Ricardo Camargo de Araujo
Bacharel em Administração de Empresas (UNIP -1999), MBA em Gestão Financeira e Banking, MBA em Controladoria de Empresas e MBA em Auditoria, Lato Sensu realizados na UNIP, Licenciatura em Matemática pela UniCV e mestre em Administração de Empresas (Administração Estratégica) pela UNIFECAP-2002, doutorando do programa de Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL. Atuou como analista financeiro e posteriormente como gerente financeiro de Instituição Financeira brasileira por 18 anos. Atualmente exerce docência nos curso de Bacharelado em Administração e nos cursos tecnológicos na UNIP e nos cursos de Tecnologia na área de Gestão, da FATEC Bragança Paulista.
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
2023 - Atual
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Estudo sobre a inadimplência financeira de alunos de cursos de tecnologia
Norma Suely Gomes Allevato. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Administração de Empresas
2000 - 2002
Centro Universitário Alvares Penteado
Título: A indústria de Arrendamento Mercantil (Leasing) no Brasil e na Argentina - Um estudo comparativo dos Financiamentos de Longo Prazo
Orientador: Dr Éolo Marques Pagnanni
, Ano de Obtenção: 2002.Palavras-chave: Leasing; Estudo comparativo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
Especialização em andamento em MBA em Auditoria
2023 - Atual
Universidade Paulista
Título: Não obrigatório
Especialização em MBA em Controladoria de Empresas
2022 - 2023
Universidade Paulista
Título: Não obrigatório
Especialização em Gestão de Finanças e Banking
2021 - 2022
Universidade Paulista
Título: Especialização em Finanças
Orientador: Sem orientador
Graduação em Bacharelado Em Administração de Empresas
1995 - 1999
Universidade Paulista
Título: Projeto para viabilização da formação de cursos profissionalizantes para desempregos do município de Barueri
Orientador: Euvaldo Boccato
Formação complementar
2018 - 2018
Capacitação em Formação Geral. (Carga horária: 2h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Ensino-Híbrido - Rotação por Estações. (Carga horária: 3h). , Centro Univercitário ENIAC, ENIAC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para Professores do Ensino à Distancia - Produção de Material D. (Carga horária: 40h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Auto-Avaliação Institucional: Uma abordagem Prática. (Carga horária: 60h). , Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, FUNADESP, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Capacitação Docente - O docente frente às atuais diretrizes e. (Carga horária: 4h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2004 - 2004
Didática do Magistério Superior. (Carga horária: 30h). , Faculdade Bandeirante de Educação Superior Unisuz, UNISUZ, Brasil.
1993 - 1993
Aspectos Contábeis e Financeiros do Leasing. (Carga horária: 16h). , Plantercost Treinamento e Desenvolvimento Profissional S/C Ltda, PLANTERCOST, Brasil.
1985 - 1985
Matemática Financeira Avançada. (Carga horária: 30h). , Instituto Brasileiro de Capacitação Bancária, IBCB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Participação em eventos
16o. Congresso Nacional de Iniciação Científica - SEMESP. Avaliador de trabalhos de Iniciação Científica - CONIC-SEMESP. 2016. (Congresso).
II Congresso Mercosul de Custos e Gestão. O custo do Leasing na aquisição de bens de capital: um estudo comparativo entre operações no Brasil e Argentina. 2005. (Congresso).
II CONGRESSO MERCOSUL DE CUSTOS E GESTÃO. 2005. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Custos. O custo do leasing na aquisição de Bens de Capital: um estudo comparativo entre operações no Brasil e na Argentina. 2005. (Congresso).
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS. 2005. (Congresso).
XII Congresso Brasileirol de Custos. O custo do Leasing na aquisição de bens de capital: um estudo comparativo entre operações no Brasil e Argentina. 2005. (Congresso).
XII CONGRESSO NACIONAL DE CUSTOS. 2005. (Congresso).
I Encontro Acadêmico de Gestão Empresarial - MICROSIGA.I Encontro Acadêmico de Gestão Empresarial - MICROSIGA. 2004. (Simpósio).
Seminário Mudanças de Paradigmas. 2001. (Seminário).
Acordo Brasil-Alemanha de estudo sobre o Ensino Profissionalizante.Programa de estudos sobre o Ensino Dual Alemão. 1996. (Outra).
Participação em bancas
ARAUJO, Ricardo Camargo de. Estudo sobre a utilização do meio de pagamento eçetrônico: A bandeira VISA como um estudo de caso. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PósGraduação em Controladoria e Finanças) - Centro Universitário Radial.
ARAUJO, Ricardo Camargo de. Estudo sobre a formação de preço na prestação de serviços. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PósGraduação em Controladoria e Finanças) - Centro Universitário Radial.
ARAUJO, Ricardo Camargo de; FERNANDES, E. N.. Teoria do crescimento: Perspectivas e impactos econômicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Paulistano.
ARAUJO, RICARDO CAMARGO; FERNANDES, E. N.. Microcrédito e a Solução para o endividamento das famílias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Paulista.
ARAUJO, Ricardo Camargo de; FERNANDES, E. N.. Aumento de Investimentos na B3, investidores na bolsa de valores do Brasil no período pandêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Paulista.
ARAUJO, Ricardo Camargo de. Banca Examinadora de Projetos Integradores - ENIAC - 1o. Sem. 2013. 2013. Centro Univercitário ENIAC.
ARAUJO, Ricardo Camargo de. Banca Examinadora de Projetos Integradores - ENIAC - 1o. Sem. 2012. 2012. Centro Univercitário ENIAC.
ARAUJO, Ricardo Camargo de. Banca Examinadora de Projetos Integradores - ENIAC - 2o. Sem. 2012. 2012. Centro Univercitário ENIAC.
Orientou
ESTUDO DA TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO SATELITAL NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: um estudo de caso na Asa de Prata Transportes; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Logísticos) - Centro Univercitário ENIAC; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
Estudo sobre a utilização do meio de pagamento eçetrônico: A bandeira VISA com um estudo de caso; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PósGraduação em Controladoria e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
Estudo sobre a formação de preço na prstação de serviços; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PósGraduação em Controladoria e Finanças) - Centro Universitário Radial; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
A IMPORTÂNCIA DA PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA PARA AS MPE, COM FOCO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO SEGMENTO ALIMENTÍCIO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira) - Centro Univercitário ENIAC; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE BALANÇO PARA O PROCESSO DE DECISÃO DE INVESTIMENTOS NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira) - Centro Univercitário ENIAC; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ESTUDO REALIZADO EM UMA EMPRESA QUE ATUA NO RAMO DE PRODUTOS QUÍMICOS AUTOMOTIVOS DE PEQUENO PORTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira) - Centro Univercitário ENIAC; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
Analise do Mercado de Veículos para atender pessoas especiais: Estudo de uma Concessionária de Grande Porte no município de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas Santa Rita de Cássia; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
Verificação do Modelo de Carteira de Clientes para o Segmento Alta Renda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Aconômicas e Administrativas Santa Rita de Cássia; Orientador: Ricardo Camargo de Araujo;
Produções bibliográficas
-
DIEGO, VANIA HADDAD ; ADASCO, WALTER ; ARAUJO, RICARDO CAMARGO ; SILVA, MAURICIO PEDRO . Problemas E Soluções Ambientais Causados Por Uma Empresa De Produção De Blocos De Grande Porte. AUGUSTO GUZZO REVISTA ACADÊMICA (SÃO PAULO) , v. 1, p. 09-20, 2014.
-
ARAUJO, Ricardo Camargo de . A Carga Tributária das Empresas de Arrendamento Mercantil e o Valor Residual como alternativa para minimizá-la. Revista Santa Rita (FACEAS) , v. 03, p. 74-83, 2008.
-
ARAUJO, Ricardo Camargo de ; ABIBE, Carlos Henrique (Org.) ; RIBEIRO, Jose Roberto (Org.) . Contabilidade Básica. 5. ed. São PAulo: Editora Estrutura, 2004. v. 1000. 173p .
-
ARAUJO, Ricardo Camargo de ; PAGNANI, Eolo Marques . O Custo do Leasing na Aquisição de Bens de CApital: um estudo comparativo entre operações no Brasil e na Argentina. In: IX Congresso Internacional de Custos, 2005, Itapema - Santa CAtarina, 2005. v. 16.
-
ABIBE, Carlos Henrique ; ARAUJO, Ricardo Camargo de ; RIBEIRO, Jose Roberto . Contabilidade Básica. São Paulo: Editora Estrutura, 2004 (Correção e Atualização de livro).
Outras produções
ARAUJO, Ricardo Camargo de . Micro e Pequenas Empresas no Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, Ricardo Camargo de . Administração Financeira e Orçamentária. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Estudos).
ARAUJO, Ricardo Camargo de ; MARTINS, M. S. ; SILVA, MAURICIO PEDRO . ENIAC Pesquisa (2316-2341). 2012. (Editoração/Periódico).
ARAUJO, Ricardo Camargo de . Matemática Financeira para cursos de Graduação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de estdos).
ARAUJO, Ricardo Camargo de . Aulas de Gestão de Custos e Qualidade. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estrutura de aulas de Gestão de Custos e Qualidade).
Prêmios
2019
Mérito Acadêmico Docente, Conselho Regional de Administração de São Paulo.
1999
Participação destacada e profissional em apresentação pública de Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Paulista - UNIP.
1996
Comenda - Consagração Patriótica Nacional e Social, Academia Paranaense de Comunicação - Projeto Cultural Universidade de Cursos Culturais Livres.
1996
Comenda - Ordem do Mérito Cívico Cultural e Social, Sociedade de Estudos dos Problemas Brasileiros - Entidade de utilidade cultura com personalidade jur.
Histórico profissional
Experiência profissional
1985 - 2000
BANCO DE CRÉDITO NACIONALVínculo: Gerente de Leasing e Financia, Enquadramento Funcional: Gerente de Leasing e Financiamentos, Carga horária: 40
Outras informações:
Fev/85: Analista Financeiro Pleno na área de Análise de Crédito - Mar/86 : Transferência para a Empresa de Leasing do Grupo Economico com a mesma função.
Jun/94: Gerente de Acordos Operacionais e Contas Especiais
Jan/99: Gerente de Operações de Finame - Análise de OPerações e Projetos junto ao BNDES.
Set/99: Gerente Operacional de Negócios - Suporte técnico-financeiro a grupo específico de agências do Banco BCN, para realização de Financiamentos de Longo Prazo.
1981 - 1983
BANCO DE CRÉDITO NACIONALVínculo: Analista Financeiro, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro Trainee, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista Financeiro Trainee - Atuando na área de estudos econômico-financeiro, cálculos de operações financeiras de Longo Prazo, análise de viabilidade de operações financeiras.
1984 - 1985
Instituto de Educação e Escola Normal Costa BragaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Atividades
-
04/1984 - 01/1985
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática, Desenho geométrico, Física - Prática em Laboratório
2000 - 2001
Academia Paulista Anchieta - UNIBAN (Universidade Bandeirante)Vínculo: Coordenador: Adm. Empresas, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de Adm. de Empresas, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Curso de Administração de Empresas no Campus MARTE da Universidade Bandeirante.
Acumulo de atividades de apoio à Pró-reitoria e ao Departamento de RH.
2001 - 2006
Centro Universitário RadialVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
06/2005 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pos Graduação Lato Sensu, Pos Graduação Lato Sensu.Atividade realizada, Avaliador em Banca de desfesa de monografia para Lato Sensu.
-
02/2005 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pos Graduação Lato Sensu, Pos Graduação Lato Sensu.Atividade realizada, Orientação de aluno na realização de monografia.
-
08/2001 - 12/2006
Ensino, Tecnologia em Gestão de Finanças, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Financeira, Cálculos Financeiros, Custos e Formação de Preços
2003 - 2007
Universidade de GuarulhosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004 - 07/2007
Direção e administração, Área Acadêmica, Central.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2004 - 07/2007
Ensino, Graduação Tecnológica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Comercial e Financeira, Planejamento de Cargos, Carreiras e Salários
-
03/2003 - 07/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Contabilidade Gerencial, Matemática Financeira
2007 - 2008
Faculdade de Ciências Aconômicas e Administrativas Santa Rita de CássiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de curso, Carga horária: 20
2008 - 2008
Centro Hispano BrasilieiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso, Carga horária: 30
2009 - 2011
Centro Universitário de Santo AndréVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente do curso de Pós_Graduação, Carga horária: 4
2003 - 2009
Associação de Educação Superior de SuzanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2009 - 2020
Faculdade ENIAC (EDVAC Serviços Educacionais)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2010
Faculdade Guarulhos Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de GuaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Ref. III, Carga horária: 8
2009 - 2010
Faculdade Instituto Paulista de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2017
Universidade Braz CubasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2013 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2021 - Atual
Fatec Jornalista Omair Fagundes de OliveiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Camargo de Araujo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?