William Golino de Freitas

Estou aposentado desde o final de novembro de 2018. Dedico-me à fotografia artística. Meu livro "Fotografias abstratas e alguns naturalismos" pode ser visto no site < http://modernism.art.br/livros-e-textos >.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Retrato pictórico moderno: suas formas e significados
Maria do Rosário da Cunha Peixoto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modernismo; Vanguarda; Artes plásticas; História da arte; Crítica de Arte; Flávio de Carvalho. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação.

Mestrado em Letras

1999 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: História d'"O bailado do deus morto": uma radical modernização do teatro no Brasil,Ano de Obtenção: 2002
Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Flávio de Carvalho; Modernismo Brasileiro; Vanguarda Brasileira; Teatro Brasileiro; Teatro Moderno; Teatro de Vanguarda. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte / Especialidade: História do Teatro. Setores de atividade: Educação Superior; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Especialização em Cultura e arte barroca

1985 - 1986

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Martírio de Santo Estêvão, de Annibale Carracci

Graduação em História - Licenciatura

1977 - 1982

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em História - Bacharelado

1977 - 1982

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Arte e ideologia em Belo Horizonte

Ensino Médio (2º grau)

1973 - 1975

Instituto Técnico Executivo - Técnico em Turismo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1989 - 1989

Extensão universitária em Introdução ao ensino da sociologia da arte. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1980 - 1980

Artes plásticas na América Latina. (Carga horária: 30h). , Coordenadoria Estadual de Cultura, CEC, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Barroco Mineiro. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1974 - 1974

Foto-jornalismo. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

1973 - 1973

Fotografia. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Crítica de Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: História do Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOLINO, William . 1º Seminário sobre a Importância da Teoria para a Produção Artística e Cultural. 2004. (Congresso).

GOLINO, William . Seminário 3ª Idade. 1993. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes/UFES.Fotografias abstratas. 2015. (Seminário).

XVIII Encontro Regional ANPUH-MG: Dimensões do poder na história.. 2012. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História: poder, exclusão e violência. ANPUH-SP, USP. 2008. (Encontro).

Seminário Internacional Crítica de Arte e História da Arte: desafios interdisciplinares. Associação Brasileira de Críticos de Arte, MAC-USP. 2006. (Seminário).

XVIII Encontro Regional de História: O historiador e seu tempo. ANPUH-SP, UNESP. 2006. (Encontro).

4º Colóquio Internacional Marx e Engels. Cemarx, UNICAMP. 2005. (Congresso).

II Congresso Internacional ? Brasil: Identidade e Alteridade. Associação Brasileira de Estudos Semióticos, PUC-SP. 2005. (Congresso).

1º Seminário sobre a Importância da Teoria para a Produção Artística e Cultural. UFES. 2004. (Seminário).

II seminário capixaba sobre o ensino de arte. PROEX/UFES. 1994. (Seminário).

1º Congresso de ciências humanas, letras e artes de Minas Gerais. 1993. (Congresso).

I Seminário capixaba sobre o ensino de arte. PROEX/UFES. 1993. (Seminário).

IX Simpósio de História. Departamento de História/UFES. 1993. (Simpósio).

Mini Congresso para as Artes: Comunicações interdisciplinares. DEART/UFU. 1993. (Congresso).

Seminário 3ª idade. PROEX/UFES. 1993. (Seminário).

I congresso científico da UFU. 1992. (Congresso).

Ciclo de estudos em cultura e arte barroca. UFOP. 1985. (Seminário).

Encontro nacional de política cultural. MEC. 1984. (Congresso).

Seminário cinema e psicologia. Goethe-Institut. 1984. (Seminário).

Seminário Fassbinder. Goethe-Institut. 1984. (Seminário).

Arte e realidade: 4 aspectos. Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte/PBH. 1982. (Congresso).

Congresso do barroco no Brasil: Comitê Brasileiro de História e Arte/ Revista Barroco/IEPHA. 1981. (Congresso).

Filosofia e cultura - V simpósio nacional - UFMG. 1981. (Simpósio).

II congresso de história de Minas. Instituto de História e Arte. 1980. (Congresso).

Seminário de estudos negros - UFMG. 1979. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

GOLINO, William; CORASSA, Maria Auxiliadora de carvalho; BARRETO, Waldir. Professor temporário de história da arte. 2011. Universidade Federal do Espírito Santo.

GOLINO, William; GUIMARAES, A. A.; Maria Cristina Leandro. Professor substituto de história da arte. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

GOLINO, William; GUIMARAES, A. A.; CAMARA, R.. Professor de semiótica. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DILMA CASTELO BRANCO DINIZ

DINIZ, D. C. B.. História d`O Bailado do Deus Morto: uma radical modernização do teatro no Brasil (Membro suplente). 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antonio Rago Filho

PEIXOTO, Maria do Rosario da Cunha;RAGO FILHO, A.; SILVA, M. A.; HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro; CHAIA, Miguel Wady. Retrato Pictórico: suas formas e significados. 2010. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Miguel Wady Chaia

CHAIA, M. W.; Peixoto, Maria do Rosário; Silva, Marcos. Retrato. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Larissa Pereira

Site de monitoria de história da arte; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Laerte Tavares

Pintura de Flores; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Thays Alves

Monitoria de história da arte; 2015; Orientação de outra natureza; (Artes visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Thays Alves

Monitoria de história da arte; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Thays Alves

Monitoria de história da arte; 2013; Orientação de outra natureza; (Artes visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Fernanda Queiroz Polati

A casa de Mme; Antonieta, de Attilio Colnago; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Alda Luzia Pessotti

Sebastianus ad post Mantegna (1990), Attilio Colnago; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Flávia Ruchdeschel D?ávila; Michelle Peres Zucolotto

Ala das Baianas, de Laerte Tavares; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Lívia Maciel de Souza

Coluna, de José Carlos Vilar; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Mariana Mauro Tatagiba

Desenho sem título, de Tânia Calazans; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Mariana Moraes

Superfícies, de Luciano Cardoso; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Enoque Ferreira de Souza Rocha

Livro dos segredos, de Joyce Brandão; 2005; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: William Golino de Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

VERA LUCIA DE CARVALHO CASA NOVA

O Modernismo Crítico, Histórico e Radical de Flávio de Carvalho; 2001; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova;

Maria do Rosário da Cunha Peixoto

Retratos de Flávio de Carvalho e a História da Pintura; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maria do Rosario da Cunha Peixoto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOLINO, William . Reproduções fotográficas de pinturas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais , v. 1, p. 1-8, 2009.

  • GOLINO, William . Pequena história do "Tempo de Crítica". Tempo de Crítica, Vitória, ES, v. 2, p. 11-17, 2002.

  • GOLINO, William . Fotografias abstratas e alguns naturalismos. 1. ed. Vitória - ES: edição do autor, 2018. v. 1. 182p .

  • GOLINO, William . Legenda para obra de arte - explicativo 1. 1. ed. Vila Velha, 2017. v. 1. 33p .

  • GOLINO, William . Composições e formas: subsídios para a história da arte. 1. ed. Vitória, ES: Ed. do Autor, 2016. v. 1. 56p .

  • GOLINO, William . Composições e formas: subsídios para a história da arte. 1. ed. Vitória - ES: Edição do Autor, 2016. v. 1. 56p .

  • GOLINO, William . Poemas. Belo Horizonte, MG: Edição do autor, 1980. v. 1. 22p .

  • GOLINO, William . Outra história da arte. Você, Vitória - ES, p. 25 - 30, 01 abr. 1994.

  • GOLINO, William ; MARIANNO Jr., Renato . "SIM OU ZERO": arte universal, pessoal e neutra?. Você, Vitória - ES, p. 31 - 34, 01 jan. 1994.

  • GOLINO, William . Definindo posições. A Gazeta, Vitória - ES, p. 5 - 5, 19 set. 1993.

  • GOLINO, William . Bom dia. Correio do Triângulo, Uberlândia, MG, 14 set. 1991.

  • GOLINO, William . Artistas integrados. Correio do Triângulo, Uberlândia, MG, 12 set. 1991.

  • GOLINO, William . Coletiva de Natal. Correio de Uberlândia, Uberlândia, MG, 09 dez. 1990.

  • GOLINO, William . Pegadas na estrada. Correio de Uberlândia, Uberlândia, MG, 06 jul. 1990.

  • GOLINO, William . O patrimônio público contém a noção de interação esclarecida e livre. Correio de Uberlândia, Uberlândia, MG, 19 jan. 1990.

  • GOLINO, William . Modernidade versus antimodernidade. Estado de Minas, Belo Horizonte, 19 jun. 1986.

  • GOLINO, William . Uma cartilha sobre os índios. AMAE Educando, Belo Horizonte, MG, p. 25 - 26, 01 out. 1984.

  • GOLINO, William . Três Histórias do Modernismo. In: XVIII Encontro Regional ANPUH-MG: Dimensões do poder na história., 2013, Mariana, MG. Anais Eletrônicos do XVIII Encontro Regional ANPUH-MG: Dimensões do poder na história.. Ouro Preto, MG: EDUFOP, 2012.

  • GOLINO, William . Artes cênicas e artes plásticas no teatro moderno. In: III Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, da Universidade Federal de Viçosa, 2011, Viçosa, MG. III Seminário e Mostra Nacional de Dança Teatro.. Viçosa, MG: UFV, 2011. p. 222-233.

  • GOLINO, William . Flávio de Carvalho pinta Jorge Amado: um retrato moderno contra a homogeneização imagética acadêmica do governo Vargas. In: XIX Encontro Regional de História: poder, exclusão e violência, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História: poder, exclusão e violência. São Paulo: ANPUH-SP, 2008.

  • GOLINO, William . Retratos de Flávio de Carvalho. In: Diálogos & Aproximações: Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Diálogos & Aproximações: Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UFRJ. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008.

  • GOLINO, William . Um teatro moderno, "O bailado do deus morto", de Flávio de Carvalho. In: XVIII Encontro Regional de História: O historiador e seu tempo. ANPUH-SP, 2006, Assis, SP. Anais do XVIII Encontro Regional de História: O historiador e seu tempo.. São Paulo, SP: ANPUH-SP, 2006.

  • GOLINO, William . Crítica à arte pós-moderna. In: 4º Colóquio Internacional Marx e Engels, 2005, Campinas. Anais do 4º Colóquio Internacional Marx e Engels, 2005.

  • GOLINO, William . "Os Negros" de Monteiro Lobato. In: II Congresso Internacional - Brasil: Identidade e Alteridade, da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2005, São Paulo, SP. Anais do II Congresso Internacional - Brasil: Identidade e Alteridade. São Paulo, SP: ABES, 2005.

  • GOLINO, William . Crítica à ilustração pós-moderna. In: 1º Seminário sobre a Importância da Teoria para a Produção Artística e Cultural, 2004, Vitória. 1º Seminário sobre a Importância da Teoria para a Produção Artística e Cultural, 2004.

  • GOLINO, William . Cavalhada de Mateus Leme. In: II Simpósio de comunicações sobre pesquisas em folclore, 1981, Belo Horizonte, MG. II Simpósio de comunicações sobre pesquisas em folclore. Belo Horizonte, MG: Coordenadoria de Cultura, 1981. p. 45-51.

  • GOLINO, William . Três Histórias do Modernismo. In: XVIII Encontro Regional ANPUH-MG: Dimensões do poder na história., 2012, Mariana, MG. Caderno de Resumos - Simpósios Temáticos. Ouro Preto, MG: EDUFOP, 2012.

  • GOLINO, William . Micro história e história da arte. In: VI Encontro Regional de História: Territórios e fronteiras: limites e deslocamentos, 2006, Vitória. Anais do VI Encontro Regional de História: Territórios e fronteiras: limites e deslocamentos. Vitória: ANPUH-ES, 2008.

  • GOLINO, William . Periodizações para a história da arte. In: II seminário capixaba sobre o ensino da arte, 1994, Vitória. Anais do II seminário capixaba sobre o ensino da arte. Vitória: Ufes/Pró-Reitoria de Extensão, 1994. p. 63-64.

  • GOLINO, William . O ensino da história da arte. In: I seminário capixaba sobre o ensino da arte, 1993, Vitória. Anais do I seminário capixaba sobre o ensino da arte. Vitória: UFES/Pró-Reitoria de Extensão, 1993. p. 37-39.

  • GOLINO, William . Forografias abstratas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Naturalismos: teoria e desenvolvimento histórico, da verossimilhança à abstração.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Três histórias do mdernismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Artes cênicas e artes plásticas no teatro moderno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Fotografia: democratização da criação imagética com a fotografia digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Pinturas de Flávio de Carvalho: da revolução plástica à cristalização de um estilo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Flávio de Carvalho pinta Jorge Amado: um retrato moderno contra a homogeneização imagética acadêmica do governo Vargas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . A relevância e a necessidade sociais da forma artística. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Um teatro moderno, ?O bailado do deus morto? de Flávio de Carvalho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . ?Os Negros? de Monteiro Lobato. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Crítica à arte pós-moderna. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Crítica à ilustração pós-moderna. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . A complexidade da obra de Flávio de Carvalho: a pintura de retrato. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . A história da arte materialista contra o imperialismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . História da arte formalista. A quem serve?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Periodizações para a história da arte. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Espaço urbano colonial em Minas Gerais: Ouro Preto. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Arte barroca e rococó no Brasil. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Arte no Egito antigo. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Triunfalismo e complementação na arte, da Grécia antiga aos nossos dias. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Arte e história na antiguidade greco-romana. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLINO, William . Cavalhada de Mateus Leme. 1980. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLINO, William . Retrato pictórico moderno: suas formas e significados. São Paulo: Tese de doutorado, 2010 (História da arte).

  • GOLINO, William . História d"O Bailado do Deus Morto": uma rdical modernização do teatro no Brasil 2002.

  • GOLINO, William . História de um conjunto de menires 2001 (Ensaio).

  • GOLINO, William . Sobre os "Horizontes Urbanos" 2001 (Crítica de Arte).

  • GOLINO, William . Um olhar sobre a crítica: o caso Flávio de Carvalho 2000 (Ensaio).

  • GOLINO, William . Comentário sobre um conto: "Os Negros" de Lobato 2000 (Ensaio).

  • GOLINO, William . O que é história da arte formalista?. Belo Horizonte: Edição do autor, 1999 (Historiografia da Arte).

  • GOLINO, William . Uma história possível em "Altas Literaturas", de Leyla Perrone-Moisés. Belo Horizonte, MG: Edição do autor, 1999 (Ensaio).

  • GOLINO, William . Gravuras de Henrique Lemes. Curitiba, PR: Solar do Barão, 1988 (Crítica de Arte).

  • GOLINO, William . Compreensão do objeto artístico. Uberlândia, MG: Edição do autor, 1987 (Ensaio).

  • GOLINO, William . Arte, estética e história da arte: ideologia e alienação no contexto artístico. Belo Horizonte, MG: Edição do autor, 1982 (Crítica de Arte).

  • GOLINO, William . Os estilos dos móveis. Belo Horizonte, MG: INAP, 1980 (História do mobiliário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOLINO, William . Formas artísticas e seus significados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLINO, William . Composições e formas nas obras de artes plásticas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação de Slides).

GOLINO, William . Formas artísticas e seus signficados. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação de slides).

GOLINO, William . Composição e formas nas artes plásticas: ideologia imagética e liberdade de criação.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLINO, William . História da arte: modernismos. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLINO, William . Processos fotográficos alternativos. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLINO, William . Teoria da arte. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLINO, William . Arte e ideologia: estudos do modernismo e arte contemporânea. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLINO, William ; GONÇALVES, Luis Antônio Maia . História geral da arte. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLINO, William . Iniciação geral à história da arte. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLINO, William . Os estilos dos móveis: do Egito antigo aos nossos dias. 1980. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

GOLINO, William . O Bailado do Deus Morto. 1992. Teatral.

GOLINO, William . Abstrações. 2014. Fotografia.

GOLINO, William . Títulos diversos. 2011. Fotografia.

GOLINO, William . Diversos títulos. 2010. Fotografia.

GOLINO, William . Vermelhos, alaranjados e amarelos. 2010. Fotografia.

GOLINO, William . Diversos títulos. 2009. Fotografia.

GOLINO, William . Eternamente (poema). 1978. Outra.

GOLINO, William . Sem título (tapeçaria). 1978. Outra.

GOLINO, William . Sem título. 1977. Fotografia.

Sandra Maria de Lima Reis ; GOLINO, William . Quadro vivo. 1977. Filme.

GOLINO, William . Vários Títulos. 1975. Fotografia.

GOLINO, William . Instalação: Jogos. 1993.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Modernismo europeu, Descrição: Análise do desenvolvimento da pintura entre os anos 1750 e 1800. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Golino de Freitas - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes da UFES, Departamento de Teoria da Arte e Música. , Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 40092567, Ramal: 2572

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - Atual

    Fotógrafo Autônomo

    Vínculo: Fotógrafo Autônomo, Enquadramento Funcional: Fotógrafo

    Outras informações:
    Fotografia panorâmica em digital e filme p&b, a partir de outubro de 2010.

  • 2007 - Atual

    Fotógrafo Autônomo

    Vínculo: Fotógrafo Autônomo, Enquadramento Funcional: Fotógrafo

    Outras informações:
    Fotografia digital: desenvolvendo obras abstratas no registro fotográfico e no tratamento das imagens, a partir de julho de 2007

  • 1972 - 1993

    Fotógrafo Autônomo

    Vínculo: Fotógrafo Autôno e Free-Lancer, Enquadramento Funcional: Fotografia artística e comercial

    Outras informações:
    Obras fotográficas experimentais e foto-arte (trabalhos realizados com alterações e experimentos químicos e intervenções físicas nas fotos: banho de tom, viragem, raspagem, colagem, montagem, etc.). Fotografia comercial: foto-jornalismo, retrato, evento e produto.

  • 1999 - 1999

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Uma aula sobre Pós-modernismo, no curso de História. Betim, MG.

  • 1986 - 1986

    Fundação de Arte de Ouro Preto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: História da arte, para curso Técnico em restauração. Ouro Preto, MG, 10.03 a 31.12.1986

  • 1986 - 1986

    Fundação Mineira de Arte Aleijadinho

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: História do mobiliário e História da arte para graduação em Desenho industrial. Curso de Desenho Industrial. Belo Horizonte, MG

  • 1980 - 1982

    Instituto de artes e projeto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplinas: História da arte e História do mobiliário. Belo Horizonte, MG, abr. 1980 a dez. 1982

  • 1977 - 1977

    R&V Executivos em Comunicação S.C.

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fotógrafo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Foto-Jornalista e fotógrafo de produtos.

  • 1974 - 1974

    R&V Executivos em Comunicação S.C.

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fotógrafo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Foto-Jornalista e fotógrafo de produtos.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentado

    Outras informações:
    Pesquiso fotografia analógica p&b e digital, artística e experimental, especialmente abstração plana e tridimensional.

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante do DTAM (Departamento de Teoria da Arte e Música)/UFES junto ao Colegiado do Curso de Artes Plásticas, de 08.06.2010 a jun.2012

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de banca de concurso público para professor temporário de história da arte. DTAM/UFES, 26 e 27.04.2011

  • 2002 - 2010

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas Lecionadas: Curso de Artes Plásticas: Teorias da Arte I e II (Historiografia da arte moderna e contemporânea); Evolução das Artes Visuais; Semiologia da Arte; Seminário de Artes; Trabalho de Graduação II; Estética e História da Arte IV (Século XX); Estética e História da Arte II (Séculos XIV a XVIII); Filosofia da Arte; História da Arte III (Neoclassicismo às vanguardas históricas).

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante do Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos (atual DTAM)/UFES junto ao Colegiado de Artes plásticas, 15.08.2003 a 08.08.2005

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante do Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos (atual DTAM)/UFES junto ao Colegiado de Desenho Industrial, 01.09.2003 a 31.05.2005

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de banca de concurso público para professor substituto de história da arte. Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos (atual DTAM)/UFES, 25 e 27.10.2004

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Organizador do 1º Seminário sobre a Importância da Teoria para a Produção Artística e Cultural. Grupo de Pesquisa em Arte e Centro de Artes/UFES, Vitória, 29.03 a 02.04.2004

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de banca de trabalho final de graduação. DFTA/UFES, 13.12.2004

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Orientador de trabalho final de graduação. DFTA/UFES, a partir de out. 2003 a dez. 2004

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de banca de concurso público para professor substituto de semiótica. Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos (atual DTAM)/UFES, 23 e 29.10.2003

  • 1993 - 2002

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1995 - 1997

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Presidente da ADUFES-SSIND/ANDES-SN.

  • 1993 - 1993

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Seminário 3ª Idade. Pró-Reitoria de Extensão/UFES.

    Atividades

    • 03/2016

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III e História da Arte IV

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Teoria da Arte e Música, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1993

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte, Historiografia da Arte, História da Arte

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III e História da Arte IV

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte IV

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III e História da Arte IV

    • 04/2014 - 08/2014

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte IV

    • 10/2013 - 03/2014

      Ensino, Artes Plásticas e Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III e História da Arte IV

    • 05/2013 - 08/2013

      Ensino, Artes Plásticas e Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte IV

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Artes Plásticas e Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III e História da Arte IV

    • 11/2011 - 11/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Teoria da Arte e Música, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2004 - 08/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Teoria da Arte e Música, .,Linhas de pesquisa

  • 1992 - 1993

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da comissão eleitoral para a chefia do Departamento de Arte.EART/UFU.

  • 1987 - 1993

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1987 - 1993

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro das comissões para elaboração, aplicação e correção das provas específicas de arte do vestibular. Departamento de Arte.

  • 1992 - 1992

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da comissão de criação de Política e Normas para Financiamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão Permanentes. Reitoria da UFU.

  • 1990 - 1991

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador da galeria de arte da UFU.

  • 1989 - 1990

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Coleagiado de Artes Plásticas. Departamento de Arte.

  • 1989 - 1990

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da comissão de reformulação da licenciatura e criação do bacharelado do curso de artes plásticas. Departamento de Arte.

  • 1987 - 1989

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante do Departamento de Arte junto à ADUFU-SSIND/ANDES-SN.

  • 1987 - 1987

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Representante da ADUFU-SSIND no Comando nacional de greve da ANDES-SN, Brasília, DF.

    Atividades

    • 01/1987 - 08/1993

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Artes Visuais, História da Arte

  • 1986 - 1986

    Escola Guignard

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Membro da comissão para elaboração do Plano de Cargos e Salários, dos Professores e Técnicos Administrativos.

  • 1985 - 1986

    Escola Guignard

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: História das Artes e Evolução das Artes Visuais, para Curso de Graduação em Artes Plásticas.

    Atividades

    • 03/1985 - 12/1986

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Artes Visuais, História das artes

  • 1986 - 1986

    Faculdades Metodista Izabela Hendrix

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Teorias da arquitetura (orientação de trabalhos de graduação em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura.

  • 1985 - 1986

    Faculdades Metodista Izabela Hendrix

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina: História da arte e da arquitetura, para graduação em Arquitetura. Faculdade de Arquitetura. Belo Horizonte, MG.

    Atividades

    • 04/1985 - 12/1986

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Arquitetura, História das Artes e da Arquitetura

  • 1999 - 1999

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Uma aula sobre Arte Grega, no Departamento de História/FAFICH.

  • 1982 - 1982

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor de história da arte, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Curso de Iniciação geral à história da arte. Departamento de História/FAFICH/UFMG, 01.10 a 20.12.1982. Curso de extensão de 30 horas

  • 1982 - 1982

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor de história da arte, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor de História da arte, no Departamento de História, FAFICH

  • 1982 - 1982

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Representante discente, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Representante do corpo discente, do Departamento de História, junto ao Conselho de Extensão da FAFICH.

  • 1977 - 1977

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário em Restauração, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estagiário em Restauração, na Escola de Belas Artes.

  • 1983 - 1983

    Instituto Mineiro de Ciências Administrativas e Tecnológicas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas: Estudos brasileiros e História do Brasil, para graduação em Turismo. Faculdade de Turismo/IMCAT. Belo Horizonte, MG, 03.05 a 29.12.1983

  • 1978 - 1981

    Instituto Técnico Executivo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: História da arte, História do mobiliário, Folclore e Educação artística, para curso Técnico de II Grau em Turismo.

  • 2003 - 2003

    Galeria de Arte do Palácio do Café

    Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Membro de comissão para seleção de arte, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Membro da comissão de seleção de obras, para o calendário de 2003. Galeria de Arte Espaço Cultural do Centro do Comércio do Café de Vitória. 31.01.2003

  • 1983 - 1984

    Centro Universitário Newton Paiva

    Vínculo: Elaboração de provas, Enquadramento Funcional: Prestador de serrviço

    Outras informações:
    Elaboração das provas de história dos vestibulares. Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira, Belo Horizonte, MG