Antonio Gouvêa Mendonça

Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente(1973), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1957) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(1982). Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Membro de corpo editorial da Numen- Revista de Estudos e Pesquisa da Religião -UFJF, Membro de corpo editorial da Estudos de Religião-UMESP e Membro de corpo editorial da REVER (PUCSP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciência da Religiaõ.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

1976 - 1982

Universidade de São Paulo
Título: O Celeste Porvir - Estudo sobre a Inserção do Protestantismo na Sociedade Brasileira
Orientador: Dr Lísias Nogueira Negrão
Palavras-chave: Ciência da Religiaõ.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Filosofia

1954 - 1957

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Grego

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Estudos de Temas Weberianos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Temas Essenciais Sobre Ciências da Religião.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Ética e Cidadania e II Semana de Ética e Cidadania, Revendo Paradigmas para o Novo Milênio. I Congresso Internacional de Ética e Cidadania e II Semana de Ética e Cidadania, Revendo Paradigmas para o Novo Milênio. 2005. (Congresso).

II Seminário Interdisciplinar de Projetos de Pesquisa do NUER.II Seminário Interdisciplinar de Projetos de Pesquisa do NUER. 2005. (Seminário).

Semana Florestan Fernandes - Memória e Presença.Semana Florestan Fernandes- Memória de Presença (Mesa Redonda). 2005. (Encontro).

Forum Internacional de Teologia Contemporânea.Forum Internacional de Teologia Contemporânea. 2005. (Outra).

V Encontro de Professores da Pós-Graduação.V Encontro de Professores da Pós-Graduação. 2004. (Encontro).

7º Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Civilização e Educação.Debatedor da Conferência Religion and Civilization. 2003. (Simpósio).

Encontro de Saberes (Cinquentenário da Universidade Presbiteriana Mackenzie).. Encontro de Saberes. 2002. (Congresso).

IV Simpósio Internacional Anual da Associação Brasileira de história das Religiões.."O presente status do Estudo das Religiões no Brasil".. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jonas Furtado do Nascimento

MENDONÇA, A. G.. "Missão Caiuá: Um Estudo da Ação Missionária Protestante entre os Índios Guarani, Kaiowá e Terena". 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Valter da Silva Vasques

MENDONÇA, A. G.. "A Igreja e o Poder do Estado: Uma Análise das Relações entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil do Século XIX". 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: José Eduardo Bittar

MENDONÇA, A. G.. "Educação Religiosa versus Laicismo: O "Correio Católico" e as Escolas do Triângulo Mineiro - 1930-1945". 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gabriel Aquino da Cruz

MENDONÇA, A. G.. "O Papel Formativo do Sistema de Governo Presbiteriano Como Modelo para a Formação de Gestores Empresariais". 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Eduardo Carlos de Oliveira Cobra

MENDONÇA, A. G.. "Pela Coroa Real do Salvador: A Saga de Eduardo Carlos Pereira". 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ricardo Ferreira Nunes

MENDONÇA, A. G.. Elevo os Olhos para os Montes. A Relação Homem, Natureza e Religião: Uma Análise Plural dos Montes Bíblicos. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marlson Assis de Araújo

MENDONÇA, A. G.. A Dimensão Politica da Missão Pastoral da CNBB: A participação Politica da CNBB na Transformação da Sociedade.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bruno Rezende Palmieri

MENDONÇA, A. G.. . A Utopia da Separação absoluta enter Religião e Estado: Reflexões sobre os significados políticos da religião na modernidade.. 2002 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Valdinei Aparecido Ferreira

MENDONÇA, A. G.. O campo é o Mundo - análise sociológica da transnacionalização das Igrejas Evangélicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia pazinato

MENDONÇA, A. G.. "Misticismo e Protestantismo: Um Estudo Fenomenológico das Experiências Religiosas.". 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Marcel Mendes

MENDONÇA, A. G.; CONTIER, A. D.. Mackenzie em movimento: conjunturas decisivas na história de uma instituição educacional (1957-1973). 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lidice Meyer Pinto Ribeiro

MENDONÇA, A. G.. "Religião / Magia / Vida de um Protestantismo Rural (uma análise do bairro rural de São João da Cristina, MG)". 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Douglas Nassif Cardoso

MENDONÇA, A. G.. Sarah Poulton Kalley - Professora, Missionária e Poetisa.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Eulálio Avelino Pereira Figueira

MENDONÇA, A. G.. A Religião na Contingência e Solidariedade - A Experiência Humana do Sagrado para o Fazer Ciência da Religião. Um Estudo à Luz do Pensamento Pragmático de Richard Rorty.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Floriano Sant`Ana

MENDONÇA, A. G.. Os Acordos Silenciosos: como fator Determinante do Isolamento da Igreja Presbiteriana do Brasil (1910-1966). 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Reinaldo Olecio de Aguiar

MENDONÇA, A. G.. Religião e Esporte: Os Atletas Religiosos e a Religião dos Atletas. Um Estudo das Transformações da Relação entre o Sub-Campo Protestante e o Esporte.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Rpsileny Alves dos Santos

MENDONÇA, A. G.. "Entre a Razão e o Êxtase.Experiência Religiosa e Estados Alterados de Consciência". 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Arsênio Firmino de Novaes Netto

MENDONÇA, A. G.. Irineu Guimarães: Pioneiro do Pensamento Socialista no Instituto Grambery. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Douglas Nassif Cardoso

MENDONÇA, A. G.. Sarah Poulton Kalley (1825-1907): Uma Missionária Protestante Inglesa no Brasil Império.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Jônatas Silva Menezes

MENDONÇA, A. G.. . Pentecostalismo e rituais de cura divina. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MENDONÇA, A. G.. Fenomenologia da Religião. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MENDONÇA, A. G.. Banca Examinadora do Concurso de Promoção na Carreira do Magistério, do Prof. Dr. Fernando Torres Londoño. 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonas Furtado do Nascimento

Uma Análise das Relações entre o Protestantismo Missionário e os Povos Indígenas no Brasil, a Partir do Estabelecimento e Atuação da Missão Evangélica Ciuá; ; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);

Jonas Gonçalves Cunha

A Indissociabilidade do Ensino, Moral e Piedade como Principio Fundamental dos Pressupostos Educacionais na Didática Magna de Comenius; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Mackenzie; (Orientador);

Eduardo Carlos de Oliveira Cobra

Pela Coroa Real do Salvador: A Saga de Eduardo Carlos Pereira; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Mackenzie; (Orientador);

Abílio Gaz

O conceito de pobreza em São Francisco de Assis; Início: 2000; Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);

Marcio Lara

Os novos paradigmas Fritjof Capra; Início: 2000; Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);

Eduardo Carlos de Oliveira Cobra

Pela Coroa Real do Salvador: A Saga de Eduardo Crlos Pereira; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Gabriel Aquino da Cruz

O Papel Formativo do Sistema de Governo Presbiteriano como Modelo para a Formação de Gestores Empresariais; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Jonathan Luis Hack

Zuíglio: Introdução à sua Vida e Obra; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Jonas Furtado do Nascimento

"Missão Caiuá: Um estudo da Ação Missionária Protestante entre os Índios Guarani, Kaiowá e Terena"; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Jonas Gonçalves Cunha

" A Indissociabilidade do Ensino, Moral e Piedade nos Princípios Educacionais de Comenius na Didática Magna"; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Valter da Silva Vasques

"A Igreja e o Poder do Estado: Uma Análise das Relações entre Igreja e o Estado no Brasil do Século XIX; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Paulo Cesar Barros Monteiro

"As raízes do Cisma Presbiteriano de 1903"; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Patrícia pazinato

Misticismo e Protestantismo: Um Estudo Fenomenológico das Experiências Religiosas; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Arcenio Firmino de Noves Netto

Irineu Guimarães: Pioneiro do Pensamento Sicialista no Instituto Granbery; 2003; 100 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Coorientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Roberto Zub Kurylowski

Indentidade, etnicidade e religião dos imigrantes eslavos no Paraguai; 2001; 10 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Adailton Maciel Augusto

Sacralização do Mercado: Novos Encantamentos e o Auto-Engano no Status Epistemológico das Ciências da Religião; 2001; Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Ciêncisa da Religião: contribuição á sua definição e autonomia; 2000; 10 f; Tese (Doutorado em Teologia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

João Batista Brandão

Axiologia, religião e secularização nos negócios:uma análise da competitividade em pequenas e médias empresas brasileiras; ; 2000; 10 f; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Sérgio Paulo Freddi Júnior

As Tendencias musicais nas igrejas presbiterianas independentes da cidade de São Paulo; 1999; 10 f; Tese (Doutorado em Teologia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Dario Paulo Barrera Rivera

Pautas para uma sociologia da transmissão religiosa :da transmissão da tradição á trasmissão por emoção nas religioes pentecostais na America Latina; 1999; 10 f; Tese (Doutorado em Teologia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Antonio Maspoli de Araújo Gomes

Espírito Protestante, Educação e Negócios:a contribuição da Escola de Engenharia Mackenzie para a formação da mentalidade do empresário industrial em São Paulo entre 1870e 1914; 1999; 10 f; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Gouvêa Mendonça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, A. G. . Experiência Religiosa e Instituição da religião. Revista de Educação. AEC , São Paulo, v. 1, n.138, p. 79-79, 2006.

  • MENDONÇA, A. G. . La Teologia Ludo-Erotico-Poética de Rubem Alves. Estudos de Religião , v. 01, p. 96-100, 2006.

  • MENDONÇA, A. G. . "Protestantismo y Cultura en Paul Tillich". Boletin del Centro Basilea de Investigación y Apoio, México, v. 19, n.00, p. 00-00, 2005.

  • MENDONÇA, A. G. . América do Sul: Brasil. Dicionário do Movimento Ecumênico , Petrópolis, v. 1, p. 60-63, 2005.

  • MENDONÇA, A. G. . O Protestantismo no Brasil e Suas Encruzilhadas. Revista USP , São Paulo, v. 67, n.1, p. 48-67, 2005.

  • MENDONÇA, A. G. . "Sinais de Cansaço" no Protestantismo.. Religiões no Brasil - Revista do Instituto Humanista Unisinos, Revista do Instituto Humanista, v. 01, n.169, p. 33-36, 2005.

  • MENDONÇA, A. G. . Religião e Sociologia do Conhecimento. Estudos de Religião , São Bernardo do Campo, v. 26, p. 151-189, 2004.

  • MENDONÇA, A. G. . Ciências da Religião: de que mesmo estamos falando?. Ciências da Religião , São Paulo, v. II, p. 15-34, 2004.

  • MENDONÇA, A. G. . Maraschin: Teólogo-Poeta. Inclusividade (Centro de Estudos Anglicanos) , São Paulo, v. 8, p. 31-45, 2004.

  • MENDONÇA, A. G. . Duncan Reily (1924-2004). Estudos de Religião , São Paulo, v. 1, n.n.27, p. 240-243, 2004.

  • MENDONÇA, A. G. . Ciências da Religião no Brasil. Uma Discussão Atual.. Religião e Cultura , São Paulo, v. 2, n.3, p. 43-74, 2003.

  • MENDONÇA, A. G. . Teologia e Política. Ciências da Religião, São Paulo, v. 1, n.1, p. 49-66, 2003.

  • MENDONÇA, A. G. . República e Pluralidade Religiosa no Brasil. Revista USP , São Paulo, v. 02, p. 144-163, 2003.

  • MENDONÇA, A. G. . Hermenêutica Bíblica das Missões Protestantes. RTL. Revista Teológica Londrinense , Auditório, v. 4, p. 11-23, 2002.

  • MENDONÇA, A. G. . Uma Macro-Reflexão sobre o Campo Religioso Brasileiro: Variações sobre Dois Temas Bourdieuanos - a propósito da morte de Pierre Bourdieu . Estudos de Religião , São Paulo, v. 23, p. 22-40, 2002.

  • MENDONÇA, A. G. . Panorama Atual e Perspectivas do Protestantismo Histórico no Brasil. Simpósio (ASTE) , Sao Paulo, v. 9, n.2, p. 32-50, 2001.

  • MENDONÇA, A. G. . Jesus e os Últimos Liberais: Um Estudo sobre John Mackay Harry E. Fosdick e Miguel Rizzo (Extrema se tangunt). Numen, Juiz de Fora, v. 4, p. 119-146, 2001.

  • MENDONÇA, A. G. . O Protestantismo Latino-Americano entre a Racionalidade e o Misticismo. Estudos de Religião , São Paulo, v. 18, n.1, p. 69-98, 2000.

  • MENDONÇA, A. G. . Genese e Estrutura Atual dos Protestantismos Brasileiros Num Campo Religioso em Vias de Desordenação. Lusotople, Auditório, v. 1, n.1, p. 299-306, 1998.

  • MENDONÇA, A. G. . A history of the Cristianity in Brazil:an interpretative essay. Internacional Review Of Missions, Auditório, v. lxxxv, n.338, p. 367-387, 1996.

  • MENDONÇA, A. G. . Introdução ao Protestantismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004. 275p .

  • MENDONÇA, A. G. . Igrejas Protestantes e Negros no Brasil - Atlas Afro Brasileiro. 1. ed. São Paulo: Fase, 2001. v. 1. 100p .

  • MENDONÇA, A. G. . Komission fur Kirche und Gesellschaft in Lateinamericka - Religion in Geschichte und Gegenwart- vierte Auflage. 1. ed. Tübingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 2001. v. 1. 1p .

  • MENDONÇA, A. G. ; DESROCHE, H. ; MATEUS, O. P. . Dicionário de Messianismos e Milecianismos. 1. ed. São Paulo: Umesp- Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2000. v. 1. 3p .

  • MENDONÇA, A. G. . Braga, Erasmus - Religion in Geschichte und Gegenwart - vierte Auflage. 1. ed. Tubigen: J.C.B.Mohr, 1998. v. 1. 1p .

  • MENDONÇA, A. G. . Protestantes, Pentecostais e Ecumênicos - O Campo Religioso e seus Personagens.. 1. ed. São Bernardo do Campo: Editora UMESP, 1997. v. 1. 171p .

  • MENDONÇA, A. G. . O Celeste Porvir - a inserçaõ do protestantismo no Brasil. 1. ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1994. v. 1. 257p .

  • MENDONÇA, A. G. . Dictionary of the Ecumenical Movement. 1. ed. Grand Rapids/ Geneva: Eerdmans/South America, 1990. v. 1. 3p .

  • MENDONÇA, A. G. ; VELASQUES FILHO, Prócoro . Introdução ao Protestantismo no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Loyola, 1990. v. 1. 277p .

  • MENDONÇA, A. G. . "Evangélicos e Pentecostais:Um Campo Religioso em Ebulição". In: Faustino Teixeira; Renata Menezes. (Org.). As Religiões no Brasil, Continuidades e Rupturas.. 1ª.ed.: Editora Vozes, 2006, v. 1, p. 90-110.

  • MENDONÇA, A. G. . Ciências da Religião: Teoria e Pós-Graduação no Brasil. In: Faustino Teixeira. (Org.). As Ciências da Religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2004, v. , p. 179-196.

  • MENDONÇA, A. G. . Dois Pioneiros e Un Passeur de Frontières. In: Fautino Teixeira. (Org.). As Ciências da Religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2004, v. , p. 251-296.

  • MENDONÇA, A. G. . Protestantismo Brasileiro, uma Breve Interpretação Historica. In: Beatriz Muniz; Luís Mauro Samartino. (Org.). Sociologia da Religião e Mudança Social. São Paulo: Paulus, 2004, v. 1, p. 49-79.

  • MENDONÇA, A. G. . O Presente Status do Estudo das Religiões: Campo Religioso e Fenomenologia.. In: Silas Guerreiro. (Org.). O Estudo das Religiões - Desafios Contemporâneos. São Paulo: Edições Paulinas / edições ABHR, 2003, v. , p. 157-175.

  • MENDONÇA, A. G. . A Persistência do Método Fenomenológico na Sociologia da Religião: Uma Aproximação Sob o Prisma da Essência e da Forma. In: Luís H. Dreher. (Org.). A Essência Manifesta. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2003, v. , p. 77-102.

  • MENDONÇA, A. G. . A Inserção do Presbiterianismo no Brasil(1859-1910). In: Jose Manoel da Conceição. (Org.). Jose Manoel da Conceição: o primeiro pastor brasileiro. 1ed.Saõ Paulo: Mackenzie, 2001, v. 1, p. -32.

  • MENDONÇA, A. G. . A cientificidade das Ciências da Religião. In: Faustino Teixeira. (Org.). A(S) ciência(s) da Religião no Brasil. 01ed.São Paulo: Paulinas, 2001, v. 01, p. 103-150.

  • MENDONÇA, A. G. . Ciência(s) da Religião:Teoria e Pós-Graduação no Brasil.. In: Faustino Teixeira. (Org.). A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil. 01ed.São Paulo: Paulinas, 2001, v. 01, p. 179-196.

  • MENDONÇA, A. G. . Dois Pioneiros e um Passeur de Frontières.. In: Faustino Teixeira. (Org.). A(S) Ciência(s) da Religião no Brasil.. 01ed.SãoPaulo: Paulinas, 2001, v. 01, p. 251-295.

  • MENDONÇA, A. G. . Fenomenologia e Análise do Existir. In: Dagmar Silva Pinto de Castro. (Org.). Fenomenologia da Experiência Religiosa. 1ed.São Paulo: Editora da UMESP e Sobraphe, 2000, v. 1, p. 3-18.

  • MENDONÇA, A. G. . Pentecostalismo e as Concepções Históricas e sua Clasificação- Sociologia da Religião no Brasil. In: Beatriz Muniz de Souza e outros. (Org.). Sociologia da Religião no Brasil. 1ed.São Paulo: PUC/UMESP/SIMPÓSIO, 1998, v. 1, p. 1-11.

  • MENDONÇA, A. G. . Currículo Teológico Básico. In: Marcio Fabri dos Anjos. (Org.). Teologia:Profissão. 1ed.São Paulo: Edições Loyola e Soter, 1996, v. 1, p. 1-24.

  • MENDONÇA, A. G. . O Fogo, elemento dos Deuses.. Revista Super Interessante, São Paulo, , v. 1, p. 1 - 12, 01 jan. 2002.

  • MENDONÇA, A. G. . Teologia e Ciências da Religião: Área em Conflito?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, A. G. . Revisando o Celeste Porvir 20 anos depois. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, A. G. . O Protestantismo no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, A. G. . Baruch de Espinosa e a Crítica da Religião. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, A. G. . Evengélicos Pentecostais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, A. G. . A Contribuição do Protestantismo para a Educação e a Cultura Brasileiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, A. G. . Tipologia do Protestantismo de Procópio Até Hoje. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONÇA, A. G. . Mística Medieval & Mística Protestante. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, A. G. ; CARDOSO, Wilson Reginaldo . Suicidio e Religião no Brasil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDONÇA, A. G. . Protestantimo no Brasil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDONÇA, A. G. ; BRANDÃO, J. B. ; GOMES, A. M. A. . A Cosmovisão Calvinista e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, A. G. . Teologia e Instituiçoes Políticas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, A. G. . A inserção do Presbiterianismo no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . Dois Pioneiros e um Passeur des Frontiéres. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . Peregrinação Intelectual de um Protestante a Busca de um Caminho. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . O Pensamento de Calvino no Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . Panorama Atual e Perspectivas do Protestantismo Histórico no Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . O protestantismo Latino-Americano entre a Racionalidade e o Misticismo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, A. G. . A Inter-Relação da Teologia com a Pedagogia no Pensamento de Comenius. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENDONÇA, A. G. . South América: Brazil, in Dictionary of the Ecumenical Movement. Switzerland: WCC publications, 2002 (artigo).

  • MENDONÇA, A. G. . Dicionário de Messianismos e Milenarismos. São Bernardo do Campo: Editora da UMESP, 2000. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENDONÇA, A. G. . Comissão de Livros da Editora UNIMEP. 2003.

MENDONÇA, A. G. . Lombard Prize 2006: "Water, Source os Life:Socioeconomic, Theological an Interreligious Perspectives". 2006.

MENDONÇA, A. G. . "Religiosidade no Brasil" (Organizador). 2005. (Editoração/Periódico).

MENDONÇA, A. G. . Conferência Religion and Civilization ministrada pelo Profº. Dr. Johan Goudsbolm da Universidade de Amsterdã.. 2003. (Debatedor).

MENDONÇA, A. G. . Bibliografia e Itinerário Intelectual (entrevista). 2004 (Entrevista) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - Atual

    Núcleo de Estudos da Reforma Religiosa do século XVI, Descrição: Núcleo de Estudos da Reforma Religiosa do Século XVI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Gouvêa Mendonça - Coordenador.

  • 2002 - Atual

    Projeto: Estudo do protestantismo. O objetivo do Núcleo será estudar a Reforma Religiosa do Século XVI sob seus diversos ângulos: história, pensamento (filosofia/teologia), ética, educação, política, psicologia, arte em geral (música, retórica, arquitetu, Descrição: Objetivo O objetivo do Núcleo será estudar a Reforma Religiosa do Século XVI sob seus diversos ângulos: história, pensamento (filosofia/teologia), ética, educação, política, psicologia, arte em geral (música, retórica, arquitetura, literatura), etc. O estudo da Reforma será sempre direcionado para uma melhor compreensão da projeção desse episódio histórico no Brasil e, mais objetivamente, para o universo do protestantismo brasileiro Reformado propriamente dito, ou sejam presbiterianos e Reformados de etnia como franceses, suíços, holandeses e húngaros. O Núcleo procurará integrar o pensamento judaico-cristão e suas relações com as instituições políticas. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Gouvêa Mendonça - Coordenador.

  • 2002 - Atual

    Projeto: Protestantismo brasileiro: uma avaliação - Considerando que o protestantismo brasileiro tem suas raízes no protestantismo de missões norte- americano, especialmente aquele gerado pelos reavivamentos que geraram o grande movimento missionário do, Descrição: Considerando que o protestantismo brasileiro tem suas raízes no protestantismo de missões norte- americano, especialmente aquele gerado pelos reavivamentos que geraram o grande movimento missionário do do século XIX, de cunho pietista. Vale resaltar que o transplante deste protestantismo aconteceu em condições históricas determinadas atingindo especialmente os homens livres e pobres em seus primórdios. Esta Pesquisa visa avaliar a presença do protestantismo histórico no Brasil; suas condições históricas de inserção na sociedade brasileira, suas relações com a cultura e com os demais grupos religiosos. Avaliação de sua situação atual, bem como das conseqüências econômicas, políticas e sociais deste processo. Pesquisa iniciada no Segundo semestre de 2002. Alunos envolvidos: Mestrado: Gabriel Aquino da Cruz Jonas Gonçalves Cunha Paulo César Monteiro Graduação: Wilson Cardoso. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Gouvêa Mendonça - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Comenda Ecumênica Richard Shaull, Instituto Mysterium.

2002

Diploma por Serviços Prestados, Instituto Metodista de Ensino Superior.

1997

Professor Emérito, Universidade Metodista de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós Graduação, Programa de Pós Graduação Em Ciências da Religião. , Rua da Consolação, 930 - 7º andar sala 71 - Edifício João Calvino, Vila Buarque, 01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32368867, Ramal: 8867, Fax: (11) 32368600, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2002

      Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As Representações Sociais do Protestantismo Brasileiro, Estudos sobre temas Weberianos

    • 01/2003 - 08/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós Graduação, Programa de Pós Graduação Em Ciências da Religião.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do IV Encontro e VII Mostra.

  • 1979 - 2002

    Universidade Metodista de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/1981 - 08/2002

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Religião, Sociologia do Protestantismo, Coloquios, Igreja e Sociedade, Filosofia, Religião no Brasil

  • 1970 - 1978

    Faculdade Presbiteriana Independente de Teologia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 44

    Atividades

    • 01/1970 - 12/1978

      Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, Filosofia da Educação

  • 1969 - 1974

    Centro Universitário Fundação Santo André

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 44

    Atividades

    • 01/1969 - 12/1974

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Filosofia