Annalies Padron Chiappetta

Acadêmica do curso Letras Português e Espanhol da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem interesse nas áreas de pesquisa em Linguística, Sociolinguística e Educação a Distância. Atualmente é bolsista UFMS de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) sob orientação da Professora Dra Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro. Também desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística sob orientação da professora Dra. Patrícia Graciela da Rocha.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Português e Espanhol

2017 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em andamento em Marketing

2016 - Atual

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, F. P. B. ; KANASHIRO, D. S. K. ; SANTOS, E. M. ; ROCHA, P. G. ; RAMOS, W. F. ; CHIAPPETTA, Annalies Padron . IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2017. (Congresso).

GUIDA, A. M. ; ROCHA, P. G. ; CHIAPPETTA, Annalies Padron . I Colóquio de Escritores e Pensadores ? ?Um Dedo de Prosa com Guimarães Rosa?II SENALEC ? Seminário Nacional de Leitura em Cena. 2017. (Outro).

CHIAPPETTA, Annalies Padron . Orquestra dellaa Svizzera Italiana de Lugano. 2012. (Concerto).

CHIAPPETTA, Annalies Padron . O Pequeno Príncipe. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Letras (EPGL) VIII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CNELLMS) VI Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação de Letras (EPPGL) e I Encontro do ProfLetras. A variação, a identidade, a percepção e a atitude linguística nas escolas de Porto Murtinho MS. 2018. (Congresso).

i Colóquio de Escritores e Pensadores - Um dedo de prosa com Guimarães Rosa e II SENALEC Seminário Nacional de Leitura em Cen. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional de Estudos de Linguagem e XIX Semana de Letras UFMS.A Evasão nos cursos de Licenciatura da EAD UFMS: Os números e os motivos. 2017. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGENS E XIX SEMANA DE LETRAS.A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD DA UFMS. 2017. (Seminário).

IV Seminário Estadual de Educação do Campo: um projeto em construção. 2017. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro

Produção e utilização das videoaulas no curso de Letras EaD/UFMS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro;

Patrícia Graciela da Rocha

A EVASÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD DA UFMS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patrícia Graciela da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHIAPPETTA, Annalies Padron ; Patrícia Graciela da Rocha . Formação e evasão no Curso de Letras da UFMS: uma Universidade, duas modalidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIAPPETTA, Annalies Padron ; Patrícia Graciela da Rocha . A VARIAÇÃO, A IDENTIDADE, A PERCEPÇÃO E A ATITUDE LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS DE PORTO MURTINHO/M. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Materiais didáticos produzidos para o curso de licenciatura em Letras na modalidade a distância: videoaulas em cena, Descrição: O presente trabalho é resultante de pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Entre os objetivos figuram: discutir o que caracteriza as videoaulas, fazer um levantamento da produção existente no curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, e analisar quatro delas. Com base na fundamentação teórica (MARCUSCHI, 2010; MOORE; KEARSLEY, 2007; ZANETTI, 2009, entre outros), realizamos estudos dessas videoaulas e concluímos que há um produção considerável no curso, totalizando 129 gravações. Todos os vídeos foram gravados em estúdio e, posteriormente, editados. Há presença de material escrito (citações de obras, esquemas, sínteses) e também de conteúdo não verbal (figuras, telas). Constatamos que, diferentemente das aulas presenciais, as videoaulas são mais curtas, flexibilizam tempo e espaço do estudante, permitem que ele faça a revisão do conteúdo quantas vezes forem necessárias, mas não viabilizam a interação com o professor. Como se trata de gênero relativamente novo para muitos docentes e requerem a presença de vários equipamentos e de acompanhamento de outros profissionais é importante que se realizem estudos que contribuam para o aperfeiçoamento de sua produção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Annalies Padron Chiappetta - Integrante / Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Formação de professores em cursos a distância da UFMS, Descrição: Os cursos de Letras em todo o país há muito tempo se caracterizam por pouca demanda e muita evasão (PAIVA, 1996). A evasão, por sua vez, tem sido tratada na maioria das vezes como consequência da pouca qualidade dos cursos, o que pode ser um julgamento apressado e injusto. Como consequência da evasão, os cursos de Letras das instituições públicas sofrem com a distribuição de verbas e os das instituições particulares são fechados. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar o quantitativo e as causas da evasão nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e Letras Português e Inglês ofertados na modalidade presencial e a distância pela UFMS, bem como propor estratégias de prevenção. A fim de atingir os objetivos expostos realizamos um estudo de caso, pois o trabalho se restringe a investigar uma instituição e suas duas modalidades de ensino, o que está sendo feito por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada no questionário on-line (Google docs) e submetida via e-mail e/ou via telefone. A amostra é composta por todos os estudantes desistentes dos referidos cursos de licenciatura iniciados a partir do ano de 2008 até 2018. Os resultados preliminares apontam para a maior evasão no curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol do que formandos e prováveis formandos. Os motivos são bastante variados, mas a precarização do trabalho docente parece ser um grande influenciador da evasão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Annalies Padron Chiappetta - Coordenador / Patrícia Graciela da Rocha - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Bolsista Pibic, UFMS.

2017

Bolsista Pibic, UFMS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: