MARCELO FRANZ

Marcelo Franz formou-se em Letras com habilitação em Português e Francês em 1994, pela UFPR, mesma instituição onde fez o mestrado em Literatura Brasileira, defendendo, em 1997, a dissertação Investigação do Pesadelo, Uma Leitura em Torno da Crônica da Casa Assassinada. É doutor em Literatura Portuguesa pela USP, onde defendeu em 2002 a tese A Inquietude da Memória - O Significado do Lembrar em Romances de Vergílio Ferreira. Esse estudo resultou no livro com o mesmo título, publicado em 2006 pela Editora Cidade Futura de Florianópolis ? SC. Entre 2011 e 2013 realizou na USP estudos de Pós-Doutorado em Teoria Literária no DTLLC da FFLCH trabalhando o tema "Do Lido ao Vivido - O significado da Leitura na Ficção Memorialística" . É professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), onde atua ministrando conteúdos nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Comunicação oral e escrita. Entre 1999 e 2015 trabalhou nos Cursos da Área de Letras da PUCPR. Nesse período, além de professor, foi membro do Conselho Acadêmico da PUCPR. Como pesquisador é ligado ao grupo de pesquisa (Des)caminhos da modernidade ao contemporâneo: estudos em literatura e outras linguagens .Tem tido participação (com trabalhos apresentados) em encontros, congressos e seminários estaduais, nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)

1998 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: A INQUIETUDE DA MEMÓRIA -O SIGNIFICADO DO LEMBRAR EM ROMANCES DE VERGÍLIO FERREIRA
Orientador: NELLY NOVAES COELHO
Palavras-chave: iNQUIETUDE DA MEMÓRIA.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras

1995 - 1997

Universidade Federal do Paraná
Título: INVESTIGAÇÃO DO PESADELO - UMA LEITURA EM TORNO DA CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: EDISON JOSÉ DA COSTA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Crônica de Lúcio Cardoso.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras Português Francês

1991 - 1994

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2013

Pós-Doutorado. , Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada - Universidade de S, DTLLC - USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANZ, M. . XII Forum de Letras da PUCPR. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Internacional Sena & Sophia: Centenórios. "No meio do caminho tinho um exílio: os sentidos do deslocamento em Corlos Drummond de Andrade e Jorge de Sena",. 2019. (Congresso).

lX Semana Acadêmica de Letras - Linguagem à Margem.'Literatura Marginal e Literatura Marginalizada". 2019. (Encontro).

X Ciclo de Estudos da Linguagem e III Congresso Internacional de Estudos da Linguagem - CIE. OS IMAGINATIVOS MEIOS QUE A NATUREZA TEM PARA EXTRAIR A VIDA DE ALGUÉM? ? REPRESENTAÇÃO DO CORPO ENVELHECIDO EM A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS. 2019. (Congresso).

9º Colóquio Internacional do PPLB - Relações luso-brasileiras: imagens e imaginários. Do Lido ao Vivido: experiência do espaço e representação do Brasil em A Eternidade e O Desejo. 2018. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea. Poesia/Melancolia contemporânea: o itinerário intertextual de Uma viagem à Índia. 2018. (Congresso).

Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 FUTURISMO: A vez das vanguardas. A Tabacaria revisitada por Valter Hugo Mãe. A polissemia da metafísica em A Máquina de Fazer Espanhóis. 2017. (Congresso).

XXVI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPLIP. A Eternidade e O Desejo: experiência do espaço e representação do Brasil. 2017. (Congresso).

IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Congresso).

VIII Seminário de Pesquisa e I Encontro Internacional de Pesquisa. TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Congresso).

XIII Seminário de Estudos Literários ?Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções? ? II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade ? II Simpósio Memória e Representação Literária.OS (DES)CAMINHOS DA POESIA: OS SENTIDOS DA VIAGEM EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2016. (Seminário).

Papo filosófico e literário.Uma Leitura de Inocência, de Visconde de taunay. 2011. (Seminário).

XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC. TEMPORALIDADES PÓS-MODERNAS: COGITAÇÕES SOBRE O HIPERMEMORIALISMO. 2011. (Congresso).

XII Forum de Letras PUCPR Curitiba ? PR.Leitura Literária e Outras Leituras. 2011. (Seminário).

XII Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). 2010. (Encontro).

XI Semana Acadêmica de Letras - Tiro ao Álvaro: Letras que Deram Certo.Homenagem a José Saramago. 2010. (Encontro).

XI Semana Acadêmica de Letras - Tiro ao Álvaro: Letras que Deram Certo.Comentário sobre o Livro Amanhã Com Sorvete. 2010. (Encontro).

X Fórum de Letras da PUCPR.A Literatura e Suas Relações: Literatura e Memória. 2009. (Encontro).

X Semana Acadêmica de Letras.A Construção Literária do Leitor. 2009. (Encontro).

100 Anos de Miguel Torga.Miguel Torga: Entre o Sermão da Montanha e a Rebeldia de Orfeu. 2007. (Encontro).

Gabo, o Quixote Americano e o Realismo Mágico.Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. 2007. (Encontro).

Symposium I Curitiba.O Encalhe dos 300 e outras narrativas da neurose da convivência. 2007. (Simpósio).

XI Encontro Regional da ABRALIC.A utopia Antropofágica de Darcy Ribeiro: Permanência, Transformações e Crises na Mitificação da Identidade Brasileira. 2007. (Encontro).

XV EPLE, Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná.Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. 2007. (Encontro).

XVII Seminário do CELLIP Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná,.A Utopia de Darcy Ribeiro: Em Busca da Antropofágica Identidade Brasileira. 2007. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: comparações. 2006. (Congresso).

X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC. Novas Cartas Portuguesas e Cardas de um Sedutor: comparações. 2006. (Congresso).

SABERES - I Congresso Nacional de Leitura das Múltiplas Linguagens. SABERES - I Congresso Nacional de Leitura das Múltiplas Linguagens. 2005. (Congresso).

XX Encontro da ABRAPLIP. XX Encontro da ABRAPLIP - Asspociação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. 2005. (Congresso).

IV Congresso Paranaense de Leitura. IV Congresso Paranaense de Lietura. 2004. (Congresso).

FORUM DE LETRAS DA PUC-PR.FORUM DE LETRAS DA PUC-PR. 2003. (Outra).

SABERES II. SABERES II - CONGRESSO PARANAENSE DE LEITURA. 2003. (Congresso).

XIX Encontro da ABRAPLIP. XIX Encontro da ABRAPLIP - Associação Brasileira de Profesores de Literatura Portuguesa. 2003. (Congresso).

