Vanessa Cristina Machado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (1999), especialização em Psicologia Clínica e Institucional pela FUNDAP (2001), mestrado em Ciências Médicas (2004) e doutorado em Psicologia (2012) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Tem experiência como supervisora e docente de graduação e pós-graduação, com enfoque na área de psicanálise, saúde mental e políticas públicas de saúde. Desde 2006, atua como psicóloga clínica e psicanalista em consultório particular. Realiza Formações Clínicas no Fórum do Campo Lacaniano São Paulo.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2008 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: Fatores associados à reinternação psiquiátrica
Manoel Antonio dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: reinternação psiquiátrica; Atenção Psicossocial; desinstitucionalização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Mestrado em Ciências Médicas
2002 - 2004
Universidade de São Paulo
Título: A recusa à desospitalização entre pacientes internos de hospital psiquiátrico
Orientador: Amábile Xavier Rodrigues Manço
, Ano de Obtenção: 2004.Palavras-chave: desospitalização; psicanálise; saúde mental; Saúde pública.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Formação complementar
2022 -
Formações Clínicas. , Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - São Paulo, EPFCL, Brasil.
2022 - 2022
Estudos Corpo Inconsciente - Transtornos Alimentares. (Carga horária: 2h). , Corpo Inconsciente, CI, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Extensão Fundamentos e atualidades da clínica psicanalítica, Neur. (Carga horária: 30h). , Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro, FCL RJ, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE. , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, EERP- USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Psicologia Forense. (Carga horária: 90h). , Unicursos Campinas, UNICURSOS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Extensão: Violência Doméstica. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Salesiano- Unisal Americana, UNISAL, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Psicologia Clínica e Institucional. (Carga horária: 1920h). , Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, HSTRP, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Aprimoramento em Psico-Educação. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, FFCLRP-USP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
Santos, M. V. ; MACHADO, V. C. . Rede de atenção psicossocial do município de Ribeirão Preto: avanços e desafios. 2018. (Outro).
MACHADO, V. C. . "Relato de experiências profissionais sobre o processo de desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospital psiquiátrico". 2017. (Outro).
MACHADO, V. . VII Jornada do Curso de Psicologia: Psicologia e Direitos Humanos. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
1ª Jornada de Psicanálise e Psicologia ESPE.Depressão na atualidade. 2024. (Outra).
VII Colóquio Escola de Psicanálise Fóruns do Campo Lacaniano - Rede Diagonal Brasil - EPFCL-RDB - A Clínica do desejo.. 2023. (Outra).
XXIII Encontro Nacional da Escola Psicanálise Fóruns Campo Lacaniano-B. 2023. (Encontro).
6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Arte como produtora de cuidado no campo psicossocial: revisão integrativa da literatura nacional. 2022. (Congresso).
6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. O uso da arte no contexto da saúde / saúde mental. 2022. (Congresso).
XXII Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano ? Brasil - A psicanálise e as paixões do ser: amor, ódio, ignorância. 2022. (Encontro).
Atualização das Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos?. 2021. (Exposição).
Como Construir Questões Objetivas. 2021. (Oficina).
Como elaborar avaliações certificadoras para identificar fragilidades no perfil do egresso prometido no PPC. 2021. (Oficina).
Como formular questões discursivas: métodos de formulação, padrão de resposta e critérios de correção?. 2021. (Oficina).
Como implantar a avaliação multinível de competências profissionais. 2021. (Oficina).
Como interpretar os resultados do Enade. 2021. (Oficina).
Plano de aprendizagem do aluno e plano de ensino ? nova versão? - ProFCon. 2021. (Outra).
Plano de aprendizagem do aluno - Programa de Formação Continuada ? ProFCo. 2021. (Outra).
3º Congresso Internacional RCI de EaD / 17º Workshop NPT de EaD. Jogos didático-pedagógicos como metodologias ativas no ensino mediado por tecnologia de Psicopatologia: relato de experiência. 2020. (Congresso).
50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Políticas públicas de saúde em álcool e outras drogas: revisão integrativa da literatura nacional,. 2020. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon. 2020. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon. 2020. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon. 2020. (Outra).
23 Semana de Planejamento - Sentidos e desafios da curricularização da extensão. 2019. (Outra).
24 Semana de Planejamento - Avaliações adaptadas para estudantes com necessidades educacionais especiais. 2019. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Da competência à aprendizagem: comomorganizar, percorrer o caminho e avaliar o aprendizado?. 2019. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Do it yourself: oficina de vídeos para sala de aula invertida. 2019. (Oficina).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Metodologia ativas no ensino superior. 2019. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Plano de aprendizagem e plano de ensino online. 2019. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Plano de aprendizagem e plano de ensino online. 2019. (Outra).
Setembro amarelo - Programa Viva a Vida.Setembro amarelo. 2019. (Outra).
"Não consigo acompanhar as aulas nem focar minha atenção". 2018. (Outra).
"Neurociênncia e Educação" Programa de Formação Continuada. 2018. (Outra).
1º Curso de inverno em Saúde da Mulher do Programa de Pos Graduação em Ginecologia e Obstetrícia.Mulheres em tratamento em CAPS ad: a perspectiva dos profissionais de nível superior deste serviço. 2018. (Outra).
22 Semana de Planejamento - Saúde mental na Universidade- Programa Viva a Vida. 2018. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Direitos Humanos e Diversidade Cultural. 2018. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon- I Fórum de inovação docente em ensino superior.Mapa conceitual como es estratégia de aprendizagem ativa aplicada no curso de psicologia. 2018. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Metodologia ativas no ensino superior. 2018. (Outra).
Programa de Formação Continuada ProFCon - Tecnologia da informação e e Comunicação- Aplicação da TI como recurso inovador e sua utilização no contexto acadêmico. 2018. (Outra).
Seminário Internacional da Escola Franca e Franco Basaglia: Intervenções domiciliares em situação de crise em saúde mental. 2018. (Seminário).
XII Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá.Adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social: uma perspectiva psicossocial. 2018. (Encontro).
"Curso de Plano de Ensino - NDE" Programa de Formação Continuada. 2017. (Outra).
Capacitação do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2017. (Outra).
II Congresso Internacional de Saúde Mental - International School Franca e Franco Basaglia. 2017. (Congresso).
Palestra Semana de Planejamento 2017. 2017. (Outra).
Programa de Formação Continuada- O que é ser docente. 2017. (Outra).
Programa de Formação Continuada- O que é ser docente. 2017. (Outra).
VI Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital São Francisco e IV Simpósio de Psicologia e Saúde da Inclinare.RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE PSICOPATOLOGIA EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. 2017. (Simpósio).
VI Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital São Francisco e IV Simpósio de Psicologia e Saúde da Inclinare:.APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE DE UM CASO CLÍNICO ACOMPANHADO DURANTE ESTÁGIO DE PSICOPATOLOGIA EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. 2017. (Simpósio).
Workshop: Open Dialogue - Intervenção em Crise. 2017. (Outra).
Workshop Ferramentas conversacionais para o trabalho em saúde mental,. 2017. (Outra).
XV Forum do Interior - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. 2017. (Outra).
Curso de capacitação. 2016. (Outra).
VIII Fórum de educação - O professor na atualidade: identidade profissional e saúde mental.Saúde mental dos professores. 2016. (Outra).
VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde. Tratamento extra-hospitalar em saúde mental sob a perspectiva do paciente reinternante. 2011. (Congresso).
XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Benefícios e limites da terapêutica medicamentosa na assistência à saúde. 2010. (Encontro).
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Fatores associados à reinternação psiquiátrica. 2009. (Congresso).
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).
Jornada Sul Brasileira de Psiquiatria.Reforma Psiquiátrica e Reinternação Psiquiátrica: questões sobre aceitabilidade e adesão ao tratamento. 2009. (Encontro).
Jornada Sul Brasileira de Psiquiatria.Reforma Psiquiátrica e Reinternação Psiquiátrica: a necessidade do fortalecimento da rede sócio-familiar. 2009. (Outra).
V Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde. 2009. (Congresso).
V Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde. Fatores associados à reinternação psiquiátrica. 2009. (Congresso).
V Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. 2009. (Seminário).
13ª Conferência Nacional de Saúde. 2007. (Outra).
5ª Conferência Estadual de Saúde. 2007. (Outra).
II Semana da Psicologia.Políticas Públicas em Saúde Mental. 2007. (Simpósio).
I Oficina de Saúde Mental, Reabilitação, Geração de Renda e Indicadores.. 2007. (Oficina).
O cidadão chamado paciente crônico. 2007. (Outra).
Seminário de Sistema de Informação Hospitalar. 2007. (Seminário).
VII Conferência Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. 2007. (Outra).
Desenvolvimento Gerencial- G3. 2006. (Seminário).
Adolescência: escutando as diferenças. 2005. (Congresso).
XIV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2004. (Encontro).
10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2002. (Simpósio).
Ciclo de Conferências Psicanalíticas. 2000. (Encontro).
Curso de Aprimoramento em Psico-Educação. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
Corradi-Webster, C. M; Adorno, R. C. F.;MACHADO, V.. Sentidos construídos sobre a internação em comunidades terapêuticas com pessoas em tratamento por uso de drogas. 2016 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.
Alessandra, A. Rodrigues; Mayara Colleti;MACHADO, V. C.. Espadari; Letícia F. Martins; Luana O. Ribeiro.Os desafios da desinstitucionalização em saúde mentalno contexto das políticas públicas brasileiras: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
RIBEIRO, G. A. N. A.; Danubia Cristina de Paula;MACHADO, V.. Lara, Sávia C. Azarias.A escuta psicanalítica na saúde pública. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Heloisa de Oliveira Salgado; Alessandra, A. Rodrigues;MACHADO, V.. Análise de experiências de parto de mulheres assistidas no Sistema Únicos de Ribeirão Preto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Graziela Nogueira; Gabriela Salim Xavier Moreira;MACHADO, V. C.. Autoestima e satisfação corporal em homens universitários: comparação entre hetero e homossexuais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Patti, A. R.;MACHADO, V. C.; Marlene Trivellato. Abuso sexual infantojuvenil: uma análise entre (dis)cursos de mecanismos de proteção e (im)possibilidades. 2021.
Monteiro, J. F. A.;MACHADO, V. C.; Alessandra, A. Rodrigues. A comunidade terapêutica sob a perspectiva de egressos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Alessandra, A. Rodrigues;MACHADO, V. C.. Relação terapêutica nos transtornos da personalidade do cluster B na perspectiva cognitivo-comportamental: revisão integrativa. 2021.
