Verônica Oliveira Figueiredo

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Ciências Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professora Adjunta do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). Vice-diretora do INJC/UFRJ (2018-2022). Coordenadora Acadêmica do Sistema Integrado de Alimentação (SIA) da UFRJ. Colaboradora do LADIGE - Laboratório Digital de Educação Alimentar e Humanidades (INJC/UFRJ). Conselheira titular do CONSEA-RJ (2016-2018). Experiência na área de Alimentação para coletividades. Atua no campo da Alimentação e Nutrição com ênfase nos seguintes temas: direito humano à alimentação e à nutrição adequadas; educação e segurança alimentar e nutricional; comunicação e cultura.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Farmacêuticas

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Influência do tratamento térmico sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal
Lucia Maria Jaeger de Carvalho. Coorientador: Izabela Miranda de Castro.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

1998 - 2000

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Propriedades físicas e composição química de Salsicha tipo Viena elaborada com substitutos de gordura,Ano de Obtenção: 2001
Soraia Vilela Borges.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: salsicha, subsituto de gordura, propriedades físic.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Educação Superior; Nutrição e Alimentação; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Graduação em Nutrição

1993 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Curso de Alimentação e Cultura. (Carga horária: 184h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2007 - 2007

Análise físico-química de alimentos. (Carga horária: 24h). , Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, SENAI, Brasil.

2007 - 2007

APPCC Indústria. (Carga horária: 32h). , Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, SENAI, Brasil.

1998 - 1998

Tecnologias atuais na conservação de alimentos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Alimentação Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA . Encontro Preparatório da 4ª CESANS +2: ?A Implementação do SISAN no Estado do Rio de Janeiro: Avanços e Desafios". 2017. (Outro).

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA . 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável +2 do CONSEA/ RJ: ?Água é direito, não mercadoria?. 2017. (Outro).

FIGUEIREDO, V. O. ; ANDRADE, L.P. ; COLARES, L. G. T. ; SILVA, Thádia T. C. ; COUTO, S.M. . I Seminário de ferramentas técnicas para o funcionamento do restaurante universitário. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. MINIMIZAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: O FATOR DE CORREÇÃO DE FRUTAS COMO CONTROLE DE PROCESSO. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. ATIVIDADES EDUCATIVAS COM FOCO NA ALIMENTAÇÃO EM UM CONTEXTO DE EXTREMA POBREZA. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. CURSO DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES E PRODUTORES PARA GARANTIA DE QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. COZINHAR E CALCULAR: A OFICINA CULINÁRIA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA UM PÚBLICO INFANTO-JUVENIL. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. JARDIM GRAMACHO: IMPRESSÕES DE UM CAMPO DE PESQUISA A PARTIR DE UM DOCUMENTÁRIO. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Explorando Os Sentidos: Uma Oficina Culinária Como Estratégia De Educação Alimentar E Nutricional. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. MINIMIZAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: O FATOR DE CORREÇÃO DE FRUTAS COMO CONTROLE DE PROCESSO. 2019. (Congresso).

10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. PERCEPÇÃO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS SOBRE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO. 2019. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. PRÁTICAS DE ENSINO NO PROJETO GRAMACHINHOS: ETAPA INICIAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 2018. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. PEGADA HÍDRICA DO CARDÁPIO DE UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. AVALIAÇÃO DA PERDA DE PESO DO PEITO DE FRANGO NO PRÉ-PREPARO: ETAPA INICIAL PARA SELEÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA. 2018. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE AGENTES PREPARADORES DE ALIMENTOS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: UM ESTUDO TERRITORIAL DAS CONDIÇÕES DE MORADIA E DE PRÁTICAS SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES DO ANTIGO ATERRO SANITÁRIO EM JARDIM GRAMACHO. 2018. (Congresso).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL COMO TEMA DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES PREPARADORES DE ALIMENTOS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Outra).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE PARA ORGANOFOSFORADOS EM CENOURA. 2017. (Outra).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.ANÁLISE DAS PREPARAÇÕES OFERECIDAS COMO PRATO PRINCIPAL NO CARDÁPIO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ETAPA INICIAL PARA O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL. 2017. (Outra).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Outra).

8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Outra).

7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.ESCOLHAS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ?CONHECENDO A UFRJ. 2016. (Outra).

7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.AVALIAçãO DAS CARACTERíSTICAS FíSICO- QUíMICAS E MICROBIOLóGICA DE COMPOSTO OBTIDO A PARTIR DO PROCESSO DE BIODEGRADAçãO DE RESíDUOS SóLIDOS ALIMENTARES DO RESTAURANTE UNIVERSITáRIO DA UFRJ. 2016. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição. Boas Práticas Ambientais em Unidades de Alimentação e Nutrição. 2016. (Congresso).

5 Congresso de Extensão da UFRJ. Cartilha do usuário do restaurante universitário (RU) - Um instrumento de comunicação e integração. 2008. (Congresso).

II Encontro Brasil, México, Espanha e França sobre Alimentação, Saúde e Cultura. 2008. (Encontro).

II Jornada de Nutrição.Consultoria em Nutrição. 2008. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN. Avaliação do consumo de produtos diet e light entre indivíduos portadores de Diabetes Mellitus I e II. 2008. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Controle higiênico-sanitário do processo tecnológico da obtenção do pescado na região Sudeste-Sul. 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Determinação da atividade antioxidante no extrato de manjericão (Ocimun basilicum) fresco e seco. 2006. (Congresso).

IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária.A produção de alimentos de origem animal em face às novas tendências nutricionais (especial referência à obesidade, à quantidade de conservantes, sal e excesso de carboidratos). 2004. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Elaboração de condimento desidratado à base de hortaliças.. 2004. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nathália César Nunes

CARVALHO, MARIA CLAUDIA VEIGA SOARES; COLARES, L. G. T.;FIGUEIREDO, V. O.. Modos de comer: um estudo com trabalhadores de uma empresa prestadora de serviços de alimentação. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Borchetta Fernandes Fonseca

KRAEMER, F.B.; CARVALHO, MCVS; FERREIRA, F. R.; CAMPOS, F. M.;FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Práticas cotidianas de nutricionistas no âmbito da alimentação de coletividades em unidades de alimentação e nutrição terceirizadas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Milagres Campos

Prado, Shirley Donizete; FERREIRA, F. R.; Seixas, C.M.; Vargas, E.P.;FIGUEIREDO, V. O.. A alimentação coletiva como núcleo de saberes e prática do campo científico da alimentação e nutrição no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cinthia de Carvalho Couto

SILVA, O. F.; CAVALCANTE, J. J. V.;FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA; BORGUINI, R. G.. Avaliação de adulterantes em café, produção de material de referência e implementação de comparação interlaboratorial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição-PPGAN) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline de Souza Ribeiro

SANTOS, C. R. B.; CAMPOS, F. M.; AGUIAR, O. B.; NOGUEIRA, T. S.;FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Termo de Referência como ação na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional. 2019.

Aluno: Karina Neves Delogo

FIGUEIREDO, V. O.; FIALHO, E.. Teor de ácido ascórbico em amostra de preparados sólidos artificiais para refresco sabor tangerina e limão. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Humana) - Faculdade Arthur Sá earp.

Aluno: Luciana da Costa

FIGUEIREDO, V. O.; FIALHO, E.. Análise do consumo alimentar das crianças de uma creche do município de Petrópolis: introdução de alimentos funcionais, sua importância e necessidades nutricionais na fase pré-escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Humana) - Facudade Arthur Sá Earp Neto.

Aluno: Alexander da Silva Antonio

FIGUEIREDO, V. O.; FIALHO, E.. Seleção e análise de duas preparações: capivara nobre e salada de frutas energizada. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Humana) - Facudade Arthur Sá Earp Neto.

Aluno: Clara de Lima Pereira dos Santos

GOMES, M.C.R.; COSTA, P.V.;FIGUEIREDO, V. O.. Avaliação da aceitabilidade de preparações originárias de outras culturas, incluídas no cardápio do hospital Regional de Araruama - RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Clarice Spindola da Penha e Marcilene Furtado Silva de Almei

KRAEMER, F.B.;FIGUEIREDO, V. O.; COSTA, P.V.. Emprego do siastema de análise de perigo e pontos críticos de controle (APPCC) em alimentação coletiva: uma revisão de literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Juliana Saraiva dos Anjos

MARTUCCI, R.B.; ARRAES, P.G.;FIGUEIREDO, V. O.. Comparação do ganho de peso, consumo de ração e colesterol sérico entre camundongos recém-desmamados, alimentados com ração comercial suplementada com farinha de linhaça (Linun usitatissimum). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Amanda Mendonça Bastos et al

FIGUEIREDO, V. O.; SILVA, Thádia T. C.. Avaliação do conhecimento dos alunos do Curso de Nutrição sobre Rotulagem Nutricional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Danielly de Abreu Alves; Ellen Tristão da Silva e Sabrina Ca

MARTUCCI, R.B.;FIGUEIREDO, V. O.; GOMES, M.C.R.. Alimento funcional: um estudo sobre iogurtes e probióticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Bernardo Gomes; Thiago Cordeiro

MARTUCCI, R.B.;FIGUEIREDO, V. O.; MACIEL, C.H.P.. Avaliação da presença de componentes funcionais em granolas comerciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Dayana Aparecida vargas da Silva

FIGUEIREDO, V. O.; CAPELLI, J.C.S.. Manual de práticas educativas voltadas ao público infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp.

