Ana Bruna Macêdo Matos
Graduada em Enfermagem pela Faculdade Leão Sampaio. Mestre em gestão em saúde pala UECE. Especialista em Regulação em Saúde no SUS pelo IEP Sírio Libanês. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Integradas Cruzeiro do Sul. Coordenadora Geral do Serviço de Enfermagem do Hospital Geral de Missão Velha (2010-2012). Coordenadora de Enfermagem na empresa Home Angels (2012-2013). Enfermeira da ESF no município de Conceição (2013-2014). Preceptora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Estácio- FMJ (2016). Atualmente Coordenadora do Centro Técnico Profissionalizante-ATS no curso Técnico de Enfermagem. Enfermeira do Serviço de assistência domiciliar (SAD) (2017-2018) no município de Juazeiro do Norte, enfermeira plantonista do Hospital e Maternidade São Lucas, atualmente Diretora admininstrativa do Hospital Tasso Ribeiro Jeireissate (2018-2020). Atualmente Coordenadora da Vigilância em Saúde da Superintendência da Região de Saúde Sul SRSUL-CARIRI desde 2021.
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Gestão em Saúde
2016 - 2018
Universidade Estadual do Ceará
Título: Construção e validação de um aplicativo para elegibilidade aos usuários ao serviço de atendimento domiciliar, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: José Jackon Coelho Sampaio
Especialização em Especialização em saúde coletica concentração e monitoramento, avaliação e
2022 - 2023
Universidade Federal da Bahia
Título: Construção de um protocolo de vinculação das gestantes na rede de atenção a saúde do CARIRI: Análise de casos.
Orientador: Luiz Campelo
Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência
2014 - 2016
Faculdade Integradas de Cruzeiro
Título: Humanização da assistência de enfermagem na urgência e emergência da gestante.
Orientador: Martha Maria Macedo Bezerra
Especialização em Regulação em Saúde no SUS
2013 - 2014
Hospital Sirio-Libanes
Título: Regulação em Saúde: Uma análise no município de Juazeiro do Norte
Orientador: Maria de Fátima Dias
Bolsista do(a): ministério da saúde, MS, Brasil.
Graduação em Enfermagem
2006 - 2009
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
Orientador: Ana Carolina dos Santos Rodrigues
Formação complementar
2016 - 2016
Capacitação em Gestão em Saúde. (Carga horária: 120h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2015 - 2015
Classificação de risco em urgência e emergência. (Carga horária: 120h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento em Feridas e Curativos. (Carga horária: 180h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2015 - 2015
H2E2 CONSULTORIA. (Carga horária: 180h). , H2E2 consultoria, H2E2, Brasil.
2015 - 2015
Enfermagem em unidade de terapia intensva. (Carga horária: 180h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2014 - 2014
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 80h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2014 - 2014
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 80h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento pré-hospitalar e suporte avançado de vida no trauma. (Carga horária: 130h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em doenças prevalentes na infância. (Carga horária: 180h). , H2E2 consultoria educacional, H2E2, Brasil.
2009 - 2009
Monitora da Primeira Semana de Enfermagem da FALS. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2001 - 2005
Inglês. (Carga horária: 513h). , CCAA, CCAA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
III Semana de Enfermagem Estácio- FMJ.III Semana de Enfermagem Estácio- FMJ. 2016. (Simpósio).
1ª Jornada de Oncologia. 2009. (Simpósio).
II Semana de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio. 2009. (Seminário).
VI Congresso Cearense de Enfermagem. 2009. (Congresso).
V Jornada de Saúde da Família. 2007. (Oficina).
I Semana de Enfermagem. 2006. (Simpósio).
programa de medicina preventiva. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
MATOS, A. B. M.. Relação entre o vírus do HIV e o câncer de colo de útero. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Enfermagem em puericultura: Uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. A educação em saúde como prática do enfermeiro direcionado ao cliente idoso no contexto da estratégia da saúde da família: Um estudo bibliográfico.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Acolhimento de baixo peso recém-nascido: estudo bibliográfico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Métodos contraceptivos, uso e conhecimento dos adolescentes: Uma revisão bibliográfica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Homossexualidade masculina e HIV: Um olhar homoafetivo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Avaliação da qualidade de vida dos idosos e seus cuidadores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Estratégia de saúde da família e contribuições da espiritualidade: Revisão de literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Estratégia de saúde da família e educação em saúde: Uma revisão de literatuda. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Adesão ao tratamento não farmacológico por idosos diabéticos da ESF.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. Educação em saúde: Percepção dos enfermeiros atuantes na Estratégia saúde da Familia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Estratégia de saúde da família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MATOS, A. B. M.. III Semana de Enfermagem Estácio- FMJ. 2016. Estácio FMJ.
Orientou
Avaliação do armazenamento e conservação de imunobiológicos em Unidades Básicas de Saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Percepção de uma população acerca da fluorose óssea; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Exame preventivo do câncer cervico-uterino: Percepção das mulheres no climatério; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
A saúde do idoso: Acesso aos serviços básicos de saúde na área publica; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Direitos dos idosos: Uma necessidade social; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Uma analise da potencialidade do BPC para a qualidade de vida dos idosos; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Alterações fisiológicas no período gestacional: Percepção das gestantes; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Gravidez na adolescência: Fatores que contribuem para o problema; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Contribuições do grupo de convivência do idoso do CRAS I do município de Brejo Santo-Ce para a melhora da qualidade de vida dos idosos; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Atuação do CREAS ao combate a violência; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégia de Saúde da Família) - faculdades integradas de cruzeiros; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Percepção das mulheres em fase de climatério frente ao seu cotidiano; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Crise Hipertensiva: A abordagem no atendimento de urgência e emergência; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Avaliação da capacidade funcional da pessoa idosa no município de Iguatu-Ce; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Atuação dos enfermeiros da atenção básica quanto a verificação de pressão arterial e de níveis glicêmicos de adolescentes e adultos jovens; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Integralidade e adolescência; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Parada cardiorrespiratória em adultos em ambiente extra-hospitalar; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Doença pulmonar obstrutiva crônica: Assistência de enfermagem na exacerbação dos sintomas; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
A enfermagem mediante acidentes automobilísticos que acometem uma cidade do cariri cearense; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
A percepção dos idosos acerca da sexualidade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
O lúdico inserido na urgência e emergência pediátrica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Urgência e Emergência) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Ana Bruna Macêdo Matos;
Produções bibliográficas
-
MATOS, A. B. M. ; RODRIGUES, A. C. S. . A Atuação da Enfermagem em oncologia Pediátrica: Um Estudo de Revisão. Saúde Coletica: Coletânea , v. 1, p. 1-7, 2015.
-
GIFFONI, F. A. O. ; VIEIRA, A. C. C. ; MATOS, A. B. M. ; BARBOSA, J. S. . Terapia Comunitária como Intervenção na Saúde Mental. ID on line. Revista de Psicologia , v. 9, p. 61-70, 2015.
-
MATOS, A. B. M. . Matriciamento entre o centro de atenção psicossocial infantil e estratégia saúde da família uma experiencia desafiadora no município de Barbalha- CE. In: XXXIII Congresso Nacional de Secretárias Municipais de Saúde, 2016, Fortaleza CE. 13 º Mostra Brasil aqui tem SUS, 2016.
Outras produções
MATOS, A. B. M. . Reinserção Social do Doente Mental. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MATOS, A. B. M. . Cuidados domiciliar do idoso. 2015. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FICVínculo: , Enquadramento Funcional: Preceptora de estágio, Carga horária: 32
2012 - Atual
Centro Profissionalizante ATSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Preceptora de Estágio, Carga horária: 10
2010 - Atual
Centro Profissionalizante ATSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio, Carga horária: 10
2010 - Atual
Centro Profissionalizante ATSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Curso Técnico em Enfermagem, Carga horária: 20
2012 - 2012
Hospital Geral de Missão VelhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Diarista, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2012
Hospital Geral de Missão VelhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 20
2008 - 2008
Casa de Saúde e Maternidade Santo AntônioVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 30
2012 - 2015
Faculdade Integradas de CruzeiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
2013 - Atual
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Além de professora também Supervisiono os estágios dos cursos de pós-graduação em enfermagem em urgência e emergência, obstetrícia, neonatal e pediatria e unidade de terapia intensiva.
2013 - Atual
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Supervisora de Estagio, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágios de Pós-graduação, Carga horária: 20
2012 - 2013
Empresa Home AngelsVínculo: Enfermeira Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 20
2006 - 2009
Antonio Teixeira Matos BijouteriasVínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 36
2013 - 2015
Estratégia de Saúde da FamíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30
2016 - Atual
Hospital e Maternidade São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Bruna Macêdo Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?