Thais Ramos da Silva

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, GO (2006), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade de Rio Verde, GO (2009) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Pós-Doutorado em Modelagem e Estatística pela FCA/Unesp. Publicou 1 capítulo de livro e 11 artigos completos. Possui experiência em Fisiologia de Plantas Cultivadas e Nutrição de Plantas. Atualmente integra o grupo de pesquisa Sistemas Fuzzy aplicados nas Ciências Agrárias.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)

2011 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em cultivares de cana-de-açúcar
Jairo Osvaldo Cazetta. Coorientador: Samira Domingues Carlin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Produção Vegetal

2007 - 2009

Universidade de Rio Verde
Título: Desenvolvimento inicial do milho e disponibilidade de fósforo com aplicação de resíduos orgânicos na região de Rio Verde - GO,Ano de Obtenção: 2009
Gustavo André Simon.Palavras-chave: raspa de vala da suinocultura; cama de frango; cama de poedeira.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Resíduos orgânicos.

Graduação em Biologia

2001 - 2006

Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara
Título: Estratégias de ensino no estudo de resíduos sólidos para o ensino fundamental em Itumbiara - GO.
Orientador: Christiano Peres Coelho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Four Corners. , Centro Cultural Explore, EXPLORE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação de Tutores para Educação a Distância. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2011 - 2011

Breaking Free. , Immediate Conversation in English, FISK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Nutrição e Crescimento Vegetal.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Modelagem estatística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis.Potássio em variedades de cana-de-açúcar sob diferentes tensões hídricas do solo. 2013. (Simpósio).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Absorção do nitrogênio por variedades de cana-de-açúcar com diferentes níveis de tolerância ao déficit hídrico. 2013. (Congresso).

III Simpósio do Setor Sucroalcooleiro de Jaboticabal. 2012. (Simpósio).

V Semana de Tecnologia - Biocombustíveis.Alteração da área foliar em cana-de-açúcar sob diferentes tensões hídricas do solo. 2012. (Outra).

Espectroscopia Molecular e Atômica. 2011. (Seminário).

I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais.Fósforo em solo incubado com cama de frango. 2009. (Simpósio).

Semana Acadêmica de Biologia. 2006. (Encontro).

Semana Acadêmica de Biologia. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Dantas Branquinho

SILVA, T. R.SIMON, G.A.; KAMADA, T.. Associação de caracteres agronômicos e produtividade de grãos de feijão do grupo carioca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Tiago Görgen

SILVA, T. R.SIMON, G.A.; MENEZES, J.F.S.. Desenvolvimento do sistema radicular do milho e disponibilidade de fósforo no solo utilizando diferentes doses de raspa de vala da suinocultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Ricardo José Santi

SILVA, T. R.SIMON, G.A.; MENEZES, J.F.S.. Desenvolvimento inicial do milho com diferentes doses de raspa de vala da suinocultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Roberto Menezes da Silva

MENEZES-SILVA, Carlos Roberto. Estratégias de ensino de residuos sólidos na 5 série do ensino fundamental em Itumbiara - GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências e Licenciatura Plena Em Biologia) - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.

Raquel Maria Barbosa

BARBOSA, Raquel Maria; SILVA, Carlos Roberto Menezes da; COELHO, Christiano Peres. Estratégias de ensino no estudo de resíduos sólidos na 5ª série do Ensino Fundamental em Itumbiara-Go.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Instituto Luterano de Ensino Em Itumbiara Go.

Renato de Mello Prado

CAZETTA, Jairo Osvaldo; GARCIA, J. C.; BRANCALIAO, S. R.;PRADO, Renato de Mello; CARVALHO, Rogério Falleiros. Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de N, P e K em variedades de cana-de-açúcar. (Membro titular da banca). 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP.

Renato de Mello Prado

CAZETTA, Jairo OsvaldoPRADO, Renato de Mello; PAULA, Rinaldo Cesar;NATALE, William; CARVALHO, Rogério Falleiros. Teor e acúmulo de N, P e K em três variedades de cana-de-açúcar sob déficit hídrico.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP.

Renato Lara de Assis

SIMON, G.A.ASSIS, Renato Lara deMENEZES, J. F. S.; SANTANA, J. das G.. Desenvolvimento inicial do milho e disponibilidade de fósforo com aplicação de resíduos orgânicos na região de Rio Verde - GO. 2008. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade de Rio Verde.

Rogério Falleiros Carvalho

Cazetta JO; Brancalião SR; Garcia JC; Prado RM;Carvalho RF. Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de N, P e K em variedades de cana-de-açúcar.. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Rogério Falleiros Carvalho

Cazetta JO; Prado RM; Natale W;Carvalho RF. Teor e Acúmulo de N, P e K em três variedades de cana-de-açúcar sob déficit hídrico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ariádine Cristine de Almeida

MORAES, V. R. A.; TAVARES JÚNIOR, M. J.;Almeida, A. C.. Uma análise sobre como a Evolução Biológica está estruturada em três obras didáticas do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Rinaldo Cesar de Paula

Cazetta, J.O.; Prado, R.M.;PAULA, R. C.; NATALE, William; CARVALHO, R. F.. Teor e acúmulo de N, P e K em três variedades de cana-de-açúcar sob déficit hídrico.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Unesp.

William Natale

NATALE, W.. Teor e acúmulo de N, P e K em três variedades de cana-de-açúcar sob déficit hídrico.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia Ciência do Solo Jaboticabal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jairo Osvaldo Cazetta

CAZETTA, J.O.; BRANCALIÃO, S.R.; GARCIA, J.C.;PRADO, R. M.; CARVALHO, R.F.. Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de N, P e K em variedades de cana-de-açúcar. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jairo Osvaldo Cazetta

CAZETTA, J.O.PRADO, R. M.; PAULA, R.C.; Natale, William; CARVALHO, R.F.. Teor e acúmulo de N, P e K em três variedades de cana-de-açúcar sob déficit hídrico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luarley Lima Bailão

Qualidade física dos solos de áreas de pastagens na região de Barra do Garças, MT; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia; Orientador: Thais Ramos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luis Roberto Almeida Gabriel Filho

2019; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Luís Roberto Almeida Gabriel Filho;

Luis Roberto Almeida Gabriel Filho

Estágio Recém Doutor; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP; Orientador: Luís Roberto Almeida Gabriel Filho;

June Faria Scherrer Menezes

Desenvolvimento inicial do milho e disponibilidade de fósforo com aplicação de resíduos orgânicos na região de Rio Verde, GO; 2008; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade de Rio Verde,; Coorientador: June Faria Scherrer Menezes;

June Faria Scherrer Menezes

Disponibilidade de P em resíduos orgânicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade de Rio Verde,; Coorientador: June Faria Scherrer Menezes;

Samira Domingues Carlin Cavallari

Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em cultivares de cana-de-açúcar; 2015; Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Samira Domingues Carlin Cavallari;

Jairo Osvaldo Cazetta

Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e o acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em cultivares de cana-de-açúcar; 2015; Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jairo Osvaldo Cazetta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, V. S. ; PRADO, R. M. ; VASCONCELOS, R. L. ; ALMEIDA, H. J. ; SILVA, T. R. . Growth and Nutritional Efficiency of Watermelon Plants Grown under Macronutrient Deficiencies. HORTSCIENCE , v. 54, p. 738-742, 2019.

  • ROBIATI TELLES, BRUNA ; DE SOUZA CARVALHO, FLÁVIA MARIA ; DA SILVA VANTINI, JULIANA ; ANDRUCIOLI BELESINI, ALINE ; MARQUES DE CASTRO, GIOVANNI ; GIACHETTO, POLIANA FERNANDA ; DOMINGUES CARLIN, SAMIRA ; RAMOS DA SILVA, THAIS ; GUARIZ PINHEIRO, DANIEL ; CAZETTA, JAIRO OSVALDO ; TIRABOSCHI FERRO, MARIA INÊS . Prolonged Water Deficit Reveals New Profile of Sugarcane Gene Expression and Metabolic Pathway Related to Tolerance. Sugar Tech , v. 1, p. 1-11, 2018.

  • SILVA, T. R. ; CAZETTA, J. O. ; CARLIN, S. D. ; TELLES, B. R. . Drought-induced alterations in uptake of nitrogen, phosphorus and potassium, and relationship with drought tolerance in sugar cane. Ciência e Agrotecnologia (Online) , v. 41, p. 117-127, 2017.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; SIMON, G.A. ; ASSIS, R. L. de . Disponibilidade de fósforo com aplicação de cama de poedeira em um Latossolo. Cultura Agronomica (UNESP. Ilha Solteira) , v. 23, p. 23-30, 2014.

  • SILVA, T. R. ; PRADO, R. M. ; DAVALO, M. J. ; SILVA, M. S. ; MONTES, R. M. ; BORGES, B. M. M. N. . Manganês no crescimento e na produção de massa seca de capim-braquiária cultivado em Latossolo Vermelho distrófico. Científica (Jaboticabal. Online) , v. 41, p. 94-98, 2013.

  • CARMO, E. L. ; GONCALVES JUNIOR, D. ; SILVA, T. R. ; GOULARD, M. M. P. ; SANTOS, C. B. ; SILVA, V. R. . Desenvolvimento de plantas de milho sobre condições de sombreamento. Global Science and Technology , v. 6, p. 1-7, 2013.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; SIMON, G.A. ; ASSIS, R. L. de . Desenvolvimento inicial do milho em um Latossolo Vermelho distrófico com aplicação de cama de poedeira. Global Science and Technology , v. 6, p. 1-6, 2013.

  • FARIA, L. M. V. ; GOMES, M. B. ; SILVA, T. R. . Resposta morfológica do rabanete à aplicação de diferentes doses de silício na linha de semeadura. Revista Eletronica Interdisciplinar , v. 2, p. 121-128, 2013.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; ASSIS, R. L. de . Desenvolvimento inicial do milho e disponibilidade de P sob adubação com raspa de vala da suinocultura. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 358-368, 2012.

  • SANTOS, C. J. L. ; MENEZES, J.F.S. ; GONCALVES JUNIOR, D. ; GONCALVES, M. E. M. P. ; SILVA, T. R. ; MELO, K.D.A. . Dinâmica do nitrogênio no solo proveniente de dejetos líquidos de suínos na cultura da soja. Revista Panorâmica , v. 13, p. 15-26, 2012.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; SIMON, G.A. ; ASSIS, R. L. de ; SANTOS, C. J. L. ; GOMES, G.V. . Cultivo do milho e disponibilidade de P sob adubação com cama-de-frango. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 15, p. 903-910, 2011.

  • SILVA, T. R. ; GABRIEL FILHO, L. R. A. ; VASCONCELOS, R. L. ; GABRIEL, C. P. C. . Modelagem aplicada ao cultivo de cana-de-açúcar sob déficit hídrico. In: Juliana Heloísa Pinê Américo-Pinheiro; Sandra Medina Benini; Maria Betânia Moreira Amador. (Org.). Recursos hídricos: gestão e sustentabilidade. 1ed.Tupã, SP: ANAP, 2016, v. , p. 174-191.

  • CARLIN, S. D. ; SILVA, T. R. ; CAZETTA, J. O. . Teor e acúmulo de P em variedades de cana-de-açúcar submetidas ao prolongado déficit hídrico. In: IX Workshop Agroenergia, 2015, Ribeirão Preto, SP. Anais do IX Workshop Agroenergia. v. 1. p. 1-6.

  • DUTRA, A.F. ; SILVA, T. R. ; WAMSER, A. F. ; VASCONCELOS, R. L. ; ALMEIDA, H. J. . Calagem em cultivo de alfafa e seu efeito na produção e atributos químicos do solo. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal-RN. O solo e suas múltiplas funções, 2015. p. 1-4.

  • CARLIN, S. D. ; SILVA, T. R. ; CAZETTA, J. O. ; TELLES, B. R. . Crescimento de plantas de cana-de-açúcar submetidas à prolongada limitação hídrica. In: Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis, 2013, Jaboticabal, SP. Suplemento - Resumos Expandidos do Simpósio de Tecnologia e de Biocombustíveis, 2013. v. 5.

  • SILVA, T. R. ; CARLIN, S. D. ; CAZETTA, J. O. ; TELLES, B. R. . Potássio em variedades de cana-de-açúcar sob diferentes tensões hídricas do solo. In: Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis, 2013, Jaboticabal, SP. Suplemento - Resumos Expandidos do Simpósio de Tecnologia e de Biocombustíveis, 2013. v. 5.

