Isolina de Lourdes Rios Assis
Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Católica de Goiás (1981), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Pública e Humanização e Atividade Integradora. Enfermeira, lotada na Maternidade Nascer Cidadão, Secretaria Municipal de Saúde. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiras Obstetras e Obstetrizes - ABENFO-GO e Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem ABEn-GO.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
2002 - 2004
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Gestação de Alto Risco: a percepção da gestante, Ano de Obtenção: 2004
Prof.ª Dr.ª Matilde Meire Miranda Cadete.
Especialização em Especialização em Gestão da Clínca
2015 - 2016
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: Metodologias Ativas: Uma nova proposta no processo de ensino aprendizagem
Orientador: Rodrigo Jordão
Especialização em Planejamento e Sistema em Saúde
1988 - 1988
Especialização em Metodologia da Assistência de Enfermagem Médico
1987 - 1987
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
ASSIS, I. L. R. . 3 Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 1 Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal e 3 Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2014. (Congresso).
ASSIS, I. L. R. . I Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola "Educação e Prevenção". 2014. (Outro).
ASSIS, I. L. R. . 8ª Mostra de Produção Científica da PUC GOIÁS. 2013. (Outro).
Participação em eventos
1 Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Segurança do Paciente. 2017. (Encontro).
Capacitação no Manejo Clinico da Sífilis. 2017. (Oficina).
CAPACITAÇÃO EM ZIKA VIRUS E MICROCEFALIA. 2015. (Oficina).
PRIMEIRA CAMINHADA ROSA. 2015. (Encontro).
PRIMEIRA INFÃNCIA LIVRE DE VIOLÊNCIAS. 2015. (Seminário).
Workshop Redação Científica Internacional. 2015. (Outra).
3 Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 1 Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal e 3 Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. O efeito da música como uma intervenção de Enfermagem em unidade neonatal. 2014. (Congresso).
3 Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 1 Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal e 3 Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2014. (Congresso).
8ª Mostra de Produção Científica da PUC GOIÁS. 2013. (Outra).
II Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UniEvangélica. 2011. (Outra).
II Simpósio Goiano de AIDS e Hepatites. 2011. (Simpósio).
XV Seminário Interno de Produção Científica do curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA. 2011. (Seminário).
VI Jornada Científica da Associação Pestalozzi de Goiânia. 2010. (Outra).
Curso de Vigulância Epidemiológica das Hepatites Virais. 2008. (Oficina).
II Congresso de Fenomelogogia da Região Centro Oeste. 2008. (Congresso).
III Jornada Científica HAA/HDT - Controle de Infecção Hospitala e I Congresso da Sociedade Goiana de Infectologia. 2008. (Oficina).
Seminário- Estágio no Espaço do SUS. 2008. (Seminário).
Seminário sobre Sexualidade da Mulher. 2008. (Seminário).
VII Congresso da SBDST e III Congresso Brasileiro de ADIS. Participante. 2008. (Congresso).
VII Congresso da Socidade Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2008. (Congresso).
V Semana Científica do Curso de Enfermagem. 2008. (Oficina).
XI Colóquio Panamericano de Investigacion En Enfermera. 2008. (Seminário).
58° Congresso Brasileiro de Enfermagem. participante. 2006. (Congresso).
II Conferência Internacional de Enfermagem. 2006. (Congresso).
57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2005. (Congresso).
I COngresso Internacional sobre Mulher. 2005. (Congresso).
15th ICONWHI - Internacional COngress On Womens. 15th ICONWHI - Internacional COngress On Womens. 2004. (Congresso).
IV Congress on Obstetric and Neonatal Nursing. IV Congress on Obstetric and Neonatal Nursing - Águas de São Pedro-SP. 2004. (Congresso).
1 Seminário de Atualização em Prevenção.1 Seminário de Atualização em Prevenção. 2001. (Seminário).
9ª Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito da Gradução e 4 Seminário da Invertigação em Enfermagem.9ª Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito da Gradução e 4 Seminário da Invertigação em Enfermagem. 2001. (Outra).
XXVII Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia.XXVII Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. 2001. (Outra).
7 Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito na Graduação.7 Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito na Graduação. 2000. (Outra).
8ª Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito da Graduação e 3 Seminário de Investigação em Enfermagem.8ª Jornada de Pesquisa em Enfermagem no Âmbito da Graduação e 3 Seminário de Investigação em Enfermagem. 2000. (Outra).
III Seminário : Perfil da Enfermeira Obstetra e Neonatal em Goiás.III Seminário : Perfil da Enfermeira Obstetra e Neonatal em Goiás. 2000. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Arteterapia e II Fórum Goiano de Arte , Educação e Saúde. IV Congresso Brasileiro de Arteterapia e II Fórum Goiano de Arte , Educação e Saúde. 2000. (Congresso).
