Juliana Ribeiro

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na mesma universidade. Em função do crescente e inquietante interesse que tenho a respeito das práticas culturais cotidianas da afrodiáspora, tenho me dedicado a estudá-las, e a refletir e discutir sobre a legitimiação das mesmas enquanto formas de conhecimento na educação brasileira. Além disso, acredito na prática docente como caminho possível e fértil no estreitamento para a valorização dos saberes populares, a partir da visibilização e compreensão da prodção dos mesmo.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

2013 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: ENCRESPANDO: O CABELO DA MULHER NEGRA E SUAS HISTÓRIAS NO COTIDIANO,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Carlos Roberto de Carvalho
Palavras-chave: corpo; cabelo; identidade negra; diálogo.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O livro dos encontros: imagens, sujeitos, discursos, educação e quem mais quiser chegar.
Orientador: Carlos Roberto de Carvalho

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2006

Instituto de Educação Sarah Kubitschek

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos So Sociais e a Educação.Desafios e Riscos na produção da pesquisa em ciências humanas com o outro: o trabalho do intelectual de perfumaria. 2015. (Seminário).

VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos So Sociais e a Educação. 2015. (Seminário).

11º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - Culturas Políticas e Práticas Educacionais e suas relações com a pesquisa. 2014. (Encontro).

11º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - Culturas Políticas e Práticas Educacionais e suas relações com a pesquisa.E DEPOIS : MULHERES EDUCADORAS FORA DO EIXO E SEUS COTIDIANOS NOS ESPAÇOTEMPOS ESCOLARES. 2014. (Encontro).

IX FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO.E DEPOIS? : MULHERES EDUCADORAS FORA DO EIXO E SEUS COTIDIANOS NOS ESPAÇOTEMPOS ESCOLARES. 2014. (Outra).

IX FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2014. (Outra).

O Potencial das tecnologias nas situações de ensino e aprendizagem. 2014. (Encontro).

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE."Aprendendo a ler imagens em movimento: uma introdução à linguagem cinematográfica". 2013. (Seminário).

V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências e Memórias Polifônicas.Quando as experiências nos mostram o caminho: A história de Aline - uma questão estética. 2013. (Seminário).

V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências e Memórias Polifônicas. 2013. (Seminário).

XXIII Jornal de Iniciação Científica.O Livro dos Encontros: imagens, sujeitos, discursos, educação e quem mais quiser chegar". 2013. (Outra).

Como formar leitores e escritores na Educação de Jovens e Adultos?. 2012. (Seminário).

Cultura Digital no Cotidiano Escolar. 2012. (Seminário).

IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. 2012. (Congresso).

IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Fotografias afrodiaspóricas num mundo ocidental - verdades e mentiras sobre o Outro. 2012. (Congresso).

Seminário PIBID Letras-Pedagogia. 2012. (Seminário).

Formação de Professores em Debate : articulando nossos programas. 2010. (Outra).

Formação de Professores em Debate : articulando nossos programas - minicurso de literatura. 2010. (Oficina).

Cultura e Formação ? Filosofia e cultura pelos movimentos populares. 2009. (Seminário).

I Seminário Interno Educação, Sociedade do Conhecimento e Conexões Culturais. 2009. (Seminário).

Tecnologias, linguagens e educação: buscando diálogos, partilhando experiências ? Cotidiano: propostas e práticas pedagógicas da educação. 2009. (Seminário).

Tecnologias, linguagens e educação: buscando diálogos, partilhando experiências ? Educação, Currículo e linguagens. 2009. (Oficina).

Tecnologias, linguagens e educação: buscando diálogos, partilhando experiências ? Momento cullt: roda de funk. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: TATIANA DE ARAÚJO DOS SANTOS

RIBEIRO, Juliana.. A RELAÇÃO ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ELAINE DA SILVA FRANÇA SOARES

RIBEIRO, Juliana.. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: DANIELLE PAVIER NALIN FIRMINO

RIBEIRO, Juliana.. LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Catia de Lima Costa

RIBEIRO, Juliana.. LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ALBA VALERIA DO CARMO DA SILVA

RIBEIRO, Juliana.. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lúcia Duriguetto

DURIGUETTO, M. L.. O impacto do neoliberalismo nos movimentos sociais em alguns países da América Latina. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Flávia Miller Naethe Motta

MOTTA, Flavia Miller Naethe; CARVALHO, C. R.; TEIXEIRA JR., J. C.. Encrespando: o cabelo da mulher negra e suas histórias no cotidiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jason Tadeu Borba

O impacto do neoliberalismo nos movimentos sociais de alguns países da América Latina; 2005; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Estudos Latino Americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jason Tadeu Borba;

Laís Lisboa Corrêa

Avaliação da disseminação do gene blaKPC em amostras de Wautersiella falsenii recuperadas em águas costeiras recreativas da cidade do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Laís Lisboa Corrêa;

André Flávio Soares Ferreira Rodrigues

Situação da malária aviária em Gallus gallus Linnaeus, 1758 no sudeste brasileiro; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: André Flávio Soares Ferreira Rodrigues;

WAGNER NEVES DINIZ CHAVES

Movimento folclórico e preservação documental: um estudo antropológico sobre o acervo sonoro e visual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Odara Horta Boscolo

Conhecendo outras plantas alimentícias- PANC UFF; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Odara Horta Boscolo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Juliana. . Intelectual de perfumaria: por entre os riscos e afirmações que é produzir pesquisa em ciências humanas com/no/sobre o outro.. V Círculo de Conversar Bakhtinianas: Praça Pública. Multidão. Revolução. Utopia. 1ºed.São Carlos: Pedro & João editores, 2014, v. V, p. 3-830.

  • RIBEIRO, Juliana. ; OLIVEIRA, N. M. S. A. . O colecionador de pedras ( a história de um menino que sabia transformar os desertos. Revista Teias, Rio de Janeiro, p. 265 - 268, 01 ago. 2013.

  • RIBEIRO, Juliana. . E DEPOIS? : MULHERES EDUCADORAS FORA DO EIXO E SEUS COTIDIANOS NOS ESPAÇOTEMPOS ESCOLARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Juliana. ; CARVALHO, Carlos Roberto de . E DEPOIS?: MULHERES EDUCADORAS FORA DO EIXO E SEUS COTIDIANOS NOS ESPAÇOTEMPOS ESCOLARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Juliana. . Fotografias afrodiaspóricas e processos identitários: a história de Aline. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, Juliana. . 'O livro dos encontros: imagens, sujeitos, discursos, educação e quem mais quiser chegar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Juliana. . Fotografias afrodiaspóricas num mundo ocidental: verdades e mentiras sobre o outro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Intelectualidades Fora do Eixo: saberes culturais da afrodiáspora e sua legitimização nos espaçotempos escolares, Descrição: Acreditando que não há nem dentro e nem fora da escola, mas sim na fronteira entre estar ou não nesta instituição, neste projeto de mestrado me dedico a investigar as pressões e repercussões que os saberes da afrodiáspora sofrem ou praticam no momento em que se encontram com o currículo escolar. "Há um momento exato para isto?"; e "quem são estes saberes e seus sujeitos praticantes? " são algumas das perguntas que me proponho a investigar e discutir.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - Atual

    Pode o intelectual negro falar? Um estudo sobre pensamento e arte da afrodiáspora na Baixada Fluminense, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional