Rosalba Maria Cardoso Garcia

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora associado III do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Assumiu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Educação da UFSC no período 2010-2013. Coordenou Gt da ANPEd no período 2009/2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, organização escolar, trabalho docente, formação docente, ensino regular. Atualmente coordena o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho - GEPETO.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira
Eneida Oto Shiroma. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: política educacional; inclusão; Educação especial; Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1995 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Interações Voltadas à Cidadania e à Filantropia na Escolarização de Sujeitos que Apresentam Seqüelas Motoras,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Marcos Ribeiro Ferreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cidadania; Filantropia; Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Aperfeiçoamento Em Educação Especial

1987 - 1988

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Fisioterapia

1982 - 1985

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2018

Pós-Doutorado. , Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. ; MELETTI, S. M. F. ; SILVA, R. S. ; GIRARDI, L. R. ; DIAS, M. L. ; GARCIA, J. C. S. ; VIANA, I. . III Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?Em contexto de pandemia a EaD é a melhor estratégia para o ensino superior presencial?.?Em contexto de pandemia a EaD é a melhor estratégia para o ensino superior presencial?. 2020. (Outra).

EaD no ensino superior presencial: estratégia viável ou falsa solução?.EaD no ensino superior presencial: estratégia viável ou falsa solução?. 2020. (Outra).

Congresso Catarinense de Educação Especial. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.. 2019. (Congresso).

III Seminário de Ensino de História das Escolas Públicas da Grande Florianópolis.Questões Atuais Acerca da Educação Especial no Brasil. 2019. (Seminário).

IX SEMEIA e I Seminário Internacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade.Educação especial na América Latina: reflexões a partir do Brasil e do Chile. 2019. (Seminário).

1 Congresso Luso-brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS. 2017. (Congresso).

1 Seminário Luso-brasileiro de educação inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.Política e currículo: dilemas da educação especial na perspectiva inclusiva. 2017. (Seminário).

38a Reunião Anual da ANPEd. Democracia em risco: aspectos estruturais e conjunturais dos riscos às políticas educacionais. 2017. (Congresso).

VII Congresso brasilerio de educação especial. Tendências para a educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil: uma análise dos determinantes econômicos e políticos. 2016. (Congresso).

37a Reunião Anual da ANPEd. 2015. (Congresso).

III Seminário de Inclusão & II Encontro do Movimento de Luta pelos direitos da pessoa com Deficiência.Educação especial e a escola brasileira: a responsabilização dos professores. 2015. (Seminário).

IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Indicadores da educação especial em Santa Catarina. 2014. (Encontro).

XAnpedsul.SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: CONCEITO E IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. 2014. (Seminário).

III Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e e.Educação Especial, Formação e trabalho docente: estudos do censo escolar no Brasil. 2013. (Encontro).

35a Reunião Anual da ANPEd. Coordenação de Sessão Conversa. 2012. (Congresso).

IX ANPED SUL.A Educação Especial nos encontros de pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL: a pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. 2012. (Seminário).

IX Seminario Internacional de la Red Estrado.Trabalho docente e educação especial no Brasil: um estudo no campo da política educacional. 2012. (Seminário).

34a Reunião Anual da ANPEd. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2000-2010). 2011. (Congresso).

I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. Educação Especial e a Política Educacional Brasileira. 2011. (Congresso).

I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Educação Especial e Trabalho Docente. 2011. (Encontro).

IV Seminário Internacional "A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidads. 2011. (Seminário).

Seminário Estadual Trabalho Docente na Educação Básica em Santa Catarina.Condições de Trabalho dos Docentes de Santa Catarina. 2011. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.IMPLICAÇÕES DA DIVERSIFICAÇÃO NA DINÂMICA DAS SALAS MULTIMEIOS NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: O CARÁTER CONSERVADOR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011. (Seminário).

33a Reunião Anual da ANPEd Educação no Brasil: o balanço de uma década. Política educacional e formação docente:a Educação Especial brasileira e a perspectiva inclusiva (2001-2010). 2010. (Congresso).

I Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Políticas públicas de Educação Especial e Escolarização de sujeitos com deficiência. 2010. (Encontro).

I Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Politicas públicas de Educação Especial e escolarização de sujeitos com deficiencia. 2010. (Encontro).

VI Encontro do Grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão.Estudos acerca das Políticas de Educação Especial no Brasil. 2010. (Encontro).

VIII Encontro de pesquisa em educação da região sul - ANPEd Sul.A articulação entre serviço especializado e classe comum: a organização curricular frente a um modelo inclusivo. 2010. (Encontro).

32a Reunião Anual da Anped.Coordenação do Grupo de Trabalho Educação Especial - GT 15. 2009. (Outra).

Seminário de Pesquisa Trabalho e Condição Docente: desafios teórico-metodológicos na pesquisa em trabalho docente. 2009. (Seminário).

V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial.POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS ANOS 2000: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HEGEMONIA DO MODELO ESPECIALIZADO. 2009. (Seminário).

XXIV Simposio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação.Política e gestão da Educação Especial. 2009. (Simpósio).

31a Reunião Anual da ANPEd. Coordenação do GT 15. 2008. (Congresso).

I Simpósio sobre formação de professores: infancias e linguagens em debate.Educação Especial e Processos Inclusivos: tendencias, políticas e sujeitos. 2008. (Simpósio).

IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares: currículo, teorias, métodos.Política de educação inclusiva e estratégias curriculares: paradoxos frente a educação básica. 2008. (Outra).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: conhecimento e margens.Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica. 2008. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl.Um enfoque sobre as políticas para a educação especial e algumas referências para a pesquisa nesse campo: apontamentos acerca da relação entre pesquisa e inserção social. 2008. (Seminário).

XIV ENDIPE.Currículo e políticas de inclusão: desafios para as práticas pedagógicas na escola. 2008. (Encontro).

3° eminário Nacional: Estado e Politicas Sociais no Brasil.Políticas municipais de educação inclusiva: um estudo das formas organizativas do trabalho pedagógico. 2007. (Seminário).

30a Reunião Anual da ANPEd. 2007. (Congresso).

III Mostra CED de Ensino, Pesquisa e Extensão.Ações e estratégias nas redes de ensino de Santa Catarina frente a política de inclusão. 2007. (Outra).

III Seminario Nacional de Pesquisa em Educação Especial: diálogo e pluralidade.Políticas inclusivas na educação: do global ao local. 2007. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Políticas Públicas de Educação Especial. 2007. (Congresso).

Seminário LDB, PNE e PDE: novos rumos para a educação nacional e I Seminário de Pesquisadores da rede municipal de Recife: olhares sobre as práticas.Educação inclusiva: programas e práticas. 2007. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Educação Especial.II Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 2006. (Seminário).

VI ANPEdSul.VI ANPEdSUL. 2006. (Seminário).

28a Reunião Anual da ANPEd - 40 anos de Pós-Graduação no Brasil. 28a Reunião Anual da ANPEd. 2005. (Congresso).

III Forum Regional de Educação.III Forum Regional de Educação. 2005. (Outra).

II Seminário Interno de pesquisa em Educação.II Seminário Interno de Pesquisa em Educação. 2005. (Seminário).

IV Jornadas de Investigación en Educación - Nuevas configuraciones sociales y educación: sujetos, instituciones y praticas.IV Jornadas de Investigación en Educación. 2005. (Outra).

IX Seminário Capixaba de Educação Inclusiva - A formação dos profissionais na perspectiva da inclusão.IX Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. 2005. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Formação de Professores: história, políticas e práticas. 2005. (Seminário).

27a Reunião Anual da ANPEd. 27a Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2004. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa em Educação.I Seminário de Pesquisa em Educação. 2004. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.V Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XII ENDIPE. 2004. (Encontro).

26a Reunião Anual da ANPEd. 26a Reunião Anual da ANPEd. 2003. (Congresso).

VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - Imagens e Projetos. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2003. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002. (Seminário).

XI ENDIPE. 2002. (Encontro).

24a Reunião Anual da ANPEd. 24a Reunião Anual da ANPEd. 2001. (Congresso).

IV Simpósio em Filosofia e Ciência: Universidade e produção do conhecimento: problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva.IV Simpósio em Filosofia e Ciência. 2001. (Simpósio).

O ideário educacional contemporâneo e o lema aprender a aprender. 2001. (Outra).

Seminário nacional - Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro. 2001. (Seminário).

VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: formação de educadores: desafios e perspectivas para o século XXI. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2001. (Congresso).

I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores. 2000. (Congresso).

II Congreso Internacional: Debates y utopias. II Congreso Internacional: Debates y utopias. 2000. (Congresso).

III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul.III Seminário Pesquisa em Educação - Região Sul. 2000. (Seminário).

22a reunião Anual da ANPEd. 22a Reunião Anual da ANPEd. 1999. (Congresso).

51a Reunião Anual da SBPC. 1999. (Congresso).

III Simpósio em Filosofia e Ciência - Educação, Universidade e Pesquisa: paradigmas do conhecimento no final do milênio.III Simpósio em Filosofia e Ciência. 1999. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul.Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 1998. (Seminário).

19a reunião Anual da ANPEd - A política de educação no Brasil: globalização e exclusão social. 19a Reunião Anual da ANPEd. 1996. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação em Santa Catarina. 1996. (Congresso).

VIII ENDIPE. 1996. (Encontro).

III Seminário Nacional de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência no Contexto Educacional. 1994. (Seminário).

VI Congresso Estadual das APAEs. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MARILIA DANIELA TESSARIN WATASHI

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; LEHMKHUL, M. S.. Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karoline Rosa da Silva

GARCIA, R. M. C.; DANTAS, J. S.; PERONI, V. M. V.. A implementação dos programas Se Liga e Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna na proposta pedagógica da rede Municipal de Educação de Paulo Lopes/SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Henrique Fernandes dos Reis

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.; COAN, M.. Juventude Ltda: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens no século XXI. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: LILIAM G

GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S. M. F.; VAZ, K.. de Barcelos. Disputas pela constituição do público alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Larissa Gomes Ornellas Pedott

GARCIA, R. M. C.; ANGELUCCI, C. B.; RANIERI, N. B. S.. Possibilidades de construção de demandas sociais e indução de políticas públicas: análise de solicitações ao ministério público de relativas ao direito de pessoas com deficiência à educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Machado

GARCIA, R. M. C.; MENDES, E. G.; GESSER, M.; ZANELLA, A. V.. Investigando as significações por segundos professores sobre o seu trabalho no contexto das práticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elodir Lourenço de Souza

GARCIA, R. M. C.; VENDRAMINI, C. R.; VELHO, R. S.. Sistema de apostilamento: uma das estratégias de intervenção do capital na educação e uma ofensiva contra a proposta de educação do MST. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danieli de Cássia Barreto Goessler

GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S. M. F.; GONCALVES, T. G.; CZERNISZ, E. C.. As trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos indicadores do censo escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vania Meneghini da Rocha

GARCIA, R. M. C.; CAMPOS, R.; CORDEIRO, A. F. M.; RIBEIRO, S. M.. A educação especial nos institutos federais: o que dizem os planos de desenvolviment institucionais?. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Rita de Cássia Kleber

GARCIA, R. M. C.; BUENO, J. G. S.;MICHELS, M. H.; DAGOSTINI, A.. O trabalho do segundo professor de turma em Santa Catarina: qual o projeto político de formação do aluno da Educação Especial?. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Fátima Cherobin

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.; VENDRAMINI, C. R.. A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Barbara Karolina Araujo

GARCIA, R. M. C.; CORDEIRO, A. F. M.;MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.. A formação do segundo professor de turma do estado de Santa Catarina. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana de Souza Augustin Pereira

GARCIA, R. M. C.; LIMA FILHO, D. L.;SHIROMA, E. O.; COAN, M.. Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Allan Kenji Seki

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; LEHER, R.; TITTON, M.. O Capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais?. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aldani Sionei Andrade Frutuoso

GARCIA, R. M. C.; Arelaro, L.R.G.; EVANGELISTA, Olinda; DANTAS, J. S.. O sistema apostilado na rede municipal de ensino de Florianópolis: "caminho" para medidas privatistas e desvalorização da educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jéssica Ignácio de Souza

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.; DANTAS, J. S.; BASSI, M. E.. Política de remuneração e carreira dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacionals e a (des)valorização docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leriane Titton

GARCIA, R. M. C.; DAGOSTINI, A.; AUED, B.; TAFFAREL, C.. A gestão das escolas públicas estaduais do RS: limites e possibilidades para o acirramento das contradições da escola capitalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Paula de SOuza

GARCIA, R. M. C.; KASSAR, M.C.M.; CORREA, N. M.; MELETTI, S. M. F.. O ingresso de pessoas com deficiência na carreira técnico-administrativa da UFMS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Moraes da Silva

GARCIA, R. M. C.; DANTAS, J. S.;SHIROMA, E. O.; SCHMIDT, L.. Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviane Silva da Rosa

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; SILVA, M. M.. A função da escola e o papel do professor no programa Mais - Educação (2007-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kamille Vaz

GARCIA, R. M. C.; BUENO, J. G. S.;MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, Olinda. O profesor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ESTER DOS PASSOS

GARCIA, R. M. C.. O trabalho docente junto a alunos com deficiência nos cursos de licenciatura. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Ivani Cristina Voos

GARCIA, R. M. C.; BATISTA, V. J.; MARQUES, C. A.; ANGOTTI, J. A. P.. O processo educativo em Ciências da Natureza para cegos em cursos de graduação em Fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivanildo Sachinski

GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S. M. F.; CARNEIRO, M. S. C.. A política de educação especial nos estados do Paraná e de Santa Catarina: diferentes mas não divergentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julia Gonçalves Rech

GARCIA, R. M. C.; SILVA, M. M.;MICHELS, M. H.. O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no instituto federal de santa catarina. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiane Vanessa Breitenbach

GARCIA, R. M. C.; SCHMIDT, C.; COSTAS, F. A. T.. Propostas de educação inclusiva nos institutos federais do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Dayana Valéria Antonio Folster Schreiber

GARCIA, R. M. C.; MARIN, A. J.;MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valdete Aparecida Veiga de Moraes

GARCIA, R. M. C.; SCHLESENER, A. H.; FRANCO, A. F.. Publicização da Educação Especial no Paraná: Gestão Requião 2003-2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Silvia Maria Martins

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.SHIROMA, E. O.; MARIN, A. J.. O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geovani Zarpelon

GARCIA, R. M. C.CAMPOS, R.F.; CAMPOS, R.; SUSIN, M. O. K.. A relação público-privado na Educação Infantil: um estudo sobre os convenios com entidades privadas na rede municipal de educação de Joinville/SC. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcia de Souza Lehmkuhl

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, Olinda; BUENO, J. G. S.. EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA: VERTENTES MÉDICO-PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA COMO BASE DA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Giselli Dandolini Bonassa

NOGUEIRA, V. M. R.; PALMA, M.;GARCIA, R. M. C.. A política de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vandiana Borba Wilhelm

GARCIA, R. M. C.; NOGUEIRA, F.M.; Rizzoto, M.L.F.; BORGES, L. F. P.; MATTERA, R. V. C.. Estudo comparado da política de educação especial no Brasil e na Venezuela: uma análise a partir da emergência do neoliberalismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Bianca Costa Silva de Souza

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; PRIETO, R. G.; MOREIRA, L. C.; CARNEIRO, M. S. C.. Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Graziela Maria Beretta López

CAMPOS, R.; CARNEIRO, M. S. C.;GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.. As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil - anos 2000. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabíola Borowski

MICHELS, M. H.GARCIA, R. M. C.; CAIADO, K. R. M.. Fundamentos teóricos do curso de aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gisele Carreirão Gonçalves

GARCIA, R. M. C.; VAZ, A. F.; CESAR, M. R. A.; MATIELLO JUNIOR, E.. Dos saberes da educação física escolar e suas (im)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com historico de deficiencia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educacao Fisica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariza Konradt de Campos

EVANGELISTA, Olinda;GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; KASSAR, M.C.M.. O Colégio de Aplicação da UFSC e a Política de Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: entre o formal e o pedagógico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carla Daniele Straub

SHIROMA, E. O.GARCIA, R. M. C.; Rizzoto, M.L.F.; DUARTE, A.. Formação de trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julia Malanchen

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; NOGUEIRA, F.M.; QUARTIERO, E.M.. As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação?. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Asti Severo

GARCIA, R. M. C.; BAPTISTA, C. R.; EIZIRIK, M.F.; FARENZENA, N.. Educação, atendimento e gestão: análise de uma fundação estadual de educação especial no Rio Grande do Sul. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gracia Maria Nascimento Corrêa

GARCIA, R. M. C.; Schlindwein, L.M.; SIGARDO, A.P.. A educação condutiva como possibilidade de desenvolvimento e inserção social. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Silvana Mara Pereira

GARCIA, R. M. C.; BREUCKMANN, H. J.; FISCHER, J.; PEREIRA, G. R. M.. As concepções das professoras de ensino regular frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jacquelline Benedet Martins

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; BOLLMANN, M. G. N.; LATERMAN, I.. A formação profissional como política de inclusão: uma análise do Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Cintia Santos Diallo

GARCIA, R. M. C.; BOLLMANN, M. G. N.; KASSICK, C. N.. A reconfiguração da Educação Superior Brasileira na década de 1990. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Augusto Jones Luis

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; DURAND, Olga Celestina. Políticas do Banco Mundial para a Educação Básica Moçambicana (1985-2000). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria da Conceição Fernandes

GARCIA, R. M. C.. A situação do adolescente autor de ato infracional e sua escolaridade: uma análise do Programa Esperança - Comarca de Tubarão/SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Marlene Galves Pereira

GARCIA, R. M. C.; CALDEIRA, E.; BLOEMER, N. M. S.. Políticas públicas direcionadas para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um estudo de caso na E.B. Aníbal Cesar, da rede municipal de Itajaí/SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão de políticas públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Angélica França Goto

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; LATERMAN, I.; LUCIANO, F. L.. Dificuldades de aprendizagem: uma análise das causas e implicações no processo pedagógico de alunos de 1as séries do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Espíndula Bittencourt

GARCIA, R. M. C.; TORRIGLIA, P. L.;MICHELS, M. H.; DALLABRIDA, N.. A gênese da educação pública no município de Morro da Fumaça//SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Joao Henrique da Silva

GARCIA, R. M. C.; CAIADO, K. R. M.; RAFANTE, H. C.; GONCALVES, A. G.; MARTINS, M. F.. Federação Nacional das APAEs, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Analéia Domingues

GARCIA, R. M. C.; DANTAS, J. S.; MARCASSA, L. P.; MELO, A.; MOTTA, V. C.. A inserção de grupos privados de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kamille Vaz

GARCIA, R. M. C.; CAIADO, K. R. M.;MICHELS, M. H.; VENDRAMINI, C. R.; PINA, L. D.. O projeto de professor para a educação especial: demandas do capital para a escola pública no século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roseli Terezinha Kuhnen

GARCIA, R. M. C.; KASSAR, M.C.M.; BUENO, J. G. S.; CAIADO, K. R. M.;SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, D.. A concepção de deficiência na política de educação especial brasileira (1973-2014). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jocemara Triches

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; MICHELS, MARIA HELENA; SILVA, M. M.; PICCININI, C.. A INTERNALIZAÇÃO DA AGENDA DO CAPITAL EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS (2006-2015). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Flávia Faissal de Souza

GARCIA, R. M. C.; KASSAR, M.C.M.. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lázara Cristina da Silva

GARCIA, R. M. C.; PRIETO, R. G.; MARQUES, M. R. A.; GUIDO, H. O.. Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses da educação inclusiva. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Clara Salengue

GARCIA, R. M. C.; BAPTISTA, C. R.; DORNELES, B. V.; SANTOS, N. I. S.. Horizontes de uma escola: delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cezar Luiz de Mari

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; SGUISSARDI, V.; LIMA FILHO, D. L.; BIANCHETTI, L.. "Sociedade do conhecimento" e educação superior na década de 1990: Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana de Fátima Guerino

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.; COAN, M.; MARCASSA, L. P.; MULLER, R. R.. Inovação e economia criativa: mudanças no trabalho e educação no IFSC. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neide da Silveira Duarte de Matos

GARCIA, R. M. C.; BARROCO, S. M. S.; LEONARDO, N. S. T.; SILVA, T. S. A.; PADILHA, A. M. L.. EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE NOS CONTAM AS POLÍTICAS, OS PROFISSIONAIS E AS PRÁTICAS HUMANAS NO PARANÁ (BR) E EM CUBA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Edson Marcos Anhaia

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; VENDRAMINI, C. R.; SAPELLI, M. L. S.. Licenciatura em educação do campo e teoria do conhecimento: contradições na formação de professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Analéia Domingues

GARCIA, R. M. C.; VENDRAMINI, C. R.; DANTAS, J. S.; MELO, A.. A inserção de grupos privados de ensino no sistema educacional público: o Grupo Positivo no centro do debate. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kamille Vaz

VENDRAMINI, C. R.; CAIADO, K. R. M.;MICHELS, M. H.; ALGEBAILE, E. B.;GARCIA, R. M. C.. O projeto de professor para a educação especial: a política educacional brasileira e as estratégias de consolidação da escola para o capital. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ecléa Vanessa Canei Baccin

GARCIA, R. M. C.; LIMA FILHO, D. L.;SHIROMA, E. O.; COAN, M.. Determinantes da reestruturação da carreira dos professores federais que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Emyly Kathyury Kataoka

GARCIA, R. M. C.; VENDRAMINI, C. R.;SHIROMA, E. O.; BIANCHETTI, L.; MARCASSA, L. P.. O projeto político estratégico do campo trabalho e educação: uma análise da proposta de educação para a classe trabalhadora na luta contra o capital. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edson Marcos de Anhaia

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda; VENDRAMINI, C. R.; SAPELLI, M. L. S.. Licenciatura em educação do campo: contradições na formação de professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Luzia Correa Thesing

GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S. M. F.; COSTAS, F. A. T.; BRIDI, F. R. S.; MENEZES, E. C. P.. Epistemologia e formação de professores de educação especial:um estudo de caso. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jocemara Triches

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; EVANGELISTA, Olinda; MAUES, O.. O superprofessor: das DCNP aos cursos de Pedagogia de Universidades Federais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Clara Salengue

GARCIA, R. M. C.; BAPTISTA, C. R.; FISCHER, N. B.; RIBEIRO, J. A. R.. Horizontes de uma escola: delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos, qualidade em educação e políticas públicas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Henrique Reis

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.; COAN, M.; SCHNEIDER, M. C.. JUVENTUDE LTDA.: A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DOS JOVENS DO SÉCULO XXI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Albertina Garcia

GARCIA, R. M. C.; RAMOS, D. K.; PASSERINO, L. M.; ALBA, L. D.. A mediação com jogos digitais com crianças do atendimento educacional especializado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivani Cristina Voos

GARCIA, R. M. C.. o processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Brunetto Pertile

GARCIA, R. M. C.. O atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncional: a proposta oficial para o trabalho docente frente as necessidades de escolarização dos alunos com deficiência intelectual. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Aline de Souza Mandeli

GARCIA, R. M. C.; SILVA, M. M.; EVANGELISTA, Olinda. EAD, formação inicial de professores em nível superior e políticas educacionais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jéssica Ignácio de Souza

GARCIA, R. M. C.. Política de remuneração dos professores da educação básica da rede estadual de santa catarina: reconfiguração da concepção de professor (2011-2013). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aldani Sionei de Andrade Frutuoso

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda. O sistema apostilado nos anos iniciais do ensino fundamental da rede publica municipal de Florianópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karine de Souza Leandro

GARCIA, R. M. C.; EVANGELISTA, Olinda. A política de educação integral na rede municipal de ensino de Florianópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leriane Titton

GARCIA, R. M. C.. A gestão democrática da escola pública: limites e possibilidades para o acirramento das contradições da escola capitalista. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dalva Regina da Silveira Beppler

GARCIA, R. M. C.. O desenvolvimento da linguagem da criança surda: uma abordagem a partir dos postulados da teoria histórico-cultural. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Eliana Camassola

GARCIA, R. M. C.. A inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais na escola brasileira: histórico, conflitos/tensões e desafios para as práticas pedagógicas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Eliane Alves de Oliveira da Silva Rodrigues

GARCIA, R. M. C.. Orientação e mobilidade para cegos e/ou baixa visão no espaço urbano de Lages. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Elisabeth França Maltez

GARCIA, R. M. C.. Um novo olhar sobre a inclusão nas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Lages. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Grasiella Bandieri

GARCIA, R. M. C.. A atuação fonoaudiológica na reconstrução da linguagem da pessoa afásica. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Joziane Müller Ramos

GARCIA, R. M. C.. Portador de alas habilidades/ou excluído dos excluídos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Vanir Peixer Lorenzini

GARCIA, R. M. C.. Desvelando concepções e ressignificando saberes. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Série Inicia) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Maria Luiza Souza Ribas

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; LINDEN, V. C.. Literatura infantil em LIBRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andriélen Regina Kochem

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; SOUZA, S. V.. A pedagogia hospitalar em dois cursos de pedagogia de Santa catarina: um estudo dos currículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Hellen Balbinotti Costa

GARCIA, R. M. C.; KENJI, A.; FLORES, R.. Financeirização e o negócio da formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Izolete Duarte

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.. A educação especial na educação infantil: reflexões sobre a formação de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lionara Poletti

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; VAZ, K.. O trabalho pedagógico do professor do atendimento educacional especializado: desaios e alternativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Priscilla Ghizoni Lima

GARCIA, R. M. C.; LEHMKHUL, M. S.;MICHELS, M. H.. O conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Florianópolis: sujeitos e questões em debate. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Clara Fernandes da Silva

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; LEHMKHUL, M. S.. Benefício de prestação continuada (BPC) e o desenvolvimento humano para pessoas com deficiência: a insuficiência de um programa segregador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josiane de Freitas Pereira

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, MARIA HELENA; KHUNEN, R. T.. Critérios de acesso de estudantes da Educação Especial na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: limites ao trabalho pedagógico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe De Marco Pessoa

GARCIA, R. M. C.; DANTAS, J. S.; SCHNEIDER, M. C.. Educação Física em ascenção na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josete Burda Andrade

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; LEHMKHUL, M. S.. A inclusão de uma criança com transtorno do espectro autista em uma escola pública em Florianópolis/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roseli Dalcema Soares

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, MARIA HELENA; LEHMKHUL, M. S.. Autismo e alfabetização: uma análise das metodologias de intervenção aplicadas no ensino do autista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Lopes Lima de Omena

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; AGUIAR, M. A. L.. A disputa por uma política educacional para alunos com dislexia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sara Sthiago

GARCIA, R. M. C.; VAZ, K.;MICHELS, M. H.. Análise do perfil requerido aos professores de educação especial no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jerusa de Cacia Dutra

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, MARIA HELENA; CARNEIRO, M. S. C.. As produções acadêmicas sobre autismo no Brasil: possíveis compreensões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anna Carolina Cardias

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, MARIA HELENA; CHRISTOFARI, A. C.. As contribuições de professores e familiares de sujeitos com TEA na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kamila da Silva Pereira

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; SCHREIBER, D. V. A.. A acessibilidade do espaço físico da escola Dr. Paulo Fontes no município de Florianópolis/SC e as dificuldades enfrentadas por uma estudante com paralisia cerebral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renata Soares da Silva

GARCIA, R. M. C.; SCHREIBER, D. V. A.; CABRAL, P.. A organização da educação especial para os alunos com deficiência na EJA na rede municipal de ensino de Florianópolis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iclairi Viana

GARCIA, R. M. C.. Sistema educacional inclusivo na política educacional brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Lindner Dias

GARCIA, R. M. C.; VAZ, K.; TITTON, M.. A concepção de ensino/aprendizagem presente na formação inicial de professores do atendimento educacional especializado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lívia Rezende Girardi

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; KHUNEN, R. T.. O trabalho pedagógico com sujeitos da educação especial na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alini Zanini Brighenti

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.; SCHREIBER, D. V. A.. Os profissionais que atuam nas escolas de ensino regular com os alunos da educação especial na rede estadual de Santa Catarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Zulamar Locks Rodrigues

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; DALLABRIDA, A. M.. A escolarização dos alunos surdos em uma escola da rede regular de ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Isabella Trento Michels

GARCIA, R. M. C.; AGUIAR, L. C.; NUEMBERG, A. H.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA/SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.. Concurso público para selecionar candidatos para provimento do cargo de Pedagogo/Educação Especial. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; VALLE, I.; DEBUS, E.. Comissão para avaliação e emissão de parecer sobre os recursos ao recredenciamento de docentes para o PPGE/CED/UFSC. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.. Comissão Examinadora de avaliação e desempenho acadêmico progressão vertical Eloisa Helena Teixeira Fortkamp. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.. Comissão de avaliação de processo de redistribuição de vaga Valéria de Bettio Mattos. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; MELETTI, S. M. F.. Comissão de Avaliação de projeto de dissertação de Mariana Martin. 2011. Universidade Estadual de Londrina.

GARCIA, R. M. C.; PRIETO, R. G.; Arelaro, L.R.G.. Comissão de Avaliação de projeto de dissertação de Ana Paula de Oliveira Moraes Soto. 2011. Universidade de São Paulo.

VIEIRA, S. L.; MAGALHAES, R. C. B. P.; GUERRA, E. C.;GARCIA, R. M. C.. Comissão de qualificação de Projeto de Dissertação "Políticas de Educação Inclusiva e IDEB: o (não) lugar dos alunos com deficiência da Rede de Ensino de Sobral/CE. 2010. Universidade Estadual do Ceará.

GARCIA, R. M. C.; CARNEIRO, M. S. C.;MICHELS, M. H.; MELETTI, S. M. F.. Comissão de avaliação do projeto de dissertação de mestrado em educação "A implementação e estruturação do serviço de atendimento educacional especializado - SAEDE na rede estadual de Santa Catarina (2006-2009). 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; CAMPOS, R.. Comissão de avaliação do projeto de dissertação de Mestrado em Educação: As políticas de educação inclusiva para a educação infantil no Brasil. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.; MOREIRA, L. C.. Comissão de avaliação do projeto de dissertação de Mestrado em Educação: O programa de acessibilidade na Educação Superior - Incluir. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; CARNEIRO, M. S. C.; PRIETO, R. G.. Comissão de avaliação de projeto de dissertação de Mestrado em Educação: A política educacional para alunos com deficiência no município e Braço do Norte/SC: estrutura e dinâmica dos atendimentos. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.CAMPOS, R.F.SHIROMA, E. O.. Comissão de avaliação do projeto de dissertação de Mestrado em Educação: Uma gestão "eficiente" para resultados de "sucesso": a ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Pública Municipal de Educação de Joinville/SC (2001-2008). 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; HARDT, L. S.. Comissão de avaliação do Plano de atividades Departamental EED/CED/UFSC. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; ALBA, L. D.; NUNEZ, R.. Comissão de Avaliãção de Plano de Atividades Docente. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; GARCIA, O. R. Z.. Comissão para análise e classificação para o FUNGRAD/UFSC. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.SHIROMA, E. O.. Comissão de avaliação de revalidação de diploma. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.. Trabalhador da Saúde num contexto de reforma setorial: a lógica da produtividade reorientando sua gestão e formação. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; BIANCHETTI, L.; VALLE, I.. Comissão de Análise de Projetos de Doutorandos para Fins de Concessão de Bolsa Sanduíche no Exterior - PDEE. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; KASSICK, C. N.; VALENCA, V. L. C.. A inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escolas de ensino regular da rede estadual do município de Tubarão. 2005. Universidade do Sul de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.; TORRIGLIA, P. L.; SANTOS, R. J.. Reflexões sobre ética e chão de escola. 2004. Universidade do Sul de Santa Catarina.

GARCIA, R. M. C.MICHELS, M. H.; MIGUEL, D. S.. Comissão Examinadora para Seleção dos Candidatos inscritos no Curso de Especialização Educação Inclusiva. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

PAULO MEKSENAS

MEKSENAS, P.. Políticas Públicas de Inclusão: uma análise no campo de educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Silvia Zanatta Da Ros

DA ROS, S. Z.. Membro da banca examinadora de defesa de dissertação intitulada: Interações voltadas à cidadania e à filantropia na escolarização de sujeitos que apresentam seqüelas motoras. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jose Baus

BAUS, J.. Interações voltadas à cidadania e à filantropia na escolarização de sujeitos que apresentam sequelas motoras. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Olinda Evangelista

EVANGELISTA, O.. . Vocabulário para mudança: um estudo sobre as noções de cidadania e inclusão na política educacional brasileira da virada do século.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

KASSAR, M.C.M.; SHIROMA, E. O.; SIMIONATO, I.; MEKSENAS, P.; PRIETO, R. G.. Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Eneida Oto Shiroma

GARCIA, R. M. C.SHIROMA, E. O.EVANGELISTA, Olinda; KASSAR, M.; MEKSENAS, P.. Vocabulário para mudança: um estudo sobre as noções de cidadania e inclusão na política educacional brasileira da virada do século. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Gavioli Prieto

SHIROMA, E. O.;PRIETO, R. G.; KASSAR, M. C. M.; SIMIONATO, I.; MEKSENAS, P.. Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ivete Simionatto

SIMIONATTO, I.; SHIROMA, E. O.; KASSAR, M. C. M.; PRIETO, R. G.; MEKSENAS, P.. Políticas Públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ruth Mary Pereira dos Santos

Atendimento educacional especializado e trabalho docente; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

André Eitti Ogawa

Estado e Educação profissional: a crise estrutural do capital e seus rebatimentos sobre a política educacional brasileira (2003 a 2011); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Kátia Cilene de Sousa

Educação infantil no contexto neoliberal: implicações no desenvolvimento da criança considerada com deficiência; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Venicios Cassiano Linden

Políticas de Educação Especial no Brasil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Vanir Peixer Lorenzini

FORÇAS EM DISPUTAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA REGULAR: EXPRESSÕES DE RESISTÊNCIAS E CONFORMISMOS NA ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

LILIAM G

de Barcelos; Disputas pela constituição do público alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

MARILIA DANIELA TESSARIN WATASHI

Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa Catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Barbara Karolina Araujo

A Formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Juliana de Souza Augustin Pereira

O Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Aldani Sione de ANdrade Frutuoso

O Sistema apostilado na rede municipal de ensino de Florianópolis: "caminho" para medidas privatistas e desvalorização da educação; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Jéssica Ignácio de Souza

A política de remuneração e carreira dos professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Kamille Vaz

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS POLÍTICAS DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL: CONCEPÇÕES EM DISPUTA; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Rita de Cássia Kleber

TRABALHO DOCENTE E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA: um estudo acerca do professor titular e do segundo professor de turma na classe comum com matrícula de alunos da Educação Especial; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Dayana Valéria Antonio Folster Schreiber

Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Roseli Terezinha Kuhnen

Fundamentos psicológicos na organização da Educação Infantil e da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis (2000-2010); 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Silvia Maria Martins

O PROFISSIONAL DE APOIO NA REDE REGULAR DE ENSINO: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Bianca Costa Silva de Souza

Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Graziela Maria Beretta López

As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil - anos 2000; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Jacqueline Benedet Martins

A formação profissional como política de inclusão: uma análise do programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Cláudia Espíndula Bittencourt

A gênese da educação pública no município de Morro da Fumaça/SC; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Eliane do Socorro Aguiar de Sousa Brito

GOVERNANÇA SUPRANACIONAL E A POLÍTICA DESIGUAL E COMBINADA PARA A CONSTRUÇÃO DE STANDARDS DOCENTES; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual do Pará; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Analéia Domingues

A inserção de grupos privados de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Kamille Vaz

O projeto de professor para a educação especial: demandas do capital para a escola pública no século XXI; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Roseli Terezinha Kuhnen

A concepção de deficiência na política de educação especial brasileira (1973-2014); 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Scheila Cristina da Rosa

Educação infantil, formação de professoes e crianças com necessidadesespeciais: as concepções que constituem práticas docentes; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Ensino Funda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Sabrina Wagner

Critérios de seleção e organização da educação e trabalho em relação ao deficiente mental na Fundação Catarinense de Educação Especial; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Kamila da Silva Pereira

A acessibilidade do espaço físico da escola Dr; Paulo Fontes no município de Florianópolis/SC e as dificuldades enfrentadas por uma estudante com paralisia cerebral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Lionara Poletti

O trabalho pedagógico do professor do atendimento educacional especializado: desaios e alternativas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Ana Clara Fernandes da Silva

Benefício de prestação continuada (BPC) e o desenvolvimento humano para pessoas com deficiência: a insuficiência de um programa segregador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Josiane de Freitas Pereira

Critérios de acesso de estudantes da Educação Especial na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: limites ao trabalho pedagógico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Felipe De Marco Pessoa

Educação Física em ascenção na escola em descenso: o trabalho pedagógico de professores de Educação Física no contexto da Base Nacional Comum Curricular; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Márcia Lopes Lima de Omena

A disputa por uma política educacional para alunos com dislexia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Sara Sthiago

Análise do perfil requerido aos professores de educação especial no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Renata Soares da Silva

A organização da Educação Especial para os alunos com deficiência na EJA na Rede Municipal de Florianópolis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Cláudia Telles da Silva

PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DIREITO À DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Isabella Trento Michels

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA/SC; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Márcia Adelina Rachadel da Silva

Escola/Sala de Recursos: Um Estudo dos Elementos que Influenciam a Integração Escolar de Alunos Surdos no Município de Palhoça/SC; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Valdinéia Della Giustina Volpato da Silva

Os Descaminhos do Sucesso Escolar - Revendo Limites e Possibilidades; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Maria de Lourdes da Silva Abdala

Classes Populares na Escola: Uma Luta Constante na Busca do Conhecimento Escolar; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Carmen Lúcia Kucera Nunes

As Interações Pedagógicas no Processo de Alfabetização; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Rosalba Maria Cardoso Garcia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Ribeiro Ferreira

Interações voltadas a cidadania e a filantropia na escolarização de sujeitos que apresentam sequelas motoras; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Marcos Ribeiro Ferreira;

Eneida Oto Shiroma

Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira; 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eneida Oto Shiroma;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO ; KUHNEN, ROSELI TEREZINHA . Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura: uma análise sobre a concepção de deficiência no Brasil no período 1973-1985. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão , v. 1, p. 69-84, 2020.

  • GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO ; LÓPEZ, VERÓNICA . Políticas de Educação Especial no Chile (2005 - 2015): Continuidades e Mudanças. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 25, p. 1-16, 2019.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . Política de educação especial e currículo:disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. Teias (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 54-70, 2018.

  • GARCIA, R. M. C. . EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS. Comunicações (UNIMEP) , v. 1, p. 7-26, 2016.

  • GARCIA, R. M. C. ; VAZ, K. . Modelos de formação do professor de Educação Especial: estratégias de consolidação da política educacional. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 5, p. 83-106, 2015.

  • MICHELS, MARIA HELENA ; GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO . SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: CONCEITO E IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 34, p. 157-173, 2014.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, MARIA HELENA . Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação. Retratos da Escola , v. 8, p. 227-564, 2014.

  • GARCIA, ROSALBA MARIA CARDOSO . Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 18, p. 101-119, 2013.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. ; CARNEIRO, M. S. C. . O CARÁTER CONSERVADOR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS SALAS MULTIMEIOS NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Revista Cocar (UEPA) , v. 6, p. 17, 2012.

  • GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL (1991-2011): UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GT15 EDUCAÇÃO ESPECIAL DA ANPEd. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 17, p. 105-124, 2011.

  • GARCIA, R. M. C. . REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ACERCA DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista FAEEBA , v. 16, p. 131-142, 2007.

  • GARCIA, R. M. C. . Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 12, p. 299-316, 2006.

  • SHIROMA, E. O. ; CAMPOS, R.F. ; GARCIA, R. M. C. . Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva (Florianópolis) , Florianópolis, v. 23, n.n.2, p. 427-446, 2005.

  • GARCIA, R. M. C. . Educação inclusiva: reflexões a partir das políticas educaconais recentes. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí/SC, v. 5, n.n. 3, p. 343-351, 2005.

  • GARCIA, R. M. C. . A Educação de Sujeitos Considerados Portadores de Deficiência: contribuições vygotskianas. Ponto de Vista, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 42-46, 1999.

  • MICHELS, M. H. ; GARCIA, R. M. C. . A Nova LDB e o Processo de Integração de Sujeitos Considerados Portadores de Deficiências. Ponto de Vista, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 30-41, 1999.

  • GARCIA, R. M. C. . A Educação de Indivíduos que Apresentam Seqüelas Motoras: uma questão histórica. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas, v. 46, p. 81-92, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GARCIA, R. M. C. . Parecer ad hoc Revista Alexandria. 2016.

GARCIA, R. M. C. . Parecer ad hoc Revista Brasileira de Educação. 2016.

GARCIA, R. M. C. . Consultora ad hoc ao periódico Psicologia em Estudo. 2010.

GARCIA, R. M. C. . Avaliação artigo Revista Perspectiva v. 26, n. 2, jul./dez. 2008. 2009.

GARCIA, R. M. C. . Assessoria técnico-científica a Fundação Editora da UNESP. 2007.

GARCIA, R. M. C. . Assessoria Técnica à Equipe Multidiscplinar e Corpo Docente Da APAE de Florianópolis. 1998.

GARCIA, R. M. C. . Assessoria Técnica em Avaliação à Unidade Clínica da Fundação Catarinense de Educação Especial. 1998.

GARCIA, R. M. C. . Assessoria em Educação Especial Junto à Rede Municipal de Ensino de Blumenau. 1998.

GARCIA, R. M. C. . Parecer artigo Revista Alexandria - Educação em Ciência e Tecnologia. 2016.

GARCIA, R. M. C. . Parecer artigo Revista Brasileira de Educação. 2016.

GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. ; OLIVEIRA, A. M. R. . Avaliação de pedido de revalidação de diploma de curso de graduação. 2015.

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, MARIA HELENA ; CARNEIRO, M. S. C. . Avaliação de pedido de validação de diploma de pós-graduação. 2015.

GARCIA, R. M. C. . parecer acadêmico Revista Educação Especial. 2015.

GARCIA, R. M. C. . Parecer acadêmico Revista Brasileira de Educação. 2015.

GARCIA, R. M. C. . Participação em Reunião do Comitê Científico da ANPEd. 2015.

GARCIA, R. M. C. . Parecer de artigo para a Revista Brasileira de Educação. 2012.

GARCIA, R. M. C. . Parecer de artigo para a Revista Educação Unisinos. 2012.

GARCIA, R. M. C. . Parecer Revista Educação Especial. 2012.

GARCIA, R. M. C. . Parecer Revista Perspectiva. 2011.

GARCIA, R. M. C. . Reunião de Coordenadores de GT com a Diretoria da ANPEd. 2009.

GARCIA, R. M. C. ; SHIROMA, E. O. ; BECKER, A. C. . Comissão de avaliação da progressão funcional de professor assistente II para Professor asisstente III Profa Beatriz Bittencourt Collere Hanf. 2009.

GARCIA, R. M. C. ; BECKER, A. C. ; SHIROMA, E. O. . Comissão de avaliação de progressão funcional de professor assistente III para professor assistente IV Profa. Beatriz Bittencourt Collere Hanff. 2009.

GARCIA, R. M. C. . Coordenação de fase Curso de Pedagogia. 2009.

GARCIA, R. M. C. ; Rizzoto, M.L.F. ; NOGUEIRA, F.M. . Banca de exame de qualificação. 2009.

GARCIA, R. M. C. . Avaliação de trabalhos submetidos ao III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008.

GARCIA, R. M. C. . Parecer para Revista Educere Et Educare. 2008.

GARCIA, R. M. C. . Parecer ad hoc para IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. 2008.

GARCIA, R. M. C. . Parecer ad hoc para VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008.

GARCIA, R. M. C. ; EVANGELISTA, Olinda . Representante da Linha de Pesquisa Estado e políticas públicas do PPGE/UFSC (suplente). 2008.

GARCIA, R. M. C. . Parecer para a Revista Brasileira de Educação Especial. 2007.

GARCIA, R. M. C. . Parecer para FAPESC. 2007.

GARCIA, R. M. C. . Comitê Científico do VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEdSul. 2006.

GARCIA, R. M. C. . Parecer científico sobre artigo para a Revista Poiésis. 2004.

GARCIA, R. M. C. . Parecer científico sobre artigo para Revista Perspectiva. 2003.

GARCIA, R. M. C. . POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2017. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, R. M. C. . Desafios da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em municípios brasileiros: um estudo do município-pólo Florianópolis/SC. 2013. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. ; CARNEIRO, M. S. C. . Implicações da diversificação no atendimento educacional especializado na Rede Municipal de Florianópolis. 2010. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, R. M. C. ; MICHELS, M. H. . A reorganização de redes municipais de ensino na perspectiva da educação inclusiva em Santa Catarina: formas organizativas do trabalho pedagógico e formação de professores. 2008. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, R. M. C. . Políticas públicas de inclusão para a educação especial brasileira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, R. M. C. . Políticas públicas de inclusão escolar na educação básica. 2005. (Mesa temática).

GARCIA, R. M. C. . Políticas de Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Educação Inclusiva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . As pessoas com história de deficiência e o mundo do trabalho. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Inclusão. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Educação Especial: perspectivas atuais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Inclusão: uma questão de cidadania. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Prevenção de deficiências na área motora. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Paralisia Cerebral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. ; CARNEIRO, M. S. C. . Contribuições Vygotskianas para a Educação de Indivíduos Considerados Portadores de Deficiência. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Inserção de alunos considerados com deficiência nas redes públicas de ensino. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Alunos portadores de deficiências motoras: discussão no cotidiano escolar. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Deficiências Físicas. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, R. M. C. . Paralisia Cerebral. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, R. M. C. . Aspectos Relevantes quanto à Deficiência Motora. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Processo de trabalho de professores de educação especial no Brasil: uma análise a partir das políticas educacionais (2010-2020), Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objeto o processo de trabalho de professores que atuam na educação especial a partir das diretrizes políticas em curso no Brasil. Buscaremos analisar os processos de trabalho das categorias docentes que atuam com estudantes público alvo das políticas de educação especial. Para tanto consideramos necessário discutir: as diretrizes políticas para o trabalho docente na educação especial; o perfil requerido aos professores de educação especial; os serviços de educação especial nos quais esses professores atuam e as condições de realização do trabalho docente. Apresentaremos as terminologias empregadas em relação a esses professores, indicaremos dados da carreira docente tais como forma de contratação, jornada de trabalho, entre outros. O estudo será realizado mediante análise de documentos que regem e orientam as políticas em questão e cotejamento com literatura acadêmica sobre o tema e coletaremos dados estatísticos sobre os referidos professores (primeira fase: 2019); a partir dos estudos realizado na primeira fase, e de uma definição de recorte geopolítico, lançaremos mão de entrevistas coletivas mediante a constituição de grupos focais (segunda fase: 2020) balizados pelas regras e procedimentos adequados aos parâmetros da ética científica e da solidariedade com a categoria docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador / Kamille Vaz - Integrante / Vanir Peixer Lorenzini - Integrante / Venicios Linden - Integrante / Ruth Mary Pereira dos Santos - Integrante / Katia Cilene de Sousa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Política educacional brasileira: fundamentos e desdobramentos nas redes de ensino e no trabalho dos professores (2016 ? atual), Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral apreender os fundamentos e desdobramentos das mudanças na condução da política educacional na organização e gestão de redes de ensino e no trabalho dos professores da educação básica no Brasil. A análise documental e o acompanhamento das análises desenvolvidas na área da educação são as formas principais de apreensão dos dados de pesquisa e da conjuntura na qual o fenômeno estudado está situado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral apreender as determinações do trabalho docente na Educação Especial no âmbito das políticas educacionais em vigor no Brasil. Tal objetivo está desdobrado em objetivos específicos: 1) Identificar e caracterizar os professores e demais trabalhadores em educação recrutados pelas redes de ensino para atuar com os estudantes da educação especial (número de trabalhadores por rede; designações; formação exigida; formação realizada; cargo/função; atividades que desenvolve; carga horária de atuação; faixa salarial); 2) Conhecer o lócus de atuação e as atribuições previstas para os professores de educação especial e demais trabalhadores em educação que atuam com os estudantes da educação especial na escola de ensino regular; 3) Compreender a concepção de trabalho docente na educação especial na educação escolar. Os procedimentos teórico-metodológicos previstos são: 1) Análise dos microdados do censo escolar/INEP e outras bases de dados disponíveis quando necessário complementar as fontes nacionais de estatística sobre trabalhadores em educação; 2) Análise qualitativa dos documentos representativos da política educacional brasileira: legislações, orientações e diretrizes, editais de recrutamento de trabalhadores em educação no recorte da pesquisa, entre outros materiais oficiais e oficiosos que possam contribuir para o desenvolvimento do presente projeto de pesquisa; 3) Entrevista semi-estruturada com gestores de secretarias de educação de redes municipais de ensino para apreensão das atribuições dos trabalhadores em educação no recorte da pesquisa e compreensão do projeto educacional tomando a educação especial como sua expressão; 4) Revisão de literatura nacional e internacional pertinente ao foco da pesquisa. A base de referência empírica é a região sul do país do Brasil. Pretendemos, portanto, mobilizar dados das redes municipais de ensino das capitais: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Já em relação ao recorte temporal, tomaremos como referência as políticas de educação especial de perspectiva inclusiva, as quais remetem para o período pós-LDB 9.394/96.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador / Kamille Vaz - Integrante / Rita de Cássia Kleber - Integrante / Barbara Karolina Araujo - Integrante.

  • 2011 - 2014

    A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em Florianópolis e municípios de abrangência do Programa Educação Inclusiva direito à diversidade, Descrição: O presente projeto de pesquisa articula-se a uma investigação em rede, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação e Inclusão, de caráter interinstitucional, envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Este grupo tem o propósito de desenvolver suas investigações de modo articulado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná e esse estudo se insere no contexto dos trabalhos nos quais temos analisado vários aspectos das políticas e das práticas de inclusão, especificamente no que se refere ao acesso, permanência e inserção em processos efetivos de escolarização de pessoas com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Coordenador / Cláudia Telles da Silva - Integrante / Renata Soares da Silva - Integrante / Mariana Lindner Dias - Integrante / Lívia Rezende Girardi - Integrante / Kamille Vaz - Integrante / Jane Clarisse Severo Garcia - Integrante / Iclairi Viana - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Desafios da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em municípios brasileiros: um estudo do município-pólo Florianópolis/SC, Descrição: No Brasil, como em outros países, a educação especial se constituiu como um sistema paralelo de ensino, com um grande número de alunos com deficiências freqüentando escolas especializadas. A falta de atuação efetiva do poder público no atendimento educacional à população com deficiência abriu espaço para que esse campo fosse praticamente dominado por instituições privadas, de caráter filantrópico. Desde a década de 1990, esta relação tem mudado após a aquiescência, por parte do Brasil, de acordos internacionais que, ao indicarem o direito de todos à educação, afetam as leis, o discurso e as ações relativos à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais e, entre elas, as pessoas com deficiências. Coerente à disseminação de um discurso sobre inclusão social, em 2003 teve início um Programa do Governo Federal denominado ?Educação Inclusiva: Direito à Diversidade? (BRASIL, 2004), promovido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Esse Programa vem sendo implantado na totalidade dos municípios brasileiros com o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva, por meio de ações de apoio à formação de gestores e educadores para transformar os sistemas educacionais já existentes em sistemas educacionais inclusivos. Os municípios têm posição de destaque para efetivação deste programa, já que assumem o papel de municípios-pólo, que se responsabilizam por uma área de abrangência em um sistema de formação de multiplicadores. Atento às responsabilidades depositadas nas redes municipais de ensino para a efetivação desse Programa, o objetivo geral desta pesquisa foi acompanhar e analisar a reorganização do município-pólo do Programa ?Educação Inclusiva: direito à diversidade?- Florianópolis/SC - frente à necessidade de formação de um ?sistema educacional inclusivo?. Foi possível concluir que o referido programa ganhou conotação de difusão da política em implantação, mais do que o caráter de formação profissional propriamente. O município-polo Florianópolis empreendeu mudanças significativas em sua estrutura e funcionamento de educação especial, ampliando as salas de recursos do tipo multifuncional, mas sem abrir mão dos convênios com instituições privado-assistenciais com tradição de oferta de atendimentos segregados. Por outro lado, nos municípios de abrangências com participação na pesquisa não foram observadas mudanças significativas, mantendo a estrutura e funcionamento da educação especial anterior à política em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador / Maria Helena Michels - Integrante / Cláudia Telles da Silva - Integrante / Renata Soares da Silva - Integrante / Mariana Lindner Dias - Integrante / Lívia Rezende Girardi - Integrante / Jane Clarisse Garcia - Integrante / Kamille Vaz - Integrante / Roseli Terezinha Khunen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Política municipal de educação inclusiva: articulações entre serviço especializado e classe comum no desenvolvimento do trabalho pedagógico, Descrição: O objeto de atenção das reflexões aqui apresentadas refere-se às formas organizativas do trabalho pedagógico propostas para a educação de alunos identificados como com necessidades especiais na atual política educacional brasileira. Interessa-nos nesta pesquisa investigar as políticas de inclusão escolar a partir da análise da organização curricular, ao abranger as concepções e as práticas subjacentes às propostas para a educação especial nas redes de ensino. Com tal abordagem pretende-se apreender as concepções e as práticas que sustentam propostas consideradas como inclusivas. Para tanto pretendemos investigar a Rede Municipal de Florianópolis, a qual atende ao critério de ter formulado uma proposta curricular de matiz inclusivo. A apreciação da proposta ocorrerá por meio de análise documental e pesquisa de campo, essa última buscando apreender a organização curricular dos atendimentos especializados oferecidos pela rede.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Coordenador / Maria Helena Michels - Integrante / Maria Sylvia Cardoso Carneiro - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Trabalho docente na Educação Básica no Brasil, Descrição: Trata-se de um projeto realizado em sete estados do Brasil (MG, ES, PA, PR, RN, SC, GO), coordenado pela Prof. Dalila Andrade Oliveira (UFMG), com apoio da SEB/MEC. Em Santa Catarina, a pesquisa está sob minha coordenação. A pesquisa pretende analisar o perfil e o trabalho docente realizado pelos docentes e quais suas condições de trabalho em escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Busca-se conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a Educação Básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, pretende-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso à formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Integrante / Eneida Oto Shiroma - Coordenador / Roselane Fátima Campos - Integrante / Olinda Evangelista - Integrante.

  • 2006 - 2008

    A reorganização de redes municipais de ensino na perspectiva da educação inclusiva em Santa Catarina: formas organizativas do trabalho pedagógico e formação de professores, Descrição: A temática a que se refere o presente estudo é a educação escolar frente às exigências colocadas pelas políticas de inclusão. O foco da pesquisa está colocado sobre a reorganização de redes municipais de ensino em Santa Catarina para o atendimento de alunos com necessidades especiais. Considera-se que documentos emanados de agências internacionais, do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina interpelam os municípios a elaborar planos de educação numa perspectiva inclusiva. Pretende-se investigar como as redes municipais em Santa Catarina estão organizando seus planos de educação e em que medida estão incorporando as premissas inclusivas disseminadas nos âmbitos internacional, nacional e estadual, procurando perceber rupturas e continuidades. Objetiva-se também conhecer as ações e estratégias desenvolvidas pelos municípios a fim de implementar políticas inclusivas no campo educacional. Para tanto, serão considerados como pontos principais desta pesquisa as formas organizativas do trabalho pedagógico e a formação de professores. A pesquisa tem como objetivo geral apreender as proposições políticas relacionadas à educação inclusiva, notadamente aquelas direcionadas aos alunos com necessidades especiais, e sua influência sobre a reorganização das redes municipais de ensino em Santa Catarina. A investigação será realizada por meio de análise documental e estudo de campo procurando desenvolver: 1) um mapeamento das concepções divulgadas e apreendidas em relação à inclusão educacional e 2) um panorama de ações e estratégias de implementação de políticas de inclusão escolar. Serão coletados dados em oito municípios considerados como representativos das regiões referentes à distribuição geopolítica de Santa Catarina (Litoral, Nordeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Serrano, Sul, Meio-oeste e Oeste).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia - Integrante / Maria Helena Michels - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação. , Campus Universitário, Trindade, 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37218514, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

1999 - 1999

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista

Outras informações:
Contrato de trabalho de prestação de serviço via Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - FAPEU.

1996 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: APG - Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Outras informações:
A categoria Aluno de Pós-Graduação foi substituída mais tarde pelo Estágio Docência nos Cursos de Pós-Graduação. A disciplina trabalhada foi Avaliação de alunos deficientes mentais,no curso de Pedagodia, durante o desenvolvimento do Curso de Mestrado em Educação.

Atividades

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Representante da Linha de Pesquisa EEPP na Comissão de Seleção ao Curso de Doutorado em Educação - Turma 2018 e ao Curso de Mestrado em Educação - Turma 2017 - Portaria 05/2017/PPGE.

  • 03/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Política públicas de educação especial no Brasil nos limites do capital

  • 03/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Estudos Especializados em Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação.,Atividade realizada, Coordenadora de Pesquisa do Departamento EED - Portaria 003/EED/2017.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação/UFSC, .,Cargo ou função, Representante do EED - Portaria 002/EED/2017.

  • 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Cargo ou função, Representante do CED na Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação das Ações de Inclusão desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFSC - Poraria 2081/2016/GR.

  • 08/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas públicas para a Educação

  • 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Educação Especial: área física, Políticas e práticas pedagógicas voltadas à Educação Especial

  • 07/2007

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação - Educação, Estado e Políticas públicas, Seminário Especial Políticas públicas e práticas de inclusão/exclusão educacional

  • 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2012 - 07/2013

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 08/2010 - 07/2012

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Vice-coordenação do PPGE.

  • 10/2009 - 10/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação/UFSC, .,Cargo ou função, Presidente.

  • 08/2010 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação I

  • 08/2006 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica I, Pesquisa e Prática Pedagógica II, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Pesquisa e Prática Pedagógica IV

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação especial: aspectos sócio-históricos e políticos, Organização escolar I

2004 - 2006

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2000

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2004 - 06/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Educação Especial

  • 08/2004 - 06/2006

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos específicos de educação: políticas públicas de inclusão

  • 08/1998 - 03/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica, Pesquisa Aplicada a Educação I e II, Fundamentos de Educação Especial

1998 - 1999

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/1998 - 07/1999

    Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento e Aprendizagem, Diversidade e Metodologias de Educação, Estágio Supervisionado I e II

1988 - 1995

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1988 - 03/1995

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Educação Especial Professor Manoel Boaventura Feijó, Setor de Fisioterapia.,Serviço realizado, Atendimento Especializado em Fisioterapia Motora.