Monteiro, J. F. A.; Marlene Trivellato;MACHADO, V.. Zenaro; Isabela C. Moretto; Fernanda Belíssimo.Influências do uso da internet nos aspectos sociais e psicológicos na adolescência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Patti, A. R.; GARCIA, D. A.;MACHADO, V.. C. Barros; Naira C. Ferrreira; Sandy B. Camillo.Uma revisão bibliográfica da literatura sobre o sofrimento psíquicos da mulher negra em decorrência da discriminação racial no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Gabriela Salim Xavier Moreira; Gisele Machado da Silva;MACHADO, V.. Violência doméstica: impactos psicológicos, distorções cognitivas e estratégias de enfrentamento de mulheres vitimadas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Rocha, F. P.; Junqueira, L. C. U.;MACHADO, V. C.. Vulnerabilidade social na adolescência: aspectos psicossociais e fatores de proteção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Meles, M. C.; Carita, G. M. S.;MACHADO, V. C.. Revisão bibliográfica acerca da reorientação de carreira e a relação com a saúde mental do profissional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Patti, A. R.; Calsani, R.;MACHADO, V. C.. Souza Foresto.Construções discursivas sobre a mulher. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Alessandra, A. Rodrigues; Marlene Trivellato;MACHADO, V.. Carvalho; Flavia A. Santos.A compreensão do suicídio na infância e adolescência na perspectiva de jovens universitários. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Mendonça, R. C.; Calsani, R.;MACHADO, V. C.. Cultura e violência: uma perspectiva psicológica e social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Nathália S Cippola;MACHADO, V. C.. Sintomas de estresse pós-traumático em socorristas do SAMU. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Patti, A. R.;MACHADO, V. C.. Violência sexual contra mulheres: um estudo sobre os reflexos da sociedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Monteiro, J. F. A.;MACHADO, V. C.. O uso da medicação como atenuante do sofrimento na vida adulta: revisão integrativa da literatura brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Nathália S Cippola; Juliana Setem;MACHADO, V. C.. Análise do locus de controle de dependentes químicos em uma clínica de reabilitação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Maria Luisa C. J. Maran; Marlene Trivellato;MACHADO, V. C.. A importância do vínculo em instituições de apoio psicossocial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.; HASSE, F. B. B.. Reabilitação neuropsicológica em idosos brasileiros: levantamento da literatura nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.; HASSE, F. B. B.. Transtorno de personalidade antissocial à luz da neuropsicologia: uma revisão da literatura nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. A saúde mental dos psicólogos brasileiros: uma revisão sistemática da literatura brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. Os significados atribuídos ao uso de Cannabis entre jovens adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Maria Luisa C. J. Maran;MACHADO, V.. Vivências de ansiedade e depressão em mulheres na fila de espera para adoção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Maria Luisa C. J. Maran;MACHADO, V.. Vivências de ansiedade e depressão em mulheres na fila de espera para adoção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. Esquizofrenia paranóide: comparação de evolução do quadro clínico entre pacientes que realizam suporte psicológico individual e em grupo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. Orientação de pais e depressão infantil: aspectos teóricos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. A utilização de animais durante o tratamento e reabilitação biopsicossocial: revisão integrativa da literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. Arterapia na percepção de profissionais da saúde mental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.
Risk,E. N.;MACHADO, V. C.; Rosa, C. O. Z.. Banca examinadora para contratação de candidato à docente. 2019. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Meirelles, C. S. M.; Rosa, C. O. Z.;MACHADO, V. C.. Banca examinadora para contratação de candidato à docente. 2019. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V. C.. Banca examinadora para contratação de candidato à docente. 2018. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V.. Banca examinadora para contratação de candidato à docente. 2015. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MACHADO, V. C.. Membro da comissão julgadora de painéis da II Semana de Psicologia. 2018. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Orientou
A experiência de cuidadores familiares de pessoas em sofrimento mental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Arte como produção de cuidado no campo da atenção psicossocial: uma revisão integrativa da literatura nacional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Verzola; Marcelo H; Q; Marques; Políticas públicas de saúde em álcool e outras drogas: revisão integrativa da literatura nacional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Ceolotto; João P; Fernandes; Acesso ao processo transexualizador oferecido pelo SUS: perspectivas e expectativas da pessoa trans; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Saúde mental de mulheres encarceradas: uma revisão integrativa da literatura nacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Uso de substâncias psicoativas por mulheres em tratamento em um CAPS ad; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social: uma perspectiva psicossocial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Serviços de Residência Terapêutica: uma revisão integrativa da literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Intervenção ao paciente psiquiátrico infrator: uma revisão integrativa da literatura nacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Mulheres em tratamento em CAPS ad: perspectiva dos profissionais deste serviço; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Reinternação Psiquiátrica: Visão dos profissionais da saúde mental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Comorbidade entre transtornos associados ao uso de substãncias psicoativas e outros transtornos mentais: revisão sistemática da literatura brasileira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Comorbidade entre transtornos associados ao uso de substâncias psicoativas e outros transtornos mentais: revisão integrativa da literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Reinternação psiquiátrica: visão dos profissionais da saúde mental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Intervenção na crise em saúde mental: uma revisão integrativa da literatura brasilleira; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Redução de danos no Brasil: uma revisão integrativa da literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Perversão versus personalidade dissocial: um estudo teórico sobre Hannibal Lecter; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
A perspectiva de profissionais de saúde mental sobre tratamento compulsório para dependentes químicos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Vivências subjetivas de familiares de dependentes químicos submetidos à internação breve; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Vanessa Cristina Machado;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, VANESSA CRISTINA . Direitos humanos e políticas públicas de saúde para populações específicas. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação , v. 3, p. 47-71, 2022.
-
CONTILIANI, ELIANA ; JUSTINO DA SILVA, ANA LÍVIA JARDIM ; MACHADO, VANESSA CRISTINA . Arte como produção de cuidado no campo da atenção psicossocial: uma revisão integrativa da literatura nacional. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação , v. 3, p. 147-167, 2022.
-
MACHADO, VANESSA ; SANTOS, MANOEL ANTÔNIO DOS . O tratamento extra-hospitalar em saúde mental na perspectiva do paciente reinternado. PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO) , v. 18, p. 701-712, 2013.
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Vivências familiares de pacientes com reinternação psiquiátrica. Aletheia (ULBRA) , v. 40, p. 111-119, 2013.
-
MACHADO, VANESSA CRISTINA ; Santos, M. A. . O apoio familiar na perspectiva do paciente em reinternação psiquiátrica: um estudo qualitativo. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 16, p. 793-806, 2012.
-
MACHADO, V. ; LEONIDAS, C. ; SANTOS, M.A. ; SOUZA, J. . Psychiatric readmission: an integrative review of the literature. International Nursing Review (1954) , v. 59, p. 447-457, 2012.
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Taxa de permanência hospitalar de pacientes reinternados em hospital psiquiátrico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso) , v. 60, p. 16-22, 2011.
-
MACHADO, V. ; Manço, A. M. ; Santos, M. A. . A recusa à desospitalização psiquiátrica: um estudo qualitativo. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio Janeiro, v. 21, n.5, p. 1472-1479, 2005.
-
MACHADO, V. ; Caldana, R. . Desospitalização em psiquiatria: o desejo de permanecer internado-um estudo de caso. In: Simon, C.P.; Melo-Silva, L.L.; Santos, M.A. (Org.). Formação em Psicologia: percursos e paradigmas. : Vetor Editora, 2005, v. 2, p. -.
-
MACHADO, V. C. . A importância do brincar para o desenvolvimento saudável da crinça. Boletim Informativo - Fala, professor, RIBEIRAO PRETO.
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Fatores associados à reinternação psiquiátrica. In: V Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde, 2009, São Paulo. Psicanálise aplicada à terapêutica no hospital: resultados, 2009.
-
MACHADO, V. . A Psicologia Dialogando a Prática do Cuidado: Trajetória da Reforma Psiquiátrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. . 'Dialogando sobre as interfaces da saúde mental'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Problematização da adesão à terapêutica medicamentosa em pacientes reinternantes em hospital psiquiátrico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Tratamento extra-hospitalar em saúde mental sob a perspectiva do paciente reinternante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Reinternação Psiquiátrica: perfil sociodemográfico e tempo de permanência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Benefícios e limites da terapêutica medicamentosa na assistência à saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Fatores associados à reinternação psiquiátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Fatores associados à reinternação psiquiátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Reforma Psiquiátrica e reinternação psiquiátrica: questões sobre aceitabilidade e adesão ao tratamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. ; Santos, M. A. . Reforma Psiquiátrica e reinternação psiquiátrica: a necessidade do fortalecimento da rede sócio-familiar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. ; Picolo, T . Saúde Mental e Inclusão Social. Ribeirão Preto: Secretaria de Estado da Saúde, 2007 (Cartilha educativa).
Outras produções
Santos, M. A. ; MACHADO, V. . Taxa de permanência hospitalar de pacientes reinternados em hospital psiquiátrico. 2010. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, V. . Capacitação em Saúde Mental e Inclusão Social. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MACHADO, V. . Talento e Superdotação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MACHADO, V. . Legislação Educacional. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MACHADO, V. ; Manço, A. M. ; Santos, M. A. . Institucionalização psiquiátrica: o discurso de pacientes de longa permanência. 2008 (Artigo) .
MACHADO, V. ; Manço, A. M. ; Santos, M. A. . Hospitalização psiquiátrica e mazelas sociais: um estudo a partir do realto de pacientes institucion. 2004 (Artigo) .
Prêmios
2021
Professora Homenageada: Patrona de Turma VIII de Psicologia.
2020
Professora Homenageada: Patrona e Nome de Turma VII de Psicologia.
2020
Professora Homenageada: Patrona e Nome de Turma VII de Psicologia.
2019
Professora Homenageada: Patrona de Turma VI de Psicologia.
2018
Professora Homenageada: Patrona de Turma V de Psicologia.
2017
Professora Homenageada Turma IV de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá.
2016
Professora Homenageada: Patrona de Turma III de Psicologia, Centro Universitário Barão de Mauá.
2011
Menção Honrosa- Temas Livres, VI Congresso Internacional de Psicologia da Saúde.
2009
Menção Honrosa - Categoria Tema Livre, V Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde.
2008
Prêmio Idéia Saudável, Secretaria de Estado da Saúde, Governo de São Paulo.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2022
Centro Universitário Barão de MauáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Responsável pelas disciplinas:
Psicopatologia, Psicologia Comunitária e Institucional, Políticas Públicas de Saúde, Prevenção e Promoção da Saúde Mental, Saúde Mental do Trabalhador.
Responsável pela supervisão estágio Psicopatologia.
Membro do Núcleo Docente Estruturante - Curso de Psicologia (2013 à 2121).
Membro do Colegiado - Curso de Psicologia (2013 à 2121).
2010 - 2015
Universidade PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Responsável pela disciplina de Psicopatologia I e II, aulas teóricas e práticas.
2005 - 2009
Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, Secretaria de Estado da SaúdeVínculo: Estatutária, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica de Direção, Carga horária: 30
Outras informações:
Assessoria de direção com as seguintes atividades:
Acompanhamento e planejamento da assistência em geral.
Elaboração, acompanhamento, avaliação de projetos terapêuticos (áreas de assistência em saúde mental) e plano gerencial (áreas de apoio e administrativo).
Programação e diagnóstico em assistência saúde mental. Elaboração de indicadores de qualidade de assistência.
Interlocução entre gerentes dos núcleos e diretoria clínica do hospital, sintetizando informações que subsidiam tomadas de decisões.
Interlocução com demais órgãos da saúde (estadual, municipal) e outras secretarias.
Membro Titular do Conselho Municipal de Reforma Psiquiátrica, representando o poder público-gestor.
2002 - 2006
Prefeitura Municipal de Santa Barbara d OesteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 42
Outras informações:
Atendimento psicossocial à adultos, adolescentes e crianças inseridos em Programas e Projetos de Proteção Social.
Trabalho em equipe interdisciplinar. Orientação e capacitação de educadores sociais.
Atendimentos clínicos individuais e grupais.
Supervisão de estagiários de psicologia.
Participação como Titular na Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, representando o poder público-gestor. Participação como Suplente no Conselho Municipal da Assistência Social, representando o poder público-gestor.
2011 - 2013
Fundação Educacional ItuveravaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Pós-graduação EAD
2001 - 2002
Prefeitura Municipal de Ribeirão PretoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 24
Outras informações:
Atendimento psicossocial na área da juventude: Responsável pela coordenação de grupo de jovens inseridos em Programa social da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atendimento à família.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa Cristina Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?