Romeo Atilano Nedel

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), especialista em Ciências Políticas (1996) e mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2005). Atuante na área cível - exercício da advocacia, Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas e Guaíba de agosto de 1994 a dezembro de 2018, ministrando aulas nas disciplinas de Direito civil parte geral e especial; responsabilidade civil; contratos; sucessões; e propriedade. Extensionista na área do Consumidor e do meio ambiente. Com atuação concomitante no sistema SAJULBRA: Serviço de assistência jurídica da ULBRA - Campus Guaíba/RS, de março de 2010 a dezembro de 2017, nas demandas forenses sobre o Direito de família; Sucessões e usucapião principalmente. Professor da E a D, ministrando diferentes o conteúdos da graduação em Direito, Serviço social e Ciências sociais desde 2012 até dezembro de 2018. A partir de março de 2013 a dezembro de 2017, assumiu ainda, na qualidade de Professor da Pós-Graduação o Direito Previdenciário e negócios imobiliários. Tendo atuado, desde o início em orientações de trabalhos de conclusão é participações em Bancas.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direitos Fundamentais

1999 - 2005

Universidade Luterana do Brasil - Canoas
Título: A responsabilidade civil pelo dano ambiental.,Ano de Obtenção: 2005
Dr. Fábio Siebeneichler de Andrade.Palavras-chave: Ambiente.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Ciências Políticas

1995 - 1996

Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Universidade do Vale do Rio dos Sinos

1981 - 1988

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Formação complementar

2005 - 2005

Oficina Pedagógica. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2004 - 2004

Raio X do ensino superior/sistema nacional de aval. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2004 - 2004

Profº., o teu ímpeto de educador depende do afeto. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2003 - 2003

Curso de curta duração em Pedagogia universitária:. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2003 - 2003

O prof. como sujeito de transformação no ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2003 - 2003

Novas Possibilidades na Educação à Distância.. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Capacitação Docente. , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Atualização em Metodologia do Ensino Jurídico. (Carga horária: 28h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2000 - 2000

Atualização em Metodologia do Ensino Jurídico.. (Carga horária: 28h). , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

2000 - 2000

Seminário de direito Penal. , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

1997 - 1998

Seminário de Planejamento e Atualização Acadêmica.. , Universidade Luterana do Brasil - Canoas, ULBRA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: SAJULBRA:Serviço de assistência jurídica da ULBRA-Campus Guaíba/RS.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: EAD-Pós-G-Dir Previdenciário; Ambiental; Trab conclusão curso.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Pós-Graduação: Direito Previdenciário -FPPS.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Pós-Graduação: Prvidência Privada Complementar.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Previdenciário: Trabalho de Conclusão de Curso.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil: Parte Geral; Obrigações; Contratos; Sucessões; Direitos Reais..

Organização de eventos

NEDEL, R. A. . Organização aula magna sobre prerrogativas da OAB - Ministrada pelo Presidente da OAB/RS Dr. Cláudio Pacheco Lamachia. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Capacitação ambiente aula - Perfil professor. 2018. (Outra).

Capacitação para orientadores. 2017. (Outra).

Curso de qualificação de docente. 2017. (Oficina).

Formação continuada 2017 - Módulo - A organização de uma proposta pedagógica: Caminhos e Construção. 2017. (Outra).

Módulo II da Formação Docente Continuada.Gestão Acadêmica: Diagnósticos e estratégias na avaliação da aprendizagem.. 2017. (Seminário).

Organizaação de uma proposta pedagógica: Caminhos e construções. 2017. (Outra).

I Congresso do curso de Direito. I Congresso do curso de Direito. 2016. (Congresso).

Orientar Visita as dependências ao Tribunal de Justiça do RS e assistir uma sessão na vigésima Câmara Cível..Visita guiada ao Tribunal de Justiça do RS e assistir sessão sobre posse, propriedade e condomínio.. 2014. (Outra).

Visita ao Tribunal de Justiça RS.Ministrar visita ao Tribunal de Justiça do RS aos alunos de Direito. 2013. (Outra).

XVI Seminário Intermunicipal de Pesquisa.Necessidade de produção de prova de DNA antes da cremação. 2013. (Seminário).

V Encontro de formação docente continuada: As dimensões da ativiadae do professor.. 2012. (Encontro).

V Encontro de formação docente continuada - Da teoria à prática nos cursos superiores. 2012. (Oficina).

V Encontro de formação docente continuada - Tecnologias educacionais e práticas educacionais nas modalidades presencial e EAD. 2012. (Oficina).

XV Seminário Intermunicipal de Pesquisa..A (IN) segurança nas sociedades contemporâneas: Tópicos da evolução do pensamento ocidental, de Platão a Kelsen, acerca da finção do Estado como promovedor da Paz Social.. 2012. (Seminário).

Capacitação Docente - Auto Atendimento e Net Aula. 2011. (Outra).

Capacitação Docente - IV Encontro de Formação Docente Continuada. 2011. (Encontro).

IV Encontro de Formação Docente Continuada. 2011. (Encontro).

Atividades semipresenciais e a tecnologias de informação - Moodle - Módulo II. 2010. (Encontro).

III Encontro de formação docente continuada - Ambiente virtual de aprendizagem da ULBRA - Net Aula/Lac. 2010. (Encontro).

III Encontro de Formação Docente Continuada - Sala de aula: as interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes..Ambiente virtual de aprendizagem da ULBRA - NetAula/ LAC - Eu posso fazer mais... - ULBRA acolhendo a divesidade e Vale a pena pensar.... 2010. (Encontro).

III Encontro de formação docente continuada - ULBRA acolhendo a diversidade - Vale apena pensar.... 2010. (Encontro).

I Júri simulado dos cursos de Direito - ULBRA. 2010. (Oficina).

Palestra "Sistema prisional e investigação criminal". 2010. (Oficina).

XIII Seminário Intermunicipal de Pequisa - XI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicios - VIII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.O dano ambiental patrimonial e extrapatrimonial: conceito e responsabilidade civil.. 2010. (Seminário).

XIII Seminário Intermunicipal de Pequisa - XI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicios - VIII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.Universidade, sociedade e políticas públicas.. 2010. (Seminário).

XI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicios - VIII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.A assimetria de informação: Problemas para os usuários de planos de saúde nos casos de urgência/emergência.. 2010. (Seminário).

XI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicios - VIII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.A gestão local e a redução da judicialização na área da saúde.. 2010. (Seminário).

XI Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicios - VIII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.A insustentabilidade da paz social nas sociedades contemporâneas.. 2010. (Seminário).

Reforma Ortográfica - Capacitação de docente.. 2009. (Oficina).

XII Seminário Intermunicipal de pesquisa.Uma política ambiental de recliclagem para o município de Guaíba com desenvolvimento sustentável.. 2009. (Seminário).

XII Seminário Intermunicipal de Pesquisa.Como professor avaliador. 2009. (Seminário).

Avaliação in loco - Capacitação de docente. 2008. (Oficina).

Avaliação In Loco - Capacitação Docente. 2008. (Oficina).

O trabalho docente no ensino superior.. 2008. (Oficina).

O Trabalho Docente no Ensino Superior - Capacitação docente. 2008. (Oficina).

Pesquisa: Projeto de Pesquisa Institucional - Capacitação de Professores. 2008. (Oficina).

Programa permanente de formação e aperfeiçoamento de professores para o EAD - Etapa I.Programa de Formação. 2008. (Seminário).

VIII Fórum de pesquisa e XIV Salão de iniciação científica e tecnológica.Uma política ambiental de reciclagem para o município de Guaíba com desenvolvimento sustentável.. 2008. (Seminário).

VI Mostra de atividades extensionistas e projetos sociais..O município de Guaíba, sua política ambiental de reciclagem e o desenvolvimento sustentável.. 2008. (Oficina).

V Mostra de atividades extensionistas e projetos sociais.A Região da Costa Doce e a Política Ambiental. 2008. (Seminário).

Capacitação de Professores.Pesquisa e Produção Científica.. 2007. (Oficina).

Direito Ambiental.Meio ambiente. 2007. (Oficina).

I Encontro de formação de professores da educação superior da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas..Formações de Professores da Educação Superior. 2007. (Encontro).

Pesquisa: Projeto de pesquisa institucional - Capacitação de professores.. 2007. (Oficina).

Semana do Meio Ambiente.Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Seminário).

VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII Salão de iniciação científica tecnológica..Costa Doce: Um projeto de vida. 2007. (Oficina).

VIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos.Pesquisa institucional da Costa Doce: Metodologias possíveis. 2007. (Seminário).

V Mostra de atividades extensionistas e projetos sociais..A região da Costa Doce e a política ambiental.. 2007. (Simpósio).

1º Prêmio ABECIP de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança..A alienação fiduciária de imóvel no financiamento imobiliário.. 2006. (Outra).

IX Seminário Intermunicipal de Pesquisa.O meio ambiente e seus elementos naturais.. 2006. (Seminário).

Plano de Ensino e Aprendizagem, Pesquisa e Extensão - Capacitação de Professores. 2006. (Oficina).

Programa de capacitação docente. 2005. (Oficina).

Palestra. 2004. (Simpósio).

Palestra. 2004. (Simpósio).

Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências.As perspectivas de um projeto de desenvolvimento sustentável.. 2004. (Simpósio).

A LDB e o Provão do MEC.Programa de capacitação docente. 2002. (Oficina).

III Fórum de pesquisa científica e tecnologia, e VIII Salão de iniciação científica. 2002. (Seminário).

Relação Professor X Aluno no Ensino Superior: competências e habilidades docentes para o novo milênio..Programa de capacitação docente. 2002. (Oficina).

II Fórum de pesquisa científica e tecnológica - VII Salão de iniciação científica. 2001. (Simpósio).

I Fórum de pesquisa científica e tecnologia - VI Salão de iniciação científica. 2000. (Seminário).

I Fórum de pesquisa científica e tecnológica - VI Salão de iniciação científica. 2000. (Seminário).

Dano Moral.Dano moral. 1999. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Mateus Miliszewski

NEDEL, R. A.. A qualificação registral dos títulos judiciais perante o ofício imobiliário.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: José Lima da Silva

NEDEL, R. A.. O entendimento do Juiz diante do art. 212 CPP: Jurisprudência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Alexandre Wykowski

NEDEL, R. A.. O efeito da doação inoficiosa para sucessão e sua consequência para os herdeiros necessários.2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Renata Weber

NEDEL, R. A.. Ato infracional. A aplicação da medida socioeducativa ao adolescente infrator com doença mental.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jennefer Rodrigues Serini

NEDEL, R. A.. Parto anônimo e a proteção da criança e do adolescente.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Rogélia França

NEDEL, R. A.. Alienação parental face a proteção integral da criaça e do adolescente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Rosane de Carvalho Alves

NEDEL, R. A.. Os reflexos das alterações do ECA no Instituto da Adoção Internacional.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Marcelo Rosa Almeida

NEDEL, R. A.. A inconstitucionalidade do artigo 1790 do Código Civil: Equiparação da união estável ao casamento em matéria de sucessão.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Carlos Roberto Centeno Rodrigues

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do poder público pelos fatores que desencadearam o sinistro da Boate Kiss, com base na Lei 14376/213.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Gustavo Silveira Schinoff

NEDEL, R. A.. Possibilidade de cumulação de adicionais de insalubridade e de periculosidade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: RICARDO QUADROS DA SILVA

NEDEL, R. A.. Alimentos gravídicos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Maurício da Rocha Martins

NEDEL, R. A.. A efetividade da guarda compartilhada em vista dos princípios do melhor interesse e proteção das crianças e adolescentes.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Cimara Santos da Silva

NEDEL, R. A.. A possível aceitação das provas ilícitas nos casos de alienação parental considerando o princípio da dignidade da pessoa humana e o da proporcionalidade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Rafaela do Couto Rybarczyk

NEDEL, R. A.. Inseminação artificial homóloga post mortem à luz do direito sucessório.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba - RS.

Aluno: Vanessa Garcia dos Santos

NEDEL, R. A.. Ação regressiva do INSS contra empresas que não cumprem as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Leonardo Rodrigues Peixoto

NEDEL, R. A.. Possibilidade de alteração de Contratos Administrativos acima dos limites previstos em Lei.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: MARA REJANE MELLO MACHADO

NEDEL, R. A.. Responsabilidade civil na contrução civil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Ana Paula da Cruz Petter

NEDEL, R. A.. O direito autoral nas criações da indústria da moda.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Mauro Perfeito da Silva

NEDEL, R. A.. A terceirização do contrato de trabalho e suas consequências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Renan Raab

NEDEL, R. A.. A usucapião por abandono do lar conjugal.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Sabrina Martinelle Fraga

NEDEL, R. A.. A restituição de verbas previdenciárias recebidas através do Instituto da Antecipação da Tutela.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Nara Silvana da Silva

NEDEL, R. A.. Direito de acréscimo de 25 a todos titulares de aposentadorias do INSS que necessitam de acompanhamento.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Alfredo Canazzaro

NEDEL, R. A.. União homoafetiva - Aspectos Jurídicos e sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Alessandra Nunes Santos

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do profissional liberal a luz do artigo 14, 4º do Código de Defesa do Consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Lizete Nunes da Silva

NEDEL, R. A.. O direito sucessório na união estável a ártir do Código Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Luís Carlos das Neves Borges

NEDEL, R. A.. A alteração das normas de prevenção e proteção contra incêndios.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Caroline Lopes Liska

NEDEL, R. A.. A diferença entre o casamento e a união estável no direito das sucessões sob a régide do CCb/2002.2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Camila Ucle de Souza

NEDEL, R. A.. O reconhecimento da multiparentalidade e seus efeitos jurídicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Katiússa Jardim

NEDEL, R. A.. A segurança jurídica patrimonial dos bens imóveis adquiridos na contância da união estável.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Cibele Távora

NEDEL, R. A.. A inversão do ônus da prova do CDC.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Franciele Moraes Barcellos

NEDEL, R. A.. Considerações sobre o instituto da alienaçãop parental com base nas ações ajuizadas na Comarca de Camaquã.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

NEDEL, R. A.. Aspectos do princípio da função social da propriedade dos contratos de locação residencial.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Leandro Baptista Maciel

NEDEL, R. A.. Desmilitarização das políticas no Brasil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Caroline Simoni Salgueiro

NEDEL, R. A.. Justiça de transição no Brasil: Caminhos na busca da efetivação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Talita Freitas Menegotti

NEDEL, R. A.. A guarda compartilhada como uma possível forma de prevenção à alienação parental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Rodrigo Ussenco Nunes

NEDEL, R. A.. Adoção tardia e suas implicações jurídicas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Célia Silva

NEDEL, R. A.. A erradicação do trabalho infantil no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Alci Carlos de Melos Pereira

NEDEL, R. A.. Assedio moral no trabalho e suas consequências.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Henrique da Cunha Langlois

NEDEL, R. A.. Honorarios advocatícios na Justiça do Trabalho devidos ao patrono do reclamante.. 2014 - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Daiane Sasso Quadros

NEDEL, R. A.. Os limites da responsabilização médica diante da omissão do paciente em informar e ou aderir ao tratamento.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Jaime Picichelli

NEDEL, R. A.. A responsabilidade do cirurgiáo-dentista por danos no execício da profissão.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Jonas Leonardo Doitcheman

NEDEL, R. A.. A guarda compartilhada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Liane Maria Raymundo

NEDEL, R. A.. A proteção do terceiro de boa-fé nos negócios jurídicos à luz do ordenamento jurídico brasileiro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Marceli M

NEDEL, R. A.. S. Goulart.A importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento ecologicamente equilibrado.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Deraldo T

NEDEL, R. A.. Dubaj.A alteração do §1º do artigo 1.331 do Código Civil pela Lei nº 12.607/2012 e suas implicações no direito de propriedade.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Jéssica R

NEDEL, R. A.. Teixeira.Aspectos legais do direito sucessório do companheiro e breves considerações jurisprudenciasis.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Diego Garcia Brandão

NEDEL, R. A.. A função social da propriedade urbana em face à desapropriação pelo ente público municipal.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Alan Luis Serpa Bruniczak

NEDEL, R. A.. EIRELI: Problema ou solução?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Mateus Barbosa Dorneles

NEDEL, R. A.. Uniões concomitantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Adão dos Santos Carvalho

NEDEL, R. A.. A retificação extrajudicial consensual no assento imobiliário com a aplicabilidade da Lei nº 10.931/04.. 2013 - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Vivian Rose Beck Gomes

NEDEL, R. A.. Regualrização urbanística e fundiária de interesse específico e o procedimento no registro imobiliário.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Mateus Barbosa Dorneles

NEDEL, R. A.. Uniões concimitantes.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Cesar Augusto Terres Martins

NEDEL, R. A.. Tutela inibitória na defesa dos direitos fundamentais em face dos crimes praticados pela internet.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Mateus Voese Louzada

NEDEL, R. A.. O seguro de automóvel X A ingestão de bebida alcoolica: Análise sobre o agravamento de risco e a recusa de idenização por parte do segurador.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Georgiana Folchini

NEDEL, R. A.. Direito das famílias paralelas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Rafael Fagundes da Silva

NEDEL, R. A.. O processo de terceirização de mão de obra através das cooperativas de trabalho.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Nathana Schaidhauer Barbosa

VERLINNDO, M.;NEDEL, R. A.; WUNDERLICH, A.. A aplicabilidade da desapropriação indireta e o direito a justa indenização.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Marcos CEsar Santos Salgado

NEDEL, R. A.; PEREIRA JUNIOR, H.; WUNDERLICH, A.. O contrato de seguro.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: José Carlos Fernandes de Almeida

NEDEL, R. A.; PIRES, D.; PEREIRA JUNIOR, H.. A responsabilidade penal da pessoa jurídica decorrente do crime ambiental a luz da Lei 96.05/98.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Bruno Santanna Cezar

NEDEL, R. A.; PORTO, E. G.; MENDONCA, E. S.. A responsabilidade civil por danos ambientais decorrente da poluição das fontes hídicas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Márcia Rejane dos Anjos

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil decorrente da poluição ambiental por resíduos sólidos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Valni Teresinha Ferreira Rodrigues Isoppo

NEDEL, R. A.. Síndrome de alimentação parental: Aspectos legais e psicológicos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Berenice Maria Longaray Ribeiro

NEDEL, R. A.. A Lei nº 12.010/09 - O procedimento da habilitação para adoção.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Gabriel Bolzan

NEDEL, R. A.. O inventário extrajudicial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Claudiomar Pinheiro Kubiaki

NEDEL, R. A.. Os contratos eletrônicos e o consumidor virtual.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Astrid dorinha Peiter Brito

NEDEL, R. A.. A posição jurisprudencial quanto à condenação de um dos pais a pagar alimentos aos filhos na guarda compartilhada. 2010 - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Marcelo Tezzri Geyer

NEDEL, R. A.. Instituição registral como proteção do direito fundamental de propriedade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Sandro Fabiano Rocha

NEDEL, R. A.. A união homoafetiva do direito brasileiro.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Pamela Pereira de Souza

NEDEL, R. A.. A coisa julgada e a execução. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: José Rogério Souza Godoy

NEDEL, R. A.. Alienação fiduciária de bens imóveis em garantia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Maira Vieira Campos

NEDEL, R. A.. Cumprimento da sentença civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Denise Sábio Rebelo

NEDEL, R. A.. Guarda compartilhada e o superior interesse da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: JOELMA LOPES

NEDEL, R. A.. A adoção como uma solução sócio-afetiva.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Pedro Ebanez Almeida Machado Filho

NEDEL, R. A.. A união estável como uma forma de família.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Marco Antonio Santos Pizon

NEDEL, R. A.. O assédio moral nas relações trabalhistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Ademir Bobroswski

NEDEL, R. A.. Títulos de crédito e sua fumção econômica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Ana Luisa Porto

NEDEL, R. A.. A obrigação alimentar dos avós frente o estatuto do idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Cristina Ferreira Aguiar

NEDEL, R. A.. Processo ético disciplinar na ordem dos advogados.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Odilon Nunes da Silva Neto

NEDEL, R. A.. Meio ambiente como objeto de direito.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Joseane dos Santos Martins

NEDEL, R. A.. Tribunal penal internacional.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Anamaria Binotto braga

NEDEL, R. A.. A desconsideração da personalidade jurídica na legislação civil brasileira.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Ana Cristina Morais Silva

NEDEL, R. A.. Aspectos relevantes do assédio moral na relação de emprego. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Édson José Fagundes

NEDEL, R. A.. A penhora on-line nas execuções trabalhistas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Renata Camargo Jorge

NEDEL, R. A.. A penhora on line na justiça do trabalho.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Janete Flores dos Santos

NEDEL, R. A.. O procedimento sumário no processo civil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Cristina de Azevedo Moreira

NEDEL, R. A.. A relação homoafetiva sob o fato social e os efeitos patrimoniais.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Gilcéia Melo Evangelista

NEDEL, R. A.. Partilha em vida: requisitos e procedimentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Fernanda Rubenich Hatzfeld

NEDEL, R. A.. Exigência de comum acordo no dissídio coletivo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Maria Suzana Lira

NEDEL, R. A.. O direito à adoção nas relações homoafetivas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Michela Gabriela Stein

NEDEL, R. A.. Efeitos das relações homossexuais frente à adoção e o deferimento da guarda de menores.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Patrícia Aparecida Trindade Vargas

NEDEL, R. A.. O reconhecimento da paternidade: laços biológicos e socioafetivos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Sharon Lima Rodrigues

NEDEL, R. A.. A fraude no seguro de vida em grupo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: TAÍS GOMES DA LUZ

NEDEL, R. A.. Os efeitos sucessórios na união estável.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: |Maristela Miguellis Monteiro

NEDEL, R. A.. A concretização da proteção à marca no direito brasileiro.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: José Ximeses Machado

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do médico na cirurgia estética.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Luciano Pires Pereira

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do produto e do serviço.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Marco Antonio Ramos filho

NEDEL, R. A.. A função social da propriedade rural.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Enio Roberto Chaves Silva

NEDEL, R. A.. O usucapião constitucional rural.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Patricia Correa

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil no direito ambiental.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Vanessa Maria dos Santos

NEDEL, R. A.. A segurança jurídica e a função social dos contratos nas relações de consumo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Theophanes Faria de Azevedo

NEDEL, R. A.. Lei orgânica municipal - O caso de Guaíba.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Romeu Araujo Cesar Neto

NEDEL, R. A.. Aspectos sociais do porte e posse de armas de fogo pelo cidadão e o dever do Estado em concedê-los. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Kátia da Silva Ascenso

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil na advocacia.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Marcelo Oliveira Dias

NEDEL, R. A.. O regime jurídico das águas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Paulo Roberto Marques de Oliveira

NEDEL, R. A.. O aspecto jurídico das águas de lastro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Aline Pereira da Silva

NEDEL, R. A.. Pena de morte - Aspectos positivos e negativos.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Gilson Ribas Cajal

NEDEL, R. A.. A Inexigibilidade de licitação.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Administrativo) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Stephânia Puton

NEDEL, R. A.. Licitações públicas - Pregão: nova modalidade de licitação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Administrativo) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Marcelo Galvão Bueno

NEDEL, R. A.. Extinção do contrato de locação residencial.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Grace Caroline P

NEDEL, R. A.. Martins.A poluição por resíduos sólidos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Rodrigo Pssenatto

NEDEL, R. A.. A fauna brasileira e a proteção ambiental.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Ivan da Silva Azevedo

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil da administração pública como tomada de serviço.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil e Administrativo) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Júlio César G

NEDEL, R. A.. dos Santos.Fundações instituídas pelo poder público.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Administrativo e Constitucional) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Milton Juarez F

NEDEL, R. A.. Porto.A telefonia celular e a proteção ambiental.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil e Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Iara Teresinha Pereira da Costa

NEDEL, R. A.. Os pardais eletrônicos utilizados como instrumento de poder de polícia do estado para limitar a velocidade no trânsito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: João Rafael López Alves

NEDEL, R. A.. Aspectos da inexibilidade da licitação decorrente dos serviços técnicos profissionais.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Larri Maia Salvador

NEDEL, R. A.. Contratação da administração pública através da inexibilidade de licitação.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Cícero da Silveira Bierhals

NEDEL, R. A.. Estudo de impacto ambiental para introdução de peixes exóticos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Maxuel Orlando Vargaas Sulzbach

NEDEL, R. A.. O licenciamento ambiental como um instrumento da política nacional do meio ambiente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Tatiane da Cunha Bergamini

NEDEL, R. A.. O princípio da precaução e os alimentos geneticamente modificados (OGM). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Valtencir Kubasznski Gama

NEDEL, R. A.. Responsabilidade civil por erro médico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Luiza Terezinha Pavelocki

NEDEL, R. A.. A transação penal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Ângela Raquel Kessler

NEDEL, R. A.. Medidas de segurança. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: KÁTIA DE VARGAS CORLETA PINTO

NEDEL, R. A.. Sindicância X Processo disciplinar da secretaria estadual de educação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Luiz Carlos Abreu Quintino

NEDEL, R. A.. O abalo da credibilidade como modalidade de dano moral indenizável.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Riceli Woltman

NEDEL, R. A.. Citação no procedimento ordinário civil.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Everson Guimarães

NEDEL, R. A.. Recursos licitatórios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Cristiano de Souza Selig

NEDEL, R. A.. A desconsideração da responsabilidade jurídica no código de proteção e defesa do consumidor. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Comercial) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Rochelle Brentano Scherer

NEDEL, R. A.. A relevância da formalização dos contratos de prestação de serviços na responsabilidade civil médica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Vanessa Marques Borba

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil dos planos de saúde. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Margareth Gaspareto

NEDEL, R. A.. Antecipação da tutela como instrumento efetivo da justiça processual.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Processual Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Juliana E

NEDEL, R. A.. Flores da Silva.Responsabilidade civil dos médicos nas cirurgias estéticas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Rochelle B

NEDEL, R. A.. Scherer.Responsabilidade civil médica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Cristiano de Souza Selig

NEDEL, R. A.. Teoria da desconsideração da personalidade jurídica.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Mylenna Vencato de Caldas

NEDEL, R. A.. Denunciação da lide. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Fabiola Bortolini

NEDEL, R. A.. A arbitragem no Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Critiane Figueiró Villela

NEDEL, R. A.. Projeto do código civil - Principais inovações. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Daniel Alexandre Geisse

NEDEL, R. A.. A tutela ambiental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Deonísio Benelli

NEDEL, R. A.. A propriedade imóvel exclusiva rumo à multipropriedade e às restrições condominiais. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba.

Aluno: Alexandre Oliveira de Ângelis

NEDEL, R. A.. Responsabilidade civil em acidente do trabalho. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil e do Trabalho) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Artur Krieger Soares

NEDEL, R. A.. O seguro do automóvel e o valor médio de mercado como limite de indenização. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Eduardo Brats

NEDEL, R. A.. A fraude contra credores. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Fábio Mafessoni Kury

NEDEL, R. A.. A indenização do dano moral. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Ricardo Selaimen Finkelstain

NEDEL, R. A.. Ação de despejo cumulada com a cobrança dos aluguéis em atraso. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Suzana Regina Zanella

NEDEL, R. A.. O devedor dos encargos condominiais: aspectos materiais e legais na ação de cobrança.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Elisabet Lúcia Böelter Arrojo

NEDEL, R. A.. Garantia fidejussória fiança prestada por pessoa física em contratos de locações de imóveis.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Deonísio Benelli

NEDEL, R. A.. A propriedade imóvel exclusiva rumo à multipropriedade e às restrições condominiais. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Leonardo Sfoggia Praia

NEDEL, R. A.. Sigilo bancário e a admissibilidade de quebra.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Rodrigo Dorneles

NEDEL, R. A.. Promessa de compra e venda de bens imóveis.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Rodrigo Vidor de Assis

NEDEL, R. A.. O instituto de lesão aplicado aos contratos bancários.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Rodrigo Dorneles

NEDEL, R. A.. A promessa de compra e venda de bens imóveis. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Luciana Tittelmaier Balardim

NEDEL, R. A.. Crimes de informática. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Fernanda Danni Piccinini

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do advogado. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

Aluno: Maria Carla Pereira Zago Saadi

NEDEL, R. A.. A responsabilidade civil do erro médico. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas.

NEDEL, R. A.. Mostra de iniciação científica da II Jornada Acadêmica do curso de Direito. 2017. Universidade Luterana do Brasil.

Orientou

Diego Garcia Brandão

A função social da propriedade urbana em face à desapropriação pelo ente público municipal; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba,; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Melissa Cristina Costa da Silva

Uma análise sobre as competências constitucionais em matéria ambiental em nível municipal; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Vera Lúcia Graboski

Voto: Um direito ou uma Obrigação?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Alcides Farouck Riquinho Vargas

A logística reversa como ferramenta da sustentabilidade ambiental; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Felipe Viera La Falce

A responsabilidade civil por um meio ambiente ecologicamente equilibrado; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Nelson Jacob Rech

O novo código florestal e seus desafios: Avanço ou regresso; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Alan Roger dos Santos Corpes

A segurança jurídica da escritura pública e os instrumentos particulares de compra e venda; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O direito das sucessões do companheiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Luiz Henrique Hartmann

Aspectos jurídicos do ato de cremação humana; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Flávio Cesar da Silva Rodrigues

A preservação do direito cvonstitucional fundamental a vida; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Felipe Marcelo Ghedini Coimbra

A responsabilidade civil no dano moral ao consumidor; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Núbia Teresinha azevedo Costa

O Direito dos daltônicos à segurança no trânsito; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Márcia dos Anjos

A responsabilidade civil decorrente da poluição por resíduos sólidos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Oneide Maria Bringhenti da Silveira

Educação ambiental: Uma mudança de hábitos e atitudes na família; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Noema Rosa da Silva

A partilha de bens na união estável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Bruno Sant'Anna

A responsabilidade civil por danos ambientais decorrentes da poluição das fontes hidricas; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marcos Salgado

O contrato de seguro frente as prerrogativas do CDC; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

José Carlo Almeida

A responsabilidade penal da pessoa jurídica pelos danos causados ao meio ambiente segundo a Lei 9; 605/98; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Renata Farias Szortyka

Responsabilidade civil dos notários e registradores pelos atos das serventias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Charlotte Alice Sievers Tostes

Morosidade processual e a responsabilidade civil do Estado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Emerson Gerhardt Pereira

A inversão do ônus da prova no CDC; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Handreize Garcia Conter

A responsabilidade civil da pessoa jurídica em crimes ambientais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

José Cledemir Fernandes

Adoção consentida: Um modo de realização familiar; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Rodrigo Schenckel da Silva

A disputa da herança entre o cônjuge sobrevivente e os descendentes, ocorrendo a hibridez familiar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Michele Ramos Carvalho

A função social da propriedade e o usucapião especial rural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Ariane Inocente da Luz

A responsabilidade pela perda de uma chance e sua aplicabilidade nos tribunais brasileiros; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

João Vilson Rangel de Leão

União estável: Uma forma de coohabitação; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Valdomiro Francisco Doull Pereira

A responsabilidade civil dos Shoppings Center pelos veículos deixados em seus estacionamentos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Fernanda Elis Teixeira

A iminente escassez dos recursos hídricos e a ameaça aos direitos humanos; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Laury Arndt Feijó

A importância da produção de alimentos transgênicos para a humanidade; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Roberson Jean Cardoso

O financiamento rural e as garantias para o desenvolvimento ruaral; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Gilberto Antonio Bastos

A função social da propriedade urbana segundo a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Jaqueline Pinheiro

A responsabilidade civil decorrente do vício do produto e do serviço no Código de Defesa do Consumidor; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Alexandre José Corrêa Oliveira

O tributo ecológico como instrumento de proteção ambiental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Fancéli Moreira Schmegel

A responsabilidade civil da pessoa jurídica de direito privado pelo dano ambiental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Luís Augusto Almeida Peters

A perda da propriedade pelo não-pagamento de impostos; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Ricardo Luís Beck

O rateio das despesas no condomínio Edilício à luz da Lei 4591/64 em relação ao Código Civil brasileiro atual; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Antônio Cláudio Silva Querotti

A responsabilidade civil das seguradoras diante do registro nacional de sinistros; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Moises de Oliveira Rocha

Os reflexos da responsabilidade civil no transporte coletivo; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

David Scherdien Santos

Função social da propriedade imobiliária rural e urbana; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Isadora Astrar Borges

Contrato agrícola e seus elementos; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Sérgio Eduardo Luz de Oliveira

Contrato como instrumento translativo de compra e venda de imóveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Jorge Miguel Gonçalves Budlon

Responsabilidade civil do proprietário do veículo em acidente de trânsito; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marinês Bilhar

A alienação fiduciária de imóvel no financiamento imobiliário; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Márcio Ziulkoski

A responsabilidade civil do notário pelos atos notariais; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Anderson Alzenir de Jesus

Aplicabilidade do estatuto da criança e do adolescente na garantia do direito fundamental à educação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

MARIA APARECIDA DE ALMEIDA AVILA

As retificações no registro de imóveis; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Márcia Vieira Morais

Direito autoral do artista plástico; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Lucio dos Santos Ferreira

Os limites da legítima defesa da posse e do desforço imediato; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Rachel Mendes da Silva

A responsabilidade penal da empresa pela extração e exaurimento dos recursos minerais; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Maristela Luginski Dorneles

A hipoteca como garantia principal na relação de crédito; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Catarine Ramos Crespo

A atuação do ministério público na apuração do dano ambiental; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Márcia Oliveira da Silva

A responsabilidade penal da pessoa jurídica no direito ambiental; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Braulio Pires Pontes Júnior

A responsabilidade civil do representante legal da associação civil; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Mônica de Angelis Korb

Os direitos dos animais enquanto seres vivos; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Márcio Agiova

Exceção de pró-executividade do direito processual; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Mateus Ozmi

Das infrações administrativas ambientais; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Otávio Ramires

A responsabilidade civil do prestador de serviços bancários; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Neiva Zanon

A usucapião especial como instrumento regulador da função social da propriedade; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Sandra Lúcia Pielechowski Lima

A responsabilidade civil pelo vício do produto e do serviço no CDC; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Felipe Sebastião Weber

A responsabilidade civil do transportador aéreo e sua limitação frente à legislação; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marcus Silveira Pereira

A boa-fé objetiva e o contrato de seguros no código de defesa do consumidor; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Fernando Castiliani Carrabba

A responsabilidade civil do poluidor pelas águas de lastro; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Michele Meyer Oro

A responsabilidade civil por dano ambiental derivado da poluição atmosférica; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Elvira Maria Sivira Teixeira

A responsabilidade civil do advogado no âmbito do direito privado; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Gabriela Chemello Panazzolo

Os efeitos patrimoniais decorrentes da dissolução de união estável; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Dirceo Costa Dias Andreotti

A responsabilidade penal da pessoa jurídica poluidora do meio ambiente segundo a Lei nº 9; 605/98; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

José Joenio Pereira Júnior

A responsabilidade civil do poluidor das águas; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Claudio Candiota Filho

A responsabilidade civil da União e da Concessionária do Transporte aéreo frente ao consumidor; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Fructuoso Rivera Paladino

A função social da propriedade e sua desapropriação por ato do Poder Público; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Elisângela Fröelich

A responsabilidade civil pela poluição do solo por agrotóxicos; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Tatiana Lima Soares

A perda da propriedade rural pelo não cumprimento da função social; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Eduardo Serpa Júnior

A responsabilidade civil por vício do produto e do serviço; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Vera Beatriz Stédile

A responsabilidade civil do advogado; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Fernando Sodré Desens

A responsabilidade civil pelos danos causados por animais nas rodovias concedidas; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Cristina Ferreira Pinto

Span - Publicidade ou violação da privacidade; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Simone Soares Nunes

A responsabilidade civil pela produção de resíduos sólidos; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Vanessa de Souza Kologeski

O pregão: Nova modalidade licitatória; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Administrativo) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Roberto Crespo Garcia

Responsabilidade civil pela poluição de águas superficiais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

LILIANE SILVA DE ARAÚJO

Água: O bem precioso do terceiro milênio; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Luiz Carlos Polipo

Importância do estudo de impacto ambiental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

José Luiz Sasso de Souza

Responsabilidade penal da pessoa jurídica por crime ambiental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Gilson Moacir Lahim

A importância do registro civil na atualidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Isabel Cristina Cavalheiro Pess

Importância da aplicabilidade da responsabilidade civil no processo de conscientização para prevenção das águas; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Sandra Krüger Matos Rodrigues

A ação de usucapião como agente cumpridor da função social da propriedade; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Isabela Mendes Garcia

A responsabilidade civil como instrumento reparador do dano ambiental; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Ivonete Trzuskovski

A vulnerabilidade das empresas sob os aspectos legais em relação ao uso do correio eletrônico; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Juliana Egoburgo Flores da Silva

Responsabilidade civil dos profissionais médicos nas cirurgias estéticas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Clóvis Gonçalves

Falsa parceria rural; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Civil e Agrário) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Joelson Afonso Schambeck

Da função social da propriedade privada urbana; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Constitucional) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Neri Tadeu Câmara Souza

Responsabilidade civil no erro médico; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Janaína Lourindo da Silva

A partilha de bens na união estável; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Canoas; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Letícia Rodrigues Soares

Limitação do direito à propriedade; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Direito Civil) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Joana Martins Peteffi

Política pública como instrumento para reduzir o uso indevido de agrotóxico metamidofós; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O dialogismo entre moral, direito, ética e justiça tendo como base os estudos de Kelsen e o princípio da edequação social; Tópicos de sua aplicação pela sociedade brasileira; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Luterana do Brasil - Guaíba; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Arthur Guilherme Goetzke Pitrez

Perícia médica para concessão de beneficio; 2017; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

SILVIA MARIA PEREIRA

A aposentadoria do portador de deficiência a partir da lei 142/2013; 2017; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Alcides Antonio e Silva Segundo

Regime Próprio dos Militares das Forças Armadas no Brasil: Necessidade de reforma ou manutenção de direitos para uma classe?; 2017; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Arthur Guilherme Goetzke Pitrez

Perícia médica para concessão de beneficio; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

kaleigh jacy keila Silva da Costa

Serviço social na previdência social; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Felipe Sommer

O Fator 85-95 como substituto ao fator previdenciário e a sustentabilidade da Previdência Social; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

RAFAEL SCHMIDT

A desaposentação e o fim do fator previdenciário; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marcelo Benetti Selau

A previdência complementar como forma de garantir o padrão de vida durante o período de inatividade laboral; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Manoel Pedro de Alcantara Assis da Silva Júnior

O conceito de miserabilidade para a concessão do benefício de prestação continuada; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Lago Bussoletti Gomes

Cumulação de Auxílio-Acidente com Aposentadoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marcos Aleixo Mennet Leal

: Ação revisional com base no art; 29, i, da lei 8; 213/91, modificado pelo art; 2º da lei 9; 876/99 revisional action based on art; 29, i, law 8; 213 / 91, modified by art; 2 of law 9; 876 / 99; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Jackson Barbosa da Costa sampaio

O déficit da previdência social; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

IZABEL CRISTINA PANNI DE OLIVEIRA

Análise reflexa dos benefícios de auxílio-doença indeferidos e a situação do segurado/trabalhador diante da incapacidade para o trabalho: limbo jurídico trabalhista-previdenciário; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

O instituto da desaposentação e suas repercussões no ordenam

O instituto da desaposentação e suas repercussões no ordenamento previdenciário; ; 2015; Orientação de outra natureza - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Andiara Polis

A previdência social: e suas modalidades de aposentadorias no regime geral de previdência socia; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Tatiele Daine Schmitt

Atividade especial no período rural, em regime de economia familiar ou individual; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Tânia Mara Taveira Custodio

O assédio moral no trabalho e as consequências previdenciárias imediatas; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Diana Reis Vasconcelos

Aposentadoria por idade do trabalhador rural; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Evani Lanius Sachett

Uma análise acerca da lei complementar nº 109/2001 e uma breve apreciação quanto ao caráter social da previdência complementar; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Andressa Tamiozzo

Aposentadoria especial aos segurados com deficiência no regime geral de previdência social e a inclusão social; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Wemuth Cardoso

A (ir)repetibilidade dos benefícios previdenciários obtidos através de antecipação dos efeitos da tutela posteriormente revogada; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Rildy Uana Acácio Queiroz

Auxílio doença: Conceito e suas características; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Pedro Geraldo de Sousa Filho

Regime geral da previdência social - pensão por morte; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Maria Clara Moreira Reichel

O empregado doméstico e os benefícios previdenciários; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

GUSTAVO SFAIR ENGER

O instituto da desaposentação e suas repercussões no ordenamento previdenciário; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

: Aspectos jurídicos da desaposentação

; : Aspectos jurídicos da desaposentação; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

IDINARA GRINGS

Resgate histórico da legislação referente aos trabalhadores rurais, em especial as mulheres, no sistema de proteção social brasileiro; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Manoela Castro Sanches

A antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional nas demandas previdenciárias; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Carlos Hernani Silva da Costa

A desaposentação e os princípios constitucionais; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

ELIZANE DA SILVA SILVEIRA

A possibilidade da desaposentação no regime geral da previdência social: segundo estudos na constituição federal, na lei federal nº 8; 213/91 e análises jurisprudenciais; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Patrick Iuri Cavalheiro

Perspectivas e controvérsias da desaposentação no direito brasileiro; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Aplicabilidade da desaposentação para uma melhor aposentadoria; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Maximiliano de Medeiros Ceretta

Benefício previdenciário por incapacidade: as peculiaridades do auxílio-doença; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Marcos de Lima Diniz

A guarda e o princípio da proteção integral ao menor no direito previdenciário; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

RODRIGO ALVES BORBA

Benefícios da seguridade social, segurados e questões administrativas, judiciais e financeiras; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Roberta Iório Guinteiro

O acréscimo de 25% no valor do benefício, independentemente da espécie de aposentadoria; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - ULBRA Canoas - Pós-Graduação; Orientador: Romeo Atilano Nedel;

Produções bibliográficas

  • NEDEL, R. A. . O meio ambiente: conceito, evolução histórica e elementos constitutivos. Opinio Júris, Ulbra - Canoas, 2005.

  • NEDEL, R. A. ; ATHAYDES, E. M. ; NOBREGA, R. . Temas Críticos em Direito Volume II. In: Alberto Wunderlich...[et al.]. (Org.). Temas Críticos em Direito. 1ed.Guaíba: Sob Medida, 2012, v. II, p. 123-132.

  • NEDEL, R. A. ; Luz, Ariane Innocente . A teoria da perda de uma chance. In: Alberto Wunderlich e outros. (Org.). Temas críticos em direito. 1ed.Porto Alegre-RS: Sob Medida, 2011, v. 1, p. 49-76.

  • NEDEL, R. A. . Um olho sobre o Meio Ambiente. Jornal Cidade RS, Eldorado do Sul Guaíba e Regiã, p. 2, 12 dez. 2014.

  • NEDEL, R. A. . O dano ambiental patrimonial e extrapatrimonial: Conceito e responsabilidade civil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEDEL, R. A. . O dano ambiental patrimonial e extrapatrimonial: Conceito e responsabilidade civil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEDEL, R. A. ; BRAGA, G. ; ZEVE, C. ; PAIM, A. ; MACHADO, L. ; LEMES, A. . Costa Doce um projeto de vida.. Guaíba-RS 2007 (Artigos Produzidos na Universidade).

  • NEDEL, R. A. . A Responsabilidade Civil por Dano Moral nas Relações de Consumo (relações de consumo, dano moral). Guaíba-RS 2003 (Artigos Produzidos na Universidade).

  • NEDEL, R. A. . Da Reparação do Dano Moral na Relação de Emprego. Guaíba-RS 2002 (Artigos Produzidos na Universidade).

  • NEDEL, R. A. . A Alienação Fiduciária como Garantia na Venda Imobiliária.. Guaíba-RS 2002 (Artigos Produzidos na Universidade).

Outras produções

NEDEL, R. A. . Ação de Alimentos. 2015.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0010752-3 - Ação de Investigação de Paternidade. 2015.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0010751-5 - Ação de Revisão Alimentar. 2015.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0010755-8 - Ação de Alimentos.. 2014.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0011289-6 - Dissolução de União Estável.. 2014.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0003919-6 - Ação de Alimentos e Guarda.. 2014.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.12.0005499-1 - Ação de Alimentos.. 2013.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.13.0003281-7 - Ação de Alimentos.. 2013.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.11.0005005-6 - Investigação de Paternidade.. 2013.

NEDEL, R. A. . Processo nº 007/1.11.0004869-2 - Ação de Divórcio Litigioso e Alimentos.. 2012.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.12.0000988-8 - Ação de Divórcio Litigioso.. 2012.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.11.0006366-2 - Ação de Dissolução de União de Fato.. 2012.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.11.0003573-1 - Ação de Alimentos.. 2011.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.11.0003564-2 - Ação de Divórcio Consensual e Alimentos.. 2011.

NEDEL, R. A. . Processo nº 052/1.11.0004856-6 - Ação de Guarda de Menor.. 2011.

NEDEL, R. A. . A competência constitucional do município para o desenvolvimento sustentável. - Projeto Institucional - Costa Doce. 2005.

NEDEL, R. A. . Noções Sobre Perícia Médica Previdênciaária.. 2013. (Pós-Graduação - Ensino à Distância).

NEDEL, R. A. . Direito Civil VI - Sucessões. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . EaD - Relações Trabalhistas e Sindicais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . EaD - Direito e Legislação Social. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Ambiental. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Civil II - Obrigações. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Civil III - Responsabilidade Civil. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Civil VII - Direitos Reais. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Civil IV - Contratos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

NEDEL, R. A. . Direito Civil I - Parte Geral. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Programático).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Canoas. , Av. Farroupilha, 8001, São José, 92425900 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (051) 34774000, Fax: (051) 34779142, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Luterana do Brasil - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Mestrado, Carga horária: 28

Outras informações:
Desde agosto/1988 exercício regular da advocacia cível.

2013 - 2016

Universidade Luterana do Brasil - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Mestrado, Carga horária: 40

2011 - 2012

Universidade Luterana do Brasil - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Mestrado, Carga horária: 30

2005 - 2010

Universidade Luterana do Brasil - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Mestrado, Carga horária: 30

1994 - 2004

Universidade Luterana do Brasil - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialisat, Carga horária: 20

Outras informações:
Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor , Carga horária: 30, Regimes: Parcial. Sendo que em períodos intercalados: março 2009 a julho de 2010 e março de 2014 a julho de 2016, 40 horas Regime Integral. Daí por diante o turno variava entre 20 e 30 horas

1977 - 1993

Experiência Profissional Anterior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerência de Negócios - BNDES e FINAME, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
De março de 1977 a agosto de 1986, Sul Brasileiro Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, no atendimento de acionistas e empresas, posteriormente, transferido para o Banco Meridional do Brasil S.A., tendo alcançado a chefia dos serviços, passando a atender também a Bolsa de Valores e de Mercadorias (BMF). De agosto de 1989 a julho de 1993, promovido e designado para o departamento de repasses do BNDES e FINAME, para encaminhamento das operações de crédito, junto às empresas tomadoras de recursos, procedendo as análises de enquadramento, garantias e vistorias, na qualidade de analista de créditos especiais, função equivalente a gerente de negócios bancários.

Atividades

  • 03/1977 - 08/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Banco Meridional do Brasil S.A., .,Cargo ou função, Gerência de Negócios.