Rafael Girardi Pulgar
Sou graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1999) e tenho Mestrado em Sustainable Energy Engineering pelo KTH da Suécia (2002) onde estudei Engenharia de Aplicação Tecnológica em Geração de Calor, Frio e Eletricidade, Engenharia de Aplicação Tecnológica de Sistemas de Refrigeração e Bomba de Calor, Física Nuclear e Engenharia de Reatores Nucleares, Aplicação Tecnológica em Aquecimento e Ventilação de Ambientes (Conforto Térmico), Engenharia de Aplicação Tecnológica de Energias Renováveis, Energia e Meio Ambiente (Sustentabilidade), Gerenciamento Energético, Termodinâmica Aplicada a Sistemas de Geração de Energia Elétrica, Calor e Frio. Atualmente estou cursando Doutorado em Energia pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da USP (Poli/USP) na área de Planejamento Energético, Precificação de Carbono, Precificação de Energia Elétrica, Regulação e Políticas Públicas visando Mitigação de Mudanças Climáticas através do Setor de Energia.
Tenho experiência profissional na área de Ciências Térmicas Aplicada com ênfase em geração e cogeração de energia (eletricidade, calor e frio) atuando principalmente nos seguintes temas: centrais termelétricas a biomassa e biogás, grupos geradores a biogás e gás natural, dimensionamento e balanço térmico de plantas de ciclo combinado e centrais de cogeração, cálculo termodinâmico de turbinas a gás, turbinas a vapor, caldeiras, caldeiras de recuperação de calor, modelagem de sistemas de refrigeração por compressão e absorção, processo de reforma do gás natural, análise exergética e exergoeconômica. Entre Fev/2003 e Fev/2011 atuei como sócio da RTP Energia, empresa de base tecnológica incubada no Celta - Fundação CERTI, desenvolvendo diversos trabalhos de P&D na área de energia, onde fui coordenador de projetos CNPq e Finep. Neste período também trabalhou em parceria com a EcoSecurities em desenvolvimento de projetos de MDL, elaborando Inventários de Emissões de GEE em empresas. A partir de 2011 adquiri experiência em gerenciamento de projetos e contratos de O&M de Usinas Termoelétricas de Ciclo Combinado pela Alstom Power. Atuei também como gerente de novos negócios pela Metso Power, liderando o projeto de nacionalização de caldeiras de leito fluidizado. Atualmente dedica boa parte de seu tempo trabalhando como gerente de novos negócios da Tradener Ltda, atuando nas questões Regulatórias que buscam reformular o Setor de Gás Natural Brasileiro e desenvolvendo novos projetos em outros segmentos, dentre eles: Estudo de viabilidade e habilitação de Usina Termoelétrica de Ciclo Combinado a gás natural para participar de Leilão A-6 de Energia Nova, Análise de Viabilidade Técnica e Econômica de Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), elaborou o Plano de Negócios e foi contemplado ao P&D Finep Inova Sustentabilidade em 2014 - Usina Termosolar, em nome da Tradener Ltda. Em 2014 fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Energia - EBPDI Energia, com o objetivo de realizar P&D na área de energia com recursos do CNPq, P&D Aneel, Finep. Elaborou em parceria com a OLADE - Organização Latino Americana de Energia o relatório técnico "Alternativas de Suprimento de Gás Natural para a América Central". Atividades relacionadas a sua experiência: Ciências Térmicas, Termodinâmica Aplicada, Geração e Cogeração de Energia, Balanço Térmico, Análise de viabilidade técnico-econômica-financeira de projetos, Planejamento Energético, Integração Energética Regional, Geração Termoelétrica, Planejamento de Sistemas de Potência, Precificação de Energia Elétrica, Precificação de Carbono, Mitigação de Mudanças Climáticas. Concluiu recentemente um Estudo de Caso para a ONU na área de Abastecimento de Água e Saneamento Básico no Brasil, 2015.
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Elétrica
2018 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Metodologia de Valoração Econômica e Precificação da Emissão de Gases de Efeito Estufa e sua Incorporação no Índice Custo-Benefício (ICB) e no Custo Variável Unitário (CVU) de Empreendimentos de Geração do Setor Elétrico Brasileiro,
Orientador: Dorel Soares Ramos
Mestrado em Sustainable Energy Technology
2000 - 2002
Royal Institute Of Technology
Título: Technical and Economic Analysis of Fuel Cell Applied to Cogeneration System in Hotel,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Ivo Martinac
com Coorientador: Edson Bazzo. Bolsista do(a): Swedisch Foundation For International Cooperation In Research And Higher Ed, STINT, Suécia. Palavras-chave: Fuel cell; Energy conservation; Cogeneration; exergy analysis; Exergoeconomics.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Termodinâmica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Controle Ambiental. Setores de atividade: Energia; Produção e Distribuição de Eletricidade e Gás.
Especialização em MBA do Setor Elétrico
2014 - 2017
Fundação Getúlio Vargas
Título: Geração Termoelétrica a Gás Natural no Setor Elétrico Brasileiro
Orientador: Diogo Mac Cord de Faria
Especialização em MBA em Gestão Empresarial
2008 - 2010
Fundação Getúlio Vargas
Título: RTP Energia: um estudo na área de finanças
Orientador: Ana Paula Cortat Zambrotti
Graduação em Engenharia Mecânica
1994 - 1999
Universidade Federal de Santa Catarina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2015
Regulación de la Transmisión y Distribución Eléc. (Carga horária: 10h). , OLADE, OLADE, Equador.
2015 - 2015
Mercado de Gás Natural: Perspectivas Brasileiras. (Carga horária: 36h). , IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, IBP, Brasil.
2014 - 2014
Comércio de Petróleo e seus Derivados. (Carga horária: 40h). , IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, IBP, Brasil.
2014 - 2014
Subsidios en el sector energético. (Carga horária: 10h). , OLADE, OLADE, Equador.
2014 - 2014
Programa Ejecutivo en Planificación Energética. (Carga horária: 163h). , OLADE, OLADE, Equador.
2003 - 2003
Refrigeração. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2003
Combustão. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Energia Eólica. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Cogeração. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Análise Exergética de Processos Industriais. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Condicionamento de Ar. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento de Sistemas de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Mitigação de Mudanças Climáticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Precificação de Carbono.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Precificação de Energia Elétrica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Regulação e Políticas Públicas.
Participação em eventos
Microgeração Distribuída. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
PULGAR, R. G. ; Miguel, Franklin K. ; Klingelfus, A.T . Geração Termoelétrica a Gás Natural no Setor Elétrico Brasileiro. RIO OIL & GAS TECHNICAL PAPERS , v. IBP223016, p. 01, 2016.
-
PULGAR, R. G. ; BAZZO, E. ; MARTINAC, I. . ANÁLISE TÉCNICA DE CÉLULAS COMBUSTÍVEL APLICADAS EM SISTEMAS DE COGERAÇÃO. IX Congresso Brasileiro de Energia, Maio 2002, 2002.
-
PULGAR, R. G. ; BAZZO, E. ; MARTINAC, I. . EXERGOECONOMIC ANALYSIS OF A FUEL CELL APPLIED TO A COGENERATION SYSTEM. Latcym 2002, 2002.
-
PULGAR, R. G. ; MATELLI, J. A. ; OLIVEIRA JR, A. A. M. . INFLUENCE OF NATURAL GAS REFORMING PROCESSES ON THE PERFORMANCE OF A FUEL CELL. ENCIT 2002, 2002.
-
COSTA, H. K. M. ; CUPERTINO, S. A. ; SANTOS, E. M. ; PULGAR, R. G. . ATUALIDADES REGULATÓRIAS DO MERCADO DE GÁS BRASILEIRO. 1. ed. Synergia Editora, 2018. v. 1. 400p .
-
PULGAR, R. G. ; Miguel, Franklin K. ; Klingelfus, A.T . Geração Termoelétrica a Gás Natural no Setor Elétrico Brasileiro: Análise da Competitividade e do Custo Efetivo de Geração para o Sistema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PULGAR, R. G. . Estudio Comparativo de Alternativas de Abastecimiento de Gas Natural para América Central Etapa I ? Diagnóstico del Sector Eléctrico. 2016.
PULGAR, R. G. . Estudio Comparativo de Alternativas de Abastecimiento de Gas Natural para América Central Etapa II de III ? Diagnóstico del Sector Gas Natural. 2016.
PULGAR, R. G. . Análise de viabilidade técnica de planta de cogeração de energia. 2002.
POSSETTI, G. R. C. ; PULGAR, R. G. ; CARVALHO, M. E. ; BERGAMO, K. M. L. ; MATHIAS, L. H. ; RUGGI, M. ; SILVA, K. F. . AEGEA: Inclusão Social e Sustentabilidade no Setor de Saneamento do Brasil. 2015.
Projetos de pesquisa
-
2004 - 2005
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial para Fabricação e Comercialização de Grupos Geradores a Biogás, Descrição: Projeto de P&D apoiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) - Programa SC Inovação. O projeto teve como objetivo avaliar o modelo de negócios de uma empresa fabricante de grupos geradores a biogás com o objetivo de atender ao mercado de granjas suinícolas produtoras de biogás na região sul do país. Tal objetivo foi alcançado através do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial para Fabricação e Comercialização de Grupos Geradores a Biogás, contando com apoio da Fundação CERTI e Pesquisas de Mercado, Análise Financeira do negócio, Elaboração da Estratégia do Negócio, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rafael Girardi Pulgar - Integrante / Alexandre R. Takahashi - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Alstom Brasil Energia e Transporte. , Av. Embaixador Macedo Soares, 10.001, Vila Anastácio - Lapa, 05035095 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 87806510, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Tradener LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo: Gerente de Novos Negócios Função: Desenvolvimento de uma nova unidade de negócios para a empresa, Gás e Energia, com foco no desenvolvimento e abertura do Mercado Livre de Gás Natural e Desenvolvimento de projeto de Térmica a Gás com objetivo de habilitação em Leilão de Energia da EPE. Principais responsabilidades e realizações: Elaboração e Aprovação de Projeto de P&D apoiado pela Finep ? Inova Sustentabilidade, na área de Energia Termosolar ? Desenvolvimento de Novo Modelo de Execução de Projetos visando maximizar o índice de nacionalização da tecnologia de Torre Solar (Termosolar). Participação ativa em Associações de classe, atuando na Elaboração do Plano Nacional de Biogás e Biometano, a ser apresentado ao MME pela Abiogás, e na Elaboração da Proposta da Abraceel para abertura do Mercado Livre de Gás Natural no Brasil, apresentada à ANP e MME. Atuação no processo de Importação de gás natural da Bolívia para a Tradener, desenvolvimento e propostas de modelos contratuais, modelo de precificação do gás natural, estudo do ambiente regulatório. Participação de reuniões com agentes do setor de gás natural: TBG, Comgás, Compagás, UEGA, Petrobras, ANP Desenvolvimento de projeto de UTE de ciclo combinado a gás natural com objetivo de habilitação ao Leilão A-5 de 2016. Análise de viabilidade técnica-financeira de projetos de UTE´s a gás Análise de viabilidade técnica-financeira de implantação de uma UPGN ? Unidade de Processamento de Gás Natural
2012 - 2013
Metso Paper South AmericaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo: Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Função: Desenvolvimento de nova unidade de negócios - Power Generation Business Unit - para atender a América Latina, atuando nas diversas frentes (vendas, engenharia e qualidade, execução de projetos, marketing, P&D) - desenvolvendo a estrutura da nova unidade de negócios. Principal Produto: caldeiras de leito fluidizado para Usinas Termelétricas a Biomassa Principais responsabilidades e realizações liderando a equipe: Elaboração e Implementação do Plano de Negócios da Power Generation BU Estruturação e contratação de equipe Adaptação/tropicalização do produto ao mercado brasileiro (Engineering & Quality Assurance standards) Definição de um novo modelo de execução de projetos visando atender às exigências e práticas do mercado local Desenvolvimento de novos fornecedores Redução de custo do produto em 25% Prospecção de novos clientes Diversos projetos no pipeline de vendas ultrapassando R$ 2 bilhões de reais Participação nas decisões estratégicas da empresa no que se refere ao Global Power Generation Team Atuação mensal em Business Review Meetings Plano de Marketing e participação em novas feiras e congressos do setor de Energia brasileiro Metso passa a ser reconhecida pelos novos clientes como novo e importante player do segmento Power Generation BU implantada e em andamento com vários projetos no pipeline
2011 - 2012
Alstom Brasil Energia e TransporteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos - Turbomachinery, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo: Gerente de Contratos / Gerente de Projetos ? Turbomachinery ? Thermal Services Função: Gerenciamento de contratos de O&M e Gerenciamento de Projetos de grandes manutenções em Usinas Termelétricas de grande porte (até 1.000 MW). Principais responsabilidades e realizações: Gerente de Contratos: Gestão de contratos de O&M (Customer Service Manager), sendo responsável pela gestão financeira dos contratos, gestão e negociação de claims, gestão e mitigação de riscos, planejamento e preparação para as grandes manutenções, orçamento dos projetos, report financeiro à matriz de acordo com as diretrizes da Alstom Suíça, suporte local e responsável pela contratação de todos os recursos (materiais e serviços) para execução dos projetos, Customer Single Point of Contact, identificação e negociação de vendas adicionais ao contrato Gerente dos contratos de O&M das usinas Piratininga 600 MW, Termorio 1.000MW e TKS CSA 500 MW Negociação com cliente e gestão de Claims/Direitos adicionais ao contrato Suporte à gerência senior e diretoria nas negociações com clientes referentes a termos aditivos e extensões contratuais Gerente de Projetos ? execução de grandes manutenções em turbinas a gás e turbinas a vapor: Gerente do Projeto Termorio 1.000 MW ? manutenções de grande porte em 6 turbo-geradores (GT´s & ST´s) Gerente do Projeto Termofortaleza ? manutenção de grande porte em turbina a vapor de 100 MW Suporte à equipe de O&M na coordenação de todas as atividades necessárias ao cumprimento dos contratos Responsável pela gestão de escopo, prazo, custos, qualidade, RH, riscos e fornecedores dos projetos de três grandes usinas (clientes: Petrobrás e Thyssen Krupp) Atuação em Project Review Meetings
2003 - 2011
RTP Energia e Sistemas TérmicosVínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
RTP Energia e Sistemas Térmicos - Fevereiro/2003 até Fevereiro/2011 Cargo: Sócio-Gerente de Projetos / Desenvolvimento de Novos Negócios Empresa de base tecnológica e projetos de engenharia incubada no Celta/Fundação Certi, atuando em projetos de geração e cogeração de energia, desenvolvimento de produto e mercado, projetos de Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação. Projetos de centrais de cogeração a biomassa para TGM Turbinas, Biochamm Caldeiras, WEG Eqptos Elétricos e EcoSecurities MDL Setores de atividade: Cogeração a biomassa, Produtores Independentes de Energia, Cogeração a Biogás e Gás Natural, Projetos de MDL Principais responsabilidades e realizações: Gerente de Projetos ? Março/2008 a Fev/2011 Elaboração e Implementação do Plano de Negócios da RTP Energia na área de Biogás (P&D&I) Participação em Venture Capital Forum ? Valuation da empresa para captar investidores Coordenador de Projetos de P&D apoiados pela Finep, CNPq e Fapesc na área de inovação tecnológica, desenvolvimento de produto e mercado ? cogeração a biogás Elaboração de projeto básico de central de cogeração a biogás para Eletrosul/Eletrobrás Diversos estudos de viabilidade técnico-econômica de central de cogeração a gás natural para a SCGAS Desenvolvimento de Novos Negócios ? Fev./2003 a Março/2008 Projetos básicos e desenvolvimento de novos negócios para TGM Turbinas, Biochamm Caldeiras, EcoSecurities e WEG Equipamentos Elétricos S.A. Realização de diversos projetos básicos de centrais de cogeração de energia, desenvolvimento de propostas, prospecção de mercado e negociação com clientes representando os fornecedores acima, atuando nas regiões norte e nordeste do Brasil Projeto básico, negociação e acompanhamento de instalação de centrais de cogeração a biomassa (Agropalma 1 ? 5.000 kW, Agropalma 2 ? 5.000 kW, Ebata ? 1.000 kW, Juruá Florestal ? 1.000 kW) Elaboração de Inventários Empresar
2004 - 2005
Engecass Equip. Ind. LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico - Aplicação e Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Indústria nacional fabricante de caldeiras a vapor Setores de atividade: Biomass to Energy Cargo/Função: Engenheiro Mecânico / Engenheiro de Aplicação e Vendas Principais responsabilidades e realizações: Implantação de estratégia para entrada no mercado de cogeração a biomassa Identificação e seleção de fornecedores parceiros para centrais de cogeração a biomassa ? turn-key projects Especificação de equipamentos e elaboração de propostas de projetos - centrais de cogeração Suporte técnico na prospecção de mercado e negociação com clientes Atuação na implantação do Escritório Regional Norte Projeto básico, negociação e acompanhamento de instalação de central de cogeração (Global Madeiras 2,5 MW, Robco Madeiras 1,2 MW)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Girardi Pulgar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?