SABERES - CONGRESSO PARANAENSE DE LEITURA. SABERES - CONGRESSO PARANAENSE DE LEITURA. 2002. (Congresso).

VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS AMERICANSO FERNANDO PESSOA.VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS AMERICANOS FERNANDO PESSOA. 2002. (Outra).

SENINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.SEMINÁRIO DO CELLIP. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcio Nunes

FRANZ, M.; KOBS, V. D.; WINCK, O. L.. A REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO NO CONTO E NO FILME A FESTA DE BABETTE. 2019.

Aluno: Victor Reis Chaves Alvim

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes; ZLATIC, C. E.. A Cavalaria na Primeira Continuação de Perceval ou A Força das Tradições Culturais Literárias na Transição do Século XII ao XIII. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniel Mascarenhas Osieck

FRANZ, M.; WINCK, O. L.; SANDRINI, P. H. C.. O PESADELO PÓS-COLONIAL: A MEMÓRIA NA NARRATIVA DE ANTÔNIO LOBO ANTUNES. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Vanda Carla Bobato Claudino

FRANZ, M.; WINCK, O. L.; SANDRINI, P. H. C.. IDEOLOGIA E FORMA EM EL REINO DE ESTE MUNDO, DE ALEJO CARPENTIER. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Gabrieu de Queiros Souza

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes. CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA SANTIDADE DA PRINCESA JOANA DE PORTUGAL (1452-1490). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mateus Sokolowski

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes; Peters, Ana Paula. Aspectos da Cavalaria nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X (1252-1284). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Prila Leliza Calado

FRANZ, M.; KOBS, V. D.; WINCK, O. L.. Relações sociais e violência atualizadas na adaptação cinematográfica de Capitães da Areia, de Jorge Amado. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Sueli Santos Scremin

FRANZ, M.; AZEVEDO, Mail Marques; POLESE, Edna da Silva. Uma análise da Obra Desmundo Segundo as Perspectivas da Memória e da História. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Marcia Valeria Costa Sales

FRANZ, M.; POLESE, Edna da Silva; CAMATI, A. S.. Ricardo III: A Cultura da Violência no Texto de Shakespeare, nas Versões Fímicas de Olivier e Loncraine. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Gabriela Szabo

FRANZ, M.; BUENO, L. G.. A Queda da Casa Patriarcal: Uma Análise das Personagens Femininas da Obra A Menina Morta de Cornélio Pena. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raquel Pereira dos Santos Bittencourt

FRANZ, M.. O indíggena Desaldeado como Mediador entre a Ancestralidade, a Família, a Cidade e o Mundo Nos romances Você se Lembra Pai?, kerekó Arandu e Metade Cara Metade Máscara. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Paulo Henrique da Cruz Sandrini

FRANZ, M.; BUENO, Raquel Ilescas; VENTURELLI, Paulo. Que Romance é Este? Uma Análise Estético-Sociológica de Eles Eram Muitos Cavalos, de Luíz Ruffato. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Francisco Roberto Szezech Innocêncio

FRANZ, M.; SOETHE, Paulo; COSTA, Marta Moraes da. Um Fausto e Seu Mefistófeles: O Mito de Fausto na Obra Macário, de Álvares de Azevedo. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: LILIAN DEISE DE ANDRADE GUINSKI

FRANZ, M.; COSTA, Marta Moraes da; COSTA, Édison José da. Newton sampaio: A Leitura de ontem e de Hoje. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Szabo

FRANZ, M.; BUENO, L. G.; CARDOSO, Patrícia da Silva. "O que eles falaram sobre elas, o que elas disseram sobre si: uma análise da representação feminina em cinco obras literárias brasileiras da década de 1950. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Luiza Mendes

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes; ZLATIC, C. E.; MOCELIN, A.; SODRE, P. R.. O trovar coroado em Dom Dinis : modelo de racionalidade artística e identitária do trovadorismo galego-português. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Dória Rachwal

FRANZ, M.; WEIHARDT, M.; BUENO, L. G.; Lopes, Marcos; CARDOSO, Patrícia da Silva. Os Demiurgos d'Os Lusiadas, do Livro do Desassossego e d'Uma Viagem à Índia. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Henrique da Cruz Sandrini

FRANZ, M.; VENTURELLI, P.; BUENO, L. G.; MARTIRANI, M. C.; BUENO, Raquel Ilescas. David Toscana Entre McOndo e Crack: Diálogos e Divergências com a Literatura Latino-americana do Século XX. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernando de Lima

PRZYBYCIEN, , R. M.; TRAVANCAS, I. S.; COSTA, Marta Moraes da;FRANZ, M.; DALLA COSTA. R. M.. Os Dez Mais: Avaliação da Literatura Brasileira no Suplemento Mais! Da Folha de São Paulo (1992-2004). 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Henrique da Cruz Sandrini

FRANZ, M.; VENTURELLI, P.; BUENO, L. G.; BUENO, Raquel Ilescas. O entre-lugar do escritor latino-americano e o específico entre-lugar de David Toscana na atualidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcio Nunes

FRANZ, M.; KOBS, V. D.; WINCK, O. L.. A Representação do Sagrado no Conto e no Filme ?A Festa de Babette". 2018.

Aluno: Ana Luiza Mendes

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes. O TROVAR COROADO DE DOM DINIS: MODELO DE RACIONALIDADE ARTÍSTICA E IDENTITÁRIA DO TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUÊS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Victor Reis Chaves Alvim

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes. A CAVALARIA NA PRIMEIRA CONTINUAÇÃO DE PERCEVAL OU A FORÇA DAS TRADIÇÕES CULTURAIS LITERÁRIAS NA TRANSIÇÃO DO SÉCUO XII AO XIII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vanda Carla Bobato Claudino

FRANZ, M.; SANDRINI, P. H. C.; REICHMANN, B.. IDEOLOGIA E FORMA EM EL REINO DE ESTE MUNDO, DE ALEJO CARPENTIER. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Daniel Mascarenhas Osieck

FRANZ, M.; WINCK, O. L.; SANDRINI, P. H. C.. O PESADELO PÓS-COLONIAL: A MEMÓRIA NA NARRATIVA DE ANTÔNIO LOBO ANTUNES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Prila Leliza Calado

FRANZ, M.; KOBS, V. D.; WINCK, O. L.. Relações sociais e violência atualizadas na adaptação cinematográfica de Capitães da Areia, de Jorge Amado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Mateus Sokolowski

FRANZ, M.; Guimarães, Marcella Lopes; Peters, Ana Paula. Aspectos da Cavalaria nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X (1252-1284). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Szabo

FRANZ, M.; BUENO, L. G.. A Queda da Casa Patriarcal: Uma Análise das Personagens Femininas da Obra A Menina Morta de Cornélio Pena. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcia Valeria Costa Sales

FRANZ, M.; POLESE, Edna da Silva; CAMATI, A. S.. Ricardo III: A Cultura da Violência no Texto de Shakespeare, nas Versões Fímicas de Olivier e Loncraine. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Sueli Santos Scremin

FRANZ, M.; POLESE, Edna da Silva; AZEVEDO, Mail Marques. Uma análise da Obra Desmundo Segundo as Perspectivas da Memória e da História ?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Cintia Ribeiro da Rocha: Religiosidade e Resistência

FRANZ, M.. Uma Análise de O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Darli Neto

FRANZ, M.. A Resistência em um Cenário de Dor e Precariedade: A Realidade do Sertão Nordestino Representada por Graciliano Ramos em seu Personagem Fabiano de Vidas Secas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Felipe Souza Araújo

FRANZ, M.. A Leitura Comparada: Um Método de Recepção para Formação de Leitores. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gislene Ventura Macedo Pereira

FRANZ, M.. A Linguagem Utilizada Nas Redes Sociais E A Interferência Nas Produções Realizadas Pelos Adolescentes Na Sala De Aula. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline da Costa Silva Chiosini

FRANZ, M.. A contribuição da Sequência Didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Michelle Fernandes Baptista

FRANZ, M.. Os impactos da música no ensino de Literatura. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Literatura e a formação do leitor literário

FRANZ, M.. Literatura e a formação do leitor literário. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Roberta CArvalho Zilio

FRANZ, M.. Formação literária por meio de diferentes manifestações artísticas: Um estudo comparativo entre as obras ?Capitães da Areia? e ?Última Parada 174?. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Shirley Saraca Borges

FRANZ, M.. Uma leitura interessante. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leonardo Teles Meimes

MENDONÇA, Cátia Toledo de;FRANZ, M.. Como Ler o Romance Chá das Cinco com o Vampiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Michele do Rocio Miranda

MENDONÇA, Cátia Toledo de;FRANZ, M.. A caracterização da Mulher no conto Machadiano ?Confissões de Uma Viuva Moça". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Elizabete Franczak

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. O Fazer Artístico no Fazer Literário de Cristóvão Tezza. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Ana Paula Lazier

LAZIER, Ana Paula;FRANZ, M.. Uma novella de muitas vozes: O Mezz da Gruppe de Valêncio Xavier. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Wildyane Helena de Camargo

CAMARGO, Wildyane Helena de;FRANZ, M.. O Caso da Chácara Chão e o Paradigma do Romance Policial. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Diná Lipski

FRANZ, M.; COSTA, Marta Moraes da. A Metaficção Como Instrumento de Expressão Existencial em Água Viva de Clarice Lispector. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Cláudia Elisa Prati

FRANZ, M.; COSTA, Édison José da. A Relação Música Música - Poesia em Aldir Blanc e Vonícius de Moraes. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Heliani Helena Nakagawa

FRANZ, M.; COSTA, Marta Moraes da. A Sexualidade e o erotismo como Decadencia em A Polaquinha. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Simone Aparecida Soares

FRANZ, M.; COSTA, Marta Moraes da. Ficção e Realidade: Os Meandros do Discurso Ficcional. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Jordana Silva Matos

FRANZ, M.. A máquina do mundo devir em Drummond. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: lsabela Lovato Santana

FRANZ, M.; Cristiano de Sales; Naira de Almeida Nascimento. ESPAÇO LYGIANO: UMA EXPLORAÇÂO DOS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luna Eluise de Melo

FRANZ, M.. LIBERDADE EM O PRISIONEIRO DE ERICO VERISSIMO: UMA PERSPECTiVA SARTREANA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Rosangela dos Santos

FRANZ, M.; Naira de Almeida Nascimento. Mia couto e o romance histórico contemporâneo: uma leitura de Mulheres de Cinzas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriella Viana Muller

FRANZ, M.; Cristiano de Sales; Rogério Caetano de Almeida. ?Tu não te moves de ti?: um ensaio sobre movimento e desejo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Miguel Dias Neto

FRANZ, M.; Naira de Almeida Nascimento; Rogério Caetano de Almeida. DETETIVES DE NINGUÉM: AUTOFICÇÃO, VOZ E IDENTIDADE NA OBRA DETETIVES SELVAGENS DE ROBERTO BOLAÑO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Débora Barreto Sandrini

FRANZ, M.; Naira de Almeida Nascimento; Zama Caixeta Nascentes. Mito e História n´"A Guayrá", de Rocha Pombo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Daniel Rogério Pamplona

FRANZ, M.; Naira de Almeida Nascimento; Zama Caixeta Nascentes. Pelas estradas da modernidade: encontros e desencontros em "Autoestrada do Sul" e "O encalhe dos trezentos". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Eduarda Oliveira Almeida

FRANZ, M.; Naira de Almeida Nascimento; Rogério Caetano de Almeida. As impressões da modernidade em "Clepsidra". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nabylla Fiori de Lima

FRANZ, M.; Zama Caixeta Nascentes; Noemi Brandão de Perdigão. O anarquismo de Lima Barreto: uma análise de Triste Fim de Policarpo Quaresma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bharbara Aymee Morato

FRANZ, M.; Rogério Caetano de Almeida; Cristiano de Sales. Marcas do Surrealismo na poesia de João Cabral de Melo Neto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: ADRIANA PELLEGRINO DA ROCHA

THIEL, Janice Cristine;FRANZ, M.. BRINCANDO COM OS RINOCERONTES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Juliana Romão Corrêa

FRANZ, M.; THIEL, Janice Cristine. Objetividade e Subjetividade na obra Anne Frank. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rossana Rossigali

FRANZ, M.; THIEL, Janice Cristine. Júlia Lopes de Almeida: (re)conhecendo uma obra olvidada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Jiliana Vieira Dias

FRANZ, M.; THIEL, Janice Cristine. Uma série de Beatrices: alusões literárias em ?Desventuras em Série?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Jonas Eduardo Rocha

FRANZ, M.; THIEL, Janice Cristine. O tempo psicológico como ferramenta de tortura inquisitorial no conto ?O Poço e o Pêndulo? de Edgar Allan Poe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Laís Ortiz Cardoso

FRANZ, M.; THIEL, Janice Cristine. A presença da cultura afro-brasileira na leitura de textos literários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: DAYANE RIBEIRO

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. Reflexo da Poesia Romântica em Vinícius de Moraes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Susana Alves Ribeiro

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. O Mítico e o Místico em Cavaleiro das Sete Luas de Bartolomeu Campos de Queirós. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Davi Pascoal Rodrigues

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. A Representação da Realidade na Crônica Recado ao Senhor 902 de Rubem Braga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Bianca Popovitz

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. Análise dos Textos de João Luís Fiani em ?Homem não Chora? e ?Nem Freud Explica?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Daniele Ulbrich de Oliveira

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. A Morte em Manuel Bandeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Luciano Alves Machado e Priscila Comandulli de Andrade

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. "Tá Rindo do quê, Bagual?": O Aspecto Humorístico nas Crônicas de Luís Fernando Veríssimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Edmar José de Almeida

FRANZ, M.; MENDONÇA, Cátia Toledo de. A Construção Poética de Helena Kolody. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

FRANZ, M.; WEIHARDT, M.; THIEL, Janice Cristine; REICHMANN, B.. Banca para Ascensão ao Posto de Professor Titular. 2015. Universidade Federal do Paraná.

FRANZ, M.; SANTOS. Josalba Fabiana dos; GONÇALVES, Rosana. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, na área e/ou matéria de Literatura Brasileira. 2006.

MENDONÇA, Cátia Toledo de; CASTELAIN, Vera Lúcia;FRANZ, M.. Concurso Público para Professor de Literatura Brasileira do Curso de Letras da PUCPR. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

CHAVES, F. L.; MERINO, Ximena Días;FRANZ, M.. Concurso Público para Professor Adjunto I de Literatura Latino- Americana. 2010. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FRANZ, M.. Concurso Vestibular da PUCPR. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

FRANZ, M.; SAPIECINSKI, Marlise; COSTA, Marta Moraes da. IV Festival de Cidadania EMBRAPA, modalidade Conto. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

FRANZ, M.; SAPIECINSKI, Marlise; COSTA, Marta Moraes da. IV Festival de Cidadania EMBRAPA, modalidade Poesia. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Aparecida de Campos Brando Santilli

SANTILLI, M. A. C. B.; PINTO, Elisa Guimarães; BITTENCOURT, Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de; BARCELLOS, José Carlos; COELHO, Nelly Novaes. A inquietude da memória. O significado do lembrar em romances de Vergílio Ferreira. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Nelly Novaes Coelho

COELHO, Nelly Novaes. A Inquietude da memória. O significado do lembrar em Vergílio Ferreira. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

José Carlos Barcellos

BARCELLOS, J. C.; COELHO, N. N.; SANTILLI, M. A. C. B.; PINTO, E. G.; BITTENCOURT, S. M. C. R. H.. A inquietude da memória: o significado do lembrar em romances de Vergílio Ferreira. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Elisa Guimarães Pinto

COELHO, Nelly Novaes;GUIMARÃES, Elisa. A inquietude da memória: o significado do lembrar em romances de Virgilio Ferreira. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de Bittencourt

BITTENCOURT, Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de; COELHO, N. N.; GOES, M. L. P. S.. A inquietude da memória: o significado do lembrar em romances de Virgílio Ferreira. 2002. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lia Haubert Ferreira Coelho

REPRESENTAÇÕES DO LEMBRAR E DO ESQUECER NO ROMANCE ?ANTES DE NASCER O MUNDO?, DE MIA COUTO; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marina Sambatti Araújo

FACES DA MEMÓRIA E REDEFINIÇÃO DO ?BILDUNGSROMAN? EM ?AOS 7 E AOS 40? DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Thiago Alexandre Correa

BATISMOS, DESBATISMOS E REBATISMOS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM ANTES DE NASCER O MUNDO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Atalita Costa Gomes

O Mediador da Sala de Leitura e o Desenvolvimento de Leitores; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Juliana de Lima Lapera Batista

Maria e Lúcia: A Busca da Honra; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Leila Aparecida Costa Moreira

A Importância da Fantasia na Literatura Infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Miriam da Silva Morais Monteiro

O Estudo Estilístico Discursivo e da Noção de Ethos no Conto ?Missa do Galo?, de Machado de Assis; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Renata Lasso Maretto Andrade

Outro Olhar para o Livro Paradidático; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Sandra Aparecida Dias

Leitura Deleite em Escola de Ensino Integral nos Anos Finais: Desafios e Possibilidades na Formação de Novos Leitores e Escritores; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura promovido pela U) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Carla Cristina Alves

A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISTA DA OBRA HOTEL ATLÂNTICO, DE JOÃO GILBERTO NOLL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Rodrigo Bardi

Considerações sobre o Espaço ba Adaptação para o Cinema de "O Ensaio sobre a Cegueira"; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Elisabet Röper

A CONSTRUÇÃO DA FIGURA FEMININA NO CONTO ?MISSA DO GALO? DE MACHADO DE ASSIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

ANAY BATISTA DE BARROS

A VIAGEM ÉPICA DE MWADIA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Daniel Mascarenhas Osiecki

Um herdeiro da diáspora: A questão da identidade judaica em ?O Centauro no Jardim? de Moacyr Scliar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Marta Conceição Munhoz

A Congruente Aproximação Entre as Letras de Canções de Zé Ramalho com a Poesia; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Cláudia Elisa Cantador

Possíveis Aproximações Entrre Jornalismo e Ficção: Observação das Relações Entre as Duas Áreas por Meio da Análise das Obras de Carlos Heitor Cony e Marçal Aquino; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Rosangela Carvalho Custódio

Motivo Feminino e Construção Poética em João Cabral de Melo Neto; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Edilene Alves de Andrade

A Temática da Morte na Poesia de Manuel Bandeira; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Carmem Lucia matos de Santos

Plurilingïsmo e Representações Culturais em Lavoura Arcaica de Raduan Nassar; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Maria Isabel Ferretti

A Permanência da temática Social na Evolução da Letras das Canções de Chico Buarque; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Maria de Lurdes Xavier da Silva

O Retrato de São Paulo Através da Obra de Luiz Ruffato; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Amanda Tamino Yamagutt

A Mulher e suas Representações em Luísa, de O Primo Basílio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Fernanda Carneiro

A Inquietude do Olhar nos Contos Uns Braços e Missa do Galo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Kauê Sposito Sternadt

Perto do Coração Esquizoide; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Sara Hoffmann da rosa de Lima

O FEMININO E O SAGRADO: UMA ANÁLISE DA MULHER EM O OUTRO PÉ DA SEREIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Ana Paula da Silva

REPRESENTAÇÃO DO MATRIMÔNIO NAS OBRAS A MÃO E A LUVA E IAIÁ GARCIA DE MACHADO DE ASSIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Guilherme Figura

