Gerson Rodrigues da Silva

Gerson Rodrigues da Silva é professor associado no Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como Coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, sendo também membro do Conselho Gestor do Programa. É graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1996), Especialista em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente, tem como objeto de estudo construções correlativas do português, além de questões relacionadas a texto e ensino de língua portuguesa, além das relações de humor sob a perspectiva cognitivista.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2004 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Título: Sobre o texto jurídico: gramática e textualidade
Ricardo Stavola Cavaliere.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A polifuncionalidade de onde,Ano de Obtenção: 2002
Sílvia Figueiredo Brandão.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Planejamento, implementação e gestão de educação a

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Educação a Distância e Sistemas de tutoria

Especialização em Especialização em Língua Portuguesa

1997 - 1997

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Letras

1992 - 1996

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO - TURMA 01 A. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2016 - 2016

DEVERES, PROIBIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2016 - 2016

Desenvolvimento de equipes. (Carga horária: 10h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2013 - 2015

Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Extensão para Avaliadores das Redações do. (Carga horária: 120h). , Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, CEAD/UNB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Extensão em EaD com ênfase na Tutoria CE. (Carga horária: 180h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2000 - 2000

Redação Dissertativa - Critérios de Avaliação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, G. . I Congresso Nacional do Profletras. 2015. (Congresso).

RODRIGUES, G. . II Semana de Letras - Linguagem: múltiplos olhares. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Conalin. Gramática, Texto e Discurso. 2017. (Congresso).

IV Fórum de coordenadores do Profletras.Sistematização da discussão realizada na região sudeste sobre a reformulação do programa. 2017. (Outra).

I Congresso Nacional do Profletras. Pesquisas iniciais. 2015. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Discurso jurídico (IDisjuri).Mesa-redonda ? Discurso jurídico, textualidade e tradições discursivas. 2014. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Modelos de Leitura e Interpretação de Texto. 2012. (Simpósio).

III Semana de Letras da UFRRJ.O cognitivismo na pesquisa linguística: breve introdução. 2011. (Seminário).

II semana de Letras da Universidade federal Rural do Rio de Janeiro (Nova Iguaçu).Gramática, texto e sentido. 2010. (Seminário).

Semana de Abertura do semestre acadêmico.Ainterface sintaxe/semântica nos processos de mudança linguística do português brasileiro. 2010. (Outra).

VI Seminário de alunos de Pós-Graduação em Letras. 2009. (Seminário).

O Hermetismo da Linguagem jurídica.X Congresso Nacional de Lingüística e filologia. 2006. (Seminário).

Pequenas Palestras, grandes temas.O Hermetismo da linguagem jurídica. 2006. (Encontro).

III Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ- São Gonçalo. Reflexões sobre a ordem VS em textos jurídicos. 2005. (Congresso).

52 GEL. A polifuncionalidade de Onde. 2004. (Congresso).

Assel Rio. O clítico -se apassivador/indeterminador na escrita padrão de Portugal e Brasil: prescrições e usos. 1999. (Congresso).

Assel Rio. Processos de gramaticalização na repetição em textos narrativos e dissertativos. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Lúcia Soares Dotta de Oliveira

RODRIGUES, G.; ROBERTO, T. M. G.; COELHO, F. A. C.. REGULARIDADES E IRREGULARIDADES FONÊMICO- GRAFÊMICAS: USO DE ANDAIMAGEM NO ENSINO REFLEXIVO DE ORTOGRAFIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andressa Cristina de Oliveira

RODRIGUES, G.; PALOMANES, R.; RODRIGUES, A.. A UTILIZAÇÃO DE MODALIZADORES EPISTÊMICOS COMO RECURSO NA DIFERENCIAÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO EM TEXTOS MIDIÁTICOS: UM PROBLEMA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Luiz Farinha Rocha

RODRIGUES, G.; PINTO, M. I. R.; BEZERRA, I. C. R. M.. Os contos de fada para além da narrativa: mediação da leitura no trabalho com o gênero discursivo.. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Soneghetti Cauper Pinto

RODRIGUES, G.; RODRIGUES, A.; QUELHAS, I.. A ARTE DE ARGUMENTAR POR MEIO DAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE NATUREZA INTERVENTIVA. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eder Nicolau Alves Venancio

RODRIGUES, G.; OLIVEIRA, M. R.; ROSARIO, I. C.. Instanciações da microconstrução intensificadora "Para lá de X" no português contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ester Roberta Cardoso Moreira

RODRIGUES, G.; AREAS, Eduardo Kenedy Nunes; FELTES, H.. Desvendando as punch lines: construção e compreensão de sentido na comédia de stand up sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francis Paula Correa Duarte

RODRIGUES, G.. O INVISÍVEL QUARTO DE DESPEJO DA SOCIEDADE: O DIÁRIO COMO GÊNERO DISCURSIVO DE CRÍTICA E REESCRITA SOCIAL EM ?QUARTO DE DESPEJO. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Janne Faria Torres Braga

RODRIGUES, G.. ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DA LEITURA. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirian Maria da Silva Duarte

RODRIGUES, G.. A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES ATRAVÉS DA LEITURA MEDIADA. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane de Araújo Nascimento

RODRIGUES, G.. ENSINO DA ESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Edson Sabaraense Borja

RODRIGUES, G.. Som de preto: formação de leitores e produtores de texto a partir do Funk carioca. 2015 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: EDER NICOLAU VENANCIO

RODRIGUES, G.; ROSARIO, I. C.; OLIVEIRA, M. R.. INSTANCIAÇÕES DAS MICROCONSTRUÇÕES "LÁ PARA X" e "PARA LÁ DE X" NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ianaê de Oliveira

RODRIGUES, G.; ALMEIDA, M.J.A.. Onde diz: padrões de uso no português arcaico. 2012 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Luis Ferreira Gomes

RODRIGUES, G.; CAVALIERE, R.S.; ALMEIDA, M.J.A.. O sistema vocálico oral pretônico e postônico na variante nordestina defalantes residentes no estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valéria Mendonça de Oliveira

RODRIGUES, G.; AREAS, Eduardo Kenedy Nunes; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Cognição, intertextualidade e hipertexto: uma proposta para o ensino de leitura.. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniele Felizola

RODRIGUES, G.. O pensamento linguístico de Jerônimo Soares Barbosa e sua influência nas principais grmaricas brasileiras do século XIX, Ano de obtenção: 2015. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana da Silva Bittencourt

RODRIGUES, G.; FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.. Análise semióticos de nanocontos para 9 ano do EF. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ester Roberta Cardoso Moreira

RODRIGUES, G.; AREAS, Eduardo Kenedy Nunes; FELTES, H.. Desvendando as punch lines: construção e compreensão de sentido na comédia de stand up sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francis Paula Correa Duarte

RODRIGUES, G.. O INVISÍVEL QUARTO DE DESPEJO DA SOCIEDADE: O DIÁRIO COMO GÊNERO DISCURSIVO DE CRÍTICA E REESCRITA SOCIAL EM ?QUARTO DE DESPEJO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Janne Faria Torres Braga

RODRIGUES, G.. ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DA LEITURA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Margarete Menezes de Souza

RODRIGUES, G.; F.C.D.,Rodrigues. Polissemia e gramaticalização do verbo ´ir´no falar carioca. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Maria Ângela de Oliveira

RODRIGUES, G.; F.C.D.,Rodrigues. Variações das formas a gente / nós na fala e na escrita do Rio de Janeiro. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Jaqueline da Silva Gonçalves

RODRIGUES, G.; F.C.D.,Rodrigues. Polissemia e gramaticalização do ´depois´ no falar carioca - uma abordagem funcional. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Maria Lucia Reis da Silva Gaspar

RODRIGUES, G.. A transitividade e os sentidos do verbo Dar. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Eliane Antunes Martins

RODRIGUES, G.. Variantes relativas na língua portuguesa. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: William Oliveira de Jesus

RODRIGUES, G.. O verbo Ter nas unidades pré-fabricadas: uma abordagem funcionalista. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Ana Paula Oliviera Michylles

RODRIGUES, G.. A multifuncionalidade do diminutivo na língua portuguesa. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Patricia Oliveira Freitas

RODRIGUES, G.; PALOMANES, R.. A semântica do verbo virar em um contexto resultativo, metafórico e metonímico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Cristina de Almeida Dias

RODRIGUES, G.; ROXO, N. R. S.. Estruturas correlativas com conectores de concessão associados ao conector Mas: o caso das construções Cconc X, mas Y. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Ribeiro Gonçalves

RODRIGUES, G.; PEREIRA, M. H.. O TRATAMENTO DA REGÊNCIA VERBAL NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE LINGUA PORTUGUESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda da Silva Ribeiro

RODRIGUES, G.; PALOMANES, R.. Construção de mudança de estado forçada: um estudo do verbo empurrar à luz da gramática das construções e do modelo dinâmico de forças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisele de Paula Costa

RODRIGUES, G.; ROXO, M. R. S.. Estudo das construções condicionais no discurso jurídico: abordagem semântico pragmática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Débora Araújo Ramalho de Freitas

RODRIGUES, G.; BRAVIN, A.. Uma análise nos livros didáticos de língua portuguesa sobre a ampliação do vocabulário por derivação sufixal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: BRUNO CASTRO DA ROCHA

RODRIGUES, G.; VIEGAS, W.. Investigação criminal pelo Ministério Público. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Racquel Nagem Daier

VIEGAS, W.; Gerson Rodrigues da Silva;RODRIGUES, G.. Proporcionalidade: a aplicação do ideal constituinte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

RODRIGUES, G.. Vestibular de Educação no Campo. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.; WERNECK, L.; RODRIGUES, A.. Concurso público para Professor Adjunto de Métodos e técnicas de Ensino: Língua Portuguesa e Literatura. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.; CAVALIERE, R.S.; Pauliokonis, Maria Aparecida Lino; SILVEIRA, Sonia Bittencourt; DIAS, Nilza Barrozo. Comissão examinadora do concurso para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2012. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de correção de vestibular 2012 UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de correção de redação de acesso ao Colégio técnico da Universidade Rural. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.. Banca de correção da prova de redação do concurso de acesso ao curso de licenciatura em Educação no campo. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.. Banca de correção da prova de redação do concurso pra reingresso, transferência interna e externa. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.. Banca de correção da prova de redação do concurso para provimento de cargo de quadro de pessoal técnico-administrativo - Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil, Médico do Trabalho e Nutricionista. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.. Banca de correção do Vestibular. 2010. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de organização de questões de concurso para Ingresso No IFF. 2009. Instituto Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Concurso Vestibular. 2009. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de correção de Vestibular da UFF. 2008. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de correção de Vestibular da UFF. 2007. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Banca de correção de questões do ENADE. 2011. Fundação Cesgranrio.

RODRIGUES, G.; FONSECA, R. S.; FREIRE, G. C.. Comissão de seleção de monitoria de Latim. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, G.. Evento de Correção das Provas da Parte Escrita e Reavaliações da Parte Oral da Segunda Edição do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

RODRIGUES, G.. Avaliador de trabalhos do XXI Seminário de Iniciação Científica: Prêmio UFF Vasconcelos Torres. 2011. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Revisor de itens do ENADE. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

RODRIGUES, G.. Avaliador do Edital Jovens Pesquisadores. 2011. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, G.. Revisor de Língua Portuguesa do ENADE. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

RODRIGUES, G.. Consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa (ENEM). 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Charlles da Fonseca Lucas

LUCAS, Charlles da Fonseca; CASTRO, W. M. F.. Educação a Distância e Sistema de Tutoria. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Lúcia Leitão de Almeida

BRANDAO, S. F.ALMEIDA, Maria Lucia L.. A polifuncionalidade de onde. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariângela Rios de Oliveira

SILVA, G. R.;OLIVEIRA, M. R.; BRANDÃO, S.; ALMEIDA, M. L. L.; PAULIUKONIS, M. A.; MARTELOTTA, M. E. T.. A polifuncionalidade de onde. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sílvia Figueiredo Brandão

BRANDÃO, S. F.; OLIVEIRA, M. R.; LEITAO, M. L.. A polifuncionalidade de "onde". 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosane Santos Mauro Monnerat

MONNERAT, R. S. M.; CAVALIERI, R.; VALENTE, André Crim. Propostas para a adequação do discurso jurídico a anseios sociais: uma interface entre Direito e Lingüística. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

André Crim Valente

CAVALIERI, Ricardo; BITTENCOURT, Terezinha; GONÇALVES, Carlos Alexandre Victorio; SILVA, Maurício da.;VALENTE, A. C.. Sobre a linguagem jurídica: gramática e textualidade. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

André Crim Valente

MONNERAT, Rosane Santos Mauro; CAVALIERI, Ricardo;VALENTE, A. C.. Propostas para a adequação do discurso jurídico a anseios sociais: uma interface entre Direito e Lingüística. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alexandre Victório Gonçalves

GONÇALVES, C. A. V.; CAVALIERI, R.; VALENTE, A. C.; SILVA, Maurício da; Bittencourt, Terezinha. Sobreo discurso jurídico: gramática e textualidade. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Stavola Cavaliere

CAVALIERE, R. S.; Silva, Maurício da; VALENTE, André; BITTENCOURT, Terezinha Maria Passos; GONÇALVES, Carlos Alexandre. Sobre o texto jurídico: gramática e textualidade. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Stavola Cavaliere

CAVALIERE, R. S.; MONNERAT, Rosane; VALENTE, Andre. Propostas para a Adequação do Discurso Jurídico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thaís de Paiva Santos

CRÔNICAS: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA DOS DISCENTES A PARTIR DAS HABILIDADES PRESENTES NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Janne Faria Torres Braga

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DA LEITURA; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues

Leitura: textos e ensino; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jorge Edson Sabaraense Borja

Textos e contextos de produção, de recepção e de construção de sentidos em letras do estilo musical funk carioca em três momentos históricos distintos e sua inserção no universo escolar; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Talita Goulart Ferreira

PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ARTIGO DE OPINIÃO; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francis Duarte

O invisível quarto de despejo da sociedade: o diário como gênero discursivo de crítica e rescrita social em "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jackson Schmiedek

Construções correlativas Apesar de X, mas Y; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana Oliveira Hilário

SUMARIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FIGURAS NA NARRATIVA: PRÁTICAS PARA A PRODUÇÃO DE RESUMOS ESCOLARES DE NARRATIVA; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Janne Farias Torres Braga

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DA LEITURA: ANÁLISE E REVISÃO DE ENUNCIADO DE QUESTÕES DO 9o ANO DO SAERJINHO; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Janne Faria Torres Braga

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DA LEITURA; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Francis Paula Correa Duarte

O INVISÍVEL QUARTO DE DESPEJO DA SOCIEDADE: O DIÁRIO COMO GÊNERO DISCURSIVO DE CRÍTICA E REESCRITA SOCIAL EM ?QUARTO DE DESPEJO; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues

A PRÁTICA DA LEITURA E A SALA DE AULA: O TRABALHO COM O ENSINO DE INFERÊNCIAS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA PARA TURMAS DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Jorge Edson Sabaraense Borja

Som de preto: formação de leitores e produtores de texto a partir do Funk carioca; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Thaís de Paiva Santos

DESENVOLVENDO HABILIDADES EM CRÔNICAS: COMO ALCANÇAR A PROFICIÊNCIA LEITORA DE DISCENTES A PARTIR DESTE GÊNERO?; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Jéssica de Oliveira Henrique

OS FRAMES NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM PIADAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

JOYCE OLIVEIRA DOS SANTOS

A PRIMEIRA GUERRA MEMEAL: UM ESTUDO DO PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO- COGNITIVO NOS MEMES USADOS NA PRIMEIRA BATALHA VIRTUAL ENTRE BRASIL E PORTUGAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Thamires Carrara Ferraz

A METÁFORA CONCEITUAL: UMA ANÁLISE DAS CONSTRUÇÕES PRESENTES NAS MÚSICAS DE HUMBERTO GESSINGER; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Fabíola Fernandes dos Santos Sampaio

COGNIÇÃO E HUMOR: UMA ABORDAGEM COGNITIVA PARA ANÁLISE HUMORÍSTICA EM ?CHOMSKY SINCERO?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Bruna Cristina Almeida Dias

Estruturas correlativas com conectores de concessão associadas ao conector mas: o caso das construções Cconc X Mas Y; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Alessandra Marinho de Almeida

O bem de família e sua proteção legal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

BRUNO CASTRO DA ROCHA

Investigação Criminal pelo Ministério Público; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Alexandre Carvalho Nascimento

Aborto em fetos anencéfalos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Sílvia Regina neves de Souza

A ineficácia da legislação ambiental na proteção contra a poluição de água doce no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Thaís Gomes

Análise do discurso da legislação ambiental; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de controle e automação) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Gerson Rodrigues da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Stavola Cavaliere

O discurso jurídico: aspectos gramaticais e discursivos; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ricardo Stavola Cavaliere;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, G. ; BARBOSA, A. H. S. C. . O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6o ano do Ensino Fundamental. CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 111-145, 2019.

  • SANTOS, J. O. ; RODRIGUES, G. . A primeira guerra memeal: um estudo do processamento linguístico-cognitivo nos memes usados na primeira batalha virtual entre Brasil e Portugal. Democratizar (Faetec) , v. 10, p. 26-42, 2017.

  • RODRIGUES, G. ; CARDOSO, F. A. ; DUARTE, F. P. C. ; SANTOS, T. P. ; IMENES, T. S. N. . Reflexões socioculturais na utilização dos gêneros textuais em sala de aula. Pensares em Revista , v. 1, p. 42, 2016.

  • RODRIGUES, G. ; MONTEIRO, M. . A construção de sentidos em textos de humor de comédia stand up: um estudo de caso. Seda , v. 1, p. 50-83, 2016.

  • RODRIGUES, G. . Considerações sobre a ordem VS em textos jurídicos:uma abordagem funcional. Logos e Veritas , v. 3, p. 28-38, 2016.

  • RODRIGUES, G. . Dossiê Profletras: Repensando o Ensino de língua materna. Ciências Humanas e Sociais em Revista , v. 36, p. 1, 2014.

  • RODRIGUES, G. . Ideologia, identidade e texto jurídico. Revista Confluência , v. 1, p. 160-172, 2012.

  • RODRIGUES, G. . Formação do escritor e utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 2, p. 28-34, 2011.

  • RODRIGUES, G. . A Construção do texto jurídico. Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso) , v. 33, p. 105, 2011.

  • RODRIGUES, G. ; ROXO, N. R. S. (Org.) ; QUEIROZ, M. C. N. (Org.) ; PIRES, M. S. (Org.) . Futuro em Letras: reflexões e estratégias na formação de professores. 1. ed. Seropédica: EDUR, 2013.

  • RODRIGUES, G. ; BARBOSA, A. H. S. C. . Dialogismo e interação no ensino de gêneros textuais para o Ensino Fundamental. As práticas de linguagem em sala de aula: a pesquisa no Profletras. 1ed.Rio Branco: Nepan, 2019, v. 1, p. 243-264.

  • RODRIGUES, G. . Construções com o conector onde: observação a partir do uso em contextos formais. In: Alessandra de Paul; Danielle Kelly Gomes: Eliete Figueira Batista da Silveira; Marcia dos Santos Machado Vieira; Silvia Rodrigues Vieira. (Org.). Uma história de investigações sobre a língua portuguesa: homenagem a Silvia Brandão. 1ed.Rio de Janeiro: Blucher, 2018, v. 1, p. 129-140.

  • RODRIGUES, G. . A POLIFUNCIONALIDADE DE ?ONDE? EM PRÁTICAS DISCURSIVAS. In: Lúcia Maria Libório Eulálio; Margarita Torres de Alencar Costa; Maria Angélica Freire de Carvalho; Yana Liss Soares Gomes. (Org.). ARTICULAÇÕES E RE (A) PRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS Uma reflexão sobre língua e discurso em processo. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 187-214.

  • RODRIGUES, G. . A POLIFUNCIONALIDADE DE ?ONDE? EM PRÁTICAS DISCURSIVAS. In: Luciana Maria Libório Eulálio; Margareth Torres de Alencar Costa; Maria Angélica Freire de Carvalho; Yana Liss Soares Gomes. (Org.). Articulações e (re) apresentações linguísticas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 187-215.

  • RODRIGUES, G. . Por uma prática docente interventora. In: Gerson Rodrigues. (Org.). Futuro em Letras: reflexões e estratégias na formação de professores. 1ed.Seropédica: EDUR, 2013, v. , p. 125-.

  • RODRIGUES, G. . Modelos de leitura e interpretação de texto. In: PALOMANES, R. ; BRAVIN, A.. (Org.). Práticas de ensino do português. 1ed.: Contexto, 2012, v. , p. 1-272.

  • RODRIGUES, G. . A César o que é de César. Brasil247, Opinião Mídia & Tech, 06 jun. 2012.

  • RODRIGUES, G. . O papel dos formadores de opinião. Jornal Folha da terra, Bancas, 02 out. 2010.

  • RODRIGUES, G. . Direitos, deveres e nós. Jornal Folha da Terra, 09 fev. 2010.

  • RODRIGUES, G. . O hermetismo da linguagem jurídica. In: XCNLF, 2006, Rio de Janeiro. X CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2006. v. X.

  • RODRIGUES, G. . Gramática e Textualidade nos Textos Jurídicos. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre o Discurso Jurídico, 2014, Natal. Caderno de Resumos. Natal, RN: Editora da UFRN, 2014.

  • RODRIGUES, G. . A ordem VS em textos jurídicos. Logos e Veritas , 2016.

  • RODRIGUES, G. . Ideologia, Identidade e Texto Jurídico. Confluência (Rio de Janeiro) , 2013.

  • RODRIGUES, G. . SAPPIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, G. . Aquisição e processamento da linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, G. . Um ano de Profletras: Avaliação Institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, G. . Mesa-redonda ? Discurso jurídico, textualidade e tradições discursivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, G. . O Hermetismo na Linguagem Jurídica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, G. . A polifuncionalidade de Onde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RODRIGUES, G. . ASSEL-Rio. 2011.

RODRIGUES, G. . Um ano de Profletras: Avaliação Institucional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RODRIGUES, G. . Linguística Cognitiva e stand up. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, G. ; VOTRE, S. J. ; LESSA, A. ; CALVO, V. . Formação Continuada em Língua Portuguesa e Literatura - Orientações Pedagógicas: Carta (Pessoal, do Leitor, Oficial) -1 ciclo/1bimestre/9ano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; LESSA, A. ; VOTRE, S. J. ; CALVO, V. . Formação Continuada em Língua Portuguesa e Literatura-Orientações Pedagógicas:Crônica e Conto-2ºciclo/2ºbimestre/9ºano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; LESSA, A. ; VOTRE, S. J. ; CALVO, V. . Formação Continuada em Língua Portuguesa e Literatura-Orientações Pedagógicas:Curriculum vitae e Carta de Apresentação-2ºciclo/1ºbimestre/9ºano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; FADUL, B. ; PEREIRA, M. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas: Redação Dissertativa/Argumentativa-2º ciclo/4ºbimestre/3ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

CASTRO, A. ; HEFFNER, G. ; COSTA, M. F. ; BARBOSA, L. C. G. ; RODRIGUES, G. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas:Poesia no Arcadismo-1ºciclo/3ºbimestre/1ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; CASTRO, A. ; HEFFNER, G. ; COSTA, M. F. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas:Poesia no Arcadismo-1ºciclo/3ºbimestre/1ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; CASTRO, A. ; HEFFNER, G. ; COSTA, M. F. . Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas:Reportagem e Entrevista-2ºciclo/4ºbimestre/1ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; CASTRO, A. ; HEFFNER, G. ; COSTA, M. F. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas:Reportagem e Entrevista-2ºciclo/4ºbimestre/1ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; RODRIGUES, F. C. D. ; ROBERTO, T. M. G. ; BARBOSA, L. C. G. ; NORA, A. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-Orientações Pedagógicas:Romance-1º ciclo/3ºbimestre/9ºano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; ROBERTO, T. M. G. ; RODRIGUES, F. C. D. ; BARBOSA, L. C. G. ; NORA, A. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-Orientações Pedagógicas:Romance-2º ciclo/3ºbimestre/9ºano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; HEFFNER, G. ; COSTA, M. F. ; FADUL, B. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-V. do Professor:Poesia no Arcadismo-1ºciclo/3ºbimestre/1ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; NASCIMENTO, L. ; LOPES, S. ; BRITTO, V. ; BARBOSA, L. C. G. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-V. do Professor:Poesia no Simbolismo/Canção-2ºciclo/3ºbimestre/2ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; NORA, A. ; LOPES, S. ; BRITTO, V. ; NASCIMENTO, L. ; GUIMARAES, R. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-V. do Professor:Seminário e Debate Regrado-2ºciclo/4ºbimestre/2ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; BARBOSA, L. C. G. ; PEREIRA, M. ; FADUL, B. . Formação Continuada em Língua Portuguesa-O.Pedagógicas: Redação Dissertativa/Argumentativa-2º ciclo/4ºbimestre/3ªsérie. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. ; FONSECA, R. S. ; Piza, M. ; RODRIGUES, F. C. D. ; ROBERTO, T. M. G. . Roteiro de Atividades e Orietações Pedagógicas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

RODRIGUES, G. . Texto e sentido: novas abordagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, G. . Formação continuada em língua portuguesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

RODRIGUES, G. ; F.C.D.,Rodrigues ; FONSECA, R. S. ; Piza, M. ; ROBERTO, T. M. G. . Roteiro de Atividades e Orientações Pedagógicas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

RODRIGUES, G. . Oficina de capacitação de professores de Ensino Fundamental e Médio emLeitura e Produção Textual. 2010. .

RODRIGUES, G. . OFicina de leitura e produção textual. 2010. .

RODRIGUES, G. . Interpretação e Produção de textos aplicados ao Direito. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    O Humor sob a perspectiva da Linguística cognitiva, Descrição: O objetivo desta pesquisa é demonstrar de que maneira a perspectiva cognitivista pode auxiliar no entendimento de como se processam as informações tratadas em textos de humor de diferente natureza. Nesse viés pretende-se analisar textos em diferentes suportes e diferentes semioses. Exemplos iniciais serão os trabalhos com textos de comédia stand up ¬? tanto em português quanto em inglês ?, piadas de salão, charges, capas de jornal ? especificamente o jornal Meia Hora, devido a sua relação com o humor ?, sitcoms etc. A presente pesquisa parte dos seguintes pressupostos presentes na Linguística Cognitiva (doravante LC) ? que será a base teórica para nossos estudos na proposta ?em suas diferentes acepções: ? O sentido se constrói pela linguagem ¬? sem ser dela uma propriedade ?, em interações. ? A construção dos sentidos é interativa. ? O processo de interação faz com que os indivíduos compartilhem experiências, e, a partir daí, construam sentidos para as expressões criadas. Entendemos ser tal proposta teórica adequada aos procedimentos que aqui se pretendem adotar, entretanto sabemos que não se trata da única maneira possível de se trabalhar com humor. Concordamos com Possenti (1998) que ?fazer humor é basicamente produzir um equívoco, ou melhor, desnudar um equívoco possível?. Esse equívoco se expõe justamente quando há uma quebra de expectativa na construção dos sentidos. O estudo dessa quebra de expectativas pode ser observado por diferentes perspectivas teóricas , principalmente aquelas que consideram , por exemplo, questões discursivas, aspectos sociais na utilização de expressões politicamente corretas etc. Pode ser analisada por outras ciências humanas , tais como História, Filosofia ou Ciências Sociais. Nosso trabalho, entretanto, tem como base a proposta do estudo da língua em uso e a utilização de mecanismos que auxiliem no entendimento dos processos de compreensão de diferentes formas de fazer humor. Reconhecemos também que tal estudo se faz relevante e pode trazer contribuições de alto relevo para os trabalhos em estudos da linguagem, não por conta do objeto humor propriamente dito, mas a maneira de abordá-lo sob o viés da LC. Sob a perspectiva da LC, sabemos que o significado é uma construção mental que expressa ligação entre conhecimento e linguagem. Dessa forma, em situações em que existe a presença de humor ? pelo menos aquelas em que o autor do texto de humor age de maneira proposital ?, os sentidos são construídos numa relação entre os interlocutores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Gerson Rodrigues da Silva - Coordenador / Mário da Silva Monteiro - Integrante.

  • 2013 - Atual

    O fenômeno da correlação nas construções de causalidade, Descrição: O presente projeto tem como objeto de análise as construções correlativas de causalidade nos moldes Ccaus X, mas Y, em que Ccaus é um conector de causalidade lato sensu ? podendo indicar causa, condição, concessão ? e mas indicador da contraparte na correlação. Como se verá à frente O fenômeno da correlação em português não é um tema que se considere como novo na pesquisa linguística. O preenchimento de posições específicas na sentença por determinados vocábulos é algo bastante comum, podendo ser observado em construções paratáticas, do tipo ?não só X, mas também Y? e mesmo em outras hipotáticas como ?X tanto que Y?. Nas sentenças citadas, o fenômeno é regular, e a presença do segundo vocábulo é resultado do primeiro uso, daí a expressão correlação. A pesquisa a ser empreendida tem como objetivo geral contribuir para os estudos no português, ampliando o leque de análises sobre a relação de causalidade, além de propor um novo quadro para a descrição dos conectores de causalidade em português. As questões básicas que se impõem como problemas na pesquisa é como se poderia comprovar que as construções Ccaus X, mas Y são estruturas recorrentes no PB e no PE, em quais contextos ocorreria e que conectores seriam mais propensos a aparecer na correlação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (10) . , Integrantes: Gerson Rodrigues da Silva - Coordenador / Bruna Almeida Dias - Integrante / Bianca Ferreira da Silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    LIFE/LINEPE-SEROPÉDICA, Descrição: Trata-se de proposta para a criação de laboratório interdisciplinar das licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No projeto ora apresentado pela instituição proponente ? a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? estão envolvidos os campi Seropédica e Nova Iguaçu, onde estão localizados os cursos de formação de professores da instituição e serão instalados os laboratórios, obedecendo a critério de proporcionalidade, conforme a quantidade de licenciaturas por campus, a saber, 17 no campus Seropédica; 6, no campus Nova Iguaçu. O laboratório servirá como elemento de integração entre os diferentes cursos, servindo como suporte para implementação de ações das atividades acadêmicas dos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão ¬? doravante NEPEs ?, cuja criação fomentou o trabalho integrado entre os três pilares da universidade. Pensa-se que, com o espaço, possibilitar-se-á olhar mais detido por parte de docentes e discentes nos problemas enfrentados pelas licenciaturas da universidade e também pelas escolas do entorno dos campi de uma maneira geral. Isso por conta dos trabalhos que se desenvolverão a partir dos núcleos, a partir dos quais serão gerados benefícios para a comunidade interna e externa à universidade. Além do exposto, a criação do laboratório permitirá a divulgação de produtos relacionados à atividade acadêmica desenvolvida nas NEPEs, contribuindo tanto para a formação do aluno quanto para as pesquisas do docente envolvido. Pela proposta serão desenvolvidos os meios necessários para que se tornem públicas as produções. Os trabalhos serão desenvolvidos e com os recursos obtidos serão digitalizados e, sendo sistematizada a forma de divulgação podem efetivar-se como revista eletrônica. O compromisso de contribuir para formação de professores para a educação básica com uma significativa ampliação quantitativa e qualitativa em cursos de licenciatura colocou para a Universidade o desafio de buscar propostas acadêmicas e po. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Gerson Rodrigues da Silva - Coordenador / Marcelo Ferreira Farias - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Mecanismos de adequação do discurso jurídico aos anseios sociais: processos de troca discursiva na prática da conciliação ? uma experiência do Direito e do Serviço Social, Descrição: A história do Direito no Brasil ganhou com o advento da Constituição de 1988 seu capítulo de caráter social mais evidente ? isso sem deixar de considerar a importância e contribuição observada no texto de 1937. A preocupação com direitos e garantias individuais da chamada Constituição Cidadã ? epíteto mais que apropriado para a nossa Carta Magna ? fez com que nascesse uma consciência social na população, que não se enxergava em outras épocas. O entendimento de que do Poder público não se espera nada além de corrupção, parte da população acaba por não confiar no Judiciário como um todo, no sistema, mas apenas em parte ? o que, muitas vezes, faz com que se transfira para a imagem do juiz toda a responsabilidade pelo sucesso de uma ação. Sendo assim, os mecanismos alternativos de solução de conflitos, como o da conciliação, não têm sido eficazes na medida certa, cabendo procurar respostas para a resolução de tal problema, já que se entende que seria este o meio mais democrático para esse intento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gerson Rodrigues da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , BR 465 KM7, Km 7, 23890-000 - Seropedica, RJ - Brasil, Telefone: (022) 26821080, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: vice-coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do PROFLETRAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Mestrado Profissional em Letras na UFRRJ

Atividades

  • 04/2013

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

  • 06/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Língua portuguesa no Direito I e II, Produção e Prática do Texto Científico, Fonética e Fonologia do Português, História Externa e Interna do português

2012 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de produtividade acadêmica, Carga horária: 20

2011 - 2013

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Coordenador de conteúdo da Formação Continuad, Carga horária: 20

Outras informações:
O projeto de Formação Continuada da Fundação Cecierj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação consiste em oportunizar qualificação em nível de aperfeiçoamento aos professores da rede estadual. Os professores têm a opção de, ao final do período de aperfeiçoamento, optarem pela continuação e se pós-graduarem como especialistas, após cursarem um total de seis disciplinas adicionais.

2009 - 2010

Instituto Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, LPL

2003 - 2010

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 24

Atividades

  • 09/2009

    Ensino, Leitura e Produção Textual, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe e estilo, Implementação de práticas de produção textual

  • 08/2004

    Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

  • 04/2003

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Tópicos de Linguagem Jurídica, Português jurídico

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Coordenador de disciplina EAD, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 20

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenado da disciplina Português 2 do curso de Letras a distância da Universidade Federal Fluminense.

2004 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2004 - 04/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS XVII, PORTUGUÊS III, PORTUGUÊS IV, PORTUGUÊS VII

2009 - 2009

Universidade Gama Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2009 - 08/2009

    Ensino, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tradução de E, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa aplicada à tradução