Telma Regina Chiarapa

Possui graduação em Fisioterapia - Missão Salesiana-Faculdade de Educação Física de Lins (1990) e Mestrado em Psicologia-Saúde, pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Atualmente é responsável pelo Serviço de Fisioterapia SAÚDE DA MULHER - Clínica SENSE. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em UROGINECOLOGIA, Ginecologia e Obstetrícia. Fisoterapeuta Responsável de Centro de Convivência dos Idosos e Atua na área de Saúde do Trabalhador na Empresa CompNet.

Informações coletadas do Lattes em 08/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

1998 - 2003

Universidade Católica Dom Bosco
Título: 2003-Afetividade nas técnicas de reabilitação em mulheres mastectomizadas.,Ano de Obtenção: 2003
Sonia Grubits.Bolsista do(a): Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Palavras-chave: Afetividade; Mastectomia; Reabilitação.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1998 - 1999

Faculdades Integradas de Fátima do Sul

Graduação em Fisioterapia

1987 - 1990

Missão Salesiana-Faculdade de Educação Física de Lins

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ginecologia e Obstetrícia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Dermato-Funcioanl.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Oncologia Mamária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Uroginecologia.

Participação em eventos

Curso de Atualização em Fisioterapia Uroginecológica.Reeducação Perineal Feminina. 2016. (Outra).

2 SIMFISIO Simpósio de Fisioterapia - FES.Atendimento Fisioterapêutico no Pré-Natal.. 2008. (Simpósio).

Curso de Pós-Graduação em Saúde da Mulher-UNIDERP/ANHANGUERA.A Fisioterapia aplicada em ginecologia.. 2008. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher. A utilização da microcorrente no tratamento de rugas faciais na região do músculo orbicular da boca.. 2008. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Afetividade nas Técnicas de Reabilitação em Mulheres Mastectomizadas. 2008. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher. 2008. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Estudo comparativo do produto reduxcel SML e do uso associado ao aparelho de eletroporação no tratamento do fibroe\ edema gelóide em região de glúteos. 2008. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Saúde da Mulher. Eficácia da massagem dreno-modeladora e aplicação do ultrassom na lipodistrofia e gordura localizada na região lateral da coxa.. 2008. (Congresso).

1 SIMFISIO Simpósio de Fisioterapia Faculdade Estácio de Sá.Oficina - Isostretching como recurso terapêutico na Saúde da Mulher.. 2007. (Simpósio).

1 SIMFISIO Simpósio de Fisioterapia Faculdade Estácio de Sá.Palestra - Assistência fisioterapêutica no 'pré e pós-parto.. 2007. (Simpósio).

Semana de Orientação em Saúde HGeCG.Atuação Fisioterápica na Saúde da Mulher. 2007. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Saúde da Mulher. Estudo comparativo entre peeling químico e peeling mecânico no tratamento estético facial.. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Saúde da Mulher. Fortalecimento e massagem perineal fisioterapêutica no desuso da episiotomia.. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Saúde da Mulher - INTERCIBRAF. Atuação do fisioterapeuta no controle do Diabetes Mellitus Gestacional. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Saúde da Mulher - INTERCOBRAF. Atuação do fisioterapeuta junto à parturiente.. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Saúde da Mulher. Levantamento da utilização perineal feminina em exercícios abdominais no programa de musculação.. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Saúde da Mulher-INTERCOBRAF. Atualização de terminologias em uroginecologia.. 2006. (Congresso).

XXI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de MS.Uroginecologia: Tratamento Fisioterápico.. 2006. (Simpósio).

1º ENFISIO - Encontro de Fisioterapia do ICG.Atuação Fisioterapêutica na Saúde da Mulher. 2005. (Encontro).

2ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia - FESCG.Assistência Fisioterapêutica no Parto e Pós-Parto. 2005. (Outra).

II Congresso Mineiro de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia - COMFIGO 2005 e II Congresso Sociedade Brasileira de Disfunção do Assoalho Pélvico-SOBRAFAP. Episiotomia: quando indicar?. 2005. (Congresso).

II Congresso Mineiro de Fisioterapiaem Ginecologia e Obstetrícia-COMFIGO e II Congresso Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Assoalho Pélvico-SOBRAFAP.. Curso Atualização em Reeducação Perineal. 2005. (Congresso).

II Congresso Mineiro de Fisioterapiaem Ginecologia e Obstetrícia-COMFIGO e II Congresso Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Assoalho Pélvico-SOBRAFAP.. Episiotomia: Quando indicar?. 2005. (Congresso).

II Congresso Mineiro de Fisioterapiaem Ginecologia e Obstetrícia-COMFIGO e II Congresso Sociedade Brasileira de Fisioterapia do Assoalho Pélvico-SOBRAFAP.. Reeducação Uroginecológica. 2005. (Congresso).

IV Fórum Nacional de Fisioterapia Dermato-Funcional e I Simpósio Sul-Matogrossense de Fisioterapia Dermato-Funcional. 2005. (Simpósio).

V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro OInterdisciplinar da Saúde. Curso-Massagem Estética Dreno-Modeladora. 2005. (Congresso).

V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro OInterdisciplinar da Saúde. Levantamento da utilização perineal feminina em exercícios abdominais no programa de musculação. 2005. (Congresso).

V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro OInterdisciplinar da Saúde. Perfil da Assistência em parturientes assistidas pelo SUS: é possível a atuação da Fisioterapia na assistência humanizada?. 2005. (Congresso).

V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro OInterdisciplinar da Saúde. Curso-Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2005. (Congresso).

1ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia - FESCG.Palestra e Oficina: Fisioterapia na Reabilitação do Câncer de Mama. 2004. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia no AssoalhoPélvico. 2003. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico. Massagem Perineal Fisioterápica no desuso da episiotomia.. 2003. (Congresso).

I Curso Teórico básico para voluntários do Pro Amor.I Curso Teórico Básico para voluntários do Pro Amor. 2003. (Encontro).

Simpósio Internacional de Psicologia. 2003. (Simpósio).

Encontro Sul-Matogrossense de Fisioterapeutas.A Fisioterapia na SAÚDE DA MULHER.. 2002. (Encontro).

IV SEMANA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA.ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA NA REABILITAÇÃO UROGINECOLÓGICA. 2002. (Simpósio).

XVI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de MS.Formas Alternativas para Prevenção no Pré-Natal Público. 2001. (Outra).

XVI Congresso Brasil Central da Febrasgo e XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de MS. Uroginecologia-Tratamento Fisioterápico. 2000. (Congresso).

XVI Congresso Central de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo e XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de MS. Parto Humanizado-Presença do Fisioterapeuta da Sala de Parto. 2000. (Congresso).

XIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do MS.Incontinência Urinária de Esforço. 1998. (Simpósio).

XIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do MS. 1998. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Glaucy Ane Rodrigues

ARAÚJO, Glaucy Ane Rodrigues;CHIARAPA, T. R.. Estudo comparativo utilizando duas técnicas de fortalecimento da musculatura glútea em mulheres jovens através da estimulação elétrica neuromuscular. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Dermato Funcional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thais Seabra Santana de Souza

SANTANA, Thais Seabra;CHIARAPA, T. R.. A drenagem linfática nas alterações vasculares do período gestacional.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Dermato Funcional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Prati Salvador

SALVADOR, Juliana Prati;CHIARAPA, T. R.. Utilização da drenagem linfática manual como recurso terapêutico no tratamento do fibro edema gelóide em mulheres jovens. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Dermato Funcional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kedma suellem Gaspar Silva Barros

CHIARAPA, T. R.; Denise Holsback. Estria atrófica e seu tratamento com o uso de um gerador de corrente contínua filtrada constante: um relato de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá Campo Grande.

Aluno: christiane da silva bernardes

Christiane da Silva Bernardes;CHIARAPA, T. R.. A drenagem linfática mecânica e a hidrocinesioterapia no tratamento do linfedema de membro inferior pós-trauma em paciente diabético tipo I.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá.

Aluno: Débora Martins de Souza

SOUZA, D. M.;CHIARAPA, T. R.. Utilização do cone vaginal como recurso fisioterapêutico no tratamento da IUE.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá.

Aluno: Tatiane Karine Leite Martins

MARTINS, Tatiane Karine Leite;CHIARAPA, T. R.. Aplicabilidade da técnica de drenagem linfática manual de Vodder no tratamento fisioterápico do edema gestacional.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá.

Aluno: Laura Aline de Souza Brega e Thanara dos Santos

CHIARAPA, T. R.; ANDRADE, P. R.. Perfil etiológico e socioeconômico dos pacientes portadores de sequelas de paralisia cerebral da Clínica Escola da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Glaucia Siqueira Corrêa e Renata Terra de Oliveira

CHIARAPA, T. R.; SANTOS, S. J.. Aplicação de cinta elástica abdominal em indivíduos com lesão medular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Regiane do Carmo Freitas e Soraya Carine Maccari

CHIARAPA, T. R.. Percepção das mães a respeito da fisioterapia na paralisia cerebral. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Cássia Izolina Anjos Machado e Cássio Rodrigues de Souza

CHIARAPA, T. R.. As possíveis influências da equoterapia em crianças portadoras de Síndrome de Down. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Gisele Masae Ito e Juliana de Pádua Mello Paza

CHIARAPA, T. R.. Avaliação da força dos músculos respiratórios, capacidade vital forçada e pico expiratório em crianças obesas e eutróficas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Kátia Cristina Lisboa Mello e Luciane Endrissi Ortiz

CHIARAPA, T. R.. Detecção precoce do câncer de mama em MS: conhecimento e acesso aos meios de diagnóstico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Denise Higa e Mariana Callejas

CHIARAPA, T. R.; BATISTON, A.; TOLEDO, K.. Pressões respiratórias máximas de escolares hígidos sedentários e praticantes de natação de cinco anos de idade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Renata Quevedo e Thaís Cristina

CHIARAPA, T. R.. A influência do RTCA na postura e motricidade de portadores de Paralisia Cerebral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Renata Quevedo e Thaís Cristina

CHIARAPA, T. R.. A influência do RTCA na postura e motricidade de portadores de Paralisia Cerebral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Marcia Gisele e Maria Julia

CHIARAPA, T. R.. Estudo antropométrico das crianças frequentadoras dos Centros de Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Juliana Cantero

CHIARAPA, T. R.. Lesões por esforços repetitivos e lombalgias ocupacionais em funcionários do Asilo São João Bosco. 2002 - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Neide Raslan e Vanessa Rosa

CHIARAPA, T. R.; BATISTON, A.. Atuação Fisioterápica em Pacientes Submetidas à Cirurgia Maligna de Mama. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Eliane Benites e Ingridh Farina

CHIARAPA, T. R.. Mobilização Precoce na Cicatrização de Incisão Cirúrgica no PO de Mastectomia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Claudia Fourny e Cristiane Fogaça

CHIARAPA, T. R.. .O uso de drenagem linfática manual no linfedema, para mulheres submetidas a mastectomia.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Aline Gangi e Aline Campos

CHIARAPA, T. R.. Atuação fisioterapêutica no pós-operatório de reconstr~ução mamária.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Eliane Garcia e Ingridh Farina

CHIARAPA, T. R.. Mobilização precoce na cicatrização de incisão cirúrgica no pós-operatório de mastectomia. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

CHIARAPA, T. R.. II CONGRESSO MINEIRO DE FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - COMFIGO 2005 e II CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA DO ASSOALHO PÉLVICO-SOBRAFAP. 2005. CONGRESSO SOBRAFAP.

Orientou

Ester Nascimento

Prevalência de incontinência urinária em mulheres no climatério e na menopausa na Comunidade Nascente do Segredo em Campo Grande-MS; ; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá Campo Grande; (Orientador);

Juliane Tozetto

Influência do tipo de parto na prevalência de Incontinência Urinária de Esforço (IUE) em multíparas; ; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; (Orientador);

Thais Seabra Santana de Souza

A drenagem linfática manual nas alterações vasculares do período gestacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Dermato Funcional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Letícia de Castro Souza

Fisioterapia uroginecológica na concepção dos médicos ginecologistas-obstetras e urologistas na cidade de Campo Grande-MS; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Uroginecologia) - Pós-Graduação: Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Marcia Gisele de Azevedo

Proposta de Assistência Fisioterapêutica na Anorgasmia Feminina; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Uroginecologia; ) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Anna Flavia Cantarin

Alteração na frequência respiratória na mudança de decúbito em recém-nascido; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Patrícia Francalino

