Adilson Paes de Souza

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP (2020).. Desenvolveu atividades como Pesquisador Visitante na Norwegian Police University College (PHS) - Oslo-Noruega (2019). Possui Mestrado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2012). É membro do Grupo de Estudos em Saúde Mental e Violência (s) e Segurança Pública, do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do IPPES - Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio - RJ. É bacharel em direito pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (1996). Foi aprovado pelo exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil - SP. É Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo (Tenente Coronel) da reserva, desde de janeiro de 2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos. É Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, desde 2006. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa Médica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e da Associação Nacional de Biossegurança. Autor de livro, participou de vários filmes documentários, palestrante e debatedor nas áreas mencionadas. É pesquisador nas seguintes áreas: Violência, Letalidade e Formação Policial; Direitos Humanos e Segurança Pública na Democracia. Subjetividade e sofrimento policial.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2016 - 2020

Universidade de São Paulo
Título: O policial que mata: um estudo sobre a letalidade praticada por policiais militares do Estado de São Paulo
Profa Dra Marie Claire Sekkel. Palavras-chave: Policia Militar; Violência Policial; Letalidade Policial; Subjetividade Policial; Teoria Crítica da Sociedade; Teoria da Psicodinâmica do Trabalho. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico; Administração pública, defesa e seguridade social.

Mestrado em Direito

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: A Educação em Direitos Humanos na Polícia Militar,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Professor Doutor Celso Lafer
Palavras-chave: curriculo, direitos humanos, estado de direito.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Formação complementar

2020 - 2020

Curso Suicídio Policial: Teorias, dados e prevenção. (Carga horária: 15h). , Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicìdio, IPPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Participação em eventos

"SEMINÁRIO SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA POLICIAL: QUAIS CORPOS SÃO ALVOS??..?A Violência de Estado e suas implicações na saúde mental dos trabalhadores da Segurança Pública?. 2021. (Seminário).

CRIMES DE MAIO 15 ANOS. Verdade. Memória. Justiça e Liberdade..A negação da existência alimentada pela impunidade?. 2021. (Seminário).

Ciclo de Debates sobre os Direitos Humanos e Enraizamento da Democracia.Segurança Pública, Democracia e Militarização da Polícia.. 2020. (Simpósio).

Filme Documentário - Dentro da Minha Pele.Filme Documentário - Dentro da Minha Pele. 2020. (Outra).

Live - Apresentação - Debate.Live sobre Segurança Pública, Polícia e Autoritarismo. 2020. (Outra).

Política de Segurança Pública do Governo Bolsononaro.Política de Segurança Pública do Governo Bolsononaro. 2020. (Seminário).

Segurança Pública: Controle das Polícias, Luta Contra Violações e Ações Institucionainais.Ação Policial e seus Impactos Sociais nos Territórios Periféricos. 2020. (Seminário).

XIII Seminário de Ciências Sociais daUESC.(De)Formação Policial e Letalidade. 2020. (Seminário).

Debate-Violência Policial x Democracia: Impasses e Formas de Superação.Debate-Violência Policial x Democracia: Impasses e Formas de Superação. 2019. (Outra).

Fóruns Permanentes UNICAMP.Educação em segurança Pública: Conhecer Agindo. 2019. (Seminário).

International Staff Week. New Trends in Modern Policing - New Methods in Police Education Mo.Police Violence - Sao Paulo State. 2019. (Seminário).

Research Conference - Changing Police Methods. 2019. (Congresso).

A ideologia na educação militar.(de)Formação Policial. 2018. (Seminário).

Filme documentário.Coratio. 2015. (Outra).

Filme documentário.Sobre a redução da maioridade penal - Sobre penas e castigos. 2015. (Outra).

Filme documentário.Restes. 2015. (Outra).

Filme documentário.Direito de Permanecer Calado. 2015. (Outra).

Filme documentário.Desmilitarização. 2014. (Outra).

III Forum Goiano de Segurança Pública. Painel: Polícia que mata e Polícia que morre. 2014. (Congresso).

III Forum Goiano de Segurança Pública -palestra de abertura. Novos padrões de policiamento - a atuação da Polícia Militar no contexto social. 2014. (Congresso).

Direitos Huamanos e Violência Policial.Aatuação da Polícia miliatr no contexto democrático. 2013. (Simpósio).

Congresso Nacional. Congresso nacional de celebração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2008. (Congresso).

Prêmio USP de Direitos Humanos.Prêmio USP de Direitos Humanos - categoria individual. 2008. (Outra).

XXXIII Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Biológicas PUC-.TRANSGÊNICOS-CIÊNCIA E LEGISLAÇÃO. 2004. (Simpósio).

Curso de extensão universitária.A Violência na Sociedade de Brasileira: Causas, Características e Tendências. 2003. (Outra).

Seminário de Atualização Profissional da Polícia Ambiental.Teoria e Prática Pré-Processual da Lei 9099/95 - Juizados Especiais Criminais. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Capitão PM Luiz Gonzaga

SOUZA, A. P.. a Abordagem policial e os Direitos Humanos. 2010 - Centro de Altos Estudos em Segurança Pública.

Comissão julgadora das bancas

André de Carvalho Ramos

CARVALHO RAMOS, André de; LAFER, Celso; Romano, Roberto. A educação em direitos humanos na polícia militar. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Marie Claire Sekkel

SEKKEL, M. C.; SILVA, L. G. G.; SCHMIDT, M. L. S.; BARROS, C. C.; SILVA, R. R.; DURAO, S. S. B.. O policial que mata: um estudo sobre a letalidade praticada por policiais militares do Estado de São Paulo. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Marie Claire Sekkel

SEKKEL, M. C.; BARROS, C. C.; SILVA, L. G. G.. O mal-estar na polícia militar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Maria Luisa Sandoval Schmidt

SCHMIDT, M. L. S.; SEKKEL, M. C.; SILVA, R. R.; BARROS, C. C.; DURAO, S. S. B.; SILVA, L. G. G.. O policial que mata: um estudo sobre a letalidade praticada por policiais militares do Estado de São Paulo. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

Carlos César Barros

SEKKEL, M. C.;BARROS, C. C.; SILVA, L. G. G.. O mal-estar na polícia militar: (de)formação e letalidade policial. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Dimitri Nascimento Sales

MALHEIROS, A. C.;SALES, Dimitri.. O policial como agente de transformação da sociedade: o fortalecimento da cidadania e a promoção da dignidade humana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia) - Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. PM Nelson Freire Terra.

Dimitri Nascimento Sales

MALHEIROS, A. C.;SALES, Dimitri.; CAMARGO, Carlos Alberto de.; PINTO, Wagner César Gomes O. T.; LEME, Jorge Augusto.. O policial como agente de transformação social: o fortalecimento da cidadania e da dignidade da pessoa humana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia) - Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. PM Nelson Freire Terra.

Orientou

Capitão PM Luiz Gonzaga

A Abordagem Policial e os Direitos Humanos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Centro de Altos Estudos em Segurança Pública; Orientador: Adilson Paes de Souza;

OLIVEIRA, T

C; et al; A Inclusão das Pessoas Especiais no Mercado de Trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Taboão da Serra; Orientador: Adilson Paes de Souza;

Foi orientado por

Marie Claire Sekkel

O policial que mata: um estudo sobre a letalidade praticada por policiais militares do Estado de São Paulo São Paulo; 2020; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,; Orientador: Marie Claire Sekkel;

Celso Lafer

A Educação em Direitos Humanos na Polícia Militar; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. P. . O Guardião da Cidade: reflexões sobre casos de violência praticados por policiais militares.. 1. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2013. v. 1. 252p .

  • SOUZA, A. P. . Direitos |Humanos e Atividade Policial. In: Cláudia R. Plens. (Org.). Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da antropologia forense e da justiça no caso de violações. 1aed.São Paulo: Annablume, 2022, v. , p. 1-385.

  • SOUZA, A. P. . A MORTE NA VIDA DO POLICIAL MILITAR: SIGNIFICADO E REPERCUSSÃO. In: Fábio Gomes de França. (Org.). Questões de Segurança Pública. 1ed.João Pessoa, PB: Idéia, 2021, v. , p. 146-161.

  • SOUZA, A. P. . Educação em Direitos Humanos de Baixa Qualidade e Violência Policial. In: álvaro Augusto Dias monteiro; Érica C. A. Winand; Luiz Rogério Franco Goldoni. (Org.). Defesa da Amazônia - VII ENABED. 1ed.São Cristovão - sergipe: editora UFS, 2014, v. , p. 153-283.

  • SOUZA, A. P. ; SOUZA, A. P. . https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2022/01/pm-aposentado-conta-assalto-e-sequestro-que-sofreu-e-critica-politicas-de-seguranca.shtml. A violência não bate à porta, Folha de São Paulo, 23 jan. 2022.

  • SOUZA, A. P. . Bolsonaro é um agente letal que agrava a pandemia. El Pais, El Pais, 29 jun. 2021.

  • SOUZA, A. P. . Militares, retornem para os quartéis. O estado democrático de direito exige. El Pais - Brasil, São paulo, SP, 25 fev. 2021.

  • SOUZA, A. P. . Projetos que reduzem poder de governadores sobre polícias têm ?cheiro de golpe?, diz especialista. Revista Fórum, São Paulo, SP, 18 jan. 2021.

  • SOUZA, A. P. . A vida precificada-e descartada. #COLABORA, Rio de Janeiro, RJ, 13 dez. 2020.

  • SOUZA, A. P. . A insegurança pública nossa de cada dia. JORNAL DA USP, São Paulo, SP, 10 dez. 2020.

  • SOUZA, A. P. . 'Subcultura policial premai o racismo. O inimigo é preto e pobre.'. Revista Forum, São Paulo, SP, 23 nov. 2020.

  • SOUZA, A. P. . Letalidade da PM de São Paulo é analisada em pesquisa do Instituto de Psicologia. JORNAL DA USP, São Paulo, SP, 08 out. 2020.

  • SOUZA, A. P. . Caso Ágatha: Afastamento de PM acusado de disparar contra menina é 'marketing' e aumenta a letalidade, diz pesquisador. yahoo/notícias, São paulo, SP, 21 set. 2020.

  • SOUZA, A. P. . A morte como commodity. Folha de São Paulo/UOL, São Paulo, SP, 07 set. 2020.

  • SOUZA, A. P. . PM transforma jovem em assassino sem remorso, diz tenente coronel reformado. uol.com.br, São Paulo, SP, 20 ago. 2020.

  • SOUZA, A. P. . Polícias Militares, Militância Política e Letalidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. ; CUNHA, P. R. ; SANTOS, E. H. J. . Militares e ação política: um debate na história e na conteporaneidade.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . ?SEGURANÇA PÚBLICA, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. ; NOGUEIRA, M. A. ; CAMARGOS, A. A. M. . Hierarquia e Disciplina Militar e a quebra da ordem institucional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Direitos Humanos e Atividade Policial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. . Precisamos de uma Polícia Militar?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Police Violence - Sao Paulo State. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . Research Conference - Changing Police Methods. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Educação em Segurança Pública: Conhecer Agindo.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. ; SOUZA, A. P. . Violência Policial x Democracia: impasses e formas de superação.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. ; SOUZA, A. P. . Direitos Humanos no contexto atual: desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. . Violência Policial e democracia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Democratização, Sociedade e (Des) militarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . Tiro, porrada e sangue: Segurança Pública à brasileira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. . Security Forces and Access to Information. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . O Papel da Segurança Pública na Sociedade Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Por uma Nova Política de Segurança Pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . O Mapeamento dos Crimes e a Violência Difusa ( Violência dos Cidadãos). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . A desmilitarização da Polícia Militar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, A. P. . III Forum Goiano de Segurança Pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Debate: Violência Policial e Prisões Arbitrárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. . Segurança Pública e Defesa Nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, A. P. . El uso de la fuerza contra la protesta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, A. P. . Los Medios, la Protesta y las Fuerzas de Seguridad. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, A. P. . Por Uma Nova Política de Segurança Pública para o Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, A. P. . Desmilitarização da Polícia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . A desmilitarização da Polícia Militar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . A Educação em Direitos Humanos na Polícia Militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. . O Policial Militar como agente de transformação social: O fortalecimento da cidadania e da dignidade humana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. ; SOUZA, A. P. . O policial Militar como agente de transformação social: O fortalecimento da cidadania e da dignidade humana.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. P. . Organismos Geneticamente Modificados-A Atuacão da Policia Militar na Informacão ao Publico e na Fiscalizacão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, A. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. . Giro Político - PM no campus e modelos de segurança 2021 (Seminário).

  • SOUZA, A. P. . Marcha Cega 2018 (Filme documentário).

  • SOUZA, A. P. . O Policial Militar como Agente de Transformação Social: O Fortalecimento da Cidadania e da Dignidade Humana 2009 (Monografia).

  • SOUZA, A. P. . Organismos Genéticamente Modificados-A Atuação da Polícia Militar na Informação ao Público e na Fiscalização 2003 (Monografia).

Outras produções

SOUZA, A. P. . Podcast Prova sua Inocência - Por Dentro do Sistema. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A insegurança pública é rentável; os políticos precisam colocar o dedo na ferida?, diz Adilson Paes. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A crescente Politização das polícias no Brasil. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

SOUZA, A. P. . Adilson Paes critica governador de SP sobre ?bandido que levantar arma para polícia vai levar bala?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O que um policial nos ensina sobre amdar armado. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Encontro ao Vivo. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Crimes de PIX aumentam 284% e roubos de celulares sobem junto. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; GHERMAN, M. . Bolsonarismo, o gozo pela morte e a estética do nazismo à brasileira, com Michel Gherman e Adilson Paes de Souza. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; CRIZ, A. K. V. E. . Nova Carta Magna do Chile propõe desmilitarização da polícia; Brasil retrocede na segurança pública. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . MORTES E MEDO PM mata oito e reforça temor sobre problemas psicológicos de policiais. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Bolsonaro torna explícito viés golpista e instituições são omissas, estamos entregues ao Deus dará?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Agentes a PRF envolvidos na morte de Genivaldo deveriam estar presos?, diz tenente-coronel. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Na semana de 57 anos do golpe, ?fake news? de Bia Kicis volta a ameaçar a democracia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Brasil tem morte sem pena?, diz coronel da PM sobre matança no Jacarezinho.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . MP e Judiciário são atores participativos da chacina do Jacarezinho, diz Adilson Paes. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Violência Policial na Pandemia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Nova versão sobre Jacarezinho ?comprova que não havia excepcionalidade?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . PMs da Rota começam a usar na próxima semana câmeras portáteis na farda... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2021/05/21/pms-da-rota-comecam-a-usar-na-proxima-semana-cameras-portateis-na-farda.htm?cmpid=copiaecola. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Um ano do caso Floyd: assassinato elevou discussões sobre racismo e mudanças na polícia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Brasil, uma democracia militarizada. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Le Brésil, une démocratie militarisée. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Comando do Exército comete prevaricação ao não investigar Pazuello, diz coronel da PM. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . PMs não prestam contas a ninguém e passam por ?bolsonarização?, diz pesquisador e coronel. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Não identificar quem deu a ordem é ridículo?, diz pesquisador da violência policial que foi coronel da PM. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Decisão do Exército sobre Pazuello é humilhante e uma afronta a inteligência da sociedade?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O que há por trás da atuação intimidadora da polícia paulista nas periferias. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A instituição Exército Brasileiro deixa de existir. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . PM e Bolsonarismo: 'Bolsonaro quer ganhar no grito e no cassetete'. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; ZACCONE, O. ; MUNIZ, J. . ?Na segurança pública, governadores estão igual boneco de posto de gasolina, movendo o braço conforme o vento?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Tenente-coronel Adilson: Bolsonaro já usou PM para tentativa de golpe eleitoral no Ceará e vai usar de novo em 2022. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Tenente coronel Adilson: Com perdão a Pazuello, Bolsonaro tem seu Exército e ?vem coisa pior por aí?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Rebeldes recebem Adilson Paes de Souza.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Jornal Brasil Atual - uso de câmeras pela policia militar. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Justiça Militar absolve PMs por estupro à jovem dentro de viatura. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SOUZA, A. P. . Operação que matou Lázaro Barbosa foi um fracasso em todos os sentidos.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Tenente-coronel critica PM de Goiás no caso Lázaro: ?Operação foi uma catástrofe?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Não tem o que festejar, parabenizar ou exaltar?, diz tenente-coronel Adilson Souza sobre caso Lázaro. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . No Rastro da Pólvora. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Uma breve história das polícias militares, com Adilson Paes de Souza. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Especialistas criticam reação das Forças Armadas na crise envolvendo a CPI da Covid. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Crise entre Forças Armadas e Senado pode afetar PMs, diz policial aposentado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. . Prisão de estudante da USP não foi caso isolado e presença da PM nos campi se intensifica, dizem professores. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Fala de coronel mostra que governador não comanda a polícia?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Cabe punição e representação junto ao STF ao coronel da PM que atacou Doria e instituições.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Os coronéis que cruzaram o Rubicão. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

SOUZA, A. P. ; ADIPANI, R. ; LIMA, R. S. . SP: Bolsonarismo na PM acende alerta para monitoramento de atos no dia 7.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Por ferir regimento da PM-SP, policiais que apoiarem atos antidemocráticos podem ser expulsos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; FERNANDES, I. . Ataque em Araçatuba demonstra ineficácia de Bolsonaro e Doria na segurança pública. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . PM de escolta de prefeito de SP reagiu rápido e corretamente em tentativa de assalto, dizem ouvidor e especialistas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Escolta de prefeito agiu certo ao reagir com tiros e matar assaltante?... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/09/02/escolta-de-prefeito-agiu-certo-ao-reagir-a-assalto-especialistas-opinam.htm?cmpid=copiaecola. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Da Ponte Pra Cá Ep. 16 - Adilson Paes de Souza. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . É possível uma segurança pública cidadã?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Militarização e negação da política empurram polícias para o bolsonarismo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Brasil teme ?efeito contágio? nos atos do 7 de Setembro após ameaças de morte contra ministro do STF. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Congresso pode reduzir poder de governadores sobre policiais militares e civis. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Bolsonaro altera decretos novamente e libera ainda mais armas no país. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Delegado anula flagrante de tráfico de drogas após desconfiar de versões de PMs em SP. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. . Evento da USP sobre segurança pública é alvo de ataques de ódio de grupos bolsonaristas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. . Bolsonaristas invadem palestra online que debatia presença autoritária da PM na USP. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Ouvidoria pede apuração de vídeo em que PM atira em jovem pelas costas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Policiais devem estar atentos para não serem usados?, diz especialista sobre PM morto na BA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Para Adilson Paes, apoiadores de Bolsonaro não estão preocupados com a vida de policiais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Como é possível entender a violência policial. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A negação do racismo de Bolsonaro e Mourão e o avanço da violência das forças de segurança. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Trump e Doria anunciam reforma da polícia, é suficiente?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . ?Escola de formação da PM é fábrica de monstros e policial sente necessidade de matar?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A insegurança pública de cada dia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O ciclo vicioso da violência policial. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O Policial que Mata. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . A violência policial e o fenômeno do bolsonarismo. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O peso da farda: em 2018, 104 policiais cometeram suicídio no país. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O decreto do porte de armas traz mais segurança?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . O Guardião da Cidade - reflexões sobre violência policial. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Adilson Paes de Souza comenta ação da polícia em Paraisópolis e fala sobre segurança pública. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Cidade Ocupada. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Jornal da Gazeta. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Profissão Repórter. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. ; PONDE, L. F. ; GIANOTTI, J. A. . Globo news Painel. 2013.

SOUZA, A. P. ; MAIEROVICH, W. F. . Observatório da imprensa. 2013.

SOUZA, A. P. . Melhor e Mais Justo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . TV Folha. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Jornal da Gazeta. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, A. P. . Direito das Pessoas Portadoras de Deficiencia e Estatuto do Idoso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Vínculo: palestrante e escritor, Enquadramento Funcional: Palestrante, escritor