Informações do processo ARE 1426289

  • Movimentações
  • 3
  • Data
  • 15/06/2023
  • Estado
  • Brasil

Movimentações Ano de 2023

15/06/2023 Visualizar PDF

Esconder envolvidos Mais envolvidos

DESPACHO: Trata-se de recurso extraordinário com agravo contra decisão de inadmissão do recurso extraordinário.

Analisados os autos, verifica-se que inexistem óbices jurídicos que justifiquem a atuação da Presidência neste feito (art. 13, inciso V, alínea c, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal).

Ante o exposto, determino a distribuição do processo conforme expresso no regimento.

Publique-se.

Brasília, 21 de março de 2023.


Ministra ROSA WEBER

Presidente

Documento assinado digitalmente


Retirado da página 58859 do Supremo Tribunal Federal (Brasil) - Padrão

15/06/2023 Visualizar PDF

Esconder envolvidos Mais envolvidos

15/06/2023 Visualizar PDF

Esconder envolvidos Mais envolvidos
Tipo: MÉRITO
DECISÃO

1. O presente agravo, previsto no art. 1.042 do Código de Processo Civil, foi interposto contra decisão que inadmitiu o recurso extraordinário à anotação de que a suposta ofensa ao texto constitucional demandaria análise de matéria infraconstitucional.


Em suas razões recursais, a recorrente, em síntese, refuta o fundamento da decisão agravada e reitera os argumentos expendidos no apelo extremo.


Desse modo, passo a analisar o recurso extraordinário. E, ao examiná-lo, verifico que foi interposto, com fundamento em permissivo constitucional, contra acórdão da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Estado do Piauí assim ementado:


ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL. VANTAGEM PECUNIÁRIA INDIVIDUAL    VPI. LEI 10.698/03. REVISÃO GERAL ANUAL. PRESCRIÇÃO PROGRESSIVA                              (SÚMULA 85-STJ). ABATIMENTO DOS VALORES PAGOS ADMINISTRATIVAMENTE A TÍTULO DE VPI. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.


Em suas razões recursais, a recorrente, em síntese, alega violação aos arts. 2º, 37, caput e X, 61, § 1º, II, a, 97, 169, § 1º, da Constituição Federal.



Sustenta que a vantagem pessoal individual, fixada em valor único, por meio da Lei nº 10.698/03, não teve a intenção de promover o reajuste geral de vencimentos. Não por outra razão o efetivo reajuste anual foi veiculado em outro diploma legal, qual seja, a Lei nº 10.697/03.


Aduz que a Lei nº 10.698/03 trata de concessão de vantagem pecuniária, e não de revisão geral, que fora estabelecida, naquele ano, pela Lei nº 10.697/2003. Nesse aspecto, é importante observar que revisão e reajuste são diversos e têm tratamento diferente, inclusive na Carta Magna.


Esse é o relatório. Decido.


2. De início, anoto que o órgão judiciário de origem deu parcial provimento ao recurso inominado deduzido pelo ora recorrido para reconhecer ao recorrente o direito e condenar a recorrida (ente que remunera a parte autora) a pagar o índice de 13,23% de reajuste, a partir de 1º de maio de 2003 (ou a partir da data de entrada em exercício, para os que ingressaram no serviço público depois dessa data), descontados os valores pagos a título de VPI, mês a mês, e observada a prescrição progressiva.


Consigno, desde logo, que, a respeito da matéria em causa, o Plenário desta Suprema Corte, ao julgar o ARE 800.721 RG, Tema n. 719, entendeu destituída de repercussão geral por tratar-se de litígio relativo à matéria infraconstitucional. Eis a ementa do julgado (com meus grifos):


PROCESSUAL CIVIL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. LEI 10.698/03. CONCESSÃO DE VANTAGEM PECUNIÁRIA INDIVIDUAL. OFENSA AO ART. 37, X, DA CF. MATÉRIA INFRACONSTITUCIONAL. AUSÊNCIA DE REPERCUSSÃO GERAL.

1. A controvérsia relativa à incorporação, a vencimento de servidor, do reajuste de 13,23% sobre sua remuneração é de natureza infraconstitucional, já que decidida pelo Tribunal de origem com base nas Leis 10.697/03 e 10.698/03, não havendo, portanto, matéria constitucional a ser analisada.

2. É cabível a atribuição dos efeitos da declaração de ausência de repercussão geral quando não há matéria constitucional a ser apreciada ou quando eventual ofensa à Constituição Federal se dê de forma indireta ou reflexa                                  (RE 584.608 RG, Min. ELLEN GRACIE, Pleno, DJe de 13/03/2009).

3. Ausência de repercussão geral da questão suscitada, nos termos do art. 543-A do CPC.


3. Em face do exposto, dou provimento ao recurso extraordinário com agravo e, passando à análise do recurso extraordinário, nego-lhe provimento.


Quanto aos honorários recursais, previstos no § 11 do art. 85 do Código de Processo Civil, não têm eles autonomia nem existência independente da sucumbência fixada na origem e representam um acréscimo ao ônus estabelecido previamente, motivo por que, na hipótese de descabimento ou de ausência de fixação anterior    como na espécie ,                a sua incidência é indevida.


4. Publique-se.


Brasília, 3 de abril de 2023.


Ministro NUNES MARQUES

Relator




Retirado da página 83894 do Supremo Tribunal Federal (Brasil) - Padrão