Ventilação mecânica não-invasiva em pacientes portadores de DPOC em fase aguda; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Sumaya Alves Lacerda

Principais queixas femininas relacionadas à saúde da mulher na comunidade Nascente do Segredo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Juliana Valvesse Borges da Silva

Relação das alterações posturais com os prolapsos genitais uma revisão bibliográfica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Michelly Canale

Tratamento fisioterápico em pacientes com anorgasmia feminina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Nayara Mendes Neves

Prevalência da incontinêcia urinária de esforço durante a gestação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Meyre Freitas Carniatto

Proposta de assistência fisioterapêutica no alívio da dor durante o trabalho de parto normal; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá Campo Grande; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Vanessa Batista de Campos

Prevalência de IU feminina na prática esportiva entre 1948-2006; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Arethusa Ferreira Arantes e Maiara Vieira Chiozzini

Levantamento epidemiológico da utilização perineal em exercícios abdominais no programa de musculação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Letícia A

N; Soares de Melo e Marcela M; Mendonça; O efeito da massagem perineal para evitar a prática da episiotomia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Katia Matayoshi e Juliana Bortoletto

Perfil da assistência em parturientes assistidas pelo SUS: é possível a atuação da fisioterapia na assistência humanizada?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Tayomara Hanako de Almeida Higa

Monitoramento da frequência cardíaca durante a expulsão fetal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Eliandre Elegda Siqueira e Lucila serejo de Freitas

O uso da eletroestimulação nervosa transcutânea para alívio da dor durante o trabalho de parto; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Jociane Ribeiro Duarte e Luciana Edineia Negri

Aplicação comparativa das técnicas de avaliação com o perineômetro e AFA na prática fisioterápica uroginecológica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Fabiana de Oliveira Jeffery e Sílvia Rodrigo Varela

Estudo comparativo entre peeling químico e peeling mecânico no tratamento estético facial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Aline Menezes Avalos e Kátia Dayane Santes

Drennagem linfática manual como proposta fisioterápica do tratamento da fibro edema gelóide: revisão bibliográfica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Jociane Duarte e Luciana Negri

Avaliação do Perineômetro na prática fisioterápica uroginecológica; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Aline Ávalos e Katia Santos

Drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema gelóide; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Fabiana Jeffrey e Sílvia Varela

Peelinh químico e peeling mecânico no tratamento estético facial; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Cinara Paluan e Fernanda Leandro

Epidemiologia das disfunções anátom-funcionais do assoalho pélvico de índias urbanas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Danielle Cathcart e Luciane Pedroso

Intervcenções fisioterápicas uroginecológicas nas disfunções sexuais femininas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Marielce Lozano e Meiry Lopes

Proposta de assistência fisioterápica ao parto vertical em cócoras; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Eunice e Marluci

Massagem perineal; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Karla Pereira da Silva e Vibiane Oshiro

Pefil epedemiológico em uma Maternidade em Campo Grande-MS; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Carolina Bergo e Rosane Battaglin

Os efeitos da hidrocinesioterapia em piscina terapêutica no controle do edema gravídico em MMII; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Alessandra Lacerda e Sara Caroline

Principais disfunções sexuais relacionadas à incontinência urinária: visão do fisioterapeuta; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Adria Deiss e Doriane Cacho

Atualização em incontinência urinária: avaliação e tratamento; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Ana Beatriz de Souza e Taiana Aparecida Alves

Facilitação neuromuscular proprioceptiva em mulheres mastectomizadas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Luciane Andrade e Tálita Rodrigues

A cinesioterapia no tratamento da dismenorréia primária; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Josy Carneiro Pereira e Cássia Ferreira Barbosa

A fisioterapia e o parto normal; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Debora Velsquez e Simone Brandão

Os benefícios da hidrocinesioterapia em gestantes; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Fernanda Perez e Kátia Gonçalvez

Assistência fisioterapêutica da incontinência urinária de esforço; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Andrigianny do Carmo e Kalyna Chaves de Almeida

Massoterapia e crioterapia no tratamento de varizes em gestantes; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Ana Paula Melo e Caroline Amarante

Proposta de assistência fisioterapêutica durante o pré-natal; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Graciely Maciel

Eficácia da massoterapia na mialgia cérvico-tóraco-lombar; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Caciana Potrich e Lígia Aguerro

Estimulação precoce em recém-nascidos pré-termos; ; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Aianne Nasser e Luciana Vianna

Efeito analgésico da eletroestimulação nervosa transcutânea na primeira fase do trabalho de parto normal; ; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Lelsie Moro e Rosemeire Barbosa

Cinesioterapia como proposta de prevenção e tratamento da lombossacralgia gravídica; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Juliana Monteiro e Thaís Saad

Eficácia do tratamento fisioterápico no períneo dolorido pós-parto normal; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Graziela Dorneles e Ruthinéia Ferraz

Proposta cinesioterápica no pós-operatório de mastectomia radical modificada como prevenção da perda funcional do membro superior envolvido; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Telma Regina Chiarapa;

Produções bibliográficas

  • CHIARAPA, T. R. ; LACERDA, A. F. ; SILVA, A. C. ; URQUIZA, C. N. ; PEREIRA JUNIOR, J. L. . Assistência fisioterápica na sala de parto.. Multitemas (UCDB) , Campo Grande-MS, v. 1, n.24, p. 117-127, 2002.

  • CHIARAPA, T. R. ; ALMEIDA, C. V. E. ; GOMES, L. C. P. ; BENITES, L. R. M. ; CORDEIRO, M. R. ; MARIANO, S. C. . Rotinas fisioterapêuticas em uroginecologia ambulatorial.. Multitemas (UCDB) , Campo Grande-MS, v. 1, n.24, p. 128-135, 2002.

  • CHIARAPA, T. R. . Eficácia da massoterapia na lombossacralgia durante a primeira fase do trabalho de parto normal.. Multitemas (UCDB) , Campo Grande-MS, v. 1, n.17, p. 35-45, 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Assistência fisioterapêutica em mulheres mastectomizadas na AAMI-Maternidade Cândido Mariano.. Multitemas (UCDB) , cAMPO gRANDE-ms, v. 1, n.13, p. 155-169, 1998.

  • CHIARAPA, T. R. ; CACHO, D. P. ; ALVES, Adria Fabíola Deiss . INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA-Assistência Fisioterapêutica e Multidisciplinar. 01. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista - LMP, 2007. v. 01. 236p .

  • CHIARAPA, T. R. . Jornal de Domingo. Jornal de Domingo, Campo Grande-MS, 10 maio 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Reabilitação Fisioterapêutica em Mastectomizadas. In: XVI Congresso Brasil Central de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo e da XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul., 2000, Campo Grande-MS. Não houve publicação em anais., 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Atuação fisioterapêutica no tratamento da flacidez perineal.. In: XVI Congresso Brasil Central de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo e da XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, 2000, Campo Grande-MS. Não houve publicação em anais., 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Assistência fisioterápicam no Pré-Natal. In: XVI Congresso Brasil Central de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo e da XV Jornada de Giencologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, 2000, Campo Grande-MS. Não houve publicação em anais., 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Assistência fisioterapêutica puerperal em fase hospitalar. In: XVI Congresso Brasil Central de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo e da XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, 2000, Campo Grande-MS. Não houve publicação em anais., 2000.

  • CHIARAPA, T. R. . Assistência fisioterapêutica em mulheres mastectomizadas. In: XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 1999, Salvador-BA. Não houve publicação em anais., 1999.

  • CHIARAPA, T. R. . Pós-operatório de mastectomia radical modificada-Proposta cinesioterápica como prevenção da perda funcional do membro superior.. In: XIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia, 1998, Campo Grande-MS. Pós-operatório de mastectomia radical modificada-Proposta cinesioterápica como prevenção da perda funcional do membro superior., 1998.

  • CHIARAPA, T. R. ; MATAYOSHI, K. ; SILVA, J. B. ; ROSA, D. ; MELLO, A. B. ; LOCATELLI, A. L. . Perfil da assistência em parturientes assistidas pelo SUS: é possível a atuação da fisioterapia na assistência humanizada?. In: V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde, 2005, Dourados. V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde. Dourados: Centro Universitário da Grande Dourados, 2005. v. 01. p. 93-94.

  • CHIARAPA, T. R. ; ARANTES, A. ; CHIOZZINI, M. ; MEDEIROS, A. A. ; BITENCOURT, N. ; SOUZA, E. S. . Levantamento da utilização perineal feminina em exercícios abdominais no programa de musculação. In: V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde, 2005, Dourados. V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde. Dourados: Centro Universitário da Grande Dourados, 2005. v. 01. p. 107-108.

  • CHIARAPA, T. R. ; PICANCO, F. ; MELLO, K. ; AZEVEDO, M. G. ; NANTES, M. . Eletrodo de superfície: assistência fisioterápica nas disfunções sexuais femininas.. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003. v. 01. p. 19-19.

  • CHIARAPA, T. R. ; PEREIRA, A. G. ; MOCHIZUKE, K. ; SANCHES, K. ; FERREIRA, L. ; NANTES, M. . Eficácia da reabilitação uroginrcológica na incontinência urinária de esforço.. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003. v. 01. p. 18-18.

  • CHIARAPA, T. R. ; LEANDRO, F. P. ; FREITAS, L. ; NANTES, M. ; PALUAN, C. ; PEREIRA, E. . Epidemiologia das disfunções anátomo-fisiológicas do assoalho pélvico de índias urbanas.. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003. v. 01. p. 21-21.

  • CHIARAPA, T. R. ; SANTOS, M. ; LOZANO, M. ; LOPES, M. ; GUIMARAES, E. ; INSFRAN, S. . Massagem Perineal Fisioterápica no Desuso da Episiotomia. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assoalho Pélvico, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assolaho Pélvico, 2003. v. 01. p. 28-28.

  • CHIARAPA, T. R. . Afetividade na Reabilitação de Mulheres Mastectomizadas. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

  • CHIARAPA, T. R. ; LOZANO, M. ; LOPES, M. ; OLIVEIRA, L. ; MACHADO, C. ; PAZA, J. ; ITO, G. . Parto de Cócoras: Proposta de Assistência Fisioterápica Humanizada em Pré-Parto e Parturição.. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapía no Assolaho Pélvico, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Assolaho Pélvico, 2003. v. 01. p. 29-29.

  • CHIARAPA, T. R. . Fisioterapia Perineal: sua aplicação na incontinência urinária de esforço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHIARAPA, T. R. . Fisioterapia uroginecológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CHIARAPA, T. R. ; FERNANDES, G. V. . Implantação de Projeto de Assistência Fisioterápica na SAÚDE DA MULHER. 2005.

CHIARAPA, T. R. . Assistência Fisioterápica em SAÚDE DA MULHER e da CRIANÇA. 2002.

CHIARAPA, T. R. . Assistência Fisioterápica Aplicada em SAÚDE DA MULHER e da CRIANÇA. 1997.

CHIARAPA, T. R. ; GALHARDO, C. L. ; GOULART, P. ; COSTA, J. C. M. ; SOUZA, J. R. C. ; MACEROU, R. A. ; COVRE, L. M. ; FERREIRA, A. M. . Iº Curso de Fisioterapia em UROGINECOLOGIA-MS. 2001. .

CHIARAPA, T. R. . UFMS-Pós Graduação Dermato Funcional/Ginecologia e Obstetrícia. 2005 (Professora de Pós Graduação) .

CHIARAPA, T. R. ; MARTA, T. ; ASSAHAD, R. . Assistência Fisioterápica na Prevenção e Tratamento das Disfunções Perineais. 2003 (Projeto de Extensão) .

CHIARAPA, T. R. ; PALUAN, C. ; ASSAHAD, R. ; MARTA, T. ; COVRE, L. M. ; ITO, G. ; LEANDRO, F. P. . Levantamento epidemiológico perineal em Índias Urbanas da Aldeia Marçal de Souza. 2002 (Projeto de Extensão) .

CHIARAPA, T. R. ; OCANHAS, M. B. . Massagem Corporal. 2000 (Assistente para demonstração prática da técnica de Massoterapia) .

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Levantamento Epidemiológico Perineal em Mulheres frequentadoras do CCI-Vovó Ziza, Descrição: Fecamento diagnóstico e implantação de tçnicas preventivas: Fisioterapia na saúde primária em uroginecologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Telma Regina Chiarapa - Coordenador.

Prêmios

2008

Nome de Turma, Faculdade Estácio de Sá-FES.

2003

Nome de Turma, Universidade Católica Dom Bosco-UCDB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENSE Saúde Integral. , Rua Antônio Maria Coelho - de 2842/2843 a 3805/3806, Jardim dos Estados, 79020210 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 30235123

Experiência profissional

2008 - 2009

Centro de Convivência de Idosos-Vovó Ziza

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Responsável, Carga horária: 20

2005 - 2008

Faculdade Estacio de Sá

Vínculo: Supervisora de Estágio, Enquadramento Funcional: Supervisora e Professora, Carga horária: 20

2005 - 2008

Faculdade Estacio de Sá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e Supervisora de Estágio, Carga horária: 20

2002 - 2004

Hospital Regional do Mato Grosso do Sul-ROSA PEDROSSIAN

Vínculo: Implantadora do Serviço de Fis, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Serviço de Fisioterapia-SAÚD, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2002 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Hospital Regional do Mato Grosso do Sul-ROSA PEDROSSIAN - MS - BRA, .,Serviço realizado, Voluntariado na assistência fisioterápica na Maternidade.

1997 - 2005

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 34

Outras informações:
Além de Professora Titular de Ginecologia e Obstetrícia, desenvolvo projetos de extensão em uroginecologia, oncologia mamária e epidemiologia.

Atividades

  • 02/2003

    Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia, .,Atividade de extensão realizada, Saúde Preventiva em POsto de Saúde.

  • 07/1997

    Estágios , Departamento de Fisioterapia, .,Estágio realizado, Ginecologia e Obstetrícia.

  • 02/1997

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada em Ginecologia e Obstetrícia

  • 04/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fisioterapia, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Epidemiologia das disfunções anátomo-funcionais do assoalho pélvico de índias urbanas..

  • 02/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORINTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Proposta de assistência fisioterápica ao parto vertical em cócoras..

  • 02/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Massagem perineal no desuso da episiotomia..

  • 02/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Intervenções fisioterapêuticas uroginecológicas na sexualidade feminina..

  • 04/2001 - 12/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fisioterapia, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Facilitação neuromuscular proprioceptiva em mulheres mastectomizadas..

  • 02/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Atualização em incontinência urinária: avaliação e tratamento..

  • 02/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Principais disfunções sexuais relacionadas à incontinência urinária: visão do fisioterapeuta..

  • 02/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Os efeitos da hidrocinesioterapia em piscina terapêutica no controle do edema gravídico em MMII..

  • 02/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Perfil epidemiológico em uma Maternidade em Campo Grande-MS..

  • 02/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Assistência fisioterapêutica na incontinência urinária de esforço..

  • 02/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Os benefícios da hidrocinesioterapia em gestantes..

  • 02/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-A cinesioterapia no tratamento da dismenorréia primária..

  • 02/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-A fisioterapia e o parto normal..

  • 03/2000 - 11/2000

    Estágios , Departamento de Fisioterapia, .,Estágio realizado, Ortopedia.

  • 02/1999 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Proposta de assistência fisioterapêutica durante o pré-natal..

  • 02/1999 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Massoterapia e crioterapia no tratamento de varizes em gestantes..

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Eficácia do tratamento fisioterapêutico no períneo dolorido pós-parto normal em fase hospitalar..

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Efeito analgésico da eletroestimulação nervosa transcutânea na primeira fase do trabalho de parto normal..

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Estimulação precoce em recém-nascidos pré-termos..

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Eficácia da massoterapia na mialgia cérvico-tóraco-lombar durante a primeira fase do trabalho de parto normal..

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Cinesioterapia como proposta de prevenção e tratamento da lombossacralgia gravídica..

  • 02/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA-Proposta cinesioterápica no pós-operatório de mastectomia radical modificada como prevenção da perda funcional do membro superior envolvido..

1996 - 2004

Associação de Amparo à Maternidade e à Infância-Maternidade Cândido Mariano

Vínculo: Implantadora do Serviço de Fis, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Carga horária: 15

1991 - Atual

consultório

Vínculo: Responsável pela Assistência e, Enquadramento Funcional: Responsável pela Assistência em SAÚDE DA MULH, Carga horária: 9