Fabiana Regina Philipi
Mestranda em Engenharia Hidráulica e Ambiental do programa de pós-graduação de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da USP (2007) e realizou trabalho final sobre a Viabilidade de Projetos de Geração Elétrica através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil. Trabalhou como auditora de projetos de redução de gases do efeito estufa nas áreas de geração de energia renovável, disposição de resíduos sólidos e tratamento de efluentes. Coordenou um Programa de Compensação de Emissões através de projetos de reflorestamento com mata nativa e projetos energéticos - substituição de combustível e eficiência energética. Trabalhou em Escritório de Projetos Corporativo gerindo projetos e capacitando líderes de projetos e é certificada pelo PMI (Project Management Institute). Trabalhou com análise de impacto ambiental de produtos buscando reduzir o impacto de fórmula e embalagem.
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Hidráulica e Saneamento
2016 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Influência da Floresta Nacional de Ipanema no regime hidrológico nas bacias do Rio Ipanema e Ribeirão do Ferro,Orientador:
Arisvaldo Vieira Mello Júnior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
Graduação em Engenharia Ambiental
2001 - 2007
Universidade de São Paulo
Título: Viabilidade de Projetos de Geração Elétrica através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil
Orientador: Célio Bermann
Formação complementar
2017 - 2017
Introduction to Citizen Science: focus on biodiversity. (Carga horária: 18h). , Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação - USP, BIOCOMP, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Projetos. (Carga horária: 64h). , Projectlab, PL, Brasil.
2009 - 2009
Validação de projetos de redução de emissões. (Carga horária: 32h). , Det Norske Veritas, DNV, Brasil.
2009 - 2009
Análise financeira de projetos. (Carga horária: 8h). , Det Norske Veritas, DNV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
Participação em eventos
XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Contribuição de uma floresta para a infiltração e o escoamento superficial pela comparação de dois métodos: Balanço Hídrico Climatológico SCS - CN. 2017. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
PHILIPI, F. R. ; MELLO JUNIOR, A. V. . Contribuição de uma floresta para a infiltração e o escoamento superficial pela comparação de dois métodos: Balanço Hídrico Climatológico e SCS - CN. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária. , Cidade Universitária, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 998915921
Experiência profissional
2008 - 2008
Société Génerale de SurveillanceVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Auditoria de projetos de redução de emissão de gases do efeito estufa, realização de visitas e relatórios técnicos reportando a adequação à metodologia e aos parâmetros técnicos propostos, licenças e o desempenho do projeto em relação ao monitoramento proposto e resultado esperado.
2009 - 2010
Det Norske VeritasVínculo: , Enquadramento Funcional: Auditora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Auditoria de projetos de energia renovável, disposição e tratamento de resíduos, tratamento de efluentes com objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Avaliação das metodologias registradas na UNFCCC e adequação dos projetos a essas metodologias, avaliação dos documentos dos projetos (Project Design Document, planilhas e licenças), realização de visitas técnicas e relatórios reportando a adequação aos parâmetros técnicos e o desempenho do projeto em relação ao monitoramento proposto e resultado esperado para geração dos créditos de carbono.
2010 - 2015
INDUSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS NATURAVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo Programa Carbono Neutro: gestão dos projetos de reflorestamento e energéticos. Seleção de projetos via edital, avaliando benefícios ambientais, sociais, metodologia proposta, capacidade de entrega no prazo e no custo determinado, e dos créditos de carbono. Realização de visitas de campo para acompanhamento da implementação, da evolução dos projetos e da adequação a metodologia. Acompanhamento dos processos de validação e verificação de projetos para geração dos créditos de carbono. Coordenadora do Grupo Carbono, Resíduos e Água: grupo responsável por acompanhar as ações corporativas que reduzem impacto nos três temas como também buscar novas ações para que a empresa atinja as metas definidas. Condução do estudo de avaliação dos benefícios nos recursos hídricos e na produção de sedimentos decorrente do reflorestamento de mata nativa na bacia do Rio Xingu. Análise de impacto ambiental de produtos e prestação de consultoria às unidades de negócio e P&D, buscando nas embalagens: aumentar o uso de material reciclado pós consumo e de origem renovável, a reciclabilidade e reduzir a massa de material e emissão de CO2; e nas fórmulas: aumentar a vegetalização e consumo de biodiversidade. Disseminação e aplicação da metodologia corporativa de gestão de projetos junto aos líderes de projetos para definição e gestão de escopo, orçamento, cronograma, entregas, risco, prazo, qualidade e stakeholders.
2016 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno/Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.
Atividades
-
02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Regina Philipi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?