Léa Cutz Gaudenzi

Possui graduação em Português-Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é participante do Coletivo de Estudos de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e técnica em assuntos educacionais do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maria Ligia de Oliveira Barbosa.Palavras-chave: política pública educacional; aceleração da aprendizagem.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas de Educação Básica.

Graduação em Português-Literatura Brasileira e Portuguesa

1969 - 1972

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1976 - 1976

Elaboração e Análise de Projetos. (Carga horária: 756h). , Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas de Educação Básica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Léa Pinheiro Paixão

PAIXÃO, Lea Pinheiro. Contribuições para a análise do Progama de aceleração da aprendizagem e de sua implementação: a experiência do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reuber Gerbassi Scofano

SCOFANO, Reuber Gerbassi. Contribuições para Análise do Programa de Aceleração da Aprendizagem e de sua Implementação: O Caso do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lígia de Oliveira Barbosa

Contribuições para a Análise do Programa de Aceleração da Aprendizagem e sua implementação: a experiencia do Rio deJaneiro; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Ligia de Oliveira Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GAUDENZI, L. C. . Como Linguagem, Língua e Fala se Opõem e se Completam. Letras de Hoje , v. 11, p. 121-125, 1973.

  • GAUDENZI, L. C. . Banco do Estudante, Método de Projetos. Rio de Janeiro: INEP/CEPE, 1974 (Material Pedagógico).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministerio da Educacao e Cultura, Representação do MEC no Estado do Rio de Janeiro. , Rua da Imprensa 16, Centro, 20030-120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34781630

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2005

    Fundação Biblioteca Nacional

    Vínculo: cessão, Enquadramento Funcional: Secretária Exe. Comissão Consultiva da Presi., Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenação-Geral do Livro e Leitura -PROLER

    Atividades

    • Serviços técnicos especializados , Presidência, .,Serviço realizado, Membro da Comissão Titular de Avaliação dos Projetos do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura.

    • Serviços técnicos especializados , Presidência, .,Serviço realizado, Membro da Comissão Permanente de Sistematização dos Projetos Selecionados como Pontos de Cultura.

  • 2004 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: participante

    Outras informações:
    O Coletivo foi criado em 2000. Constitui-se em grupo de pesquisa interinstitucional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, congregando docentes pesquisadores da área de política educacional, doutorandos e mestrandos. Em 2002, tornou-se grupo de pesquisa do CNPq. Em 2004, o Coletivo integrou-se às atividades de pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Tem como principais objetivos: 1) Pensar conjuntamente: a) os fundamentos das mudanças em processo e as tendências do Estado brasileiro, especialmente quanto às políticas sociais e suas repercussões na educação escolar; b) os mecanismos utilizados pelo Estado para consolidar a supremacia do projeto educacional governamental em nosso país; c) os elementos constitutivos de uma política educacional que se consubstancie em elemento de crítica e superação da política educacional em curso a partir dos anos 1990; 2) Estabelecer intercâmbios com especialistas e grupos de pesquisa nacionais e internacionais que atuem nas temáticas; 3) Organizar publicações para socialização dos estudos e pesquisas realizados. Possui atualmente duas linhas de pesquisa tendo como resultados a publicação de: O empresariamento da Educação. Novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos de 1990. SP: Xamã, 2002, Reforma Universitária do governo Lula: reflexões para o debate, SP: Xamã. 2004, Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. SP: Xamã, 2005, e Educação Superior: uma reforma em processo, SP: Xamã. Sua produção pode ainda ser conferida pelas publicações e apresentação de trabalhos dos seus vários membros participantes e colaboradores. Atualmente o Coletivo desenvolve mais um projeto de pesquisa na linha: "A nova relação Estado e sociedade civil nos anos de neoliberalismo e suas repercussões na educação", se propõe especificamente a explicitar a relação conhecimento científico e tecnológico e a construção de uma nova sociabilidade no Brasil de hoje.

    Atividades

    • Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-graduação em Educação.,Linhas de pesquisa

  • 1996 - Atual

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/1996

      Serviços técnicos especializados , Repersentação do MEC no Estado do Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Estudos, implementação e acompanhamento das políticas do MEC no RJ.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Representação do MEC no Estado do RJ, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Estadual de Avaliação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Repersentação do MEC no Estado do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Estadual de Avaliação do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental.

    • Outras atividades técnico-científicas , Representação do MEC no Estado do RJ, .,Atividade realizada, Coordenação do Grupo de Trabalho de Definição de Critérios de Avaliação do Livro Didático de 1ª à 4ª séries do EF.

  • 1981 - 1996

    Fundação de Assistência ao Estudante

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

    Atividades

    • Direção e administração, DADP, .,Cargo ou função, Gerente de Articulação e Apoio Técnico da Diretoria de Apoio Didátio-Pedagógico da FAE.

    • Serviços técnicos especializados , DADP, .,Serviço realizado, Reformulação da Política Nacional de Assistência ao Estudante.

    • Serviços técnicos especializados , DADP, .,Serviço realizado, Coordenação do Grupo de Trabalho "Por uma crescente qualidade do livro didático".

    • Serviços técnicos especializados , DADP, .,Serviço realizado, Subsídios sobre o Programa Nacional do Livro Didático para a Missão Brasil Venezuelo.

    • Serviços técnicos especializados , DADP, .,Serviço realizado, Elaboração de Protocolo de Intenções FAE/Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

  • 1974 - 1981

    Departamento de Assuntos Universitários

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

    Atividades

    • Serviços técnicos especializados , CODEAC, .,Serviço realizado, Subsídios para a 38º Sessão da CIE-BIE/UNESCO.

    • Serviços técnicos especializados , CODEAC, .,Serviço realizado, Relatório sobre oferta e demanda de vagas no vestibular.

    • Serviços técnicos especializados , CODEAC, .,Serviço realizado, Avaliação do Desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior.

  • 1973 - 1974

    Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Assessra da Unidade de Pesquisa, Carga horária: 40

  • 1973 - 1974

    Centro Universitário Metodista IPA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20