Bianca Corazza

Bianca Corazza é Museóloga e Assessora de Planejamento e Gestão na Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, Organização Social de Cultura que administra os museus Pinacoteca de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo. É responsável pela elaboração, acompanhamento e prestação de contas dos Planos de Trabalho de ambos os museus, bem como de seus Planos Museológicos. Atua também na elaboração e inscrição dos projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, âmbito Federal, Estadual e Municipal, além de Editais. Graduada em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie - SP, com pós graduação em Crítica e História da Arte pela Faculdade Belas Artes - SP e Mestrado em Museologia pelo PPGMUS - USP, cujo objeto da dissertação foi gestão por organização social e gestão museológica.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Progr de Pós Graduação Interunidades Museologia

2015 - 2017

Museu de Arqueologia e Etnologia / USP
Título: Organizações Sociais de Cultura: um modelo de gestão sob o ponto de vista da Museologia. Um estudo de caso do Memorial da Resistência de São Paulo
, Ano de Obtenção: 2017.Maria Cristina Oliveira Bruno.Palavras-chave: Organizações Sociais; Museuologia; Memorial da Resistência de São Paulo.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Arqueologia

2004 - 2005

Universidade de Santo Amaro
Título: Engenho dos Erasmos - Uma Proposta Educativa
Orientador: Vagner Carvalheiro Porto

Especialização em História e Critica da Arte

2000 - 2002

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Fotografia na Publicidade
Orientador: Lucrecia D'Alessio

Especialização em Marketing y Comunicacion

1997 - 1998

Escuela de Alta Direccion e Administracion
Título: Aspectos da Comunicação

Graduação em Comunicação - Publicidade e Criação

1993 - 1997

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação complementar

2009 - 2009

Arqueometria. (Carga horária: 9h). , Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais, ABRACOR, Brasil.

2009 - 2009

Como Gerir um Museu. (Carga horária: 140h). , EADDUO Informação e Cultura, EADDUO, Brasil.

2008 - 2008

Patrocinio Cultural. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Arqueologia do Mediterraneo Antigo. , Museu de Arqueologia e Etnologia / USP, MAE USP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Numismática Antiga: Métodos e Interpretação. , Museu de Arqueologia e Etnologia / USP, MAE USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Participação em eventos

8º Encontro Paulista de Museus. 2016. (Encontro).

1º Encontro das Organizações Sociais da área da Cultura. 2015. (Encontro).

Dialogos em educação e museus. 2015. (Seminário).

Encontro Brasil Holanda sobre Gestão de Museus. 2015. (Encontro).

VII Encontro Paulista de Museus. 2015. (Encontro).

Estado e Organizações Sociais Encontro Interestadual de Gestão Cultural. 2014. (Encontro).

Introdução ao Planejamento Estrategico para Administradores Culturais. 2014. (Seminário).

II Encontro Paulista de Museus. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CORAZZA, B. ; PRATES, V. . Histórias do Além: As Sete Vidas de Bertrand. São Paulo: Editora SM, 2007.

  • CORAZZA, B. . Políticas Museais na esfera federativa. In: Davidson Panis Kaseker. (Org.). Políticas Museais na esfera federativa. 1ed.São Paulo: Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo / Unidade de Preservação do Patrimônio Museol, 2021, v. 1, p. 12-14.

  • CORAZZA, B. ; PRATES, V. . Histórias do Além: A perda de um gato serve de mote para falar às crianças sobre a morte. Revista Pais e Filhos, Seção Na Alma, 01 fev. 2008.

  • CORAZZA, B. ; PRATES, V. . Você sabia que os antigos vasos de ceramica eram usados para guardar ossos humanos?. Revista Ciência Hoje para Crianças, 01 out. 2007.

  • CORAZZA, B. ; PRATES, V. . Por que os egípcios eram enterrados com os seus pertences?. Revista Ciência Hoje para Crianças, 01 abr. 2007.

  • CORAZZA, B. . Modelo de gestão por publicização em São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORAZZA, B. . Organizações Sociais de Cultura: um modelo de gestão sob o ponto de vista da Museologia. Um estudo de caso do Memorial da Resistência de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORAZZA, B. . Organização Social de Cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CORAZZA, B. . De onde vem o dinheiro dos Museus?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORAZZA, B. . Bianca e a Gestão Museal. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Organizações Sociais de Cultura: um modelo de gestão sob o ponto de vista da Museologia. Um estudo de caso do Memorial da Resistência de São Paulo São Paulo, Descrição: A partir de 2005 o modelo de gestão por Organização Social de Cultura passa a ser realidade para os museus do Estado de São Paulo, quando se dá início às assinaturas dos Contratos de Gestão entre as Organizações Sociais e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O modelo, gerador de muita polêmica, tem se mostrado indiscutivelmente profícuo na medida em que trouxe ganhos, agilidade e maior transparência para a administração pública, para os museus e para o público. Não obstante este modelo encontra um terreno fértil no qual a gestão museológica qualificada vem sendo amplamente discutida e cada vez mais premente para os museus. A pesquisa evidencia como se deu a implantação e estruturação do Modelo de Gestão de Organização Social, na área de museus, em relação a cadeia operatória museológica que ali já se desenvolvia, tendo como estudo de caso o Memorial da Resistência de São Paulo. Considerando que a área de museus possui seu dinamismo e especificidade própria e tendo como base as discussões de modelo de museu integral e sua vocação social, perfil do Memorial da Resistência, pretende-se contextualizar o modelo de gestão por OS, que tem ocupado um espaço significativo na administração pública, mas ainda não havia diso estudado por meio do ponto de vista da Museologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bianca Corazza - Coordenador / Maria Cristina Oliveira Bruno - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo. , Praça da Luz, 02, Luz, 01120010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 33240933, Fax: (011) 33240939, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Associação Pinacoteca Arte e Cultura - Apac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Planejamento e Gestão, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Associação Pinacoteca Arte e Cultura é uma Organização Social da Cultura que administra os museus Pinacoteca de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo. Como Assessora de Planejamento e Gestão da APAC sou responsável pela elaboração, acompanhamento e prestação de contas dos Planos de Trabalho de ambos os museus, bem como de seus Planos Museológicos. Atuo também na elaboração e inscrição dos projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, âmbito Federal, Estadual e Municipal, além de Editais.

Atividades

  • 03/2006

    Direção e administração, Pinacoteca.Cargo ou função, Assessora de Planejamento e Gestão.

  • 03/2006

    Direção e administração, Memorial da Resistência de São Paulo.Cargo ou função, Assessora de Planejamento e Gestão.

2002 - 2006

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessora Diretor Executivo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2002

Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Depto. Museuologia

2001 - 2001

Museu de Arte de Sao Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora

Outras informações:
Exposição Egito: Coleção Museu Louvre

2005 - 2005

Fundação Bienal de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora

Outras informações:
XXVI Bienal de Arte de São Paulo

2000 - 2000

Brasil + 500 Anos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora

Outras informações:
Exposições Arte Popular e Negro de Corpo e Alma

2001 - 2001

Museu de Arte Brasileira FAAP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora

Outras informações:
Exposição Museu Louvre Egito

2001 - 2001

Museu de Arte Brasileira FAAP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora

Outras informações:
Exposição Anira Malfatti - Modernismo Brasileiro

1998 - 1999

Neumann Comunication Agency

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção

1996 - 1997

Banco ABN AMRO Real

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Comunicação