Marlene Schneider

Possui graduação em Letras Português/Alemão Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1993) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2002). Atualmente é professora do Governo do Estado do MS, professora de Língua alemã - Wizard e professora da Prefeitura Municipal de Corumbá. Foi professora pesquisadora do Projeto de Pesquisa Atlas Toponímico do Estado do Mato Grosso do Sul - ATEMS, - de 2002 a 2011, sediado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: toponímia, educação, pantanal sul-mato-grossense, língua portuguesa e léxico.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

1999 - 2002

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Título: Um olhar sobre os caminhos do Pantanal sul-mato-grossense: a toponímia dos acidentes físicos,Ano de Obtenção: 2003
Aparecida Negri Isquerdo.Palavras-chave: léxico; toponímia; Pantanal sul-mato-grossense; realidade física e cultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lexicologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em andamento em TURISMO

2019 - Atual

Escola Estadual Anhanguera

Graduação em Letras Português/Alemão /Licenciatura Plena

1990 - 1993

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O dialeto alemão Hunsrück em Linha Pinheiro Machado - Brochier/RS
Orientador: Margareta Tornquist

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1989

ESCOLA EVANGÉLICA IVOTI

Formação complementar

2020 -

Constelações Familiares Sistêmicas. , Escola VIDA, ESCOLA VIDA, Brasil.

2020 -

Domine seus medos 2.0. , Fagner Borges, FB, Brasil.

2020 -

VIDA BASES. , Escola VIDA, ESCOLA VIDA, Brasil.

2020 - 2020

Diálogos socioemocionais. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação - MS, SED, Brasil.

2020 - 2020

Mentoria Sistêmica Entre no Digital. (Carga horária: 15h). , Lu Quintino, LQ, Brasil.

2015 - 2015

Língua Espanhola. (Carga horária: 80h). , Prefeitura Municipal de Corumbá, PMC, Brasil.

2012 - 2012

REDES DE APRENDIZAGEM - PROINFO. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, SED MS, Brasil.

2008 - 2008

GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, GOVERNO/MS, Brasil.

1990 - 1993

Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 360h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1989 - 1990

Língua inglesa. (Carga horária: 120h). , Escola de idiomas Wizard, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos Toponímicos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Organização de eventos

SCHNEIDER, M. . OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. .

SCHNEIDER, M. . OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA. 2016. .

SCHNEIDER, M. . A FAMÍLIA E A ESCOLA. 2016. (Outro).

SCHNEIDER, M. . FORMAÇÃO CONTINUADA. 2016. (Outro).

SCHNEIDER, M. . CONSELHOS ESCOLARES. 2016. (Outro).

SCHNEIDER, M. . A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO NA CULTURA BRASILEIRA. 2016. (Outro).

SCHNEIDER, M. . 1ª MOSTRA CULTURAL. 2016. (Outro).

SCHNEIDER, M. . FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Outro).

SCHNEIDER, M. . 1ª MOSTRA AFRO-CULTURAL. 2015. (Outro).

Participação em eventos

FC de Implementação do Currículo de Referência no MS.. 2019. (Outra).

Aprovação na prova de Língua estrangeira (8,5): espanhol na UCDB.Aprovação em língua estrangeira: espanhol Pós Graduação. 2017. (Outra).

Conferência Estadual de Educação - MS. 2017. (Outra).

Conferência Intermunicipal de Educação Popular - CONAPE.PLANOS DECENAIS, SNE E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO. 2017. (Outra).

Noções básicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2017. (Outra).

Aprovação para Gestora escolar na REME de Corumbá.Aprovação em Gestão escolar.. 2013. (Outra).

Encontro Municipal de Educação e VI Edição do Prêmio Professor por Excelência. 2010. (Encontro).

Avaliação para gestor de escola pública estadual. 2008. (Outra).

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PARA DIRIGENTES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. 2008. (Outra).

4ª Conferência Estadual de Educação. 2007. (Outra).

XVII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - Qualidade Social da Educação: Compromisso e responsabilidade de todos. 2007. (Encontro).

Capacitação Continuada em Conselhos Escolares - Curso à Distância. 2006. (Outra).

XXIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. 2006. (Congresso).

Grupo de Pesquisa Língua e Literatura na Escola. 2005. (Outra).

Grupo de Pesquisa Língua e Literatura na Escola. 2005. (Outra).

I Conferência Municipal de Educação. 2005. (Outra).

Tema: reforma urbana: cidade para todos. 2005. (Outra).

Viagem de Estudos pelas Cidades Históricas de Minas Gerais. 2005. (Outra).

V Semana de História e Letras.A representação da cultura regional na toponímia pantaneira. 2004. (Encontro).

V Semana de História e Letras: língua, cultura e sociedade. 2004. (Encontro).

II Seminário de Estudos da Linguagem. 2003. (Seminário).

1ª Jornada Educacional da REME. 2002. (Outra).

1 Workshop - estudos onomásticos: a questão da toponíma. 2002. (Outra).

2 Encontro Internacional. 2002. (Encontro).

Capacitação para professores de Língua Portuguesa. 2002. (Encontro).

I Fórum Infanto-juvenil. 2002. (Outra).

PANTANAL 2002 - Segundo Encontro Internacional de Integração técnico-científica para o desenvolvimento sustentável do Pantanal e do Cerrado. 2002. (Encontro).

1ª Etapa do.Curso Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs. 2001. (Outra).

I Encontro Nacional do GELCO.I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do centro-oeste. 2001. (Encontro).

I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do centro-oeste/ II Encontro de professores de Letras do Brasil Central.Toponímia pantaneira. 2001. (Encontro).

II Congresso da ABRALIN. II Congresso da ABRALIN. 2001. (Congresso).

II Congresso Internacional da ABRALIN. A toponímia como manifestação da realidade regional. 2001. (Congresso).

III Encontro educacional da Região Centro-Oeste.III Encontro Educacional da Região centro-oeste. 2001. (Encontro).

XLVIII do GEL.XLVIII Seminário do Grupo de estudos Lingüísticos de São Paulo - GEL. 2000. (Seminário).

Tema: iteratura, memória e história: 221 anos de Corumbá e Ladário.III Semana de História e Letras. 1999. (Outra).

IV Seminário Internacional de Alfabetização e Educação.IV Seminário Internacional de Alfabetização e Educação. 1998. (Seminário).

Oficina de Leitura e Redação.Oficina de Leitura e Redação. 1998. (Oficina).

Encontro sobre Avaliação.Encontro sobre Avaliação. 1997. (Encontro).

I Encontro de Variação Lingüística do cone Sul.I Encontro de Variação Lingüística do Cone Sul. 1997. (Encontro).

Curso Política Lingüística.Curso Política Lingüística. 1996. (Outra).

III Congresso de Professores de Alemão. III Congresso de Professores de Alemão. 1996. (Congresso).

18 Seminário para professores de alemão.18 Seminário para professores de Alemão. 1994. (Seminário).

Alemão como Língua estrangeira.Fachgebiet Deutsch als Fremdsprache. 1993. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SCHNEIDER, M. . Particularidades topônimicas e terminológicas na Mesorregião dos Pantanais sul-mato-grossenses. In: ISQUERDO, A. N.. (Org.). Particularidades topônimicas e terminológicas na Mesorregião dos Pantanais sul-mato-grossense. 01ed.Campo Grande: UFMS, 2020, v. II, p. 140-161.

  • SCHNEIDER, M. . Topônimos de acidentes físicos do Pantanal sul-mato-grossense: descrição e análise. In: ISQUERDO, A. N.. (Org.). Topônimos de acidentes físicos do Pantanal sul-mato-grossense: descrição e análise. 01ed.Campo Grande: UFMS, 2020, v. 01, p. 21-.

  • SCHNEIDER, M. . Léxico e toponíma: um recorte dos topônimos dos acidentes físicos do Pantanal do Mato Grosso do Sul. In: II Seminário de Estudos da Linguagem: identidades, 2003, Três Lagoas. Anais CDR do II seminário de Estudos da Linguagem: identidades. Campo Grande: ARY TAVARES REZENDE FILHO - Editoração Eletrônica, 2003. p. 128-133.

  • SCHNEIDER, M. . A toponímia como manifestação da realidade regional. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza - CE. Boletim da Associação Brasileirada Lingüística. Fortaleza - CE: Editora da UFCE, 2001. v. 26. p. 441-443.

  • SCHNEIDER, M. . Léxico e toponímia: um recorte dos topônimos dos acidentes físicos do Pantanal do Mato Grosso do Sul. In: II Seminário de estudos da Linguagem:identidades, 2003, Três Lagoas. Caderno de resumos e programação do II Seminário de Estudos da Linguagem:dentidades. Campo Grande: Editora da UFMS, 2003. p. 19-19.

  • SCHNEIDER, M. . Toponímia pantaneira. In: I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem de Centro-Oeste/ II Encontro de professores de Letras do Brasil, 2001, Campo Grande. Caderno de resumos do I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste/II Encontro de Professores de Letras do Brasil Central. Campo Grande - MS: Editora da UFMS, 2001. p. 97-97.

  • SCHNEIDER, M. . A toponímia como manifestação da realidade regional. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza - CE. Caderno de resumos do II Congresso Internacional da ABRALIN. Fortaleza - CE: Editora da UFCE, 2001. p. 332-332.

  • SCHNEIDER, M. . Toponíma das vias públicas de Corumbá/MS. In: XLVIII Seminário de Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2000, Assis - SP. Caderno de resumos do XLVIII Seminário do GEL. Assis - SP: Editora da UNESP, 2000. p. 97-97.

  • SCHNEIDER, M. . Um olhar sobre os caminhos do Pantanal-sul-mato-grossense. Papéis , UFMS, v. 7, n.14, p. 51-52, 2003.

Outras produções

SCHNEIDER, M. . APOSTILA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

SCHNEIDER, M. . APOSTILA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material de apoio).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2012

    Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul - ATEMS II, Descrição: O Projeto ATEMS configura-se uma variante regional do Projeto ATB (Atlas Toponímico do Brasil) e tem como obejtivo geral a elaboração de um Atlas Toponímico que, além de contribuir para o conhecimento da toponímia sul-mato-grossense, também demonstrará peculiaridades lingüísticas, históricas, geográficas, culturais, sociais e ambientais do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados que constituem o corpus desta pesquisa já foram coletados e analisados em cinco dissertações defendidas no Programa de Mestrado em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Os cinco trabalhos, que computam um total de 4.135 nomes de acidentes geográficos físicos e humanos, seguiram os mesmos procedimentos teórico-metodológicos, no que diz respeito às fontes primárias dos dados (cartas do IBGE,1987, escala 1:250.000, em sua maioria) e ao modelo de classificação taxionômica dos topônimos proposta por Dick (1992). Tal procedimento foi adotado para garantir homogeneidade metodológica e permitir a comparabilidade posterior dos vários corpora, que é um projeto coletivo e interinstitucional, com a informatizadação dos topônimos, contendo dados detalhados sobre cada topônimo estudado (etimologia, estrutura morfológica, classificação taxionômica,...) e a confecção de um Atlas Toponímico que propiciará a definição da matriz toponímica do Estado de Mato Grosso do Sul. atems.ufms.br; http://fundect.ledes.net/project/view/p/6361/atlas-toponimico-do-mato-grosso-do-sul-atems. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marlene Schneider - Integrante / Aparecida Negri Isquerdo - Coordenador / Marineide Cassuci Tavares - Integrante / Carla Regina de Souza - Integrante / Ana Paula Tribesse Patrício Dargel - Integrante / Doraci da Luz Gonsalves - Integrante / Ana Cláudia Castiglione - Integrante / Gilson Rodolfo Martins - integrante - Integrante / Marilze Tavares - integrante - Integrante / Maria Vicentina do Amaral Dick - integrante - Integrante / Marlene Schneider - integrante - Integrante / Ana Regina T. Ferreira Teles - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2005

    Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul - ATEMS, Descrição: O projeto ATEMS (etapa I), variante regional do Projeto Atlas Toponímico do Brasil, teve como objetivo catalogar, classificar, descrever os nomes dos acidentes físicos e humanos do Estado de Mato Grosso do Sul. Os topônimos foram classificados, segundo os princípios metodológicos de Dick (1992), que orientam o Atlas Toponímico do Brasil (ATB) e o Atlas Toponímico do Estado de São Paulo (ATESP). Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de consulta a cartas cartográficas pelo Ministério do Exército e do IBGE. A análise dos registros relacionou o topônimo com fatores sociais, linguísticos, históricos e ideológicos, pois a Toponímia - nomes de lugares - acidentes físicos (rios, serras, vazantes...) e acidentes humanos (cidades, ruas, fazendas...). A Toponímia pode ser considerada um tesouro linguístico-cultural, pois apresenta uma visão de um mundo de um determinado grupo social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marlene Schneider - Coordenador / Maria Aparecida isquerdo - coordenadora - Integrante / Marilze Tavares - integrante - Integrante / Doraci da Luz Gonsalves - integrante - Integrante / Carla Regina de Souza - integrante - Integrante / Marineide Cassuci Tavares - integrante - Integrante / Ana Paula Tribesse Patrício Dargel - integrante - Integrante / Marlene Schneider - integrante - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Wizard Corumbá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de Língua Alemã, Carga horária: 4

2006 - 2007

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Vínculo: professora colaboradora, Enquadramento Funcional: professora colaboradora, Carga horária: 3

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Língua Portuguesa I, Leitura e produção de textos

  • 01/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós- graduação- Letras: Estudos Lingüísticos.,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Governo Do Estado do MS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assessoramento pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola Estadual Dom Bosco/Corumbá/MS.

2013 - 2014

Governo Do Estado do MS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola Estadual Dom Bosco/Corumbá/MS.

2003 - 2013

Governo Do Estado do MS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola Estadual Maria Helena Albaneze/ Corumbá/MS.

2000 - 2003

Governo Do Estado do MS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva/Corumbá/MS.

Atividades

  • 07/2014

    Direção e administração, E. E. DOM BOSCO.,Cargo ou função, professora coordenadora.

  • 06/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2003 - 2004

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
A função foi exercida na Unidade da Universidade de Corumbá/MS

Atividades

  • 02/2003

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português, Técnicas de Leitura, Redação e Interpretação

2014 - Atual

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora coordenadora, Carga horária: 20

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora

2006 - 2013

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnica na SEMED/CME, Carga horária: 40

2000 - 2004

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
professora Ensino Fundamental na Escola Ângela Maria Perez/Corumbá/MS.

1998 - 2000

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

1998 - 2000

Prefeitura Municipal de Corumbá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros/ Corumbá/MS.

Atividades

  • 02/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

1996 - 1998

Escola de Idiomas Wizard

Vínculo: , Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Alemã

1996 - 1997

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: concursada, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1995 - 1998

Prefeitura Municipal de Estância Velha

Vínculo: , Enquadramento Funcional: concursada, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1995 - 02/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Alemâ

1994 - 1994

Escola Sinodal Rui Barbosa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Língua alemã

1992 - 1993

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/1992 - 12/1993

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa