Maria Emília Novaes dos Santos

Graduada em Educação Física Licenciatura Plena (2010) e em Letras-Libras Licenciatura (2019), pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais - Libras (2012) pelo Centro Universitário Candido Rondon / Unirondon e Especialista em Libras e Educação Inclusiva (2021) pelo Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia / IFMT. Mestrado em Estudos de Linguagem (2023) | PPGEL | IL-UFMT |Cuiabá. Atualmente trabalho como Tradutora e Intérprete de Libras/Português (TILSP). Trabalhei como Tradutora e Intérprete de Libras/Português (TILSP) no Estado de Mato Grosso / SEDUC, na Secretaria Municipal de Cuiabá / SME, na Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT e na Universidade de Cuiabá / UNIC. Trabalhei como Professora Substituta no Departamento de Letras / UFMT. Proficiente na Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) habilitação expedida pela Superintendência de Diversidades Educacionais / Gerência de Educação Especial - Secretaria de Estado de Educação (MEC/MT). Certificação Nacional em Proficiência no Ensino da Libras expedida pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente participo do Grupo de Estudos Licor de Pequi na área da Escrita de Sinais e Linguística da Libras UFMT sob orientação do Prof. Dr Claudio Alves Benassi e FOLIUM - Grupo de Estudos interdisciplinares de linguística, filologia e história sob orientação da Prof Dr Carolina Akie Ochiai Seixas Lima e Prof Dr Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto. Participei dos grupos de estudo: Círculo de Estudos de Escrita das Línguas de Sinais (CEELiS) do Instituto de Linguagens (IL/UFMT), sob orientação do professor doutor Claudio Alves Benassi; Grupo de Estudo e Difusão da Análise do Comportamento (GEDAC), sob orientação da professora mestra Virgínia Cordeiro Amorim; e Rebak Sentidos, sob orientação do professor doutor Anderson Simão Duarte e, além dos grupos de estudo, também participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Interesse de pesquisar na área de concentração em Estudos de Linguagem e com a linha de pesquisa em História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil. Orcid:0000-0003-3102-5190.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos de Linguagem

2021 - 2023

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: DESCRIÇÃO PAREMOLÓGICA DA LIBRAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SINALEMAS EM DICONÁRIOS, Ano de Obtenção: 2023
Professor Drº Claudio Alves Benassi.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Especialização em Libras e Educação Inclusiva

2019 - 2021

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: INCLUSÃO DA LIBRAS NO ATENDIMENTO PÚBLICO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA AÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
Orientador: Profª Esp. Alessandra Menezes Machado de Freitas

Especialização em Traduação e Interpretação de Libras

2010 - 2012

Faculdades Integradas Cândido Rondon
Título: História de Vida: Trajetória de uma Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais
Orientador: Prof. Esp. Bárbara Botelho

Graduação em Letras - Libras

2015 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Educação Física

2006 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Níveis da Coordenação Motora de Crianças e Adolescentes do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo de Cuiabá - CEAADA
Orientador: Profª Drª Juliana Aparecida de Paula Schuller

Curso técnico/profissionalizante em Secretariado

2000 - 2002

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Escola Estadual José de Mesquita

Ensino Fundamental (1º grau)

1992 - 1995

Escola Estadual José de Mesquita

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Educação Inclusiva. (Carga horária: 220h). , Educare, EDUCARE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Libras Intermediário II. (Carga horária: 30h). , Pâmela Isis Mota, PÂMELA ISIS MOTA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Fundamento da Gramática da Libras. (Carga horária: 4h). , Signa, SIGNA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Intérprete Mediático. (Carga horária: 20h). , Intra Libras, INTRA LIBRAS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Libras Intermediário I. (Carga horária: 30h). , Pâmela Isis Mota, PÂMELA ISIS MOTA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Ensino Remoto para Alunos Surdos. (Carga horária: 4h). , IFMT - Campo Novo do Parecis, IFMT, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gramática Normativa I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2020 - 2020

Ética na Educação. (Carga horária: 100h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

Técnologias aplicadas na Educação. (Carga horária: 80h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

Relações Interpessoais do Ambiente Escolar. (Carga horária: 80h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 100h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 80h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

O instrutor e o Interlocutor de Libras. (Carga horária: 100h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2020 - 2020

Educação Especial e o Intérprete de Libras. (Carga horária: 80h). , Faculdades Impactos Brasil, FACIB, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Tradução e Interpretação de Libras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2019 - 2019

Intercurso Letras Libras. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2019 - 2019

III Seminário Educação Básica. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Educação - Colíder/MT, SMECol, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Libras Intermediário. (Carga horária: 50h). , Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura, AVEC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Técnicas de Tradução e Interpretação. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Formação para Tradutores e Intérpretes de Libras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Formação para Tradutores e Intérpretes de Libras. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Programa por dentro do Parlamento. (Carga horária: 3h). , Assembleia Legislativa/MT, AL/MT, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Ensino de Libras para Ouvintes. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2017 - 2017

Círculo de Estudos da Escrita de Sinais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2017 - 2017

Reflexões acerca da Tradução/Interpretação. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Iniciação a Docência - PIBD. (Carga horária: 951h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Libras para Educadores como L2. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Poemas em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Políticas Públicas para a Formação do Mercado de Trabalho. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Políticas e Língua de Sinais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação do Professor de Línguas no Século XXI. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Escrita das Línguas de Sinais pa Docentes. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em I Círculo de Estudos de Escrita das Línguas de Sinais (CEELiS). (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Transporte Escolar. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.

2015 - 2015

Jogando, Brincando também se Aprende. (Carga horária: 60h). , Instituto Qualificar de Educação, IQE, Brasil.

2015 - 2015

Um Olhar Especial para Crianças Especiais na Educação Infantil. (Carga horária: 50h). , Instituto Qualificar de Educação, IQE, Brasil.

2015 - 2015

Ciclo de Formação para o CEJA. (Carga horária: 8h). , CEJA LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA, CEJA, Brasil.

2015 - 2015

Educação Inclusiva um Compromisso de todos na Educação Pós-Moderna. (Carga horária: 60h). , Instituto Qualificar de Educação, IQE, Brasil.

2015 - 2015

LINUX: Ferramenta Indispensável no Contexto Educacional. (Carga horária: 50h). , Instituto Qualificar de Educação, IQE, Brasil.

2015 - 2015

Exame Nacional de Certificação - Libras. , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2014 - 2014

Concordância e Regência Verbal. (Carga horária: 30h). , Aprovando - Centro de Estudos, APROVANDO, Brasil.

2014 - 2014

Programas do Livro. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.

2014 - 2014

Clico de Formação ano Letivo 2014. (Carga horária: 12h). , CEJA LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA, CEJA, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Modular de Português. (Carga horária: 88h). , Aprovando - Centro de Estudos, APROVANDO, Brasil.

2012 - 2012

Ciclo de Estudos no ano Letivo de 2012. (Carga horária: 12h). , CEJA LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA, CEJA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Tradução e Interpretação de LIBRAS/PORTUGUÊS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2011 - 2011

Ciclo de Formação Ceja ano Letivo de 2011. (Carga horária: 12h). , CEJA LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA, CEJA, Brasil.

2011 - 2011

Formação Continuada para os TILS. (Carga horária: 2011h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2011 - 2011

Proficiência para atuar como Intérprete de LIBRAS no Ensino Regular. , Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 140h). , Faculdades Integradas Cândido Rondon, UNIRONDON, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Noções Básica da Libras. (Carga horária: 40h). , CEJA ? Licínio Monteiro da Silva / VG, CEJA, Brasil.

2010 - 2010

Libras - Básico II. (Carga horária: 40h). , Gerencia da Educação Especial do Estado MT, CASIES, Brasil.

2010 - 2010

Ciclo de Estudos no ano Letivo de 2010. (Carga horária: 12h). , CEJA LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA, CEJA, Brasil.

2010 - 2010

Formação Continuada para os TILS. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação MT, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

Tecnologia na Educação. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2010 - 2010

II Congresso Bras. de Educação Física do MT. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Líbras - Intermediário.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2009 - 2009

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2007 - 2007

I FESTIVAL DE PIPAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2007 - 2007

Voluntária da edição 2007. (Carga horária: 6h). , AÇÃO GLOBAL DO SESI, SESI, Brasil.

2001 - 2001

Libras. (Carga horária: 60h). , Associação dos Surdos de Várzea Grande, ASSURVAG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil.

Organização de eventos

SANTOS, M. E. N. ; Bárbara ; Vanessa . Noções Básicas de LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Outro).

SANTOS, M. E. N. . II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE. 2010. (Congresso).

SANTOS, M. E. N. . I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE. 2009. (Congresso).

SANTOS, M. E. N. . II ACAMPEF. 2009. (Festival).

SANTOS, M. E. N. . I FESTIVAL DE PIPAS DA SUPERVISÃO DE DESPORTO E RECREAÇÃO DA FEF/UFMT. 2007. (Festival).

Participação em eventos

III Seminário Educação Básica com Direito da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: Integrando Saberes.Direito da Rede Municipal de Educação. 2019. (Seminário).

OFICINA: Técnicas de Tradução e Interpretação Intersemiótica.Técnicas de Tradução e Interpretação Intersemiótica. 2018. (Oficina).

Primeiro Encontro de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras da UFMT.Reflexões acerca da Tradução/Interpretação no Curso Superior Tecnólogo em Estética e Cosmética na Universidade de Cuiabá.. 2017. (Encontro).

I Círculo de Estudos de Escrita das Línguas de Sinais (CEELiS).Inclusão, Língua e Escrita. 2015. (Seminário).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO OESTE. I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE. 2009. (Congresso).

SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.VISÃO HOLÍSTICA DO PRESENTE E FUTURO DA HUMANIDADE. 2009. (Seminário).

AÇÃO GLOBAL DO SESI.AÇÃO GLOBAL. 2007. (Encontro).

CONGRESSO MATO GROSSENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RECREAÇÃO, GINÁSTICA LABORAL .. 2006. (Congresso).

PROJETO BRINCAROLAR.FACILATORA NA OFICINA PROMOVIDA PELO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC MT. 2006. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Kessya da Silva Bulhões

SANTOS, M. E. N.; MORAES, M. C.; RIBEIRO, M. T. D.. Inclusão de Alunos com necessidades especiais em escolas do ensino médio do Estado de Mato Grosso: Um estudo de caso sobre as dificuldades do ensino de Libras.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Orientou

Mariuce Campos de Moraes

Inclusão de Alunos com necessidades especiais em escolas do ensino médio do Estado de Mato Grosso: Um estudo de caso sobre as dificuldades do ensino de Libras; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Maria Emilia Novaes dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. E. N. ; REIS, Q. M. S. ; SANT?ANA, L. L. M. ; SILVA, P. A. R. ; ZIMMER, R. ; PADILHA, S. J. . Sobre ler e escrever: usos da linguagem na perspectiva dialógica.. 1ª. ed. , 2022. 216p .

  • SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, C. A. . ESTUDO PAREMOLÓGICO COMPARADO DE SINAIS SELECIONADOS NA OBRA ICONOGRAPHIA DOS SIGNAES DOS SURDOS-MUDOS (1875) E DA LIBRAS. ESTUDO PAREMOLÓGICO COMPARADO DE SINAIS SELECIONADOS NA OBRA ICONOGRAPHIA DOS SIGNAES DOS SURDOS-MUDOS (1875) E DA LIBRAS. 1ªed.: , 2022, v. , p. 232-.

  • SANTOS, M. E. N. ; LUZ, J. . PROLEGÔMENOS TEÓRICOS ACERCA DO REGISTRO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS E DAS LÍNGUAS DE SINAIS BRASILEIRAS (LIBRAS). PROLEGÔMENOS TEÓRICOS ACERCA DO REGISTRO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS E DAS LÍNGUAS DE SINAIS BRASILEIRAS (LIBRAS). 1ªed.: , 2022, v. , p. 133-.

  • SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, C. A. ; LUZ, J. . 'Língua, cultura e sociedade: reflexões sobre a (in)visibilidade na perspectiva sociolinguística das línguas indígenas e das línguas de sinais brasileiras'. In: SemiEdu 2021, 2021, Cuiabá - MT. "A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências", 2021.

  • SANTOS, M. E. N. ; Souza Jr . Reflexões acerca da Tradução/Interpretação no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética na Universidade de Cuiabá ? UNIC. In: Primiero Encontro de Formação de Tradutores Intérpretes de Libdas da UFMT, 2017, Cuiabá. Anais do I Encontro de Formação dos Tradutores Intérpretes de Libras da Universidade Federal de Mato Grosso (ENFOTILS)., 2017.

  • SANTOS, M. E. N. ; RESENDE, A. B. . HISTÓRIA DA ELiS ? SISTEMA BRASILEIRO DE ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS. In: Anais do I Círculo de Estudos da Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), 2015, Cuiabá. Círculo de Estudos da Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), 2015.

  • SANTOS, M. E. N. ; CAMPOS, P. H. M. ; REIS, Q. M. S. ; BENASSI, C. A. . INTERAÇÕES VERBAIS NO FACEBOOK: A ARENA RESPONSIVA DAS REAÇÕES ENUNCIATIVAS NO CASO DAS VACINAS NA PÁGINA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. In: NEPEL (PPGEL/UFMT, 2021, Cuiabá - MT. I Encontro de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem ? I EnEPEL, 2021.

  • SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, C. A. . 'ICONOGRAPHIA DOS SIGNAES DOS SURDOS-MUDOS': UMA ANÁLISE DESCRITIVA ALLA FILOLÓGICA NO RAMO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA,. In: X SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2021, Universidade Federal da Bahia. X SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS: por uma ética nos estudos filológicos - críticas., 2021.

  • CAMPOS, P. H. M. ; REIS, Q. M. S. ; BENASSI, C. A. ; SANTOS, M. E. N. . INTERAÇÕES VERBAIS NO FACEBOOK: A ARENA RESPONSIVA DAS REAÇÕES ENUNCIATIVAS NO CASO DAS VACINAS NA PÁGINA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, P. M. C. A. . ?ICONOGRAPHIA DOS SIGNAES DOS SURDOS-MUDOS?: UMA ANÁLISE DESCRITIVA ALLA FILOLÓGICA NO RAMO DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, C. A. ; LUZ, J. . 'Língua, cultura e sociedade: reflexões sobre a (in)visibilidade na perspectiva sociolinguística das línguas indígenas e das línguas de sinais brasileiras'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENASSI, P. M. C. A. ; SANTOS, M. E. N. ; RESENDE, A. B. . História da ELiS - Sistema Brasileiro de Escrita das Línguas de Sinais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SANTOS, M. E. N. ; PADUA, P. M. D. B. . Políticas Públicas para a Formação do Mercado de Trabalho do Profissional de Ensino de Libras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, M. E. N. ; BENASSI, P. M. C. A. . Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Educadores como L2. 2016. .

Prêmios

2020

Proficência em Língua Espanhola, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

2018

Proficência em Língua Espanhola, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria de Estado de Educação - SEDUC

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Intérprete de Libras, Carga horária: 30

2024 - Atual

UNILEHU - Universidade Livre para a Eficiência Humana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete/Tradução de Libras - TILSP, Carga horária: 30

2023 - 2024

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2023 - 2024

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete/Tradução de Libras - TILSP, Carga horária: 20

2019 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40

2011 - 2011

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Exercendo a função de Tutora na disciplina de Fundamentos da Língua de Sinais pela EAD ? Educação a Distância.

2015 - 2020

Universidade de Cuiabá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 40

2021 - 2023

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 30

2019 - 2019

SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso

Vínculo: Professora de Libras, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 40

2021 - 2021

Instituto Ciranda - Música e Cidadania

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 10

2010 - 2015

Escola Licínio Monteiro da Silva

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Intréprete de Libras, Carga horária: 30

Outras informações:
Tradutor e Intérprete Educacional de LIBRAS.

2015 - 2015

Escola Estadual Jercy Jacob

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20

Outras informações:
Tradutor e Intérprete Educacional de LIBRAS.

2011 - 2011

Escola Municipal Ana Rosa da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Exercendo a função de Tradução e Interpretação Educacional de LIBRAS.