Adailton Maciel Augusto
Entre os anos de 2005 e 2007 efetuei pesquisa de pós-doutorado na Universidade Mackenzie sob supervisão do ilustre Prof. Dr. Antônio Gouvêa Mendonça. Título: O Método Comparativo de Roger Bastide. Pressupostos para uma Episteme do Sagrado no Campo Religioso Brasileiro Contemporâneo. Doutor em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2001) com Bolsa Integral do CNPq. Mestre em Teologia Dogmática com concentração de pesquisa em História do Cristianismo na América Latina e Caribe pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, hoje PUCSP (1997), com Bolsa do Comité Catholique contre la Faime et pour le Developpement (CCFD-França). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, hoje PUCSP (1991). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (1995). Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, Rio de Janeiro (1988). Tem experiência na área de História e Sociedade, com ênfase em Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, história do cristianismo, história da igreja, religiões, cultura popular, religiões de ascendência africana e indígena, história geral, antropologia cultural, sociologia e campo religioso brasileiro, filosofia. Professor de História do Cristianismo no Centro Universitário de São Paulo (UNISAL). Professor e pesquisador no Curso de Graduação e pós-graduação da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU-SP). Professor de Teologia no Instituto de Teologia da Diocese de Piracicaba. Professor colaborador de Sociologia da Religião e História das Religiões no curso de pos-graduação da UNIFLU (Centro Universitário Fluminense). Membro da Associação Paul Tillich do Brasil, onde atuo como tesoureiro já pelo terceiro mandato. Membro da Associação dos Cientistas Socias da Religião no Mercosul (ACSRM). Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), onde atuei como Conselheiro para o regional São Paulo entre os anos de 2007-2010. Membro associado da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL desde maio de 2012. Avaliador ad hoc de artigos das Revistas HORIZONTE da PUC-Minas e PLURA da Associação Brasileira de História das Religiões. Assessor Técnico-científico da editora da UNESP para a área de História e Religiões. Membro do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) do Curso de Teologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Mandato 2015-2017.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Religião
1997 - 2001
Universidade Metodista de São Paulo
Título: SACRALIZAÇÃO DO MERCADO. NOVOS ENCANTAMENTOS E O AUTO-ENGANO NO STATUS EPISTEMOLÓGICO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
, Ano de obtenção: 2001. Antônio Gouvêa Mendonça. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História Contemporânea; Ciências da Religião; Epistemologia; Campo Religioso; Capitalismo Contemporâneo; Filosofia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Teologia Sistemática
1992 - 1994
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Mística e Utopia: História da Pastoral Operária em São Paulo ( 1970-1996 ), Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Fernando Torres Londono
Bolsista do(a): Fraternidade, FFCD, França. Palavras-chave: História; Operariado; Utopia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Filosofia
1987 - 1989
Seminário Paulo VI
Título: DO SENSO COMUM PARA O BOM SENSO. SOBRE A EDUCAÇÃO COMO REVOLUÇÃO NA OBRA DE ANTONIO GRAMSCI
Pós-doutorado
2005
Pós-Doutorado. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. , Ano de interrupção: 2007
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Multidisciplinar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Organização de eventos
AUGUSTO, Adailton Maciel ; HIGUET, E. . XIII Seminário em Diálogo com Pensamento de Paul Tillich. 2007. (Outro).
MARASCHIN, J. ; MATOS, M. I. S. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Corporeidade e Teologia: dilemas da modernidade. 2006. (Outro).
AUGUSTO, Adailton Maciel . VIII Semana Teológica do Instituto de Teologia da Diocese de Santo André. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
Estudo Bíblico da Comunidade Nossa Senhora de Fátima.A Sabedoria em defesa da Vida. 2018. (Encontro).
Igreja, Estado e Socieade Civil.50 Anos de Medellin e suas recepções no Brasil. 2018. (Seminário).
VI Tríduo Catequético. 2018. (Simpósio).
LANÇAMENTO DE LIVRO.TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NO BRASIL - HISTÓRIA, MEMÓRIA E UTOPIA. 2016. (Encontro).
IV Congresso da Juventude. Juventude e Educação. 2015. (Congresso).
LANÇAMENTO DE LIVRO.TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NO BRASIL - HISTÓRIA, MEMÓRIA E UTOPIA. 2015. (Encontro).
SIMPÓSIO DE TEOLOGIA.Conjuntura temática: A laicidade na Igreja e no mundo após os 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II. 2015. (Simpósio).
I CONGRESSO INTERNACIONAL . DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. 2014. (Congresso).
Congresso da Soter. Religiões de Ascendência Africana e Indígena. 2010. (Congresso).
XV Seminário em Diálogo com Pensamento de Paul Tillich.Paul Tillich, pós-modernidade e a "aventura" da vida cotidiana. 2009. (Seminário).
XXII Congresso Anual da SOTER. Religião, Ciência e Tecnologia: abordagem teológica.. 2009. (Congresso).
XXII CONGRESSO ANUAL DA SOTER ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Coordenação do Grupo Temático: Religiões de Ascendência Africana e Indígena. 2009. (Congresso).
XIV SEMINÁRIO EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE PAUL TILLICH.Moderador de Mesa. 2008. (Seminário).
XXI CONGRESSO ANUAL DA SOTER (SOCIEDADE BRASILEIRA DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 2008. (Congresso).
Café Teológico.O JESUS HISTÓRICO. 2007. (Encontro).
Lançamento de Obra.A Espiritualidade na História. Das Origens até Santo Agostinho. 2007. (Outra).
XIII Seminário em Diálogo com o Pensamento de Paul Tillich.De Gregório XVI a Bento XVI: extratos do pensamento católico em torno de ciência, tecnologia e religião. 2007. (Seminário).
Café Teológico.Deus Charitas Est (Deus é Amor) de Bento XVI. Um olhar histórico-filosófico. 2006. (Encontro).
I Seminário Latino-Americano de Teologia e Migrações. 2006. (Seminário).
XII Seminário sobre o Pensamento de Tillich.A substância Católica em Tillich. 2006. (Simpósio).
XII Simpósio em Diálogo com o pensamento de Paul Tillich.A Substancia Católica e m Tillich. 2006. (Outra).
11º Seminário em Diálogo com o Pensamento de Paul Tillich. 2005. (Seminário).
Assembléia Diocesana de Pastoral. A Eucaristia Cristã como Força para a Missão. 2005. (Congresso).
Capacitação para Leigos e leigas.O Papel do Cristão no Meio Universitário e o amadurecimento na Fé. 2005. (Encontro).
II Seminário Interdisciplinar de Projetos de Pesquisa - SIPP 2005. 2005. (Seminário).
Encontro Estadual do CEBI.Patrística e Releitura Bíblica. 2004. (Encontro).
Semana Teológica.Teologia e Utopia. 2004. (Simpósio).
X Simpósio.Espiritualidade no Pensamento de Paul Tillich. 2004. (Simpósio).
Curso de Teologia Popular.Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. 2003. (Encontro).
III Congresso de Teologia.Sobre a Mística da Fraternidade: De Jesus ao Mundo Global. 2003. (Oficina).
III Congresso de Teologia de São Paulo. 2003. (Congresso).
V Simpósio Nacional da Associãção Brasileira de História das Religiões. 2003. (Simpósio).
Semana Academica. 2002. (Outra).
VI Simpósio da ABHR ( Associação Brasileira de História das Religiões).Globalização e Religiões. 2002. (Simpósio).
7. Seminário Dialogando com o Pensamento de Paul Tillich. 2001. (Simpósio).
Semana Teológica do Instituto Teológico São Paulo.Bioética: Desafios e Perspectivas. 2000. (Simpósio).
Seminário de Sociologia do Protestantismo. 2000. (Seminário).
Debates pertinentes. 1999. (Outra).
I Congresso de Teologia de São Paulo. Deus, onde estás? A busca de Deus numa sociedade fragmentada. 1999. (Congresso).
Semana Acadêmica.Religiões - Século XXI. 1999. (Simpósio).
Conferência Prof. Dr. Guido Vergauwen - Universidade de Fribourg - Suiça. 1998. (Encontro).
I Encontro Interprovincial de Estudo de Filosofia e Teologia.Como a Filosofia e Teologia ajudam a responder os desafios e inquietações do mundo moderno?. 1998. (Encontro).
III Encontro Ecumênico - CNBB - Sul I.III Encontro Ecumênico e de Diálogo Inter-Religioso Regional Sul I da CNBB. 1998. (Encontro).
VIII Jornadas. 1998. (Simpósio).
Semana Teológica. 1997. (Simpósio).
Simpósio História do Protestantismo no Brasil - CEHILA. 1996. (Simpósio).
Simpósio Internacional.Ética e História Oral. 1995. (Simpósio).
SIMPÓSIO: ENSINO DE HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL. 1993. (Simpósio).
Simpósio do CEHILA.Ensino de História da Igreja no Brasil. 1993. (Simpósio).
Participação em bancas
GERALDO, D.; LIMA, L. A.; SILVA, M. F.;AUGUSTO, Adailton Maciel; ULLOA, B. A. N.. A INTIMIDADE DE SANTA TERESA DE LISIEUX COM DEUS E SEU REFLEXO NA PASTORAL E NA MISSÃO DA IGREJA. 2015. Dissertação (Mestrado em TEOLOGIA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. A DIÁSPORA DA IGREJA CATÓLICA DE PORTUGAL PARA A AMÉRICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII: O PAPEL RELIGIOSO, POLÍTICO E CULTURAL DO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA E DA PRÁTICA DAS INDULGÊNCIAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; SOARES, A. L.. HAITI, UMA REPÚBLICA DO VODU? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO VODU NA SOCIEDADE HAITIANA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DE 1987 E DO DECRETO DE 2003. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; PASSOS, J. D.. A AÇÃO PASTORAL DE PADRE CÍCERO A PARTIR DOS SERTANEJOS: FÉ, COMPROMISSO E LIBERTAÇÃO. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. A FORMAÇÃO DO EMBU NO PERÍODO COLONIAL: INTERSECÇÃO ENTRE A AÇÃO EVANGELIZADORA DOS JESUÍTAS NO ÂMBITO DA POLÍTICA COLONIAL E AS DECORRÊNCIAS SIMBÓLICAS E CULTURAIS DO ENCONTRO DE MISSIONÁRIOS E INDÍGENAS. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. NEGRAS RAÍZES: FÉ, LIBERDADE E RESISTÊNCIA NA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO EM MEADOS DO SÉCULO XIX EM SÃO PAULO. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GOUDINHO, L. S. C.;AUGUSTO, Adailton Maciel; MATOS, M. I. S.; ZANLOCHI, T.. Mulheres em Ação... (Católica) - Belém (1939/1947). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. São Sebastião no pedaço mineiro. Festa Temporona em Louvor a São Sebastião Mártir no Povoado de Três Barras - Minas Gerais. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; QUEIROZ, J. J.; BRITO, E. J. C.. Salesópolis, Festa do Divino: Das origens aos dias atuais. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; OTTEN, A.; LONDONO, F. T.; Guerriero, Silas. HÁ SEMPRE CONFIANÇA DE SE ESTAR LIGADO A ALGUÉM: DIMENSÕES UTÓPICAS DAS EXPRESSÕES DA RELIGIOSIDADE BANTÚ NO BRASIL. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; RAMOS,; SOARES, A. L.; LEITE, A. E. S.. ORI, NA TRADIÇÃO DOS ORIXÁS: UM ESTUDO NOS RITUAIS DO ILÈ ÀSÉ ÒPÓ AFONJÁ. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; WOODRUFF, A. M.; VASCONCELLOS, P. L.; FERREIRA, J. C. P.. EDIÇÃO E HERESIA: O LIVRO DE DANIEL. 2006. Tese (Doutorado em Cominicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; PASSOS, J. D.; FORALOSSO, S. M.; SANCHES, M. A.. MODERNIDADE, RELIGIÃO E CULTURA: O CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES E A RESTAURAÇÃO DO CATOLICISMO EM CURITIBA (1929-1959). 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GOUDINHO, L. S. C.; MATOS, M. I. S.;AUGUSTO, Adailton Maciel. A Palavra que vivifica e salva contra o mal da Palavra que mata. Imprensa Católica/ Belém (1910-1930). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; OTTEN, A.; ANTONACCI, M. A.. UM JEITO (AFRO) BRASILEIRO DE SER: EXPRESSÕES E RESSIGNIFICAÇÕES DA RELIGIOSIDADE BANTÚ. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.; RAMOS,. O ESTUDO DE ORÍ NA TRADIÇÃO DOS ORIXÁS: DIALÉTICA DA EPISTEMOLOGIA DO PODER DE ORÍ NA INTERDISCIPLINARIDADE E CONVERGÊNCIA PSICO-SOCIAIS NA COMUNIDADE ORACULAR. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COUTO, C. C. T.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. O Movimento Diaspórico institucional na Igreja de Portugal na América Portuguesa do século XVIII: a busca da salvação através dos Sacramentos e das Indulgências. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ABRUZIO, U.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; PASSOS, J. D.. A "ação pastoral" de Padre Cícero a partir dos sertanejos: a fé como processo de libertação.. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
MARTINS, I. B.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. A difusão da Igreja Católica e o ideal da fé na formação de Embu no Período Colonial. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
MIRANDA, E. M.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. Sementes da Liberdade: A Irmandade de São Benedito na cidade de São Paulo - ( 1830-1850). 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
GOUDINHO, L. S. C.;AUGUSTO, Adailton Maciel; MATOS, M. I. S.; SOLER, M. A. V. M. C.. Mulheres em Ação... (Católica) - Belém (1939/1947). 2004. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CHAVES, R. B. O.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. Salesópoli.: Festa do Divino: das origens aos dias atuais.. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ROSA, F.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. São Sebastião no pedaço mineiro. Festa temporona em louvor a São Sebastião Mártir no povoado de Três Barras/MG. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; GODOY, D.; SOUZA, A. C. O.. EXAME DE UNIVERSA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
MATHEUS, R.;AUGUSTO, Adailton Maciel. O FENÔMENO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E A SÍNDROME DO PECADO: UM OLHAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; DOMEZZI, M. C.. "NEM TRIUNFO, NEM DEROTA": A ADESÃO DOS ASTECAS AO CRISTIANISMO PARA ALÉM DA CONQUISTA ESPIRITUAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; PASSOS, J. D.. Uma Igreja dos Pobres em Nicarágua: Desafios Eclesiológicos ( 1960-1970). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; PAIVA, G.. Iconoclasmo: Uma Insensatez Bizantina. Desenvolvimento Político-Religioso do Império Bizantino sob a Controvérsia Iconoclasta. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; SILVA, M. M.. Propostas para a Espiritualidade Presbiteral a partir da Herança Espiritual Roncalliana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; PAIVA, G.. Nhá Chica, modelo de leiga cristã. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; LEITE, A. E. S.. As concepções diabólicas no imaginário religioso do povo brasileiro: desafios à Pastoral Popular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; PAIVA, G.. Escravidão e Resistência no Brasil Colonial: a experiência religiosa no quilombo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; PASSOS, J. D.. Dom Oscar Romero. O novo profeta Amós que deu a vida por seu povo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; GODOY, D.. Prática de Libertação na História dos Pobres. A proposta somasca motivada pela exigência evangélica da paternidade de Deus.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
AUGUSTO, Adailton Maciel; COELHO, A. S.. Liturgia como expressividade estética dos atravessamentos humanos na comunidade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas.
AUGUSTO, Adailton Maciel; COELHO, A. S.; SCARPELLI, M. C.. Sakyamuni Buda e a experiência do sofrimento. O caminho de libertação dos seres no Budismo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas.
AUGUSTO, Adailton Maciel; COELHO, A. S.; DOMEZZI, M. C.. Mulher Negra e Escrava no Brasil Colônia. Corpo, violações e resistências. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. O movimento diaspórico institucional na Igreja de Portugal na América Portuguesa do século XVIII: a busca da salvação através dos sacramentos e das Indulgências. 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; RAMOS,; QUEIROZ, J. J.; BRITO, E. J. C.. O ESTUDO DE ORÍ NA TRADIÇÃO DOS ORIXÁS: DILÉTICA DA EPISTEMOLOGIA DO PODER DE ORÍ NA INTERDISCIPLINARIDADE E CONVERGÊNCIA PSICO-SOCIAIS NA COMUNIDADE ORACULAR.. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; PASSOS, J. D.. A "AÇÃO PASTORAL" DE PADRE CÍCERO A PARTIR DOS SERTANEJOS: A FÉ COMO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
MARTINS, I. B.;AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. A DIFUSÃO DA IGREJA CATÓLICA E O IDEAL DA FÉ NA FORMAÇÃO DE EMBU NO PERÍODO COLONIAL. 2007. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. A DIFUSÃO DA IGREJA CATÓLICA E O IDEAL DA FÉ NA FORMAÇÃO DE EMBU NO PERÍODO COLONIAL. 2007. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; QUEIROZ, J. J.; BRITO, E. J. C.. Sementes de Liberdade: A Irmandade de São Bendito na São Paulo de 1830-1850. 2006. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; MATOS, M. I. S.; SOLER, M. A. V. M. C.. Mulheres em Ação,,, (Católica) - Belém (1939/1947). 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; MATOS, M. I. S.. MULHER E AÇÃO CATÓLICA DE BELÉM. 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; QUEIROZ, J. J.; BRITO, E. J. C.. São Sebastião no Pedaço Mineiro. Festa temporona em louvor a São Sebastião Mártir no povoado de Três Barras / MG. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
AUGUSTO, Adailton Maciel; BRITO, E. J. C.; QUEIROZ, J. J.. Salesópolis. Festa do Divino: das origens aos dias atuais. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Orientou
A ação pastoral da Igreja Católica junto aos kaingang em São Paulo: limites e epossibilidades; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A categoria de negritude no discurso teológico da sociedade brasileria contemporânea; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A demonização do indígena no Brasil colônia: o diabo e suas múltiplas faces; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
O processo de catequização dos indígenas no Brasil Colônia: dialética entre conquista e conversão; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
O CANDOMBLÉ E SUA AFIRMAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÃO, PERCALÇOS, DESAFIOS; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
OS PRINCÍPIOS DA PÓS-MODERNIDADE COMO DESAFIO À PASTORAL POPULAR NO BRASIL; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
Clamor dos Empobrecidos e Racionalidade Global; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
As irmandades religosas no Brasil Colonial: Devoção, Ideologia e Utopia; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
COMUNIDADES DE ALIANÇA E VIDA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: CONTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL, FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A AÇÃO MISSIONÁRIA DOS JESUÍTAS NO BRASIL DOS SÉCULOS XVI-XVII: FÉ E IDEOLOGIA NA COLÔNIA; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
"SEGUINDO OS PASSOS DO FUNDADOR": REDENTORISTAS NO MATO GROSSO DO SUL (1930-1960); Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
Ceb's e Utopia: da crise utópica à utopia crítica; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A Ação Católica no Brasil; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: identidade e construção no período colonial (séculosXVIII-XIX); Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; (Orientador);
A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS; CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NO PERÍODO COLONIAL (SÉCULOS XVII-XIX); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Comunidades de Vida e Aliança no Brasil Contemporâneo: Um possível paralelo com as antigas ordens religiosas medievais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Memória e Identidade da Ação Católica no Brasil: um aproximação entre Tradição e Evangelho Social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
AS IRMANDADES DOS HOMENS DE COR NO BRASIL OITOCENTISTA: DEVOÇÃO, IDEOLOGIA E UTOPIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
O FENÔMENO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E A SÍNDROME DO PECADO: UM OLHAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E A QUESTÃO DA UTOPIA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
O Compadrio no período colonial (séc; XVII-XVIII); Os laços de compadrio como forma de resistência e solidariedade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Itinerância e Pobreza: reencantando a espitiritualidade mendicante no contexto pós-moderno; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Inquisição em Portugal no Século XVI; Uma aproximação entre Fé, Igreja e Política; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Congregação Cristã no Brasil; Tradição e os desafios da modernidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Presença de Mulheres Negras Consagradas na Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Evangelização da Paróquia de Santo Antônio da Vila Carioca (1970-1980); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Antônio Conselheiro e a "religião do cão": aportes de uma espiritualidade messiânica; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Canções da RCC: Emocionalismo, alienação e manutenção do status quo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Religião Mítico-Simbólica dos povos indígenas do Alto Xingu; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Experiência religiosa do Candomblé como espaço de solidariedade; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Umbanda: uma leitura étnica e religiosa; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A vida religiosa feminina em movimento; Variações a partir do Vaticano II; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Presença Judaica no Brasil: entre a religião e a cultura; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
As contribuições de Clara de Assis para a Igreja do Medievo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A Cultura Indígena Mixteca: dilemas entre a memória religiosa e a afirmação da sociedade global; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto São Paulo de Estudos Superiores; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
A capoeira e a religião; O mistério na vadiação da roda; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cultura Religiosa) - Faculdades Claretianas; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Pentecostalismos e neopentecostalismos: experiências religiosas desafiantes ao ecumenismo no Brasil; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecumenismo de Diálogo Inter-Religioso) - Instituto de Teologia da Diocese de Santo André; Orientador: Adailton Maciel Augusto;
Produções bibliográficas
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . LIBERDADE COMO UTOPIA: ATRAVESSANDO A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO REVIVENDO RISOS, LÁGRIMAS, MORTES E RESSURREIÇÔES. Espaços (São Paulo) , v. 14, p. 133-155, 2006.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . DOS CRISTIANISMOS ORIGINÁRIOS AO CRISTIANISMO EMOCIONAL. ALGUMAS TESES SOBRE O PÃO, A SAÚDE E O PRAZER. Espaços (São Paulo) , v. 12, p. 187-205, 2004.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . CULTURA RELIGIOSA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: UMA ABORDAGEM ENTRE A CRENÇA TRADICIONAL E AS EXPERIÊNCIAS MÚLTIPLAS DO SAGRADO. Revista UNICLAR , v. 1, p. 10-28, 2002.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . POR UMA HISTÓRIA DA IGREJA ENTRE O MEMORÁVEL E O INDIGNO: UMA QUESTÃO METODOLÓGICA. Espaços (São Paulo) , v. 7, p. 69-77, 1999.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pastoral Operária e factibilidade utópica. Revista de Cultura Teológica , v. VI, p. 23174307-67, 1998.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Neoliberalismo e Idolatria do Mercado: Desafios à Pastoral Popular. Vida Pastoral , 1998.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mística e Utopia: História da Pastoral Operária em São Paulo. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2022.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; FERRARO, B. (Org.) ; CALVANI, C. (Org.) ; ZAMAGNA, D. (Org.) ; HOORNAERT, E. (Org.) ; TEIXEIRA, F. (Org.) ; TURPO, H. (Org.) ; LIBANIO, J. B. (Org.) ; BEOZZO, J. O. (Org.) ; SOUZA, L. A. G. (Org.) ; TOMITA, L. (Org.) ; SILVA, R. R. (Org.) ; LARA, V. L. (Org.) ; OLIVEIRA, C. J. P. (Org.) ; COMBLIN, J. (Org.) ; RIBEIRO, C. O. (Org.) ; BAPTIISTA, P. A. N. (Org.) ; MATTOS, L. A. (Org.) ; SOUZA, M. B. (Org.) ; IULIANELLI, J. A. S. (Org.) ; et.al (Org.) . Teologia da Libertação no Brasil: História Memória e Utopia. 1. ed. Piracicaba: Biscalchin Editores, 2015. v. 50. 444p .
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BOFF, L. (Org.) ; TEIXEIRA, F. (Org.) ; CAMPOS, L. S. (Org.) ; HIGUET, E. (Org.) ; NEGRAO, L. (Org.) ; ANA, J. S. (Org.) ; BRITO, E. J. C. (Org.) ; SILVA, R. R. (Org.) ; COSTA, S. D. (Org.) ; LEMOS, C. T. (Org.) ; OLIVEIRA, P. R. (Org.) ; CAMURCA, M. A. (Org.) ; PINHEIRO, J. (Org.) ; ANDRADE, P. F. (Org.) ; CAVALCANTE, R. P. (Org.) . AINDA O SAGRADO SELVAGEM: HOMENAGEM A ANTÔNIO GOUVÊA MENDONÇA. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial/Paulinas, 2010. 496p .
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Aproximações entre Antônio Gouvêa Mendonça e Roger Bastide. In: AUGUSTO, A.M.. (Org.). AINDA O SAGRADO SELVAGEM: HOMENAGEM A ANTÔNIO GOUVÊA MENDONÇA. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial/Paulinas, 2010, v. , p. 25-47.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Laicato Paulistano: Formas e Presenças no Período Pré-Conciliar. In: Maria Ângela Vilhena; João Décio Passos. (Org.). A IGREJA DE SÃO PAULO. PRESENÇA CATÓLICA NA HISTÓRIA DA CIDADE. São Paulo: Paulinas, 2005, v. , p. 265-286.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . JESUS CRISTO: DEUS DA MISERICÓRDIA E CONSOLAÇÂO. SEMEANDO, Nova Iguaçu, 18 jul. 2014.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . PRÁTICA LAICAL NA IGREJA CATÓLICA: RISCOS DO REDUCIONISMO LITÚRGICO-SIMBÓLICO. SEMEANDO, Nova Iguaçu, 20 jun. 2014.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Santos e Beatos. Quem foram os Santos.. Revista das Religiões, 07 abr. 2005.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pastoral Operária e Factibilidade Utópica. Revista Rogate.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Brasil 500 Anos: permanece o cenário e mudam os atores. Desafios.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pastoral Operária e Factibilidade Utópica. In: Conferência Sobre Cristianismo na América Latina e Caribe, 2003, São Paulo. Conferência Sobre Cristianismo na América Latina e Caribe, 2003.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O CONTRIBUTO DE ROGER BASTIDE PARA OS DEBATES METODOLÓGICOS SOBRE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO BRASIL. Religião e Cultura , 2009.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . TEMPO E MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DAS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE: CONTEXTO, CENÁRIO E PERSONAGENS. Espaços (São Paulo) , 2007.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Liberdade como Utopia: atravessando a História do Cristianismo entre medos, risos, mortes e ressurreições. Espaços (São Paulo) , 2006.
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pentecostalismos no Brasil: pluralidade histórica e desafios teológicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco: apreciação pastoral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Maria: modelo de fé e testemunho para a vida comunitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O uso da Bíblia na Catequese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . MISERICORDIAE VULTUS: ASPECTOS MARCANTES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . MISERICORDIAE VULTUS E O ANO SANTO DA MISERICORDIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O ROSTO DA MISERICÓRDIA: CONVITE A UMA ESPIRITUALIDADE DA ENCARNAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Noa rastros de Jesus: exercícios de perdão e reconciliação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Maria na História do Cristianismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Misericordiae Vultus: roteiro e síntese. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Misericordiae Vultus: roteiro e síntese. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O ANO SANTO DA MISERICÓRDIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Conjuntura histórica do Vaticano II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Dos Cristinismos das Origens aos tempos de mídia digital: dilemas para o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mídias digitais como desafios à fé cristã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Ética ou Espiritualidade do Cuidado e da Responsabilidade para com a vida e o meio ambiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; CRUZ, E. ; Gross, Eduardo . PAUL TILLICH, PÓS-MODERNIDADE E A "AVENTURA" DA VIDA COTIDIANA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; CRUZ, E. ; Gross, Eduardo . PAUL TILLICH, PÓS-MODERNIDADE E A "AVENTURA" DA VIDA COTIDIANA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; CRUZ, E. ; Gross, Eduardo . Paul Tillich, pós-modernidade e a "aventura" da vida cotidiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . TEOLOGIA, CINEMA E LITERATURA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. O DIVINO E O HUMANO NAS OBRAS DE CHARLES BAUDELAIRE, FIODOR DOSTOIEVSKI, FRANZ KAFKA, VIRGINIA WOOLF, JEAN-PAUL SARTRE, JEAN-LUC GODARD E GLAUBER ROCHA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO NO BRASIL HOJE. ROGER BASTIDE: SUA "INTUIÇÃO POÉTICA" E O "PRINCÍPIO DOS REFLETORES CONVERGENTES". 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MENDONCA, A. G. . A Epistemologia do Sagrado de Roger Bastide. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Doutrina Social da Igreja e compromisso leigo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Sagrado Selvagem de Roger Bastide ( Epistemologia). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Doutrina Social e Compromisso do Leigo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Catolicismo e Modernidade. Alguns traços de atitudes fundamentalistas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Roger Bastide: inquietações ante sua ausência nos centros de pesquisa sobre Ciências da Religião no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pós-Modernidade e desafios da Missão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mística e Espiritualidade do Cristão no contexto da Globalização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Teologia da Cidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eclesiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eclesiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eclesiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eclesiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Exigências práticas do Batismo Cristão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Diabo: sua história e suas imagens. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pentecostalismos e neopentecostalismos no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Sobre a Mística da Fraternidade: de Jesus ao Mundo Global. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os sacramentos. História e Teologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Algumas etapas de História da Igreja. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Uma leitura dos movimentos pentecostais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Identidade Cultural e Religiosa da Umbanda 2012 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos de aulas expositivas).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O campo religioso brasileiro: gênese e estruturação. 2012 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Transe nas Religiões: seu lugar no contexto na linguagem da experiência religiosa 2012 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos de aulas expositivas).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia como ciência: sua singularidade na relação com outros saberes 2012 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Religião no Ocidente: filosofia, aproximações, encontros e desencontros 2012 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos de aulas expositivas).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Singularidade da Umbanda no contexto do campo religioso contemporâneo 2011 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Linguagem Religiosa nas redes sociais: o caso do Facebook. Um produto não bem digerido. 2011 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos de aulas expositivas).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . O CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: VARIAÇÕES ENTRE A CRENÇA TRADICIONAL E AS EXPERIÊNCIAS MÚLTIPLAS DO SAGRADO 2006 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . RELIGIÃO E LITERATURA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SÓCIO-CULTURAL BRASILEIRA 2006 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo no Período Moderno 2005 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo na Era Medieval 2004 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo no Período Contemporâneo 2003 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo no Período Antigo 2003 (Texto-Base para acompanhamento dos alunos de aulas expositivas).
-
CERIS ; AUGUSTO, Adailton Maciel ; BRITO, E. J. C. ; PARISE, P. ; LEITE, A. E. S. . DESAFIOS DO CATOLICISMO NA CIDADE. São Paulo: Paulus - CERIS, 2002 (Pesquisa de campo para publicação).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Desafios do Catolicismo na Cidade. Pesquisas em Regiões Metropolitanas Brasileiras. São Paulo: PAULUS, 2002 (Pesquisa de campo para publicação).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel ; SOUZA, L. A. G. ; FERNANDES, S. R. A. ; ANTONIAZZI, A. ; MARTINS, A. D. ; MEDEIROS, K. M. C. ; PITTA, M. T. . Desafios do Catolicismo na Cidade. Pesquisas em Regiões Metropolitanas Brasileiras. São Paulo: PAULUS, 2002 (11#Outro).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mito do Mercado: Milenarismo ou Messianismo? 1998 (Aproveitamento final de disciplinas em Cursos).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A religião popular no mundo contemporâneo: uma leitura a partir das categorias interpretativas de Pierre Bourdieu 1998 (Aproveitamento para conclusão de Curso).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . A experiência religiosa entre William James e Émile Durkheim 1998 (Aproveitamento para conclusão de curso).
-
AUGUSTO, Adailton Maciel . Modernidade e o dilema do universal e do particular. Uma análise a partir da contribuição de Claude Lévi-Strauss 1997 (Aproveitamento para conclusão de curso).
Outras produções
ARRUDA, M. P. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Análise de obra para publicação. 2013.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Fundamentos de Teoria Política. 2011.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Ética e Espiritualidade do Cuidado e da Responsabilidade para com a Vida e o Meio Ambiente. 2011.
AUGUSTO, Adailton Maciel . HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL. 2008.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Catolicismo no Brasil Contemporâneo: os Movimentos espiritualistas transnacionais, sua história e teologia. 2007.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Espiritualidade que nasce da Ressureição de Cristo. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os Sacramentos na Tradição Católico-Romana: História e Teologia. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Reencantando o trabalho catequético: relendo conteúdos e métodos. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BOGAZ, A. S. ; TORRES, H. A. ; PARISE, P. . Ser Profeta diante dos desafios da Teologia para o século XXI. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Ser cristão: a diferença que faz a diferença. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Utopia nossa de cada dia: a missão evangelizadora do cristão fundamentada no princípio das macro-ressurreições.. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A construção da presença afro-descendente na História do Brasil. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Mistério da Eucaristia e o mistério da Bioética na dinâmica das Sociedades Complexas. 2005.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Fé e Cidadania na Mística Cristã. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; ROSSI, W. ; MANZATO, A. ; PIPOLO, M. . Eclesiologia. Modelos de Igreja em prospectiva.. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Misticismos e Espiritualidades na Era do Globalismo. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Tradição Cristã e Renovação Carismática Católica. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Espiritualidade que brota do Livro do Apocalipse. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Juventude: presente e futuro na vida cotidiana da comunidade cristã. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Fé e Cidadania na Mística Cristã. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religião e Complexidade. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Igreja e Sociedade. Desafios às Equipes de Batismo da Diocese de Santo André. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O desafio do diálogo inter-religioso à vida religiosa consagrada. 2002.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A lógica da cidade. 2002.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O homo religiosus em questão. 2002.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Cultura Contemporânea e Vida Religiosa. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O fenômeno pentecostal: história e perspectivas. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religiôes do Povo. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A religião popular na história do Brasil. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Cultura Contemporânea e Vida Religiosa. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A religião do povo brasileiro. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Contexto e pré-texto para a chegada dos porugueses no Brasil em os séculos XV e XVI. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . 500 anos de Evangelização no Brasil. Uma Abordagem Histórica. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Brasil 500 Anos: uma interpretação a partir dos afrodescendentes. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A cidadania: entre o desemprego e a perspectiva. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Encíclica Fides et Ratio: leitura e implicações. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A cidadania entre o desmprego e as perspectivas. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . História da presença da comunidade negra no Brasil. 1998.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Como a filosofia e a teologia ajudam a responder aos desafios e inquietações do mundo moderno?. 1998.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A reforma protestante e influências no cotidiano latino-americano. 1997.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Juventude e Cidadania. 1996.
AUGUSTO, Adailton Maciel . História Geral: metodologia e enfoques. 1994.
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Negro e a Bíblia. 1993.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Uma Abordagem Geral da História da Igreja Universal. 1993.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Antigo Testamento: História do Povo de Deus. 1993.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A questão do racismo na história do Brasil. 1991.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Racismo: realidade e implicações. 1991.
LUZ, A. D. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Análise de obra proposta para publicação: A ordem do Real, de Aramy Dornelles da Luz. 2008.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MENDONCA, A. G. . Entrevista com Antônio Gouvêa Mendonça. 2004.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MOREIRA, C. . ETCETERA. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERREIRA, V. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Natal perde sentido original e ganha contornos mercadológicos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; SANTORO, D. F. ; ALEM, J. . TRIBUNA INDEPENDENTE. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; SANTOS, C. A. ; KEL, J. A. . TRIBUNA INDEPENDENTE. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; SANTOS, C. A. ; KEL, J. A. . TRIBUNA INDEPENDENTE. 2003.
FERNANDES, D. A. M. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . TRIBUNA INDEPENDENTE. 2002.
AUGUSTO, Adailton Maciel . VIVER E CONVIVER. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Vídeos e documentários. 2012; Tema: Humanidades: história, filosofia, ciências sociais e teologia. (Blog).
FERREIRA, V. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Natal perde sentido original e ganha contornos mercadológicos. 2004; Tema: Festa natalina e mercado capitalista. (Site).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia na linguagem popular. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia Popular. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia Popular. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia Popular. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia Popular. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Catequese e Liturgia: vivência e testemunho. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Diabo: história, imagens e curiosidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Diabo: História, imagens e curiosidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . De Chiquinha Gonzaga a Valeska Popozuda: grandes e pequenas mulheres. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . De Chiquinha Gonzaga a Valeska Popozuda: grandes e pequenas mulheres. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . O Diabo: história, imagens e curiosidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Testemunhas do Evangelho: laicato, mundo contemporâneo e missão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; HOORNAERT, E. ; SOUZA, L. A. G. ; TURPO, H. ; AZZI, R. ; TOMITA, L. ; LIBANIO, J. B. . Teologia da Libertação 40 Anos: Memória e Utopia. 2014. (Editoração/Livro).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; HOORNAERT, E. ; AZZI, R. . Sobre o Ensino de História da Igreja do Brasil: método, abordagens e desafios. 2014. (Editoração/Livro).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Vila Nova Esperança: esperança que nunca se encerra. O segredo vitorioso da Conquista.. 2013. (Editoração/Livro).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Como Ler a Bíblia? Antigo e Novo Testamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Revista Horizonte. 2011. (Parecer para publicação).
AUGUSTO, Adailton Maciel . ÉTICA SOCIAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Novos Movimentos Religiosos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Corpo e Sociedade - Literatura, arte, imagens. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História da Igreja no Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . A VIDA E RELIGIOSA NO BRASIL: HISTÓRIA E TEOLOGIA. 2007. .
AUGUSTO, Adailton Maciel . História Moderna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História Contemporânea. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo na Idade Média. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristrianismo na Idade Moderna. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo no Contexto Contemporâneo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Catequese no Brasil: história e método. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo no Mundo Antigo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristianismo na Idade Média. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História do Cristinanismo na América Latina e Caribe. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AUGUSTO, Adailton Maciel . ANTÔNIO GOUVÊA MENDONÇA. 2004. (ENTREVISTA).
AUGUSTO, Adailton Maciel . História da Igreja no Brasil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HOORNAERT, E. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia: das catacumbas ao mundo global. 2003. (Coordenação de Mesa em Conferência).
HOORNAERT, E. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia: das catacumbas ao mundo global. 2003. (Coordenação de Mesa em Conferência).
AUGUSTO, Adailton Maciel . 20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra. 2002. (ENTREVISTA).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religiões do Povo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religiões do Povo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Introdução à Teologia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . Catequese no Brasil: história e método. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . O teólogo e a história. 1999. (PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM aRQUIVO).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . O teólogo e a história. 1998. (PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM ARQUIVO).
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . O teólogo e a história. 1998. (PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM ARQUIVO).
Ferrreira, J.C.L ; Meyer, Lídice ; AUGUSTO, Adailton Maciel . Novas Perpetivas sobre o Protestantismo Brasileiro. 2009 (Lançcamento de Obra).
AUGUSTO, Adailton Maciel . José de Anchieta e seu Método de Evangelização. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Padre Ibiapina: sua vida e sua obra. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel ; SANTORO, F. ; ALEM, J. . Movimentos de Comunhão e Libertação e Ensino Religioso. 2003.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religiosidade popular: festas dos santos populares católicos do mês de junho. 2001.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Fé e Política. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os santos populares católicos do mês de junho. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Uma reinvenção dos 500 Anos de Brasil. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Semana Santa: história e sentido. 2000.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A simbologia natalina como apelo à esperança. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A fé popular entre Deus e o diabo. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A fé pópular entre Deus e o diabo. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . A fé popular entre Deus e o diabo. 1999.
AUGUSTO, Adailton Maciel . Operariado rumo ao Novo Milênio. 1998.
AUGUSTO, Adailton Maciel . LAICATO E TEOLOGIA: APORTES PARA UMA VIVÊNCIA AUTÊNTICA DO ESPÌRITO CRISTÃO ORIGINÁRIO. 2011 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Introdução à Leitura e Interpretação do Texto Sagrado Cristão. 2011 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Sociedade Contemporânea e a Emergência de Novos Movimentos Religiosos. 2010 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS. 2010 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . CORPO E SOCIEDADE: DILEMAS E FRUSTRAÇÕES NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO. 2010 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Igreja Particular. 2009 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Cristologia no contexto latino-americno. 2009 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O SAGRADO SELVAGEM DE ROGER BASTIDE. 2008 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A ESCOLA DE ALEXANDRIA NO EGITO: PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL PARA SE COMPREENDER A MENTALIDADE DUALISTA NA CONTRUÇÃO DO CRISTIANISMO OCIDENTAL. 2008 (Seminário de Pesquisa) .
BEOZZO, J. O. ; DOMEZZI, M. C. ; AUGUSTO, Adailton Maciel . A Conferência de Aparecida. 2007 (Mesa Redonda) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os caminhos da Espiritualidade Medieval. Do sacro-império-romano-germanico ao Concílio de Trento. 2006 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Teologia e Controvérsias no Século XX. Dialogando com os clássicos entre Karl Barth, Edward Schillebeeckx, Karl Rahner, Hans Kung, Leonardo Boff e Joseph Ratzinger.. 2006 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BRITO, E. J. C. . O "Sagrado Selvagem" de Roger Bastide. 2006 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BRITO, E. J. C. . Roger Bastide e "as religiões africanas no Brasil".. 2006 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Doutrina Social da Igreja e Compromisso Leigo. 2006 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Entre Deus e o Diabo: história da fé popular no Brasil contada com imagens, representações e mitos. 2006 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MENDONCA, A. G. . Roger Bastide e o Campo Religioso Brasileiro Contemporâneo. 2006 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . História: Contexto Moderno e Contemporâneo. 2006 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Santidades: Deuses e Demônios na História da América Colonial. 2005 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eucaristia e Missão: História e Teologia. 2005 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religião e Literatura na Construção da Identidade do Povo Brasileiro. 2005 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; ZAMAGNA, D. ; SAMPAIO, P. A. . Mutirão para um Novo Brasil: a contribuição da Doutrina Social Católico-Romana. 2005 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Missão, Serviço e Libertação. 2005 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Origem e Afirmação da crença no Diabo no Catolicismo do Povo.. 2004 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Desafios ao Catolicismo na cidade. 2004 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Natal perde sentido original e ganha contornos mercadológicos. 2004 (Entrevista) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Teologia da Libertação como libertação da Teologia. História, Metodologia e Reencantamentos.. 2004 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Misticismo e Espiritualidade. Personagens e cenários da Tradição Judaica, Cristã e Islamica. 2004 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . "Santidades": demönios e deuses na História da América Lonial. 2004 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Antonio Gouvea Mendonça. 2004 (Entrevista) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mística e Espiritualidade Cristã no contexto da Globalização. 2004 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A construção histórica do Diabo no Imaginário Religioso Cristão. 2003 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O mito do mercado redentor. Implicações histórico-culturais do Sacrifício na Era do Globalismo. 2003 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Eles não são uma encarnação do diabo e da alienação. Pentecostalismo, neopentecostalismo e a sedimentação da Teologia da Prosperidade na América Latina. 2003 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A fé popular entre Deus e Diabo. 2003 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; DOMEZZI, M. C. ; PONDE, L. F. ; ZAMAGNA, D. ; FERRARO, B. ; JARSCHEL, H. ; TURPO, H. ; FARINA, I. ; BEOZZO, J. O. . O Futuro da Teologia na América Latina e Caribe. Entre a Globalização da Economia e a Globalização da Solidariedade. 2003 (Coordenação de Semana Teológica) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. 2003 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Um outro mundo é possível. 2003 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Questões de Metodologia e Fontes para o Estudo da Igreja na História. 2003 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Religião e Complexidade. 2003 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Origens e História da Inquisição. Incursões pela obra de Richard Leight e Michael Baigent. 2002 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; QUEIROZ, J. J. ; BLANK, R. ; HUMMES, D. C. . Paradigmas norteantes da Teologia no mundo contemporâneo. 2002 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Mercado de Trabalho: limites e perspectivas. 2002 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os fundamentalismos religiosos em questão. Leituras do Credo Judaico, Islâmico e Cristão.. 2002 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A Fé Popular entre Deus e o Diabo. 2002 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; FERNANDES, S. R. A. ; SOUZA, L. A. G. . Desafios do Catolicismo na Cidade. Pesquisa em regiões metropolitanas brasileiras. 2001 (Coordenador de Pesquisa de Campo) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Introdução às Ciências da Religião. Questões Metodológicas. 2001 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Cebs e Renovação Carismática Católica: caminhos e descaminhos no Terceiro Milênio. 2001 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Influencias culturais na vida pessoal e congregacional. 2001 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Inquisição: uma interpretação através da obra de Richard Leigh e Michael Baigent. 2001 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pentecostalismo, Neopentecostalismo e a sedimentação da Teologia da Prosperidade na América Latina. Uma abordagem histórico-sócio-analítica.. 2001 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Algumas Etapas da História da Igreja. 2001 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Os Sacramentos: História e Teologia. 2001 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O processo de Sacralização do Mercado na sociedade contemporânea. 2000 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Uma Leitura dos Movimentos Pentecostais na Ótica Popular. 2000 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O mito do mercado redentor como desafio às camadas populares. 1999 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A fé popular entre Deus e o diabo. 1999 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Apocalipse: messianismo, milenarismo e o mundo que virá. 1999 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . Visita ao arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de São Paulo. 1999 (Coordenador de Pesquisa de Campo) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BRITO, E. J. C. ; ARAUJO, C. . III Semana de História do Instituto Teológico São Paulo. 1999 (Coordenador de Evento) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Metodologia e Fontes para o Estudo da História da Igreja. 1999 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pentecostalismo, neopentecostalismo e a sedimentação da Teologia da Prosperidade na AL. Uma abordagem histórico-sócio-analítica.. 1998 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . Visita ao Arquivo Histórico Dom Duarte - Cúria Metropolitana - Arquidiocese de São Paulo. 1998 (Coordenador de Pesquisa de Campo) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . Coordenação da Visita de alunos do Instituto Teológico São Paulo ao Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. 1998 (Coordenador de Pesquisa de Campo) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Memórias vivas: uma reinterpretação da Abolição da Escravidão de 13 de maio de 1888. 1998 (Conferência) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; BRITO, E. J. C. ; ARAUJO, C. . I Semana de História do Instituto Teológico São Paulo. 1998 (Coodernação de Evento) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; ARAUJO, C. ; BRITO, E. J. C. . II Semana de História do Instituto Teológico São Paulo. 1998 (Coordenação de Evento) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O fenômeno do pentecostalismo e suas variantes. 1998 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Metodologia e Fontes para o Estudo da História da Igreja. 1998 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Pentecostalismo, Neopentecostalismo e a sedimentação da Teologia da Prosperidade na América Latina. Uma abordagem histórico-sócio-analítica.. 1998 (Coordenação de Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel ; MONGELLI, J. . Visita ao Arquivo Histórico Dom Duarte - Cúria Metropolitana - Arquidiocese de São Paulo. 1998 (Coordenador de Pesquisa de Campo) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . A questão do corpo na história moderna. 1997 (Seminário de Pesquisa) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . O negro e suas dívidas sociais. 1997 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Uma abordagem da História da Igreja na ótica universal. 1993 (Assessoria) .
AUGUSTO, Adailton Maciel . Racismo: realidade e implicações. 1991 (Conferência) .
Prêmios
2024
Festa Popular. Aniversário de 39 anos da Vila Nova Esperança. Homenagem reconhecimento de trabalho por melhorias no bairro Vila Nova Esperança - Zona Norte de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo. Vereador Manoel Del Rio.
2007
Paraninfo em Formatura de Turma de 4 Ano de Teologia, Instituto de Teologia da Religião Belém - Extensão PUC-SP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO. , Rua Pio XI, 1100, Alto da Lapa, 05060001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36490200
Experiência profissional
2014 - Atual
Centro Universitário Salesiano de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de História do Cristianismo - Período Medieval.
Professor de História da Igreja - Período Moderno.
Professor de História da Igreja - Período Antigo.
2014 - Atual
Centro Universitário Salesiano de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Grupo de Pesquisa: Campo Religioso Brasileiro Contemporâneo
1997 - 2009
Instituto São Paulo de Estudos SuperioresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 66
Outras informações:
Professor de História da Igreja - Período Antigo
Professor de História da Igreja - Período Medieval
Professor de História da Igreja - Período Moderno
Professor de História da Igreja - Período Contemporâneo
Professor de História da Igreja - América Latina
Professor de História da Igreja - Brasil
Coordenador de vários seminários de pesquisa cujos temas envolvem História Universal, História Brasileira, Sociologia da Religião, Teologia, Antropologia e Artes.
Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Atividades
-
01/2007
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÒRIA DA IGREJA NO PERÍODO MODERNO, HISTÒRIA DA IGREJA CONTEMPORÂNEA, HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL
-
06/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto São Paulo de Estudos Superiores.,Linhas de pesquisa
-
08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial da Revista Espaços.,Cargo ou função, Coordenador da Seleção de Artigos na área de História e Ciências afins.
-
03/1998
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa: Metodologias e Fontes para o Estudo da História
-
01/1998
Extensão universitária , Instituto São Paulo de Estudos Superiores.,Atividade de extensão realizada, Curso de Verão - Teologia.
-
03/1997
Outras atividades técnico-científicas , Instituto São Paulo de Estudos Superiores, Instituto São Paulo de Estudos Superiores.,Atividade realizada, Seminário de Pesquisa.
-
02/1997
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Igreja Antiga, História da Igreja Contemporânea, História da Igreja Moderna, História da Igreja na Idade Média
1996 - 1998
Escola Dominicana de TeologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de História da Igreja - Período Moderno
Professor de História da Igreja - Período Contemporâneo
Professor de História da Igreja - Brasil
Atuei também coordenando dois seminários de pesquisa cujas temáticas envolvem a questão do corpo na modernidade e pentecostalismos e neopentecostalismos no campo religioso brasileiro contemporâneo.
Atividades
-
03/1996 - 12/1998
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Igreja no Brasil, História da Igreja Contemporânea, História da Igreja Moderna
-
05/1997 - 10/1997
Outras atividades técnico-científicas , Escola Dominicana de Teologia, Escola Dominicana de Teologia.,Atividade realizada, Seminário de Pesquisa.
1999 - 2002
Faculdades ClaretianasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professsor
Outras informações:
Professor de História das Religiões
Professor de Diálogo Inter-religioso
Professor de Religiões afro-indígenas.
Coordenador de seminário de pesquisa com o título:
"Introdução às Ciências da Religião".
Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Atividades
-
03/2000 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Claretianas.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Claretianas, Faculdades Claretianas.,Atividade realizada, Seminário de Pesquisa.
-
08/1999 - 12/2002
Ensino, Cultura Religiosa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Religiões Afro-Indígenas Brasileiras, História das Religiões, Diálogo Inter-Religioso
2012 - 2012
Faculdade de Teologia UmbandistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Introdução à Teologia
Professor de História das Religiões Ocidentais
Professor de Religiões de Transe e Possessão
No programa de pós-graduação coordenei curso sobre Sociologia da Religião.
2009 - 2011
Centro Universitário FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia da Religião
Outras informações:
Professor no programa de pós-graduação com as disciplinas de História das Religiões e Sociologia da Religião. O formato do curso é modular numa carga horária de 32 horas para cada módulo.
2007 - 2012
ESCOLA DE TEOLOGIA DA DIOCESE DE PIRACICABAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Escatologia
Outras informações:
Professor da Disciplina de Escatologia
2005 - 2007
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Pesquisador do NUER, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
O vínculo com a Instituição estaria relacionado com o dedenvolvimento de Pesquisa no intuito de elaboração de Tese Pós-Doutoral com previsão para término em Agosto de 2006
Atividades
-
03/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Estudos da Reforma - NUER.,Linhas de pesquisa
2006 - 2007
Centro Universitário de AnápolisVínculo: Professor da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações:
Professor do programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Religião Cultura e Sociedade.
O curso organiza-se sob a froma de módulos sequenciais com druação de 18 meses
Atividades
-
01/2006
Ensino, Religião, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, RELIGIÃO, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA, CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO
2006 - 2006
Centro Universitário Salesiano São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2006
Ensino, Teologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Igreja na Era Medieval, História da Igreja no Mundo Antigo
2005 - 2008
Escola de Teologia e Pastoral - Arquidiocese de São Paulo- Região BelémVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de História do Cristianismo
Atividades
-
03/2005
Ensino, História do Cristianismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, História do Cristianismo
1998 - 2012
Congregação das Irmãs AzuisVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
A CONGREGAÇÃO RELIGIOSA DAS IRMÃS AZUIS OFERECE, A ALGUNS ANOS, UM CURSO DE TEOLOGIA DE FÉRIAS QUE OCORRE NO MÊS DE JANEIRO NUM PERÍODO DE TRÊS SEMANAS EM REGIME INTENSIVO.
O REFERIDO CURSO É OFERECIDO NO COLÉGIO NOTRE DAME NO ALTO DO SUMARÉ EM SÃO PAULO.
TRABALHO, EXATOS DEZ ANOS COMO PROFESSOR DE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: PERÍODO ANTIGO, MEDIEVAL, MODERNO E CONTEMPORÂNEO.
1997 - 2004
Instituto de Teologia da Diocese de Santo AndréVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de História da Igreja - Período Antigo
Professor de História da Igreja - Período Medieval
Professor de Virtudes Teologais
Professor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.
Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Orientador de elaboração de Projetos de TCC
Atividades
-
03/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Teologia da Diocese de Santo André.,Linhas de pesquisa
-
08/2002
Direção e administração, Instituto de Teologia da Diocese de Santo André.,Cargo ou função, Coordenação Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
-
02/1997
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecumenismo e Inter-Religioso, História da Igreja na Idade Antiga, História da Igreja na Média, Missiologia, Virtudes Teologais
2001 - 2004
Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé - Arquidiocese de São Paulo/SPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
No período em questão trabalhei como professor de Introdução à Teologia.
O curso era destinado a leigos e leigas da Arquidiocese São Paulo, Região Episcopal Sé, nas noites de segunda feira de 19:30 às 21:45 horas.
Atividades
-
02/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução à Teologia
2017 - Atual
SEMINÁRIO PAULO VI - NOVA IGUAÇU - RJVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 2
2018 - Atual
Casa do Menor São Miguel ArcanjoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ética e Cidadania, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adailton Maciel Augusto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?