Terminal médico digital multifuncional

  • Número do pedido da patente:
  • PI 1000609-5 A2
  • Data do depósito:
  • 03/02/2010
  • Data da publicação:
  • 27/09/2011
Inventores:
  • Classificação:
  • A61B 5/00
    Medi??o com finalidades de diagn?stico; Identifica??o de pessoas;
    ;

TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL. Refere-se o presente a uma patente de invenção, que diz respeito ao campo de industrialização de equipamentos voltados para o cuidado da saúde humana, composto por um terminal a ser utilizado para se obter informações sobre a saúde dos indivíduos, utilizando-se se de sistemas micro-processados capazes de fornecer dados específicos sobre o estado clínico daquele individuo que ira acessá-lo, através da tecnologia acoplada ao terminal, criando-se condições para medidas preventivas como também gerando infonnações para o início do tratamento mais condizente, em virtudes de anomalias detectadas nos exames originários do terminal. O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL foi idealizado para proporcionar meios mais rápidos e seguros para atender a uma maior quantidade de individuos no sentido de fornecer informações sobre o seu estado clínico, pois uma doença, detectada mais precocemente, poderá ser tratada com maiores chances de sucesso, diminuindo a incidência de incapacidades laborais ou seqúelas provenientes destes acontecimentos, O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MIJLTIFUNCIONAL, sendo utilizado por qualquer indivíduo, fornecerá informações práticas sobre o funcionamento dos equipamentos, através do monitor touch screen e o utilizador também poderá obter as informações sobre os resultados de seus exames, através da internet, em sua casa ou de qualquer outro computador, bastando para tal, simplesmente acessar o portal da empresa responsável pelo TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, onde as informações estarão disponibilizadas.

Página de 1

Documento

PI1000G09-5

“TERMINAL MEDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL”

Refere-se o presente a uma patente de invenção, que diz respeito ao campo de industrialização de equipamentos voltados para o cuidado da saúde humana, composto por um terminal a ser utilizado para se obter informações sobre a saúde dos indivíduos, utilizando-se se de sistemas micro-processados capazes de fornecer dados específicos sobre o estado clínico daquele indivíduo que irá acessá-lo, através da tecnologia acoplada ao terminal, criando-se condições para medidas preventivas como também gerando informações para o início do tratamento mais condizente, em virtudes de anomalias detectadas nos exames originários do terminal.

É sabido que, na maioria das vezes, o cidadão comum não tem a possibilidade de ser atendido prontamente para que tenha informações sobre o seu estado clínico e não é raro que não tenham consciência da gravidade e do risco que algumas moléstias poderão lhe proporcionar.

O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL foi idealizado para proporcionar meios mais rápidos e seguros para atender a uma maior quantidade de indivíduos no sentido de fornecer informações sobre o seu estado clínico, pois uma doença, detectada mais precocemente, poderá ser tratada com maiores chances de sucesso, diminuindo a incidência de incapacidades laborais ou seqüelas provenientes destes acontecimentos, como o do infarto do miocárdio, seguido de insuficiência cardíaca, derrames cerebrais, amputações de membros inferiores por gangrena, entre outras complicações.

Nos dias atuais, na maioria das vezes, um tipo de exame, importante para o diagnóstico de doenças, no âmbito do sistema público de saúde, carece de condições para o atendimento da demanda e de um maior número de profissionais para a sua realização, principalmente para se

analisar os resultados. Os indivíduos que procuram o sistema público de saúde, não muito raro, são levados a esperar meses para a realização de tais exames, espera que se toma perigosa para certas doenças.

O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, 5 objeto desse pedido de registro de patente de invenção, vem para contornar essa dificuldade, pois nele estarão acoplados equipamentos de alta tecnologia que fornecerão dados importantes para se detectar anomalias e por serem instalados em vários pontos, privilegiando aqueles onde ocorrem um maior fluxo de pessoas, como as rodoviárias, os centros comerciais, os 10 estádios, shopping, entre outros, irá possibilitar a um número maior de pessoas o acesso aos dados fornecidos pelos seus equipamentos, dados estes tão importantes para a prevenção ou o para o tratamento mais eficaz de doenças.

