Luis Fernando Rolim Sampaio

Luís Fernando tem uma larga experiência em gestão executiva e em política na área da saúde, da perspectiva local à perspectiva global. Sua trajetória profissional mostra uma diversidade de experiências na área de Gestão, Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Inovação em Saúde, bem como na gestão orçamentária e controle de custos em grandes instituições de saúde públicas e privadas. Entre suas características destaca-se a liderança, habilidades de construção de equipe, pensamento estratégico e inovação. Desde 2017, ele mora em São Paulo, trabalhando na Seguros Unimed. De 2011 a 2015 trabalhou na UNIMED Belo Horizonte como Superintendente de Serviços Próprios. Antes de 2011, ele morou em Toronto, trabalhando como consultor internacional para várias instituições, como o Banco Mundial (Sudeste Asiático), o Departamento de Medicina de Família e Comunidade na Universidade de Toronto, Kaiser Family Foundation na África do Sul, OPAS Brasil e CONASS. Atou nos campos da reforma da saúde, APS, indicadores de desempenho, melhoria da qualidade. Lecionou Planejamento e Avaliação de Programas no nível de pós-graduação da Universidade de Toronto. No Ministério da Saúde, como Diretor Nacional de Atenção Básica, foi responsável pela primeira Política Nacional de Atenção Básica. Foi responsável por projetos de cooperação entre o Ministério da Saúde e a UNESCO, o Banco Mundial (PROESF); e da OPAS. Também participou no consórcio EUROsociAL, o Grupo de Trabalho sobre Incentivos Baseados no Desempenho da Center for Global Development, em Washington DC. Na área acadêmica cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, especializou-se em Gestão Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública do RJ, e concluiu o mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia. Fez cursos de doutorado na HPME e na Escola de Saúde Pública Dalla Lana, na Universidade de Toronto. Além disso, participou do programa de desenvolvimento de liderança do Hay Group na Unimed Belo Horizonte.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2011 em Public Health

2009 - Interrompido

Universidade de Toronto
Título: Primary Care Reform in Brazil,
Orientador: Donald Cole
Ano de interrupção: 2011

Mestrado profissional em Saude Coletiva

2002 - 2003

Instituto de Saúde Coletiva
Título: Integralidade da Atenção a Saude: analise critica da programação da atenção basica PPI /AB2000/2001, Ano de Obtenção:
Orientador: Carmem Fontes Teixeira
Palavras-chave: Atenção Basica; Integralidade; Programação; Atenção Primaria.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Gestão Hospitalar

1995 - 1996

Escola Nacional de Saúde Pública

Graduação em Medicina

1983 - 1988

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1990 - 1991

Homeopatia. (Carga horária: 360h). , Instituto Mineiro de Homeopatia, IMH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Planejamento e Gestão.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Atenção Primaria.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: POLITICA DE SAUDE.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, D. M. ; SAMPAIO, L. F. R. . I Encontro de Gestores Estaduais, Provinciais e Departamentais de Sistema Sul Americano de Saúde. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle.Os Desafios para Integração e Incorporação das Ações de Vigilância em Saúde na Atenção Básica: A Perspectiva da Atenção. 2007. (Outra).

Buenos Aires 30-15 de Alma Ata a la Declaración del Milenio. 2007. (Outra).

Encontro Aberto " O Ministério da Saúde e a Redução das desigualdades Regionais na Amazônia: Desafios e Perspectivas". 2007. (Encontro).

III Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. Pactos pela Saúde 2006 e o PNAB. 2007. (Congresso).

III Encontro Nacional de Usuários MapServer.Georreferenciamento das Informações da Atenção Básica - Adequação das àreas: Saúde da Família - Censo IBGE. 2007. (Encontro).

Seminario Inter-temático EUROsociAL Salud, Atención Primaria de la Salud e Integracón de Niveles de Atención. 2007. (Seminário).

Taller de Análisis Interdisciplinario sobre fragmentación de la Atención en Salud: factores políticos, socioeconómicos y técnicos. 2007. (Oficina).

Taller de Balance y Perspectivas.Funciones Esenciales de la Salud Pública en las Américas. 2007. (Oficina).

X Congreso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of The International Association of Health Policy. Fundação Estatal: A Ousadia de Construir Alternativas para Enfrentar os Desafios de Construção do SUS na 'Bahia de Todos Nós'. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, XIV Congress of the International Assossiation of Health Policy. Política Nacional de Atenção Básica como Consolidação do Esforço de promoção de Equidade na Distribuição de Recursos do SUS. 2007. (Congresso).

XI Encontro Nacional das Entidades Médicas.Saúde da Família, Importância do Médico na Atenção Básica (PSF sem Médicos), Remuneração e Portaria da MS. 2007. (Encontro).

1ª EXPOGEST, Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão No SUS. 2006. (Outra).

1ª Mostra Nacional de Saúde da Criança.Atenção Básica e a Saúde da Criança. 2006. (Outra).

1º Seminário Humanização no SUS Contagem.Integralidade e Resultados da Saúde da Família no Brasil. 2006. (Seminário).

3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Outra).

8º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral. Os Pontos Críticos para o Desenvolvimento da APS na América Latina. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral.A Contribuição da Atenção Primária à Saúde aos Sistemas de Saúde. 2006. (Encontro).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Atenção Básica: Estudos Avaliativos em Municípios de Grande Porte. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública.Agenda de Cooperação no Campo da Promoção da Saúde. 2006. (Oficina).

Foro Regional de Fortalecimiento de los Sistemas de Salud.Proteccion Social en Salud para la Mujer, el neonato y Poblacion Infantil en ALC: Leciones Aprendidas que apuntan el camino a seguir. 2006. (Outra).

I Encontro de Experiências Exitosas da Estratégia Saúde da Família da Região Nordeste.Política Nacional da Atenção Básica. 2006. (Encontro).

III Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Outra).

IX Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde.Política de Atenção Básica no SUS. 2006. (Encontro).

IX Seminario Internacional de APS. 2006. (Seminário).

IX Seminario Internacional de APS.La Excelencia de la Calidad en la Atención Primaria en Salud en Brasil. 2006. (Seminário).

Oficina: Metodologias de Avaliação em Promoção da Saúde. 2006. (Oficina).

Seminário Estadual Da Atenção Básica do Estado do Piauí.Política Nacional de Atenção Básica. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional do Projeto Saúde Bahia Reorganizando a Saúde no Estado.Avaliação por Resultados e Monitoramento e Avaliação em Saúde: Atenção Básica no Brasil. 2006. (Seminário).

VII Congresso Nacional da Rede Unida, III Fórum Nacional de Redes em Saúde, III Mostra Paranaense de Saúde da Família, II Encontro de Promotores de Políticas Públicas Saudáveis. Atenção Básica: De um Programa à uma Política Nacional. 2006. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida, III Fórum Nacional de Redes em Saúde, III Mostra Paranaense de Saúde da Família, II Encontro de Promotores de Políticas Públicas Saudáveis. Política Nacional de Promoção da Saúde para a Agenda Global de Desenvolvimento. 2006. (Congresso).

Workshop sobre a HEN - Rede de Evidências em Saúde e Biblioteca Virtual em Saúde. 2006. (Oficina).

XXII Congresso Nacional das Secretaris Municipais de Saúde, III Congresso da Saúde, Cultura de Paz e Não Violência e V Congresso da Rede Américas. 2006. (Congresso).

1º Simpósio Internacional da Conferência Luso-francófona da Saúde (Colufras).Regionalização e Reforma Sanitária. 2005. (Simpósio).

2º Encontro de Gestores Públicos da Saúde, Construindo um Projeto Assistencial Comum.O PROAB - Sistema de Programação da Atenção Básica como Elemento de Planelamento e Programação das Equipes de Saúde Familiar. 2005. (Encontro).

Desafios Críticos para uma Década de Recursos Humanos em Saúde nas Américas.Placing the right people in the right places. 2005. (Encontro).

I Congresso Binacional de Atenção Primária em Saúde. A Atenção Primária e a Saúde da Família no Brasil. 2005. (Congresso).

I Encontro de Gestores Estaduais, Provinciais e Departamentais de Sistemas Sul Americanos de Saúde. 2005. (Encontro).

I Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde. 2005. (Seminário).

3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal. 2004. (Outra).

6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 6º Congresso de Medicina Familiar. Sistemas de Informação em APS: Utilidade na Tomada de Decisões e no Planejamento das Ações das Equipes Locais. 2004. (Congresso).

Curso Taller Regional Fortaecimiento de la Salud Pública u sus Funciones Esenciales. 2004. (Oficina).

Encontro para elaboração de Plano Diretor das Oficinas de Trabalho em Avaliação em Saúde para construção de Planos de Monitoramento e Avaliação. 2004. (Encontro).

II Mostra Estadual - Saúde da Família.A Estratégia Saúde da Família: Desafios e Perspectivas para a Gestão do SUS. 2004. (Outra).

II Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e I Simpósio Pan-Americano de Vigilãncia Sanitária. 2004. (Simpósio).

Mostra Estadual de Saúde da Família RN.A Estratégia Saúde da Família: Desafios e Perspectivas para a Gestão do SUS. 2004. (Outra).

Seminário " A Reforma da Sistema Hospitalar Brasileiro". 2004. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia.Promoção da Saúde da Prevenção à MUdança Social. 2004. (Oficina).

II Mostra estadual em Produção em Atenção Básica.Experiências Bem Sucedidas na Reorganização dos Serviços de Saúde. 2002. (Outra).

II Oficna de Trabalho: "Qualificação do PSF".Apresentação dos eixos de debate e questões colocadas pelo grupo. 2002. (Oficina).

XIV Seminário de Municipalização da Saúde.Desafios para a Implementação do PACS e PSF. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carmen Fontes de Souza Teixeira

TEIXEIRA, C. F.PAIM, Jairnilson Silva; SCHRAIBER, Lilia Blima. Integralidade da atenção à saúde: análise crítica da programação da aten'vcão básica. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Jairnilson Silva Paim

PAIM, J. S.TEIXEIRA, Carmen. Integralidade da atenção à saúde: análise crítica da programação da atenção básica - PPI/AB. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas

Integralidade da atenção à saúde: análise crítica da programação da atenção básica: PPI/AB, 2001/2002; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva Gestão de Sistemas de Saúde) - Instituto de Saúde Coletiva,; Coorientador: Ana Luiza Queiroz Vilasbôas;

Carmen Fontes de Souza Teixeira

Integralidade da atenção à saúde: análise crítica da programação da atenção básica, 2003; ; 2003; 123 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Carmen Fontes de Souza Teixeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALFRADIQUE, MARIA ELMIRA ; BONOLO, PALMIRA DE FÁTIMA ; DOURADO, INÊS ; LIMA-COSTA, MARIA FERNANDA ; MACINKO, JAMES ; MENDONÇA, CLAUNARA SCHILLING ; OLIVEIRA, VENEZA BERENICE ; SAMPAIO, LUÍS FERNANDO ROLIM ; SIMONI, CARMEN DE ; TURCI, MARIA APARECIDA . Internações por condições sensíveis à atenção primária: a construção da lista brasileira como ferramenta para medir o desempenho do sistema de saúde (Projeto ICSAP - Brasil). Cadernos de Saude Publica , v. 25, p. 1337-1349, 2009.

  • SAMPAIO, L. F. R. ; Takeda, S. (Org.) . Atenção Primaria e Promoção da Saude. Brasilia: Conselho Nacional de Secretarios de Saude, 2007. v. 1. 232p .

  • SAMPAIO, L. F. R. ; SILVEIRA FILHO, A. D. (Org.) . Política Nacional de Atenção Básica - Série Páctos pela Saúde V. 4. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. v. 1. 68p .

  • SAMPAIO, L. F. R. ; SILVEIRA FILHO, A. D. (Org.) . Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. v. 1. 72p .

  • SAMPAIO, L. F. R. ; SILVEIRA FILHO, A. D. (Org.) ; SIMONI, C. (Org.) ; RODRIGUES, A. G. (Org.) . Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. v. 1. 92p .

  • Souza,H.M. ; SAMPAIO, L. F. R. . Atenção básica: Política, Diretrizes e modelos coetaneos no Brasil atual. In: NEGRI, B.; FARIA, R.; VIANA, A. L.. (Org.). Recursos Humanos em Saúde: Política, Desenvolvimento e Mercado de Trabalho. Campinas: , 2002, v. , p. -.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Movimento Brasil Competitivo. , Edifício Brasília Trade Center SALA 1708, Asa Norte, 70711902 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33292134, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional