Shirley Takeco Gobara

Licenciada em Fisica pela Universidade Federal de São Carlos (1980), fez mestrado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), fez mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I (1996), o doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernard-Lyon I (1999) e o Pós-doutorado na Univresité Lumière Lyon2 (2010). Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada ao Instituto de Física, foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências-curso de doutorado, no período de agosto de 2016 a julho de 2019. Atua na graduação no curso de Licenciatura em Física e na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Educação(mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (mestrado e doutorado). Desenvolve e orienta pesquisas, principalmente, nas seguintes linhas: ensino de física, formação de professores, informática educativa, construção de conhecimento em Ciências e tecnologia assistiva aplicada à educação(surdos e cegos).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques

1996 - 1999

Université Claude Bernarde Lyon 1
Título: Profil conceptuel et Situation-problème. Une contribuition à l'analyse de l'apprentissage de la périodicité en Physique.
Orientador: Jean GREA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: perfil conceitual; situação-problema; Aprendizagem; periodicidade; movimento periodico.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques

1995 - 1996

Université Claude Bernarde Lyon 1
Título: Un outil théorique pour caractériser l'apprentissage des élèves : le profil conceptuel - une application à la notion de périodicité chez les élèves de 4ème et 3ème,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Jean GREA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: periodo; fenômenos periodicos; perfil conceitual; conceito.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Física

1981 - 1984

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Mapas conceituais como recursos didaticos para o ensino de fisica,Ano de Obtenção: 1984
Marco Antonio Moreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Mapas Conceituais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura em Fisica

1976 - 1980

Universidade Federal de São Carlos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Fisica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Informática Educativa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOBARA, S. T. ; SCHERER, S. ; MIRANDA, C. S. S. ; MELLO, D. A. A. ; CAMILOTTI, D. C. ; OLIVEIRA, A. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; CORREA, D. S. P. . I SEMINÁRIO PROUCA-MS: Reflexões e desafios para o uso do Laptop Educacional,. 2012. (Outro).

GOBARA, S. T. ; BOZANO, Dorotéia ; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti ; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBÉLI, Sérgio Luiz . Observação do eclipse lunar. 2004. (Exposição).

GOBARA, S. T. . Semana de recepção dos calouros do curso de Física. 2002. (Outro).

GOBARA, S. T. . Semana de recepção dos calouros dos cursos de Física. 2001. (Outro).

GOBARA, S. T. . XI Semana de Física. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro da Rede de Cooperação Universitária para o Ensino, pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em tecnologia Assistiva. 2015. (Encontro).

Seminário de acompanhamento dos programas de Pós-Graduação da área de Ensino. 2015. (Seminário).

X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências.Apropriação dos conceitos de Força e Massa por Instrutores Surdos. 2015. (Encontro).

III Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2014. (Seminário).

Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2013. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação a Distância.Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor. 2012. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Os desafios das pesquisas em Educação em Ciências e Matemática?. 2012. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Livros Didáticos De Física: Influência da Noosfera na Transposição Didática de Ondas Sonoras. 2012. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Ocorrências de Interações nas Aulas de Física Envolvendo Alunos com Surdez em Escolas Públicas de Campo Grande. 2012. (Encontro).

I CICLO DE SIMPÓSIOS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DEBATES.I SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. 2011. (Simpósio).

I Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensea de las Ciencias. O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Congresso).

I Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensea de las Ciencias. As dificuldades para o ensino de física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Congresso).

VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Encontro).

VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Encontro).

XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.As experiências de tiros alternados como objeto de ensino em livros didáticos de física. 2011. (Encontro).

XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.CO31-Divulgação e Comunicação de Física em Espaços Formais e Não Formais. 2011. (Simpósio).

XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Construção de um instrumento musical de sopro para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2011. (Simpósio).

XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O Ensino de Ciências e a Questão Ambiental: da pesquisa à sala de aula. 2011. (Simpósio).

60 Reunião Anual da SBPC. A Formação de Professores de Física e de Ciências. 2008. (Congresso).

Colóquios do Departamento de Física.Profissão: Licenciado em Física. 2008. (Outra).

Colóquios do Departamento de Física.A Pesquisa em Ensino de Ciências. 2008. (Outra).

Segundo Simpósio Internacional América Latina.Análise de uma situação adidática visando a aprendizagem de ondas sonoras. 2008. (Seminário).

XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? XI EPEF.Coordenadora da seção CO-08 - Ensino-Aprendizagem de Física. 2008. (Encontro).

Vi Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.O uso do aparelho fonador para o ensino de ondas sonoras. 2007. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Os recursos da informática como meio potencialmente significativo para aprendizagem de ondas sonoras: O jogo do erro. 2007. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências-VI ENPEC.Coordenadora de sessão de apresentação de trabalhos. 2007. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências-VI ENPEC.O conceito de ondas na visão dos estudantes. 2007. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.As concepções de fórum on-line dos professores de um curso a distância. 2006. (Encontro).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Participação com a apresentação do trabalho intitulado De onde Vem o Som da Voz. 2005. (Encontro).

XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Apresentação do trabalho intitulado Iluminando o acampamento no XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).

XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Coordenadora da sessão de comunicaões orais - Interdisciplinaridade e Ensino de Física - no XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).

I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de aprendizagem. 2004. (Seminário).

IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Apresentação da Palestra Velhos Problemas e Novas Estratégias: A Informática no Ensino de Física no IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2004. (Encontro).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física- XV SNEF, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).

VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2003. (Encontro).

XII Encontro Internacional de Educação.XII Encontro Internacional de Educação Mercosul/Conesul Desafio Político e Pedagógico - Campo Grande-MS, 13 a 15 de outubro. 2003. (Encontro).

XV Simpósio nacional de Ensino de Física.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).

XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.XV Simpósio nacional de Ensino de Física - XV SNEF, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Roberto Nantes Araujo

ANACHE A.A.; GARCIA, M.M.;GOBARA, S. T.. Os desafios dos tradutores e intérpretes de língua de sinais com indígenas surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fernando Dib Gonçalves

RENOVATO, R. D.; SASS, G. G.;GOBARA, S. T.. desenvolvimento de sistema de gerenciamento da aprendizagem para a pós-graduação de ensino em saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO E SAÚDE) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Evelyn Bernardino Mello

GOBARA, S. T.; ANACHE A.A.; SOUZA, P. R.; VINHOLI JUNIOR, A. J.. ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA CONCEITOS DE BIOLOGIA CELULAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Leir Marinho Mourão

GOBARA, S. T.; MACHADO, V. M.; NAKASHIMA, R. H. R.. Uso Da Lousa Digital Interativa Como Recurso Pedagógico No Ensino De Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Neila Andrade Tostes López dos Santos

GOBARA, S. T.; Carvalho, A. M. P.; RECENA, M. C. P.. Ensino de Ciências em Rede: possibilidades e implicações de uma formação continuada de professores para uso do ambiente virtual moodle. 2016.

Aluno: Rogério´Cardoso Batista

GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITA, J. L. M.. Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Katia Maria Rizzo

GOBARA, S. T.; FIGUEIRA, K. C. N.; LANCILLOTTI, S. S. P.. Projeto UCA - Um computador por aluno: uma análise do trabalho didático no ensino de ciências da natureza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Waleska Melo da Silva

GOBARA, S. T.; NASCIMENTO, S. S.; ZANON, A. M.. O teatro fórum para o ensino e aprendizagem de Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Edvanio Chagas

GOBARA, S. T.; DELOZOICOV, D.; RECENA, M. C. P.; CORREA, H. P. S.. Ensino de Física para o curso técnico integrado em alimentos problematizado na região de Coxim. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jaqueline Santos Vargas

GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; GUIMARAES, N. C.. ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jaqueline Santos Vargas

GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; GUIMARAES, N. C.. ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Araújo de Lima

GOBARA, S. T.; PERRELLI, M.A.S.; TEIXEIRA, L. R. M.. Uso e escolha do livro didático por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Terenos, Mato Grosso do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Milton Basto Lira

RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.;GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO-INVESTIGATIVOS: UM ESTUDO DE SIGNOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA COMBUSTÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: DAIANE DOS SANTOS PEREIRA CORRÊA

SCHERER, S.; COSTA, N. M. L.;GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena. Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kamila Rodrigues Coelho

ROSA, Paulo Ricardo da Silva; OSTERMANN, F.;GOBARA, S. T.. Utilização de um software de hipermídia para o ensino do conceito de equivalência massa e energia em uma turma de 2ª série do Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gláucia da Silva Maeoca

GOBARA, S. T.; FERREIRA, F. C.; ERROBIDART, N. C. G.. Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sergio Luiz Bragato Boss

Caluzi, J. J.;GOBARA, S. T.; Gatti, S. R. T.. Ensino de Eletrostática - A história da Ciências contribuindo para a aquisição de subsunções. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Claudia Santos do Nascimento

GOBARA, S. T.; BORGES, T.;ROSA, Paulo Ricardo da Silva. A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cláudia Natália Saes Quiles

GOBARA, S. T.; Marin, A. J; SILVA, F. C. T.. As salas de tecnologias educacionais: modos de ensinar e de aprender como traduções de culturas escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Cristina P

GOBARA, S. T.; Pacca, L A; Pietrocola, M. Stella de Azevedo. Situações de ensino - aprendizagem: Análise de uma seqüência didática de física a partir da Teoria das Situações. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciêencias e Matemática) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kátia Sebstiana Carvalho dos Santos Farias

PAES, Luiz Carlos; GONCALVES, T. O.; FREITAS, José Luiz Magalhães de;GOBARA, S. T.. A representação do espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Solange Fonseca Santos Andrade

GOBARA, S. T.; Nunes, C.A.A.; Pietrocola, M. Protagonismo juvenil no ensino de física : alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanilda Alves da Silva

GOBARA, S. T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de; PAES, Luiz Carlos; INFORSATO, Edson Do Carmo. Procedimentos de contagem e medida utilizados pelos indígenas Grarani-Kaiowa e Grarani-Nandeva na reserva indígena de Dourados- um estudo matemático. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Paula Fernanda Ferreira de Souza

GOBARA, S. T.; KAWAMURA, M. R.; MATTOS, C. R.. Energia e Desenvolvimento Sustentável:Perpectivas para o Ensino de Física. 2005 - Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Aluno: Magda Maciel de Oliveira

GOBARA, S. T.; ZANON, A. M.; ROJAS, J.. Uso Pedagógico da Internet nas Séries Iniciais-Concepções dos Professores. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Delmir da Costa Felipe

ZANON, A. M.; SILVA, G. M.; SIQUEIRA, O. S.;GOBARA, S. T.. Hipertexto e Ensino de Química: Visões de Alunos e Professores. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli

GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Um Estudo sobre procedimentos e invariantes operatórios utilizados por alunos do IV Ciclo do Ensino Fundamental de problemas de simetria axial. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elias Nogueira de Aguiar

GOBARA, S. T.; DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo; MELNIKOV, Petr. Preparação e caracterização do sistema polifosfato misto contendo o ìon Érbio. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Paula Stockler Bojikian Hernandez da Rosa

GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Um estudo sobre o uso do software superlogo na organização do pensamento matemático. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Wanderlice Da Silva Assis

PEREIRA, J. H. V.; OLIVEIRA, R.T.C.; COSTA, A. F. S.;GOBARA, S. T.. A Cultura Material Escolar no Brasil(1998-2015): análise da produção científica e acadêemica brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anelise Kisielewski Esteves

ANACHE A.A.; SOUZA, N. M. M.; MOURA, M. O.; MORETTI, V. D.;GOBARA, S. T.. Conteúdo e forma na atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sérgio Antunes de Almeida

OSORIO, A. C. N.; FRANCISCO, D. J.; PUENTES, R. V.; LEAO, I. B.;GOBARA, S. T.. A subjetividade do professor tutor da educação à distância: ser sujeito quando já não se é o outro de si mesmo. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dante Alighieri Alves de Mello

GOBARA, S. T.; OSTERMANN, F.; BASTOS, F. P.; TURINE, M. A. S.. UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM BASE NA TEORIA DE VYGOTSKY. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Airton José Vinholi Júnior

GOBARA, S. T.; LEMOS, E. S.; OBARA, A. T.; VARGAS, I. A.. MODELAGEM DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOLOGIA CELULAR. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eliane Dias Alvarez Schäfer

OSTERMANN, F.;GOBARA, S. T.; GUERRA, A.; CAVALCANTI, C.; HADJIMICHEF, D.; PRADO, S. D.. Impacto do mestrado profissional em ensino de Física da UFRGS na prática docente: um estudo de caso. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Erlinda Batista Martins

GOBARA, S. T.; SCHERER, S.; MARQUES, G. C.; FERREIRA, W. B.. INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFMS: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Bernadete Maria Andreazza Gregio

LIMA, C. M.; TEIXEIRA, L. R. M.; BITTAR, Marilena;GOBARA, S. T.; SCHERER, S.. Formação continuada de professores e pesquisa-formação: possibilidades e dificuldades na formação de professores para o uso de tecnologia no ensino de Matemática. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Bernadete Maria Andreazza Gregio

BITTAR, Marilena; LIMA, C. M.; SCHERER, S.; FREITA, J. L. M.;GOBARA, S. T.; SOUZA, N. M. M.. Formação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: o uso de tecnologias na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Inês de Affonseca Jardim

GOBARA, S. T.; PERRELLI, M.A.S.; RECENA, M. C. P.; BITTAR, Marilena; FREITA, J. L. M.. Transposição didática: o conceito de som nos cursos de Arquitetura de Campo Grande. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sergio Luiz Bragatto Boss

ASSIS, A. K. T.; NEVES, M. C. D.; CARVALHO, L. M. O.;GOBARA, S. T.; SOUZA FILHO, M. P.. Tradução Comentada de Artigos Stephen Gray (1666-1736) e Reprodução de Experimentos Históricos com Materiais Acessíveis - subsídios para o ensino de eletricidade. 2011. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nicolas Paratore

GOBARA, S. T.; VERGNAUD, G; CAZALET, E.; REGNIER, J. C.. L?enseignement-apprentissage du schéma électrique dans un Environnement Informatique d?Apprentissage Humain : un problème de didactique de la physique. 2010. Tese (Doutorado em Ecole doctorale EPIC ED 485 ? Education ? Psycholo) - Université Lumière Lyon2.

Aluno: NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES ERROBIDART

GOBARA, S. T.; KRAPAS, S.; PERRELLI, M.A.S.; AYDOS, M. C. R.. Um estudo qualitativo sobre as transformações pelas quais passam os saberes sobre a física ondulatória até chegarem à sala de aula.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandro Damassio Trani Gomes

GOBARA, S. T.; MOREIRA, F.A.; JUSTI, R.S.; BORGES, O. N.; BORGES, T.. Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sonia Monteiro da Silva Burigato

FREITAS, J. L. M.; LIMA, I. M. S.;GOBARA, S. T.; RACHIDI, M.; SANTOS, E. S. C.. A introdução do conceito de limite: as escolhas de alunos neste processo de aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Elídia Teixeira Reis

SOUZA, N. M. M.; ASBAHR, F. S. F.; ANACHE A.A.;GOBARA, S. T.; CEDRO, W. L.. Sentidos atribuídos à formação continuada do professor que ensina matemática em uma proposta de parceria entre universidade e escola. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodrigo Claudino Diogo

ANACHE, A.; MATTOS, C. R.; NEVES, M. C. D.; SOUZA, N. M. M.;GOBARA, S. T.. Formação continuada de professores para a apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma pesquisa-ação-formação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anelisa Kisielewski Esteves

SOUZA, N. M. M.;GOBARA, S. T.; MORETTI, V. D.; MOURA, M. O.. Organização de formas e conteúdos em um movimento formativo: mudanças na qualidade das necessidades do professor que ensina matemática nos anos iniciais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dante Alighieri Alves de Mello

GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.; TURINE, M. A. S.; SOUZA, N. M. M.. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativo para o Ensino e Aprendizagem de Física com base na Teoria Socio-Interacionista de Vygotsky. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Wanderlice Da Silva Assis

PESSANHA, E.C.; LINHALES, M. A.;GOBARA, S. T.; SILVA, B.. Objetos para ensinar em instituições de ensino secundário do sul de Mato Grosso (1930-1950). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sergio Antunes Almeida

FRANCISCO, D. J.;GOBARA, S. T.; LEAO, I. B.; OSORIO, A. C. N.; PUENTES, R. V.. A subjetividade do professor tutor da educação a distância: ser sujeito quando já não se é o outro de si mesmo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Airton Vinholi Junior

GOBARA, SHIRLEY TAKECO; LEMOS, E. S.; OBARA, A. T.; VARGAS, I. A.; OSORIO, A. C. N.. Modelagem Didática à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino e a Aprendizagem de Biologia Celular. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Ines Affonseca Jardim

GOBARA, S. T.; KRAPAS, S.; PERRELLI, M.A.S.; RECENA, M. C. P.; BITTAR, Marilena. Transposição didática: o conceito de som nos cursos de arquitetura de Campo Grande. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rogério Cardoso Batista

PAES, Luiz Carlos; FREITAS, José Luiz Magalhães de;GOBARA, S. T.. Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Cecília Serafim Silva

PESSANHA, E.C.; TABORADA DE OLIVEIRA, M. A.;GOBARA, S. T.. Aparelhamento escolar da Escola Estadual Maria Contança de Barros Machado (1938-1956). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ISMAEL GOULART OLIVEIRA

GOBARA, SHIRLEY TAKECO; BASTOS, F. P.; SAUERWEIN, I. P. S.. Ensino de Física mediado por dispositivos móveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Judith Ferreira da Silva

GOBARA, S. T.; BROSTOLIN, M. R.; AYDOS, M. C. R.. Formação de professores para o uso das tecnologias educacionais nos cursos de Pedagogia em Campo Grande ? MS: marginalização ou inclusão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Waleska Melo da Silva

GOBARA, S. T.; NASCIMENTO, S. S.; ZANON, A. M.. Teatro-Fórum para o Ensino e Aprendizagem de Ciências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jaqueline Santos Vargas

GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; ROSA, P. R. S.. Uma Proposta de Elaboração de Sinais Específicos para os Conceitos de Massa, Força, Aceleração em Libras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Edvanio Chagas

GOBARA, S. T.; RECENA, M. C. P.; CORREA, H. P. S.. Ensino de Física para o Curso Técnico Integrado em Alimentos problematizados na região de Coxim. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Katia Maria Rizzo

GOBARA, S. T.; FIGUEIRA, K. C. N.; LANCILLOTTI, S. S. P.. Projeto UCA - Um computador por aluno: uma análise do trabalho didático no ensino de ciências da natureza. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Araújo de Lima

PERRELLI, M.A.S.;GOBARA, S. T.; TEIXEIRA, L. R. M.. Uso e escolha do livro didático por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Terenos, Mato Grosso do Sul. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Milton Basto Lira

RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.;GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. Vídeos de Experiementos Demonstrativos-investigativos: Um estudo de Signos Produzidos por Alunos de Ensino Médio Sobre o Tema Combustão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: DAIANE DOS SANTOS PEREIRA CORRÊA

SCHERER, S.; COSTA, N. M. L.;GOBARA, S. T.. Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Milton Basto Lira

RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.;GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO-INVESTIGATIVOS: UM ESTUDO DE SIGNOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA COMBUSTÃO. 2012.

Aluno: Gláucia da Silva Maeoca

GOBARA, S. T.; FERREIRA, F. C.; LANGHI, R.. Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kamila Rodrigues Coelho

ROSA, Paulo Ricardo da SilvaGOBARA, S. T.; OSTERMANN, F.. Utilização de um software de hipermídia para o ensino do conceito de equivalência massa e energia em uma turma de 2ª série do Ensino Médio. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eliéverson Guerchi Gonzales

ROSA, Paulo Ricardo da Silva; VEIT, E. A.;GOBARA, S. T.. Aprendizagem significativa e mudança conceitual: utilização de um ambiente virtual para o ensino de circuitos elétricos de jovens e adultos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jéssica Fernandes Reguera Ruiz

GOBARA, S. T.; MELLO, D. A. A.; ERROBIDART, N. C. G.. Um Estudo Sobre o Saber Pedagógico Associado a Novas Tecnologias.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Nélio Augusto Pereira de Souza

DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo; SIQUEIRA, O. S.;GOBARA, S. T.. Física da Matéria Condensada em Linguagem Cotidiana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Robson Jaques

PIUBÉLI, Sérgio Luiz; DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo;GOBARA, S. T.. Construção de um osciloscópio mecânico acoplado a sistema multimídia como recurso didático para ser utilizado em aulas demonstrativas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anderson Afonso Arévolo

Lacerda, M;ROSA, Paulo Ricardo da SilvaGOBARA, S. T.. Utilização de hipertextos para a aprendizagem de Eletricidade no Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ronaldo Conceição da Silva

ROSA, Paulo Ricardo da Silva; Lacerda, M;GOBARA, S. T.. O Ensino de Física por meio de produção de curtas-metragens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

CORREIA, V. R.;GOBARA, S T; VEIT, E. A.; BASTOS, F. P.. Memorial de atividades acadêmicas. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARNICA, A.V. M.;GOBARA, S T; MENDES,A. M.; Gonçaves, O.T.. Memorial Descritivo. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CORREIA, V. R.;GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.; VEIT, E. A.. Memorial Descritivo. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

CORREIA, V. R.; VEIT, E. A.;GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.. Da empiria ingênua à epistemologia crítica. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

BASTOS FILHO, J. B.; FREIRE, O; MORETTI, M. T.;GOBARA, S. T.. Titular de carreira. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.; ROSA, P. R. S.. Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Adjunto A, Grande Área/ Área: Multidisciplinar/ Ensino ? (948) ? INFI.. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.; OLIVEIRA, R.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.

GOBARA, S. T.. Concurso publico para Professor Adjunto. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.

GOBARA, S. T.. Concurso público para Professor Adjunto. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

GOBARA, S. T.; Kassar, E.. Avalição do curso de Licenciatura em Física da UEMS. 2008. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karina Frenham Capille

O ensino de Ciências: a experimentação no ensino fundamental na perspectiva da Teoria da Objetivação; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Marcos de Oliveira Monteiro

O Ensino de Ciências nas séries iniciais: Uma Experiência com o software Scratch; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Evelyn Bernardino Mello

Formação continuada para professores surdos: o uso da Teoria da Objetivação para subsidiar uma prática colaborativa para criação e uso de novos conceitos de biologia em libras; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña

O PROFESSOR DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-MS; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Neila Andrade Tostes López dos Santos

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ENSINO INVESTIGATIVO UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Jonas de Paula Oliveira

O ENSINO DE FÍSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO COM FOCO NO ENEM: UM OLHAR SOBRE REFLEXO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE FÍSICA; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Flora Auxiliadora Ximenes

ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL e FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A PIRACEMA COMO CONTEÚDO DE ENSINO; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Dirce Cristiane Camilotti

PESQUISA FORMAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AUTONOMIA DOCENTE PARA USO PEDAGÓGICO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat; (Orientador);

JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA

ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS VOLTADAS PARA SUBSIDIAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E/OU VISUAL NAS ESCOLAS DE CAMPO GRANDE/MS; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Ronaldo Conceição da Silva

O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE ROTEIRO DE ESPETÁCULO DE DANÇA POR ALUNOS DO IFMS, SOB O OLHAR DA TEORIA DA AÇÃO MEDIADA DE JAMES V; WERTSCH; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Ana Lígia Cereali

: MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS CEGOS OU BAIXA VISÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Leir Marinho Mourão

Uso Da Lousa Digital Interativa Como Recurso Pedagógico No Ensino De Ciências; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Evelyn Bernardino Mello

ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA CONCEITOS DE DIVISÃO CELULAR-MITOSE; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Alessandra Françoso da Silva Costa

ENSINO INVESTIGATIVO EM BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Coorientador: Shirley Takeco Gobara;

Neila Andrade Tostes López dos Santos

Formação continuada de professores : Possibilidades e Implicações do uso do Moodle para o Ensino de Ciências; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Judith Ferreira da Silva

FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE PEDADGOGIA DE CAMPO GRANDE ? MS: MARGINALIZAÇÃO OU INCLUSÃO; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Waleska Melo da Silva

TEATRO-FÓRUM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Edvanio Chagas

ENSINO DE FÍSICA PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS PROBLEMATIZADO NA REGIÃO DE COXIM; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Jaqueline Santos Vargas

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gláucia da Silva Maeoca

Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Hudson Azevedo Errobidart

A Utilização De Dispositivos Experimentais Para Ensinar Ondas; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva

Laboratório Educativo Virtual Interativo mediado à distância; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Simone Machado Marques

A INFLUÊNCIA DO USO DE UM ARTEFATO TECNOLÓGICO ? O TELEFONE ? NA APRENDIZAGEM DE ONDAS SONORAS; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gláucia da Silva Maeoca

Ensinando ondas sonoras por meio da construção de instrumentos musicais; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Claudia Santos do Nascimento

A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Rodrigo Claudino Diogo

A APRENDIZAGEM DE ONDAS SONORAS SOB A ÓTICA DE DESAFIOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Erlinda Martins Batista

O Papel do Fórum On-line em um Curso de Pós-graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso; 2006; 160 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Lídia Raquel Louback Paranhos

Da Possibilidde para o Real: uma pesquisa-ação sobre a formação de professores reflexivos e autônomos na utilização da informática na educação; 2005; 160 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Valdivina Alves Ferreira

Informática e Projetos Educativos: Desafios Possibilidades e Limites; 2005; 171 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Edgimar Cançanção

Análise E Intervenção No Uso Da Informática Nas Séries Iniciais No Ensino E Aprendizagem Da Geografia; 2004; 205 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Dante Alighieri Alves de Mello

ANÁLISE DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DAS INTERAÇÕES E ARGUMENTAÇÕES ENTRE ESTUDANTES MEDIADAS PELO PROFESSOR; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Airton José Vinholi Júnior

MODELAGEM DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOLOGIA CELULAR; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Rodrigo Claudino Diogo

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Erlinda Martins Batista

INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFMS: LIMITES E POSSIBILIDADES; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Maria Ines Affonseca Jardim

Transposição Didática: o conceito de som nos cursos de Arquitetura de Campo Grande; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

NÁDIA CRISTINA GUIMARÃES ERROBIDART

Um estudo qualitativo sobre as transformações pelas quais passam os saberes sobre a física ondulatória até chegarem à sala de aula; ; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gilson Francisco de Lima

O Construtivismo Piagetiano como Referencial para Analise dos Exercicios dos Livros Didaticos de Fisica; 1992; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Metodologia do Ensino) - Faculdades Unidas Catolicas de Mato Grosso; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Maria Ines Affonseca Jardim

O Ensino Formal e as Concepções Espontâneas sobre a Natureza e o Comportamento da Luz; 1992; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Metodologia do Ensino) - Faculdades Unidas Catolicas de Mato Grosso; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Anderson Martins Hilário

O USO DE OBJETOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO O Funcionamento do Alto falante; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Antonio Martins Junior

INFLUÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA PARA A INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Karime Dalle Siqueira

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPO GRANDE: O QUE DIZEM PROFESSORES, DIRETORES E ALUNOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Jaqueline Santos Vargas

A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas de Campo Grande: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

João Ribeiro S

Júnior; QUEIMADAS EM CAMPO GRANDE: O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gláucia da Silva Maeoca

Construção de instrumentos musicais para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gustavo da Silva Sabino

Práticas, Saberes do Docente e transposição didática: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Ana Lígia Cereali

MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EXISTENTES NAS ESCOLAS PUBLICAS DE CAMPO GRANDE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Luiz Felipe Plaça

Um osciloscópio virtual como um artefato gerador da aprendizagem de ondas sonoras; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Johnathan Cabrera Miguel

Contextualizando o ensino através do estudo do eco; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Claudia Santos do Nascimento

De onde vem o som da voz; 2005; Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Taynã Naves

GUARDA?CHUVA ACÚSTICO; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Gilson Rodrigues

Velhos problemas e novas estratégias: a utilização de situações construídas através de softwares educativos na alteração das concepções espontâneas em Física; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Aline Kassab Bonfim

Influência do uso de situações construídas em um software educativo na alteração das concepções espontâneas de estudantes de Física Básica; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Aline Kassab Bonfim

Influência do uso de microcomputadores nas alterações das concepções espontâneas de estudantes de Física Básica; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Mary Cristiane Miranda da Rosa

Proposta Metodologica para o Ensino de Ciências da Sétima Série; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Cynthia Peralta de Almeida Prado

Proposta Metodologica para o Ensino de Ciências; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Edvaldo Pereira Galhardo

Pesquisa e Desenvolvimento de Material de Baixo Custo; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

José Carlos Chaves dos Santos

Levantamento das Questões Ambientais Problematizadoras na Comunidade de Vila Inapolis; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Cícero de Souza

Fazendo para Ensinar : Um Laboratorio de Baixo Custo em Otica Geométrica; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Jaqueline Santos Vargas

A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas de Campo Grande: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno; 2011; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Franciele Rodrigues de Moraes

Bolsa trabalho; 2006; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Fisica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Arielle Silva Steiner

Bolsa trabalho; 2006; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Shirley Takeco Gobara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, A. F. S. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Ensino de biologia celular por meio de modelos concretos: um estudo de caso no contexto da deficiência visual. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA) , v. 14, p. 50-62, 2019.

  • GOBARA, S. T. ; SILVA, R. C. ; PLACA, J. S. V. . A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de Física. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 23, p. 47-69, 2019.

  • XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. ; RADFORD, L. . O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEANZA DE LAS CIENCIAS , v. 19, p. 109-130, 2019.

  • VILAS BÔAS, C S N ; GOBARA, S T . A model to explain human voice production. Physics Education , v. 53, p. 033001-033002, 2018.

  • XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Piracema: subsídiospara a formaçãocontinuadade professoresde Ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . A Temática Piracema para o ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores na perspectiva da Teoria da Objetivação. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . O USO EXCLUSIVO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA UMA SOLUÇÃO EM MEIO À CRISE BRASILEIRA?. INTERACCOES , v. 47, p. 146-169, 2018.

  • VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S T . A construção de conceitos sobre a estrutura e a fisiologia celular por meio de mapeamento conceitual. ACTA SCIENTIAE (ULBRA) , v. 19, p. 1032-1052, 2017.

  • VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Ensino em modelos como instrumento facilitador da aprendizagem em Biologia Celular. REEC. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias , v. 15, p. 450-475, 2016.

  • BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . A interação na pedagogia a distância: a visão de tutoria e estudantes. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 10, p. 169-186, 2016.

  • VARGAS, JAQUELINE SANTOS ; GOBARA, S. T. . Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 8, p. 129-144, 2015.

  • BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . INTERAÇÃO NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. INTERACCOES , v. 11, p. 124-149, 2015.

  • VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. REVISTA POLYPHONÍA , v. 26, p. 187-341, 2015.

  • SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia. REVISTA POLYPHONÍA , v. 26, p. 527-541, 2015.

  • ERROBIDART, H. A. ; GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Sérgio Luiz ; ERROBIDART, N. C. G. . Ouvido mecânico: um dispositivo experimental para o estudo da propagação e transmissão de uma onda sonora. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 36, p. 1507-1-1507-6, 2014.

  • BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . O PROCESSO DE INTERAÇÃO: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Tecnologia Educacional , v. 1, p. 32-45, 2014.

  • MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS, UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE FÍSICA EMBASADO NA TEORIA DE VYGOTSKY. Tecnologia Educacional , v. 2, p. 16-30, 2014.

  • VARGAS, JAQUELINE SANTOS ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 20, p. 449-460, 2014.

  • DE MELLO, DANTE ALIGHIERI ALVES ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Teacher Mediation in a Collaborative Learning Laboratory of Physics, a Virtual Environment for Teaching and Learning. Creative Education , v. 05, p. 1812-1820, 2014.

  • Herrobidart, N. C. G. ; GOBARA, S. T. ; JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDART, H. A. ; MARQUES, S. M. . Modelos mentais e representações utlizadas por estudantes do ensino médio para explicar ondas. REEC. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias , v. 3, p. 441-458, 2013.

  • MELLO, DANTE ALIGHIERI ALVES DE MELLO ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Analysis of Interactions in a Virtual Learning Environment Based in Vygotsky?s Theory. Creative Education , v. 04, p. 54-60, 2013.

  • GOBARA, SHIRLEY TAKECO ; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE . Continued Education to Integrate the Educational Laptop: Reflections on Educational Practice Change. Creative Education , v. 04, p. 61-71, 2013.

  • CORREA, A. G. D. ; OLIVEIRA, P. A. ; ASSIS, G. A. ; FICHEMAN, I. K. ; NASCIMENTO, M. ; GOBARA, S. T. ; ARAUJO, E. G. ; LOPES, R. D. . Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 11, p. 1-10, 2013.

  • GOBARA, S. T. . Formação cotinuada para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Dialogia , v. 16, p. 65-79, 2012.

  • PIUBÉLI, Sérgio Luiz ; ERROBIDART, H. A. ; GOBARA, S. T. ; ERROBIDART, N. C. G. . Simulador de propagação de ondas mecânicas em meios sólidos para o ensino da física. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 32, p. 1501-1501-6, 2010.

  • SILVA, E. W. F. M. ; GOBARA, S. T. . SOUNDGATE: UM DISPOSITIVO SONORO PARA MEDIR PERÍODOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 26, p. 379-393, 2009.

  • DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Um ambiente virtual para a aprendizagem de conceitos sobre ondas sonoras: concepção e primeiras análises. Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 16, p. 23-36, 2008.

  • DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Educação e Ensino de Ciências Naturais/Física no Brasil: o Brasil Colônia à Era Vargas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 89, p. 365-383, 2008.

  • BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . O fórum on-line e a interação em um curso a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 5, p. 1-10, 2007.

  • DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tecnologias. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 5, p. 1-10, 2007.

  • GOBARA, S. T. ; GARCIA, J.R.B. . AS LICENCIATURAS EM FÍSICA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 29, p. 519-526, 2007.

  • SILVA, E. W. F. M. ; GOBARA, S. T. . LEDVI, Ambiente Virtual Interativo mediado à distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 5, p. 1-10, 2007.

  • BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . As concepções de professores de um curso a distãncia sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 87, p. 249-261, 2006.

  • GOBARA, S. T. ; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBELI, Umbelina Giacometti ; BONFIM, A. K. . Estratégias para utilizar o programa Prometeus na alteração das concepções em Mecânica. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , São Paulo, v. 24, n.2, p. 134-145, 2002.

  • GOBARA, S. T. ; AYDOS, M. C. R. ; SANTOS, J. C. C. ; LIMA, G. F. ; GALHARDO, E. P. . O Ensino de Ciências sob o Enfoque da Educação Ambiental. Caderno Catarinense de Ensino de Física (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1677-2334 Caderno Brasileiro de Ensino de Física) , Florianopolis, v. 9, n.2, p. 171-182, 1992.

  • GOBARA, S. T. . Mapas Conceituais no Ensino da Fisica. Ciência e Cultura , Sao Paulo, v. 36, n.6, p. 973-982, 1986.

  • GOBARA, S. T. . Mapas Conceptuales como Instrumentos Didacticos en la Enseanza de la Fisica. Enseanza de las Ciencias , Barcelona, v. 4, n.1, p. 80-80, 1986.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOBARA, S. T. . Participação da Avaliação quadrienal 2017 da área 46 de Ensino. 2017.

GOBARA, S. T. . Comissão para classificação dos livroos e capítulos. 2013.

GOBARA, S. T. . Membro do Comitê Científico da revista Ensaio-UFMG. 2013.

GOBARA, S. T. . Participação da Avaliação Trienal 2010 da área de Ensino de Ciências e Matemática. 2010.

BATISTA, I. L. ; GARNICA, A. V. M. ; GOBARA, S. T. ; GOLÇALVES, T. V.VO. ; MOHR, A. ; NARDI, R. . COMISSÃO DE CONSULTORES DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2009.

GOBARA, S. T. . avaliação de projeto. 2006.

ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; SILVA, N. O. ; FARIA, G. ; PIUBELE, U. G. ; GOBARA, S. T. . Prometeus. 1997.

MOURÃO, M.L.M. ; GOBARA, S. T. . USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA UNIDADE TEMÁTICA DE MICRO-ORGANISMOS. 2018.

GOBARA, S. T. . SEMINARIO DE ACOMPANHA,MENTO DA ÁREA. 2017.

GOBARA, S. T. . APOIO A EVENTOS NACIONAIS-CAPES. 2017.

GOBARA, S. T. . Membro da Comissão da área de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. 2014.

GOBARA, S. T. . III Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2014.

GOBARA, S. T. . Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2013.

GOBARA, S. T. . Participação do programa de avaliação do livro didático do ensino fundamental. 2013.

GOBARA, S. T. . Avaliação de projetos de iniciação cientifica PIBIC. 2009.

GOBARA, S. T. . Avaliação ad hoc de projetos de pós-doutorado da CAPES. 2009.

GOBARA, S. T. . Avaliador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2008.

GOBARA, S. T. . Participação do Programa Nacional de Avaliação do livro didático PNLD-2010. 2008.

GOBARA, S. T. . Participação do programa de avaliação do livro didático do ensino fundamental. 2007.

GOBARA, S. T. . Participação do Programa Nacional de Avaliação do livro didático do ensino médio-PNLDEM. 2006.

GOBARA, S. T. . Processo de avaliação de projeto de pesquisa. 2005.

GOBARA, S. T. ; CUNHA, J. P. ; REIS, D. S. . Educação na perspectiva da inclusão.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOBARA, S. T. ; OLIVEIRA, A.M. ; XAVIER, M. . Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOBARA, S. T. ; MUNIZ, C. A. ; SILVA, E. P. Q. ; MELLO, I. C. . Os desafios das pesquisas em Educação em Ciências e Matemática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOBARA, S. T. . Sinais de libras para o Ensino da Biologia e Física. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. ; Zanon,A. ; RECENA, M. C. P. ; MACHADO, V. M. ; PINO, M. G. B. . Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-UFMS. 2017. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. ; Caluzi, J. J. ; CARNEIRO, M. C. . O PENSAMENTO DAVID AUSUBEL E O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. . Teoria da Aprendizagem Significativa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOBARA, S. T. ; CAMILOTTI, D. C. ; VARGAS, J. S. . Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional no Ensino de Ciências: Reflexão sobre e na Prática. 2015. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. ; CAMILOTTI, D. C. ; VARGAS, J. S. . Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional no Ensino de Ciências: Resignificando a prática pedagógica. 2015. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. . Os Critérios essenciais e fundamentais do processo de avaliação. 2015. (palestra).

GOBARA, S. T. . Ciclo de Debates sobre a Educação em Ciências: da pesquisa à sala de aula. 2015. (Relatório de projeto de extensão).

SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . TEATRO-FÓRUM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CHAGAS, E. ; GOBARA, S. T. . MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PARA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FÍSICA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Paradidático).

GOBARA, S. T. . Formação Continuada de professores para o uso pedagógico de laptop Educacional. 2014. (Relatório de projeto de extensão).

GOBARA, S. T. . I Seminário de Recepção e Integração Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2014. (Relatório de projeto de extensão).

GOBARA, S. T. . Seminários PROUCA-MS I e II. 2014. (Relatório de projeto de extensão).

GOBARA, S. T. . Atividades Contectualizadas para o Ensino de Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE ; MIRANDA, C. S. S. ; CORREA, D. S. P. ; MELLO, D. A. A. ; SCHERER, S. ; OLIVEIRA, A. . Formação continuada para o Uso Pedagógico do laptop Educacional. 2013. .

GOBARA, S. T. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE ; MIRANDA, C. S. S. ; CORREA, D. S. P. ; MELLO, D. A. A. ; SCHERER, S. ; OLIVEIRA, A. . Formação continuada para o Uso Pedagógico do laptop Educacional. 2013. .

SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . TEATRO-FÓRUM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

GOBARA, S. T. . Processo de capacitação e implementação do Programa Um computador por Aluno-PROUCA-Fase II-Ação 3 9formação na escola). 2013. (Relatório de projeto).

GOBARA, S. T. . ?Os desafios da Pesquisa em Ensino de Física e seus aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. . A transposiçao didática e a teoria de situações como orientadoras da ação didática e de pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAEOCA, G.S. ; GOBARA, S. T. . Roteiro referente à construção da Flauta Pan e do Violopão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOBARA, S. T. . Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino Experimental: uma transposição em busca da autonomia do professor. 2010. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. . Tansposição didática: do livro didático à sala virtual de aprendizagem. 2010. (Relatório de pesquisa).

PLACA, L. F. ; GOBARA, S. T. . O osciloscópio virtual Visual Analyser no ensino de ondas sonoras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Os Mistérios do Som: aprendendo física por meio de desafios e do uso das TIC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NASCIMENTO, C. S. ; GOBARA, S. T. . Dispositivos para ensinar ondas sonoras (o som da Voz). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

MARQUES, S. M. ; GOBARA, S. T. . Materiais para o ensino de ondas sonoras (propagação do som). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOBARA, S. T. . Rede de Cooperação Acadêmica em Ensino de Ciências: UFMS / UNESP?BAURU. 2009. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Sérgio Luiz ; DIOGO, R. C. ; ERROBIDART, N. C. G. ; MARQUES, S. M. ; ERROBIDAR, H. A. ; PLACA, L. F. . Contextualizando o Ensino de Física: uma transposição desejável. 2008. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. . Rede de Cooperação Acadêmica em Ensino de Ciências: UFMS / UNESP?BAURU. 2008. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. . Leis de Newton Atrvés do software Prometeus. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. . Fisica contextualizada: uma viagm pelo Pantanal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. ; PIUBELE, U. G. . O ensino de Ciências através das novas tecnologias e situação-problemas. 2006. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Física contextualizada. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Oficina:Física contextualizada. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOBARA, S. T. ; ROSA, Paulo Ricardo da Siva ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . O Ensino de Física através de Novas Tecnologias e Situações-problemas. 2005. (Relatório de pesquisa).

GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . XII Semana da Física. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOBARA, S. T. ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Leis de Newton através do software Prometeus. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOBARA, S. T. ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Curso: Fundamentos de Física. 2001. .

GOBARA, S. T. ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Curso: Fundamentos de Eletromagnetismo. 2001. .

GOBARA, S. T. ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Oficina Física contextualizada: Uma viagem ao Pantanal. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOBARA, S. T. ; CHIQUITO, Marisa Centurião . Astronomia:Uma visão geral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOBARA, S. T. . Guia do acadêmico dos Cursos de Física. 2001. (Editoração/Outra).

GOBARA, S. T. . Iluminado o Acampamento. 2005 (Apresentação de trabalho) .

GOBARA, S. T. . Contextualização do Ensino de Física: iluminado o acampamento. 2004 (Apresentação de trabalho) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Formação de professores para o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação: das salas de aulas aos laboratórios didáticos, Descrição: A presente proposta visa a realização de pesquisas do tipo pesquisa-formação com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio que atenda às reais necessidades de formação dos professores desses níveis a fim de investigar as formas de integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação às suas práticas pedagógicas, com foco no ensino de ciências contextualizado e investigativo associados às atividades de sala de aula e ou laboratórios didáticos. Essa pesquisa-formação foge do modelo de formações de professores tradicionalmente oferecidas aos professores pelas Instituições públicas e ou privadas, aquelas que trazem conteúdos e metodologias pré-estabelecidas para serem adequados e/ou aplicados nas escolas. Essa proposta emerge das necessidades dos professores e retorna pela via da reflexão e conscientização de sua prática e pretende contribuir para que o professor venha tomar consciência da importância de se realizar reflexões sobre suas práticas e contribuir para a sua transformação e autonomia pedagógica em benefício do desenvolvimento pessoal, profissional e também dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / RODRIGO CLAUDINO DIOGO - Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello - Integrante / Dirce Cristiane Camilotti - Integrante / Jaqueline Santos Vargas - Integrante / Ronaldo Conceição da Silva - Integrante / Evelyn Bernardino Mello - Integrante / Neila Andrade Tostes López dos Santos - Integrante / MARIA LEIR MOURINHO MOURÃO - Integrante / FLORA AUXILIADORA XIMENES - Integrante / Ana Lígia Cereali - Integrante / Tânia Mara Dias Gonçalves Brizuea - Integrante / MARCOS DE OLIVEIRA MONTEIRO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 6

  • 2016 - 2018

    Produção e análise de modelos concretos facilitadores de aprendizagem em ciências/biologia para estudantes com deficiência visual, Descrição: A oficina objetiva desenvolver reflexões sobre a prática do uso de modelos no ensino de ciências, visando propor técnicas de construção e análise da viabilidade do uso de modelos concretos como prática pedagógica. Os modelos, no processo de interação com o material de aprendizagem, proporcionam um envolvimento dos alunos com a produção dos mesmos, possibilitando oportunidades frutíferas de diálogo em sala de aula. Partindo do princípio de que a associação entre a escolha do material de pesquisa e o referencial escolhido para a prática com a modelagem possa apontar reflexões e situações consideráveis para a melhoria do ensino de ciências, a oficina será norteada com exemplos de biologia celular em interface com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS). A proposta busca, também, realizar uma reflexão sobre a prática de ensino voltada à pedagogia assistiva no ensino de ciências, geralmente, muito ineficazes nas licenciaturas dessa área, apresentando os modelos como facilitadores no processo pedagógico assistivo, considerando-se que os alunos com deficiência visual, em sua maioria, são privados de comunicação via imagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Airton José Vinholi Júnior - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2019

    Rede de cooperação universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva, Descrição: ?Rede de cooperação universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva? tem por objetivo abordar áreas temáticas prioritárias de maneira interdisciplinar e em rede: liderado pelo Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP (vinculada à Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)), em parceria a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) envolvendo seus respectivos programas de pesquisa e de pós-graduação de diferentes disciplinas, com afinidade direta e geração de conhecimentos sobre TA. O objetivo central desse projeto é o de formar uma rede de integração e cooperação que almeje o avanço das pesquisas na área de TA no país e o fomento de programas de Pós-graduação nesta área. O projeto é formado por linhas de pesquisas e profissionais interdisciplinares de diferentes instituições e áreas do conhecimento, que se correlacionam com o propósito de avançar em pesquisa e inovação relacionadas à TA no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Dirce Cristiane Camilotti - Integrante / Jaqueline Santos Vargas - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Coordenador / Irene Karaguilla Ficheman - Integrante / Evelyse dos Santos Lemos - Integrante / Adamo Lima de Santana - Integrante / Daniel marinho Cezar da Cruz - Integrante / Adriana Nathalie Klein - Integrante / Alessandra Françoso da Silva Costa - Integrante / Alexandra Ayach Anache - Integrante / NELSON DIAS - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

  • 2013 - 2016

    Formação Continuada de Professores para Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências: Reflexão sobre e na Prática, Descrição: Este Projeto propõe uma pesquisa-formação reflexiva, contextualizada e que considera os múltiplos saberes docentes como método para desenvolver a formação continuada de professores para uso pedagógico do laptop educacional com o foco no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva na modalidade pesquisa ação educacional, que será realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Armelindo Tonon em São Gabriel do Oeste e desenvolvida em duas etapas. Na primeira far-se-á um diagnóstico por meio de uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer a formação dos participantes para o ensino de Ciências e para o uso pedagógico das tecnologias digitais e na segunda, serão organizados encontros para o planejamento e realizações das ações, com o grupo de professores, tais como oficinas, discussões coletivas e, intervenções em salas de aulas. Essa ações serão objeto de observação, análises e autoavaliações. Espera-se como resultado da pesquisa uma proposta de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC, que contribua para a superação do domínio apenas operativo da apropriação tecnológica, incorporando-as ao processo educativo e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ciências no ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti - Integrante / Regia Maria Avancini - Integrante / Jaqueline Santos Vargas - Integrante / Karime Dalle Siqueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 9

  • 2013 - 2016

    Novas tecnologias no ensino de ciências/física: a contribuição da pesquisa-ação-formação no desenvolvimento de saberes pedagógicos, habilidades e competências, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erlinda Martins Batista em 24/02/2014., Descrição: Propõe-se como objetivo geral dessa pesquisa investigar e compreender a contribuição de atividades colaborativas semipresenciais na construção de saberes pedagógicos, habilidades e competências para a inserção de novas tecnologias no ensino de ciências. E, como objetivo específico, pretende-se criar e viabilizar um grupo colaborativo entre docentes/pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, professores do ensino básico e acadêmicos de cursos de formação que por meio de ações e atividades semipresenciais venham promover a integração de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências praticado em sala de aula. Mobilizar formadores, professores de ensino básico e acadêmicos nos processos de planejamento e elaboração dos objetos de ensino. Conceber um modelo virtual que permita a utilização de metodologias construtivistas em aulas semipresenciais de ciências utilizando TICs. Construir os objetos definidos. Modelar a metodologia virtual acoplada ao objeto de aprendizagem e aplicar o modelo acoplado a atividades colaborativas de mobilização, integração e teorização que possibilitem a integração da tecnologia da informação e comunicação no ensino de ciências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Maria Inês Affonseca Jardim - Integrante / Erlinda Martins Batista - Coordenador / Nádia Cristina Guimarães Errobidart - Integrante / Airton José Vinholi Júnior - Integrante / Leonardo Souza Silva - Integrante / Edilene Aparecida Veneruchi de Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12

  • 2012 - 2016

    A contribuição de atividades colaborativas na integração de novas tecnologias nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Física, Descrição: O projeto tem por objetivo criar um programa colaborativo entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, acadêmicos do curso de Licenciatura em Física e professores da disciplina de Física que atuam na rede pública de ensino para a integração das Tecnologias de Integração e Comunicação -TICs na prática docente do professor de ciência/física. A integração ocorrerá a partir de: trocas de experiências entre membros que participam do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências-GINPEC, professores em formação e os que já exercem a prática docente; discussões sobre a problemática da inclusão das TICs no ensino de Ciência/Física; elaboração, construção e testagem de objetos de aprendizagem usando ferramentas tecnológicas; discussão e aplicação de estratégias de ação para usar objetos de aprendizagem em sala de aula. As atividades colaborativas que visam atender a formação inicial e continuada de professores de Física buscam dar condições para que esse profissional construa seu conhecimento sobre novas tecnologias e entenda o por que e como integrar ferramentas tecnológicas na sua prática. O programa promoverá uma aproximação entre a produção acadêmica e a prática docente, funcionando como um centro de apoio ao professor em exercício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Nilson Oliveira da Silva - Integrante / Nádia Cristina Guimarães Errobidart - Coordenador / Fernando César Ferreira - Integrante / Jaqueline Santos Vargas - Integrante / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Esta - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2012 - 2014

    Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Projeto UCA, Descrição: O UCA_Tecnologia Assistiva tem como objetivo identificar as necessidades de adaptação nos laptops educacionais, mapear, testar e avaliar tecnologias de hardware e software livres de acessibilidade existentes no mercado e, para alguns itens prioritários, propor soluções de hardware e software que serão desenvolvidas, implementadas e testadas no âmbito do projeto. Trata-se de um projeto nacional que conta com pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-EPUSP), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), das Secretarias Estaduais de Educação (SEE) de SP, MS e AP e escolas do projeto UCA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Jaqueline Santos Vargas - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Integrante / Irene Karaguilla Ficheman - Integrante / Elda Gomes Araújo - Integrante.

  • 2011 - 2016

    ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO (SÉCULO XX), Descrição: Trata-se de um projeto conjunto de pesquisa entre o OCE (Observatório de Cultura Escolar) do Programa de Pós-graduação em Educação com o GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, centrada em temas como a história das instituições escolares, dos processos de escolarização, organização do trabalho didático e história-social do currículo, a partir das contribuições da cultura escolar e cultura material escolar, com o objetivo geral analisar o processo de conformação do ensino secundário no sul de Mato Grosso, no século XX, de modo a revelar sua natureza histórica e as particularidades assumidas por este processo nesta região do país. Nossa hipótese é que as alterações identificadas na história curricular do ensino secundário, embora obrigatórias pela legislação, não se realizaram em cada escola sem um intenso processo de negociação pelo qual é possível analisar sua história. Para confirmá-la ou refutá-la, aliamos ao paradigma indiciário as técnicas do estudo comparado, do estudo de fontes memorialísticas, na perspectiva da construção dos materiais e métodos dessa investigação. Para tanto, no período recortado, elegemos para investigações os seguintes eixos: suportes materiais, instrumentos de trabalho, arquivos escolares, memorialistas como fontes e estudo comparado. Serão analisadas instituições das cidades de Campo Grande; Corumbá; Miranda; Aquidauana; Bela Vista. Espera-se, como resultados desta parceria, a dinamização da produção/divulgação científica dos envolvidos na pesquisa, visando a constituição de um processo qualificado de consolidação do Programa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Fabiany de Cássia Tavares Silva - Integrante / Eurize Caldas Pessanha - Coordenador / Jacira Helena do Valle Pereira - Integrante / Margarita Victoria Rodriguez - Integrante / Silvia Britto - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Integrante / Cynthia Greive Veiga - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvea - Integrante / Meily Assbú Linhales - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Um estudo multicentrico sobre a dengue nos estados Bahia, Mat Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal, Descrição: Dinâmica de infecção e controle desenvolvimento e avaliação de modelos de intervenção educacional e comunicacional O projeto prevê duas frentes de ações de caráter complementar. Serão elas: 1ª. Análise dos produtos até então elaborados/adotados nas ações informativas e educativas contra a dengue. Esta análise permitirá identificar as estratégias discursivas empregadas na comunicabilidade das campanhas de controle da dengue: vozes contempladas e silenciadas em cada produto. Tem-se assim um mapa síntese dos percursos discursivos empreendidos nas campanhas de controle da dengue até então colocadas em prática. 2ª. Produção e desenvolvimento de produtos e ações junto aos sujeitos, em diferentes situações educativas, objetivando a formação desses sujeitos quanto à elaboração/adoção de produtos educativos,Participação com propostas de intervenção em comunidades escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Adla Betsaida Martins Teixeira - Integrante / Francimar Martins - Integrante / Maria Cristina de Senzi Zancul - Integrante / Simone Aparecida Fernandes - Integrante / Mariana de Senzi Zancul - Integrante / Glória Lúcia Magalhães - Integrante / Clarindo Pereira - Integrante / Waleska Melo da Silva - Integrante / Ana Paula Mendonça de Moraes - Integrante.

  • 2010 - 2013

    ?Implantação e desenvolvimento dos projetos-piloto em escolas públicas para o uso pedagógico do laptop educacional conectado?, Descrição: Este projeto se insere na fase II do Projeto Um Computador por Aluno-UCA, que consiste nos projetos-piloto, desencadeada a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ? FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbana e rural. As ações que compõem a fase II, de modo assegurar o desenvolvimento correto e pleno do Projeto UCA, são: a implementação de processo de capacitação de recursos humanos envolvidos com a operacionalização dos projetos-piloto; a implementação de processo de acompanhamento e a avaliação de desempenho dessa fase, que permitam verificar o impacto do laptop educacional conectado no processo educacional em termos pedagógicos e organizacionais para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem e inclusão digital da comunidade escolar; e a implementação de processo de pesquisa, que seja capaz de identificar práticas pedagógicas inovadoras com o laptop educacional e desenvolver referenciais da mudança curricular necessária à escola no contexto da sociedade do conhecimento nas escolas particioantes do projeto UCA no Mato Grosso do Sul-MS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Inês Affonseca Jardim - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rosa - Integrante / Maria Celina Piazza Recena - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ensino a Distância - Cooperação.

  • 2009 - 2010

    Um Estudo Sobre os Conceitos de Altura e Intensidade Sonora: do Saber Sábio ao Saber a Ensinar, Descrição: Projeto de pós-doutorado que tem como objetivos realizar um levantamento histórico e epistemológico dos conceitos de altura e intensidade sonoras como parte da transposição didática desses conceitos e analisar no Programa de Ensino de Física Francês a existência de propostas para o ensino de ondas sonoras, nos níveis fundamental e médio. Um estudo comparativo será realizado para discutir e analisar a proposta curricular atual do Estado de Mato Grosso do Sul para o ensino médio e fundamental. Realizar paralelamente um estudo teórico e analítico sobre a noção de dialogismo e argumentação, em particular, para as interações em sala de aula. Aprofundar essa temática, para posteriormente aplicar nos projetos de pesquisa, do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências-GINPEC, que investigam o ensino e a aprendizagem de ondas sonoras em situações em que ocorrem interações entre o professor, alunos e entre alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Transposição didática: do livro didático à sala virtual de aprendizagem, Descrição: Esta pesquisa nasceu da necessidade de investigar de que forma é possível intervir de forma objetiva para a melhoria do ensino de Ciências, em particular para o ensino de Física e Química. Com a introdução das tecnologias da informação e comunicação-TIC na educação, espera-se que as aulas de Ciências sejam mais dinâmicas, que elas comecem a fazer sentido para os alunos e possibilitem uma interação maior destes na construção do conhecimento científico. Considerando-se a contemporaneidade das discussões que tratam da utilização dessas tecnologias na educação e a efervescência na construção e proposição de materiais e métodos baseados em teorias pedagógicas que estejam em consonância com as propostas de utilização das TIC, essa pesquisa do tipo ação tem como objetivo contribuir para o processo de construção dessa área de conhecimento que está caminhando para a definição de uma epistemologia própria. Nesse sentido, pretende-se investigar metodologias, desenvolver e testar materiais didáticos (reais e/ou virtuais) adequados às necessidades reais do professor em sala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Celina Recena Aydos - Integrante / Maria Inês Affonseca Jardim - Integrante / Sérgio Luiz Piubéli - Integrante / Cláudia Santos do Nascimento - Integrante / RODRIGO CLAUDINO DIOGO - Integrante / Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva - Integrante / Luiz Felipe Plaça - Integrante / Nádia Cristina Guimarães Errobidart - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Rede de Cooperação Acadêmica em Ensino de Ciências: UFMS / UNESP?BAURU, Descrição: Trata-se de um Projeto de Cooperação Acadêmica ? PROCAD/Novas Fronteiras ? entre o Programa de Pós-Graduação en Ensino de Ciências da Universidade federal de Mato Grosso do Sul-PPEC/UFMS (Instituição proponente) com o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus de Bauru-PPEC/UNESP (Instituição associada). O projeto tem como objetivo geral estimular a integração entre os dois programas de pós-graduação por meio da criação de um canal de trabalho e discussões para promover a melhoria na qualidade da produção científica do programa PPEC/UFMS e na formação dos mestres oriundos deste programa. Os objetivos específicos do projeto são: 1.Criar condições para a associação de projetos de pesquisa; 2.Identificar novos tópicos potenciais de pesquisa; 3.Colaborar em linhas de pesquisas que não têm correspondências entre os programas; 4.Incrementar a formação pós-graduada de estudantes e professores do PPEC/UFMS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (40) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Celina Recena Aydos - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rosa - Integrante / Onofre Salgado Siqueira - Integrante / João José Caluzi - Integrante / Angela Zanon - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2009

    Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino Experimental: uma transposição em busca da autonomia do professor, Descrição: As aulas tradicionais de Física e Química, em geral não estabelecem relações com o cotidiano dos alunos e apresentam os conteúdos dessas áreas do conhecimento pronta e acabada. Esse conhecimento, é, em geral, visto pelos alunos como desnecessário a não ser para passar de ano ou para o vestibular. Em geral as aulas são reproduções simplificadas de livros textos em que se enfatiza o formalismo matemático considerado apenas no mundo escolar. O princípio básico de ensino adotado pelos professores é a transmissão do conhecimento. Conhecimento este que se limita à sala de aula e as relações que se estabelecem entre o saber, o professor e o aluno. É preciso que esse saber possa ser apropriado pelos alunos e que eles possam usufruir desse conhecimento além dos muros da escola e de suas exigências. As pesquisas em Ensino de Ciências têm buscado várias formas para solucionar esse velho problema, entretanto, essas propostas dificilmente chegam na sala de aula. Com a introdução das tecnologias da informação e comunicação-TIC na educação, espera-se que as aulas de Física e Química sejam mais dinâmicas, que elas comecem a fazer sentido para os alunos e possibilitem uma interação maior destes na construção do conhecimento científico. Para que isso ocorra, o professor deve estar preparado para utilizar os recursos que essas tecnologias oferecem. Considerando-se a contemporaneidade nas discussões que tratam da utilização dessas tecnologias na educação e a efervescência na construção e proposição de teorias pedagógicas que estejam em consonância com as propostas de utilização das TIC, essa pesquisa tem como objetivo participar desse processo de construção dessa área que está ainda caminhando para a definição de uma epistemologia própria. Esta pesquisa do tipo ação nasceu da necessidade de investigar de que forma é possível intervir, a curto prazo, de forma objetiva, para a melhoria do ensino de Ciências e de participar na construção dessa área do conhecimento e também a consolidação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Celina Recena Aydos - Integrante / Maria Inês Affonseca Jardim - Integrante / Sérgio Luiz Piubéli - Integrante / Cláudia Santos do Nascimento - Integrante / RODRIGO CLAUDINO DIOGO - Integrante / Simone Machado Marques - Integrante / Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva - Integrante / Hudson Azevedo Errobidart - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Título do projeto: Contextualização do Ensino da Física: uma transposição desejável, Descrição: Esta pesquisa, qualitativa do tipo ação, nasceu da necessidade de investigar de que forma é possível intervir, a curto prazo, para contribuir de forma objetiva para a melhoria do ensino de física porque as aulas tradicionais de Física, em geral, não estabelecem relações com o mundo real e apresentam a física como uma ciência pronta e acabada. São reproduções simplificadas de livros textos em que se enfatiza apenas o formalismo matemático que é considerado apenas no mundo escolar. Esse conhecimento, é visto pelos alunos como desnecessário a não ser para passar de ano ou para o vestibular. Uma das possibilidades que está se propondo é a de constituir um grupo de professores pesquisadores que estão interessados em compartilhar as suas experiências, suas dificuldades e partindo de uma prática reflexiva, com alguns objetivos comuns e com metas coletivas definidas produzir conhecimentos que possam ser compartilhados pela comunidade e que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de Física. Pretendemos realizar uma transposição didática que contribua para que o ensino de física, em particular das ondas sonoras, passe a fazer sentido para o aluno na medida em que o conhecimento estará sendo contextualizado e que contribua para educar os indivíduos para participar de uma sociedade tecnológica em constante evolução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Inês Affo,nseca Jardim - Integrante / Sérgio Luiz Piubéli - Integrante / Cláudia Santos do Nascimento - Integrante / Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva - Integrante / Nádia Cristina Guimarães - Integrante / Hudson Azevedo Errobidar - Integrante / Luiz Felipe Plaça - Integrante / Nélio Augusto Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 2004 - 2006

    O Papel do Fórum on-line em um curso de Pós-graduação Lato sensu a distância : um estudo de caso, Descrição: Este projeto apresenta um estudo de caso em que se buscou investigar o papel do fórum on-line em um curso de Pós-graduação lato sensu "Orientação Pedagógica em Educação à Distância" - OPEAD 3 -, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em sua terceira edição. Foi realizado um levantamento sobre o uso do fórum on-line nesse curso na visão e prática dos professores e alunos desse curso e também na observação do ambiente, entre fevereiro de 2004 e junho de 2005. O fórum on-line é um recurso oferecido em todas as disciplinas desse curso. Os critérios de análise das ações dos sujeitos para o processo de aprendizagem e as condições de ocorrência da mesma, durante a realização do fórum, foram baseados nas idéias de Brousseau, em particular, nas noções de Situação Didática e Contrato Didático, nas idéias de Vigotsky referentes à importância das interações sociais na construção do conhecimento e para analisar as potencialidades do fórum on-line utilizou-se Belloni no que tange à formação do professor com perfil para atuar em EAD. As análises confirmaram as seguintes hipóteses levantadas no início desse estudo: a) o fórum on-line do curso em estudo tem sido utilizado inadequadamente; b) as interações ocorridas no fórum on-line entre professores e alunos e entre alunos foram insuficientes; c) os professores estão despreparados para utilizar fórum on-line e tendem a trazer para a EAD suas concepções oriundas da formação e prática presenciais. Esse estudo se justifica diante da inovação que representa, em específico à utilização do fórum on-line na EAD. Evidenciando-se necessários um comprometimento maior, em termos da gestão pública, com a educação permanente dos professores, em especial dos professores que trabalham na EAD.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Erlinda Martins Batista - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    O ensino de Ciências através de NovasTtecnologias e Situação-problema, Descrição: Esse projeto tem como objetivo investigar alternativas para a melhoria do ensino de Física através de dois eixos complementares: o primeiro eixo tem como objeto de investigação questões relacionadas ao uso do microcomputador como um recurso didático para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos. O segundo eixo tem como objeto de investigação questões relacionadas ao uso de situações-problemas para aprendizagem de conceitos em Física. Esses eixos estão articulados dentro da chamada teoria de situações de Brousseau. De acordo com essa teoria, uma situação-problema é um problema específico e contextual, proposto ao aluno, em que se considera que a intenção de ensinar é implícita, e o novo conhecimento é usado como uma ferramenta na solução do problema e o aluno aprende por adaptação ao meio didático (real ou virtual), construído especificamente para este fim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que se busca analisar as vantagens/desvantagens e facilidades/dificuldades de se utilizar esses meios e contribuir para a construção de uma pedagogia mais apropriada às transformações que a sociedade atual requer... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Valdivina Alves Ferreira - Integrante / Erlinda Martins Batista - Integrante / Taynã Araujo Naves - Integrante / Paulo Ricardo da Siva Rosa - Integrante / Cláudia Santos do Nascimento - Integrante / Jeferson de lima Hancio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4

  • 2003 - 2005

    Da Possibilidade Para O Real: Uma Pesquisa-Ação sobre A Formação De Professores Reflexivos e Autonômos na Utilização da Informática na Educação, Descrição: Investigar as dificuldades dos professores ao vivenciarem uma experiência coletiva na utilização da informática, associada a seus conhecimentos pedagógicos através da reflexão de suas práticas; criar condições para contextualizar seus conhecimentos técnico-pedagógicos para a realidade de sua sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Lídia Raquel Louback Paranhos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2005

    Uma reflexão sobre as principais dificuldades dos professores diante do uso pedagógico do computador, Descrição: Esse estudo apresenta as principais dificuldades evidenciadas pelos professores na dinamização de ações pedagógicas que empregam as tecnologias da informática no ambiente de aprendizagem escolar envolvendo projetos de trabalho. A fundamentação teórica utilizada na pesquisa se baseia em uma abordagem construtivista, em que todo percurso foi guiado por aspectos gerais sobre as concepções educacionais à luz de teorias que permitiram identificar a construção do conhecimento pelo aprendiz em um ambiente em que o professor atua como articulador e organizador das situações de aprendizagem. As concepções para o uso da informática como ferramenta pedagógica foram abordadas através de um projeto de trabalho instrumentalizado pelo uso das ferramentas computacionais num ambiente de aprendizagem escolar. Os estudos empreendidos no decorrer da pesquisa basearam-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa ação educacional que priorizou a investigação e a reflexão coletiva da prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa no próprio local de trabalho. Utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento das dificuldades enfrentadas na prática pedagógica, leitura de textos que subsidiaram as discussões sobre os temas estudados, discussões coletivas a respeito dos assuntos abordados em cada encontro, planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas em um projeto de trabalho, realização do projeto no laboratório de informática do colégio. A análise dos resultados evidenciou as seguintes dificuldades dos professores: falta de capacitação dos professores, falta de embasamento teórico, visão instrucionista da aprendizagem, resistência ao uso da informática para lidar com situações que desafiam a prática cotidiana, a forma de organização do espaço escolar, pequena quantidade de máquina e grande número de alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Valdivina Alves Ferreira - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    O Ensino de Física através de Novas Tecnologias e Situações-Problema, Descrição: A pesquisa proposta nesse projeto tem como objetivo principal propor alternativas para a melhoria do ensino de Física através de dois eixos complementares de investigação. O primeiro eixo tem por objetivo a análise da influência do microcomputador como um recurso auxiliar para a elaboração de estratégias de ensino que provoquem a alteração das concepções espontâneas em eletricidade e, além disso, que proporcione a aprendizagem significativa dos conceitos científicos. Para atingir esse objetivo, estamos propondo a continuidade do programa Prometeus (software desenvolvido pelo Grupo de Ensino de Física da UFMS, 1997), assim como, estamos propondo também investigar a utilização de outros softwares disponíveis no mercado.O segundo eixo, derivado da Teoria de Situações de Brousseau, propõe investigar a utilização de situações-problema como alternativa para aprendizagem de conceitos em Física para o ensino médio e/ou universitário básico. A situação-problema, a que nos referimos, é aquela em que o conhecimento, a ser apreendido, será inicialmente utilizado pelo aluno como uma "ferramenta" para resolver o problema colocado pela situação, antes de ser apresentado como um novo conhecimento a ser apreendido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Paulo Ricardo da Silva Rosa - Integrante / Umbelina Giacometti Piubeli - Integrante / Aline Kassab Bonfim - Integrante / Gilson Rodrigues - Integrante / Mizael Alencar - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Esta - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2004

    Análise e Intervenção no Uso da Informática nas Séries Iniciais do Ensino e Aprendizagem da Geografia, Descrição: O projeto de pesquisa busca investigar como o uso das salas de informática, da rede municipal de ensino de Campo Grande, pode contribuir para a melhoria do ensino de Geografia, nas séries iniciais do ensino fundamental. Para atingir esse objetivo, será realizado, através de uma pesquisa qualitativa, um levantamento sobre as concepções dos professores, dos coordenadores das salas de informática e dos alunos, investigando como eles procedem diante do uso do computador como um recurso de ensino e aprendizagem procurando evidenciar as relações pedagógicas que se estabelecem neste contexto e investigar como o computador pode contribuir para o ensino e a aprendizagem mais significativa dos conteúdos de Geografia. Esta pesquisa prevê também a elaboração, aplicação e análise de uma seqüência didática fundamentada numa concepção construtivista de ensino, em particular a Teoria da Situações de Brousseau e alguns pressupostos da Teoria de Vigotsky, utilizando os recursos oferecidos pela informática bem como a possibilidade de intervenção no ensino dessa disciplina para as séries iniciais do ensino fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Edgimar Cançanção - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    Influência do uso de situações construídas em um software educativo na alteração das concepções de estudantes de Física Básica, Descrição: Neste trabalho propomos uma metodologia de ensino utilizando o programa Interactive Physics como ferramenta instrucional no estudo de corrente elétrica e diferença de potencial, para estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de analisar como o uso deste programa pode influenciar na construção ou evolução dos modelos explicativos dos estudantes relacionados a esses conceitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Aline Kassab Bonfim - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2000 - 2001

    Influência do uso de microcomputadores nas alterações das concepções espontâneas de estudantes de Física Básica, Descrição: Neste trabalho foi proposto uma metodologia de ensino utilizando o programa Prometeus como ferramenta instrucional no desenvolvimento do conteúdo Leis de Newton para estudantes em nível universitário, com o objetivo de verificar sua eficácia quanto à alteração de concepções espontâneas dos estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Aline Kassab Bonfim - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1995 - 1999

    Perfil conceitual e Situação-problema:Uma contribuição para a análise da aprendizagem da noção de periodicidade em Física, Descrição: Esse projeto foi desenvolvido para estudar o processo de aprendizagem da noção de periodicidade em situação-problema. E o objetivo do nosso trabalho foi o de construir e propor uma seqüência de aprendizagem a ser desenvolvida pelo aluno e em sala de aula. O quadro teórico utilizado nesta pesquisa foi baseado no modelo do perfil conceitual proposto por Mortimer (1994,1995) e na teoria de situações de Brousseau (1986). Este estudo foi apresentado como uma nova leitura para os trabalhos relativos a concepções e mudança conceitual, particularmente aos que se interessam pelo papel do senso comum dentro do processo de aquisição e evolução do conhecimento científico em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Jean Grea - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1994 - 2002

    Análise da Influência de microcomputadores nas alterações das concepções espontâneas a nível universitário básico, Descrição: Projeto desenvolvido para investigar a influência do uso de microcomputadores na alteração das concepções espontâneas em Mecânica de estudantes do ensino universitário básico. Para atingir esse objetivo, desenvolvemos um programa, o Prometeus, o qual foi especificamente concebido para este fim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Integrante / Paulo Ricardo da Silva Rosa - Integrante / Nilson Oliveira da Silva - Integrante / Gedson Faria - Integrante / Umbelina Giacometti Piubeli - Coordenador / Aline Kassab Bonfim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 1991 - 1995

    Pesquisa de Aspectos Físicos em Educação Ambiental: Uma contribuição para a formação de um grupo de estudos transdisciplinar em Campo Grande, Descrição: Projeto desenvolvido para investigar e propor um programa curricular para o ensino de Ciências do ensino fundamental (de quinta à oitava série) baseado nos pressupostos da Educação Ambiental e na Concepção Freiriana de Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Shirley Takeco Gobara - Coordenador / Maria Celina Recena Aydos - Integrante / José Carlos Chaves dos Santos - Integrante / Edvaldo Pereira Galhardo - Integrante / Mary Cristiane Miranda da Rosa - Integrante / Cynthia Peralta de Almeida Prado - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1997

segundo lugar no Concurso Nacional de Software para instituições de Ensino Superior, Ministério da Educaçào e do Desporto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. , Av Costa e Silva S/N, Cidade Universitaria, 79070900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 549, Telefone: (67) 3457028, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1989 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Comissão de Extensão.

  • 02/2015

    Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervionado , Seminário I, Seminário II, Atividades Programadas I, Novas Tecnologias no Ensino de Ciências

  • 02/2015

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Ensino de Física I, Pratica de Ensino de Física II

  • 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, .,Cargo ou função, Membro da comissão de estágio obrigatório do curso de Licienciatura em Física.

  • 11/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2001

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório I, Pratica de ensino de Física II, Pratica de Ensino de Física I, Instrumentação para o Ensino de Física I, Instrumentação para o Ensino de Física II, Pratica de instrumentação para o ensino de física I, Prática de Instrumentação para o ensino de Física II

  • 03/1989

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática do Ensino da Física II, Prática do Ensino de Física I, Pratica de Ensino de Física sob forma de estágio supervisionado, Instrumentação para o ensino da Física, Fisica geral (mecânica, otica e termodinâmica), Instrumentação para o Ensino da Fisica, Laboratório de mecânica, Laboratório de termodinâmica e ótica

  • 12/2013 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, representante docente do Instituto de Física (Presidente do Colegiado do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências).

  • 06/2013 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Instituto de Física, .,Cargo ou função, membro do Colegiado ( Coordenadora do curso de mestrado em Ensino de Ciências).

  • 01/2013 - 12/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências.

  • 01/2013 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do mestrado em ensino de Ciências, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado.

  • 09/2010 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 02/2001 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino e Extensão.

  • 09/2011 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro da comissão para emitir pareceres dos recursos das seleções do PPGEdu.

  • 10/2011 - 10/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Educação, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão Verificadora do Curso de Física-Licenciatura (UEMS).

  • 02/2007 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de estágio Supervisionado(COES) do curso de Física-Licenciatura.

  • 01/2007 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do mestrado em ensino de Ciências, Centro de Ciências Exata e Tecnologias.,Cargo ou função, membro do colegiado.

  • 03/2005 - 07/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, Mestrado Em Educação.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Mestrado em Educação.

  • 03/2006 - 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão do Estágio Supervisionado.

  • 03/2003 - 04/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS, Mestrado Em Educação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 10/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 06/2004 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 03/2004 - 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão do Estágio Supervisionado- COES.

  • 03/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão do Estágio Supervisionado- COES.

  • 09/2003 - 09/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Oficna1-Construção de uma Rede de Difração, Oficina2- Fotografia com Câmara Escura.

  • 06/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Curso de Ótica Geométrica e Ótica Física.

  • 05/2003 - 06/2003

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Educacional: fenomenologia, Atividades programas Individuais II

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades programadas II

  • 03/2002 - 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino da Física, Prática do ensino da Física

  • 08/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 10/2002 - 11/2002

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática das disciplina científicas

  • 12/2000 - 11/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenadora dos cursos de Física ( Bacharelado e Licenciatura).

  • 03/2002 - 03/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Semana de recepção aos calouros dos cursos de Física.

  • 03/2001 - 02/2002

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Mecânica e Termodinâmica, Prática para o Ensino da Física (sob a forma de estágio supervisionado)

  • 09/2001 - 09/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão: XI Semana da Física.

  • 03/2001 - 07/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Participação do programa de atualização de professores: Pró-Ciências 2001.

  • 05/2001 - 06/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Extensão :Astronomia: uma visão geral.

  • 03/2001 - 03/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão :Semana de Recepção aos calouros dos cursos de Física.

  • 03/2000 - 02/2001

    Ensino, Licenciatura em Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Mecânica e Termodinâmica, Instrumentação Para o Ensino de Física

  • 03/2000 - 02/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão do Estágio Supervisionado.

  • 08/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Ministrou a Disciplina Fundamentos de Eletromagnetismo e Ótica no Curso de Extenção Pró-ciências Física/CAPES/UFMS.

  • 07/2000 - 08/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Ministrou a disciplina Fundamentos Física no Curso de Extenção Pró-ciências Física/CAPES/UFMS.

  • 10/1995 - 12/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 01/1994

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matematica.

  • 01/1991 - 04/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa

  • 10/1993 - 10/1993

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Encontro de Fisicos do Centro Oeste (EFISCO).

  • 11/1990 - 11/1990

    Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do projeto de Extensão: Semana da Fisica III.

2009 - 2010

Universite Lumiere Lyon 2

Vínculo: Outro ( Pesquisador visitante), Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colaboração com a equipe IDDAS-ICAR (Apprentissages, Discours en Didactique de Science - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations) para o desenvolvimento de um projeto de pos-doutoramento Nesta ocasião um estudo teórico e analítico foi realizado sobre a noção de dialogismo e a argumentação, em particular, sobre sua aplicação na análise de discurso em sala de aula no ensino de física.

1986 - 1987

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 06/1986 - 08/1987

    Ensino, Engenharias e Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física geral (I, II, III e IV), Laboratório de Física (mecânica )

1987 - 1988

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1987 - 12/1988

    Ensino, Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I,II e IV, Laboratório de Fisica (mecânica ), Laboratório de Fisica (termodinâmica)

1983 - 1985

Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor classe D nivel 4, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1983 - 09/1985

    Ensino, Licenciatura em Ciências Curta, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisica I, II, III e IV, Laboratórios de Física (mecânica, ótica e termodinâmica), Biofísica, Física moderna

  • 03/1983 - 12/1984

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Fisica.,Linhas de pesquisa