  • SILVA, T. R. ; CARLIN, S. D. ; CAZETTA, J. O. ; CENTURION, J. F. ; PAVANI, L. C. ; TELLES, B. R. . Método para estudo de déficit hídrico em variedades de cana-de-açúcar. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis, SC. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos, 2013. v. 3. p. 1-4.

  • SILVA, T. R. ; CARLIN, S. D. ; CAZETTA, J. O. ; CENTURION, J. F. ; PAVANI, L. C. ; TELLES, B. R. . Absorção do nitrogênio por variedades de cana-de-açúcar com diferentes níveis de tolerância ao déficit hídrico. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis, SC. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos, 2013. v. 4. p. 1-4.

  • SILVA, T. R. ; CARLIN, S. D. ; CAZETTA, J. O. ; TELLES, B. R. ; VASCONCELOS, R. L. . Alteração da área foliar em cana-de-açúcar como estratégia para tolerar baixos potenciais de água no solo. In: V Semana de Tecnologia - Biocombustíveis, 2012, Jaboticabal. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB (Online), 2012. v. 4.

  • SILVA, T. R. ; CARLIN, S. D. ; CAZETTA, J. O. ; TELLES, B. R. ; CAMPOS, C. N. S. . Comportamento do número de folhas verdes em cana-de-açúcar submetidas à prolongada limitação hídrica. In: V Semana de Tecnologia - Biocombustíveis, 2012, Jaboticabal. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB (Online), 2012. v. 4.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; SIMON, G.A. ; SANTOS, C. J. L. ; SILVA, A. ; GONCALVES, M. E. M. P. . Produtividade de massa seca da parte aérea e de raízes de milho adubado com cama de frango. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florianópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

  • SILVA, T. R. ; MENEZES, J.F.S. ; SIMON, G.A. ; SANTOS, C. J. L. ; GONCALVES JUNIOR, D. ; SANTOS, D.C. . Fósforo em solo incubado com cama de frango. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florianópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

  • SANTOS, C. J. L. ; MENEZES, J.F.S. ; GONCALVES JUNIOR, D. ; GONCALVES, M. E. M. P. ; SILVA, T. R. . Produção de massa seca da parte aérea e de raízes de soja adubada com dejetos líquidos de suínos. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florinópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

  • SANTOS, C. J. L. ; MENEZES, J.F.S. ; GONCALVES JUNIOR, D. ; GONCALVES, M. E. M. P. ; SILVA, T. R. . Dinâmica do nitrogênio no solo proveniente de dejetos líquidos de suínos na cultura da soja. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florianópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

  • GONCALVES JUNIOR, D. ; SILVA, G. P. ; MENEZES, J.F.S. ; GONCALVES, M. E. M. P. ; SANTOS, C. J. L. ; SILVA, T. R. . Influência da adubação com dejeto líquido de suíno na produtividade e nas variáveis agroindustriais da cana-de-açúcar e possíveis alterações na química do solo. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florianópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

