KARINE DO NASCIMENTO ARAGAO

Biomédica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, habilitada em Patologia Clínica e Banco de Sangue. TCC feito na área de Imunohematologia. Especialização em Microbiologia - Faveni - em andamento. Acadêmica do curso de Farmácia - USP Ribeirão Preto - 2 Semestre - Turma 95.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Microbiologia

2021 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduação em andamento em Farmácia

2021 - Atual

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Graduação em Biomedicina

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Perfil de isoaglutininas anti-A e anti-B em concentrados de plaquetas em uma unidade transfusional de Natal
Orientador: Rodolfo Daniel de Almeida Soares

Graduação interrompida em 2014 em Biomedicina

2014 - Atual

Faculdade Maurício de Nassau - CE
Ano de interrupção: 2014

Graduação interrompida em 2013 em Ciências Contábeis

2013 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Ano de interrupção: 2013

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2020 - 2020

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Atualização em Hemoterapia Laboratorial. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia, ABHH, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Mostra das Profissões 2016 - Monitora. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Mostra de Profissões 2015 - Monitora. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Divertidamente por dentro da Empatia: Uma Abordagem Psicobiológica. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. POSITIVIDADE DO TESTE DE ANTIGLOBULINA DIRETO EM PACIENTES RECÉM-NASCIDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE ALTO RISCO. 2018. (Congresso).

XIV Simpósio do CB: Bioeconomia: Impactos da Biotecnologia no Desenvolvimento Regional. 2016. (Simpósio).

XXVII CICT Congresso de Iniciação Científica da UFRN. A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DO SONO SOBRE A PERCEPÇÃO EMOCIONAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE DIFERENTES ÁREAS. 2016. (Congresso).

II Conferência de Psicobiologia da UFRN. 2015. (Congresso).

VII Simpósio de Psicobiologia.Efeitos da pressão crônica do sono sobre a estimativa de intervalos curtos de tempo e sobre a duração estimada do sono em estudantes de graduação. 2015. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Frequência de Isoaglutininas anti-A e anti-B em concentrados de plaquetas de uma unidade transfusional de Natal, Descrição: Introdução: Anticorpos anti-A, anti-B estão naturalmente presentes na circulação sanguínea de pessoas do tipo sanguíneo B e A, respectivamente, sendo que pessoas do tipo O, além de possuir os dois tipos de anticorpos citados, também possuem anti-A,B, sendo estes anticorpos inofensivos para as pessoas em questão. Entretanto, ao tratar-se de transfusão, esses anticorpos em altas quantidades em um concentrado de plaquetas, por exemplo, este transfundido com incompatibilidade ABO menor pode se tornar mais prejudicial do que benéfico ao paciente, podendo levar a uma reação transfusional hemolítica. Esses anticorpos adquirem importância na prática transfusional, pois devido à validade dos concentrados de plaquetas e estoque limitado as transfusões são muitas vezes incompatíveis (maior ou menor). Objetivos: O objetivo deste projeto é avaliar o perfil de isoaglutininas anti-A e anti-B em concentrados de plaquetas de uma unidade transfusional de Natal já que em cidades do Nordeste esse perfil nunca fora analisado, sua importância consiste em gerar dados que possam colaborar com a justificativa de trabalhos já realizados nacionalmente em tornar esse um teste pré-transfusional, sendo realizado em concentrados de plaquetas por Aférese, Pools e Concentrados de plaquetas randômicas com destino a recém-nascidos como também em seus receptores. Metodologia: Serão realizadas titulações de isoaglutininas em 100 concentrados de plaquetas (60 concentrados de plaquetas randômicas com destino a recém-nascidos, 20 pools de plaquetas e 20 concentrados de plaquetas por aférese) dos tipos O, A e B, pelo método em tubo utilizando os segmentos das próprias bolsas e hemácias comerciais A1 e B, os classificando segundo o título em ?perigoso para A?, ?perigoso para B? e ?não perigoso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karine do Nascimento Aragão - Integrante / Rodolfo Daniel de Almeida Soares - Coordenador / Maria Cecilia Farias dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2018 - 2019

NUCLEO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA - HUOL/UFRN

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Laboratório de Imunohematologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de apoio técnico do Laboratório de Imunohematologia do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/UFRN/EBSERH. Responsável por auxiliar na execução de exames pré-transfusionais, classificações sanguíneas, identificação de anticorpos irregulares, fenotipagem de antígenos eritrocitários e outras atividades pertinentes ao setor.