O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, sendo 15 utilizado por qualquer indivíduo, fornecerá informações práticas sobre o funcionamento dos equipamentos, através do monitor touch screen.

Os modelos do TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL abrangem desde dispositivos portáteis, tais como equipamentos com dimensões de smartphones, netbooks, notebooks, a 20 dispositivos fixos, com maiores dimensões. O equipamento móvel dispõe de uma maleta para transporte e proteção.

Quando da utilização do TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, o indivíduo subirá na balança, sem qualquer tipo de calçado, e o terminal irá disponibilizar informações relativas ao seu peso, a 25 sua altura, que será fornecida através do altímetro localizado na parte superior do terminal e sobre a impedância, a qual, através da impedância corporal, se obterá as informações sobre o peso magro, índice de gordura e o IMC - índice de Massa Corporal.

Antes da subida do indivíduo no TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, é feita a anti-sepsia dos sensores da balança que ficam em contato com a região plantar, com álcool.

5    Através de informações gravadas no terminal, será solicitado ao

indivíduo que estiver utilizando-o, para proceder o recolhimento de sangue, ao picar o seu dedo, através de uma de agulha descartável disponibilizada, podendo tal procedimento, ser feito por si ou com o auxílio de um profissional de saúde, que estará postado junto ao terminal, colhendo-se 10 uma gota de sangue para ser depositada em uma fita, também descartável, que será inserida no equipamento do terminal, para que se proceda ao cálculo da glicemia e a da colesterolemia.

Cada agulha, após ser utilizada, será depositada em um recipiente apropriado para o descarte de materiais pérfuro-cortantes, como também, a 15 fita utilizada será descartada em um lixo especial, específico para materiais infectantes.

Por intermédio de gravações de voz, será solicitado à pessoa que estiver utilizando o TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, o posicionamento dos eletrodos necessários para a 20 realização do ECG, sendo que esse procedimento, poderá ser feito com auxílio do mesmo profissional de saúde que estaria postado junto ao terminal.

Após esta etapa, será solicitado, também através de gravação, o posicionamento do dedo, exceto aquele que serviu para se coletar o sangue, 25 no oxímetro, para realização do exame de oximetria.

Após o exame de oximetria, será solicitado que o indivíduo que

estiver procedendo aos exames, para que posicione o seu braço no esfigmomanômetro, para que haja a aferição de sua pressão arterial (sistólica, diastólica e média).

Depois de concluídos esses procedimentos, aparecerá no monitor 5 touch screen, um questionário personalizável, onde o utilizador responderá a algumas perguntas formuladas, utilizando-se das teclas inseridas na tela. Com as informações decorrentes dessas respostas, será calculado o índice de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas.

Terminado o processo, aparecerão na tela, os resultados obtidos, 10 ficando a critério do utilizador a opção de imprimir esses resultados, ou enviá-los, por e-mail, para qualquer outro computador, enviá-los para dispositivos móveis através de bluetooth ou também, salvar as informações, através de saída USB.

O indivíduo que se utilizar do TERMINAL MEDICO DIGITAL 15 MULTIFUNCIONAL, poderá também, escolher vídeos explicativos sobre várias doenças, que ficarão à sua disposição, através do monitor touch screen. Esses vídeos serão visualizados no monitor touch screen (interno) ou através do monitor de LCD convencional externo.

Serão apresentadas na tela, ao final de todo o processo, as 20 recomendações médicas baseadas nos resultados obtidos nos exames prestados.

Opcionalmente, o utilizador poderá estabelecer uma conexão áudio-visual direta, on-line, com um médico, onde este esclarecerá dúvidas quanto aos resultados dos exames e dará outra informações relevantes.

25    Esses resultados serão enviados para uma central de dados

(criptografados), onde um médico os acessará e discutirá o caso com o

utilizador do TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL

O utilizador também poderá obter as informações sobre os resultados de seus exames, através da internet, em sua casa ou de qualquer outro computador, bastando para tal, simplesmente acessar o portal da empresa responsável pelo TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, onde as informações estarão disponibilizadas.

Os resultados obtidos através dos exames efetuados no TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL serão: Freqüência cardíaca, ECG com laudo, oximetria, peso, altura, índice de massa corporal, peso ideal, água corporal, índice de gordura corporal, glicemia, colesterolemia, pressão arterial (sistólica, diastólica e média), mapa de risco e recomendações de saúde.

O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, objeto deste pedido de registro de privilégio de invenção, com seus detalhes construtivos e sua aplicação prática, pode ser mais bem compreendido reportando-se às figuras anexas, contendo inclusive referências numéricas em conjunto com a descrição técnica que se segue e servirá de ajuda na compreensão de seus detalhes, sem, contudo, restringir sua configuração quanto às proporções de seus elementos constituintes ou do material empregado.

A Figura 1 é uma vista do TERMINAL MEDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL e suas conexões mostrando a Central de Processamento (1), que é composta por é composta de processadores, placa mãe, memória RAM e ROM, placa de vídeo, placa de áudio, drive de leitura e gravação de CDs e DVDs e fonte de energia. A fonte de energia será interna, operado também por batería de longa duração interna. Possuirá saída de vídeo RGB, saída paralela para impressora, entrada de cartão SD e mini-SD, porta serial, Saída HDMI, Saídas USB, Placa de rede, Saída de áudio, Entrada de áudio.

O modem (2), que será do tipo 3G ou EDGE, GPRS, GSM, wireless, placa de rede, telefonia fixa, WIMAX , Bluetooth ou smartphone, sendo 5 que a conexão entre o Modem e a Central de Processamento, será feita através de porta USB, PCI ou serial, que permitirá à internet.

O Monitor de LCD Touch Screen (3), terá ligação com a Central de Processamento (1), através de conexão RGB, serial, HDMI, DVI, USB, S-vídeo, vídeo componente, ou malha digital. Nesse Monitor de LCD Touch ío Screen, o utilizador do TERMINAL MEDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, irá interagir com o software do terminal, escolhendo opções em tela sensível ao toque. Nesse visor serão mostradas também informações de saúde, resultados obtidos pelo terminal, vídeos explicativos, publicidade e vídeo conferência.

15    O Monitor de LCD Convencional (4), terá ligação com A Central de

Processamento (1), através de conexão RBG, serial, HDMI, DVI, USB, S-Vídeo, vídeo componente ou malha digital. Nesse monitor serão mostradas informações de saúde, vídeos explicativos, publicidade e vídeo conferência.

O Termômetro Digital (5) terá conexão com A Central de 20 Processamento (1), através de conexão USB. Através desse Termômetro Digital (5), serão coletados dados referentes à temperatura do examinado e os dados serão utilizados pelo terminal para análise.

O Oxímetro Digital (6), terá conexão com a Central de Processamento (1), através de conexão USB, sendo que através do 25 Oxímetro Digital (6), serão coletados dados referentes à oximetria (nível de oxigenação sanguínea) do utilizador e estes dados serão utilizados pelo terminal para análise.

O ECG Digital (7) terá conexão com a Central de Processamento (1), através de conexão USB. Através do ECG Digital (7), serão coletados dados referentes ao eletrocardiograma realizado pelo utilizador e os dados serão utilizados pelo terminal para análise.

5    O Esfigmomanômetro Digital (8), será conectado à Central de

Processamento (1) através de conexão USB, sendo que o Esfigmomanômetro Digital, fará a coleta dos dados referentes à pressão arterial sistólica, diastólica e média do utilizador que serão utilizados pelo terminal para análise.

ío    O Glicosímetro Digital (9) terá conexão com a Central de

Processamento (1) através de conexão USB e os dados coletados referentes à glicemia do utilizador serão utilizados pelo terminal para análise.

O Medidor de Colesterol e Triglicerídeos Digital (10) terá conexão com A Central de Processamento (1), através de conexão USB, sendo que 15 neste equipamento serão coletados dados referentes ao colesterol e triglicerídeos do utilizador que serão utilizados pelo terminal para análise.

A Balança Digital com Impedância (11) terá conexão com a Central de Processamento (1), através de conexão USB e através desse item, serão coletados dados referentes ao peso, IMC, massa magra, gordura corporal e 20 água corporal do utilizador que serão utilizados pelo terminal para análise.

O Altímetro Digital (12) terá conexão com a Central de Processamento (1), através de conexão USB e por intermédio desse item, serão coletados dados referentes à altura do utilizador e utilizados pelo terminal para análise.

Será conectada à Central de Processamento (1) uma Impressora (13) através de conexão USB, paralela ou serial, podendo assim, serem impressos dados pelo terminal.

O Teclado (14) terá conexão com a Central de Processamento (1), 5 através de conexão USB, ps2 ou serial. Através do Teclado (14) serão inseridos dados pelo utilizador no terminal.

Os Alto-Falantes (15) terão conexão com a Central de Processamento através de conexão minijack, RCA ou USB, propiciando ao utilizador do TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL ío escutar informações sobre saúde, interagir com o médico por videoconferência, obter instruções de uso e a seqüência de uso, sinais de alerta, etc.

O Microfone (16) terá conexão com A Central de Processamento (1) através de conexão USB ou minijack. Através desse item, poderá ser 15 realizada videoconferência com médico, podendo o utilizador ter suas dúvidas de saúde sancionadas.

O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL será munido de Webcam (17) que terá conexão com a Central de Processamento (1), através de conexão USB. Através dessa Webcam será possível a 20 realização de videoconferência com o médico através do terminal.

A figura 2 é uma vista do TERMINAL MEDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, podendo-se visualizar, o Monitor LCD Touch Sreen (1), a Webcam (2), saídas para sensores /USB (3) Teclado (4) e as Centrais de Processamento e periféricos (5).

REIVINDICAÇÃO

“TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL”, caracterizado por apresentar um terminal voltado para a prevenção da saúde humana, dotado de equipamentos que realizam exames com a 5 capacidade de fornecer dados importantes para se detectar anomalias em seus usuários, diagnosticar e fornecer informações sobre tratamentos ou encaminhamentos destes usuários para profissionais especializados.

1 2

Ç(

jfS


RESUMO

TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, Refere-se o presente a uma patente de invenção, que diz respeito ao campo de industrialização de equipamentos voltados para o cuidado da saúde humana, composto por um terminal a ser utilizado para se obter informações sobre a saúde dos indivíduos, utilizando-se se de sistemas micro-processados capazes de fornecer dados específicos sobre o estado clínico daquele indivíduo que irá acessá-lo, através da tecnologia acoplada ao terminal, criando-se condições para medidas preventivas como também gerando informações para o início do tratamento mais condizente, em virtudes de anomalias detectadas nos exames originários do terminal. O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL foi idealizado para proporcionar meios mais rápidos e seguros para atender a uma maior quantidade de indivíduos no sentido de fornecer informações sobre o seu estado clínico, pois uma doença, detectada mais precocemente, poderá ser tratada com maiores chances de sucesso, diminuindo a incidência de incapacidades laborais ou seqüelas provenientes destes acontecimentos, O TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, sendo utilizado por qualquer indivíduo, fornecerá informações práticas sobre o funcionamento dos equipamentos, através do monitor touch screen e o utilizador também poderá obter as informações sobre os resultados de seus exames, através da internet, em sua casa ou de qualquer outro computador, bastando para tal, simplesmente acessar o portal da empresa responsável pelo TERMINAL MÉDICO DIGITAL MULTIFUNCIONAL, onde as informações estarão disponibilizadas.