Enéas Dias de Albuquerque Neto
Profissional graduado em Análise de Sistemas, com certificações IBM nas áreas de Análise e Design Orientado a Objetos (UML 2), Rational Unified Process (RUP v7.0) e Gestão de Requisitos com Use Cases. Possui sólida experiência como analista de sistemas em empresas de médio e grande porte, com especialização em Engenharia de Software e forte atuação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (PD) voltados à automação e à melhoria da qualidade nos processos produtivos. Tenho ampla expertise nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte, abrangendo atividades como modelagem de negócios, levantamento, especificação e análise de requisitos. Além disso, possuo conhecimento na definição de modelos de banco de dados, realização de testes integrados de sistemas e elaboração de documentação técnica, incluindo casos de uso, modelos de análise e planos de implantação.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Analise de Sistemas
2000 - 2003
Universidade Paulista
Título: Sistema de Notificação em Agravos de DST nas Áreas Fronteiriças da Amazônia
Orientador: Saymon Erickson
Formação complementar
2011 - 2011
IBM Certified Solution Designer - IBM Rational Unified Process V7.0. , Ibm Coorporation, IBM, Estados Unidos.
2011 - 2011
IBM Certified Specialist - Rational Requirements Management w/Use Cases v20. , Ibm Coorporation, IBM, Estados Unidos.
2010 - 2010
IBM Certified Solution Designer - Object Oriented Analysis and Design, vU. , Ibm Coorporation, IBM, Estados Unidos.
2008 - 2008
Scrum Workshop for Team and Executives. (Carga horária: 4h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2007 - 2007
INTRODUÇÃO À ISO 15408. (Carga horária: 3h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2006 - 2006
MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO - PROINF. (Carga horária: 8h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2006 - 2006
PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO E AMBIENTE PARA A MANUTEN. (Carga horária: 4h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2006 - 2006
CONTROLE DE VERSÕES UTILIZANDO CVS. (Carga horária: 2h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2006 - 2006
UML. (Carga horária: 40h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2005 - 2005
DOCUMENTAÇÃO DE SISTEMAS EM MANUTENÇÃO UTILIZANDO. (Carga horária: 3h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
2005 - 2005
CLASSIFICAÇÃO E RÓTULO DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 1h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
Participação em eventos
Scrum Workshop for Team and Executives. 2008. (Oficina).
Apresentação do Oracle 8i. 2003. (Oficina).
I Curso Internacional de Planejamento, Administração e Avaliação de Programas de DST para profissionais de áreas fronteiriças da Amazônia. 2003. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de DST/Aids. 2003. (Congresso).
Sistema de Informação. 2003. (Simpósio).
I Encontro Pan-Amazônico de DST. 2002. (Congresso).
Outras produções
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . Sistema de Resultados para Teste de Hepatite e Clamidia.. 2008.
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de ; PEDROSA, V. L. ; SILVA, D. S. L. . Sistema de Controle de Pacientes. 2004.
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de ; Campos, Maria Goretti ; SALEH, W. A. M. . Sistema de Leitura de Lâminas de HIV. 2002.
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . Sistema de Controle de Almoxarifado. 2002.
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . Sistema de Resultados para Teste de Contato. 2001.
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . INSTRUTOR DO APLICATIVO DE VERSÕES - GCVS. 2006. .
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . INSTRUTOR EM PLATAFORMA WINDOWS 98. 2003. .
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . INSTRUTOR DO PACOTE OFFICE 97 (WORD, EXCELL, POWERPOINT). 2003. .
ALBUQUERQUE NETO, Enéas Dias de . INSTRUTOR EM INFORMÁTICA BÁSICA. 2003. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CREATHUS Instituto de Tecnologia da Amazônia. , Avenida Djalma Batista - de 1597 ao fim - lado ímpar, Chapada, 69050010 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 984432913, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
FIT - Instituto de Tecnologia da AmazôniaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno II, Carga horária: 44
Outras informações:
Elaborar escopo funcional de projetos de software, de média e baixa complexidade, mediante orientação eventual, estimando recursos materiais e de pessoal (horas), definindo funcionalidades, analisando e compreendendo as exigências do cliente, propondo alternativas tecnológicas e especificando casos de uso, a fim de suportar tecnicamente à área comercial e de projetos na montagem de propostas comerciais dentro das necessidades requeridas pelo cliente e padrões técnicos estabelecidos.Gerar documentação funcional para desenvolvimento de sistemas, detalhando requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio, construindo diagramas de aplicação (casos de uso), especificando requisitos de qualidade dos serviços, sob sigilo de informações, utilizando padrão de especificação FIT, a fim de documentar as funcionalidades e requisitos demandados pelo cliente.Acompanhar os processos envolvendo o ciclo de desenvolvimento e/ou manutenção de software, interagindo com clientes, analisando e avaliando necessidades, acompanhando as atividades da equipe de desenvolvimento, suportando a mesma no esclarecimento de dúvidas.Identificar riscos e novas necessidades do projeto, efetuando estudos de viabilidade, documentando requisitos para desenvolvimento de novas funcionalidades, a fim de contribuir para identificação de riscos potenciais e de novas oportunidades de negócio.Interagir com parceiros de projeto, acompanhando o andamento dos trabalhos contratados, dirimindo dúvidas, prestando orientação técnica e validando tecnicamente as atividades envolvidas.Realizar outras atividades correlatas e/ou inerentes aos procedimentos do seu processo de trabalhoCumprir as políticas e procedimentos e normas relativas à empresa, código de conduta, processo de trabalho, acordos de confidencialidade e sistema de gestão da qualidade.Zelar pela ordem, guarda e conservação dos materiais, equipamentos sob sua responsabilidade e do local de trabalho, bem como manter a organização da docum
2022 - 2024
Creathus Instituto de Tecnologia da AmazôniaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: analista de sistema pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciar o projeto de desenvolvimento de software;Participar do processo Lean Inception;Validar junto à equipe os MVPs que serão incluídos no projeto;Preparar a plataforma JIRA conforme metodologia ágil SCRUM;Definir Backlog de desenvolvimento;Definir quais requisitos serão incluídos nas sprints;Preencher o Relatório de Desenvolvimento (RD);Desenvolver e Apresentar Status Report do projeto;Realizar elicitação de requisitos junto ao Key user;Atuação em levantamento e análise de requisitos, análise e projeto de sistemas, modelagem de dados, Banco de Dados e Linguagem SQLDesenvolver os casos de uso baseado nos requisitos do sistema;Desenvolver as interfaces de baixa fidelidade com o designer;Coordenar as reuniões diárias junto a equipe do projeto.
2018 - 2021
AUDITECHNOLOGY ? TECNOLOGIA EM AUDITORIA FISCALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos
Outras informações:
? Analisar e validar os requisitos a serem desenvolvidos;
? Elaboração de Documentação Funcional e Artefatos de apoio de Projetos.
? Realizar testes funcionais na aplicação;
? Validar documentos gerados para a equipe de desenvolvimento;
? Criar e manter programação PL-SQLSQL Server;
? Realizar manutenção e alterar os objetos de banco de dados
? Realizar suporte técnico para a equipe de desenvolvimento;
? Homologar junto ao cliente os requisitos solicitados;
? Realizar apresentação do produto gerado para clientes;
? Realizar suporte para os clientes.
2015 - 2016
Centro Universitário do NorteVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
? Responsável pelo processo de integração de alunos, professores, funcionários, disciplinas e turmas da IES para o ambiente virtual Blackboard (EAD);
? Tornar o processo de autenticação único para o ambiente da Intranet da IES e ambiente virtual Blackboard;
? Realizar o processo de integração de notas do ambiente Blackboard para o ambiente da IES através de leitura de arquivos de notas via integração SFTP;
? Planejar e executar o levantamento de requisitos junto aos usuários objetivando a implantação de sistemas informatizados;
? Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e homologar as alterações de sistema junto aos clientes;
? Analisar e validar os requisitos a serem desenvolvidos;
? Desenvolver, implantar, documentar e manter sistemas, seguindo a metodologia estabelecida, utilizando conhecimentos e recursos informatizados apropriados;
? Realizar testes funcionais nas aplicações desenvolvidas para cada caso de uso especificado;
? Realizar manutenções corretivas, evolutivas e identificar melhorias nos sistemas da IES;
? Dar suporte técnico a usuários da IES;
? Realizar programação PL-SQL Oracle;
? Realizar manutenção e alterar os objetos de banco de dados.
2014 - 2015
CTIS Tecnologia - MatrizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizar Treinamento / Consultoria nos sistemas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para Atenção Básica (E SUS AB, CADWEB, TABWIN);
Planejar e executar visitas nos municípios do Estado, verificando o andamento dos sistemas implantados;
Executar atividades de consultoria para municípios que utilizam os sistemas do Ministério da Saúde (Atenção Básica);
Analisar sistemas em busca de melhorias contínuas, objetivando a qualidade dos sistemas.
2005 - 2012
Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação TecnológicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista de sistemas/redes c lll n 62, Carga horária: 40
Outras informações:
Planejar e executar o levantamento de dados junto aos usuários objetivando a implantação de sistemas informatizados;
Desenvolver, implantar, documentar e manter sistemas, seguindo a metodologia estabelecida, utilizando conhecimentos e recursos informatizados apropriados;
Especificar e implantar normas de segurança nos sistemas informatizados instalados;
Prestar suporte técnico aos usuários do sistema, esclarecendo dúvidas no que se refere a software e/ou hardware, executando configurações, buscando facilitar a operacionalização dos recursos disponíveis;
Elaborar e aplicar treinamentos técnicos aos usuários, divulgando internamente as características e modo de utilização dos recursos de informática existentes.
1998 - 2005
Fundação Alfredo da MattaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GERENTE DE CPD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PLANEJAR, COORDENAR E ORIENTAR AS ATIVIDADES DE PROCESSAMENTO DE DADOS;
PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO, ANÁLISE, DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS;
PROMOVER MECANISMOS QUE VISEM A EXECUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS COM O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO;
MINISTRAR AULAS E TREINAMENTOS PARA PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR.
PROMOVER O USO DE MECANISMOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS QUE VISEM O APERFEIÇOAMENTO E MODERNIZAÇÃO DO SERVIÇO;
PROPOR MECANISMOS DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES E DADOS ESTATÍSTICOS COM ÓRGÃOS OFICIAIS OU NÃO, NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA, ENSINO, PESQUISA E ADMINISTRAÇÃO;
ORIENTAR OS DEMAIS SETORES NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE PARA A ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS, TABELAS, PLANILHAS E SIMILARES, VISANDO A DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS OU PREPARAÇÃO DE CURSOS E PALESTRAS
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Enéas Dias de Albuquerque Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?