Adriana Casale
É licenciada em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência no ensino das línguas portuguesa e inglesa e em disciplinas pedagógicas em cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância. É mestre e doutora pela Universidade de São Paulo, onde aprofundou os estudos em educação em engenharia, com ênfase em metodologias ativas, estilos de aprendizagem e desenvolvimento de competências para o ensino docente por meio do microensino. É especialista em design instrucional (DI) para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias pela Universidade Federal de Itajubá. Atuou como DI na Universidade Adventista de São Paulo. É tutora e conteudista de disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas de educação e línguas portuguesa e inglesa. É instrutora de mindfulness com aplicações em educação em valores humanos. É consultora educacional em educação presencial e a distância. É co-autora e autora de livros na área jurídica.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
2008 - 2013
Escola de Engenharia de São Carlos - USP
Título: Aprendizagem Baseada em Problemas - desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia
, Ano de obtenção: 2013. Edson Walmir Cazarini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Competências Docentes; Ensino em Engenharia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
Mestrado em Engenharia de Produção
2006 - 2007
Escola de Engenharia de São Carlos - USP
Título: Aprendizagem Baseada em Problemas em uma Plataforma de Ensino a Distância com o Apoio dos Estilos de Aprendizagem: uma análise do aproveitamento dos estudantes da engenharia
, Ano de Obtenção: 2008.Profª. Drª. Nídia Pavan Kuri.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação a Distância; Ensino semipresencial; Estilos de aprendizagem; Ensino de engenharia.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Gestão do Conhecimento. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação Superior; Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual
2014 - 2015
Universidade Federal de Itajubá
Título: Design Instrucional do Curso Virtual
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Corrêa Molina
Formação complementar
2019 -
Certificação de Educadores MindEduca - Nível 2 e 3. (Carga horária: 80h). , MindEduca, ME, Brasil.
2019 -
Mindful Leadership. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Informática e Administração Paulista, FIAP, Brasil.
2020 - 2020
Consultoria Educacional Inovadora. (Carga horária: 120h). , Mercado EaD, MEAD, Brasil.
2018 - 2019
Curso Básico MindEduca. (Carga horária: 80h). , MindEduca, ME, Brasil.
2018 - 2018
Formação de instrutores de mindfulness para crianças e adolescentes. (Carga horária: 70h). , Centro de Mindfulness, CM, Brasil.
2018 - 2018
Curso Básico de educação em Valores Humanos. (Carga horária: 40h). , Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, ISSEB, Brasil.
2015 - 2015
Gravação, Edição e Publicação de Videoaulas. (Carga horária: 12h). , Virtual Education, VE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Extensão. (Carga horária: 30h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão do Conhecimento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
PALMA, A. C. . Dia Mundial de Segurança do Trabalho. 2017. (Outro).
CASALE, A. . I Workshop de Pós-Graduação em Engenharia de Produção "A pesquisa acadêmica em seus vários ramos". 2006. (Outro).
Participação em eventos
IV Simpósio de Tecnologia em Radiologia. 2018. (Simpósio).
Jornada Pedagógica Fatesa. 2018. (Outra).
Debate - Importância da Gestão da Permanência e do Ensino das Relações Étnico Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. 2017. (Outra).
Palestra - Metodologias Ativas e Inovações Pedagógicas na área da saúde. 2017. (Outra).
Semana Pedagógica. 2017. (Encontro).
II Simpósio de Tecnologia em Saúde. 2016. (Simpósio).
International Conference on Education, Training and Informatics: ICETI 2010. Usinig Cognitive Maps to Support the Problem-Based Learning Evaluation. 2010. (Congresso).
EFFECTIVE ENGINEERING EDUCATION COURSE.EFFECTIVE ENGINEERING EDUCATION COURSE. 2008. (Outra).
13º Congresso Internacional de Educação a Distância - CIED/ABED. Proposta Metodológica para Aperfeiçoamento de Planejamento em EAD Utilizando Estilos de Aprendizagem e Competências Requeridas: Aplicação ao Caso da Engenharia de Produção?. 2007. (Congresso).
XIV SIMPEP - Gestão de Desempenho em Sistemas Produtivos.Estilo de Aprendizagem e Tipos de Personalidade de Alunos na Engenharia de Produção. 2007. (Simpósio).
XXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2007. (Congresso).
1° Workshop de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância: Perspectivas e Contribuições. 2006. (Outra).
XIII SIMPEP 2006 - Empreendedorismo e Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos.ESTILOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES. 2006. (Simpósio).
1° Workshop Aprende "Capacitação dos Docentes para o Ensino Superior". 2005. (Outra).
Workshop "A Internet e o Portal do ELIOT: as ferramentas para o professor pesquisar, construir e utlizar material didático". 2004. (Outra).
Inteligências Múltiplas e Ensino de Inglês. 2003. (Oficina).
Mini-Curso "Reformulando as atividades gramaticais do livro didático: Proposta de contextualização". 2003. (Outra).
1° Encontro de Capacitação Docente. 2002. (Encontro).
2° Congresso Nacional de Iniciação Científica. Coordenação de seção de comunicação. 2002. (Congresso).
Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2000. (Oficina).
IV Jornada de Letras. 2000. (Outra).
Workshop: Focus on Motivation. 2000. (Outra).
XV Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua inglesa".Diferenças individuais e motivação na aprendizagem de Língua Inglesa. 1999. (Outra).
III Seminar for Teachers of English. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
PALMA, A. C.; NASCIMENTO, A. C.; BASÍLIO, L. L. O.. Banca de Avaliação do Concurso Público de Docentes. 2017. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
PALMA, A. C.. III Simpósio de Tecnologia em Saúde. 2017. Faculdade de Tecnologia em Saúde.
PALMA, A. C.; NASCIMENTO, A. C.; BASÍLIO, L. L. O.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo de Docentes. 2017. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Orientou
S; P; ; A globalização e suas influências no desenvolvimento do secretariado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
G; ; A liderança empresarial: uma análise de um líder de sucesso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
; Personalidade, comportamento e atitudes do secretário executivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
F; ; A influência da língua inglesa para a carreira de Secretária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
F; ; Estilos de aprendizagem dos dos alunos do Secretariado Executivo Bilíngue; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
C; ; Estilos de ensino no curso de Secretariado Executivo Bilíngue; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
C; ; O uso do correio eletrônico como fonte de comunicação interna; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
A; ; Marketing pessoal e a etiqueta empresarial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
; Os processos que envolvem o empowerment; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
F; ; Gestão de pessoas na área de desenvolvimento de softwre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
R; ; A influência da língua inglesa e seus usos no curso de secretariado executivo bilíngue; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Faculdades Integradas de São Carlos; Orientador: Adriana Casale;
G; S; ; SILVA, A; J; ; LIMA, JPS; ; MOURA, R; J; ; CMAPTOOLS: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS INSTRUMENTAL NA MEDICINA VETERINÁRIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia em Saúde; Orientador: Adriana Casale;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES DA SILVA, A. N. ; KURI, N. P. ; CASALE, A. . PBL and B-Learning for Civil Engineering Students in a Transportation Course. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice , v. 139, p. 99, 2012.
-
CASALE, A. ; KURI, N. P. ; RODRIGUES DA SILVA, A. N. . Mapas Cognitivos na Avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Portuguesa de Educação , v. 24, p. 243-263, 2011.
-
KALATZIS, C. A. ; BELHOT, R. V. . Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância: perspectivas e contribuições. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 2, p. 11-22, 2007.
-
PALMA, J. A. ; PALMA, A. C. . Empresa & Trabalho na Lei da Liberdade. 1. ed. Salvador: Editora Juspodium, 2020. 271p .
-
PALMA, J. A. ; PALMA, A. C. . Como praticar horas extras & Banco de horas nos contratos habituais e na novas forma de contratação. 1. ed. São Paulo: LTr Editora, 2017. v. 1. 112p .
-
PALMA, A. C. ; PALMA, J. A. . COMO CONTRATAR TRABALHO COM FORÇA DE LEI NAS EMPRESAS, NOS SINDICATOS E NA JUSTIÇA. 1. ed. São Paulo: LTr Editora, 2017. v. 1. 224p .
-
PALMA, A. C. ; PALMA, J. A. . Manual Prático dos Prazos Específicos e Diferenciados no Novo CPC. 1ª. ed. Sãp Paulo: LTr80, 2016. 260p .
-
PALMA, J. A. ; PALMA, A. C. . OS NOVOS AVISOS-PRÉVIOS. 1. ed. São Paulo: Editora LTr, 2011.
-
Cazarini, E. W. ; CASALE, A. ; Castilho, L. A. M. . Aprendizagem Baseada em Problemas, Moodle e Dinâmicas de Trabalho em Equipe na Engenharia. In: KURI, N. P.; SEGANTINE, P. C.. (Org.). Inovar o ensino, melhorar o aprendizado. 1ed.São Carlos: CETEPE/EESC/USP, 2011, v. , p. 71-92.
-
CASALE, A. ; KURI, N. P. ; RODRIGUES DA SILVA, A. N. . Using Cognitive Maps to Support the Problem-Based Learning Evaluation. In: International Conference on Education, Training and Informatics: ICETI 2010, 2010, Orlando, Flórida. International Conference on Society and Information Technologies. Winter Garden, Flórida: IIIS Copyright Manager, 2010. p. 242-247.
-
Cazarini, E. W. ; CASALE, A. ; Castilho, L. A. M. . Aprendizagem baseada em problemas, Moodle e Dinâmicas de trabalho em equipe na Engenharia. In: IV CICLO DE PALESTRAS, 2010, São Carlos. O ENSINO NO CAMPUS DA USP ? SÃO CARLOS: INOVAÇÕES E INOVADORES. São Carlos: CETEPE, 2010. p. 1-15.
-
KALATZIS, C. A. ; Oliveira, S. R. M. ; Bachega, S. J. ; Kurumoto, J. S. ; Santos, E. M. . Estilos de Aprendizagem e Tipos de Personalidade de Alunos na Engenharia de Produção. In: XIV SIMPEP - Gestão de Desempenho em Sistemas Produtivos, 2007, Bauru. XIV SIMPEP, 2007.
-
Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. ; Bachega, S. J. ; Kurumoto, J. S. ; Santos, E. M. ; Cazarini, E. W. . Proposta Metodológica para Aperfeiçoamento de Planejamento em EAD Utilizando Estilos de Aprendizagem e Competências Requeridas: Aplicação ao Caso da Engenharia de Produção. In: 13º CIED - Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007, Curitiba. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007.
-
Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. ; Kurumoto, J. S. ; Santos, E. M. ; Cazarini, E. W. ; Bachega, S. J. . Proposta metodológica para aperfeiçoamento de planejamento em EAD: uma contribuição à luz da Enhenharia de Produção. In: XXXV COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Novos Paradigmas da Educação em Engenharia, 2007, Curitiba - Paraná. XXXV COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007.
-
Santos, E. M. ; Araujo, E. M. ; Oliveira Neto, J. D. ; Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. . Produção Científica em Energia: o ?Retrato? Brasileiro. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu - PR. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, 2007.
-
Santos, E. M. ; Araujo, E. M. ; Oliveira Neto, J. D. ; Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. . Proposta de elaboração de estratégias de aprendizagem a partir do fórum de discussão à luz dos estilos cognitivos. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2007, Recife - PE. Proposta de Elaboração de Estratégias de Aprendizagem a partir do Fórum de Discussão à luz dos Estilos Cognitivos. Rio de janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, 2007.
-
Oliveira, S. R. M. ; Santos, E. M. ; KALATZIS, C. A. . Suporte Metodológico para Aperfeiçoamento de Planejamento em EAD Utilizando Estilos de Aprendizagem, Inteligências Múltiplas e Competências Requeridas: Um Estudo Multi-Casos nos Cursos de Administração. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2007, Recife - PE. I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, 2007.
-
Bachega, S. J. ; Kurumoto, J. S. ; Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. ; Cazarini, E. W. . Estilos e estratégias de aprendizagem: contribuições no ensino de gestão da tecnologia da informação em Engenharia de Produção. In: XXXV COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007, Curitiba - Paraná. XXXV COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Rio de Janeiro: ABENGE, 2007.
-
Oliveira, S. R. M. ; KALATZIS, C. A. ; Bachega, S. J. ; Kurumoto, J. S. ; Santos, E. M. . Proposta de um suporte metodológico para aperfeiçoamento de planejamento em EAD: uma contribuição à luz da Engenharia de Produção. In: XXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu - PR. XXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção - A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2007.
-
KALATZIS, C. A. ; BELHOT, R. V. . ESTILOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES. In: XIII SIMPEP 2006 - Empreendedorismo e Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos, 2006, Bauru. Empreendedorismo e Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos, 2006.
-
COSTA, A. G. S. ; LIMA, J. P. S. ; MOURA, R. J. ; SILVA, A. J. ; PALMA, A. C. . Cmaptools: uma ferramenta de aprendizagem de inglês instrumental na medicina veterinária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, L. C. S. ; PIRES, P. S. S. ; SILVA, L. G. ; PALMA, A. C. . O inglês na radiologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TOVAGLIARI, C. ; MONTEIRO, V. ; PALMA, A. C. . Elaboração de Thesaurus em Tecnologia Radiológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASALE, A. ; KURI, N. P. ; RODRIGUES DA SILVA, A. N. . Using Cgnitive Maps to Support the Problem-based Learning Evaluation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASALE, A. . Estilos de Aprendizagem nos Cursos de Secretariado Executivo Bilíngue e Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KALATZIS, C. A. ; Oliveira, S. R. M. ; Bachega, S. J. ; Kurumoto, J. S. ; Santos, E. M. . Estilos de aprendizagem e tipos de personalidade no ensino de Engenharia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
KALATZIS, C. A. ; BELHOT, R. V. . Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância: perspectivas e contribuições. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KALATZIS, C. A. ; BELHOT, R. V. . Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância: perspectivas e contribuições. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
PALMA, A. C. . Aprendendo a ensinar pelo PBL. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso em Educação a Distância).
Cazarini, E. W. ; Oliveira, S. R. M. ; CASALE, A. . Estilos de Aprendizagem na Educação a Distância. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e desenvolvimento de material didático para fins específicos).
CASALE, A. ; Marcasso, F. . Língua Inglesa - Aperfeiçoamento. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e desenvolvimento de material didático para fins específicos).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2019
Faculdade de Tecnologia Em SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Inglês Instrumental, Carga horária: 4
2018 - 2018
Faculdade de Tecnologia Em SaúdeVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa -Conteudista EaD
Outras informações:
Disciplina - Questões interdisciplinares na modalidade 20% a distância
2016 - 2017
Faculdade de Tecnologia Em SaúdeVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Legislação e Ética Profissional, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2016
Ensino, Tecnologia em Radiologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inglês Instrumental, Legislação e Ética Profissional, Língua Portuguesa
2018 - 2018
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-graduação
Outras informações:
Disciplina Saberes Pedagógicos da Educação Contemporânea para o curso de Pós-graduação em Educação
2017 - 2017
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2018 - 08/2018
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saberes Pedagógicos da Educação Contemporânea, Fundamentos e Práticas Pedagógicas
2019 - 2019
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Tutora
Atividades
-
07/2019 - 09/2019
Ensino, Inovação e tecnologia em educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa
2009 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógica, Carga horária: 12
2009 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20
2009 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Organizadora e Avaliadora, Carga horária: 2
2007 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso EaD, Carga horária: 30
2006 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Inglês Instrumental, Carga horária: 6
2006 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
2006 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Língua Inglesa, Carga horária: 12
2006 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente-tutor, Carga horária: 12
2006 - 2010
Faculdades Integradas de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor de material didático, Carga horária: 8
2001 - 2002
Centro Universitário Central PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Inglês Instrumental, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente de Inglês Instrumental nos cursos de Administração de Empresas, Ciências da Computação e Turismo
2000 - 2010
Núcleo de Ensino Profissionalizante de São CarlosVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Treinamento na área de Inglês, Carga horária: 6
2004 - 2007
Seminário Diocesano de São CarlosVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa, Carga horária: 2
2001 - 2003
Centro de Desenvolvimento de Informática e IdiomasVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 3
1998 - 2001
A. W. Faber Castell São CarlosVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Casale e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?