Wilson Machado Tosta Júnior

Mestre em História Comparada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), também cursou Especialização em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, sem apresentar monografia (1997). Falante nativo de português, tem nível avançado de inglês, tendo obtido um Overall Score de 7,5 no IELTS Academic em abril de 2022. Tem ainda nível intermediário de espanhol e básico em francês. É jornalista, graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Especializado na área de política nacional e Brasil, atuou nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, sucursal do Rio de Janeiro. Cobriu, ao longo de sua carreira, como repórter de O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, as eleições de 1989, 1990, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014 e as três primeiras edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, além do FSM Grande Porto Alegre em 2010. Também participou de coberturas internacionais na Colômbia (2007 e 2015) e na Itália (2014). Atualmente é chefe de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, na sucursal do Rio de Janeiro. Neste cargo, ajudou a coordenar a cobertura da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. A partir do início de 2019, foi um dos colunistas do projeto Supercolunas, de O Estado de S. Paulo.. Como jornalista e pesquisador, tem experiência em escrever sobre história, política nacional, defesa e inteligência. Em fevereiro de 2022, foi incorporado provisoriamente à equipe de edição da seção de Política de O Estado de S. Paulo, versões web e impressa.

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História Comparada

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Eterna vigilância: Uma história comparada de serviços secretos e seus mecanismos de controle parlamentar no Reino Unido e no Brasil pós-Guerra Fria (1989-2009)
, Ano de Obtenção: 2010.Francisco Carlos Teixeira da Silva.Palavras-chave: Defesa; Inteligência; Guerra Fria; Repressão política.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Ciência Política e Relações Intenacionais

1997 - 1997

Instituto Metodista Bennett
Título: Não apresentou monografia

Graduação em Jornalismo

1980 - 1984

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Correio da Manhã - A Resistência (co-autoria, com Agostinho Vieira, Paulo Marqueiro e Sérgio Souto)
Orientador: Nilson Lemos Lage

Ensino Médio (2º grau)

1977 - 1979

Colégio Pedro II

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Participação em eventos

VIII Simpósio de História Comparada.Inteligência: conceitos, técnicas, controles. 2009. (Simpósio).

VII Simpóso de História Comparada.Operação Democracia - Uma análise de mecanismos de controle sobre serviços de inteligência no mundo e no Brasil pós-Guerra Fria. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • TOSTA, Wilson . A Central Intelligence Machinery e seus controles: serviços secretos britânicos, sua estrutura e accountability. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. Ano 5, p. Rio 2010, 2010.

  • TOSTA, Wilson . O Serviço Federal de Informações e Contra-Informação: depoimentos e controvérsia em fragmentos de história. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. Ano 4, p. Rio 2009, 2009.

  • TOSTA, Wilson . Serviços de inteligência: um perfil. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. Ano 4, p. Rio, 2009, 2009.

  • TOSTA, Wilson . Reino Unido, Espanha e Brasil: Três casos de controle público de serviços de inteligência no pós-Guerra Fria. Boletim tempo presente (UFRJ) , v. 3, p. 1, 2008.

  • TOSTA, Wilson . Prisão de Crivella afasta Republicanos como alternativa para Bolsonaros. Estadao.com.br, 22 dez. 2020.

  • TOSTA, Wilson . Com aposta ambiental dobrada na ONU, Bolsonaro se arrisca a virar um Nero de opereta. Estadao.com.br, 23 set. 2020.

  • TOSTA, Wilson . Depois da briga com Bolsonaro, Witzel sai do grupo. Estadao.com.br, 03 set. 2020.

  • TOSTA, Wilson . Cometa arrasta Queiroz e leva Bolsonaros a apostar no seu silêncio. Estadao.com.br, 19 jun. 2020.

  • TOSTA, Wilson . Prisão de Queiroz em casa de Wassef leva crise ao Planalto. Estadao.com.br, 18 jun. 2020.

  • TOSTA, Wilson . Queiroz, o homem-cometa, sobrevoa os Bolsonaros. Estadao.com.br, 29 out. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Os Bolsonaros e o pior dos regimes. Estadao.com.br, 11 set. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Jair Bolsonaro de capa vermelha. Estadao.com.br, 07 set. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Fogo na Amazônia limita discurso dos Bolsonaros. Estadao.com.br, 26 ago. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Na ?Ofensiva de Páscoa? do bolsonarismo raiz, governo vive mais confusão interna. Estadao.com.br, 26 abr. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Como na frase de Temer, palavras de Bolsonaro também voam; o problema é quando ?pousam?. Estadao.com.br, 15 abr. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Os tuítes e os Tonhos da Lua de Jair Bolsonaro. Estadao.com.br, 06 mar. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Na crise de Bebianno, Carlos Bolsonaro bota óleo na frigideira do Twitter. Estadao.com.br, 14 fev. 2019.

  • TOSTA, Wilson . O Zero Um de Bolsonaro no reino da pulp-fiction. Estadao.com.br, 28 jan. 2019.

  • TOSTA, Wilson . O pente-fino do Coaf constrange o presidente. Estadao.com.br, 20 jan. 2019.

  • TOSTA, Wilson . O arriscado pôquer de Flávio Bolsonaro. Estadao.com.br, 17 jan. 2019.

  • TOSTA, Wilson . O indignado Queiroz e sua caixa-preta. Estadao.com.br, 09 jan. 2019.

  • TOSTA, Wilson . No novo clã presidencial, quem chama a atenção é o agregado. Estadao.com.br, 01 jan. 2019.

  • TOSTA, Wilson . Ao encurralar o tráfico, Cabral aposta seu futuro. O Estado de S. Paulo, Cidades/Metrópole, p. C7 - C7, 29 nov. 2010.

  • TOSTA, Wilson . A expectativa de que a catástrofe só venha depois do mandato. O Estado de S. Paulo, Cidades/Metrópole, p. C4 - C4, 10 abr. 2010.

  • TOSTA, Wilson . Pesquisa mostra riscos para o tucano José Serra. O Estado de S. Paulo, Nacional, p. A6 - A6, 26 dez. 2009.

  • TOSTA, Wilson . Uma arma na luta por memória e poder. O Estado de S. Paulo, Nacional, p. A8 - A8, 29 nov. 2009.

Outras produções

TOSTA, Wilson . Em 'Ninguém sabe o duro que dei, a ausência da história. 2009 (Resenha crítica).

TOSTA, Wilson . Homem de Ferro: Discurso 2.0 do Império. 2008 (Resenha crítica).

TOSTA, Wilson . "Em Brasília, 19 horas": reflexões sobre o vampirismo oficial. 2008 (Resenha crítica).

Prêmios

2021

21 Prêmio Estadão de Jornalismo/Perfil - Com Marcio Dolzan e Marcelo Godoy - "Daniel Silveira: o fã de Robocop que quis enfrentar o Supremo", S.A. O Estado de S. Paulo.

2014

14 Prêmio Estadão de Jornalismo/Reportagem Especial, com equipe - "Primeira Guerra Mundial", S.A. O Estado de S. Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Jornal O Estado de S. Paulo, Sucursal Rio de Janeiro. , Avenida Rio Branco, 81 - 20º andar, Centro, 20040006 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25083174

Experiência profissional

2015 - Atual

jornal O Estado de S. Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Reportagem, Carga horária: 40

1998 - Atual

jornal O Estado de S. Paulo

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Repórter, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1998

Jornal Folha de S.Paulo

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Repórter, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1996

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Regime: Dedicação exclusiva.

1987 - 1996

Jornal O Globo

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Repórter, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Também exerceu, durante o ano de 1991 e início de 1992, a função de Coordenador de Política e Nacional

1986 - 1987

Revista Portos e Navios

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Redator, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Também exerceu a função de secretário de redação (editor)

1985 - 1986

Touring Club do Brasil

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Assessor, Regime: Dedicação exclusiva.