  • GONCALVES JUNIOR, D. ; SILVA, G. P. ; MENEZES, J.F.S. ; GONCALVES, M. E. M. P. ; SANTOS, C. J. L. ; SILVA, T. R. . Influência da resistência do solo à penetração no peso radicular da cultura da cana-de-açúcar em solos adubados com dejeto líquido de suíno. In: I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais, 2009, Florianópolis. Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, T. R. . Manejo Ambiental - Utilização de resíduos orgânicos como fertilizante. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Qualidade física dos solos de áreas de pastagens na região de Barra do Garças, MT, Descrição: Qualidade física do solo é a capacidade do solo em promover condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento de espécies vegetais, sendo que os modelos para avaliação da qualidade física do solo são de complexa aplicação, por isso um dos desafios atuais da pesquisa é como avaliar a qualidade física de um solo de maneira simples e confiável, através da quantificação de seus atributos físicos. O presente estudo visou verificar alterações nos atributos físicos do solo em decorrência da adoção de sistemas distintos de manejo de pastagens em áreas da região de Barra do Garças, MT. Foram selecionadas três propriedades agropecuaristas da região (sem renovação e manutenção das pastagens nos últimos 5 anos, sem renovação e manutenção das pastagens a mais de 5 anos e com renovação e manutenção das pastagens anualmente). As amostragens foram realizadas de abril a novembro de 2013, em três profundidades (0-10, 10-20 e 20-30 cm). Na avaliação de resistência do solo à penetração foi realizada uma medição de 2 metros e dentro desses 2 metros a cada 10 cm, ou seja 20 determinações por ponto. E nas diferentes áreas, 3 diferentes pontos, ou seja, 60 determinações por sub-área x 3 = 180 determinações por sistema de manejo. A altura das pastagens foi monitorada por meio de avaliações periódicas utilizando-se um bastão medidor ? sward stick. O acompanhamento da altura do dossel forrageiro foi realizado nas áreas das pastagens selecionadas em caminhamento ziguezague tomando 100 leituras por área avaliada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thais Ramos da Silva - Coordenador / Marcelo Barcelo Gomes - Integrante / TRINDADE, Josilene da Silva - Integrante / Luarley Lima Bailão - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Relação da tolerância ao déficit hídrico com o teor e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em cultivares de cana-de-açúcar, Descrição: O presente estudo teve por objetivo definir o grau de tolerância ao déficit hídrico de três cultivares de cana-de-açúcar por meio de variáveis fisiológicas e verificar a relação da tolerância destas cultivares com o teor e acúmulo de N, P e K. O experimento foi conduzido em vasos de 50 dm3 contendo um Latossolo Vermelho distrófico típico, textura média. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 9 tratamentos (3 cultivares x 3 potenciais hídricos do solo), com quatro repetições. Com 60 dias de idade as cultivares SP81-3250, RB855453 e IACSP95-5000 foram submetidas aos três potenciais hídricos do solo: ΨSR (-0,010 a -0,015 MPa), ΨM (-0,050 a -0,055 MPa) e ΨS (-0,075 a -0,080 MPa) e avaliadas em três épocas: 30, 60 e 90 dias após a imposição dos tratamentos. As variáveis avaliadas foram: número de folhas verdes, área foliar, altura da planta, número de perfilhos, potencial hídrico foliar, índice SPAD, fotossíntese, transpiração, condutância estomática, concentração interna de CO2, eficiência instantânea de carboxilação, eficiência instantânea de uso da água, eficiência intrínseca de uso da água, fitomassa, N nas folhas, N nos colmos, acúmulo de N, P nas folhas, P nos colmos, acúmulo de P, K nas folhas, K nos colmos, acúmulo de K e eficiência de utilização de N, P e K. Verificaram-se menores valores nas plantas das cultivares sob ΨS em relação às plantas sob ΨSR nas variáveis: número de folhas verdes, área foliar, altura da planta, número de perfilhos, índice SPAD, fotossíntese, transpiração, condutância estomática, eficiência instantânea de carboxilação, eficiência intrínseca de uso da água, eficiência instantânea de uso da água, fitomassa, N, P e K nas folhas, N e K nos colmos, acúmulo de N, P e K e eficiência de utilização de N, P e K. A concentração interna de CO2 e K nas folhas e colmos tiveram maiores valores sob ΨS. Aos 60 DAT a cultivar SP foi considerada tolerante ao ΨS, pois apresentou maior crescimento e manteve os valores de fotossíntese, transpiração e condutância estomática os mesmos em relação às plantas sob ΨSR. A cultivar RB foi considerada suscetível, pois apresentou menor crescimento e não manteve fotossíntese, transpiração e