Seminário " Cuidando da Saúde".Seminário " Cuidando da Saúde". 2000. (Seminário).
Seminário sobre " Aleitamento Materno".Seminário sobre " Aleitamento Materno". 2000. (Seminário).
51 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10 Congresso Panamericano de Enfermeirar. 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10 Congresso Panamericano de Enfermeirar. 1999. (Congresso).
II Seminário sobre Humanização do Parto e Nascimento.II Seminário sobre Humanização do Parto e Nascimento. 1999. (Seminário).
Seminário Mulher e AIDS.Seminário Mulher e AIDS. 1999. (Seminário).
50 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem - Florianópolis-SC. 1998. (Congresso).
Humanização do Nascer.Humanização do Nascer. 1998. (Seminário).
II Encontro de Enfermagem em Saúde Coletiva do Centro-Oeste e I Encontro de Trabalhadores de Saúde Coletiva de Goiás.II Encontro de Enfermagem em Saúde Coletiva do Centro-Oeste e I Encontro de Trabalhadores de Saúde Coletiva de Goiás. 1998. (Encontro).
IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno.IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno. 1998. (Encontro).
Lesões, Incisões, Suturas, Episiotomia e Episiorrafia.Lesões, Incisões, Suturas, Episiotomia e Episiorrafia. 1998. (Seminário).
Musicoterapia os Sons da Saúde.Curso de Enfermagem Especializada em Aparelho Digestivo. 1998. (Outra).
Seminário Sociedade, Meio Ambiente e Saúde.Seminário Sociedade, Meio Ambiente e Saúde. 1998. (Seminário).
50 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 49 Congresso Brasileiro de Enfermagem - Salvador-BA. 1997. (Congresso).
Atualização de Conhecimentos e Revisão de Práticas de Atenção Integral à Saúde da Mulher.Atualização de Conhecimentos e Revisão de Práticas de Atenção Integral à Saúde da Mulher. 1997. (Seminário).
Curso de Esterilização com Gases, a Seco e a Vapor.Curso de Esterilização com Gases, a Seco e a Vapor. 1997. (Outra).
Estilos Gerenciais : Gestão de Qualidade.Estilos Gerenciais : Gestão de Qualidade. 1997. (Oficina).
II Curso de Atualização e Capacitação de Profissionais da Área de Saúde.II Curso de Atualização e Capacitação de Profissionais da Área de Saúde. 1997. (Outra).
Planejamento Familiar.Planejamento Familiar. 1997. (Seminário).
Curso de Infecção Hospitalar.Curso de Infecção Hospitalar. 1996. (Outra).
III Semana Goiana de Saúde.III Semana Goiana de Saúde. 1996. (Outra).
II Seminário de Biossegurança para Trabalhadores da Saúde.II Seminário de Biossegurança para Trabalhadores da Saúde. 1996. (Seminário).
I Seminário Hospital Amigo da Criança e Maternidade Segura.I Seminário Hospital Amigo da Criança e Maternidade Segura. 1996. (Seminário).
I Seminário Hospital Amigo da Criança e Maternidade Segura.Palestra sobre Feridas. 1996. (Outra).
VII Encontro Paulista de Aleitamento Materno.VII Encontro Paulista de Aleitamento Materno. 1996. (Encontro).
XXXII Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. XXXII Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 1996. (Congresso).
47 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 47 Congresso Brasileiro de Enfermagem - Goiânia-GO. 1995. (Congresso).
II Congresso Internacional de Enfermagem em Urgência. II Congresso Internacional de Enfermagem em Urgência. 1991. (Congresso).
Participação em bancas
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. Avaliação do impacto da educação Nutricional no consumo de lanches de escolares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. Avaliação da Comercialização de Alimentos com alto teor de gorduras saturadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. Avaliação da oferta de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. O gerenciamento de Resíduos do serviço de saúde na perspectiva da proteção do meio ambiente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. Sobrecarga dos cuidadores de pacientes oncologicos que residem na casa de apoio São Luiz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; FERNANDES, M.; SILVA, F. A. R.. Estado Nutricional e auto percepção da imagem corporal de mulheres que participam de tratamento para perda de peso em SPA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.; GUIMARAES, C. M.; PRIMO, M. B.. Ocorrência e risco de iatrogenia em idosos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.. Dutra, Poliana M. Mathias, Gabriela S. Nascimento.A verdadeira imagem do vitiligo: percepção por parte do portador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ASSIS, I. L. R.. Papel de um banco de leite na cidade de Anápolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniEVANGÉLICA.
ASSIS, I. L. R.. Incidência da Gravidez na adolescência na cidade de Anápolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniEVANGÉLICA.
ASSIS, I. L. R.. A percepção das mães com RN prematuros internados em UTIn. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniEVANGÉLICA.
Orientou
de S; Cunha e Carla de Lima e Silva; Compreendendo a vivência da Gestante com pre-eclampsia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniEVANGÉLICA; Orientador: Isolina de Lourdes Rios Assis;
Produções bibliográficas
-
ASSIS, I. L. R. ; ASSIS, I. L. R. . Curso de Cuidador Familiar de Idosos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSIS, I. L. R. . Cuidadores Familiares de Idosos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSIS, I. L. R. ; PEREIRA, SVM . Investigação do Comportamento de Amamentar de universitárias - estudo transversal no município de Anápolis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, SVM ; ASSIS, I. L. R. ; Vieira EP ; Silva LR . Aleitamento Materno entre trabalhadoras formais do município de Anápolis-GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ASSIS, I. L. R. ; PEREIRA, SVM . Aleitamento materno entre trabalhadoras formais do município de Anápolis - GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ASSIS, I. L. R. . Cuidadores Familiares de Idosos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Avaliação do nível de conhecimento sobre os dez passos para alimentação saudável de crianças de até dois anos de idade - estudo transversal com cuidadores profissionais e populares no município de Anápolis GO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isolina de Lourdes Rios Assis - Coordenador / Thalita Cristina Bueno de Sousa - Integrante / Ruth Luana da silva - Integrante.
-
2010 - 2010
Investigação do Comportamento de Amamentar de trabalhadoras formais e informais e universitárias - estudo transversal no município de Anápolis., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isolina de Lourdes Rios Assis - Coordenador / Denise Amorim Guedes - Integrante / Graziele de Fátima Monteiro - Integrante.
-
2009 - 2010
INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR DE TRABALHADORAS FORMAIS E INFORMAIS E UNIVERSITÁRIAS: ESTUDO TRANSVERSAL NO MUNICIPIO DE ANAPOLIS, Descrição: SUBPROJETO 1: Investigação das práticas de amamentação de trabalhadoras formais e informais: estudo transversal no municipio de Anápolis; SUBPROJETO 2: Investigação das práticas de amamentação de universitárárias do municipio de Anápolis;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isolina de Lourdes Rios Assis - Coordenador / Denise Amorim Guedes - Integrante / Graziele de Fátima Monteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2008 - 2009
COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR DE TRABALHADORAS FORMAIS: ESTUDO TRANSVERSAL NO MUNICIPIO DE ANÁPOLIS/GO, Descrição: SUBPROJETO 1: Investigação da Situação de aleitamento materno de trabalhadoras formais de Industrias do Pólo Farmoquimico do Distrito Agroindustrial de Anápolis/GO; SUBPROJETO 2: Investigação da Situação de aleitamento materno de trabalhadoras formais de Empresas Diversas sediadas no Distrito Agroindustrial de Anápolis/GO;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isolina de Lourdes Rios Assis - Coordenador / Sandra Valeria Martins Pereira - Integrante / Vieira EP - Integrante / Silva LR - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2016
Profissional Destaque de Enfermagem, COREN-Go.
2011
Moção de Aplausos, Unidade Acadêmico Administrativa de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2004
Resumo de trabalho premiado no IV COBEON, COBEON.
2001
Aula da Saudade, Universidade Católica de Goiás.
2001
Madrinha da Turma, Universidade Católica de Goiás.
2000
Nome à Turma, Universidade Católica de Goiás.
2000
Aula da Saudade, Universidade Católica de Goiás.
1997
Professora Homanageada, Universidade Católica de Goiás.
1996
Aula da Saudade, Universidade Católica de Goiás.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Enfermagem e Fisioterapia. , Av. Universitária Nº 1440, Setor Universitátrio, 74605-010 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 86, Telefone: (062) 39461096, Ramal: 1095, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2014
Secretaria da Educação de GoiásVínculo: Conselhos e Comissões, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 6
Outras informações:
Mediadora no I Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola "Educação e Prevenção"
2005 - 2011
Uni-AnhangueraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10
2004 - 2010
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004 - 02/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem e Obstetrícia
1986 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1986
Ensino, Enfermagem e Obstetricia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Obstetrícia
2003 - 2011
Associação Educativa EvangélicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2003 - 08/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Mulher e Criança
2016 - Atual
Secretaria Municipal de Saúde GOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde Grau III, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isolina de Lourdes Rios Assis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?