Suenne Taynah Abe Sato

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduação em Tecnologia Agroindustrial de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPA. Atualmente cursa doutorado em Biotecnologia (UFPA). Tem experiência na área de Nutrição e Ciência e tecnologia de alimento, atuando principalmente em análise de composição química de alimentos, análises de compostos bioativos em matrizes vegetais e microbiologia, mais especificamente em bactérias probióticas.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em BIOTECNOLOGIA

2015 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: BIOTRANSFORMAÇÃO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS DO AÇAÍ (Euterpe oleracea) PELAS BACTÉRIAS LÁCTICAS CULTIVÁVEIS AUTÓCTONES,
Hervé Louis Ghislain Rogez. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Estudo comparativo do efeito da clivagem ácida (escalas analítica e piloto) de proantocianidinas presentes em extratos de matrizes vegetais da Amazônia,Ano de Obtenção: 2014
Prof. Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Byrsonima crassifolia; Inga edulis; Euterpe oleracea; Compostos fenólicos.

Graduação em Tecnologia Agroindustrial de Alimentos

2005 - 2012

Universidade do Estado do Pará
Título: Estudo do processamento da farinha da casca do Mangostão (Garcinia mangostana L.)
Orientador: Orquídea Vasconcelos dos Santos

Graduação em Nutrição

2005 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: Caracterização física e físico-química de pitayas vermelhas (Hylocereus costaricensis) produzidas em três municípios paraenses
Orientador: Jesus Nazareno Silva de Souza

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

SISTEMA DE ENSINO CONEXÃO

Formação complementar

2016 - 2016

Microbiologia do leite e derivados. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2014 - 2014

CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2011

Gastronomia Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Hospital Universitário João de Barros Barreto, HUJBB, Brasil.

2011 - 2011

Boas Práticas de Manip. e análise microb. de Pesc.. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

Formação de consultor para o setor alimentício.. (Carga horária: 25h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

Inglês. (Carga horária: 80h). , Castilla curso de idiomas, CCI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Organização de eventos

SATO, Suenne Taynah Abe . II SIMPÓSIO ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO - ESAMAZ. 2014. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Multidisciplinar de Saúde. Humanização em Saúde: Desafios e os novos cenários. 2018. (Congresso).

I Fórum de Ciência Biológica e da Saúde da Universidade da Amazônia.Segurança Alimentar e Nutricional na Cadeia Produtiva do Açaí: Impacto da Doença de Chagas. 2015. (Outra).

V Encontro Paraense de Nutricionistas.Valorização da matéria-prima vegetal da Amazônia. 2015. (Encontro).

11 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COMERCIALIZADAS EM UMA FEIRA LIVRE. 2011. (Congresso).

Feira de Orientação Profissional da UEPA.Expositor do Curso de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos. 2011. (Outra).

FRUTAL AMAZÔNIA 2011.EXPOSITORA DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO STAND DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. NO PERÍODO DE 20 A 23 DE OUTUBRO (16 horas).. 2011. (Outra).

I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal.Condições Higiênico-sanitárias da Comercialização de Pescado na Feira Municipal de Santa Izabel Do Pará-PA. 2011. (Simpósio).

IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA. Sobrepeso em idosos hipertensos e diabéticos cadastrados no Sistema HIPERDIA do Centro de Saúde de um município paraense. 2011. (Congresso).

IV Jornada de Extensão III Jornada de Pesquisa e II Jornada de Ensino do ICS/UFPA. 2011. (Outra).

IV Semana Tecnológica do Curso de Tecnologia Agroindustrial. 2011. (Encontro).

I Ciclo de Palestras em Nutrição Clínica da UFPA. 2010. (Outra).

III Jornada de Extensão II Jornada de Pesquisa e I Jornada de Ensino do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará.Avaliação das Condições Higiênicas do Comércio de Alimentos no Ver-o-Peso. 2010. (Outra).

III Semana Tecnológica do Curso de Tecnologia Agroindustrial (TECNOLOGIA APLICADA AS PONTENCIALIDADES REGIONAIS.. 2010. (Encontro).

VIII Jornada Paraense de Nutrição Clínica e Nutrição Parenteral e Enteral. 2010. (Outra).

