Luana dos Santos Nunes

Graduada em Pedagogia: docência e gestão educacional e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO), Guarapuava PR. Membro do grupo de pesquisa "Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História" (GETEH) e membro do grupo de pesquisa " Campo, movimentos Sociais e Educação do campo" ( MOVECAMPO). Atualmente exerce a função de educadora infantil no Centro de Educação Infantil Lar Escola pela Prefeitura Municipal de Guarapuava- Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educacao

2015 - 2017

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DAS MULHERES: AS CONCEPÇÕES DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE (CEPAL),Ano de Obtenção: 2017
Marcos Gehrke.Palavras-chave: Educação do Campo; PNE; políticas..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Graduação em Pedagogia

2011 - 2014

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Bibiana Bitencourt

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX CONIFIL ? CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA SER E PENSAR, INÍCIOS. DESBARBARIZAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

22° Encontro Anual de Iniciação Científica e 3º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação. 2013. (Encontro).

III SEMINÁRIO INTEGRADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO DE. 2013. (Seminário).

III SIEP- SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2013. (Simpósio).

I Fórum das Licenciaturas- III Encontro PIBID. 2012. (Encontro).

II Fórum das licenciaturas- IV Encontro PIBID. 2012. (Encontro).

II Simpósio de Educação Infantil da UNICENTRO- SEDIUNI. 2012. (Simpósio).

O QUE LEVA QUEM LEVAMOS PARA ESCOLA. 2012. (Outra).

SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA- BRASIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS?XX SEMANA DE HISTÓRIA DA UNICENTRO GUARAPUAVA. 2012. (Seminário).

XVII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2012. (Outra).

XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: Conceitos e Contextos e I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação. 2012. (Seminário).

XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: Conceitos e Contextos e I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação.Educação da mulher na colônia: breves considerações. 2012. (Outra).

II SIEPE- Semana de Integração ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Simpósio).

Xix Semana de Pedagogia, VI Seminário de Educação do Centro-Oeste e III Fórum dos Grupos de Pesquisa em Educação. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Saulo Rodrigues de Carvalho

MESSIAS, M. G. M.;CARVALHO, S. R.; LIRA, A. C. M.. Alunas e professoras: permanências e rupturas dos papéis sociais femininos na história educacional na virada do século XIX ao século XX.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Michelle Fernandes Lima

LIMA, M. F.. Educação como estratégia de desenvolvimento econômico e social: o discurso do empoderamento das mulheres na perspectiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

marcos gehrke

GEHRKE, M.; LIMA, M. F.; SILVA, L. H.. A educação como estratégia de desenvolvimento sustentável e o papel das mulheres: as concepções da Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

marcos gehrke

GEHRKE, M.; SILVA, L. H.; LIMA, M. F.. A educação para as mulheres como estratégia de desenvolvimento econômico e social: apontamentos sobre as concepções da Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Herold Junior

A educação feminina no Brasil: mapeamento das tendências analíticas existentes na produção acadêmica em história da educação a partir de 1980; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Herold Junior;

marcos gehrke

A EDUCAÇÃO PARA AS MULHERES COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE ? CEPAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Marcos Gehrke;

Dayane Santos Silva Dalmaz

?EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL?: PARA ALÉM DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO?; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Organização do Trabalho Pedagógico) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NUNES, L. S. . Educação no Campo e gênero: mapeamento das tendências analíticas da produção acadêmica na pesquisa educacional. In: LIMA, Michelle Fernandes; BATISTA, Valdoni Ribeiro.. (Org.). Educação no Campo e gênero: mapeamento das tendências analíticas da produção acadêmica na pesquisa educacional. IVed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 195-207.

  • NUNES, L. S. ; MARTINS, N. T. . DESBARBARIZAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO. In: IX CONIFIL ? CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA SER E PENSAR, INÍCIOS, 2015, Guarapuava. IX CONIFIL ? CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA SER E PENSAR, INÍCIOS. Guarapuava, 2015.

  • BUENO, I. C. A.B ; NUNES, L. S. ; NUNES, L. S. . Unidade Teoria e Prática: o PIBID como espaço de articulação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, L. S. ; BUENO, I. C. A.B . AS PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DA ELABORAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS CONSECUTIVAS FORMULAÇÕES: BREVES CONSIDERAÇÕES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, L. S. ; BUENO, I. C. A.B . NOÇÕES SOBRE A TEORIA DE VIGOTSKY E OBSERVAÇÕES SOBRE O PROFESSOR COMO MEDIADOR : UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUNES, L. S. ; Daun, V.R.C ; MARIANO, T. . Pibid matemática: repensando práticas e formando novas concepções profissionais sobre o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUNES, L. S. . A educação feminina no Brasil: mapeamento das tendências analíticas existentes na produção acadêmica em história da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUNES, L. S. . Educação da mulher na colônia: breves considerações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Alunas e professoras: permanências e rupturas dos papéis sociais femininos na história educacional na virada do século XIX ao XX, Descrição: Trata-se do Trabalho de Conclusão de curso (TCC) a ser apresentado ao Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do centro-Oeste- UNICENTRO. Partimos da seguinte premissa: As mulheres constituem a maioria do corpo docente nos anos iniciais de escolarização. Entretanto, não foi sempre assim, depois de diversos acontecimentos na história da educação permeados de embates e discussões a mulher saiu de uma posição em que lhe ere negado o acesso à educação formal e atualmente tornou-se a principal responsável pelo trabalho docente nesse nível de ensino. Nosso principal objetivo consiste em compreender como as mulheres foram inseridas no processo de educação formal, como passaram de alunas a professoras e por que existem poucos homens atuando nesse nível de ensino. Para tanto realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, fazendo um levantamento de livros e artigos pertinentes ao tema. É importante destacar que o conceito de gênero permeará nossas análises, pois os papéis que homens e mulheres ocupam na sociedade são construídos social e historicamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana dos Santos Nunes - Integrante / Carlos Herold Júnior - Coordenador / Maria da Glória Martins Messias - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste. , Rua Presidente Zacarias de Goes - até 1508/1509, Santa Cruz, 85015430 - Guarapuava, PR - Brasil, Telefone: (42) 36211000, Ramal: 1057, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional