Fernando Márcio de Oliveira
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP - Universidade de São Paulo (1998), Escola de Engenharia de São Carlos, e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas. Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Engenharia Civil, também leciona no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em projeto de Arquitetura com projeto de várias escalas e usos em Sergipe e Alagoas, com ênfase em Tecnologia do Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos residenciais, institucionais e comercias, BIM (Building Modeling information), Eficiência Energética e Conforto Ambiental. Foi um dos responsáveis pela transição e instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e em Sergipe, sendo Presidente do CAU/SE em 2012, Conselheiro Federal Suplente do CAU/BR de 2015 a 2017, e Conselheiro Federal Titular de 2018 a 2020. Coordenou a Comissão de Relações Internacionais - CRI do CAU-BR durante toda essa gestão, e participou ativamente da CEP - Comissão de Exercício Profissional, tendo sido um dos participantes da CTF - Comissão Temporária de Fiscalização.Atualmente é conselheiro estadual do CAU-SE na gestão 2021 a 2023.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Dinâmica do Espaço Habitado
2015 - 2019
Universidade Federal de Alagoas
Título: Desenvolvimento de Ferramenta BIM para Avaliação Prescritiva de Eficiência Energética Integrada ao Processo de Projeto
, Ano de obtenção: 2019. Leonardo Salazar Bitencourt. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Desempenho energético; Eficiência Energética; BIM; Processo de Projeto; RTQ-R.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Serviços para edifícios e atividades paisagísticas; Serviços especializados para construção.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
1994 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: A PRÁTICA PROJETUAL DE JANELAS COMO RECURSO DE CONTROLE DA VENTILAÇÃO EM AMBIENTES INTERNOS PARA A REGIÃO DE MACEIÓ, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: ADMIR BASSO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conforto térmico; VENTILAÇÃO; JANELA.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Ventilação. Setores de atividade: Energia.
Formação complementar
2016 - 2016
Introdução ao Dynamo. (Carga horária: 10h). , Onbim - Treinamentos e Consultoria, ONBIM, Brasil.
2016 - 2016
Memorização e Leitura Dinâmica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em EtiqEEE - Curso à Distância sobre Etiquetagem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
EDIÇÃO DE FAMÍLIAS PARA REVIT. (Carga horária: 30h). , TiLab, TILAB, Brasil.
2014 - 2014
Autodesk NavisWorks. (Carga horária: 20h). , Autodesk Training Center - Maxicad Informática Ltda, ATC MAXICAD, Brasil.
2014 - 2014
Autodesk Revit MEP. (Carga horária: 24h). , Autodesk Training Center - Maxicad Informática Ltda, ATC MAXICAD, Brasil.
1997 - 1997
CURSO 3 - CONFORTO TÉRMICO E PROJETO ARQUITETÔNICO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1997 - 1997
CURSO 2 - CONFORTO LUMÍNICO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Adequação Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Conforto Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Ventilação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Projeto Arquitetônico.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: BIM - Building Information Modelating.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Computação Gráfica.
Organização de eventos
OLIVEIRA, F. M. . Palestra "O Barroco, a Arquiteutra, e a Cidade nos séculos XVII e XVIII" do profesor Rodrigo spinha Baêta. 2011. (Outro).
OLIVEIRA, F. M. . Palestra "Apresentação do software Autocad Revit Architecture"". 2010. (Outro).
OLIVEIRA, F. M. . Palestra Arqto. Índio da Costa. 2009. (Outro).
OLIVEIRA, F. M. . Rodada de Idéias: DESIGN - QUE BICHO É ESSE?. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Encontro com Egressos 2016.1. 2016. (Encontro).
ENCAC ELACAC 2015. 2015. (Encontro).
III Seminário Estadual do CAU Sergipe - Aprimoramento Profissional.Mediador palestras Eixo temático - BIM. 2015. (Seminário).
Certificação Revit Architecture 2014 - Autodesk.Certificação Autodesk Revit Architecture 2014. 2014. (Outra).
III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO e VI ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO.O ESTADO DA ARTE DO USO DE TECNOLOGIAS BIM EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA EM ARACAJU. 2013. (Simpósio).
Seminário Arquitetura e Urbanismo - Experiências e Desafios no Processo de Implantação do CAU. 2012. (Seminário).
Seminário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Urbano e Planos Diretores Participativos. 2012. (Seminário).
Workshop: "Matriz do Conhecimento - CCEARQ". 2012. (Simpósio).
XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos. 2012. (Congresso).
XXXI ENSEA - Encontro Nacional Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Encontro).
68 SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. 2011. (Encontro).
Curso de Autocad Revit 2011. 2011. (Outra).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2011.2 / Ensino Superior e Tecnologia: a interatividade no processo de ensinagem. 2011. (Outra).
19º Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2010. (Congresso).
67 SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. 2010. (Simpósio).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2010.2 ? Oficina: Competências e Habilidades no Ensino Superior. 2010. (Outra).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2010.2 ? Oficina: Metodologias Problematizadoras no Ensino Superior. 2010. (Outra).
Jornada de Mobilização Pedagógica na Universidade Tiradentes. 2010. (Outra).
Mesa redonda no "Simpósio Patrimônio Art Déco de Aracaju".Discussão e redação de um documento final. 2010. (Simpósio).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2009.2 ? Saberes necessários à prática Docente. 2009. (Outra).
Novas Tecnologias Educacionais. 2009. (Outra).
Semana de Extensão da Universidade Tiradentes.Um estudo investigativo de conforto térmico em espaços públicos em Aracaju - SE. 2009. (Outra).
XXVII Encontro Nacional de sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 2009. (Encontro).
XXXIII Conselho Superior ABEA. 2009. (Encontro).
5a Semana do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Ciclo de Debates. 2008. (Outra).
CONFERÊNCIA: COMPONENTES DO SISTEMA DE REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - IMPACTOS PARA AS AS IES. 2008. (Outra).
CONFERÊNCIA: TECNOLOGIAS EDUCAIONAIS - EXPERIÊNCIAS, TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO. 2008. (Outra).
WEC - WORLD ENGINEERS´ CONVENTION. 2008. (Congresso).
CIDADES SUSTENTÁVEIS: DO PROJETO URBANO ÀS EDIFICAÇÕES. 2007. (Seminário).
I Ciclo de Conferências Temáticas sobre Educação: "Tendências da Educação Brasileira e Educação Superior em Sergipe". 2007. (Outra).
ATELIER VERTICAL: APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO.PROJETO DE ARQUITETURA. 2006. (Outra).
AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MEC. 2006. (Outra).
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. 2006. (Outra).
CAPACITAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP. 2006. (Outra).
EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - CENÁRIO, IMPASSES E PERSPECTIVAS. 2006. (Outra).
Marketing Institucional de Curso e de Projetos - Visão Sistêmica e de Mercado. 2006. (Outra).
LABORATÓRIOS DIDÁTICOS: O LÚDICO E A APRENDIZAGEM - JOGOS E DINÂMICAS DE GRUPO APLICADOS À EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).
PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E DE CURSO. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO 2005. 2005. (Seminário).
WORKSHOP: PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - AVALIANDO RESULTADOS, PLANEJANDO INTERAÇÕES E RECONSTRUINDO AÇÕES. 2005. (Outra).
CURSO: METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEMEM. 2004. (Outra).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS - ARQUITETO JOÃO FILGUEIRAS LIMA, LELÉ. 2003. (Congresso).
1º FORUM NORDESTE DE ARQUITETURA E URBANISMO. 2001. (Outra).
CURSO DE PLANO DIRETOR E LEGISLAÇÃO URBANA COMPLEMENTAR. 2001. (Outra).
5º ENCONTRO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. 1999. (Encontro).
IV ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. 1997. (Encontro).
1º CONGRESSO FLORESTAL PANAMERICANO. 1993. (Congresso).
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS. 1991. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.; VASCONCELOS, L. S.. O uso do BIM como meio de reduzir as incompatibilidades de projeto no canteiro de obras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; LIMA, Raffaela G.; PORANGABA, A.. Aplicação do Regulamento Técnico de Qualidade para Eficiência Energética em Edifícios Residenciais. Estudo de Caso Residência Unifamiliar Padrão Programa "Minha Casa Minha Vida". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. Projeto de Intervenção do antigo Cine-teatro Íris. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. Oliveira.Proposta Arquitetônica para uma Casa de Show e Espetáculo em Aracaju/SE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; MONTALVÃO, Ítalo. Centro de Educação Ambiental: Uma proposta de Arquitetura Bioclimática para o município de Laranjeiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; MONTALVÃO, Ítalo. Aplicação de diretrizes sustentáveis para edificações na etapa do projeto arquitetônico: levantamento das empresas de Aracaju/SE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.. Beco dos Cocos: A arte pública como diretriz para a requalificação urbana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.. Centro Integrado de Reabilitação Físico-motora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
Ricardo Mascarello;OLIVEIRA, F. M.. Modernização do Estádio Lourival Batista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FARIAS, A. M.;OLIVEIRA, F. M.. Complexo de entretenimento para Aracaju/SE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
FARIAS, A. M.;OLIVEIRA, F. M.. Composição Arquitetônica e a Complexidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.; ROSA, H.. Clube atlético náutico para a população carente de Aracaju. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.; ALMEIDA, Clarisse. Re-estruturação do atacadouro dos pescadores do Centro de Aracaju / SE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Espaço de Educação Ambiental: uma contribuição da arquitetura para preservação do meio ambiente em Aracaju. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Proposta de um condomínio residencial sustentável na Praia do Saco, Estância/SE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Proposta de Reforma do Terminal de Integração de Transporte Urbano do Distrito Industrial de Aracaju/SE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Projeto arquitetônico do Centro Administrativo Municipal para a cidade de Itabaiana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Jardim da Luz - proposta de projeto arquitetônico de um Centro de convivência para crianças e adolescentes em situação de risco no Conjunto Jardim de Nossa Senhora do Socorro / SE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Propsota de um Centro Administrativo Integrado para o atendimento ao cidadão no município de Carira/SE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Centro de Excelência para crianças e adolescentes em situação de risco em Nossa Senhora do Socorro / SE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.; MONTALVÃO, Ítalo; ALMEIDA, Clarisse. A importância do estudo bioclimático para o conforto térmico em ambiente escolar: um estudo de caso em Aracaju/SE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. O Homem e o Alimento: uma proposta para um Centro de Estudos Gastronômicos em Aracaju. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Estudo de viabilidade para um Estádio de Futebol no estado de Sergipe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Reestruturação do Camping Clube de Aracaju. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Evolução urbana de Peetrolina: de passagem à cidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Clínica de Apoio e Tratamento da Mulher. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Parque Ecológico do Rio Poxim, uma proposta de preservação e desenho ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.; Cláudia Ruberg; Marcelo Maciel. Concurso público para professor substituto do Depto. de Engenharia Civil. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
Cláudia Ruberg; FARIAS, A. M.; Gláucia Maria Costa Trinchão; Fernando Antônio;OLIVEIRA, F. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor assistente da matéria de ensino Expressão Gráfica e Arquitetura. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Cláudia Ruberg; FARIAS, A. M.; Marcelo Maciel. Concurso Público para seleção de monitor da disciplina Expressão Gráfica II. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Marcelo Maciel; Cláudia Ruberg; Anselmo Galvão. Concurso Publico para Seleção de monitores para Desenho Arquitetônico. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.; Cláudia Ruberg. Professor substituto para o departamento de Engenharia Civil na área de "Expressão Gráfica e Arquitetura". 2010. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Cláudia Ruberg. Monitoria para a disciplina "Expressão Gráfica II" no departamento de Engenharia Civil. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. 18ª Mostra de Arquitetura Alagoana. 2014. Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Alagoas.
Cláudia Ruberg;OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.; Franciely Abati Miranda. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Raffaela Germano de Lima. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
Cláudia Ruberg; PORANGABA, A.;OLIVEIRA, F. M.. Banca de Avaliação de Aproveitamento de Estudos, tipo 3, da disciplina Desenho Geométrico. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; PORANGABA, A.; Cláudia Ruberg. Banca de Avaliação de Aproveitamento de Estudos, tipo 1, da disciplina Desenho Arquitetônico. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Cláudia Ruberg; FARIAS, A. M.; Sandra Dórea. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Josinaide Silva Martins Maciel. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. Avaliação do projeto de Reforma e Ampliação das dependências do Depto. de Engenharia Civil. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
Cláudia Ruberg;OLIVEIRA, F. M.; FARIAS, A. M.; Fernando Albuquerque. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Professor Alexsandro Tenório Porangaba. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. Banca de avaliação disciplina "Temas para seminários". 2011. Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, F. M.. Empreendimento Destaque e Arquiteto do Ano - Condomínio vertical de 80 até 150m2 de área rivativa. 2011. ADEMI-SE ? Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária.
OLIVEIRA, F. M.; Marcelo Maciel; Cláudia Ruberg; Anselmo Galvão. Seleção de monitores para a disciplina Expressão Gráfica II. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Cláudia Ruberg. curso de extensão ?PERCEPÇÃO DA EVOLUÇÃO URBANA E ANÁLISE DOS FATORES QUE TRANSFORMAM A PAISAGEM?. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.; Marcelo Maciel; Cláudia Ruberg; FARIAS, A. M.. Banca de Avaliação de Aproveitamento de Estudos, tipo 2, da disciplina Expressão Gráfica I. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, F. M.. Comissão julgadora do concurso promovido pelo IAB-SP durante a 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. 2009. Instituto de Arquitetos do Brasil - SP.
OLIVEIRA, F. M.. Comissão julgadora do concurso promovido pela ADEMI-SE para escolha do prêmio para melhor empreendimento imobiliário. 2009. ADEMI-SE ? Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária.
BITTENCOURT, L. S.; OITICICA, M. L. G. R.;OLIVEIRA, F. M.. Seleção de Monitoria, Edital Nº001/98 - PROEST na disciplina Conforto Ambiental. 1998. Universidade Federal de Alagoas.
DUARTE, R. O.; OLIVEIRA FILHO, P. C.;OLIVEIRA, F. M.. Seleção de Monitoria, Edital Nº001/98 - PROEST na disciplina Informática. 1998. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS FALHAS DEVIDO À FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO NOS PROJETOS DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
O retorno do Dragão - uma proposta de revitalização do Estádio Sabino Riveiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
A UTILIZAÇÃO DO BLOCO DE GESSO NAS EDIFICAÇÕES VERTICAIS EFETUADAS PELO MERCADO IMOBILIÁRIO EM ARACAJU, SERGIPE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Projeto de um Condomínio Residencial em Lagarto / SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
A Aplicação da lei de Assistência Técnica para população de Baixa-renda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta para um Albergue da Juventude para a cidade de Aracaju/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Centro de Tratamento para crianças com câncer em Sergipe; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Análise referente à um ginásio de Vôlei: um Complexo Esportivo de Integração Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Centro de Reabilitação Motora: uma proposta para um Centro de Fisioterapia em Aracaju/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Vaticano - O Retrofit de um símbolo histórico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Oliveira; Projeto Básico para uma Casa de Show´s em Aracaju/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Projeto de Intervenção do antigo Cine-teatro Íris; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Oliveira; Proposta Arquitetônica para uma Casa de Show e Espetáculos em Aracaju/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um Albergue da Juventude para a cidade de Aracaju; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Consolidando Ruínas: Restauro do Teatro São Pedro e Retrofit da antiga Delegacia, para a cidade de Laranjeiras/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Vaticano - O Retrofit de um símbolo histórico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Anteprojeto Arquitetônico de um Centro de Referência ao Tratamento da Obesidade na cidade de Aracaju/SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Centro de Treinamento e formação de atletas do futebol; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Anteprojeto Arquitetônico de Centro de Apoio à crianças com câncer para o município de Itabaiana - SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Profissionalização para jovens e adultos: Uma proposta arquitetônica para um Hotel Escola na cidade de Aracaju - SE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Complexo Penitenciário Feminino:; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
A humanização do espaço arquitetônico atuando na cura: Centro de Apoio Psicossocial para alcool e outras drogas, na cidade de Aracaju/SE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Museu de Paleontologia de Poço Redondo / SE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Atividade Física, como saúde coletiva: uma proposta de projeto para as Academias da Cidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Implantação de um Terminal Rodoviário Interestadual em Propriá - SE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
IMUSE - Instituto de Música de Sergipe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Considerações sobre os antigosClube de Lazer em Aracaju/SE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Memorial de Aracaju: Memória de uma cidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Um novo espaço público: Centro Administrativo na Barra dos Coqueiros / SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
EMA - Escola de Moda de Aracaju; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta arquitetônica de um autódromo para a cidade de Aracaju; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Uma proposta para o novo Detran em Aracaju/SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta arquitetônica para uma Escola de Remo em Aracaju/SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Uma proposta de um Hotel Design para as ruínas do Hotel Brisamar - Aracaju/SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Igreja contemporânea: uma visão arquitetônica e religiosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Uma proposta de reabilitação para o Terminal Hidroviário da cidade de Aracaju - Sergipe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Projeto arquitetônico de um Instituto para Deficientes Visuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Arquitetura de Varejo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma academia para a atividade física para Terceira Idade em Aracaju/SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Reestruturação do Colégio Murilo Braga - Itabaiana/SE; 2006; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Complexo de Lazer, cultura e entretenimento; 2006; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Casa de Espetáculo Augusto´s - uma proposta de reestruturação; 2006; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Hospedaria escola: uma proposta de requalificação das ruínas dp antigo hospital são João de Deus; 2006; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta para implantação de uma Facildade de Arquitetura e Urbanismo na UFS; 2006; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma penitenciária de segurança máxima no Estado de Sergipe; 2006; 125 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um condomínio residencial para a terceira idade em Aracaju/SE; 2006; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Centro de Observação da Vida Marinha - Aracaju / SE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Clínica de Mastologia e Estética em Aracaju/SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma clínica de recuperação para dependentes de droga; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta arquitetônica para um Núcleo de Desenvolvimento e Pesquisa em Pesca em Pirambú / SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um Centro Empresarial em Salvador / BA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Centro de Convenções - Espaço para o Agronegócio sergipano no município de Boquim - SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Complexo Desportivo Universal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma parque aquático em Aracaju / SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta para implantação de um espaço para vaquejada em Sergipe; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma biblioteca pública para Itabaiana / SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Clínica de Fisioterapia em Aracaju / SE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de Requalificação das Ruínas da Usina Tirzan, em Santo Amaro da Purificação, Bahia; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um Hotel-Escola em Aracaju / SE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Avaliação do desempenho lumínico em escolas em Aracaju / SE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um Clube Náutico na Barra dos Coqueiros / SE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Museu I; M; A; G; E; M; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Complexo de Educação Integral - uma escola cidadã; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
CONSIDERAÇÕES SOBRE O LAZER EM ARACAJU/SE: UMA PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PLANETÁRIO NO BAIRRO DA COROA-DO-MEIO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta para um Centro de Educação profissionalizante em Aracaju / SE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de uma Escola de Circo em Aracaju / SE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
CISAC - Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de um novo Hidroviário em Aracaju / SE; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Proposta de recuperação das ruínas de uma Igreja no município de Itaporanga D´ajuda / SE; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Estágio Supervisionado em Engenharia Civil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Monitoria em Expressão Gráfica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Monitoria em Expressão Gráfica II; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Concurso Zona Verde para o Bloco "B" da Universidade Tiradentes, campus Farolândia; 2011; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tiradentes; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Monitoria na Disciplina Desenho Técnico; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Fernando Márcio de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, FERNANDO MARCIO ; BITTENCOURT, LEONARDO SALAZAR ; DÓRIA, DAVID RODRIGUES SILVA . Uma ferramenta BIM para simulação de eficiência energética nas fases iniciais de projeto. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO , v. 11, p. e020003, 2020.
-
OLIVEIRA, F. M. ; GONCALVES, J. A. V. . Formas arquitetônicas em três dimensões. Revista CREA Sergipe, p. 22 - 23, 01 set. 2010.
-
OLIVEIRA, F. M. . O uso de novas ferramentas no desenvolvimento de projetos. Revista ArteAmbiente, Espaço IAB/SE, p. 90 - 90.
-
Marcelo Maciel ; Débora de Gois Santos ; OLIVEIRA, F. M. . O ESTADO DA ARTE DO USO DE TECNOLOGIAS BIM EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA EM ARACAJU. In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO e VI ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2013, Campinas. Anais III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO e VI ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2013. v. 1.
-
OLIVEIRA, F. M. ; BITTENCOURT, L. S. . Air Flow through louvred windows in small rooms. In: PASSIVE AND LOW ENERGY ARCHITECTURE, 1998, LISBOA. ENVIRONMENTALLY FRIENDLY CITIES, 1998.
-
OLIVEIRA, F. M. ; BASSO, A. . EFICIÊNCIA DA VENTILAÇÃO ATRAVÉS DE DIFEERENTES TIPOLOGIAS DE ABERTURAS. In: ENTAC-ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 1998, FLORIANÓPOLIS. QUALIDADE NO PROCESSO CONSTRUTIVO, 1998. p. 411-419.
-
Marcelo Maciel ; Débora de Gois Santos ; OLIVEIRA, F. M. . III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO e VI ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
OLIVEIRA, F. M. ; BAETA, R. E. ; Nery, J. . Projeto Arquitetônico de Revitalização do Patrimônio Histórico de Laranjeira / SE. 2003.
OLIVEIRA, F. M. . EXPRESSÃO GRÁFICA - SKETCHUP BÁSICO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, F. M. . EXPRESSÃO GRÁFICA - SKETCHUP BÁSICO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Luciana Coêlho Mendonça ; Angela Teresa Costa Sales ; Débora de Gois Santos ; Erinaldo Hilário Cavalcante ; OLIVEIRA, F. M. ; Fernando Albuquerque ; Ricardo Aragão . Regimento Interno do laboratórios do Depto. de Engenharia Civil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regimento Interno).
OLIVEIRA, F. M. . Modelagem Eletrônica com Sketchup. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, F. M. . Modelagem Eletrônica com Sketchup. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, F. M. ; RIMKUS, C. M. F. . Modelagem 3D com SketchUP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, F. M. . Introdução ao Sketchup. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2004
III PREMIAÇÃO ANUAL DO IAB-AL, INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - ALAGOAS.
2001
Menção Honrosa - Concurso Público de uma Agência Bancária do BANESE, Sergipe Administradora de Cartões.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. , Av Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Else, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 21056600, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40
2009 - 2013
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
2008 - 2009
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
1998 - 2011
Universidade TiradentesVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências do Homem E da Natureza, Campus I.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
09/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências do Homem E da Natureza, Campus I.,Atividade de extensão realizada, Coordenador Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e Design de Interiores.
-
04/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências do Homem E da Natureza, Campus I.,Linhas de pesquisa
-
08/1998
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESENHO ARQUITETÔNICO II, PERSPECTIVA E SOMBRA, CONFORTO AMBIENTAL I, DETALHES ARQUITETÔNICOS, PROJETO ARQUITETÔNICO IV, PROJETO ARQUITETÔNICO II, DESENHO DE ARQUITETURA I, PROJETO ARQUITETÔNICO III
1998 - 1999
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor SUBSTITUTO, Carga horária: 40
1998 - 1999
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1998 - 08/1999
Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO DE INTERIORES, DESENHO ARQUITETÔNICO III, DESENHO ARQUITETÔNICO I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Márcio de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?