Cristine Lopes de Abreu

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1997), Especialização em Ensino de Ciências de 2 Grau, Graduação - UNICENTRO/Francisco Beltrão/PR(2000), Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Experiência em diversos projetos dentre eles como facilitadora no PRAPEM/Microbacias, bolsista FAPEU/UFSC - projeto TSGA: Tecnologias Sociais para a Gestão da Água 2, além de ter ministrado aulas como professora substituta no IFC. Coordenação do Projeto de Diversificação à Cultura do Tabaco, contrato 127-2014(lote 11) entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e UNEAGRO/SC, na região extremo Sul de Santa Catarina. Coordenação e promoção do Erprosul (1 Encontro Regional de Profissionais de Ciencias Agrarias da REgião Extremo Sul: Desafios profissionais na Era Digital. Membro da diretoria da UNEAGRO (Cooperativa de Trabalho dos Eng Agr e profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina, de 2005 a 2018 . Tutora a distância do SENAR EAD 2017 a 2019. Palavras chave: Elaboração projetos de responsabilidade social e ambiental, Capacitação e treinamento em Boas Praticas de Fabricação - Alimentos, Assessoria e consultoria para a regularização de agroindústrias, Cultivo de Pitaya. Cursando pós em Tecnologia da Informação e Comunicação TIC - UFSCGraduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1997), Especialização em Ensino de Ciências de 2 Grau, Graduação - UNICENTRO/Francisco Beltrão/PR(2000), Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Experiência em diversos projetos dentre eles como facilitadora no PRAPEM/Microbacias, bolsista FAPEU/UFSC - projeto TSGA: Tecnologias Sociais para a Gestão da Água 2, além de ter ministrado aulas como professora substituta no IFC. Coordenação do Projeto de Diversificação à Cultura do Tabaco, contrato 127-2014(lote 11) entre Ministério do Desenvolvimento Agrário e UNEAGRO/SC, na região extremo Sul de Santa Catarina. Coordenação e promoção do Erprosul (1 Encontro Regional de Profissionais de Ciencias Agrarias da REgião Extremo Sul: Desafios profissionais na Era Digital. Membro da diretoria da UNEAGRO (Cooperativa de Trabalho dos Eng Agr e profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina, de 2005 a 2018 . Tutora a distância do SENAR EAD 2017 a 2019. Palavras chave: Elaboração projetos de responsabilidade social e ambiental, Capacitação e treinamento em Boas Praticas de Fabricação - Alimentos, Assessoria e consultoria para a regularização de agroindústrias, Cultivo de Pitaya. Cursando pós em Tecnologia da Informação e Comunicação TIC - UFSC(aluno disciplina Isolada).

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agroecossistemas

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estudo da produção intensiva e coletiva de leite a base de pasto no oeste catarinense,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Mario Luiz Vicenzi

Especialização em ÓS-GRADUAÇÃO (Especialização?Latu Sensu), Especial

1998 - 1999

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: ?A Pedagogia da Alternância como Instrumento de Transformação Social no Meio Rural?
Orientador: Moisés Alves de Oliveira

Graduação em Progra Especial de Formaçao Pedagógica

2007 - 2007

Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Engenharia Agronomica

1992 - 1997

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

1 Encontro Microrregional de Empreendedores da Agricultura Familiar. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul, PM STA ROSA SUL, Brasil.

2015 - 2015

Boas Praticas na Manipulação de Alimentos. (Carga horária: 20h). , FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC DE CRICIUMA, SENAC SC, Brasil.

2011 - 2011

Análise de Cadeias Produtivas, organ e arranjos produtvos Locais. (Carga horária: 88h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2010

Aprendizagem e Ação Participativa:Teoria e Pratica. (Carga horária: 88h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: organização rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: agroecologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Administração da Produção.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sociologia Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Pesquisa Operacional.

Outras produções

ABREU, Cristine L. . PRONATEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ABREU, C. L. ; SIVA, E. ; UBERTI, L. F. . Boletim Informativo Projeto Diveersificação Extremo Sul SC. 2012. (Boletim Informativo 02).

ABREU, C. L. ; UBERTI, L. F. . Boletim Informativo Projeto Diveersificação Extremo Sul SC. 2012. (Boletim Informativo 01).

ABREU, C. L. . IMPACTO DO PROJETO DIVERSIFCAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO. 2019. Vídeo.

João Lauri Pereira ; ABREU, C. L. . FESTA NACIONAL DA PITAYA. 2018. Vídeo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • UNEAGRO SC ANATER, Projeto Caminhos da Diversificação - ANATER / UNEAGRO SC. , Rua Inácio Domingos Velho, 133, Centro, 88965000 - Santa Rosa do Sul, SC - Brasil, Telefone: (48) 988234740

Experiência profissional

2014 - 2014

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Contrato de Prestação de Serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizar atividades relacionadas a implementação de tecnologias sociais, no ou do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água na núcleo extremo sul de SC, sob a coordenaçao da SDR Secretaria de Desenvolvimento Regional (atual ADR Araranguá). Como unidades demonstrativas em propriedades de agricultores ecológicos, educação ambiental escolas; disseminação e divulgação do projeto e suas ações, viabilizar e acompanhar os cursos de capacitação previstos no projeto , compartilhar experiencias entre os demais núcleos do estado. http://tsga.ufsc.br/

2018 - Atual

UNEAGRO/SC

Vínculo: Membro equipe técnica, Enquadramento Funcional: profissional liberal, Carga horária: 20

2014 - 2015

UNEAGRO/SC

Vínculo: UNEAGRO SC / MDA, Enquadramento Funcional: Coordenação equipe - CONTINUIDADE, Carga horária: 20

Outras informações:
Execução do Projeto Diversificação (Chamada Publica 006/2013-Lote 11 - Extremo Sul Catarinense, MDA-Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco). Desenvolvimento das seguintes atividades: coordenação, assessoria de equipe técnica, composta por 10 profissionais de campo e um administrativo, na realização de assistência técnica e extensão rural para 640 famílias de agricultores em diversificação (fruticultura, horticultura, bovinos de leite, pastoreio rotativo, agroecologia cerificação de produtos orgânicos, cooperativismo, organização rural, associativismo, elaboração e organização de projetos CONAB(PAA-Programa de Aquisição de Alimentos, projetos PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar), comercialização e projetos de credito, assessoria na organização de mulheres para a capacitação em atividades não agrícolas e agrícolas, atividades produtivas diversificadas e sustentáveis, gestão da unidade de produção familiar, organização e comercialização. Este trabalho foi desenvolvido em onze municípios: Araranguá, Turvo, Ermo,Timbé do Sul, Jacinto Machado, Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, Passo de Torres, São João do Sul e Praia Grande.

2012 - 2013

UNEAGRO/SC

Vínculo: cooperado - autonomo, Enquadramento Funcional: Coordenação de equipe execução do projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
Execução do Projeto Diversificação (Chamada Publica 004/2011-Lote 08 - Extremo Sul Catarinense, MDA-Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco). Desenvolvimento das seguintes atividades: coordenação, assessoria de equipe técnica, composta por 9 profissionais de campo e um administrativo, na realização de assistência técnica e extensão rural para 640 famílias de agricultores em diversificação (fruticultura, horticultura, bovinos de leite, pastoreio rotativo, agroecologia cerificação de produtos orgânicos, cooperativismo, organização rural, associativismo, elaboração e organização de projetos CONAB(PAA-Programa de Aquisição de Alimentos, projetos PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar), comercialização e projetos de credito, assessoria na organização de mulheres para a capacitação em atividades não agrícolas e agrícolas, atividades produtivas diversificadas e sustentáveis, gestão da unidade de produção familiar, organização e comercialização. Este trabalho foi desenvolvido em sete municípios: Araranguá, Turvo, Timbé do Sul, Sombrio, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.

2012 - 2012

Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

2005 - 2010

UNEAGRO ? Epagri / Projeto Microbacias 2

Vínculo: cooperado, Enquadramento Funcional: Facilitadora - Eng Agronoma, Carga horária: 30

Outras informações:
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ? Assistencia tecnica em agroecologia ? Acompanhamento das Associações de desenvolvento das microbacias Agua Viva e Sol Nascente (4 comunidades) ? Assessoramento em equipe do plano de desenvolvimento das associações de microbacias(adms); ? Organização dos grupos para a participação de eventos como cursos de capacitação, encontros, dias de campo, etc. Locais e regionais; ? Formação e articulação e participação dos grupos de interesse(agroindustria, comercialização, artesanato,etc.) em espaços institucionais; ? Organização feira livre municipal em articulação com prefeitura, epagri e adms. ? Elaboração de projetos e relatórios para busca de recursos e apresentação de pestação de contas ? Assistencia tecnica para agroindustrias artesanal e comercialização ? Assistencia tecnica para agroindustrias artesanal e comercialização ? Membro do grupo institucional e regional de agroecologia.

1997 - 1999

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIONÍSIO CERQUEIRA/SC

Vínculo: Cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de Agropecuária / Pr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
DESCRIÇÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES / EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA ? Assistência técnica rural principalmente em conservação do solo e da água (agricultura ecologica) ? Organização de agricultores para atividades do Programa através de metodologias participativas, culminando com a formação do Feira livre municipal, feira do peixe vivo, rádio comunitária, cooperativa de crédito dentre outras. ? Elaboração de projetos para captação de recursos junto a entidades e associações de agricultores familiares; ? Participação em cursos e treinamentos promovidos pela EPGRI ? Participação para na elaboração do ?PEP? ? Plano Estratégico Participativo do Município de Dionísio Cerqueira ? SC

1999 - 2000

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
DESCRIÇÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES / EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA ? Coordenadora Pedagógica Estadual da equipe de educadores ? Acompanhamento das atividades à nível estadual ? Elaboração de arquivo/registro do programa no Estado ? Organização de eventos ? Apoio na elaboração de projetos para captação de recursos junto a órgãos públicos e ONGs nacionais e internacionais ? Qualificação em métodos de educação libertadora (?Método? Paulo Freire) ? Apoio na elaboração do currículo para a formação de agente de desenvolvimento rural sustentável ? Organização de eventos contemplando as equipes de educadores dos três estados do SUL:PR, SC RS ? Aperfeiçoamento em metodologias participativas

2001 - 2002

Secretaria Estadual Agricultura RS Região Serra

Vínculo: Cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Consultora do Programa RS RURAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ? Assessoria às equipes municipais da EMATER e o poder público local na elaboração de planos municipais de desenvolvimento ? Aquisição de conhecimento sobre a realidade dos municípios dos campos de Cima da Serra; ? Participação em treinamentos e oficinas desenvolvidas pelo Programa ? Participação em reuniões com entidades como a UFRGS, EMATER , representantes de prefeiturasde pecuaristas familiares da região dos campos de cima da serra em prol do Queijo Serrano; ? Membro da equipe para a elaboração de projeto de pesquisa parabusca de caminhos para a legalização do Queijo Serrano ? Organização de eventos como oficinas regionais de agroindústria, promovidas em parceria com a EMATER, prefeituras municipais e Sindicatos de Trabalhadores Rurais. ? Negociação com poderes públicos municipais contemplados pelo Programa para a prestação de contas do programa

2002 - 2003

CEASA SERRA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ENG AGRONOMA- Gerente tecnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATIVIDADES REALIZADAS - PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ? Gerenciamento do espaço do mercado ? Organização de processo eleitoral para escolha de representantes de usuários (agricultores) junto à diretoria ? Levantamento e análise de informações sobre mercado regional de hortigranjeiros ? Planejamento e avaliação das atividades da diretoria ? Participação na organização do Banco de Alimentos, através da participação no Fórum Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Serra (FORSANS) ? Planejamento institucional através do uso de metodologia participativa

2005 - 2005

ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL SOMBRIO/SC

Vínculo: Servidor público - contrato, Enquadramento Funcional: pofessor 1 e 2 grau substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionava aulas de Praticas Agricolas Orienteadas e Aquicultura