Diorgenes Leonam Modernel da Silveira
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura pela Universidade Paranaense (2016). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia
Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura
2014 - 2016
Universidade Paranaense
Título: MAPEAMENTO DE QTLs DE RESISTÊNCIA DA SOJA AO NEMATÓIDE DE CISTO DA SOJA POR ASSOCIAÇÃO GENÔMICA,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ivan Schuster
Coorientador: Ivan Schster. Palavras-chave: Nematóides.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Especialização em TECNOLOGIA E PRODUÇÃO EM SEMENTES
1999 - 2000
Universidade Federal de Pelotas
Título: SEM TCC
Formação complementar
2014 - 2014
13 Encontro de Iniciação Científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2011 - 2011
Manejo Integrado de Pragas e Doenças Cultura da Soja. (Carga horária: 22h). , Bayer, BAYER S.A., Brasil.
2011 - 2011
Gestão de Qualidade. (Carga horária: 16h). , Agroindustrial Cooperativa, COAMO, Brasil.
2011 - 2011
Workshop sobre Mofo Branco. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Menejo e Conservação de Solos e Água. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, Brasil.
2008 - 2008
Comunicação. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendiizagem do Cooperativismo -Pr, SESCOOP, Brasil.
2004 - 2004
Resistência de Pragas a Pesticidas. (Carga horária: 12h). , Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas, IRAC_BR, Brasil.
2001 - 2001
CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, Brasil.
1998 - 1998
Adubação e Fertilidade de Solos. (Carga horária: 24h). , Agroindustrial Cooperativa, COAMO, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Ferramentas e Gestão de Qualidade para o Agribusiness. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Plasticultura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Controle Biológico. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Participação em eventos
13 Encontro de Iniciação Científica e 13 Fórum de Pesquisa da UNIPAR.VARIABILIDADE ESPACIAL DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM CANA-DE-AÇUCAR. 2014. (Encontro).
Manejo de Doenças em Millho.Doenças na Cultura do Milho. 2010. (Encontro).
III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Estudos do Comportamento dos Ventos em pelotas-RS. 1994. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
Schuster, Ivan;SILVA, G. J.; Polo, L.T.. Mapeamento de QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja por associação genômica. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura) - Universidade Paranaense.
SILVA, G. J.. Mapeamento de QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja por desequilíbrio de ligação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia Aplicada à Agricultura) - Universidade Paranaense.
Foi orientado por
VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE INOCULANTE VIA SULCO NA CULTURA DO SOJA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Samara Alves Testoni;
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA, D. L. M. ; ZANUSSO, J. T. . Estudodo do Comportamento dos ventos em pelotas-RS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
MAPEAMENTO DE QTLs DE RESISTÊNCIA DA SOJA AO NEMATÓIDE DE CISTO DA SOJA POR ASSOCIAÇÃO GENÔMICA, Descrição: Este trabalho teve como objetivo identificar marcadores moleculares SNP em Associação Genômica com genes/QTLs de resistência da soja ao nematóide de cisto da soja (NCS), utilizando-se mapeamento por associação genética. Um painel de 168 variedades de soja do Brasil, cujos dados de genotipagem de seis mil marcadores SNPs estavam disponíveis, foi avaliado quanto a reação às raças 1 e 3 do NCS. Os dados dos marcadores moleculares e da avaliação fenotípica foram utilizados na análise de associação genômica, utilizando-se o método de modelos lineares mistos (MLM) e regressão múltipla. Foram identificados três QTLs de resistência à raça 1 do NCS, um no cromossomo 8 e dois no cromossomo 11, que explicam 50,7% da variação no índice de parasitismo (IP). Também foram identificados dois QTLs de resistência à raça 3 nos cromossomos 8 e 20, que explicam 31,7% da variação no IP. O QTL identificado no cromossomo 8, associado à resistência às duas raças do NCS é o loco do gene Rhg4. Os marcadores identificados podem ser utilizados pelos programas de melhoramento para seleção de resistência raça específica ao NCS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Diorgenes Leonam Modernel da Silveira - Coordenador / IVAN SCHUSTER - Integrante.
-
1993 - 1996
Estudo do Comportamento dos Ventos em Pelotas, Descrição: Estudou-se o comportamento dos ventos em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, por meio de análises estatísticas utilizando-se os dados diários de velocidade média e velocidade máxima, e direção predominante, no período de 1952 - 1993, registrados na Estação Agroclimatológica de Pelotas. Os resultados obtidos indicaram a primavera como a estação de ventos mais intensos, sendo os meses de outubro e novembro aqueles com os ventos mais fortes; o outono é a estação com ventos de menor velocidade e o mês de maio onde ocorrem os ventos mais fracos. Observou-se que a velocidade média e a velocidade máxima tendem a decrescer nos meses de verão e a crescer nos meses de inverno. Os dados de velocidade média ocorridos na maioria dos meses apontaram um apreciável potencial eólico para a região, a ser avaliado. A direção predominante do vento varia com as estações: a direção leste (E) foi a mais freqüente na primavera e no verão, a sudoeste (SW), no outono e a direção nordeste (NE), no inverno. A direção nordeste tem grande incidência em todas as estações do ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diorgenes Leonam Modernel da Silveira - Integrante / Jerry T Zanusso - Integrante / João Batista da Silva - Coordenador / Ricardo Luiz Schons - Integrante / Eliane Gonçalvez Larroza - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
1998 - 2012
Agroindustrial CooperativaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CHEFE DETEC - ENGENHEIRO AGRÔNOMO, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2016
Atlântica Sementes S.AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento mercado, Carga horária: 8
Outras informações:
Responsável em ministrar treinamentos e dias de campo a agrônomos ,veterinários e produtores sobre portifólio da empresa.
Você é Diorgenes Leonam Modernel da Silveira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diorgenes Leonam Modernel da Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?