Glaucia Ranquine Luz
Mestre em Enfermagem com foco na Segurança do Paciente e Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-graduada em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUCRS. Possuo 17 anos de experiência, atualmente estou como Enfermeira Educadora no Hospital Samaritano Barra e Vitória Barra.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Enfermagem (Foco na Segurança do Paciente)
2012 - 2014
FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
Título: Erro de medicação: a visão do enfermeiro neonatologista
, Ano de Obtenção: 2014.Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues.Coorientador: Sandra Teixeira de Araújo Pacheco. Palavras-chave: Enfermagem; Terapia Intensiva; Administração de medicamentos; Eventos Adversos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Unidade de Terapia Intensiva. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização interrompida em 2022 em A Moderna Educação: metodologias, tendencias e foco no aluno.
2020 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 2022
Especialização em Enfermagem Intensivista
2008 - 2009
FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
Título: Transporte Intra-hospitalar
Orientador: Flávia Camerini
Graduação em Enfermagem
2003 - 2006
Faculdade Bezerra de Araujo
Título: A Vivência de Enfermeiros que Cuidam de Crianças com Leucemia
Orientador: Sandra Teixeira de Araújo Pacheco
Formação complementar
2023 - 2023
Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS/AHA). (Carga horária: 23h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2022 - 2022
Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC/AHA). (Carga horária: 20h). , Sociedade Hospital Samaritano, SHS, Brasil.
2019 - 2019
Educação Contiuada em Enfermagem. (Carga horária: 80h). , Portal Educação Ltda, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2018 - 2018
Núcleo de Segurança do Paciente. (Carga horária: 40h). , Organização Nacional de Acreditação - Associação, ONA, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 28h). , Casa de Saúde São José, CSSJ, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Capacitação em Bioética. (Carga horária: 15h). , Casa de Saúde São José, CSSJ, Brasil.
2016 - 2016
Ferramentas de Gestão da Qualidade nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Organização Nacional de Acreditação - Associação, ONA, Brasil.
2011 - 2011
Ética e Bioética do Cuidado em Saúde e Enfermagem. (Carga horária: 42h). , Faculdade de Enfermagem - UERJ, FE - UERJ, Brasil.
2010 - 2010
Atualização em Ressuscitação Cardiorespiratória. (Carga horária: 13h). , Rede D'or, RD, Brasil.
2008 - 2008
Profilaxia de TEV: Projeto Internação. (Carga horária: 2h). , Hospital Barra D'or, HBD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Capacitação em Cateterização Epicutânea (PICC). (Carga horária: 20h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Análise e Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 12h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Unidade de Terapia Intensiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Segurança do Paciente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Cirurgia Cardíaca.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Experiência do Paciente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Radiologia.
Organização de eventos
Pacheco, S.T.A. ; Rodrigues, B.M.R.D ; LUZ, G. R. . I Seminário de cuidado centrado na família e sua interface com as crianças com necessidades especiais de saúde. 2013. (Outro).
LUZ, G. R. . Assistência à vítimas por acidentes em vias públicas: conceitos iniciais.. 2004. (Outro).
Participação em eventos
IV Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação. 2020. (Congresso).
21º Pesquisando em Enfermagem. Fatores contribuintes ao erro de medicação: o olhar do enfermeiro neonatologista. 2014. (Congresso).
65º CBEN - Enfermagem e o Cuidado com a Vida. O significado de cuidar da criança com leucemia: a vivência do enfermeiro. 2013. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. O significado de cuidar da criança com leucemia: a vivencia do enfermeiro. 2013. (Congresso).
49º Congresso Científico do HUPE (Segurança do Neonato e da Criança - Segurança em Saúde). 2011. (Congresso).
VII Seminário de Bioética em Saúde - Eventos Adversos no Contexto Hospitalar e sua Relação com a Enfermagem. 2011. (Seminário).
Feridas e Ostomias: Tecnologia de Cuidado e Inovações Tecnológicas - Como Aliar estas Práticas.2° Encontro:Inventando Tecnologias para Cuidar em Enfermagem (UNIRIO). 2008. (Congresso).
45º Congresso Científico do HUPE. A vivência de enfermeiros que cuidam de crianças com leucemia. 2007. (Congresso).