IV Ciclo de Palestras do Curso de Tecnologia Agroindustrial, realizado no CCNT/UEPA. Temas: Tox. de alimentos; Prod. de der. do leite de búfala; Prod. sustent. da pecuária no Estado do PA; Boas Práticas de laboratório; Tratam. de efluentes.. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Adriana C

SATO, Suenne Taynah Abe. Pastana, Beatriz L. Rodrigues e Erika G. da Silva.PADRONIZAÇÃO DO TEMPO DE COCÇÃO DE MANIVAS (Manihot esculent crantz) CRUAS E PRÉ-COZIDAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS LIVRES DE BELÉM - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Luiz Felipe Monteiro da Silva

FERNANDES, H. R.;SATO, Suenne Taynah Abe; RIBEIRO, S. C. A.. EFEITO DA REDUÇÃO GRADUAL DE AÇÚCAR NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A NÉCTAR À BASE DE AÇAÍ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém.

Aluno: Camila M

FERNANDES, H. R.;SATO, Suenne Taynah Abe; RIBEIRO, S. C. A.. C. Viana, Valéria do R. T. Pires, Wilson C. A. Sil.ELABORAÇÃO DE EXTRATO VEGETAL CONDENSADO PARA A UTILIZAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU NA ILHA DO COMBÚ - PARÁ - BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém.

Aluno: Antônio dos Santos Carmona e Dayane Caroline Ramos da Silva

CARDOSO, K. G. M.;SATO, Suenne Taynah Abe. AVALIAÇÃO DA TERAPIA NUTRICIONAL OFERTADA PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER NO TRATO GASTROINTESTINAL SUPERIOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém.

Aluno: Jéssica L

CARDOSO, K. G. M.;SATO, Suenne Taynah Abe. C. Abreu e Zelma do S. N. Silva.SÍNDROME DO PÂNICO: COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém.

Aluno: Eliane C

SILVA, L. R. B.;SATO, Suenne Taynah Abe. T. Ribeiro, Jéssica T. M. Lopes e Rafaela P.Santos.SECAGEM E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CHIPS OBTIDOS A PARTIR DO SUBPRODUTO DA BATATA INGLESA (Solanum tuberosum). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Daniel Sogabe Priante

SOUZA, A. O.;SATO, Suenne Taynah Abe; CORRÊA, D. F.. AVALIAÇAO DO pH EM FUNÇÃO DO TEMPO NA POLPA DE AÇAÍ ANTES E APÓS O BRANQUEAMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Cindy Bianca Alves de Oliveira e Erick Naoto Tsuchiyama

SATO, Suenne Taynah Abe; SANTOS, C. C.; CUNHA, V. A. B. APROVEITAMENTO DE SORO DE QUEIJO NA ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA COM ADIÇÃO DE POLPA MISTA DE CUPUAÇÚ E PITAYA VERMELHA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fernanda Mateus Damin

SOUZA, J. N. S.; DIAS, A. L. S.;SATO, Suenne Taynah Abe. IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE SEIS MATRIZES VEGETAIS AMAZÔNICAS UTILIZANDO HPLC-DAD. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rayssa de Fátima Gomes Morais

OLIVEIRA, I. S.; COSTA, J. S. M.;SATO, Suenne Taynah Abe. O LEITE MATERNO EXCLUSIVO E A INTRODUÇÃO ADEQUADA DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Maria Domingas Costa Santos dos Santos

OLIVEIRA, I. S.;SATO, Suenne Taynah Abe; MORAIS, B. H. S.. A NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DO ESTADO DEPRESSIVO: UMA REVISÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: Aureliano Agostinho Dias Meirelles

SOUZA, J. N. S.; ROGEZ, H. L. G.;SATO, Suenne Taynah Abe. QUANTIFICAÇÃO DE (+)-CATEQUINA E (-)-EPICATEQUINA PRESENTES NO CACAU AMAZÔNICO (Theobroma cacao var. Forasteiro) EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE FERMENTAÇÃO E SECAGEM UTLIZANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mª Benedita B

ALBUQUERQUE, T. L. F.; VILHENA, C. S.;SATO, Suenne Taynah Abe. das Chagas; Mª José F. Justino e Renata A. de.ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE UMA BEBIDA COM ALEGAÇÃO FUNCIONAL: O SUCO VERDE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: GLAYA DA COSTA LUCENA

SATO, Suenne Taynah Abe; OLIVEIRA, I. S.; VILHENA, C. S.. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: UMA REVISÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Aluno: ALINE AMORIM; DRIELLY PEREIRA E MICHELE ALENCAR

SATO, Suenne Taynah Abe; OLIVEIRA, I. S.; MORAIS, B. H. S.. ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BARRAS DE CEREAIS DIET À BASE DE PROTEÍNA DE SOJA E CASTANHA-DO-PARÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia.

Orientou

Sílvia C

Pereira, Marcus V; S; de Almeida e Álvaro V; dos S; AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM BROWNIES ELABORADOS COM FARINHA DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata (L; ) Walp; ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Camila L

C; Maia, Thaís C; da Rocha e Thayana S; A; de Souza; PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E COMPOSTOS FENÓLICOS EM LEITE FERMENTADO IMPLEMENTADO COM GELEIA DE JAMBO (Syzygium malaccensis); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Clediane dos S

Lima e Layze C; T; Melo; INTRODUÇÃO DO AÇAÍ NA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Maurício de Nassau/ Belém; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Dibiany Silva, Jacilene Lisboa, Shirley Costa e Walnezia Sil

COMPOSTOS BIOATIVOS, PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICO DE LEITE FERMENTADO ELABORADO COM POLPA DE TUCUMÃ (Astrocaryum vulgare); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Leila Sena de Souza e Letícia Gonçalves Mesquita

ADEQUAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE CARDÁPIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR DE BELÉM-PA AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Alessandra Castro Alves e Natalie Sousa Farias Batista

APLICAÇÃO DE INQUÉRITO E FORMULAÇÃO DE GUIA ALIMENTAR PARA CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS EM BELÉM-PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Camila Dieny Moutinho G

Castro e Geane Raissa L; de Oliveira; PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Hanna Karyna Pinheiro de Oliveira

ANÁLISE DE CARDÁPIO DE DUAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM BELÉM-PA SEGUNDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS PREPARAÇÕES DO CARDÁPIO - AQPC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Alan Ferreira Milanni

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO EM POLPAS DE FRUTAS AMAZÔNICAS SOBRE OS COMPOSTOS BIOATIVOS E AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Jaqueline M

Pereira, Julyane M; Lisboa e Karoliny F; Raiol; IOGURTE DE MURUCI COM ADIÇÃO DE FARINHA DE BANANA VERDE: CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Joelma Lúcia Monteiro e Katy Crisley X

Coelho; CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM FRUTAS AMAZÔNICAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Mahayane F

N; Vila Nova e Marlena E; N; Rodrigues; CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E CONTEÚDO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM FARINHAS DE MARACUJÁ (Passiflora edulis f; flavicarpa) OBTIDAS EM DIFERENTES TEMPERATURAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Jeniffer Borges de Souza e Tamiris de Avis Costa

COMPOSTOS FENÓLICOS E CAROTENOIDES TOTAIS EM BISCOITOS ELABORADOS A PARTIR DE FARINHA DE BURITI (Mauritia flexuosa L; f; ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Ana Maria Reis Sawada

PREVALÊNCIA DE PRÁTICAS DE EMAGRECIMENTO E INSATISFAÇÃO CORPORAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ESTÉTICOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Brenda D

F; Valle, Ingrid C; I; de lima e Marcilene P; Mota; INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL UTILIZANDO ATIVIDADES LÚDICAS NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM CRIANÇAS EM PERÍODO ESCOLAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Camily do E

S; Leão, Letícia T; Leão e Thalyssa L; Flores; AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DOS RICOS DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ PA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Carlos Y

S; Melo, José M; C; Barra e Leonardo M; Lorenço; TABUS ALIMENTARES EM MULHERES EM PERÍODO DE PUERPÉRIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Fabíola Chagas G

da Silva e Renata Mrques de Figeuiredo; ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DO IOGURTE DE TAPEREBÁ (SPONDIAS LUTEA L; ) COM AVEIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Ianny Tamara Rodrigues, Ingride Tenório e Sávio Kauê Santos

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UMA CENTRAL DE PRODUÇÃO DE FAST FOOD, ANANINDEUA - PARÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Laís de F

R; Andebrhan e Michele C; de Alencar; AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Amanda Beatriz S

Dias e Iriane do Socorro V; Rodrigues; PERFIL NUTRICIONAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMA FACULDADE PARTICULAR DE BELÉM DO PARÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Luana da Silva Gomes e Rosana Reis Vieira Pinheiro

PERFIL ALIMENTAR DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR EM BELÉM-PA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Escola Superior da Amazônia; Orientador: Suenne Taynah Abe Sato;

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, RANNA CATARINE DA ROCHA ; VELOSO, CARLOS RIBEIRO ; NERES, LILAINE DE SOUSA ; LOURENÇO JÚNIOR, JOSÉ DE BRITO ; PACHECO, EVELYN AZEVEDO ; ABE SATO, Suenne Taynah ; SANTOS, MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS ; NAHUM, BENJAMIM DE SOUZA ; RIBEIRO, ILLANA DE ARAUJO . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SORVETE DE IOGURTE SIMBIÓTICO, DE LEITE DE BÚFALA ENRIQUECIDO COM POLPA DE AÇAÍ (Euterpe oleracea). Nucleus (Ituverava. Impresso) , v. 12, p. 237-244, 2015.

  • SATO, Suenne Taynah Abe ; RIBEIRO, S. C. A. ; SATO, M. K. ; SOUZA, J. N. S. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE PITAYAS VERMELHAS (Hylocereus costaricensis) PRODUZIDAS EM TRÊS MUNICÍPIOS PARAENSES. Journal of Bioenergy and Food Science , v. 1, p. 58-70, 2014.

  • SIQUEIRA, L. S. ; SOUSA, F. F. ; JESUS, C. J. P ; SATO, Suenne Taynah Abe ; RIBEIRO, S. C. A. . EXIGÊNCIA DOS CONSUMIDORES QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DOS BOLOS. Higiene Alimentar , v. 27, p. 820-823, 2013.

  • SILVA, A. K. N. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; SANTOS, O. V. . PROCESSAMENTO DA FARINHA DA CASCA DO MANGOSTÃO (Garcinia mangostanaL.) COM VISTAS AOS ASPECTOS NUTRICIONAIS E DE ANTOCIANINA. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial , v. 07, p. 1074-1087, 2013.

  • Araújo, Fernanda de Oliveira ; Lima, Cássio Furtado ; Alves, Leonne Bruno Domingues ; SATO, Suenne Taynah Abe ; Sato, Michel Keisuke ; Ferreira, Nayara Kelly Feitosa ; Brandao, Celyane Batista ; Azevedo, Érica Bandeira Maués de ; Azevedo, Fernando de Freitas Maués de . ESTUDO DA SAÚDE OCUPACIONAL EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS: RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E COMPOSIÇÃO CORPORAL. Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 7. 7eded.: Atena Editora, 2020, v. , p. 144-158.

  • NERES, L. S. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; SANTOS, L. N. ; SILVA, B. A. . ELABORAÇÃO E PERFIL SENSORIAL DE SORVETE DE FRUTAS TROPICAIS E MANGA (Mangífera indica L.). In: V Encontro Amazônico de Agrárias, 2013, Belém. Anais do V Encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG, 2013.

  • PACHECO, E. A. ; NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; ABE SATO, Suenne Taynah ; RIBEIRO, S. C. A. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA FEIRA LIVRE E MERCADO DE PEIXE DO VER-O-PESO EM BELÉM/PA. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2011, Belém/PA. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA FEIRA LIVRE E MERCADO DE PEIXE DO VER-O-PESO EM BELÉM/PA, 2011.

  • SILVA, F. W. M. ; BARBOSA, A. P. P. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; SOUZA, J. N. S. ; ROGEZ, H. L. G. . AVALIAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLlCOS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE FOLHAS DE BYRSONIMA CRASSIFOLlA E INGA EDULlS. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e IV Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2014, Aracajú. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (XXIV CBCTA) e no IV Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2014.

  • BARBOSA, A. P. P. ; SILVA, F. W. M. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; ROGEZ, H. L. G. ; SOUZA, J. N. S. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA HIDRÓLISE ÁCIDA EM EXTRATOS DE MATRIZES AMAZÔNICAS. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e IV Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2014, Aracajú. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (XXIV CBCTA) e no IV Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2014.

  • MONTEIRO, R. C. R ; PABLO PAULO SOUZA NERI ; ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; SANTOS, O. V. ; CORDEIRO, R. A. M. . AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA ADUBAÇÃO DO SOLO SOBRE A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E COLORIMÉTRICA DO MILHO (ZEA MAYS. L). In: 9 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas, São Paulo. Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2011. v. 9.

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; HUNGRIA, L. C. ; NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; BRASIL, L. S. S. N. ; SATO, M. K. . PERCEPÇÃO DE DONAS DE CASA QUANTO AOS RISCOS PROVENIENTES DA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS INADEQUADA - IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DE TOXINFECÇÕES ALIMENTARES. In: I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal, 2011, Belém/PA. Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional, 2011.

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; SILVA, A. K. N. ; RIBEIRO, S. C. A. ; JORGE, Marcos Rafael da Siva ; SATO, M. K. ; HUNGRIA, L. C. . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NA FEIRA MUNICIPAL DE SANTA IZABEL DO PARÁ-PA. In: I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal, 2011, Belém/PA. Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional, 2011.

  • SATO, Suenne Taynah Abe ; ALMEIDA, A. C. V. ; BARROS, B. C. V. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COMERCIALIZADAS EM UMA FEIRA LIVRE. In: 11° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2011, Fortaleza/CE. Nutrição Baseada em Evidência, 2011.

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; SATO, M. J. . SOBREPESO EM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS CADASTRADOS NO SITEMA HIPERDIA DO CENTRO DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO PARAENSE. In: IV Congresso do Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, 2011, Belém/PA. Atenção à Saúde como Responsabilidade Social, 2011.

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; LOURENCO JUNIOR, J. B. ; LIMA, S. C. G. ; GARCIA, A. R. ; NAHÚM, B. S. . IOGURTE DE LEITE DE BÚFALA SABORIZADO COM MANGA (Mangifera indica L.). In: X Congresso Internacional do Leite, 2011, Maceió/AL. X Congresso Internacional do Leite, 2011.

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; NERES, L. S. ; PACHECO, E. A. ; LIMA, S. C. G. ; LOURENCO JUNIOR, J. B. ; MONTEIRO, R. C. R ; GARCIA, A. R. ; NAHÚM, B. S. . REQUEIJÃO "CREMOSO" DE LEITE DE BÚFALAS SUPLEMENTADAS COM SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS, PARA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL. In: X Congresso Internacional do Leite, 2011, Maceió/AL. X Congresso Internacional do Leite, 2011.

  • MONTEIRO, R. C. R ; NERES, L. S. ; ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; SANTOS, O. V. . OBTENÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E COLORIMÉTRICA DA FARINHA DE QUINOA (Chenopodium quinoa willd.). In: 9 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas, São Paulo. Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2011. v. 9. p. 1153-1153.

  • ABE, S. T. H. ; SILVA, A. K. N. ; JORGE, Marcos Rafael da Siva ; BRITO, Pedro Gualberto Martins . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO AÇAÍ. In: VI Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação - UEPA, 2010, Belém/PA. UEPA: Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Estado do Pará, 2010.

  • CUNHA, A. M. ; SILVA, P. V. A. ; PINTO, Y. B. ; FONSECA, A. J. R. ; SATO, Suenne Taynah Abe . FREQUÊNCIA DE INCONFORMIDADES COM AS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM FOOD TRUCKES EM BELÉM - PA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, T. C. ; SOUZA, T.. S. A. ; MAIA, C. L. C. ; SATO, Suenne Taynah Abe . PERFIL FÍSICO-QUÍMICO E COMPOSTOS FENÓLICOS EM JAMBO VERMELHO (SYZYGIUM MALACCENSIS) DA REGIÃO AMAZONICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. M. ; MACIEL, A. L. ; MIRANDA, B. L. S. ; PIRES, R. C. V. ; SATO, Suenne Taynah Abe . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA MANIPULAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS QUE PROCESSAM AÇAÍ NA CIDADE DE BELÉM-PA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, R. M. O. ; PEREIRA, J. M. ; LISBOA, J. M. ; RAIOL, K. J. F. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; CRUZ, P. M. O. . COMPOSTOS FENÓLICOS EM IOGURTE DE MURUCI (Byrsonima crassifolia) ENRIQUECIDO COM FARINHA DE BANANA VERDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS REGIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . TÉCNICAS LABORATORIAISEM ANÁLISE DE ALIMENTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, Suenne Taynah Abe ; MILANNI, A. F. . EFEITO DA PASTEURIZAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS TOTAIS, COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS E CAROTENOIDES TOTAIS EM POLPA DE AÇAÍ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VILA NOVA, M. F. N. ; RODRIGUES, M. E. N. ; BARBOSA, A. P. P. ; SATO, Suenne Taynah Abe . COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM FARINHA ELABORADA A PARTIR DE CASCAS DE MARACUJÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILA NOVA, M. F. N. ; RODRIGUES, M. E. N. ; MENEZES, G. C. R. ; SATO, Suenne Taynah Abe . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FARINHAS DE CASCAS DE MARACUJÁ OBTIDAS EM DIFERENTES TEMPERATURAS DE SECAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, F. C. G ; FIGUEIREDO, R. M. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; MOREIRA, C. V. B. ; FRANCO, T. C. M. ; IGREJA, W. S. . PERFIL DE ACEITABILIDADE DO IOGURTE DE TAPEREBÁ (Spondia Mombia L.) COM AVEIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . ATIVA EM ALIMENTOS REGIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS COM ATIVIDADE BIOLÓGICA BENÉFICA A SAÚDE HUMANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMIN, F. M. ; SOUZA, J. N. S. ; BARBOSA, A. P. P. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; DIAS, A. L. S. . IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE SEIS MATRIZES VEGETAIS AMAZÔNICAS UTILIZANDO HPLC-DAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . QUESTÕES ÉTICAS DA NUTRIÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . COMPOSTOS BIOATIVOS EM MATRIZES VEGETAIS DA AMAZÔNIA: MURUCI(Byrsonima crassifolia), AÇAÍ(Euterpe oleracea) e INGÁ (Inga edulis).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . ALIMENTOS, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIQUEIRA, L. S. ; SOUSA, F. F. ; JESUS, C. J. P ; ABE, Suenne Taynah Hungria ; RIBEIRO, S. C. A. . EXIGÊNCIA DOS CONSUMIDORES QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DE BOLOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe . BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; VELOSO, C. R. ; SATO, Suenne Taynah Abe ; LOURENCO JUNIOR, J. B. ; PACHECO, E. A. . FROZEN YOGURT SIMBIÓTICO DE LEITE DE BÚFALA, SABOR AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA, MART). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe ; ALMEIDA, A. C. V. ; BARROS, B. C. V. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COMERCIALIZADAS EM UMA FEIRA LIVRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, Suenne Taynah Abe ; SATO, M. J. . SOBREPESO EM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS CADASTRADOS NO SISTEMA HIPERDIA DO CENTRO DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO PARAENSE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; BRASIL, L. S. S. N. . BOMBOM DE CHOCOLATE RECHEADO COM PREPARADO DE PUPUNHA (Bactris gasipaes).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; MONTEIRO, R. C. R ; NERES, L. S. ; PACHECO, E. A. ; BRASIL, L. S. S. N. . ELABORAÇÃO DE BISCOITO COM RESÍDUO DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; MONTEIRO, R. C. R ; PACHECO, E. A. ; NERES, L. S. ; BRASIL, L. S. S. N. . APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE ACEROLA PARA PRODUÇÃO DE BISCOITO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NERES, L. S. ; PACHECO, E. A. ; ABE SATO, Suenne Taynah ; MONTEIRO, R. C. R ; BRASIL, L. S. S. N. . BOMBOM DE LICOR DE CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NERES, L. S. ; ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; MONTEIRO, R. C. R ; BRASIL, L. S. S. N. . PERFIL SENSORIAL E ACEITAÇÃO DO LICOR DE MARACUJÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; SILVA, A. K. N. ; RIBEIRO, S. C. A. ; JORGE, Marcos Rafael da Siva ; SATO, M. K. ; HUNGRIA, L. C. . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NA FEIRA MUNICIPAL DE SANTA IZABEL DO PARÁ-PA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; NERES, L. S. ; MONTEIRO, R. C. R ; BRASIL, L. S. S. N. ; SATO, M. K. . PERCEPÇÃO DE DONAS DE CASA QUANTO AOS RISCOS PROVENIENTES DA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS INADEQUADA - IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DE TOXINFECÇÕES ALIMENTARES.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONTEIRO, R. C. R ; PABLO PAULO SOUZA NERI ; ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; SANTOS, O. V. ; CORDEIRO, R. A. M. . AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA ADUBAÇÃO DO SOLO SOBRE A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E COLORIMÉTRICA DO MILHO (ZEA MAYS. L). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONTEIRO, R. C. R ; NERES, L. S. ; ABE SATO, Suenne Taynah ; PACHECO, E. A. ; SANTOS, O. V. . OBTENÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E COLORIMÉTRICA DA FARINHA DE QUINOA (Chenopodium quinoa willd.). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, A. C. V. ; ABE, Suenne Taynah Hungria ; BARROS, B. C. V. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS DO COMÉRCIO DE ALIMENTOS NO VER-O-PESO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABE, Suenne Taynah Hungria ; SILVA, A. K. N. ; JORGE, Marcos Rafael da Siva ; BRITO, Pedro Gualberto Martins . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO AÇAÍ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NERES, L. S. ; LOURENCO JUNIOR, J. B. ; PACHECO, E. A. ; MONTEIRO, R. C. R ; SATO, Suenne Taynah Abe ; LIMA, S. C. G. ; GARCIA, A. R. ; NAHÚM, B. S. . IOGURTE DE LEITE DE BÚFALA SABORIZADO COM MANGA (Mangifera indica L.): ACEITAÇÃO SENSORIAL E CUSTO DE PRODUÇÃO. Revista Agroecossistemas, 2013 (NOTA CIÊNTÍFICA).

Outras produções

SATO, Suenne Taynah Abe . EDUCAÇÃO PARA MANIPULAÇÃO HIGIÊNICA DOS ALIMENTOS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    ESTUDO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE EPÉCIES VEGETAIS AMAZÔNICAS: EXTRAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, PURIFICAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS, Descrição: Estudar os compostos fenólicos extraídos de três matrizes vegetais amazônicas, avaliando a sua capacidade antimicrobiana e antioxidante, sua extração, purificação e estabilidade química e a identificação dos principais compostos responsáveis por essas atividades, visando uma possível aplicação dos extratos e ou compostos obtidos na elaboração de produtos alimentícios. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Suenne Taynah Abe Sato - Integrante / Jesus Nazareno Silva de Souza - Coordenador / Hervé Louis Ghislain Rogez - Integrante / Darly Pompeu - Integrante / Vanessa Albres Botelho da Cunha - Integrante / Christelle Anne Nicole Paule Herman - Integrante / Saulo Edgar Gomes de Souza - Integrante / Yvan Larondelle - Integrante / Marília de Almeida Cavalcante - Integrante.

  • 2014 - Atual

    AÇÕES PARA CRIAÇÃO DE UMA REDE DE INSTITUIÇÕES PARA INTEGRAÇÃO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO ÂMBITO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA MELHORAMENTO DA CADEIA DO AÇAÍ (Euterpe oleracea)., Descrição: Melhoramento da cadeia do açaí (Euterpe oleracea) através da criação e consolidação de uma rede de instituições atuantes na pesquisa, ensino e extensão no âmbito de Segurança Alimentar e Nutricional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Suenne Taynah Abe Sato - Integrante / Jesus Nazareno Silva de Souza - Coordenador / Hervé Rogez - Integrante / Darly Pompeu - Integrante / Consuelo Lúcia de Lima Sousa - Integrante / Vanessa Albres Botelho da Cunha - Integrante / Christelle Anne Nicole Paule Herman - Integrante / Maria Paula Cruz Schyneider - Integrante / Arthur Luiz da Costa Silva - Integrante / Flávio Henrique Ferreira Barbosa - Integrante / Silvia Maria Mathes Faustino - Integrante / Francisco Fábio Oliveira de Sousa - Integrante / Armando Lírio de Souza - Integrante / Adrian Zacarias Silva de Oliveira - Integrante / Andreia do Socorro O. de Oliveira - Integrante / Saulo Edgar Gomes de Souza - Integrante / David Carlos Campos Gutierrez - Integrante / Rosana Chirinos Gallardo - Integrante / Fábio Gomes Moura - Integrante / Risaldo Amaral Júnior - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Hungria Abe - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos. Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado. Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros. Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo. A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública. A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Abe Sato - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE., Descrição: A demanda por produtos isentos de glúten para pessoas celíacas, a preocupação com a boa forma física e uma vida saudável e a evolução tecnológica estimulam o desenvolvimento de tais produtos.
Atualmente, a única forma de tratamento da doença celíaca é a retirada do glúten da alimentação. A adesão a dieta totalmente isenta de glúten não constitui prática de fácil exeqüibilidade, não só pela adaptação aos produtos modificados, mas também pela dificuldade de encontrar produtos isentos de glúten no mercado, os quais, quando encontrados, apresentam custo elevado.
Os portadores da doença têm que seguir uma dieta rigorosa por toda a vida, o que restringe muito o poder de escolha desses consumidores, que são obrigados a abolir de sua alimentação produtos comuns como macarrão, pães, bolos, bolachas, cervejas, entre outros.
Por faltarem produtos industrializados especiais sem glúten no mercado brasileiro, a maior parte das preparações do cardápio do paciente celíaco é caseira, demandando tempo e dedicação para o preparo.
A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada que afeta de 0,3 (Fasano, catassi, 2001) a 1% (catassi, cobellis, 2007) da população mundial, constituindo um problema de saúde pública.
A cadeia agroindustrial de mandioca vem passando por mudanças que se refletem tanto na subcadeia de mandioca de mesa como na subcadeia de mandioca para indústria (fécula e farinha). Essas mudanças têm sido impostas por: i) alterações nos hábitos de consumo; ii) possibilidade de usar os derivados da mandioca (fécula e amidos modificados) como insumo no processamento de produtos que utilizavam exclusivamente produtos concorrentes (amido de milho, por exemplo); e iii) como conseqüência dos dois primeiros, pelas pelo acirramento da concorrência entre várias cadeias agroindustriais e entre os elos da própria cadeia de mandioca. O aumento na competição implica aumentar a competitividade e a eficiência ao longo de toda a cadeia. Portanto, torna-se imperativo identificar as o. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suenne Taynah Abe Sato - Integrante / Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Prêmios

2015

HONRA AO MÉRITO ao trabalho intitulado "IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE SEIS MATRIZES VEGETAIS AMAZÔNICAS UTILIZANDO HPLC-DAD.", Sociedade Brasileira de Analista de Alimentos - SBAAL..

2014

Professora com melhor pontualidade e frequência da NUT7NA - 2014.1, Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ.

2011

Prêmio de 2 Lugar ao trabalho intitulado BOMBOM DE CHOCOLATE RECHEADO COM PREPARADO DE PUPUNHA (Bactris gasipaes)., FRUTAL AMAZÔNIA 2011 / XI FLOR PARÁ..

2010

Prêmio de 1 Lugar ao trabalho intitulado AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS DO COMÉRCIO DE ALIMENTOS NO VER-O-PESO, Universidade Federal do Pará/ Instituto de Ciências da Saúde..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará. , Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017456

Experiência profissional

2012 - 2012

Hospital Universitário João de Barros Barreto

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Departamento de Nutrição Clínica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais atividades:
 Avaliação nutricional e acompanhamento diário da evolução do estado nutricional de pacientes internados nas diversas clínicas (Médica, Pneumologia, Pediatria, Cirurgia, doenças infectoparasitárias e CTI);
 Verificação das condutas dietéticas dos pacientes, realizando modificações quando necessárias, diariamente.

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Docência superviosionada, Enquadramento Funcional: Aulas na discip. de QUÍMICA DE ALIMENTOS II, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrações de aulas na disciplina de QUÍMICA DE ALIMENTOS II, supervisionada pelo professor Jesus N. S. Souza

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Docência superviosionada, Enquadramento Funcional: Aulas na discip. de BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministração de aulas na disciplina de BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS, supervisionada pelo professor Hervé L. G. Rogez

2012 - 2012

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Nutrição/Restaurante Universitário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Nutrição em Saúde Pública/ UBS - Guamá, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais atividades:
 Consultas nutricionais;
 Orientação nutricional com gestantes, crianças (Recém-nascido: 0-30 dias, Lactentes: 0-1 ano, Pré-escolar: 2- 5 anos, Escolar 6-10 anos), adolescentes (acima de 10 a 19 e 11meses), adultos (20 a 60 anos) e idosos (acima de 60anos);
 Acompanhamento nutricional de participantes do Programa Bolsa Família, Programa Hiperdia.

2011 - 2012

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação em projeto de pesquisa, financiado por PIBIC/CNPQ, intitulado: FARINHAS PRÉ-MIX PARA PÃES DE FORMA E BOLO COMO ALTERNATIVA PARA PACIENTES CELÍACOS E DIVERSIFICAÇÃO DA CADEIA DA MANDIOCA NA AGROINDÚSTRIA PARAENSE

2014 - 2020

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 8

2016 - Atual

Universidade Maurício de Nassau/ Belém

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora