Gabriela Santana de Sousa

Possui graduação em Tecnologia em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em leveduras lipolíticas. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biotecnologia

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL 1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial.,Ano de Obtenção: 2017
Sandra Regina Pombeiro Sponchiado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biocombustíveis

2012 - 2014

Instituto Federal de São Paulo
Título: O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolytica.
Orientador: Sandro Rogério de Sousa

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Antonio de Padua Cardoso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Conversation and Writing. (Carga horária: 72h). , Framingham State University, FSU, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Fungos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Planejamento Fatorial.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biodiesel.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Leveduras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

63ª Jornada Farmacêutica da UNESP. Influência do surfactante tween na produção de melanina pelo mutante MEL1 do fungo Aspergillus nidulans. 2016. (Congresso).

5º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolytica.. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandro Rogério de Sousa

deSOUSA, Sandro Rogério; RIZZATTO, M. L.; NARDI, C. P. P.. O uso do resíduo de glicerol da produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolitica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - IFSP - Campus Matão.

Caroline Peters Pigatto De Nardi

SOUSA, S. R.; RIZZATTO, M. L.;PIGATTO, C. P.PIGATTO, C. P.. O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolytica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Campus Matão - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Márcia Luzia Rizzatto

SOUSA, S. R.; PIGATTO-DENARDI, C. P.;RIZZATTO, Márcia Luzia. O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yerrowia lipolytica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Matão.

Luis Henrique Souza Guimarães

SPONCHIADO, S. R. P.; MEDINA, K. J. D.;GUIMARAES, L. H. S.. Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL-1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

Sandra Regina Pombeiro Sponchiado

SPONCHIADO, S. R. P.; MEDINA, K.J.D.; CONTIERO, J.. Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial. 2017. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Instituto de Quimica de Araraquara - UNESP.

Sandra Regina Pombeiro Sponchiado

POMBEIRO, S.R.C.; GUIMARÃES, L.H.; MEDINA, K.J.D.. Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL 1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Instituto de Quimica de Araraquara - UNESP.

Kelly Johana Dussán Medina

Sponchiado, S.R.P.; Guimarães, L.H.S.;DUSSÁN, K.J.. Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL 1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Instituto de Química - UNESP - Araraquara.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandro Rogério de Sousa

O uso do resíduo de glicerol da produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolitica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - IFSP - Campus Matão; Orientador: Sandro Rogério de Sousa;

Sandro Rogério de Sousa

O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolytica; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Matão, Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Sousa;

Danilo Luiz Flumignan

Desenvolvimento e Validação de Método para Determinação dos Teores de Sódio, Potássio e Cálcio em Biodiesel por Fotometria de Chama; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Danilo Luiz Flumignan;

Sandra Regina Pombeiro Sponchiado

Otimização da produção do pigmento melanina pelo fungo Aspergillus nidulans (mutante MEL1) usando planejamento fatorial; 2017; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Regina Pombeiro Sponchiado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Pombeiro-Sponchiado, Sandra R. ; Sousa, Gabriela S. ; Andrade, Jazmina C.R. ; Lisboa, Helen F. ; Gonçalves, Rita C.R. . Production of Melanin Pigment by Fungi and Its Biotechnological Applications. Melanin. 1ªed.: InTech, 2017, v. , p. 1-.

  • SOUSA, G. S. . Influência do surfactante tween na produção de melanina pelo mutante MEL1 do fungo Aspergillus nidulans. In: VI Congresso Farmacêutico da UNESP II Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2016, Araraquara. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 2016. v. 37.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Otimização da produção de melanina pelo mutante MEL1 do fungo Aspergillus nidulans usando planejamento fatorial., Descrição: Cada vez mais a indústria tem demonstrado um interesse maior na obtenção de metabólitos bioativos de fontes naturais devido ao alto custo da síntese química e a necessidade de produtos mais seguros, considerando que os compostos sintéticos trazem risco à saúde humana e ao meio ambiente. Em função do seu enorme potencial de exploração, os fungos representam uma fonte inesgotável de matérias-primas para a produção de vários produtos biotecnológicos. Estudos realizados em nosso laboratório mostraram que o pigmento melanina, extraído da linhagem altamente melanizada (mutante MEL1) do fungo Aspergillus nidulans, possui atividades antioxidante e antiinflamatória, e, portanto, este pigmento apresenta potencial para ser utilizado em formulações cosméticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Santana de Sousa - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    O uso do resíduo de glicerol da produção de biodiesel na produção industrial de lipídios intracelulares na levedura Yarrowia lipolytica., Descrição: Leveduras, que apresentam melhor adaptação industrial, alta escala, serão testadas em laboratório, no crescimento com glicerol e ao final deste crescimento, será determinada a quantia de glicerol que será convertido em estearina. Em conjunto com este experimento, será testado o crescimento da levedura com única fonte de carbono o glicerol, resíduo do biodiesel e também será testada a razão da conversão de glicerol em estearina. A produção de estearina pode ser utilizada como fonte de óleo, produto agregado, pois tem as mesmas características de óleo de cocô ou poderia ser utilizado para produção de biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriela Santana de Sousa - Coordenador / Sandro Rogério de Sousa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Química. , Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, 14800900 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (16) 1633019500, Fax: (16) 33019500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Instituto Federal de São Paulo - Campus Matão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento e validação de método para determinação dos teores de sódio, potássio e cálcio em biodiesel por fotometria de chama

  • 2013 - 2014

    Instituto Federal de São Paulo - Campus Matão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Seleção de leveduras lipolíticas para produção de óleo

  • 2015 - 2017

    INSTITUTO DE QUIMICA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Biotecnologia, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2015 - 05/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Sao Paulo, .,Linhas de pesquisa