Juliana de Medeiros Alves

Concluinte do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bolsista dos projetos de pesquisa/consultoria desenvolvidos no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte ? TRE-RN, na área de Gestão por Competências; No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - ESMARN, com foco em Dimensionamento da Força de Trabalho, além do SENAC/RN, trabalhando com Gestão por Competências, Avaliação de Desempenho, Dimensionamento de Pessoal, Plano de Cargos, Carreiras e Salários e Estrutura Organizacional. Foi estagiária na Empresa Petrobras e bolsista de Iniciação Científica do Projeto "Ética na Administração - um estudo no Curso de Administração da UFRN". Além disso, atuou como Consultora de Desenvolvimento Humano na Empresa Júnior do curso de Administração da UFRN. Foi monitora do projeto de extensão da área de Gestão de Pessoas:" Competências do Aprendizado e Competências Profissionais: Autoconhecimento para Orientação Profissional ? Projeto Integrado de Orientação Profissional - PIOP"; E também foi bolsista no primeiro período desta graduação do Projeto de Extensão "Tecnologia na Reabilitação Multidisciplinar de Pacientes com Defeitos Maxilofaciais após Tratamento Oncológico", na atuação de Gestão de Projetos, auxiliando a sua Coordenadora. É ex aluna não concluinte do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande no Norte, o qual foi trancado em seu sexto período.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Administração

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Complexo Educacional Contemporâneo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Atualização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas (Online), FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, A. C. ; LIMA, J. E. D. E. R. ; ALVES, J. M. ; ALVES FILHO, A. ; AZEVEDO, M. M. . PAPO COM RH. 2017. (Outro).

ALVES, J. M. . Papo de Universitário Natal. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONFERÊNCIA: ESTRATÉGIAS VENCEDORAS EM TEMPOS DE CRISE: O CASO DA ALE. 2016. (Seminário).

XXI Seminário de Pesquisa do CCSA.Estudo de caso com uma profissional de limpeza em um shopping: Percepções sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. 2016. (Seminário).

Minicurso: Consultoria Organizacional. 2015. (Outra).

V SIMPAD 15: O que Difere o Sonho da Realidade, em comemoração ao cinquentenário da profissão de administrador.. 2015. (Simpósio).

XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/2015. Tema: ?LUZ: DESPERTANDO OLHARES, ACENDENDO IDEIAS?. DESAFIANDO A CRISE: Empreendedorismo como Alternativa de Desenvolvimento Social. 2015. (Feira).

XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/2015. Tema: ?LUZ: DESPERTANDO OLHARES, ACENDENDO IDEIAS?. VISUAL MERCHANDISING: A INFORMAÇÃO EM EVIDÊNCIA. 2015. (Feira).

XX Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN. 2015. (Seminário).

ADM Consult PROMOVE. 2014. (Encontro).

CIENTEC +20 ANOS: (RE)ENCONTRO DE TODOS NÓS. FORMAÇÃO ÉTICA DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRN. 2014. (Exposição).

IV Simpósio Potiguar Administração. 2014. (Simpósio).

Minicurso: Coaching, Autoconhecimento e Desenvolvimento de Competências. 2014. (Outra).

Minicurso: Oferta e Publicidade no Microssistema consumerista. 2014. (Outra).

Palestra Administração do Tempo, você no controle de sua vida. 2014. (Outra).

Papo de Universitário. 2014. (Outra).

XIX Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN. 2014. (Seminário).

IXI CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - "Educação e Esporte". Avaliação da necessidade de enxerto ósseo previamente ao tratamento com implantes osseointegrados.. 2013. (Exposição).

Semana do Administrador. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucila Moura Ramos

VASCONCELOS, L. M. R.; FERNANDES, L. T.; NELSON, A. V. M.. Dimensionamento da força de trabalho no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aline Virgínia Medeiros Nelson

DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Aline Virgínia Medeiros Nelson;

Leandro Trigueiro fernandes

DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Leandro Trigueiro Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, J. M. ; RAMOS, Lucila Moura . Estudo de caso com uma profissional de limpeza em um shopping: Percepções sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, F. G. ; LEITE, A. P. R. ; ALVES, J. M. . Formação ética do Administrador: Uma análise do curso de Administração da UFRN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, J. M. ; DANTAS, A. C. C. . Avaliação da necessidade de enxerto ósseo previamente ao tratamento com implantes osseointegrados.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E SISTEMAS DE RH: integração entre características organizacionais que podem melhorar os resultados das organizações, Descrição: Este projeto tem por objetivo compreender como como a integração entre dimensionamento da força de trabalho, sistemas de RH, competências e estrutura organizacional podem melhorar o desempenho das organizações. Para tanto adotará como estratégia de pesquisa o estudo de caso, visando entender tal integração, a princípio, em uma única realidade, a do SENAC-RN. A pesquisa-ação, também será adotada como método de pesquisa, a qual permite que o pesquisador possa realizar intervenções na organização estudada para contribuir no alcance dos resultados. A análise dos dados ocorrerá em duas fases uma com abordagem qualitativa e outra quantitativa. Na primeira fase serão adotadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo para identificar os aspectos organizacionais inerentes a organização. Na abordagem quantitativa serão realizadas análise fatorial, análise de correlação e análise de regressão visando uma possível mensuração da relação de integração entre os temas que serão abordados. Espera-se que com a pesquisa seja possível estabelecer relações entre as teorias pesquisadas, aprofundar os estudos na área de comportamento organizacional, trazer contribuições teóricas para um tema ainda pouco abordado nas ciências administrativas, no campo aplicado, permitir que a organização pesquisada conheça os elementos que influenciam no seu desempenho, de modo que seja possível aprimorá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Medeiros Alves - Coordenador / ANTONIO CARLOS FERREIRA - Integrante.

  • 2016 - 2016

    GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: A proposta tem por objetivo analisar a articulação do modelo de gestão por competências para o desenvolvimento organizacional. Essa perspectiva contempla a possibilidade de oferecer alternativas de gestão às organizações para atender as complexas demandas e exigências do ambiente onde as organizações estão inseridas. Com base teórica é a abordagem de visão baseada em recursos, RBV, em que a organização é vista como um conjunto de competências e capacidades com recursos são raros, de difícil imitação e de substituição. O estudo se configura como um estudo de caso, de natureza qualitativa e uma pesquisa-ação. Espera-se que com esse trabalho, se amplie a nova linha de pesquisa acerca da temática abordada, haja contribuição científica através da realização de dois artigos científicos e/ou trabalhos de conclusão de cursos, e ainda, que as principais competências possam estar mapeadas, servindo de alicerce para a análise das políticas e práticas organizacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Medeiros Alves - Coordenador / Leandro Trigueiro Fernandes - Integrante / Patrícia Whebber Souza de Oliveira - Integrante / Gabriel Martins de Araújo Filho - Integrante.

  • 2016 - 2016

    ANÁLISE RETROSPECTIVA E PROSPECTIVA DA DEMANDA JUDICIAL E ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO PODER JUDICIÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: A presente proposta de projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a demanda de processos judiciais e sua influência na necessidade de adequação organizacional do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, com base em dados atuais, passados e projetados estatisticamente para os próximos dez anos. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com foco numa análise prospectiva, tendo como universo as 12 regiões do Poder Judiciário do estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa, que incluirá as comarcas e varas de todas as entrâncias, será concretizada em quatro fases, sendo a primeira correspondente à identificação do cenário atual da instituição nos aspectos da demanda judicial, dos gargalos de atendimento e dos recursos organizacionais disponíveis, onde serão utilizadas técnicas e modelos estatísticos e demográficos e análise de conteúdo; a segunda fase, utilizando também técnicas e modelos estatísticos e demográficos e focus group e uma pesquisa de opinião com os agentes envolvidos (jurisdicionados e advogados) caracterizará o perfil dos demandantes dos processos judiciais e identificará as características organizacionais do Poder Judiciário do RN. Na terceira fase, serão realizadas análises estatísticas para evidenciar as principais causas dos problemas identificados nas fases anteriores, além de uma análise detalhada das taxas de crescimento do atendimento jurisdicional ao longo dos anos. Por fim, a quarta fase consistirá nas estimativas da demanda judicial para os próximos 10 anos, com base em séries históricas até o momento atual e a indicação do modelo organizacional que possa se adequar a esse cenário. Dentre os possíveis resultados que se espera alcançar com esta pesquisa pode-se citar a contribuição científica, através da realização de monografias de graduação e/ou dissertações de mestrado; publicação de artigos científicos; disponibilização dos dados para alunos de programas de pós-graduação da UFRN que se mostrarem interessados em desenvolver trabalhos na área; projeções da demanda por processos judiciais do RN; dimensionamento da força de trabalho; e nível de comprometimento dos servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana de Medeiros Alves - Coordenador / Francisco de Assis Medeiros da Silva - Integrante / Luciano Athayde Chaves - Integrante / Eduardo Henrique Silveira de Araújo - Integrante / Leandro Trigueiro Fernandes - Integrante / KEITY MARA FERREIRA DE SOUZA E SABOYA - Integrante.

  • 2014 - 2015

    ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO - UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRN, Descrição: Este projeto tem o objetivo geral de investigar qual o impacto do curso de Graduação em Administração da UFRN na formação ética dos Administradores formados na Instituição. Com isso, pretende-se identificar os elementos/instrumentos para a formação ética dos Administradores; Delinear o perfil do Administrador Ético, a partir do código de ética do profissional de Administração; Identificar os desafios para a formação ética dos Administradores; Compreender quais elementos/instrumentos de formação ética são utilizados ao longo do Curso de Administração da UFRN; Conhecer a visão dos discentes, docentes e egressos do curso de Administração em relação a formação ética do administrador abordada no decorrer do curso; Diagnosticar as possíveis deficiências na formação ética do Administrador, por parte do Curso de Administração da UFRN;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Medeiros Alves - Coordenador / Ana Patrícia Rodrigues Leite - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Melhor pôster pelo trabalho: Estudo de caso com uma profissional de limpeza em um shopping: Percepções sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, XXI Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

2015 - 2015

Petróleo Brasileiro S.A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Recursos Humanos da CPT, Carga horária: 20

2015 - Atual

ADM Consult

Vínculo: Membro do Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Consultora de Desenvolvimento Humano, Carga horária: 6

Outras informações:
Na ADM Consult, Empresa Júnior de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalho como Consultora na área de Desenvolvimento Humano, também conhecida como Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos.

2014 - Atual

ADM Consult

Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 6

Outras informações:
A ADM Consult foi a Empresa Júnior pioneira no Estado do Rio Grande do Norte. É formada exclusivamente por alunos do curso de Administração da UFRN, prestando serviços de consultoria, realiza eventos, promove ações sociais, entre outras atividades.

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: