Fábio de Sousa Neves

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista CNPq durante o mestrado. Foi bolsista CNPq, UFC e Funcap, durante a graduação. Desenvolve pesquisas na área da Sociologia da Cultura, em conexões com as áreas da Educação e Política. Pesquisador do Grupo de estudo em Cultura, Comunicação e Arte (GECCA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve também atividades sócio-educativas como oficinas de câmera artesanal e história da fotografia para comunidades carentes.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia

2016 - 2018

Universidade Federal do Ceará
Título: Sociologia e Cinema: Uma análise da conformação dos gostos dos Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão,Ano de Obtenção: 2018
Mariana Mont'Alverne Barreto Lima.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2012 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM PÚBLICO LEITOR PARA OS QUADRINHOS NO CEARÁ: O TRABALHO DO GRUPO AVANTECAST
Orientador: Mariana Mont'Alverne Barreto Lima
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Graduação interrompida em 2010 em Filosofia

2009 - Interrompido

Universidade Estadual do Ceará
Ano de interrupção: 2010

Curso técnico/profissionalizante

2010 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2013

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Espanhola. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso Cinema e Vídeo. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SALES, A. C. M. ; Leão,A. B. ; LIMA, M. M. A. B. ; NEVES, F. S. . XXI Seminário do CMD. 2017. (Congresso).

SALES, A. C. M. ; NEVES, F. S. . I seminário de pesquisa do GECCA. 2017. (Outro).

NEVES, F. S. . Semana de Ciências Sociais UFC 2013. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).

XXI Seminário do CMD.Consumo cultural e cinema: uma análise sociológica da conformação de públicos em Fortaleza. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais: Criminalização, Controle e Punição. 2016. (Seminário).

III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. 2015. (Encontro).

III Encontro Internacional de Direitos Culturais. 2014. (Encontro).

IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Territorialidades e Negociações. 2014. (Seminário).

O drama barroco como pré-história da indefinição do tempo de Baudelaire. 2014. (Outra).

VI Colóquio Walter Benjamin. 2014. (Simpósio).

Semana de Ciências Sociais 2013 UFC. 2013. (Encontro).

50 anos de Sartre no Brasil: História, Política e Arte.Filosofia e teatro: as relações do eu e do outro.. 2010. (Encontro).

Crítica fenomenológica a Psicologia e suas possíveis repercussões na educação. 2010. (Encontro).

Crítica fenomenológica a Psicologia e suas possíveis repercussões na educação. 2010. (Outra).

Heidegger e o problema fenomenológico da vida. 2010. (Outra).

X Feira das Profissões 7 de Setembro.Filosofia. 2010. (Outra).

XXVI Encontro nacional dos Estudantes de Filosofia. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Romain Jean Marc Pierre Bragard

LIMA, M. M. B.; PAIVA, L. F. S.;BRAGARD, R.. Construção e manutenção de um público leitor para os quadrinhos no Ceará: trabalho do grupo Avantecast. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

ALEXANDRE ALMEIDA BARBALHO

LIMA, M. M. A. B.;BARBALHO; LEAO, A. B.. Sociologia e cinema: uma análise da conformação dos gostos dos públicos do Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

ALEXANDRE ALMEIDA BARBALHO

LIMA, M. M. A. B.;BARBALHO; LEAO, A. B.. Consumo cultural e cinema: uma análise sociológica das distinções de públicos em Fortaleza. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Mariana Mont'Alverne Barreto Lima

BARRETO, M.; BARBALHO, A. A.; LEAO, A. B.. Sociologia e cinema: uma análise da conformação dos gostos dos públicos do cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Mariana Mont'Alverne Barreto Lima

LIMA, M. M.A. B.; PAIVA, L. F. S.; BRAGARD, R. J. M. P.. Construção e manutenção de um público leitor para os quadrinhos no Ceará: o trabalho do grupo AvanteCast. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - UFC.

Luiz Fabio Silva Paiva

LIMA, M. M. A. B.;PAIVA, Luiz Fábio S.; BRAGARD, R. J. M. P.. Construção e manutenção de um público leitor para os quadrinhos no Ceará: o trabalho de grupo AvanteCast.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariana Mont'Alverne Barreto Lima

Consumo cultural e cinema: uma análise sociológica das distinções de públicos em Fortaleza; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - UFC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana Mont'Alverne Barreto Lima

Sociologia e cinema: uma análise da conformação dos gostos dos públicos do cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariana Mont Alverne Barreto Lima;

Mariana Mont'Alverne Barreto Lima

Construção e manutenção de um público leitor para os quadrinhos no Ceará: o trabalho do grupo AvanteCast; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - UFC, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariana Mont Alverne Barreto Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEVES, F. S. . Marxismo e Consumo Cultural. In: IV Colóquio Nacional e I Encontro Internacional Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, 2017, Fortaleza. ANAIS IV COLÓQUIO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEMA: DEMOCRACIA E FORMAÇÃO HUMANA EM DEBATE. Fortaleza, 2017.

  • NEVES, F. S. ; SALES, A. C. M. . O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO, A MODERNIDADE, A QUESTÃO NACIONAL E A CENSURA À ARTE-SEQUENCIAL NAS DÉCADAS DE 1930-50. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato. Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015.

  • SALES, A. C. M. ; NEVES, F. S. . Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: III Encontro brasileiro de pesquisa em cultura, 2015, Crato. Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015.

  • NEVES, F. S. . Marxismo e consumo cultural. In: IV Colóquio Nacional e I Encontro Internacional Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, 2017, Fortaleza. Democracia e Formação Humana em Debate, 2017.

  • NEVES, F. S. . Walter Benjamin e a reprodutibilidade técnica: o caso dos quadrinhos. In: VI Colóquio Walter Benjamin, 2014, Fortaleza. Caderno de resumos do VI Colóquio Walter Benjamin, 2014. v. 6.

  • NEVES, F. S. . Consumo Cultural e Cinema: uma análise sociológica das distinções de públicos em Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, F. S. . Consumo cultural e cinema: uma análise sociológica da conformação de públicos em Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, F. S. . Representações sociais e valores compartilhados: uma análise sociológica da propagação de conteúdos pelo grupo avantecast. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, F. S. . Marxismo e consumo cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALES, A. C. M. ; NEVES, F. S. . Práticas de Leituras Escolar: Estratégias de Inserção da Criança na Cultura Letrada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, F. S. ; SALES, A. C. M. . O Mercado Editorial Brasileiro: a Modernidade, a Questão Nacional e a Censura à Arte-sequencial nas Décadas de 1930-1950. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, F. S. . Walter Benjamin e a reprodutibilidade técnica: o caso dos quadrinhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, F. S. . Histórias em quadrinhos, Representação e Produção Cultural: uma Abordagem Sociológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, F. S. . A Representação da Violência nas Obras de The Walking Dead. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLINDA, R. ; NEVES, F. S. . Filosofia e teatro: as relações do eu e do outro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SALES, A. C. M. ; NEVES, F. S. . Oficina de História da Fotografia e Câmera Artesanal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Sociologia e Cinema: Uma análise da conformação dos gostos dos Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão, Descrição: A proposta de investigação desta pesquisa situa-se dentro da área da Sociologia da Cultura e consiste em analisar a conformação dos gostos existentes a partir do consumo cultural cinematográfico na cidade de Fortaleza, no Ceará, tendo como recorte empírico o público de dois espaços específicos: o Cineteatro São Luiz (com programação variada entre filmes consagrados pelo grande público a produções cults e alternativas) e o Cinema do Dragão (possuindo uma programação que foge ao cenário mainstream). São investigados os condicionantes sociais responsáveis pela construção do gosto e de preferências por determinadas produções fílmicas nos cinemas explicitados. Portanto, são traçados perfis gerais entre os públicos e suas práticas, mediante a utilização de questionários. Posteriormente, as entrevistas e as observações de campo in loco funcionaram como métodos complementares para a compreensão das diferenças entre os públicos. A partir disso, foram considerados alguns aspectos dos espectadores como faixas etárias, moradias e grau de instrução. No processo de compreensão desses públicos e dos cinemas elencados, analisou-se a crescente urbanização, a expansão das indústrias culturais e a formação e consolidação do cinema em Fortaleza. Esta consolidação encontra-se imersa nas consequências e transformações operadas na contemporaneidade. Assim, entender como as pessoas frequentadoras dos cines especificados desenvolvem seus gostos referentes ao cinema ajuda na compreensão de possíveis distinções entre os públicos, contribuindo, desse modo, para a o entendimento das práticas culturais vinculadas às salas de exibições de filmes em Fortaleza. Para tanto, a base teórica deste trabalho encontra na Sociologia da Cultura e nas análises sobre gosto e consumo sua orientação geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio de Sousa Neves - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    A trajetória de João do Vale como emblema das apropriações do termo, Descrição: João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à ?música popular brasileira?, no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria ?canções sertanejas populares?, da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor; os modos como circulou nos dois espaços referidos, e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento. Fazendo ver como a apropriação e reprodução musical no campo da indústria fonográfica brasileira faz divergentes o resultado da ação do sujeito de suas intenções. Este projeto de pesquisa, iniciado em 2012, segue estudando as distintas apropriações que o termo popular recebeu, nas classificações da produção musical, no ambiente da música popular brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fábio de Sousa Neves - Integrante / Mariana Mont Alverne Barreto Lima - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    A trajetória de João do Vale: apropriação e reprodução de objetos artísticos na música brasileira, Descrição: Descrição: RESUMO João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à ?música popular brasileira?, no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria ?canções sertanejas populares?, da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor; os modos como circulou nos dois espaços referidos, e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento. Fazendo ver como a apropriação e reprodução musical no campo da indústria fonográfica brasileira faz divergentes o resultado da ação do sujeito de suas intenções... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fábio de Sousa Neves - Integrante / Mariana Mont Alverne Barreto Lima - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Valores Sociais, Violência e Segurança Pública, Descrição: O primeiro projeto de análise ficará concentrado na compreensão do "respeito", configurado na pesquisa como categoria nativa. O que me motiva a fazer uma reflexão sobre o "respeito" são os grandes embates que ocorrem atualmente na sociedade contemporânea, emulado pela provável desagregação nos costumes sociais, uma quebra ou vazio de valores sociais. Viveremos uma "anomia social", nos termos em que apontava Durkheim, ou podemos falar da emergência de um novo padrão de socialização? Emerge outro padrão, intensivamente amparado nas mutações pelas quais passam as instituições, fundantes das redes de sociablidade, como também uma mudança profunda no nosso cotidiano, levando a uma exacerbação das práticas individualizantes que passam a nortear os códigos de condutas sociais. Neste contexto, a categoria respeito passa a ser evocada, ganhando cada vez mais uma dimensão polifônica, deixando clara a dimensão de ausência ou vazio deste valor nas práticas de socialização. O segundo projeto de pesquisa será concentrado nos limites e contradições da aplicação da lei e da ordem em sociedades democráticas. Nos últimos anos, abusos de autoridade policial, aumento da insegurança e medo nas grandes metrópoles e desrespeito à cidadania atestam os limites da política de segurança pública. Estes fenômenos apontam para um cenário de grave crise, marcado pela violação dos direitos humanos. Estes fatos revelam quanto são complexos e contraditórios os processos de consolidação das instituições no campo da segurança pública em países da América Latina; Para tentar dar conta do tema respeito, será dada continuidade a uma pesquisa em dois colégios públicos de Fortaleza: o Colégio Justiniano de Serpa e o Colégio da Polícia Militar. Nos contextos da cidade de Fortaleza serão observadas as grandes linhas de atuação e da relação polícia-sociedade, polícia-população e polícia-comunidade, apontando especificidades que precisam ser analisadas sociologicamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fábio de Sousa Neves - Integrante / César Barreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional