Luiz Ricardo Gonçalves Rabello

Possui licenciatura em Letras (Português-Inglês) e Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Mestrando em Educação na mesma instituição. Atua no campo da Educação desde 2006, com experiência no Ensino Fundamental I, II e Médio, além de escolas particulares e de idiomas. Atualmente é diretor de escola na Rede Estadual de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: O Ensino de Língua Inglesa na Rede Estadual de São Paulo: Conceitos e normas,Orientador:
Isabel Melero Bello.

Graduação em Pedagogia

2014 - 2018

Universidade Federal de São Paulo
Título: O Professor de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: perfil, percepções e práticas.
Orientador: ISABEL MELERO BELLO

Graduação em Letras - Inglês

2003 - 2005

Universidade de Guarulhos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Alfabetização e letramento na educação bilíngue. (Carga horária: 30h). , Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO-SP, Brasil.

2013 - 2013

ENSINANDO INGLÊS DE VERDADE POR MEIO DE FILMES. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2013 - 2013

GESTÃO ESTRATÉGICA. (Carga horária: 45h). , ALPHAPLAN CONSULTORIA, AC, Brasil.

2008 - 2008

TREINAMENTO OFICIAL PARA NOVOS PROFESSORES. (Carga horária: 20h). , CNA, CNA, Brasil.

2006 - 2006

INTERCÂMBIO CULTURAL. (Carga horária: 375h). , ENGLISH IN DUBLIN, ED, Irlanda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ReLePe. 2015. (Seminário).

20ª EDUCAR EDUCADOR. 2013. (Feira).

4ª MOSTRA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ERA DIGITAL. 2013. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Aparecida Jacomini

BELLO, I. M.;JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, M. G. O.. O professor de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental da Prefeitura de Guarulhos: perfil, percepções e práticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

BELLO, I.M.JACOMINI, M. A.PENNA, M. G. O.. O professor de Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental da prefeitura de Guarulhos: perfil, percepções e práticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Isabel Melero Bello

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÁOPAULO: CONCEITOS E NORMA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Isabel Melero Bello

O professor de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental da prefeitura de Guarulhos: perfil, percepções e práticas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Isabel Melero Bello;

Isabel Melero Bello

O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa nos ciclos I e II do Ensino Fundamental de Guarulhos: entre concepções e práticas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Isabel Melero Bello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RABELLO, LUIZ RICARDO GONÇALVES . O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERFIL, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 28, p. 623-642, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Democracia na escola, Descrição: A democratização da sociedade como valor e a realização de práticas democráticas demandam a educação política da população e requer esforço permanente, reflexão e vigília constantes sobre o ser, o pensar e o agir individuais e coletivos e exige a criação de espaços para isso. A gestão democrática da escola pública alçou status de princípio constitucional após muita luta e certo consenso de que uma sociedade democrática se faz com base numa educação democrática. Contudo, muitas vezes, a ideia e a prática de gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, bem como nas instituições de ensino superior, ficaram restritas a um funcionamento formal das instâncias instituídas. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo e reflexão sobre democracia, com vistas à construção de práticas educativas democráticas numa escola da rede estadual de São Paulo, situada no município de Guarulhos. Trata-se de projeto de trabalho colaborativo no qual todas as etapas serão realizadas com base na participação, no debate de ideias e na construção coletiva. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método, para a construção de uma compreensão de democracia que norteará as práticas da comunidade escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Ricardo Gonçalves Rabello - Coordenador / Márcia Aparecida Jacomini - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Guarulhos, Secretaria de Educação. , Rua Claudino Barbosa, Macedo, 07113040 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 24757300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica onde desenvolve pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa nos ciclos I e II do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Guarulhos.

  • 2010 - 2019

    Secretaria de Educação de Guarulhos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programas Educacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Designado para trabalhar com a formação de professores de Língua e Cultura Inglesa da Rede Municipal de Ensino de Guarulhos.

  • 2019 - Atual

    Secretária de Educação do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2019

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 30