIA URBANA; 2019; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO,; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Luana Rodarte Oliveira Zadorosny

A DIMENSÃO ONTOLÓGICA NA GEOGRAFIA: Um paralelo entre o horizonte da crítica-radical e o pensamento de Martin Heidegger; 2019; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

JOSIMAR MONTEIRO SANTOS

Horizonte Humanista e Fenomenologia na Geografia: o problema da assimilação humanista do pensamento de Martin Heidegger; 2017; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO,; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Rafael Santos da Luz Monteiro

Territórios no Espaço Público: um estudo de caso nas praias de Vitória e Vila Velha - ES; 2016; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO,; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Deise Thompson Lugão Oliveira

DIFERENTES USOS DE SEGUNDAS RESIDÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO LOTEAMENTO MONTE AGHÁ I EM PIÚMA - ES; 2016; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO,; Coorientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Rafael Espinoza Gomes Roseira André

O CANAL CAMPOS-MACAÉ COMO EXPRESSÃO DA CONSTITUIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ; 2015; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Márcio José Mendonça

Território Ocupados: Uma Abordagem Geográfica dos Conflito Israelo-Palestino Através dos Quadrinhos de Joe Sacco; 2014; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Daniel Pitzer Zippinotti

As Formas Simbólicas e a Dinâmica da Centralidade em Vitória: um Esforço de Análise; 2014; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Reginaldo Alex Calçavara

O SENTIDO DA ONTOLOGIA DO ESPAÇO PARA A DISSOLUÇÃO DA DICOTOMIA GEOGRAFIA FÍSICA ? GEOGRAFIA HUMANA: estudo sobre o caso da geografia crítica brasileira a partir do pensamento de Martin Heidegger; 2013; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Wanderson dos Santos Rebello

O Papel dos Canais do DNOS nas Várzeas do Riacho (ES): estudo de caso sobre a constituição técnico-científica da configuração territorial capixaba; ; 2012; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Aldo Rezende

Segregação Imposta no Contexto da Dinâmica Sócio-Espacial da Cidade de Vitória (ES): O Caso de Mangue Seco - Andorinhas; 2012; Dissertação (Mestrado em mestrado em geografia) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Bruna G

do Rosário; Estudo de Caso Sobre a Dinâmica Sócio-Espacial da Feira Livre da Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória (ES): contribuição ao estudo dos mercados periódicos na pesquisa urbana em geografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Daniel Pitzer Zippinotti

Formas Simbólicas e Centralidade em Vitória (ES): Uma abordagem da Geografia Cultural; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Karoline C

Rocha; Suzana Zandonadi; Vanessa Lorenzoni; Estrutura de Comércio e Serviços de apoio a atividade turística em Marataízes (ES): uma abordagem geográfica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Anderson Luis Amaro; Assuero de Paula M

Filho; A distribuição espacial da criminalidade violenta no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES): uma análise geográfica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Diego Armando V

Costa; Centralidade intra-urbana: o centro de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e o Subcentro de Campo Grande (RMGV): estudo comparativo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Adriana C

Silva; Ildranis L; Moro; Monica G; Silva; Centralidade e comércio: análise da estrutura de comércio e serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ES) como suporte em sistema de informações geográficas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Cirineu, de A

Oss; Tarcísio M; Almeida; Jeane Alves; Coesão e descentralização do comércio em Cachoeiro de Itapemirim (ES): um estudo comparativo entre o Shopping sul e o bairro BNH; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Carlos A

R; COUTO; O Conceito de Espaço Geográfico em Milton Santos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Alessandra M

Rodrigues; Joyce D; Paula; Josiane S; Zampires; A transformação da área central de Cachoeiro de Itapemirim; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

FABIANO G

Damartini, Willis M; P; Candal, Gilcimar R; Souza; A Área Central de Cachoeiro de Itapemirim; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Luis Carlos Tosta dos Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Lobato Azevedo Corrêa

Descentralização e desdobramento do núcleo central de negócios na cidade capitalista: um estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto - Grande Vitória (ES); 2007; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Lobato Azevedo Corrêa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, MÁRCIO JOSÉ ; REIS, Luis Carlos Tosta dos . Percepção do Espaço Geográfico nos Quadrinhos. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos , v. 5, p. 55, 2016.

  • MENDONÇA, MÁRCIO JOSÉ ; REIS, LUIS CARLOS TOSTA DOS . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: um campo recente da pesquisa em geografia sobre conflitos. GEO UERJ (2007) , v. 2, p. 98-119, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A Ontologia do Espaço de Peter Sloterdijk: uma leitura geográfica., Descrição: O projeto de pesquisa é dedicado ao problema da fundamentação ontológica da Geografia através da interlocução com o filósofo Peter Sloterdijk, mais especificamente com a ontologia do espaço desenvolvida na obra Esferas I ? Bolhas (Sloterdijk, 2016 [1998]). Para tanto o presente projeto buscará, num primeiro momento, contextualizar a gênese e o desenvolvimento da pesquisa sobre a temática da ontologia do espaço no contexto interno da ciência geográfica, que remete à constituição dos horizontes da geografia crítica-radical e do horizonte da geografia humanista (Gomes, 1996). Num segundo momento, a pesquisa buscará apontar para os elementos convergentes entre a ontologia do espaço desenvolvida no bojo da ciência geográfica e a ontologia do espaço no pensamento de Peter Sloterdijk, que tem suscitado interesse relativamente discreto entre os geógrafos (Elden, 2012; Thrift, 2012; Enstern, 2018), permanecendo praticamente ausente no contexto específico da pesquisa brasileira em geografia. Considerando a ausência de trabalhos de síntese sobre o assunto na Geografia estritamente dedicado à interlocução com o referido filósofo, a pesquisa propõe concentrar esse primeiro esforço de aproximação através da análise específica do livro Esferas I ? Bolhas, na medida em que, como o projeto irá demonstrar, o referido livro oferece subsídios para estimular a realização de pesquisa nos termos propostos. Nesse mesmo sentido o presente projeto se justifica na medida em que a perspectiva de problematização acerca da ontologia do espaço através do diálogo com o pensamento de Sloterdijk pode ser considerada incipiente na Geografia. A operacionalização da pesquisa se efetivará através da revisão e análise da bibliografia que envolve a problemática enunciada. O projeto tem por objetivo geral prestar uma contribuição para a assimilação do pensamento do filósofo no âmbito da ciência geográfica, propondo, para tanto, uma pesquisa que se concentre sobre a temática da ontologia do espaço desenvolvida pelo filósofo Peter Sloterdijk, como fio condutor de um trabalho introdutório, dedicado a uma análise e intepretação de seu livro Esferas I ? Bolhas, que constitui a primeira parte da trilogia Esferas, considerada sua obra magna. O objetivo geral supõe a execução de uma qualificação prévia da problemática no âmbito interno da ciência geográfica, que permita efetivamente desenvolver um diálogo entre as ontologias geográfica e sloterdijkiana. Assim, para corresponder ao objetivo geral, a pesquisa buscará substantivá-lo através dos seguintes objetivos específicos: 1) Sistematizar uma revisão sobre o tema da ontologia do espaço Geografia, procurando destacar a influência de Heidegger na problematização do assunto nesta ciência, tendo em vista a centralidade que é reiteradamente imputada a este filósofo sobre a ontologia do espaço desenvolvida por Sloterdijk. Uma análise sobre o tema, orientada através dessas coordenadas, fornecerá como saldo uma primeira base para promover o diálogo entre a ontologias do espaço geográfico e a ontologia do espaço em Sloterdijk. 2) Analisar a ontologia do espaço desenvolvida por Sloterdijk em sua obra Esferas I ? Bolhas visando uma qualificação sintética de seus atributos básicos. A partir desta qualificação, será possível aprofundar o intercurso entre estes atributos e os elementos constitutivos da problematização sobre a ontologia do espaço desenvolvida na Geografia. Cabe registrar que, por se tratar de uma obra cuja recepção ainda é relativamente incipiente nesta disciplina, a pesquisa buscará apoio para análise da referida obra na literatura secundária dedicada à interpretação do pensamento do filósofo desenvolvida nas ciências humanas e sociais, bem como na pesquisa em filosofia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Lucas Pereira Vieira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    O Resgate do Problema da Fundamentação Ontológica na Geografia através da Fenomenologia-hermenêutica de Martin Heidegger, Descrição: O projeto busca desenvolver uma pesquisa sobre a questão da fundamentação ontológica na Geografia, problematizando-o através do diálogo renovado com o pensamento de Martin Heidegger. Trata-se de um caminho de problematização que encontra amparo em contribuições relativamente recentes dedicadas ao assunto (Elden, 2001a, 2005a; 2006; Joronem, 2008; 2010; 2011; Shaw, 2012; Reis, 2012; Schatzki, 2007; Strohmayer,1998). A fundamentação ontológica da ciência geográfica, enquanto tema, e a fenomenologia-hermenêutica de Heidegger, enquanto método, exprimem os dois elementos centrais do trabalho. Esses elementos possuem um lastro tão inequívoco quanto complexo na ciência geográfica. É possível, entretanto, reconhecer que ambos integram de modo substantivo o debate interno à ciência geográfica a partir da década de 1970, no contexto do movimento de renovação, notadamente através dos horizontes ?humanista? e da ?crítica-radical? (Gomes, 1996). É amplamente reconhecida a associação entre, por um lado, o ?horizonte humanista? e a fenomenologia; e, por outro lado, a reflexão ontológica no ?horizonte da crítica-radical?, que estabeleceu um estatuto de resolução ontológica de amplo alcance na Geografia através determinação social do ser do espaço geográfico, sob influência decisiva do pensamento marxista. Nesse caso é saliente a influência da ontologia do ser social de Lukács; não obstante a proposição mesma da produção social do espaço - no qual o diálogo com a obra de H. Lefebvre exerce um papel decisivo ? constitua uma expressão estrita do referido estatuto. A confluência subsequente desses horizontes e a convergência correlata de temáticas e matrizes filosóficas, que lhe é constitutiva, foi conduzida, em grande medida, com base nos padrões de codificação dos temas (e interlocução com as matrizes filosóficas) estabelecidos previamente no interior de cada horizonte. A reflexão que se pretende desenvolver tem por objetivo geral demonstrar que o modo com o qual se verificou, por um lado, tanto a proveniência da influência do pensamento de Heidegger através do horizonte humanista quanto, em igual medida, o estatuto de fundamentação ontológica instaurado no horizonte da crítica-radical, obstruíram o alcance (e até mesmo a apreensão do significado) que o pensamento de Heidegger poderia assumir para tratar a fundamentação ontológica na disciplina. Essa obstrução se manifesta, de modo geral, pela forma com a qual se dispensou uma tratativa restrita ao âmbito epistemológico, notadamente através da transposição de noções ?heideggerianas? pela analogia formal que exprimiriam com a conceptualidade da geografia sem, contudo, preservar a significação que lhes é própria ? como é recorrente na geografia humanista (Marandola Jr. 2012; 2016); isso em detrimento da reabilitação do problema da fundamentação ontológica da geografia que, sugere-se, deveria constituir a diretriz primordial para se resguardar uma interlocução coerente com as exigências intrínsecas ao pensamento do filósofo (como demonstrado por Pickles, 1985). O primeiro passo, no sentido dessa reabilitação, consistiria em legitimar a imprescindibilidade do geógrafo assumir a analítica do ser-aí, (fonte primordial da ontologia fundamental de Ser e Tempo), antes das requisições que lhe são usualmente atribuídas (na pesquisa aplicada ou epistemológica), na medida em que, sugere-se, sem esse encaminhamento se transfigura (como buscar-se-á evidenciar no desenvolvimento da pesquisa) o âmbito propriamente ontológico ao qual uma ciência específica deve se restringir para conservar uma relação coerente com o pensamento do filósofo. A produção científica sistemática sobre o tema, através de artigos; trabalhos de conclusão de curso; etc., passíveis de serem publicados e apresentados em eventos científicos constituem os resultados esperados com a realização do projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Luana Rodarte Oliveira Zadorosny - Integrante / Rhaony da Cruz Rocha - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    Globalização e Metafísica: A contribuição de Mikko Joronen à assimilação do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia anglófona atual., Descrição: O projeto aspira desenvolver uma pesquisa sobre a contribuição de Mikko Joronen na assimilação do pensamento do filósofo Martin Heidegger ao debate teórico recente na geografia anglófona. O objetivo básico do projeto consiste em sistematizar os principais atributos do pensamento de Martin Heidegger, identificados por Mikko Joronen como fundamentais à ampliação do entendimento da Globalização, temática fundamental à teoria da geografia contemporânea. Não obstante a inserção do pensamento de Heidegger no debate teórico da geografia na disciplina possa ser considerada inequívoca, sobretudo no âmbito da filiação à matriz fenomenológica cara à geografia humanista, a contribuição de Mikko Joronen ? notadamente a perspectiva de assimilação do pensamento de Heidegger à interpretação da Globalização por ele desenvolvida ? permanece relativamente pouco difundida entre os estudos que abordam a Globalização na geografia. Em virtude do caráter estritamente teórico do projeto, a metodologia que irá nortear sua execução se efetiva através da revisão bibliográfica como procedimento básico pesquisa. O estímulo à pesquisa especializada em teoria e método na geografia; a produção científica sistemática sobre o assunto (textos, artigos, trabalhos de conclusão de curso), passível de publicação e apresentação em eventos científicos, são resultados almejados com o projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Josimar Monteiro Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER NO DEBATE TEÓRICO RECENTE DA GEOGRAFIA ANGLÓFONA: UM ESFORÇO DE SÍNTESE., Descrição: O projeto procura desenvolver uma pesquisa sobre a assimilação do pensamento do filósofo Martin Heidegger no debate teórico recente na Geografia, problematizando, para tanto, especificamente o caso da geografia anglófona. O objetivo básico do projeto consiste, assim, em sistematizar os atributos que podem ser destacados como mais significativos do modo com o qual o pensamento do filosófo é redimensionado, nas últimas duas décadas, como uma fonte privilegiada para fazer avançar o debate teórico recente na geografia. De fato, o ?nicho? bibliográfico em tela manifesta de modo inequívoco - desde meados da década 1990 e, de modo saliente, a partir do início dos anos 2000 ? um forte impulso de retomada do diálogo com a obra do filósofo, que assume matizes sensivelmente distintos daqueles que originariamente o atrelaram, na historiografia da geografia moderna, à emergência de uma matriz fenomenológica da geografia humanista que se desenvolveu entre as décadas 1960 e 1970, a reboque das contribuições seminais de Edward Relph; Anne Buttimer; J. Nicholas Entrikin, principais expoentes do ?grupo estadunisense? de incorporação do pensamento de Heidegger à geografia (Marandola Jr., 2010). O foco da presente pesquisa especificamente em relação à geografia anglófona reflete, fundamentalmente, a constatação de uma efetiva (re) valorização que o pensamento de Heidegger tem conhecido recentemente em trabalhos desenvolvidos em língua inglesa, como atestam as contribuições de ELDEN (2000; 2001a; 2001b; 2001c; 2003; 2005a; 2004; 2005b; 2006); JONES (1999); JORONEM, (2008; 2010; 2011; 2012); SHAW (2013); Dewsbury (2000; 2003; 2010) Escobar (2007); Marston et al. (2005); Mould (2009); Ploger 2010; Schatzki (2007); Strohmayer (1998). O diálogo com o pensamento de Martin Heidegger nestes trabalhos recentes em língua inglesa, acima indicados, distingue-se sensivelmente daquele que caracterizou sua assimilação primeva no âmbito da Geografia humanista nas décadas de 1960 e 1970, manifestando escopos os mais diversificados, que vão desde o procedimento usual de recorrer à concepção de espaço desenvolvida na obra do filósofo (Elden, 2003); à problematização de temas específicos, como no caso de uma concepção ?heideggeriana? do fenômeno da globalização ? (Joronem, 2008; 2010; 2011; 2013); passando pelo recurso de noções da obra do filósofo que são entrevistas como fecundas para liberar insights acerca da concepção de espaço, como no caso da noção de ?evento? (Ereigns, no original em alemão, usualmente traduzido para o inglês como ?event?) e que suscita, até mesmo, a constituição do que se poderia reconhecer enquanto um novo paradigma, a saber, a ?evental geography?, isto é, uma geografia do evento (Shaw, 2012; Dewsbury, 2010; Elden, 2005b; Escobar, 2007; Joronen, 2010; Martson et al. 2005; Mould, 2009; Ploger, 2010; Schatzki, 2007; Strohmayer, 1998). Uma amostra pontual do caráter inovador das abordagens que o pensamento de Heidegger tem conhecido no bojo desses trabalhos recentes da geografia anglófona, pode ser observado através da contribuição de Stuart Elden, notadamente pela perspectiva de problematização que procurou desenvolver através da convergência entre o pensamento de Heidegger e o pensamento de Karl Marx, mediatizado por uma releitura da obra do filósofo marxista Henri Lefebvre, verdadeiro cânone da geografia radical marxista. No artigo intitulado ?Entre Marx e Heidegger:Política, Filosofia e ?A Produção do Espaço de Lefebvre? (publicado no periódico ?Antipode?, marco da difusão do pensamento marxista na geografia), Stuart Elden propõe que: "O trabalho de Heidegger é extremamente importante para o entendimento do projeto intelectual de Lefebvre. Sugere-se que o trio de pensadores [Hegel, Marx e Nietzsche] que influenciaram Lefebvre é [o mesmo] partilhado por Heidegger. (...).