condutância estomática. A cultivar IAC ora apresentou comportamento semelhante a SP e ora não se diferenciou da cultivar RB, por isso não foi possível determinar seu grau de tolerância ao déficit hídrico severo. As variáveis analisadas indicam que as plantas da cultivar SP são tolerantes em até 60 dias de exposição ao déficit hídrico severo. As plantas da cultivar RB apresentam um comportamento suscetível e as da IAC não apresentam comportamento bem definido. Não há diferença entre as plantas das cultivares no acúmulo de N, P nas folhas, eficiência de utilização de nitrogênio, eficiência de utilização de fósforo e eficiência de utilização de potássio, sob déficit hídrico severo. Sob déficit hídrico severo as plantas da cultivar tolerante apresentam maiores teores de N e K nas folhas e colmos e maior acúmulo de P e K sob déficit hídrico severo. As plantas da cultivar suscetível apresentam maior acúmulo de P e K.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thais Ramos da Silva - Integrante / Samira Domingues Carlin - Integrante / Jairo Osvaldo Cazetta - Coordenador / Bruna Robiati Telles - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Desenvolvimento inicial do milho e disponibilidade de fósforo com aplicação de resíduos orgânicos na região de Rio Verde - GO, Descrição: Considerando a grande disponibilidade de resíduos orgânicos na região de Rio Verde (GO), tais como: raspa de vala da suinocultura, cama de frango e cama de poedeira, avaliou-se o efeito destes materiais, incorporados ao solo, no desenvolvimento inicial de plantas de milho e na disponibilidade de fósforo no solo e na planta. O primeiro experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Fesurv - Universidade de Rio Verde, no período de maio a agosto de 2007. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados em esquema fatorial com um adicional, 5 x 4 + 1, com quatro repetições, sendo cinco doses da raspa de vala da suinocultura (3,1; 6,2; 12,4; 18,6 e 24,8 g vaso-1, correspondendo a 1, 2, 4, 6 e 8 t ha-1), quatro épocas de incubação (0, 7, 15 e 30 dias antes do plantio) e mais um tratamento adicional (adubação mineral). Foi utilizado o milho, como planta indicadora. Antes e após o período de incubação do resíduo no solo foram retiradas amostras deste, de todas as parcelas e determinados os teores de fósforo disponíveis no solo (Mehlich-1). Aos 45 dias após o plantio foram realizadas avaliações de altura de plantas, biomassa seca de folhas e colmos e das raízes e os teores de P na planta. O segundo experimento foi instalado em casa de vegetação, na Fesurv - Universidade de Rio Verde, de novembro/2007 a janeiro/2008. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos constaram de doses de cama de frango (15,22; 30,44; 60,88; 91,32 e 121,76 g vaso-1, correspondendo a 4; 7; 14; 21 e 28 t ha-1, respectivamente), as épocas de incubação (0, 7, 15 e 30 dias antes do plantio) e mais um adicional (adubação mineral). Antes e após 45 dias do plantio do milho foram retiradas amostras de solo para determinação dos teores de P disponíveis (Mehlich-1). Aos 45 dias após o plantio foram avaliadas as seguintes características: altura das plantas, biomassa seca de folhas e colmos, biomassa seca das raízes e teores de P na folha. O terceiro experimento foi conduzido em casa de vegetação na Fesurv - Universidade de Rio Verde, de novembro/2007 a janeiro/2008. Os tratamentos foram constituídos de doses de cama de poedeira (8,7; 17,4; 34,8; 52,2 e 69,6 g vaso-1, correspondendo a 2; 4; 8; 12 e 16 t ha-1, respectivamente), épocas de incubação de cama de poedeira (0; 7; 15 e 30 dias antes do plantio) e mais um adicional (adubação mineral). O modelo estatístico utilizado foi um fatorial (5 x 4 + 1) em delineamento de blocos casualizados. A determinação dos teores de P disponíveis (Mehlich-1) foi realizada antes do plantio e após 45 dias do plantio. As variáveis analisadas aos 45 dias após o plantio foram: altura das plantas, biomassa seca das folhas e colmos e das raízes e teores de P na folha. Pelos resultados conclui-se que: com a dose de 8 t ha-1 de raspa de vala da suinocultura, aplicada no dia do plantio, com a dose 21 t ha-1 de cama de frango com 30 dias de incubação e com a dose de 8 t ha-1 de cama de poedeira, aplicadas no dia do plantio obtêm-se as máximas alturas das plantas, biomassa seca de folhas e colmos e das raízes de milho aos 45 dias após o plantio. O melhor resíduo para o crescimento inicial de plantas de milho é a cama de poedeira aplicada no dia do plantio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thais Ramos da Silva - Integrante / Gustavo André Simon - Coordenador / June Faria Scherrer Menezes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional