Eduardo Carvalho Gastal
Ao longo de dez anos trabalhando com Teste de Software desenvolvi experiência nos planos operacional, planejando e executando testes em nível de sistema (black box testing) e gerencial, havendo colaborado com times de suporte à gestão de projetos internacionais de Tecnologia da Informação.
No plano operacional trabalhei com Qualidade de Software nas abordagens Teste de Compatibilidade, Teste de Recuperação, Teste de Usabilidade e Teste de Funcionalidade dentre outras, sendo responsável pela geração de relatórios reportando inconsistências de software, pela gestão dos defeitos (bugtracking) bem como pelo suporte ao usuário.
No plano gerencial atuei como Liderança Técnica em equipe de homologação de sistemas e produtos, apoiando a Coordenação na alocação de recursos humanos em projetos, na implantação de processo de teste com evolução do mesmo via melhoria contínua e também na gestão de pessoas, atividade com a qual tive a oportunidade de desenvolver a habilidade em dirimir conflitos entre os colaboradores.
Tenho por objetivo profissional manter o foco na área Qualidade de Software, desenvolvendo iniciativas para difundir a cultura da Qualidade dentro da corporação. Pretendo seguir trabalhando pautado pelas virtudes da resiliência e assertividade, me propondo a colaborar com a gestão do conhecimento, estimulando a criação e evolução de manuais e glossário de termos para apoiar no compartilhamento de idéias dentro do time. Em razão de ter um perfil técnico equilibrado com conhecimentos generalistas, ofereço habilidade em negociação e resolução de conflitos, me apresentando apto a trabalhar nas áreas de Qualidade (software, processos), gestão de projetos e suporte ao usuário.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Ciência da Computação
2007 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Um Estudo Sobre Técnicas de Teste de Software
Orientador: Milene Selbach Silveira
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
2002 - 2006
Universidade Federal de Pelotas
Título: Proposta de especialização do conjunto de critérios ergonômicos de Bastien e Scapin, para fins de avaliação da usabilidade de técnicas de visualização de informações hierárquicas, através da agregação de questões de inspeção
Orientador: Eliane da Silva Alcoforado Diniz
Formação complementar
2020 - 2020
Como Desenvolver Sua Inteligência Emocional. (Carga horária: 1h). , LinkedIn Learning, LINKEDIN, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos do Scrum. (Carga horária: 1h). , LinkedIn Learning, LINKEDIN, Brasil.
2013 - 2013
Liderança Situacional. (Carga horária: 20h). , DBServer Assessoria em Sistemas de Informação, DBSERVER, Brasil.
2011 - 2011
Collis Brand Test Tool Training Course. (Carga horária: 8h). , Collis Payment Competence Centre, COLLIS, Holanda.
2011 - 2011
PostgreSQL Fundamentos. (Carga horária: 20h). , Escola TargetTrust, TARGETTRUST, Brasil.
2010 - 2010
Testes Aplicado a DELL. (Carga horária: 7h). , Stefanini IT Solutions, STEFANINI, Brasil.
2010 - 2010
Testes de Software Básico. (Carga horária: 10h). , Stefanini IT Solutions, STEFANINI, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em VI Escola de Microeletrônica. (Carga horária: 30h). , Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em IV Escola de Alto Desempenho. , Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.
1994 - 2001
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 656h). , Fisk Bells English Course, FISK, Brasil.
1994 - 1994
Introdução ao Processamento de Dados. (Carga horária: 30h). , Fundação Escola de Formação Profissional de Pelotas, EFPEL, Brasil.
1994 - 1994
Introdução à Informática - Módulo Intermediário. (Carga horária: 40h). , Colégio São José, CSJ, Brasil.
1993 - 1993
Datilografia Manual e Eletrônica com Iniciação ao. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Formação Profissional de Pelotas, EFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Interação Homem Máquina.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
Organização de eventos
SILVEIRA, Milene S. ; SILVA, Tiago Silva da ; GASTAL, Eduardo Carvalho . Feira das Profissões. 2007. .
GASTAL, Eduardo Carvalho . X Semana Acadêmica do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas. 2006. (Outro).
DINIZ, E. S. A. ; TAVARES, Tatiana Aires ; MEDEIROS, Gil Carlos Rodrigues ; AGOSTINI, Luciano Volcan ; GASTAL, Eduardo Carvalho . Programas de TV Digital e Interativa: TV, Multimídia ou Software?. 2006. (Outro).
GASTAL, Eduardo Carvalho . IX Semana Acadêmica do Bacharelado em Ciência da Computação. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Testing Day III. 2010. (Simpósio).
Testing Day II. 2009. (Simpósio).
Performance Summit 2008. 2008. (Simpósio).
VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2008. (Simpósio).
I Seminário FADO - e-learning como Suporte para Educação Continuada: 10 Trajetórias em Construção na Europa e na América Latina. 2005. (Seminário).
19. Simpósio Sul de Microeletrônica. 2004. (Simpósio).
I Seminário de Educação a Distância em Gráfica Digital para a Arquitetura. 2004. (Seminário).
Palestras Internacionais com o Dr. Clóvis Tondo. 2004. (Encontro).
IV Fórum Internacional Software Livre. 2003. (Simpósio).
VIII Semana Acadêmica do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas. 2003. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA, Milene S. ; Oliveira, Flávio Moreira de ; SILVA, Tiago Silva da ; GASTAL, Eduardo Carvalho . Pôster sobre o Centro de Pesquisa em Teste de Software. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GASTAL, Eduardo Carvalho . Proposta de especialização do conjunto de critérios ergonômicos de Bastien e Scapin, para fins de avaliação da usabilidade de técnicas de visualização de informações hierárquicas, através da agregação de questões de inspeção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
DINIZ, E. S. A. ; BARROS, Rodrigo Coelho ; GASTAL, Eduardo Carvalho . Projeto Inclusão Social Digital Capão do Leão - Versão 01 (PISD/CL01). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2005
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor (estagiário), Carga horária: 400
Outras informações:
Projeto Inclusão Social Digital Capão do Leão Responsabilidades: Elaboração e execução das aulas do Curso. Prestação de assistência/colaboração com a Coordenação do Projeto. Local: UFPEL, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Capão do Leão - RS) e suas instituições de ensino.
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (estagiário), Carga horária: 20
Outras informações:
Centro de Pesquisa PUCRS HEWLETT-PACKARD (CPPH) Responsabilidades: Redação de planos de avaliação de sistemas em nível de Usabilidade, preparação de documentação referente à processo de teste de software, execução de avaliação de Usabilidade de sistemas e execução de teste de software em nível funcional. Local: Faculdade de Informática (FACIN), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
2008 - 2009
HOEPERSVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Colaborador voluntário, Carga horária: 10
Outras informações:
Consultor em Qualidade de Sistemas Responsabilidades: Redação de planos de avaliação de sistemas em nível de Usabilidade, execução de avaliação de Usabilidade de sistemas, preparação de documentação referente à processo de teste de software, levantamento de cenários de teste, escrita de casos de teste, execução de teste de software em nível funcional e rastreamento de defeitos em sistemas. Trabalho realizado em caráter voluntário, sem vínculo empregatício, sob o regime de um contrato de colaboração técnico-científica, tendo como propósito coletar subsídios para a minha pesquisa científica no contexto da Especialização em Ciência da Computação (PUCRS). Local: Unidade Matriz da Hoepers S.A. (Gerência de Tecnologia da Informação) Rua 11 de Agosto, 56. Bairro São João. CEP 91020-050. Porto Alegre (RS).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Carvalho Gastal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?