Taís Bentes Normande
Possui graduação pela Universidade Federal de Alagoas(1980), especialização pela Universidade Federal de Alagoas(1995) e mestradopela Universidade Federal de Alagoas(2000). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:História Regional, História urbana, Produção do Espaço em Maceió, Segregação Sócio-Espacial.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado
1996 - 2000
Universidade Federal de Alagoas
Orientador: Luiz Sávio de Almeida
Palavras-chave: História Regional; História urbana; Produção do Espaço em Maceió; Segregação Sócio-Espacial.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História Urbana. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e gestão das cidades, inclusive política e planejamento habitacional.
Formação complementar
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , Ministério das Cidades.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , .
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.
Participação em eventos
Convención de Ordenamiento Territorial y Urbanismo: Território, Asentamientos Humanos y Sontenibilidad.Ocupación Urbana y Segregación Espacial: Convivencia de Pobres y Ricos en La Costa Marítima de Maceió. 2005. (Outra).
Estatuto da Cidade em Debate.Plano Diretor: Crítica à Objetividade Ideológica e ´Política. 2002. (Seminário).
.Segregação Espacial na orla Marítima de Maceió. 2000. (Seminário).
.Alagoas a Caminho da Sociedade Urbanizada: a transição dos anos 50 e a mudança dos anos 60. 2000. (Seminário).
.A Orla Marítima: preliminares da formação histórica. 2000. (Seminário).
Formação Política de Alagoas.Alagoas a caminho da sociedade urbanizada: a transição dos anos 50 e mudança dos anos 60. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
ROBALINHO, Verônica C.;NORMANDE, T. B.; ZACARIAS, P.R.V.. Desafios para o desenvolvimento sustentável no conjunto Denisson Menezes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
SOUZA, F.A.M.;NORMANDE, T. B.; PALMEIRA, M.V.L.. Violência Urbana e Loteamentos Fechados: um estudo sobre a transformação sócio-espacial e suas manifestações produzidas no bairro Jardim Petrópolis.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
FARIA, G.M.G.;NORMANDE, T. B.; PONTES, P.R.C.. Apropriação dos espaços de uso público no bairro da Levada.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
LEBIGRE, A. M.;NORMANDE, T. B.; BARBOSA, A.J.. Mirantes: descortinando paisagens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
LINS, R.D.B;NORMANDE, T. B.; ESTEVAN, A.. Vale do Reginaldo: eixo viário ou humanização do seu espaço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.. Requalificação do Siistema Viário e Urbano do "Coração" de Bebedouro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
LEBIGRE, A. M.;NORMANDE, T. B.; SOUZA, M.A.. Centro: Três Praças e uma História. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
CABRAL FILHO, P.;NORMANDE, T. B.; FIALHO, J.. Centro de Produção e Comercialização do Artesanato no Município de Coruripe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; SOUZA, M.A.. Jaraguá Sempre Popular (Reabilitação Urbana do bairro através do uso habitacional). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MAGALHAES, A. C.;NORMANDE, T. B.; GUIMARAES, A.. Rua do Imperador: Mosaico de Épocas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; GUIMARAES, A.. Palmeira.Espaços Arquitetônicos e Ambientais Adequados às Hospedagens na Cidade de Pilar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
LEBIGRE, A. M.;NORMANDE, T. B.; TAVARES, J.. Compreendendo as Falhas do Projeto de Revitalização do Bairro de Jaraguá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
LEBIGRE, A. M.;NORMANDE, T. B.. O Edifício Breda: um ícone esquecido. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; MAIA, M.P.. Unidade de Pesquisas Aplicadas ao Meio Ambiente e Centro de Capacitação da Praia do Francês. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; WANDERLEY, R.. Pilar: Cidade e Arquitetura: Possibilidade de Turismo Alternativo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; NOGUEIRA, R. E.. Os Banguês de Pilar: Um Percurso Turístico Rural. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; ILITIA,. A Estética da Favela sobre a Ótica do Morador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.; COSTA, Manoel Messias.. Rio Novo, o processo de transformação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
NORMANDE, T. B.; MARQUES, R.C.C; AMORIM, Inês.. Recuperação dos Espaços Públicos e Edifícios Históricos do Núcleo Central de Ferão Velho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
RAMALHO FILHO, R.;NORMANDE, T. B.. Pré Plano de Manejo Integrado na Seção Rural da Bacia Hidrográfica do Rio Niquim. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.. Ferraz.Diretrizes de Lazer para Fernão Velho e Rio Novo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
MARQUES, R.C.C;NORMANDE, T. B.. dos Santos Castro.Praça, Pressa Porque?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas.
NORMANDE, T. B.; LEBIGRE, A. M.; FERRARE, J.O.P.. Banca Examiinadora para Seleção de Professor Substituto no Setor de Estudo Teoria e História da Arte e Arquitetura. 2007. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Dos Calejados Pés; Os Passos dos Filhos de "Mãe Lagoa": Como o cotidiano da pesca do sururu se relaciona com a produção espacial na favela Sururu de Capote; ; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Esperança que habita na luta: um registro das conquistas dos movimentos por moradia na cidade de Maceió, da década de 90 aos dias atuais; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Bicicleta: uma alternativa real de transporte na cidade de Maceió; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
A Cidade pelas Brechas dos Muros: Loteamentos Fechados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Para bem transformar é necessário amar e entender as vozes da cidade: os desafios da participação social na construção do espaço urbano da Levada, Maceió-AL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Cidade do Pilar: Cenário da Expressão Cultural; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Do Candeeiro a Xingó: memória oral da cidade de Piranhas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Centro Multifacional Luís Silva - Anteprojeto Urbano-Paisagístico na Orla Lagunar do Flexal de Baixo no Bairro de Bebedouro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Ruas e Cotidiano: Configurando Paisagens em Pilar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Orla Lagunar de Coqueiro Seco - Parcela Sul - Diretrizes para Requalificação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
A Praça Padre Cícero como Referencial de Estudo do Espaço Público: proposta de revitalização e ampliação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Residência Unifamiliar para a Comunidade Indígena Xucuru-Kariri - Fazenda Canto- Palmeira dos Ìndios; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Reestruturação da feira Livre de Arapiraca; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Reestruturação do espaço Urbano do Entorno do Mercado da Produção - Levada; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
de Oliveira; O processo de Ocupação do Bairro da Ponta da Terra nos Últimos 20 Anos; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Taís Bentes Normande;
Produções bibliográficas
-
NORMANDE, T. B. . Ocupación Urbana y Segregación Espacial: Convivencia de Pobres y Ricos en La Costa Marítima de Maceió. In: Convención de Ordenamiento Territorial y Urbanismo: Território, Asentamientos Humanos y Sontenibilidad, 2005, Havana. Convención de Ordenamiento Territorial y Urbanismo: Território, Asentamientos Humanos y Sontenibilidad - Resúmenes - Habana/Cuba, 2005.
-
NORMANDE, T. B. . Impactos Ambientais e Parcelamento do Solo na Planície Litorânea de Maceió. In: II Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2001, Salvador. Meio Ambiente e Sustentabilidade: Pensando e Fazendo. Salvador: Anais II Congresso Naacional de Meio Ambiente na Bahia, 2001. v. 01. p. 178-180.
-
CAVALCANTI, I.P.H ; NORMANDE, T. B. ; FERREIRA, A.E.F ; CAVALCANTI, A.R.C. ; OLIVEIRA, M.D.P ; ALBUQUERQUE, C.B. . Intervenção Urbanística no Bairro da Levada: Valorizar a Cultura e Construir uma Nova Imagem. In: ArquiMEMÓRIA 3, 2008, Salvador. ArquiMEMÓRIA 3 - Livro de Resumos, 2008. v. único. p. 157-157.
-
NORMANDE, T. B. . Alagoas a caminho da sociedade urbanizada: a transição dos anos 50 e mudança dos anos 60. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NORMANDE, T. B. . A Orla Marítima: preliminares da formação histórica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NORMANDE, T. B. . Segregação Espacial na Orla de Maceió. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NORMANDE, T. B. . A Importância do Planejamento Urbano para o Desenvolvimento Turístico: uma abordagem sobre a Orla Marítima de Maceió. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NORMANDE, T. B. . Considerações Preliminares acerca do Discurso sobre a Origem dos Fundamentos da Desigualdade entre os Homens - Rosseau. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
Avaliação e Capacitação para a Implementação dos Planos Diretores Participativos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Taís Bentes Normande - Integrante / Regina Dulce Barbosa Lins - Coordenador / Manuella Mariana Carvalho Rodrigues de Andrade - Integrante / Luciane Maranha de Oliveira Marisco - Integrante.
-
2005 - 2006
Espaços Urbanos, Ambientes Naturais e Paisagísticos: oportunidades de turismo alternativo no município de Pilar/AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Taís Bentes Normande - Coordenador / Regina Coeli Carneiro Marques - Integrante.
-
2003 - 2004
Quadro Sinóptico do Fenômeno Habitacional em Maceió., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Taís Bentes Normande - Integrante / Regina Coeli Carneiro Marques - Coordenador.
Prêmios
2007
Excelência Acadêmica na modalidade Extensão, Universidade Federal de Alagoas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Rodovia Br 104, Km 14, Cidade Universitária - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Tabuleiro dos Martins, 57083-000 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141283, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - 1983
Grupo de Arquitetura e PlanejamentoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa nacional realizada pelo GAP, para o FINEP, entitulada "Intervenção Nacional sobre a Ação Governamental no Campo da Habitação Popular", que resultou em publicação posterior.
Atividades
-
08/1983 - 09/1983
Serviços técnicos especializados , Grupo de Arquitetura e Planejamento, .,Serviço realizado, Levantamento da ação governamental na área da habitação popular em Alagoas, de 1979 a 1983.
1983 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O primeiro vínculo empregatício com a Instituição foi de professor colaborador; em seguida professor efetivo 20 horas. A partir de 1989 ocorreu o enquadramento no regime de dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2008
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/2008
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão "Projetando Cultura".
-
04/2008
Direção e administração, Conselho Universitário Consuni, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado Superior.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa
-
05/2006
Direção e administração, Comitê Assessor de Extensão, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê Assessor de Extensão da UFAL.
-
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cidades Brasileiras, Projeto de Urbanismo 2, Projeto de Urbanismo 1
-
08/2007 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto "Leitura Interpretativa do Povoado Mangue: a participação comunitária no processo de produção da paisagem". Barra de São Miguel..
-
11/2007 - 11/2008
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.
-
08/2007 - 07/2008
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto "Intervenção Urbanística do Bairro da Levada: Valorizar a Cultura e Construir uma Nova Imagem".
-
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
09/2007 - 09/2007
Ensino, Curso de Especialização em Desenho Urbano, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenho Urbano 2
-
05/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação adjunta do Projeto de Capacitação e Formação do Grupo e Lançamento Público do Plano Diretor Participativo de Palmeira dos Índios/AL.
-
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Estadual Campanha Plano Diretor Participativo, .,Atividade realizada, Representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Núcleo.
-
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão do Trabalho Final de Graduação
-
07/2001 - 06/2003
Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental.
-
Ensino, Especialização em História do Nordeste, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Urbanização no Nordeste
-
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Elaboração do Termo de Referência do Plano Diretor Participativo de Arapiraca/AL.
-
01/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Participação no Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico de Sistemas Hidroviários de Passageiros em 10 Áreas do País: o cas da cidade de Meceió. BNDES/MÓBILE/CPPETEC/CBTU.
-
10/1983 - 12/1999
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Visual, Desenho I, Evolução UrbanaI e II, História das Artes e da Arquitetura I e II, Introdução à Arquitetura, Planejamento Arquitetônico IV e V
-
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Pós Graduação em História, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Mestrado em História.
-
08/1991 - 10/1996
Direção e administração, Conselho Universitário Consuni, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Coelgiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
Direção e administração, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Departamental.
1980 - 1983
Stúdio de Arquitetura e PlanejamentoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação como Arquiteta colaboradora em diversos projetos de arquitetura: edifícios e conjuntos residenciais, clubes, centro comercial, dentre outros.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Taís Bentes Normande e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?