Diorgenes Leonam Modernel da Silveira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura pela Universidade Paranaense (2016). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura

2014 - 2016

Universidade Paranaense
Título: MAPEAMENTO DE QTLs DE RESISTÊNCIA DA SOJA AO NEMATÓIDE DE CISTO DA SOJA POR ASSOCIAÇÃO GENÔMICA,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ivan Schuster
Coorientador: Ivan Schster. Palavras-chave: Nematóides.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Especialização em TECNOLOGIA E PRODUÇÃO EM SEMENTES

1999 - 2000

Universidade Federal de Pelotas
Título: SEM TCC

Graduação em Agronomia

1992 - 1997

Universidade Federal de Pelotas

Curso técnico/profissionalizante

1987 - 1990

Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça"

Formação complementar

2014 - 2014

13 Encontro de Iniciação Científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2011 - 2011

Manejo Integrado de Pragas e Doenças Cultura da Soja. (Carga horária: 22h). , Bayer, BAYER S.A., Brasil.

2011 - 2011

Gestão de Qualidade. (Carga horária: 16h). , Agroindustrial Cooperativa, COAMO, Brasil.

2011 - 2011

Workshop sobre Mofo Branco. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Menejo e Conservação de Solos e Água. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, Brasil.

2008 - 2008

Comunicação. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendiizagem do Cooperativismo -Pr, SESCOOP, Brasil.

2004 - 2004

Resistência de Pragas a Pesticidas. (Carga horária: 12h). , Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas, IRAC_BR, Brasil.

2001 - 2001

CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, Brasil.

1998 - 1998

Adubação e Fertilidade de Solos. (Carga horária: 24h). , Agroindustrial Cooperativa, COAMO, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Ferramentas e Gestão de Qualidade para o Agribusiness. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Plasticultura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Controle Biológico. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Participação em eventos

13 Encontro de Iniciação Científica e 13 Fórum de Pesquisa da UNIPAR.VARIABILIDADE ESPACIAL DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM CANA-DE-AÇUCAR. 2014. (Encontro).

Manejo de Doenças em Millho.Doenças na Cultura do Milho. 2010. (Encontro).

III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Estudos do Comportamento dos Ventos em pelotas-RS. 1994. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Glacy Jaqueline da Silva

Schuster, Ivan;SILVA, G. J.; Polo, L.T.. Mapeamento de QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja por associação genômica. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura) - Universidade Paranaense.

Glacy Jaqueline da Silva

SILVA, G. J.. Mapeamento de QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja por desequilíbrio de ligação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia Aplicada à Agricultura) - Universidade Paranaense.

Foi orientado por

Samara Alves Testoni

VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE INOCULANTE VIA SULCO NA CULTURA DO SOJA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Samara Alves Testoni;

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, D. L. M. ; ZANUSSO, J. T. . Estudodo do Comportamento dos ventos em pelotas-RS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    MAPEAMENTO DE QTLs DE RESISTÊNCIA DA SOJA AO NEMATÓIDE DE CISTO DA SOJA POR ASSOCIAÇÃO GENÔMICA, Descrição: Este trabalho teve como objetivo identificar marcadores moleculares SNP em Associação Genômica com genes/QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja (NCS), utilizando-se mapeamento por associação genética. Um painel de 168 variedades de soja do Brasil, cujos dados de genotipagem de seis mil marcadores SNPs estavam disponíveis, foi avaliado quanto a reação às raças 1 e 3 do NCS. Os dados dos marcadores moleculares e da avaliação fenotípica foram utilizados na análise de associação genômica, utilizando-se o método de modelos lineares mistos (MLM) e regressão múltipla. Foram identificados três QTLs de resistência à raça 1 do NCS, um no cromossomo 8 e dois no cromossomo 11, que explicam 50,7% da variação no índice de parasitismo (IP). Também foram identificados dois QTLs de resistência à raça 3 nos cromossomos 8 e 20, que explicam 31,7% da variação no IP. O QTL identificado no cromossomo 8, associado à resistência às duas raças do NCS é o loco do gene Rhg4. Os marcadores identificados podem ser utilizados pelos programas de melhoramento para seleção de resistência raça específica ao NCS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Diorgenes Leonam Modernel da Silveira - Coordenador / IVAN SCHUSTER - Integrante.

  • 1993 - 1996

    Estudo do Comportamento dos Ventos em Pelotas, Descrição: Estudou-se o comportamento dos ventos em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, por meio de análises estatísticas utilizando-se os dados diários de velocidade média e velocidade máxima, e direção predominante, no período de 1952 - 1993, registrados na Estação Agroclimatológica de Pelotas. Os resultados obtidos indicaram a primavera como a estação de ventos mais intensos, sendo os meses de outubro e novembro aqueles com os ventos mais fortes; o outono é a estação com ventos de menor velocidade e o mês de maio onde ocorrem os ventos mais fracos. Observou-se que a velocidade média e a velocidade máxima tendem a decrescer nos meses de verão e a crescer nos meses de inverno. Os dados de velocidade média ocorridos na maioria dos meses apontaram um apreciável potencial eólico para a região, a ser avaliado. A direção predominante do vento varia com as estações: a direção leste (E) foi a mais freqüente na primavera e no verão, a sudoeste (SW), no outono e a direção nordeste (NE), no inverno. A direção nordeste tem grande incidência em todas as estações do ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diorgenes Leonam Modernel da Silveira - Integrante / Jerry T Zanusso - Integrante / João Batista da Silva - Coordenador / Ricardo Luiz Schons - Integrante / Eliane Gonçalvez Larroza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Centro de Pesquisa Elói Gomes

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1998 - 2012

Agroindustrial Cooperativa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CHEFE DETEC - ENGENHEIRO AGRÔNOMO, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1994

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Atlântica Sementes S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento mercado, Carga horária: 8

Outras informações:
Responsável em ministrar treinamentos e dias de campo a agrônomos ,veterinários e produtores sobre portifólio da empresa.