O CORTIÇO ANALISADO POR UM VIÉS DETERMINISTA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Jhenifer Amanda Scremim

AMÉLIA E LUÍSA: O RETRATO DA MULHER PORTUGUESA DO SÉCULO XIX NA VISÃO CRITICA DE EÇA DE QUEIRÓS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Rafael Ferreira Dias

ENTRA QUE O VAMPIRO É MANSO; MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE DALTON TREVISAN PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR MODELO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Kátia Marianni

SENTIMENTOS VERSUS APARÊNCIA: UMA LEITURA DE ALVES & CIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Myucha Menezes Hamester

O PERSONAGEM INFANTIL E O ADULTO INFANTILIZADO NA OBRA DE GUIMARÃES ROSA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

GABRIEL JESSÉ MAYER VERARDO

: ?O HÓSPEDE SECRETO?: O BILDUNGSROMAN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

SOLIMAR SÉRGIO SELION

A PERSONAGEM FEMININA E A VOZ PÚBLICA DE SARAMAGO NA OBRA ?MEMORIAL DO CONVENTO?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Debora Fernandes da Silva

A IRONIA EM ALGUNS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E RUBEM FONSECA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

ANDREZA BRESSAN XAVIER

TRAÇOS ARIOSTESCOS NA OBRA ?O CAVALEIRO INEXISTENTE? DE ÍTALO CALVINO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Marcelle Iubell

; As metáforas em Tentação de Clarice Lispector; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Erica Celestino

As facetas da morte no teatro de Nelson Rodrigues; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Elton Luiz Caxambú

As historietas dentro da História em Grande Sertão Veredas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Taian Lay Araújo

A riqueza literária do Livro de Jó; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Jéssica Camila Pansera Silva

A representação no enredo do Ensaio sobre a Cegueira da oposição civilização versus barbárie; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Alexsandra Cibele Petroncini

Chico Buarque: a alteração na forma de compor de Chico em 1970; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Antonio Ubiratan Zegobia

Os Bruzundangas e o caráter nacional: os costumes à margem de um país chamado Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Arlindo da Paz Luz de Sousa Moreira

A melancolia do personagem Brás Cubas e suas relações com a ideologia burguesa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Jones da Silva Custódio

Transcendência neobarroca no (des)limite da linguagem: a gramática onírica da poesia de Cláudio Daniel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Madrine Eduarda Perussi

Pigmeus versus Liliputianos: a intertextualidade entre Clarice Lispector e Jhonatan Swift; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Marcelo Carlos dos Santos

Sociedade moralista e literatura chocante; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Débora Telles Lúcio

(In)Definições do Romantismo em Senhora, de José de Alencar e Redenção, de Machado de Assis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Irley T

de Oliveira; Homens e Bichos: Antropomorfismo em Mastigando Humanos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Alexandre Ribeiro de Lima

O Forasteiro de Noites do Sertão e sua Interferência no Enredo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Alex Sandro Duarte

A Lascívia Feminina em Nelson Rodrigues; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Ana Paulo Gurski Ferraz

A Representação do Leitor em Contos de Machado de Assis sob o Olhar da Estética da Recepção; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Jaqueline Fortes

A Verdade Por Detrás do Riso: As Relações Conjugais em Crônicas de Luís Fernando Veríssimo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Francielly Borges

Chico Buarque: Um Compositor com Alma de Músico e Coração de Poeta; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Indaiana Aparecida de Almeida

Literatura e Cinema: O Narrador em Mistéryos, Baseado na Obra de Valêncio Xavier; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Rodrigo Bardi

A Importância de Temas Tabu Para a Literatura Infantil - Uma Leitura da Obra "Contos de Enganar a Morte"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Luana da Silva Fagundes

Machado de Assis: Um Olhar Sobre a Escravidão - Uma Análise do Conto "Pai Contra Mãe" de Machado de Assis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Gilani Camila Sphair

Nelson Rodrigues: O Dramaturgo do Inconsciente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Jane Guedes Sobreira

O Engajamento Social na Obra de Lima Barreto e o Estigma do Negro em "Recordações do Escrivão Isaías Caminha"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Juliana Silva de Sousa

A Paixão Segundo G; H; , de Clarice Lispector: Retratos da Subjetividade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Eduardo Cordeiro dos Santos

Samba e Poesia: O Lirismo na Obra de Zeca Pagodinho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Carla Cristina Alves e Caroline Servidoni

O Processo de Metaforização da Linguagem na Obra "Retrato do Artista Quando Coisa", de Manoel de Barros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Ana Carolina Junges

O Poeta em Trânsito: A metáfora dos Caminhos de Drummond; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Emelle Ribeiro de Souza

Memória e Identidades em Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Thiago Alexandre Correa

Terra Sonâmbula: Testemunho, Leitura e Humanização; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Emanuelly Venção Sutil

Literatura e História - Análise do Romance O Bibliotecário do Imperador de Marco Lucchesi sob a Perspectiva Literária e Teórica do Romance Histórico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Lia Haubert Ferreira Coelho

REPRESENTAÇÕES DO LEMBRAR E DO ESQUECER NO ROMANCE ?ANTES DE NASCER O MUNDO?, DE MIA COUTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Marina Sambatti Araújo

FACES DA MEMÓRIA E REDEFINIÇÃO DO ?BILDUNGSROMAN? EM ?AOS 7 E AOS 40? DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

VICTOR DE BARROS RODRIGUES

MUTUM: O OLHAR E A FORMAÇÃO DE MIGUILIM PELO VIÉS LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Victor de Barros

LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA NO ROMANCE ?O OUTRO PÉ DA SEREIA? DE MIA COUTO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Franz;

VICTOR DE BARROS RODRIGUES

LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA NO ROMANCE ?O OUTRO PÉ DA SEREIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Gabriela Zsabo

O Brasil Sertanejo: O literário do movimento regionalista e a interpretação sociológica de Darcy Ribeiro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Marcelo Franz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edison Jose da Costa

INVESTIGAÇAO DO PESADELO: UMA LEITURA EM TORNO DA CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edison Jose da Costa;

Ana Carolina Junges

O POETA EM TRÂNSITO: A METÁFORA DOS CAMINHOS EM DRUMMOND; ; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Andrea Saad Hossne

Do lido ao vivido - O significado da leitura na ficção memorialista; 2013; Universidade de São Paulo,; Andrea Saad Hossne;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANZ, M. . Poesia/melancolia: o itinerário intertextual de Uma viagem à Índia. Tamanha Poesia , v. 4, p. 163, 2019.

  • FRANZ, M. . ?E todo silêncio é música em estado de gravidez?: Representações do lembrar e do esquecer em Antes de nascer o mundo, de Mia Couto. Revista Conexão Letras , v. 14, p. 85-98, 2019.

  • FRANZ, M. . A Grande Guerra e o Modernismo Brasileiro ? sua repercussão na poesia de estreia e na prosa de ficção de Mário de Andrade. GUAVIRA LETRAS , v. 26, p. 392-406, 2018.

  • FRANZ, M. . Às cegas: Intertextualidade e leitura da memória literária. Revista Olho d'água , v. 10, p. 191-207, 2018.

  • FRANZ, M. ; RODRIGUES, V. B. . Identidade cultural relida: leitura e memória coletiva no romance O outro pé da sereia de Mia Couto. Navegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa , v. 2, p. 122, 2018.

  • FRANZ, MARCELO . -Os imaginativos meios que a natureza tem para extrair a vida de alguém- - representação do corpo envelhecido em A máquina de fazer espanhóis . ABRIL (NITERÓI) , v. 9, p. 141-164, 2017.

  • FRANZ, MARCELO . O ódio: -uma potência não igualável-: representação do mal político em Aprender a rezar na era da técnica. ALETRIA (UFMG) , v. 27, p. 109-125, 2017.

  • FRANZ, M. . ?SER ÁGUA NA ÁGUA, FICAR LONGE DO MUNDO, MANTENDO-SE NO SEU CENTRO?: REPRESENTAÇÕES DO SAGRADO E DO FEMININO EM O OUTRO PÉ DA SEREIA. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU , v. 8, p. 21-34, 2017.

  • FRANZ, M. . OS (DES)CAMINHOS DA POESIA: OS SENTIDOS DO DESLOCAMENTO EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. REVISTA LAMPEJO , v. 6 numero 2, p. 35-46, 2017.

  • FRANZ, M. . A PERSONAGEM FEMININA NA OBRA MEMORIAL DO CONVENTO: COMO ?FORJAR UMA NOVA FORMA DE HUMANIDADE?. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro) , v. 11, p. 10-20, 2016.

  • FRANZ, M. . Nação crioula e narrativa crioula: mesclas discursivas na construção de um retrato complexo da escravidão. Mulemba , v. 14, p. 59-68, 2016.

  • FRANZ, M. . A eternidade e o desejo: lembrar, ver, dizer. VIA ATLÂNTICA , v. 29, p. 253, 2016.

  • FRANZ, M. . ?Uma Consequência de Estar Mal Disposto?: A polissemia da metafísica em A Máquina de Fazer Espanhóis. Revista Diálogos Mediterrânicos , v. 11, p. 78-90, 2016.

  • FRANZ, M. . Minúsculos maiúsculos: a poesia da prosa de Valter Hugo Mãe. Convergência Lusíada , v. 33, p. 44-57, 2015.

  • FRANZ, M. . Eduardo Lourenço Leitor de Vergílio Ferreira. Revista Letras (Curitiba) , v. 90, p. 103-114, 2014.

  • FRANZ, M. . Memórias de Guilherme do Amaral: aA desdita das Letras e o Valor Estético da Epistolografia. Revista Letras (Curitiba) , v. 87, p. 109, 2013.

  • FRANZ, M. . Utopia e antropofagia na ficção de Darcy Ribeiro. Muitas Vozes , v. 2, p. 261-275, 2013.

  • FRANZ, M. ; COSTA, Marta Moraes da . O teatro em Curitiba no período de 1961 a 1970 ? II. Revista de Letras (Curitiba) , v. 46, p. 100, 1996.

  • FRANZ, M. ; COSTA, Marta Moraes da . O teatro em Curitiba no período de 1961 a 1970 ? I.. Revista Letras (Curitiba) , v. 45, p. 86, 1995.

  • THIEL, Janice Cristine (Org.) ; MENDONÇA, Cátia Toledo de (Org.) ; MIYAKI, Cristina Yukie (Org.) ; FRANZ, M. (Org.) . Prismas - Visões da Leitura na Contemporaneidade: Estudos Literários e da Linguagem. Curitiba: Editora Champagnat, 2012.

  • FRANZ, M. . A Inquietude da Memória - O significado do lembrar em romances de Vergílio Ferreira. Florianópolis - SC: Cidade Futura, 2006. v. 1. 152p .

  • FRANZ, M. . Memória Vivida, Memória Lida: A Ficção Memorialística e a Interferência da Leitura. In: Janice Crisitne Thiel; Cristina Yukie Miyaki; Cátia Toledo Mendonça e Marcelo Franz. (Org.). Prismas - Visões da Leitura na Contemporaneidade: Estudos Literários e da Linguagem. Curitiba: Editora Champagnat, 2012, v. , p. -.

  • FRANZ, M. . Intertextualidade, ressignificação e memória da literatura em A Eternidade e o Desejo, de Inês Pedrosa. In: Rosana Apolonia Harmuch Antonio Augusto Nery (Orgs.). (Org.). Lusografias: (re)leituras da Literatura Portuguesa. 1ed.Ponta Grossa-PR: Toda Palavra, 2012, v. , p. -.

  • FRANZ, M. . Cartas a Sandra: Memória, Transcendência e Textualidade. In: GUIMARÃES, Marcella Lopes. (Org.). Literatura dos Anos 90 - Diversidades Cultural e Recepcional. 1ed.Curitiba: Juruá, 2003, v. , p. 101-114.

  • FRANZ, M. . Até ao Fim, Visões da Memória em Romances de Vergílio Ferreir. In: Benilde Justo Caniato; Elisa Guimarães. (Org.). LINHAS E ENTRELINHAS : HOMENAGEM A NELLY NOVAES COELHO. 1ed.São Paulo: Editora Casemiro, 2003, v. , p. 52-.

  • FRANZ, M. . FRANZ, M. Jorge Amado em Seu Centenário. Curitiba Apresenta, no. 62 , 2012., 08 ago. 2012.

  • FRANZ, M. . Estranho mundo a nossa volta. Rascunho, 01 mar. 2008.

  • FRANZ, M. . Miguel Torga: Entre o Sermão da Montanha e a Rebeldia de Orfeu. Rascunho, Curitiba, p. 12 - 13, 08 ago. 2007.

  • FRANZ, M. . TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. In: VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E I ENCONTRO INTERNACIONAL ? 2016 MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA, 2016, Curitiba - PR. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E I ENCONTRO INTERNACIONAL ? 2016 MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA, 2016.

  • FRANZ, M. . TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. In: 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá - PR. Anais do 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016.

  • FRANZ, M. . O poeta em Trânsito: As Metáforas dos Caminhos de Drummond. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel - PR. Anais do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015.

  • FRANZ, M. . Literatura e História - Análise do Romance O Bibliotecário do Imperador de Marco Lucchesi sob a Perspectiva Literária e Teórica do Romance Histórico. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel - PR. Anais do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015.

  • FRANZ, M. . Memória e Identidades em Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel - PR. Anais do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015.

  • FRANZ, M. . Terra Sonâmbula: Testemunho, Leitura e Humanização. In: XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015, Cascavel - PR. Anais do XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2015.

  • FRANZ, M. . IDENTIDADE, LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA EM ?O OUTRO PÉ DA SEREIA? DE MIA COUTO. In: 3º. CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e 5º. CIELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá - PR. Anais do 3º. CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e 5º. CIELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2014.

  • FRANZ, M. . LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA NO ROMANCE O OUTRO PÉ DA SEREIA DE MIA COUTO. In: V ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS/ I ENCONTRO DA AFROLIC, 2013, Porto Alegre - RS. Anais do V ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS/ I ENCONTRO DA AFROLIC, 2013.

  • FRANZ, M. . Memória, Leitura e Intertextualidade em A Eternidade e o Desejo, de Inês Pedrosa. In: 2º. CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e 5º. CIELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá-PR. Anais do Segundo CIELLI, 2012.

  • FRANZ, M. . Temporalidades Pós-Modernas: Cogitações Sobre O Hipermemorialismo. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC, 2011, Curitiba - PR. XII Congresso Internacional da ABRALIC, 2011.

  • FRANZ, M. . Zoomorfismo e hibridismo humano-animal na ficção: situações e significações. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC, 2008.

  • FRANZ, M. . A utopia Antropofágica de Darcy Ribeiro: Permanência, Transformações e Crises na Mitificação da Identidade Brasileira. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007. Anais do XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007.

  • FRANZ, M. . Miguel Torga: Entre o Sermão da Montanha e a Rebeldia de Orfeu. In: 100 Anos de Miguel Torga, 2007. Anais do encontro 100 Anos de Miguel Torga, 2007.

  • FRANZ, M. . Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. In: Gabo, o Quixote Americano e o Realismo Mágico, 2007. Anais do Encontro Gabo, o Quixote Americano e o Realismo Mágico, 2007.

  • FRANZ, M. . Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. In: XV EPLE, Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Anais doXV EPLE, Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007.

  • FRANZ, M. . A Utopia de Darcy Ribeiro: Em Busca da Antropofágica Identidade Brasileira. In: XVII Seminário do CELLIP Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná,, 2007. Anais do XVII Seminário do CELLIP Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007.

  • FRANZ, M. . O Encalhe dos 300 e outras narrativas da neurose da convivência. In: Symposium I Curitiba, 2007. Anais do Symposium I Curitiba, 2007.

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: Comparações. In: X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro - RJ. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: Comparações. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis - SC. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. Florianópolis - SC: UFSC, 2006.

  • FRANZ, M. . X Congresso Internacional da ABRALIC. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Anais doX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada ? ABRALIC, 2006.

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: comparações. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006.

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: Comparações. In: XX Econtro da ABRAPLIP, 2005, Niterói - RJ. Anais do XX Encontro da ABRAPLIP. Niterói - RJ: UFF, 2005.

  • FRANZ, M. . Tropicalismo e Pós-Tropicalismo: Leitura de Procedimentos Poéticos. In: II Fórum de Pesquisa em Arte da Escola de Múscia e Belas Artes do Paraná, 2004, Curitiba. Anais do II Fórum de Pesquis em Arte. Curitiba: EMBAP, 2004.

  • FRANZ, M. . O USO ESTÉTICO DO ENSAÍSMO EM ROMANCES DE VERGÍLIO FERREIRA. In: FORUM DE LETRAS DA PUC-PR, 2003, CURITIBA. FORUM DE LETRAS DA PUC-PR, 2003.

  • FRANZ, M. . Até ao Fim, Visões da Memória em Romances de Vergílio Ferreira. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa ABRAPLIP, 2003, Curitiba. Anais do XIX Encontro Brasileiro de professores de Literatura Portuguesa. Curitiba: UFPR, 2003.

  • FRANZ, M. . CARTAS DE UM SEDUTOR E NOVAS CARTAS PORTUGUESAS - EROTISMO, CONTESTAÇÃO E REVOLTA. In: VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS FERNANDO PESSOA, 2002, CURITIBA - PR. Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Fernando Pessoa, 2002.

  • FRANZ, M. . O JOGO TEXTUAL NA 'APRESENTAÇÃO 'DE CARTAS A SANDRA. In: SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ, 2001, curitiba, 2001.

  • FRANZ, M. . Tropicalismo e Pós Tropicalismo: Leitura de Procedimentos Poéticos. In: XVIII Semana de Letras e I Encontro Nacional de Literatura, Leitura e Cultura, 2004, Caxias do Sul. Anais da XVIII Semana de Letras e I Encontro Nacional de Literatura, Leitura e Cultura. Caxias do Sul: UCS, 2004.

  • FRANZ, M. . NAÇÃO CRIOULA E NARRATIVA CRIOULA: MESCLAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UM RETRATO COMPLEXO DA ESCRAVIDÃO. Mulemba , 2016.

  • FRANZ, M. . A ETERNIDADE E O DESEJO: LEMBRAR, VER, DIZER. Via Atlântica (USP) , 2016.

  • FRANZ, M. . TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . TRANSTEXTUALIDADE E REPRESENTAÇÃO DO ATO LEITOR: ANÁLISE DE DOIS CASOS DA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Literatura e História - Análise do Romance O Bibliotecário do Imperador de Marco Lucchesi sob a Perspectiva Literária e Teórica do Romance Histórico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . O Poeta em Trânsito: A metáfora dos Caminhos de Drummond. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Memória e Identidades em Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Terra Sonâmbula: Testemunho, Leitura e Humanização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . ?Uma Consequência de Estar Mal Disposto?: A Polissemia da Metafísica Na Máquina de Fazer Espanhóis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . IDENTIDADE, LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA EM ?O OUTRO PÉ DA SEREIA? DE MIA COUTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, M. . Memória e Lembrança na Literatura Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . VISÕES DA GRANDE GUERRA PELO O MODERNISMO BRASILEIRO ? DUAS OCORRÊNCIAS DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . MINÚSCULOS MAIÚSCULOS: A POESIA DA PROSA DE VALTER HUGO MÃE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . Novos Quixotes? Retratos do Leitor na Ficção Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . Literatura e suas Interseções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . LEITURA E MEMÓRIA COLETIVA NO ROMANCE ?O OUTRO PÉ DA SEREIA? DE MIA COUTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . MEMÓRIA, LEITURA E INTERTEXTUALIDADE EM A ETERNIDADE E O DESEJO, DE INÊS PEDROSA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . O Ato de Lembrar na Literatura Contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . Memórias de Guilherme do Amaral: Leitura das Cartas de Mariana nas de Virgínia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Eduardo Lourenço Leitor de Vergílio Ferreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . TEMPORALIDADES PÓS-MODERNAS: COGITAÇÕES SOBRE O HIPERMEMORIALISMO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Leitura Literária e Outras Linguagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. ; SZABO, Gabrilela . O Social e o Estético nas Obras São Bernardo e Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . A Literatura e Suas Relações - Literatura e Memória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . Zoomorfismo e Hibridismo Humano-Animal na Ficção: Situações e Siginificações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . 2008: Centenário de Falecimento de Machado de Assis - O significado e a Contribuição da sua Obra para a Literatura Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . O Encalhe dos 300 e outras narrativas da neurose da convivência?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . A Utopia de Darcy Ribeiro: Em Busca da Antropofágica Identidade Brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Cogitações Sobre o Fantástico na Literatura Brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Miguel Torga: Entre o Sermão da Montanha e a Rebeldia de Orfeu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . A utopia Antropofágica de Darcy Ribeiro: Permanência, Transformações e Crises na Mitificação da Identidade Brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de um Sedutor: Comparações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Novas Cartas Portuguesas e Cartas de Um Sedutor: Comparações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANZ, M. . Leitura e Literatura de Entretenimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, M. . Para Que As Árvores não Tombem de Pé / Affinché gli alberi non cadano in piedi. Curitiba - PR, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • FRANZ, M. ; REZENDE, Jussara Neves de . Minas de Mim. Machado - MG, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANZ, M. . Programa Atitude Nissei. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANZ, M. . Programa SBT Paraná 21-05-2012. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANZ, M. . Nacionalidade Brasileira. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANZ, M. . Encontros do grupo de estudos Memória e Leitura. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Atividade de Extensão Memória e Leitura. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Formas Breves da Narrativa Literária: Trabalhando em Sala de Aula com o Conto e a Crônica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . I Simpósio de Extensão do Campus Curitiba. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Poesia e Poéticas Da Modernidade e Da Pós-Modernidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . Formas Breves da Narrativa Literária: Trabalhando em Sala de Aula com o Conto e a Crônica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . Revista Helena. 2014. (Editoração/Periódico).

FRANZ, M. . O Leitor e a Leitura na Contemporaneidade - Aspectos de Reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Papo Literário e Filosófico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Análise de propostas da chamada 14/2011 Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores ? Programa Primeiros Projetos ? PPP, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e tecnológico do Paraná.. 2012. (Pela participação como consultor).

FRANZ, M. . XX SEMIC ? Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUCPR. 2012. (Pela participação como consultor).

FRANZ, M. . Estudos de Literatura Brasileira para o ENADE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Papo Literário e Filosófico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NASCIMENTO, Larissa Silva ; FRANZ, M. . Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2011. (Editoração/Periódico).

SOUZA, Ricardo Luiz de ; FRANZ, M. . BALZAC E O SONO DOS PATIFES. 2011. (Editoração/Livro).

JASINSKI, Isabel ; FRANZ, M. . Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa do Edital 2011 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2011. (Pela participação como consultor).

FRANZ, M. . Poesia Brasileira do Seculo XX. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . Literatura Paranaense - Um perfil da atualidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . O Brasil Como Argumento - Entre o Literário e o Ensaístico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Ficção Brasileira Contemporânea. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . LEITURAS LITERÁRIAS: UM PANORAMA: Jubiabá e Um certo Capitão Rodrigo, D. Quixote e Cem Anos de Solidão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Poesia Brasileira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FRANZ, M. . APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: poemas de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar e Sagarana, de Guimarães Rosa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Em Busca de Curitiba Literária ? visões da cidade nas obras de Dalton Trevisan e Cristóvão Tezza. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . A LITERATURA DOS ANOS 90, Análise das obras Cartas a Sandra, de Vergílio Ferreira e Quase Memória, de Carlos Heitor Cony. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Os Contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANZ, M. . Nacionalidade Brasileira. 2008.

FRANZ, M. . Os Livros Mais vendidos no Mercado Brasileiro e Mundial. 2004 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    DO LIDO AO VIVIDO ? O SIGNIFICADO DA LEITURA NA FICÇÃO MEMORIALÍSTICA, Descrição: Pesquisa em andamento na UTFPR, coordenada individualmente, contando com a adesão de alunos engajados. O projeto é um desdobramento da investigação teórica empreendida pelo pesquisador desde os seus estudos do doutorado em Literatura Portuguesa, concluídos na USP em 2002 e que se aprofundaram no pós-doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, realizado na mesma universidade entre 2011 e 2013.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Franz - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    DO LIDO AO VIVIDO ? O SIGNIFICADO DA LEITURA NA FICÇÃO MEMORIALÍSTICA, Descrição: Este projeto de pesquisa abrigado no programa de pós-doutorado do DTLLC da FFLCH da USP atém-se à verificação, em ocorrências da prosa de ficção atual, da representação literária do ato de lembrar assumido por narradores-personagens, salinetando a associação do debate sobre a memória aos estudos que investigam a leitura literária e as formas como ela opera na experiência vital de quem lê. Para tanto, se fará a análise de obras ficcionais dos autores Claudio Magris e Inês Pedrosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Franz - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Tropicalismo e Pós-Tropicalismo: Leitura de Procedimentos Poéticos, Descrição: Projetos de Pesquisa ligados aos Grupos " Leitura, Texto e Transdisciplinaridade" e "Literatura e Representações Culturais". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Franz - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    A Voz Dissonante do Eu:Limites da Representação Literária da Memória entre o Biográfico, o Histórico e o Ficcional, Descrição: Projeto de pesquisa ligado aos Grupos " Leitura, Texto e Transdisciplinaridade" e " Literatura e Represen tações Culturais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Franz - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Moção - Votos de Louvor ao Professor pelos 60 anos do Curso de Letras da PUCPR em 2012, Assembleia Legislativa do Paraná.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. , UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centro, 80230901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33104545, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pós-doutorando, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando

  • 1999 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2007

      Direção e administração, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 09/1999

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Periodização da Literatura e da Arte, Literatura Brasileira, Temas da Literatura Brasileria, Ficção na Literatura Portuguesa

  • 1998 - 1999

    Centro Universitário Curitiba

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

  • 2016 - Atual

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, classse A nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.