Marina Maestri Walter Pruner

Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Pós-graduada em Auditoria de Sistemas de Saúde pelo Centro Educacional São Camilo - Sul (2015) e Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí (2017). Possui experiência profissional em centro cirúrgico, gerenciamento de enfermagem, educação em serviço e administração hospitalar.

Informações coletadas do Lattes em 23/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho

2015 - 2017

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Competências gerenciais e o trabalho do enfermeiro hospitalar., Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Juliana Vieira de Araújo Sandri

Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde

2010 - 2015

Centro Educacional São Camilo/Sul
Título: Qualidade do serviço de enfermagem: o papel da auditoria
Orientador: Roberto Godoy Nogueira

Graduação em Enfermagem

2006 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Avaliação da construção de um instrumento para implementação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32.
Orientador: Juliana Vieira de Araújo Sandri
Bolsista do(a): Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Italiano. (Carga horária: 60h). , Laboratorio di lingua e cultura italiana, EDULINGUA, Itália.

2010 - 2011

Curso de Italiano. (Carga horária: 120h). , Circolo Italiano di Brusque, ., Brasil.

2008 - 2008

Curso de atualização em fisiopatologia. (Carga horária: 36h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Atualização em SAE. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2006 - 2006

Curso de simulação de atendimento pré-hospitalar. (Carga horária: 2h). , Grupo de Resgate e Salvamento, ., Brasil.

2006 - 2006

Curso de Primeiros Socorros. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

1999 - 2002

Curso de Inglês. (Carga horária: 420h). , Link language school, LINK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Formação profissional no século 21: reflexões sobre as aprendizagens a partir da extensão universitária. 2017. (Outra).

10 anos de lei Maria da Penha: avanços e desafios nas dinâmicas institucionais das políticas públicas. 2016. (Outra).

Curso de Pedagogia e a internacionalização curricular: um olhar para a formação de professores e a educação infantil de zero a cinco anos na região da Toscana ?Itália. 2016. (Outra).

I Seminário de extensão educação para transformação: meio ambiente e saúde. 2016. (Seminário).

O Reconhecimento de Expressões Faciais na Psicologia do Esporte e na Psicologia Clínica. 2016. (Outra).

Seminário de Ciência, Inovação e Empreendedorismo. 2016. (Seminário).

Tecnologia assistiva e mobilidade de pessoas com deficiência física. 2016. (Outra).

III Semana integrada do Centro de Ciências da Saúde. 2015. (Outra).

XIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. 2014. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa.. 2013. (Congresso).

70ª Semana Brasileira de Enfermagem e 30ª semana de Iniciação Científica do Curso de Graduação em Enfermagem.Construção de um instrumento para a avaliação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32. 2009. (Outra).

VIII Semináro de Iniciação Científica.Construção de um instrumento para a avaliação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32. 2009. (Seminário).

2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem.O trabalho do enfermeiro apoiado nos sistemas de informação em saúde. 2008. (Seminário).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem e XXVIII Semana de Iniciação Científica do Curso de Graduação em Enfermagem.A Percepção de um grupo de alunos sobre o ensino do processo de trabalho no Curso de Graduação em Enfermagem, UNIVALI, Campus Itajaí. 2008. (Outra).

Serviço voluntário - Ação Social Perdigão/Parque Dom Bosco. 2008. (Outra).

Anestesias e cuidados com o paciente sob ventilação mecânica. 2007. (Outra).

Condutas com o paciente em coma. 2007. (Outra).

III Encontro Estadual de Enfermagem e V Encontro de Enfermagem de Brusque. 2007. (Encontro).

Opção Profissional por Área - OPA. Monitor. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANDRI, J. V. A. ; WALTER, M. M. . Competências gerenciais e o trabalho do enfermeiro hospitalar. In: 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2018, Florianópolis. Competências gerenciais e o trabalho do enfermeiro hospitalar, 2018.

  • MACHADO, H. B. ; WALTER, M. M. ; RANGEL, R.C.T. ; MOTA, A.C.G. ; PIVA, D. . A percepção de um grupo de alunos sobre o ensino do processo de trabalho no Curso de Graduação em Enfermagem, UNIVALI, Campus Itajaí. In: 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008, Curitiba. 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008.

  • BENITO, G.A.V. ; WALTER, M. M. ; LICHESKI, A.P. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde da Família no município de Ilhota.. In: 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008, Curitiba. 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008.

  • BENITO, G.A.V. ; WALTER, M. M. ; LICHESKI, A.P. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe Saúde da Família no município de Navegantes.. In: 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008, Curitiba. 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008.

  • LICHESKI, A.P. ; MASSAROLI, A. ; SIQUEIRA, K.A. ; WALTER, M. M. . O trabalho do enfermeiro apoiado nos Sistemas de Informação em Saúde.. In: 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008, Curitiba. 2º Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008.

  • SANDRI, Juliana ; WALTER, M. M. . Competências gerenciais e o trabalho do enfermeiro hospitalar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WALTER, M. M. ; SANDRI, J. . Construção de um instrumento para a avaliação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WALTER, M. M. ; PIVA, D. ; SANDRI, J. . Construção de um instrumento para a avaliação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, H. B. ; WALTER, M. M. ; PIVA, D. ; MOTA, A.C.G. ; RANGEL, R.C.T. . A percepção de um grupo de alunos sobre o ensino do processo de trabalho no Curso de Graduação em Enfermagem, UNIVALI, Campus Itajaí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LICHESKI, A.P. ; MASSAROLI, A. ; WALTER, M. M. ; SIQUEIRA, K.A. . O trabalho do enfermeiro apoiado nos Sistemas de Informação em Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BENITO, G.A.V. ; WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde da Família no município de Bombinhas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENITO, G.A.V. ; WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho do Enfermeiro na Atenção básica no município de Porto Belo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENITO, G.A.V. ; WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde da Família no município de Itajaí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. ; MOTA, A.C.G. ; KOELLN, C.R. . Alimentação de crianças menores de 12 meses que não podem ser amamentadas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. ; MOTA, A.C.G. ; KOELLN, C.R. ; FINATO, P.C. . A composição química do leite materno e sua implicação sobre a saúde do lactente.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. . A composição química do leite materno e sua implicação sobre a saúde do lactente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde da Família no município de Bombinhas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde da Família no município de Itajaí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WALTER, M. M. . Avaliação do processo de trabalho do enfermeiro na atenção básica no município de Porto Belo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • OFTALMOS - Hospital da Visão. , Rua 10, Centro, 88330657 - Balneário Camboriú, SC - Brasil, Telefone: (047) 30479090

Experiência profissional

2016 - 2023

Oftalmos - Hospital da Visão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de serviço de saúde, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2016

Oftalmos - Hospital da Visão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de enfermagem, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Oftalmos - Hospital da Visão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2016 - 10/2016

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, Check list para cirurgia segura.

  • 08/2015 - 08/2015

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, Reação alérgica: sinais e sintomas.

  • 09/2014 - 09/2014

    Treinamentos ministrados , Comissão de controle de infecção hospitalar - CCIH.Treinamentos ministrados, Mãos limpas são mãos seguras

  • 05/2014 - 05/2014

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, Cuidados pós-operatórios na cirurgia de blefaroplastia.

  • 04/2014 - 04/2014

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, O exame de angiofluoresceinografia.

  • 08/2013 - 08/2013

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, As lentes intra-oculares e a cirurgia de catarata.

  • 11/2012 - 11/2012

    Treinamentos ministrados , Centro cirúrgico.Treinamentos ministrados, Procedimentos oftalmológicos realizados na instituição.

  • 10/2012 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de controle de infecção hospitalar - CCIH.Cargo ou função, Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH.

2017 - 2017

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Curso técnico de enfermagem

  • 08/2017

    Estágios , Curso Técnico de Enfermagem.Estágio realizado, Unidade de Pronto Socorro.

2008 - 2009

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET Saúde, Carga horária: 8

2008 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Bolsista PROBIC/UNIVALI, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC/UNIVALI, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto desenvolvido: Desenvolvimento de uma tecnologia para a avaliação do cumprimento da Norma Regulamentadora 32. Orientada por: Profª. Drª. Juliana Vieira de Araújo Sandri.

2007 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa desenvolvida: Avaliação do processo de trabalho dos profissionais de saúde da Equipe de Saúde da Família, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora da pesquisa: Profª. Drª. Gladys Amélia Vélez Benito.