Semana da Enfermagem: A importância da educação permanente frente a uma gerência de enfermagem participativa na busca do aprimoramento profissional: um desafio contemporâneo ? Hospital Municipal Souza Aguiar. 2006. (Encontro).
14ª Semana Mundial de Amamentação : "Do peito para a comida caseira: saúde a vida inteira"? UNIRIO. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
NASCIMENTO, K. G.; SILVA, J. R. P.; CARVALHO, A. C. S.;LUZ, G. R.; Aline Luna. Identificação do paciente: fatores que implicam na sua segurança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Grande Rio.
Orientou
Ações educativas sobre o Bundle de Cateter Venoso Central; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
LUZ, G. R. ; Rodrigues, B.M.R.D ; Pacheco, S.T.A. ; REIS, A. T. ; ARAUJO, B. B. M. . Factors That Influence Medication Errors: The Perspective of Neonatal Nurses. Nursing and Health Sciences , v. 2, p. 37-41, 2016.
-
Rodrigues, B.M.R.D ; Pacheco, S.T.A. ; Dias, M.O ; CABRAL, J. L. ; LUZ, G. R. ; SILVA, T. F. . Perspectiva ética no cuidar em enfermagem pediátrica: visão de enfermeiros. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 743-747, 2013.
-
LUZ, G. R. . Experiência do Paciente e a Era Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, G. R. . Assistência de enfermagem no diagnóstico das doenças da mama. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, G. R. . Meta 6: Reduzir os riscos de danos aos pacientes resultantes de quedas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, G. R. . Fatores Contribuintes para o Erro de Medicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUZ, G. R. ; Rodrigues, B.M.R.D ; Pacheco, S.T.A. . Fatores contribuintes ao erro de medicação: o olhar do enfermeiro neonatologista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUZ, G. R. ; Rodrigues, B.M.R.D ; Pacheco, S.T.A. . O significado de cuidar da criança com leucemia: a vivencia do enfermeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alves, L.A.S. ; Bahia, B.N. ; Ferreirinha, M.da S. ; Lima,M.A.F. ; LUZ, G. R. ; Martins, R. M. ; Mello, L.R.G. de . Ações de Enfermagem no Transporte Intra-hospitalar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUZ, G. R. ; Pacheco, S.T.A. . A vivência de enfermeiros que cuidam de crianças com leucemia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUZ, G. R. . A vivência de enfermeiros que cuidam de crianças com leucemia 2006 (Monografia).
-
LUZ, G. R. . Cuidados de Enfermagem em Pré e pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2014
Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente - Categoria Profissional, Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Hospital Samaritano BarraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Educador Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de treinamentos (teóricos e práticos) na admissão (Onboarding) seguindo cronograma do Programa de Competências técnicas mínimas: Treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar (com validação nos simuladores, e utilização de software do manequim QCPR) e aplicação de pré e de pós teste baseada no Suporte Básico de Vida BLS/AHA), na semana de admissão e para demais colaboradores de 2/2 anos; e aulas como Protocolo de Prevenção a pneumonia associada a ventilação mecânica, Prevenção de Broncoaspiração, Gerenciamento do Protocolo da Dor; Terapia infusional, Prevenção de Infecção de corrente sanguínea; Cuidados e manutenção com cateterismo vesical de demora e alívio, prática de inserção da sonda vesical de demora, prevenção de infecção do trato urinário; Prevenção de lesão por pressão; Prevenção de queda; Cuidados e manutenção de cateter nasoenteral, nasogástrico e inserção de sonda para alimentação com prática em manequim); Suporte e alinhamento com os membros da equipe multidisciplinar para a aplicação dos treinamentos do Programa de Competências Específicas, trabalhando os demais protocolos gerenciados da unidade como Protocolo de dor torácica, protocolo glicêmico, Protocolo AVC, Protocolo de Sepse Adulto e Pediátrico, Protocolo de Ideação suicida) Compartilhamento com os gestores dos resultados de avaliação teórica e prática para realização de plano de ação junto ao colaborador para atingir metas de performance e realização de cuidado seguro ao paciente. Gerenciamento sobre a realização de cursos de suporte à vida, com todos os colaboradores da unidade, realizando o controle de acordo com perfil (técnico em enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapia, demais assistenciais e público administrativo) para o curso indicado (RCPA; RCPB ou RCPL), com recurso de planilha em Excel; Utilização da plataforma de aprendizagem virtual para gestão dos treinamentos realizados, com inserção de lista de presença, inclusão das notas das avaliações teóricas e
2019 - 2022
Casa de Saúde São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ROTINA DE RADIOLOGIA, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do Grupo da Experiência do Paciente desde Março/2021Elaboração do Projeto para o ano de 2021Planejamento de reuniões do grupo voltados a melhora da Experiência do Paciente e do Colaborador (de todas as categorias profissionais)Planejamento de atividades visando a busca contínua de elementos que mantenham pacientes, familiares e equipes envolvidas no cuidadoPalestrante do tema da Experiência do Paciente e grupo na Integração de novos funcionários da instituição. Responsável pelo movimento "O que importa para você?"Palestra/aula gravada na plataforma de ensino: Cuidado Centrado na Pessoa Enfermeiro Rotina de Medicina Nuclear e Radiologia desde Maio/2019Suporte a supervisora da unidade, de cronograma de treinamentos para equipe técnica (Levantamento de Necessidades de Treinamento - LNT) e acompanhamento na realização de treinamentos pela equipe de educação continuada e plataforma virtual (PEPS); Treinamento e desenvolvimento de equipe técnica in locoTutora dos enfermeiros do Programa Trainee, desenvolvendo enfermeiros recém formados com temas teóricos e práticosRealização de auditoria e envio de dados do check-list de Cirurgia Segura realizado nas biópsias e ablações realizadas na sala de tomografia; Visita pré-exames de tomografia, ressonância e PET Scan com orientações ao paciente e familiares, aplicando o termo de consentimento dos exames e a metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)Acompanhamento de exames de maior complexidade como Angio tomografia de coronárias e Ressonância do coração, assim como estar presente acompanhando exames de pacientes mais graves e pacientes utilizando algum tipo de acesso venoso profundo, Porth a Cath ou PICC; Gerenciamento de três subsetores dentro do complexo de Radiologia CDI 01 (01 sala de tomografia e duas salas de ressonância), Medicina Nuclear (PET Dedicado, Cintilografias) e CDI 03 (USG geral, histerosalpingografia, videodeglutograma.
2016 - 2019
Casa de Saúde São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO PLANTONISTA DE TERAPIA INTENSIVA, Carga horária: 44
Outras informações:
Enfermeira plantonista de terapia intensiva - Junho/2016 a Abril/2019
Unidade de Terapia Intensiva com 30 leitos, com perfil clínico e cirúrgico; · Referência para treinamento de novos enfermeiros (Enfermeiro Anjo)
Supervisão de equipe técnica e de setor,
Distribuição de escala de trabalho diário, Orientações aos técnicos para desenvolvimento das tarefas;
Assistência direta ao paciente, com exame físico e evolução digital;
Gerenciamento de leitos para alta e admissão;
Acompanhar procedimentos invasivos junto ao médico plantonista ou assistente;
Membro do grupo de estudos de lesão de pele;
2021 - 2021
Polo Ictus Cordis - UniredentorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
2014 - 2015
Hospital Barra D'OrVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Rotina, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão de pessoas (equipe de enfermagem composta por enfermeiros e técnicos) em Unidade de Terapia Intensiva. Gestão da Unidade e trabalho conjunto ao Serviço de Educação Continuada, Médicos Rotinas e Comissão de Infecção Hospitalar.
2008 - 2014
Hospital Barra D'OrVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro Plantonista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas:
?Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva
?Membro da Comissão de Curativos e Time de Resposta Rápida (TRR-PCR);
?Atuação nas clínicas médica e cirúrgica, instalação e administração de quimioterapia;
?Supervisão de equipe técnica, comunicação de pareceres médicos, aprazamento de prescrições;
?Exame físico e anamnese diários.
?Supervisão da realização de exames dos pacientes internados;
?Atuação em intercorrências junto ao médico plantonista;
2007 - 2007
Hospital Estadual Pedro IIVínculo: Acadêmica de enfermagem, Enquadramento Funcional: Estágio extra-curricular CTI Adulto, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Supervisão de equipe, solicitação de medicamentos e materiais, exame físico e avaliação dos pacientes, banho no leito e curativos, evolução de enfermagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Glaucia Ranquine Luz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?