Aldema Menine Trindade
Possui graduação em pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegrete (1974) e mestrado em Lingüística e letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul (1979). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, Educação Indígena e Educação em Área de Fronteira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia da linguagem, metodologia de ensino, inclusão e alfabetização.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Lingüística e letras
1975 - 1979
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul
Orientador: Ir.Elvo Clemente
Palavras-chave: etnografia; Dialetologia; Lexicologia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Especialização em ´Linguística Aplicada
1976 - 1978
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Eslovaco
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
Participação em eventos
V Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa nas IES Particulares.V Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa nas IES Particulares. 2004. (Encontro).
Rompendo Fronteiras:danças,corpos e multiculturalismo.9th dance and the child international conference. 2003. (Outra).
Seminário sobre Gestão Universitária.Gestão Universitária/ Espanha. 1997. (Seminário).
Seminário sobre Transferência Tecnológica entre Universidade e Empresa.Transferência de Tecnologia. 1997. (Seminário).
Seminário sobre Gestão Universitária na América do Sul.Gestão Universitária/Brasil. 1997. (Seminário).
Seminário sobre Políticas Lingüísticas e Ensino de Espanhol e Português.Políticas Lingüísticas e Ensino de Espanhol e Português. 1997. (Seminário).
XI Congresso da Associação de LingÜistica e Filologia da América Latina. XI Congresso Internacional de Lingüística e Filologia. 1996. (Congresso).
Preconceitos na Sociedade Brasileira.Preconceitos na Sociedade Brasileira - a questão indígena. 1996. (Seminário).
Estado y Universidad en la Integración Regional.Educación para la integración. 1996. (Simpósio).
3o.Encontro do FONAPRACE.3o.Encontro da Regional Sul/Sudeste - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. 1996. (Encontro).
Reunião do Grupo Alfa-Geins.Grupo ALFA-GEINS ( Grupo de Universidades Européias e Latino-Americanas sobre Gestão Institucional. 1996. (Encontro).
XI Reunião Ordinária do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais.XI Reunião Ordinária do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais. 1996. (Outra).
Seminário sobre Educação em Área de Fronteiras.Formação de Professores e Fronteiras Diversas. 1995. (Seminário).
Seminário do Grupo Montevideo - Educação para a Integração.Educação em Área de Fronteira: especificidades e desafios. 1995. (Seminário).
I Encontro de Pesquisadores das Universidades dos Países Membros do MERCOSUL sobre Políticas Educacionais,Culturais e de Bem-Estar em Zonas de Fronteiras..Políticas Educacionais, Culturais e de Bem-estar em Zonas de Fronteiras. 1995. (Encontro).
VII Encontro Internacional de Estudos Missioneiros no Mercosul.Índios, não-índios e escola: a questão das diferenças. 1995. (Encontro).
I Encontro Nacional de IFES sobre a Questão dos Portadores de Necessidades Especiais..Coordenadora de Conferência. 1995. (Encontro).
I Encontro de Investigadores das Universidades dos Países Membros do MERCOSUL sobre Políticas Educacionais, Culturais e de Bem-Estar em Zonas de Fronteira.I Encontro de Investigadores das Universidades dos Países Membros do MERCOSUL sobre Políticas Educacionais, Culturais e de Bem-Estar em Zonas de Fronteira. 1995. (Encontro).
Seminário sobre o Plano Decenal e a Educação Indigena.O Plano decenal e a Educação Indígena. 1994. (Seminário).
XVII Semana de Letras e II Seminário Internacional de Língua e Literatura.Linguagem e Educação nas fronteiras do Brasil. 1994. (Seminário).
Simpósio Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.Atenção Integral à Criança. 1994. (Simpósio).
Semana do Índio.O Índio na Região Norte do Brasil. 1994. (Encontro).
Preparação para a Reunião Final do Plano Decenal de Educação para Todos..Grupo e trabalho: consultores de Educação Indígena. 1994. (Outra).
Seminário sobre problemas do Cone Sul.Educação nas Áreas de Fronteira. 1993. (Seminário).
Seminário sobre Pré-Escolar.Construção da Escrita: uma abordagem interacionista. 1993. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Educação Indígena.Construção e Implementação da Proposta " Aprendendo com a Natureza". 1992. (Seminário).
I Seminário Internacional de Educação Indígena.Educação Indígena: Avanços e perspectivas. 1992. (Seminário).
Incontri e conferenze suula questione indigena.Conferenze sulla questione indigena dell´America Latina. 1992. (Encontro).
Ciclo de Conferências sobre Políticas Lingüísticas em Zonas de Fronteira.Políticas Lingüísticas em Zonas de Fronteira. 1992. (Outra).
VI Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão.Grupo Temático: Patrimônio Cultural. 1992. (Outra).
Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação."A Formação Lingüística do Professor Aflabetizador: uma experiência na Região Fronteiriça Brasil/Uruguai.". 1992. (Outra).
Seminário sobre Ensino Superior no RGS.Ensino Superior no RGS: problemas e Perspectivas. 1991. (Seminário).
Seminário sobre abordagens metodológicas.Metodologia do Ensino Superior. 1991. (Seminário).
2o.Simpósio Nacional de Educação Pré-Escolar: o desafio para o terceiro milênio.Alfabetização: Dilemas da Prática. 1991. (Simpósio).
IV Encontro Estadual de Educação Pré-Escolar.Linguagem na Pré-Escola: pratica e teoria. 1991. (Encontro).
IV SEmana de Educação.Alfabetização e Linguagem. 1991. (Outra).
3o.Seminário Internacional de Alfabetização.A Formação do professor para atuar em contextos socialmente desfarecidos. 1990. (Seminário).
Seminário Estadual de Alfabetização.Alfabetização de Jovens e Adultos: análise de propostas. 1990. (Seminário).
Seminário Internacional de Alfabetização e Educação.Aspectos Lingüísticos da Formação do Alfabetizador. 1990. (Seminário).
Seminário Estadual " AIA/90".Minorias Indígenas,Populações Fronteiriças e o Contexto das Escolas Rurais. 1990. (Seminário).
III Seminário Estadual de Língua e Literatura.Língua Portuguesa na Escola: para quê?. 1990. (Seminário).
Seminário para professores e pesquisadores da Universidade da República.Alfabetização em Área Indígena. 1990. (Seminário).
Aula Inaugural - instalação oficial do Curso de Pedagogia.Sociedade,Educação e Alfabetização. 1990. (Outra).
VII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.VII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 1989. (Seminário).
Seminário sobre Extensão Universitária.Institucionalização da Extensão Universitária. 1989. (Seminário).
V Encontro Nacional da Sociedade de Educação Comparada.V Encontro Nacional da Sociedade de Educação Comparada. 1989. (Encontro).
Encontro sobre Problemas do Ensino Noturno.Ensino Noturno Escolar : análise de fracasso. 1989. (Encontro).
1o.Ciclo de Estudos sobre Educação em Áreas de Fronteira.Educação em Áreas de Fronteira. 1989. (Outra).
Seminário sobre Cone Sul.Arte e Cultura:Integração no Cone Sul". 1988. (Seminário).
2o.Encontro de Alfabetizadores.A Formação Lingüística do Professor Alfabetizador. 1988. (Encontro).
XI Reunião Anual da ANPED.Formação do Professor Alfabetizador: uma experiência em Educação Indígena. 1988. (Outra).
6o.Congresso de Leitura do Brasil. Ler e escrever: para quê?. 1987. (Congresso).
Seminário Regional sobre Alternativas de Alfabetização para a América Latina e o Caribe.Seminário Regional sobre Alternativas de Alfabetização para a América Latina e o Caribe. 1987. (Seminário).
5o.Congresso Brasileiro de língua Portuguesa. 5o.Congresso Brasileiro de língua Portuguesa. 1986. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Atividades Escritas: a confusão dos enunciados no cotidiano escolar. 1986. (Congresso).
Seminário Estadual de Língua e Literatura.Quintana em Sala de Aula: aceitando uma sugestão. 1985. (Seminário).
Participação em bancas
TRINDADE, Aldema M.. Sobre o corpo da criança na escola:estudo de caso. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Lizete Ramos Dieguez. Meninos de Rua de Santa Maria: o Discurso do Fracasso ou da Resistência?. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. A elaboração de texto no processo de alfabetização. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Didática Geral e Prática Doente:uma Proposta Pedagógica Alternativa para a Formação de professores em Nível de Segundo Grau.. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Ensino Escolar do Francês: entre o Paradigma do Consenso e o do Conflito. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. A Formação do Professor: da Escola Normal à Habilitação Magistério. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Análise da eficiência de treinamento de professoes para o ensino no currículo por atividades. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Diagnóstico da situação do idoso em Santa Maria e sua relação com a formação de profissionais pelo Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Análise reflexiva da integração docente assistencial na área de enfermagem e sua influência na adequação da teoria à prática profissional. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Conscientização e Redação Crítica. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Aquisição e Desenvolvimento da Habilidade de Alfabetização. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Língua falada na Maloca da Raposa/RR. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima.
TRINDADE, Aldema M.. O Épico em Quem move as Árvores. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima.
TRINDADE, Aldema M.. Concordância nominal: substantivos e determinantes nas redações dos candidatos ao vestibular da UFRR/92. 1993. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima.
TRINDADE, Aldema M.. A Miséria Sobrevive à Miséria na Terra de Canaã. 1993. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima.
TRINDADE, Aldema M.. Importância da Trilha Sonora nas Reportagens Especiais do Fantástico. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo.
TRINDADE, Aldema M.. Resgate histórico da fotografia de Mário Czamanski : seis décadas de imagem. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Jornalismo) - Universidade de Passo Fundo.
TRINDADE, Aldema M.. Maculan.As perdas da rádio local na formação de redes. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo.
TRINDADE, Aldema M.. Rádio Planalto AM: o canal da notícia?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo.
TRINDADE, Aldema M.. Membro da comissão examinadora para admissão do cargo de professor auxiliar de ensino( Metodologia de ensino de Língua Portuguesa). 1987. Universidade Federal de Santa Maria.
TRINDADE, Aldema M.. Membro da Comissão Examinadora de concurso público para o cargo de professor assistente. 1987. Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Magistério de segundo grau em área de fronteira:busca de aproximação; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Sobre o corpo da criança na escola: um estudo de caso; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
; Climatério e Realidade Rural: Um Desafio Ao Silêncio; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Subsídios para a Compreensão da Educação Escolar Indígena Terena no Mato Grosso do Sul; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
A Identidade Sócio-Cultural das Crianças da Perioferia Urbana de Ijuí e o Processo de Alfabetização; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Quem são estas crianças: uma aproximação ao discurso dos professores em relação ao chamado aluno problema; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O Espanhol do Cotidiano e o Espanhol da Escola:um estudo de caso na fronteira Brasil-Argentina; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O Discurso sobre educação em grupos diferenciados; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Subsídios para estudo da educação na área da fronteira Brasil-Uruguai; 1993; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Ideologia e discurso pedagógico:o papel do professor na produção de um discurso polêmico; 1992; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Feminismo como educação para a cidadania; 1992; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Bases filosóficas e psicológicas da pedagogia da linguagem:um ponto de vista sócio-histórico; 1992; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
A educação das mulheres em regime de internato:Colégios Centenário e Santana - Santa Maria; 1990; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
A educação das mulheres em regime de internato:Colégios Centenário e Santana - Santa Maria; 1990; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Linguagem escolar:um espaço de poder; 1989; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O sentido da aquisição da linguagem na criança surda no contexto mundo - vida - um enfoque fenomenológico; 1989; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O sentido da aquisição da linguagem na criança surda no contexto mundo - vida - um enfoque fenomenológico; 1989; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Conscientização e redação crítica; 1985; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Aldema Menine Trindade;
Língua falada na Maloca da Raposa e fluência na língua nacional; 1993; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Aldema Menine Trindade;
A miséria sobrevive à miséria na Terra de Canaã; 1993; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Concordância Nominal:substantivos e determinantesnas redações dos candidatosao vestibular da UFRR/92; 1993; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Pesquisa) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Aldema Menine Trindade;
A Semântica no ensino de Língua Portuguesa; 1992; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Redação escolar: aproximando teoria e prática; 1990; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Construção de prática pedagógica: uma experiência com alunos repetentes; 1990; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Literatura Infantil numa Perspectiva Crítica; 1989; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Interação verbal em sala de aula; 1989; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Falando a gente se entende; ; ; e se defende; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esoecialização em Metodologia de Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Literatura Infantil: a Narrativa nas Séries Iniciais; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esoecialização em Metodologia de Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Elaboração de textos em séries iniciais do 1o; Grau numa perspectiva construtivista; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esoecialização em Metodologia de Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Alternativa para tratamento global de conteúdos de Língua Portuguesa; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Ensino de Literatura: uma abordagem crítica; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Subsídios para a compreensão do ato de ler; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Leitura no 1o; Grau nas Escolas de Alegrete: Análise de Programas; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Weber; Produção de textos no 1o; Grau: análise de experiência; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Critérios para a seleção de textos para as 1as; séries de curso noturno - 2o; grau; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Aprendizado de Língua Materna: subsídios; 1988; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Estudo de Semas na Linguagem Rural do RS; 1987; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Analisemorfológica: um conteúdo em debate; 1984; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O Ensino de Literatura Brasileira em blocos estéticos: uma proposta metodológica; 1984; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
S; Porporati; Desconexão entre morfologia e sintaxe no ensino de 2o; grau; 1984; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Kessler; Ensino de Literatura: da Teoria à Prática; 1984; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
O estudo do sujeito: uma contribuição para o desempenho lingüístico do aluno; 1984; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Dala Lana; Cala a boca,Magda? um estudo sobre bordões e clichês na linguagem de jovens e de adolesc; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Pacheco; A relação TV e redução frente ao Castelo de Ra-tim-bum; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Aldema Menine Trindade;
da Rosa; Marlene e Emilinha:a Guerra dos Fãs Clubes; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Aldema Menine Trindade;
G; Daudt; Jornalismo e Envelhecimento: presença e ausência na mídia impressa; ; ; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social: Jornalismo) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Temporalidade: o problema na construção da reportagem; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social: Jornalismo) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Aldema Menine Trindade;
Produções bibliográficas
-
TRINDADE, Aldema M. ; MARTINS, G. R. . Pesquisa e cotidiano:uma experiência em educação escolar indígena. Educação (UFSM) , UFSM - Santa Maria, v. V.20, n.no.1, p. 6-15, 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Subsídios para estudo da educação em área de fronteira. Anais da II Jornada de Pesquisa da Associação de Universidades Grupo Montevideo, Concepción del Uruguai, p. 34-35, 1994.
-
TRINDADE, Aldema M. ; BEHARES, L. E. ; FONSECA, M. . Formação Lingüística do Professor Alfabetizador. Espaços da Escola , UNIJUÍ, n.ano3-no.7, p. 32-43, 1993.
-
TRINDADE, Aldema M. . Maestro Fronterizo:su practica e su formación. Revista Punto 21, Montevideo, p. 15-21, 1992.
-
TRINDADE, Aldema M. . A Construção da linguagem escrita por adultos. Espaços da Escola , UNIJUÍ, 1992.
-
TRINDADE, Aldema M. . Usos Sociales de la Lectura y Escritura. Revista Relaciones, Montevideo, 1992.
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetizar:como y porqué. Revista Relaciones, Montevideo, v. 43, p. 12-22, 1991.
-
TRINDADE, Aldema M. . Critérios para escolha de livro-texto, nas 1as.séries de 2o.grau, em Santa Maria/RS. Educação (UFSM) , Santa Maria, 1989.
-
TRINDADE, Aldema M. . Produtividade Lingüística e Lexicografia. Vidya (Santa Maria) , Santa Maria, v. 13, n.0, p. 11-16, 1985.
-
TRINDADE, Aldema M. . O Léxico do Cavalo na Fronteira do RGS. Letras de Hoje , PUC/RS, v. 41, n.0, p. 7-39, 1980.
-
TRINDADE, Aldema M. (Org.) . Fronteiras,Educação e Integração. 1. ed. Santa Maria: Palotti, 1997. v. 1000. 280p .
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação e Linguagem na Fronteira Brasil-Uruguai. 1. ed. Santa Maria: Palotti, 1995. v. 1000. 148p .
-
TRINDADE, Aldema M. (Org.) . Itatane Vapeya ( Pedaços de Vida). 01. ed. Campo Grande: Editora da Secretaria Estadual de Educação do MS, 1994. v. 500. 80p .
-
TRINDADE, Aldema M. (Org.) . Makusiyami´ya Teserukon Ko´mannipi ( Os Macuxis Conservam sua Tradição). 01. ed. Brasília/DF: Fundação EDUCAR, 1988. v. 500. 80p .
-
TRINDADE, Aldema M. . Assistência Estudantil e Permanência na Universidade. In: Rosana Cabral Zucolo. (Org.). Recortes de Universidade. 1ed.Santa Maria: UFSM/FATEC, 1997, v. , p. 23-35.
-
TRINDADE, Aldema M. . Perfil dos Alunos da UFSM - I. A Razão, Santa Maria/RS, p. 02, 27 ago. 1997.
-
TRINDADE, Aldema M. . Assistência e gratuidade. A Razão, Santa Maria, p. 02, 30 jun. 1997.
-
TRINDADE, Aldema M. . Novo curso na UFSM: Psicologia. A Razão, Santa Maria/RS, p. 02, 17 jul. 1996.
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação de Jovens e Adultos. A Razão, Santa Maria, p. 02, 06 maio 1996.
-
TRINDADE, Aldema M. . Assistência Estudantil: desafio da Universidade. A Razão, Santa Maria, p. 02, 07 fev. 1996.
-
TRINDADE, Aldema M. . Sobre Moradia Estudantil. A Razão, Santa Maria/RS, p. 02, 16 ago. 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Assistência Estudantil e Permanência na Universidade. A Razão, Santa Maria/RS, p. 02, 21 jun. 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Aspectos lingüísticos da formação do professor. In: Seminário Internacional de Alfabetização/90, 1990, Frederico Westphalen. Anais do Seminário Internacional de Alfabetização/ 90. Frederico Westphalen: Universidade Regional Integrada, 1990. v. 01. p. 12-13.
-
TRINDADE, Aldema M. . Usos Sociais da Leitura e da Escrita. In: IV Seminário Estadual de Estudos sobre Currículo por Atividades, 1990, Santa Maria. Anais IV Seminário Estadual de Estudos sobre Currículo por Atividades. Santa Maria: UFSM, 1990.
-
TRINDADE, Aldema M. . Minorias Indígenas, Populações Fronteiras e o Contexto das Escolas Rurais. In: Seminário de Alfabetização do Mato Grosso do Sul, 1990, Campo Grande - MS. Anais do Seminário de Alfabetização do Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 1990.
-
TRINDADE, Aldema M. . Língua Portuguesa nas Séries Iniciais: a linguagem da vida e a linguagem da escola. In: Seminário Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades, 1988, Santa Maria. Anais do Seminário Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades. Santa Maria: Palotti, 1988.
-
TRINDADE, Aldema M. ; GUEDES, S. M. . Perspectivas históricas dos cursos de formação de professores em área de fronteira Brasil /Uruguai : busca de aproximações e ressignificações da prática pedagógica no ensino fundamental. In: Ciencias Sociales, Humanidades y Relaciones Internacionales, 2003, Mendoza. Simpósio sobre Ciencias Sociales, Humanidades y Relaciones Internacionales. Mendonza: Universidade de Mendonza, 2003.
-
TRINDADE, Aldema M. ; GUEDES, S. M. . Fronteiras,Educação e Integração. In: IV Simpósio Internacional: Estados Americanos - Relações Continentais e Intercontinentais, 2003, Passo Fundo. Anais do IV Simpósio Internacional. Passo Fundo: UPF Editora, 2003.
-
TRINDADE, Aldema M. . Pesquisas Lingüísticas e Educativas nos Países do Mercosul. In: Segundo Seminario sobre Educación y lenguaje en Áreas de Frontera, 1998, Montevideo. Anais do Segundo Seminario sobre Educación y lenguaje en Áreas de Frontera. Montevideo: Garabatos srl, 1997. v. 1. p. 105-107.
-
TRINDADE, Aldema M. . Subsídios para o estudo da educação na fronteira Brasil-Uruguai. In: Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do " Grupo Montevideo", 1998, Montevideo. Anais da Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do " Grupo Montevideo". Montevideo: Universidade da República, 1997. v. 01.
-
TRINDADE, Aldema M. ; SAWWARIS, G. . Educação em Área de Fronteira: formação do alfabetizador. In: III Jornada Integrada de Pesquisa,Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. III Jornada Integrada de Pesquisa,Extensão e Ensino. Santa Maria: UFSM, 1996. v. 02. p. 1062-1063.
-
TRINDADE, Aldema M. ; RAVAGGIO, C. ; BOEMO, V. . Escolas Indígenas:o que significa em sala de aula o Art.210 da Constituição Federal Brasileira. In: III Jornada Integrada de Pesquisa,Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. III Jornada Integrada de Pesquisa,Extensão e Ensino. Santa Maria: UFSM, 1996. v. 02. p. 1059-1060.
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Área de Fronteira: formação do professor alfabetizador. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995, Maringá - PR. Comunicações. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Área de Fronteira: o estado da arte. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995, Maringá. Comunicação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Área de Fronteira: Brasil- Argentina. In: II Jornada de Pesquisa,Extensão e Ensino da UFSM, 1995, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa,Extensão e Ensino da UFSM. Santa Maria: Pallotti, 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Área de Fronteira: a Formação do Professor Alfabetizador. In: II Jornada de Pesquisa,Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa,Extensão e Ensino. Santa Maria: Palotti, 1995.
-
TRINDADE, Aldema M. . Subsídio para o estudo da Educação na Fronteira Brasil-Uruguai. In: II Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do Grupo Montevideo, 1994, Concepção do Uruguai. Resumo. Concepção do Uruguai, 1994.
-
TRINDADE, Aldema M. . A Formação Lingüística do Professor Alfabetizador. In: I Jornada de Pesquisa do Grupo Montevideo, 1993, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa do Grupo Montevideo. Montevideo: Univesidade da República, 1993.
-
TRINDADE, Aldema M. . Formação Lingüística do Alfabetizador - Anotações para Região Fronteiriça. In: I Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do Grupo Montevideo ( AUGM), 1993, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do Grupo Montevideo ( AUGM). Montevideo: Universidade da República, 1993.
-
TRINDADE, Aldema M. . Formação Lingüística do Professor Alfabetizador: Anotações para Região Fronteiriça. In: XV Reunião Anual da AMPED, 1992, Caxambu -MG. Anais da XV Reunião da AMPED, 1992.
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização:dilemas da prática. In: II Simpósio Nacional de Educação Pré-Escolar - OMEP, 1991, Santa Maria. Anais doII Simpósio Nacional de Educação Pré-Escolar - OMEP. Santa Maria: UFSM, 1991.
-
TRINDADE, Aldema M. ; BEHARES, L. E. . Pedagogia Lingüística em Area Fronteiriça. In: IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina, 1990, Campinas. Anais do IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. Campinas/SP: UNICAMP, 1990.
-
TRINDADE, Aldema M. . Leitura e produção de textos: uma discussão interdisciplinar. In: III Encontro Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades, 1989, Santa Maria. Anais II do Encontro Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1989.
-
TRINDADE, Aldema M. . Ler e escrever: para quê?. In: I Seminário da Região Sul sobre Ensino Noturno, 1989, Santa Maria. Anais do I Seminário da Região Sul sobre Ensino Noturno. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1989.
-
TRINDADE, Aldema M. . A Formação Lingüística do Professor de Pré-Escola. In: I Congresso de Educação Pré-Escolar dos Países do Cone Sul, 1988, Santa Maria. Anais do I Congresso de Educação Pré-Escolar dos Países do Cone Sul. Santa Maria: Editora Palotti, 1988. v. 01.
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização em Comunidades Bilíngües. In: Seminário Internacional de Alfabetização, 1988, Livramento/RS. Anais do Seminário Internacional de Alfabetização. Livramento: ASPES, 1988.
-
TRINDADE, Aldema M. . Análise crítica das " Diretrizes para o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa".. In: X Semana de Letras da UFSM, 1988, Santa Maria. Anais da X Semana de Letras da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1988.
-
TRINDADE, Aldema M. . Interdisciplinariedade e Extensão Universitária. In: VI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1988, Florianópolis. Anais do VI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Florianópolis: Ed.da UFSC.
-
TRINDADE, Aldema M. . Atividades escritas: a confusão dos enunciados no cotidiano escolar.. In: I Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1986, Campinas. Comunicações. Campinas: Unicamp, 1986.
-
TRINDADE, Aldema M. ; GUEDES, S. M. . Fronteiras,Educação e Integração. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, Aldema M. . I Encontro Nacional de IFES sobre a questão dos portadores de necessidades especiais. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TRINDADE, Aldema M. . A Formação do professor e a questão das fronteiras. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Diversidade Cultural : relato de vivências em RR e MS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Novas Perspectivas no Ensino de Línguas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização em Áreas Rurais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Áreas de Fronteira : as diferentes fronteiras no Brasil. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização em Áreas Rurais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . A Criança Indígena e a Sociedade Douradense. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . A Criança Indígena e a Sociedade Douradense. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Política Educacional Indígena no Estado de RR. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . A Linguagem da Vida e a Linguagem da Escola. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . O dia-a-dia da Sala de Aula. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Movimentos Sociais: a questão indígena. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . I Seminário Internacional de Educação Indígena. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TRINDADE, Aldema M. . I Seminário Internacional de Educação Indígena. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TRINDADE, Aldema M. . Redação Escolar:as contradições da avaliação. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação Escolar Indígena. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Produção Textual e Interdisciplinariedade. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Sobre fronteira e bilingüismo. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Linguagem e Educação em Escolas Rurais; o caso da região fronteiriça Brasil/Uruguai. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, Aldema M. . Princípios Básicos da Alfabetização de Adultos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Tendências da Educação Superior na Região Sul. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . A Linguagem na Pré-Escola: Teoria e Prática. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Realidades de Ensino: rural,supletivo e noturno. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização: dilemas da prática. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . O Desafio da Alfabetização de Jovens e Adultos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Educação IndígenaX Educação Escolar Indígena. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, Aldema M. . Itatane Vapeya - Pedaços de Vida. Campo Grande: SEC/MS, 1994 (Livro).
Outras produções
TRINDADE, Aldema M. . Criação do Instituto Superior de Teologia e Pastoral de Bonfim. 2005.
TRINDADE, Aldema M. . Consultora da Faculdade Social da Bahia. 2004.
TRINDADE, Aldema M. . Corpus de la cocina fronteriza. 2003.
TRINDADE, Aldema M. . Autorizaçãode Curso Superior:Ciências da Religião. 2003.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso: Comunicação Social/Publicidade e Propaganda. 2003.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso Superior: Pedagogia. 2003.
TRINDADE, Aldema M. . Elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional da FSBA. 2002.
TRINDADE, Aldema M. . Projeto de Curso: Teologia. 2002.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso: Normal Superior / Anos Iniciais e Educaçãp Infantil. 2001.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso Superior: Artes Cênicas. 2001.
TRINDADE, Aldema M. . Assessora do núcleo de Educação Indígena da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Roraima. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Regimento Geral da FSBA. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria à SECD /RR para elaboração de material pedagógico para áreas indígenas. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso Superior: Administração. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso Superior: Educação Física. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Autorização de Curso Superior :Comunicação Social/Jornalismo. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Projeto Caimbé. 1999.
TRINDADE, Aldema M. . MEC - Consultora de Educação Indígena. 1998.
TRINDADE, Aldema M. . Cursos de Especialização na àrea de Educação. 1997.
TRINDADE, Aldema M. . Cursos de Especialização na àrea de Educação. 1997.
TRINDADE, Aldema M. . Cursos de Especialização na àrea de Educação. 1997.
TRINDADE, Aldema M. . Itatane Vapeyea ( Pedaços de Vida) Livro. 1997.
TRINDADE, Aldema M. . Diretrizes para a Educação Escolar Indígena no MS. 1996.
TRINDADE, Aldema M. . Formação e aperfeiçoamento de professores. 1996.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria a Universidades do Cone Sul. 1994.
TRINDADE, Aldema M. . Formação e Atualização de recursos humanos para séries iniciais. 1993.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria à Prefeitura Municipal de Cruz Alta/RS. 1993.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria ao Centro de Ciências e Língua Portuguesa de RR. 1993.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria a professores de Língua Portuguesa. 1992.
TRINDADE, Aldema M. . Sessão de Estudos na Escola Indígena " José Alamano", localizada na Maloca da Maturuca,Região das Serras, interior do Estado de RR. 1992.
TRINDADE, Aldema M. . Formação de Professores. 1991.
TRINDADE, Aldema M. . Diretrizes Gerais e políticas educacionais. 1990.
TRINDADE, Aldema M. . Educação rural. 1990.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria a professores-índios de Roraima. 1989.
TRINDADE, Aldema M. . Socializacion y Pedagogia Linguistica en Uruguay. 1989.
TRINDADE, Aldema M. . Assessoria ao grupo de Trabalho sobre Educação indígena. 1989.
TRINDADE, Aldema M. . Projeto: Socialización y Pedagogía Linguística in Uruguay. 1988.
TRINDADE, Aldema M. . Educação indígena no Rio Grande do Sul. 1987.
TRINDADE, Aldema M. . I Curso de Magistèrio para Professores Índios. 1987.
TRINDADE, Aldema M. . Relatório da FSBA/2003. 2004.
TRINDADE, Aldema M. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2003.
TRINDADE, Aldema M. . Instituto Superior de Teologia e Pastoral de Bonfim. 2002.
TRINDADE, Aldema M. . Relatório Geral da FSBA/2001/2002. 2002.
TRINDADE, Aldema M. . Avaliação do Projeto de Educação Indígena no Estado de Roraima. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Elaboração de Projeto de Mantida : FSBA. 2000.
TRINDADE, Aldema M. . Situação Educacional dos Índios Ofaié Xavante. 1991.
TRINDADE, Aldema M. . Desafios do Ensino Supletivo Noturno. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, Aldema M. . Cotidiano Escolar Kaingang/RS. 1999. (Relatório de pesquisa).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia de Alfabetização. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Educação em Área de Fronteira: Estado da Arte. 1998. (Relatório de pesquisa).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia da Comunicação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Formação de Docentes para o Ensino Supletivo. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Oficina de Jogos Didáticos para Séries Iniciais. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Fundamentos Teóricos e Decorrências Metodológicas em Alfabetização. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Princípios Psicopedagógicos e Psicolingüísticos para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Atividades Criativas em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do ensino da Língua Portuguesa. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Produção Interdisciplinar de Textos. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Produção Interdisciplinar de Textos. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Produção Interdisciplinar de Textos. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Produção Interdisciplinar de Textos. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Teoria e Prática em Alfabetização. 1990. .
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização de Adultos. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Língua Portuguesa nas Séries Iniciais. 1990. .
TRINDADE, Aldema M. . Educação Indígena: pressupostos e metodologia. 1990. .
TRINDADE, Aldema M. . Alfabetização: reflexoes e perspectivas. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Produção de Textos em Séries Iniciais. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Aquisição da Escrita na Pré-Escola. 1990. .
TRINDADE, Aldema M. . Alternativas Metodológicas para o Ensino de Língua Portuguesa. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia de Ensino de Língua e Literatura. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Língua Portuguesa em Séries Iniciais. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, Aldema M. . Elaboração de Material Didático para Escolas Indígenas. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . "Ainda é tempo". 1988. (Relatório de pesquisa).
TRINDADE, Aldema M. . Língua Portuguesa: uma proposta alternativa para 1o.grau. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, Aldema M. . Língua Portuguesa: uma proposta alternativa para 1o.grau. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do ensino de Língua Portuguesa: uma proposta alternativa. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatrura Infantil em Séries Iniciais do 1o.Grau. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino da Comunicação e Expressão - 5a.à 8a. série. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Curso de Atualização Didático-Pedagógica para Professores do Ensino Agrícola de Segundo Grau. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Ensino de Redação para Professores Municipais Rurais. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, Aldema M. . Revista de Educação CEAP. 2004 (Equipe Editorial) .
TRINDADE, Aldema M. . Revista de Educação Especial. 2003 (Comissão Editorial) .
TRINDADE, Aldema M. . Revista " Diálogos Possíveis". 2003 (Comissão Editorial) .
TRINDADE, Aldema M. . Revista "Relaciones". 1997 (Comissão Editorial) .
TRINDADE, Aldema M. . Revista ' Educação" ISSNO101-9031. 1995 (Conselho Editorial da Revista "Educação") .
TRINDADE, Aldema M. . Revista " Ensaio". 1994 (Comissão Editorial) .
Projetos de pesquisa
-
1993 - 1995
O Cotidiano das Atividades Lingüísticas em Escolas Rurais Fronteiriças - Brasil /Uruguai, Descrição: Financiado pelo INEP, com a participação de docentes e alunos da Universidade da República do Uruguai, o projeto foi coordenado por Aldema Menine Trindade e Luis Ernesto Behares.Estudou, comparativamente,numa abordagem etnográfica, duas escolas de fronteira, uma no Brasil,outra no Uruguai, enfocando especialmente a questão do bilingüismo e a pedagogia da linguagem nos dois países.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Aldema Menine Trindade - Integrante / Sussi M. Guedes - Integrante / Luis Ernesto Behares - Coordenador / Miriane Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - Auxílio financeiro.
Prêmios
1995
Cidadã Alegretense, Câmara Municipal de Alegrete.
1985
Aprovação em primeiro lugar no concurso público - Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Maria.
1978
Aprovação em concurso ( Língua portuguesa e literatura área II), Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.
1970
Concurso Público para Professor de Língua Portuguesa - Área I, Secretaria de Educação e Cultura do RGS.
1967
Aprovação em concurso público (Ensino Primário), Prefeitura Municipal de Alegrete - Secretaria de Educação Municipal.
Histórico profissional
Experiência profissional
2000 - 2004
Faculdade Social da BAhiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável por todos os processos e procedimentos junto ao Ministério de Educação - MEC
Atividades
-
03/2002
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Científico, Redação
-
03/2004 - 08/2005
Direção e administração, Direção Geral, .,Cargo ou função, Consultora.
-
03/2004 - 08/2005
Direção e administração, Consultora, .,Cargo ou função, Responsável , como consultora, pelo processo de reconhecimento do Curso Normal Superior - habilitações Educação Infantil e Anos INiciais do Ensino Fundamental. Reconhecido em 03/2005..
-
03/2003 - 08/2005
Extensão universitária , Vice-Direção Acadêmica, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Kilombo do Kioiô.
-
01/2000 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Consultora, .,Linhas de pesquisa
-
01/2000 - 08/2005
Serviços técnicos especializados , Direção Geral, .,Serviço realizado, Responsável pela elaboração do Relatório Anual da FSBA.
-
03/2001 - 06/2005
Direção e administração, Vice-Direção Acadêmica, .,Cargo ou função, Responsável pela coordenação geral dos processos de autorização dos cursos de graduação da FSBA: Administração, Educação Física, Jornalismo, Pedagogia, Normal Superior,Publicidade e Propaganda,Ciências da Religião, Artes Cênicas, Fisioterapia, Direi.
-
03/2000 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituição de Ensino Superior, .,Atividade realizada, Recebimento de todas as Comissões do MEC para credenciamento da IES e autorização de cursos..
-
01/2005 - 04/2005
Direção e administração, Consultora, .,Cargo ou função, Responsável, como consultora, pelo processo de reconhecimento do Curso de Educação Física da FSBA. O Curso foi reconhecido em 04/2005..
-
01/2005 - 04/2005
Direção e administração, Consultora, .,Cargo ou função, Responsável, como consultora, pelo processo de reconhecimento do Curso de Jornalismo da FSBA. O Curso foi reconhecido em 04/2005.
-
01/2005 - 04/2005
Direção e administração, Consultora, .,Cargo ou função, Responsável, como consultora, pelo processo de reconhecimento do Curso de Administração - Gestão de Negócios e Recursos Humanos - da FSBA. O Curso foi reconhecido em 04/2005.
-
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Pesquisadora Institucional, detentora da senha Master para cadastro no SIEDSUP/INEP/MEC.
-
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Responsável pela elaboração do Relatório Anual do INEP.
-
03/2003 - 09/2004
Serviços técnicos especializados , Vice-Direção Acadêmica, .,Serviço realizado, Assessoramento à elaboração do Projeto do Bacharelado em Fisioterapia, incluindo resposta à Diligência. Aprovado pela Comissão Avaliadora do MEC em 10.
-
07/2004 - 07/2004
Outras atividades técnico-científicas , Consultora, .,Atividade realizada, Palestra sobre Identidade e valorização do professor de escolas comunitárias. XIII Seminário das Escolas Populares.CEAP/BA.
-
09/2003 - 07/2004
Outras atividades técnico-científicas , Consultora, .,Atividade realizada, Assessora,na correção final, do livro " Na Frontera nós fizemo assim" , de Luís Ernesto Behares, Universidade da República do Uruguai. Montevideo, 2004.
-
03/2002 - 06/2004
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, responsável pelo cadastramento da FSBA no FIES, sendo a Presidente da Comissão de Avaliação do FIES.
-
03/2002 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadorias, .,Cargo ou função, Responsável pela implantação das Coordenadorias dos Cursos.
-
02/2002 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhoe de Pesquisa, Ensino e Extensão - CEPE, .,Cargo ou função, Membro do Conselho.
-
03/2003 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Vice-Direção Acadêmica, .,Serviço realizado, Acompanhamento e assessoria à elaboração do Projeto do Curso de Graduação em Direito, aprovado pela Comissão verificadora do MEC em 03/2004..
-
10/2001 - 03/2004
Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
-
10/2001 - 03/2004
Direção e administração, .,Cargo ou função, Responsável pelas ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Graduação e pela Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, conforme REgimento Geral da IES..
-
10/2001 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Vice-Direção Acadêmica, .,Serviço realizado, Responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - da FSBA para 2002/2007.
-
10/2001 - 03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituição de Ensino Superior, .,Atividade realizada, Assessoramento a todos os procedimentos relativos à matrícula discente..
-
03/2001 - 03/2004
Direção e administração, Instituição de Ensino Superior, .,Cargo ou função, Vice- Diretora Acadêmica.
-
03/2001 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Assesoria na montagem final dos projetos dos Cursos de Administração (RH e Gestão de Negócios), Educação Física (Bach. e Lic.), Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Pedagogia (Gestão do Trabalho Pedagógico), Normal Superior (Ed.
-
Extensão universitária , Vice-Direção Acadêmica, .,Atividade de extensão realizada, Palestrante no XIII Seminário das Escolas Populares , como palestrante, com o tema: "Escola Comunitária: gestão e profissionalização dois educadores" . Duração:12 h.
-
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Acompanhamento na SESU/MEC dos procesos dos cursos da FSBA.
-
Extensão universitária , Vice-Direção Acadêmica, .,Atividade de extensão realizada, Seminário de 12h, no Instituto Social da Bahia, realizado com professores do Ensino Supletivo, sobre "Inclusão, gestão e metodologia".
-
03/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Acompanhamento da implantação do Conselho Superior.
-
03/2002 - 03/2002
Extensão universitária , Vice-Direção Acadêmica, .,Atividade de extensão realizada, Aula Inaugural no Instituto Religioso "Lumen Christi" sobre a questão indígena no Brasil.Salvado/BA.
-
03/2002 - 03/2002
Extensão universitária , Vice-Direção Acadêmica, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre Ensino de Língua Portuguesa em Séries Iniciais, para os professores municipais de Candeias(BA) , na abertura do ano letivo..
-
03/2002 - 03/2002
Treinamentos ministrados , Vice-Direção Acadêmica, .,Treinamentos ministrados, Treinamento , em início do ano letivo, para professores de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Social da Bahia (ISBA), Salvador.
-
02/2000 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Consultora na elaboração do projeto de implantação da FSBA.
-
Serviços técnicos especializados , Consultora, .,Serviço realizado, Responsável pela estruturação e implantação do Conselho de Ensino,Pesquisa e Extensão da FSBA.
-
Serviços técnicos especializados , Consultora, .,Serviço realizado, Responsável pela estruturação e implantação do Conselho Superior da FSBA.
-
03/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituição de Ensino Superior, .,Cargo ou função, Responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, aprovado pelo MEC para o período de 2002 a 2007..
-
01/2001 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Elaboração e acompanhamento do processo de aprovação do Regimento da Faculdade.
-
06/2000 - 03/2001
Serviços técnicos especializados , Instituição de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Elaboração e acompanhamento da aprovação do Projeto da Mantida.
-
Serviços técnicos especializados , Consultora, .,Serviço realizado, Responsável pela estruturação e implantação do Plano de cargos e salários de docentes e funcionários técnicos-administrativos da FSBA..
1999 - 2000
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
Ensino, Comunicação Social: Radialismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografia
-
Ensino, Comunicação Social: Radialismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/1999 - 03/2000
Ensino, Comunicação Social: Radialismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental de Comunicação
-
02/1999 - 02/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Artes, .,Atividade realizada, Orientação de monografias de conclusão de curso..
-
05/1998 - 06/1999
Ensino, Especialização em Alfabetização, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Alfabetização
1983 - 1986
Faculdade de Filosofia, Ciências e LetrasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
Ensino, Especialização em Educação Pré-Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Comunicação Verbal
-
03/1983 - 03/1986
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística, Língua Portuguesa
-
03/1983 - 03/1986
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística, Língua Portuguesa
-
Ensino, Especialização em Currículo por Atividades, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Língua Portuguesa
-
Ensino, Especialização em Currículo por Atividades, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Língua Portuguesa
-
08/1984 - 03/1985
Direção e administração, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Letras/Inglês - Português.
-
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras, .,Serviço realizado, Integrante da Comissão que elaborou a Prova de Língua Portuguesa para o Concurso Vestibular 85/86.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção, .,Cargo ou função, Coordenação : elaboração de Projeto de Pós-Graduação em Currículo por Atividades.
-
Serviços técnicos especializados , Direção, .,Serviço realizado, Um dos 4 integrantes do GT que elaboraram os Projetos de 4 cursos de pós-graduação para a Faculdade Imaculada Conceição- FIC..
-
09/1978 - 10/1978
Extensão universitária , Departamento de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura. 40h . FAFIAL/ 29a.DE.Alegrete/RS.
1975 - 1997
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora aposentada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de la Republica, .,Linhas de pesquisa
-
12/1986 - 07/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoramento técnico-pedagógico ao Núcleo de Educação Indígena ( depois, Divisão de Educação Indígena) no sentido de adequar o currículo das Escolas de Área Indígena à realidade dos grupos indígenas de Roraima..
-
12/1984 - 07/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoramento técnico - pedagógico à Secretaria de Educação de Roraima na implementação da Proposta " Aprendendo com a Natureza".
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Consultora do Ministério da Educação - MEC - para Educação Indígena.
-
01/1989 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Consultora Especial do Projeto " Pedagogia Lingüística de Pré-Escolar e Escolar ", desenvolvido na Universidade da República do Uruguai, em Montevideo..
-
03/1992 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de Buenos Aires, .,Linhas de pesquisa
-
03/1988 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de la Republica, .,Linhas de pesquisa
-
01/1995 - 07/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Bilíngüe (LP e Língua Indígena) Magistério Parcelado Indígena.Períodos intensivos jeneiro,fevereiro e julho. CEFAM/CECD/RR - Boa Vista
-
01/1995 - 03/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa. Magistério Indígena - Períodos intensivos em janeiro,fevereiro e julho.SECD/RR Boa Vista.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante da UFSM no "Grupo Educação para Integração" na Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Integrante do GRUPO ALFA - GESTÃO INSTITUCIONAL , coordenado pela Universidade Autônoma de Barcelona.
-
07/1995 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria à Secretaria de Educação Cultura e Desporto para avaliação de projetos educacionais da Divisão de Educação Indígena..
-
04/1995 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação da UFSM, .,Linhas de pesquisa
-
03/1995 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo Disciplinário do Grupo Montevideo sobre.
-
03/1994 - 12/1997
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Projeto: Formação de professores para meio rural.
-
12/1993 - 12/1997
Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Vice-reitor ou Pró-reitor.
-
12/1993 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
12/1993 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pr[o-Reitoria de Assuntos Estudantis, .,Cargo ou função, Integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - FONAPRACE.
-
12/1993 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Como Pró-Reitora, participou de reuniões de trabalho: UNB, UFMG, UFG,UFPEL,UFRJ,UFSP,UFBA,UFRN,UFMT,UFMS,UFU, UFRGS,UFSM,UFAL,UFRR,UFRO..
-
07/1991 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Consultora e assessora do projeto - FNDE, UFMS e SEC/MS - "Apoio à Educação Indígena no Mato Grosso do Sul"..
-
03/1984 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
07/1982 - 12/1997
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira no 2o.grau, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - 1o.Grau, Prática de Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira no 2o.grau, Prática de Ensino da Língua Portuguesa no 1o.Grau
-
07/1982 - 12/1997
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa em 1o.grau
-
03/1983 - 03/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
01/1994 - 01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Participante do Concurso Vestibular como Pró-Reitora de Assuntos Estudantis..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenadora do GT " Suporte Técnico ao Pronaica" , atendo aos municípios de Bagé, São Gabriel, Venâncio Aires e Santa Cruz..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.
-
Estágios , Centro de Educação, .,Estágio realizado, Bolsista do programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente - BAP/CAPES.
-
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Teóricas da Alfabetização, Metodologia da Comunicação Verbal, Metodologia da comunicação não-verbal, Metodologia do ensino da Língua Portuguesa
-
01/1996 - 07/1996
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Integrante do Grupo de Trabalho,composto por pesquisadores de Universidades do Brasil,Uruguai e Argentina, para avaliar aspectos de projetos educativos comuns aos três países. UR / Montevideo.
-
02/1996 - 02/1996
Serviços técnicos especializados , Governo do Estado de Roraima, .,Serviço realizado, Assessoria pedagógica e aulas de metodologia de ensino no Curso de Magistério Parcelado Indígena.
-
01/1996 - 01/1996
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Consultoria ao Projeto Educação em Área de Fronteira, em Montevideo - Uruguai. Portaria de afastamento no. 33.438, publicada no DOU em 17/1/1996.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estudos Pró-Incorporação do Ensino Superior de cachoeira do Sul à UFSM..
-
03/1984 - 12/1995
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Línguas e Dialetos nas Fronteiras do Brasil ( Mestrado em EStudos FRonteiriços - Universidade da República/Montevideo) 80h - 1997, Dissertação de Mestrado I e II, Estudo Independente, Metodologia da Comunicação (Universidade Católica de Pelotas - Mestrado em Língua Portuguesa) 75h -1994, Metodologia da Língua Portuguesa, Metodologia e processo de Alfabetização, Sóciopedagogia da Linguagem
-
11/1995 - 11/1995
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Organizadora e Coordenadora do Seminário sobre Educação em Área de Fronteiras, com o tema " Formação dos Formadores" - participação dos países do Cone Sul.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Estudos referentes às necessidades de Educação/Desenvolvimento Técnico-Cultural da UFSM.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria ao Projeto " Alfabetização no Estado do Mato Grosso do Sul, coordenado pela UFMS e integrado pela Secretaria de Educação do Estado e pelas Prefeituras Municipais do MS..
-
06/1990 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação da UFSM, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Séries Iniciais - Ensino,pesquisa e extensã.
-
03/1993 - 03/1994
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto " Qualidade já" , parceria UFSM/ Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria..
-
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação
-
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Integrante do Fórum Estadual de Alfabetização (RS).
-
11/1992 - 12/1993
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto " Teoria e Prática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental".
-
07/1992 - 12/1993
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Atualização " Aspectos psicológicos institucionais do professor de alfabetização face às mudanças de sua identidade no contexto sócio-educativo atual"..
-
12/1989 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Departamento de Metodologia do Ensino.
-
09/1993 - 09/1993
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Presidente da "I Jornada de Pesquisa da Associação das Universidades do Grupo Montevideo", seção " Educaçãoi para a Integração".
-
09/1993 - 09/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente da Secção "Educação para a Integração" na I Jornada de Pesquisa das Universidades do Grupo Montevideo.
-
08/1993 - 08/1993
Extensão universitária , Centro de Educação da UFSM, .,Atividade de extensão realizada, Atualização de Professores em Acampamentos e Assentamentos no Estado do Mato Grosso do Sul. Secretaria Estadual de Educação. Em Jardim . 40 horas-aula..
-
07/1993 - 08/1993
Extensão universitária , Centro de Educação da UFSM, .,Atividade de extensão realizada, Atualização de Professores que atuam em Acampamentos e Assentamentos no Estado do Mato Grosso do Sul. Secretaria Estadual de Educação. Em Dourados. 40 horas-aula..
-
07/1993 - 07/1993
Treinamentos ministrados , Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.,Treinamentos ministrados, Ensino de Leitura e Produção de Textos , Secretaria Estadual de Educação,Boa Vista , RR.Duração: 40h/aulas
-
05/1993 - 05/1993
Extensão universitária , Centro de Educação da UFSM, .,Atividade de extensão realizada, Curso sobre.
-
04/1993 - 05/1993
Treinamentos ministrados , Centro de Educação da UFSM, .,Treinamentos ministrados, Introdução à Pesquisa em Educação Indígena. SECD/RR . Comunidade Indígena do Maracanã.Município de Normandia
-
05/1991 - 05/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Editoria do Centro de Educação da UFSM.
-
Estágios , Centro de Educação, .,Estágio realizado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS - Pró-Reitoria de Extensão - Consultoria para implementação de Projetos de Educação Indígena no Estado.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria às Prefeituras Municipais de Silveira Martins, Jaguari e São Vicente na formação de Recursos Humanos para a Educação..
-
03/1991 - 12/1992
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Administradora e Coordenadora do Projeto " Educação : da Teoria à Prática".
-
08/1992 - 08/1992
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa em Séries Iniciais do 1o. Grau. Secretaria Estadual de Educação, Boa Vista, RR. 20 horas-aula..
-
08/1992 - 08/1992
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Curso sobre Aquisição de Leitura e Escrita na Pré-Escola. Secretaria Estadual de Educação, Boa Vista, RR.Duração:20 h/aula.
-
08/1992 - 08/1992
Treinamentos ministrados , Centro de Educação, .,Treinamentos ministrados, Duração:40h, Secretaria Estadual de Educação , Boa Vista,RR, Redação para Professores de 5a.a 8a. séries.
-
06/1990 - 06/1992
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Assessoria a reuniões entre professores e lideranças comunitárias indígenas nos Municípios de : Aquidauana, Miranda, Nioaque e Anastácio..
-
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização e Especialização em "Morfologia do Português do Brasil" . Universidade da República.Montevideo. Duração: 45h.
-
Extensão universitária , Centro de Educação da UFSM, .,Atividade de extensão realizada, C ursos de : Prática de Produção Textual (20h) e Desenvolvimento da Linguagem no Pré-Escolar (20) , promovido pela SEC/RR, com a participação de técnicos e professores do EStado..
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Docente de Curso para professores da Rede Municipal de Ensino.Dourados/MS. Tema : Abordagem construtivista nas séries iniciais.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria à SMEC de Santana do Livramento/RS, nos Projetos de Atualização de Professores Municipais..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissáo Institucional de Avaliaçáo.
-
Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado Departamental de Metodologia do Ensino..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Candidatos ao Curso de Mestrado em Educação, do Centro de Educação da UFSM..
-
01/1989 - 12/1991
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Assessoramento a professores de meio rural, de 5a. a 8a. série, no Município de Jaguari/RS, financiado pelo FNDE..
-
10/1991 - 10/1991
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria aos GTs sobre Alfabetização de Jovens e Adultos no Seminário Estadual de Alfabetização, promovida pela UFMT, em Cuiabá..
-
03/1991 - 10/1991
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Extensão, .,Treinamentos ministrados, Capacitação em Metodologia de Alfabetização de Adultos para Comunidades Terena. Aquidauana/MS. Promoção : UFMS/SEC/MS. Duração : 120h
-
07/1991 - 08/1991
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Professora de Metodologia de Ensino Superior em Curso de Especialização em Administração de Empresas, promovido pela Fundação Educacional de Alegrete/RS..
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria ao Projeto " Apoio à Educação Indígena no MS" , desenvolvido pela UFMS/PREAE..
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria ao GT de professores e lideranças indígenas Terena, sobre ensino bilingüe e intercultural, na cidade de Aquidauana..
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria a reuniões e sessões de estudo , em Três Lagoas/MS, no Projeto Estadual de Alfabetização da UFMS.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Docente de Curso para professores índios Macuxi,Wapixana e Taurepang, promovido pela SEC/RR. 40h.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria a GT sobre Educação em Área de Fronteira, UFMS/SEC/MS..
-
03/1988 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Estadual de Educação Indígena. Portaria do Secretário Estadual da SEC/RS..
-
08/1989 - 07/1990
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Avaliadora do Projeto "Três Barras" - UFSM/ Fundação Bernard van Leer - Holanda..
-
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Educação intercultural e ensino bilingüe. Palestra. 3o.Seminário internacional de alfabetização. Livramento/Rivera..
-
Treinamentos ministrados , Centro de Educação da UFSM, .,Treinamentos ministrados, Educação de Jovens e Adultos na Reconstrução Curricular. 8a.Delegacia de Educação/UFSM
-
08/1989 - 12/1989
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Representante da UFSM junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Maria - CODESMA - Designação do Reitor da UFSM..
-
01/1989 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Extensão, .,Serviço realizado, Produção de Catálogo de Projetos de Extensão - 1987/1989.
-
01/1989 - 12/1989
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, - Portaria no. 22006/89 doo Reitor da UFSM..
-
10/1988 - 12/1989
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, .,Atividade realizada, Representante da UFSM , por desinação do Reitor, junto ao Conselho de Desenvolvimento de Camobi.
-
10/1988 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Conselheira da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência - FATEC - UFSM.
-
09/1988 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão..
-
01/1988 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro do GT , por designação do Reitor da UFSM, com a finalidade de propor alternativas de viabilidade para a implantação de Campus Avançado em Santana do Livramento/RS.
-
07/1986 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
07/1985 - 12/1989
Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Vice-reitor ou Pró-reitor.
-
10/1989 - 10/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Consultora do GT sobre Educação Indígena no Norte do Paraná, formado pela FUNAI e Universidade Estadual de Londrina, em Londrina/PR.
-
07/1989 - 09/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do 1o.Seminário Regional Sul sobre Ensino Noturno.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria ao GT sobre Educação Indígena integrado pela Universidade Estadual de Londrina e FUNAI de Londrina / PR.
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Palestrante do I Seminário da Região Sul sobre Ensino Noturno. Tema:Ler e escrever - para quê?.
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre "Mulher e Cidadania" - I Encontro de 1as. Damas do Vale do Jaguari..
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Ensino Noturno: problemas e perspectivas . Palestra para 300 professores de 1o.,2o. e 3o. graus. Promoção da Delegacia de Ensino. Cruz Alta.RS.
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Perspectivas da Extensão na UFSM. Palestra no Seminário sobre Pesquisa e Extensão no CEFD/UFSM.
-
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria à 29a. DE de Alegrete para a Reformulação de Programas de Língua Portuguesa na Região..
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Graduação, .,Atividade de extensão realizada, Execução do Projeto " Acesso à Arte: direito do cidadão" .Seleção ecColocação de obras de arte no Campus da UFSM.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenaçãode Grupo de Trabalho com docentes da Associação Santanense Pró-Ensino Superior - ASPES.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Estadual para criação do Instituto Binacional Brasil /Uruguai, integrado pela UFSM, ASPES e Secretaria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do RGS..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Mista, do Programa Regional de Ação Integrada, formada pela UFSM, Delegacia de Ensino e SMEC de Santa Maria..
-
03/1987 - 12/1988
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Assessoria à Fundação Educacional de Alegrete para a elaboração de Programa e Projetos na Área de Educação..
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, VI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Participante e debatedora do tema: Interdisciplinariedade e Extensão. Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis..
-
Extensão universitária , Reitoria, .,Atividade de extensão realizada, Debatedora. I Congresso de Educação Pré-Escolar dos Países do Cone Sul.OMEP/UFSM.
-
Treinamentos ministrados , Centro de Educação da UFSM, .,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento da Linguagem em Séries Iniciais. Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/UFSM
-
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Elaboração, em conjunto com 23 professores índios, da proposta "Aprendendo com a Natureza" . SECD/RR.
-
08/1987 - 12/1987
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Curso de Especialização, promovido pela Fundação Educacional de Alegrete/RS.
-
02/1986 - 12/1987
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Integrante do Projeto" Arrumando a Casa" - Alfabetizaçãoi de funcionários da UFSM.
-
07/1984 - 12/1987
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto "Quero -Quero" - sobre Metodologia do Ensino de Língua portuguesa e literatura Infantil - Convênio UFSM/MEC/SESU.
-
08/1987 - 10/1987
Treinamentos ministrados , Centro de Educação, .,Treinamentos ministrados, Treinamento em Educação Pré-Escolar. 40h.
-
03/1987 - 07/1987
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Professora de Língua Portuguesa e Lingüística Aplicada em Curso de Especialização,Promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC - Santa Maria /RS.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Integrante do GT sobre Educação Indígena , reunido no Museu do Índio, no Rio de Janeiro..
-
04/1986 - 12/1986
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto " Arrumando a casa" - alfabetização de funcionários da UFSM.
-
01/1985 - 12/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissáo de Pesquisa do Centro de Euda;áoUFSM.
-
03/1984 - 12/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
06/1986 - 07/1986
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Professora de Metodologia da Comunicação em Curso de Especialização, promovido pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul/RS.
-
Ensino, Metodologia de Ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
-
Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre " Teorias Educacionais e Realidade Brasileira" . Prefeitura Municipal.Alegrete.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pr[o-Reitoria de Assuntos Estudantis, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Organizadora do Programa "Domingo no Campus" - UFSM.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Educação / CPGE.
-
03/1984 - 12/1985
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de projeto de Alfabetização de Adultos.
-
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, .,Atividade realizada, Presidente da Comissão de Pesquisa do Centro de Educação-UFSM.
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação da UFSM, .,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo de Planejamento e Execução de Sessões de Estudos de Didática no CE/UFSM.
-
01/1984 - 02/1984
Ensino, Curso de Letras - Boa Vista /RR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Letras
-
01/1984 - 02/1984
Ensino, Curso de Letras - Boa Vista /RR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Candidatos ao Curso de Especialização em Metodologia do Ensino para Disciplinas Especializadas. Convênio UFSM/CE/ Escola Estadual.
-
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, .,Atividade realizada, Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Educação da UFSM.
-
09/1983 - 11/1983
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Graduação, .,Treinamentos ministrados, Metodologia da Comunicação e Expressão para Professores de 1o. Grau.Pró-Reitoria de Graduação da UFSM e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria /RS
-
01/1983 - 03/1983
Ensino, Curso de Letras - Boa Vista /RR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
-
01/1983 - 03/1983
Ensino, Curso de Letras - Boa Vista /RR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Língua Portuguesa
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Candidatos ao Curso de Especialização em Metodologia do Ensino /UFSM/CE.
-
03/1976 - 07/1982
Direção e administração, Colégio Agrícola de Alegrete/UFSM, .,Cargo ou função, Chefe da Secção de Ensino.
-
03/1977 - 07/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Colégio Agrícola de Alegrete,UFSM
-
08/1979 - 12/1979
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Agrícola de Alegrete/UFSM, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Reformuladora do Regimento Interno do Colégio Agrícola de Alegrete, pertencente à UFSM..
1975 - 1982
Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de AlegreteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 30
Atividades
-
03/1980 - 07/1982
Direção e administração, Colegiado, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Professores da FAFIAL,como titular da disciplina de Lingüística..
-
03/1975 - 07/1982
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística,Língua Portuguesa e Metodologia de Ensino da língua portuguesa e da Literatura Brasileira
-
03/1975 - 07/1982
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
-
03/1975 - 07/1982
Outras atividades técnico-científicas , Supervisão de Estágio, .,Atividade realizada, Supervisora de Estágio.
-
03/1981 - 12/1981
Serviços técnicos especializados , Curso de Letras, .,Serviço realizado, Integrante da Comissão Revisora da Base Curricular do Curso de Letras da FAFIAL..
-
03/1979 - 12/1980
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Letras, .,Atividade realizada, Coordenadora de Simpósio de Professores de Língua Portuguesa , integrantes da 29a., em Alegrete, para estabelecer diretrizes curriculares para o ensino de 2o.grau na região..
-
03/1979 - 12/1979
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüistica
-
03/1979 - 12/1979
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Letras, .,Atividade realizada, Coordenadora da Comissão Organizadora do Curso de Português Instrumental da FAFIAL..
-
03/1975 - 12/1976
Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
Sem data
Universidade do Estado da BahiaAtividades
-
07/2004 - 08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Portuguesa, Estágio
-
07/2004 - 08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado
-
07/2004 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, .,Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Pedagogia - UNEB Rede 2000.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aldema Menine Trindade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?