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Josimar Monteiro Santos - Integrante / Thiago Gonçalves Marques Guerim - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Produção do Espaço como Composição: um resgate da ontologia do espaço na geografia a partir do pensamento de Martin Heidegger sobre a técnica., Descrição: O projeto aborda a temática da ontologia do espaço geográfico propondo problematizá-la a partir do pensamento de cunho ontológico que o filósofo Martin Heidegger desenvolveu, através de sua singular interpretação sobre a técnica. Trata-se de propor uma perspectiva sobre o assunto que, sugere-se, permite contemplar de maneira fértil a convergência de noções centrais no debate teórico em geografia sobre o tema, quais sejam: as noções de produção do espaço e técnica. O tema da ontologia do espaço - enquanto campo da Teoria da Geografia que problematiza o ser do espaço geográfico - foi desenvolvido em estrita associação ao movimento de renovação crítica que a ciência geográfica conheceu de modo substantivo a partir da década de 1970 (SANTOS, 1978 [1990]; CORRÊA, 1995; MOREIRA, 1998; 1999; 2007; HARVEY, 1980[1973]). Embora este movimento seja dotado de uma perspectiva epistemológica pluralista (MOREIRA 2004b), é possível reconhecer, no que diz respeito estritamente à reflexão ontológica sobre o espaço na teoria da geografia, o caráter prevalente de um ?viés? ontológico dominante: trata-se da elaboração de uma ontologia social do espaço que se substantiva pela determinação social do ser do espaço geográfico (REIS, 2009). Esta perspectiva de elaboração da ontologia do espaço é, em essência, compartilhada por uma gama significativa de teóricos renomados que abordaram a ontologia do espaço na geografia (SOJA, 1993[1988]; MORAES, 1982; SILVA, 1982, 1983; MOREIRA, 2002, 2004b, 2007), configurando, assim, um viés prevalente com o qual a ontologia do espaço está estabelecida na geografia. Desse modo, o plano de fundamentação ontológica do espaço na teoria da geografia constitui, basicamente, uma ?onto-socio-logia? do espaço, na medida em que compreende o ser do espaço geográfico a partir da sociedade (ou ?ser? social). Este perfil traduz, em última instância, a força que o pensamento de Marx possui na fundamentação teórica do movimento de renovação crítica da geografia. É, em. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Ontologia do Espaço e Dialética Sócio-Espacial: uma interpretação ontológica da(s) ?Geografias Pós-Modernas? de Edward W. Soja., Descrição: O projeto objetiva promover uma análise crítica sobre a concepção de ontologia do espaço elaborada pelo geógrafo Edward W. Soja em sua obra ?Geografias Pós-Modernas: A reafirmação do espaço na teoria social crítica?. A referida obra desenvolve, notadamente em torno da noção de dialética sócio-espacial, uma ontologia social do espaço geográfico, tributária, em última instância, do pensamento marxiano e/ou marxista. Por sua vez, a mesma obra reserva um capítulo exclusivo à temática da ontologia do espaço lançando mão das concepções de ontologia dos filósofos Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger. Se, por um lado, o pensamento tardio de Jean-Paul Sartre é convergente com o marxismo, o pensamento de Martin Heidegger é, no que diz respeito à esfera ontológica, frontalmente divergente ao pensamento de Karl Marx, na medida em que este seria indiferente ao atributo dimensionado por Heidegger como pressuposto de toda investigação ontológica, a saber: a diferença ontológica entre ser e ente. O projeto visa, assim, fornecer uma interpretação crítica da posição assumida na referida obra por Edward Soja em relação as duas perspectivas ontológicas divergentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Josimar Monteiro Santos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Ontologia Social do Espaço e Técnica: um estudo sobre os pressupostos ontológicos da obra ?A Natureza do Espaço? de Milton Santos., Descrição: O projeto aborda o tema da ontologia do espaço na geografia, problematizando, para tanto, especificamente a obra ?A Natureza do Espaço? do geógrafo Milton Santos, com o propósito de destacar os pressupostos ontológicos assumidos na referida obra e considerar seus efeitos para a temática da ontologia do espaço como ramo da elaboração da Teoria da Geografia. O número relativamente limitado de estudos dedicados à problematização sobre a ontologia do espaço na teoria geral da geografia ? se estabelecido um paralelo com o amplo debate epistemológico sobre o conceito de espaço nessa disciplina - justifica a realização de uma pesquisa sistemática que contemple a esfera ontológica da teoria do espaço na geografia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Thiago G. M. Guerim - Integrante.

  • 2010 - Atual

    O Papel da Técnica na Ontologia do Espaço Geográfico de Milton Santos, Descrição: Trata-se de promover um estudo sobre o papel da técnica na determinação ontológica do espaço geográfico na obra teórica de Milton Santos, considerada como uma das mais sistemáticas contribuições de reformulação teórico-metodológica do movimento de renovação que a geografia conheceu a partir da década de 1970, desde quando o papel do fenômeno técnico passa a assumir um papel mais decisivo em suas formulações teóricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador / Thiago G. M. Guerim - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    Ontologia do Espaço, Técnica e Epistemologia na Geografia: teoria e método a partir da obra de Milton Santos, Descrição: O projeto objetiva promover um estudo sistemático em teoria e método na geografia, tendo como foco a relação entre ontologia do espaço, técnica e epistemologia da geografia, assumindo como ponto de partida a contribuição de Milton Santos sobre o assunto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luis Carlos Tosta dos Reis - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciencias Humanas e Naturais. , Av. Fernando Ferrari, Campus Universitário Alaor de Queiroz Araújo, Goiabeiras, 29075-910 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (27) 40097632

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização do Processo Seletivo 2010 do PPGG UFES.

    • 01/2010

      Ensino, Mestrado em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ontologia do Espaço e Fenomenologia na Geografia, Teoria da Geografia, Teoria e Método

    • 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino e Extensão.

    • 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino e Extensão.

    • 06/2009

      Ensino, Graduação em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos de Geografia Humana, Elementos Epistemológicos da Geografia, Metodologia da Pesquisa Geográfica, Monografia

    • 06/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Cargo ou função, Representante da Comissão de Inscrição de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Geografia.

    • 03/2015 - 11/2015

      Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, CHEFIA CD/FG DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.

    • 10/2013 - 02/2015

      Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Sub-Chefia CD/FG do Departamento de Geografia.

    • 05/2013 - 02/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Geografia na Biblioteca Central.

    • 11/2010 - 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Geografia.,Cargo ou função, Comissão de Organização dos Processos Seletivos do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFES.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

  • 2003 - 2008

    Centro Universitário são Camilo - Campus Espírito Santo

    Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor das disciplinas: História do Pensamento Geográfico, Epistemologia da Geografia, Geografia Urbana, Organização do Espaço Mundial, Geografia da População, Geografia Regional, Geografia Política.