Lucas Ferrara Barbosa Aparecido

Engenheiro Metalurgista com mais de 6 anos de atuação nas áreas de siderurgia e mineração de ferro. Com consolidada experiência (inclusive internacional) em pesquisa de beneficiamento de minério de ferro, com forte apreço por áreas de cunho técnico tais como P&D&I e melhoria de processos. Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e MBA em Engenharia e Inovação pela UNESA (2016). Atualmente é mestrando em engenharia de materiais no programa RedeMat da Universidade Federal de Ouro Preto e Analista de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, onde trabalha com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e processos metalúrgicos.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia de Materiais

2016 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Orientador: Fernando Gabriel da Silva Araújo;

Especialização em MBA em Engenharia e Inovação

2014 - 2016

Universidade Estácio de Sá
Título: ANÁLISE DO IMPACTO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE PROJETOS DE MINERAÇÃO PELA COMERCIALIZAÇÃO DE REJEITOS DE PROCESSO COMO AGREGADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Orientador: Marina Peixoto Vianna

Graduação em Engenharia Metalurgica e de Materiais

2002 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Correlação entre o comportamento magnético e resistência mecânica para aços DualPhase
Orientador: Vicente Buono

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

1999 - 2002

Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Uberlândia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Transformação de Fases.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semana de Estudos da Engenharia de Minas - UNIFAL-MG.Minério de Ferro - Contexto, atualidade e perspectivas. 2016. (Encontro).

IX Congresso de Microscopia dos Materiais. 2016. (Congresso).

ABM Week. 2015. (Congresso).

Exposibram. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Diana Maria Perez Escobar

ARAUJO, F. G. S.D. PÉREZ ESCOBARBARBOSA, RONALDO ANTÔNIO NEVES MARQUESJose Mario Carneiro Vilela. Efeito dos parâmetros de têmpera e partição na microestrutura e propriedades mecânicas de aços 1540 microligados. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Villani Marques

Desenvolvimento e qualificação de materiais resistentes à cavitação e análise de viabilidade de seu uso na recuperação de rotores de turbinas hidráulicas; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Christiano Ottoni; Orientador: Paulo Villani Marques;

Paulo Roberto Cetlin

Simulação Computacional via Elementos Finitos da Laminação de Encruamento; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Roberto Cetlin;

Vicente Tadeu Lopes Buono

Análise não destrutiva de aços dual-phase DP780; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Vicente Tadeu Lopes Buono;

Diana Maria Perez Escobar

Efeito dos parâmetros de têmpera e partição na microestrutura e propriedades mecânicas de aços 1540 microligados; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Gerdau: Estudo de um aço API X70 sour service com conceito HTP baixo Mn e alto Nb, Descrição: A produção de tubos Sour Service tem utilizado projetos de liga com teor de Mn frequentemente acima de 1,10% e Nb em torno de 0,050%. Este projeto irá aplicar o conceito de baixo Mn (abaixo de 1,0%) e alto Nb (até o limite da API 5L que é de no máximo 0,080%) para a produção de chapas grossas na condição de fornecimento TMCP+ACC. Para comprovação da validade desta proposta será utilizada, como referência, uma liga de composição típica dos fornecimentos comerciais recentes com Mn acima de 1,10% e Nb abaixo de 0,060%, possivelmente com adições de Cr, Ni, Cu (até 0,20%) e Mo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante., Financiador(es): Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Campus CETEC (MG) - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Gerdau Pinda: Efeito da adição de Nióbio nos parâmetros de têmpera e partição e nas propriedades mecânicas e tribológicas de aços longos especiais, Descrição: De uma forma geral, aços empregados na indústria automotiva necessitam atender especificações de alta tenacidade. Para tanto devem combinar elevada resistência mecânica e boa ductilidade de forma a permitir conformabilidade durante a produção dos componentes a que se destinam e, ao mesmo, tempo atender às especificações de propriedades mecânicas requeridas pelas montadoras. Tais requisitos tem motivado a busca por novos mecanismos que promovam o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as demais propriedades relacionadas à ductilidade. Entre diferentes alternativas, o tratamento térmico de têmpera e revenimento tem sido utilizado para se obter elevada resistência mecânica, no entanto, neste caso, a perda de ductilidade é observada. Recentemente o tratamento de têmpera e partição surgiu como uma técnica capaz de promover aumento de resistência mecânica aliada a níveis de ductilidade superiores àqueles obtidos no tratamento de têmpera e revenimento. Por ser uma técnica nova, a Têmpera e Partição ainda não possui utilização industrial muito difundida. Por esta razão faz-se necessário estudá-la de forma mais detalhada a fim de se entender quais os potenciais benefícios de utilizá-la em substituição da têmpera e revenimento, principalmente em termos de aços longos especiais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Coordenador / Margareth Spangler Andrade - Integrante., Financiador(es): Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Campus CETEC (MG) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Análise não destrutiva de aços dual-phase DP780, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Coordenador / Vicente Tadeu Lopes Buono - Integrante.

  • 2008 - 2008

    Simulação Computacional via Elementos Finitos da Laminação de Encruamento., Descrição: Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Coordenador / Paulo Roberto Cetlin - Integrante.

  • 2005 - 2005

    Desenvolvimento e qualificação de materiais resistentes à cavitação e análise de viabilidade de seu uso na recuperação de rotores de turbinas hidráulicas., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Ferrara Barbosa Aparecido - Coordenador / Paulo Villani Marques - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, Centro de Inovação e Tecnologia SENAI - Campus CETEC. , Avenida José Cândido da Silveira - de 702 a 2150 - lado par, Horto Florestal, 31035536 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34892373, Ramal: 2373

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Campus CETEC (MG)

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia, Carga horária: 40

    Outras informações:
    INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM METALURGIA E LIGAS ESPECIAIS no Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - Campus CETEC. Pesquisa e Desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e processos metalúrgicos.

  • 2015 - 2016

    ArcelorMittal Mina do Andrade

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Desenvolvimento de melhorias no processo e controle de qualidade - Mineração de ferro: -Implementação de sistema de qualidade para amostras de rotina via SAP; -Implementação de melhorias no processo de amostragem; -Suporte técnico à clientes; -Acompanhamento e melhoria do ?Vendor Rating? -Estudo de aproveitamento de rejeitos de minério de ferro.

  • 2014 - 2015

    ArcelorMittal Research SA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Research Engineer, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento de rotas de produção e processos de beneficiamento de minérios de ferro: -Coordenação\execução de estudo de beneficiamento e caracterização de Itabiritos Compactos do quadrilátero ferrífero, a partir de testemunhos de sondagem. -Análise de filtragem para produtos e rejeitos. -Suporte no ?startup? de planta piloto.

  • 2008 - 2009

    ArcelorMittal Research SA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Análise não destrutiva de aços dual-phase DP780, via resposta magnética.

  • 2011 - 2014

    ArcelorMittal Mineração Serra Azul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento de rotas e processos de beneficiamento de minério: -Coordenação\execução do estudo de caracterização e beneficiamento (bancada e piloto) para Itabiritos Friáveis do quadrilátero ferrífero; -Coordenação\execução do estudo de caracterização e aproveitamento da fração ultrafina em barragem de rejeitos do quadrilátero ferrífero; -Coordenação\execução do estudo de caracterização e beneficiamento (bancada e piloto) da fração sinter-feed de minério de ferro do Cazaquistão; -Coordenação\execução do estudo de caracterização e beneficiamento (bancada e piloto) de minério de ferro da Libéria.

  • 2010 - 2011

    Gerdau Açominas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Engenharia de Produtos e Qualidade (aço):; -Atendimento a clientes das Américas do Norte e Latina; -Análise de falha de materiais provenientes de reclamações; -Especificação técnica de produtos (aços); -Estudo de caracterização de carepa de fio-máquina.

  • 2009 - 2009

    Gama Escola Técnica e Profissionalizante

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor das disciplinas: -Fundição -Metalografia e Tratamentos Térmicos e Superficiais dos Metais -Metalurgia dos Não-Ferrosos

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista em Projeto de Iniciação Científica.