Aluno: Mônica Rodrigues Saraiva Pereira

FIGUEIREDO, V. O.; CAPELLI, J.C.S.. Programa Cesta Cheia Família Feliz: utilização e destino dos alimentos oferecidos na cesta às famílias cadastradas no PSF2 (Machado Fagundes) Petrópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp.

Aluno: Renata Almeida Gerônimo

FIGUEIREDO, V. O.; CAPELLI, J.C.S.. Análise do padrão alimentar e da imagem corporal propostos à mulher jovem urbana por uma revista de grande circulação nacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp.

Aluno: Joselaine Santos

FIGUEIREDO, V. O.; KRAEMER, F.B.. Mudanças na alimentação hospitalar com a inserção da gastronomia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Berta Campos Damasceno

FIGUEIREDO, V. O.; MARTUCCI, R.B.. Análise da umidade e extrato etéreo em sub-produtos da soja: um estudo comparativo com a legislação vigente sobre rotulagem nutricional obrigatória. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alexandra da Silva Bueno e Gisela dos Santos

FIGUEIREDO, V. O.; KRAEMER, F.B.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias na produção de refeições em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) universitária.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Helini Pedrosa Alves e Daniele da Silva

FIGUEIREDO, V. O.; KRAEMER, F.B.. Avaliação da temperatura em refeições transportadas de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Magali Araújo

FIGUEIREDO, V. O.; SILVA, Thádia T. C.. Elaboração de condimento desidratado à base de hortaliças. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite.

FIGUEIREDO, V. O.; COLARES, L. G. T.; MELLO, A.. Processo seletivo para professor substituto do Departamento de Nutrição e Dietética. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.. Banca elaboradora da prova objetiva - Nutricionista. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.. Banca elaboradora da prova objetiva - Técnico em Alimentos. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.. Banca examinadora prova prática - Técnico em Alimentos. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.; RIBEIRO, B. G.; PONTES, P. V.. Membro titular da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto, área Técnica Dietética e Culinária/Alimentação Coletiva, campus Macaé. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Registro Único de Ações de Extensão - RUA 2017/2 - EDITAL N 442/2016. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Avaliador das Sessões da 8ª SIAC/UFRJ:. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Avaliador de Resumos da 8ª SIAC/UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Avaliador das Sessões da 7ª SIAC/UFRJ: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA NUTRIÇÃO CLÍNICA E EXPERIMENTAL. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA. Avaliador de Resumos 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.; COLARES, L. G. T.; BARBOSA, R. M. S.. Avaliação qualitativa e quantitativa dos resíduos sóldios gerados em um restaurante comercial do município do Rio de Janeiro.. 2011. Universidade Federal Fluminense.

COLARES, L. G. T.;FIGUEIREDO, V. O.. Seleção para bolsistas do Grupo de Pesquisa e Extensão Gerenciamento de Resíduos Sólidos em UAN. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ANDRADE, L.P.; COLARES, L. G. T.;FIGUEIREDO, V. O.; SILVA, Thádia T. C.. Seleção para bolsistas do Projeto de Desenvolvimento Institucional Planejamento e Implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ - Restaurante Universitário. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO, V. O.. Prova prática para o cargo de merendeira do concurso público. 2002. Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Casa Nova Derivi

DERIVI, S. C. N.; BORGES, Soraia Vilela; SILVA, Antônio Tavares da. Membro da banca Examinadora de defesa de Tese de Mestrado ( Propriedades físicas e composição química de salsicha tipo viena elaborada com substítutos de gordura). 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sandra Casa Nova Derivi

DERIVI, S. C. N.; BORGES, Soraia Vilela; SILVA, Antônio Tavares da. Membro da banca Examinadora de defesa de Tese de Mestrado ( Propriedades físicas e composição química de salsicha tipo viena elaborada com substítutos de gordura). 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Wilza Arantes Ferreira Peres

TEODORO, A. J.; TORRES, J. P. M.;PERES, W. A. F.; MIRANDA, A. L. P.; CARVALHO, L. M. J.. Influência do tratamento térmico sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal. 2015. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anderson Junger Teodoro

CARVALHO, L. M. J.;TEODORO, A. J.; PERES, W. A. F.; MIRANDA, A. L. P.. Influência do tratamento térmico sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Paulo Machado Torres

Torres, J.P.M.. tratamento de residuos. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Da Silva Coutinho

Narrativas em um território de extrema pobreza: o que comer no lugar que habito; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

GÉSSICA LIRA DA SILVA DE MELLO

Políticas de alimentação no contexto da Alimentação Coletiva; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Priscila Batista de Oliveira

Análise de cardápio; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

PRISCILA DE LACERDA SALES

Educação Alimentar e Nutricional aplicada à coletividade; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Júlia Alves de Souza

Alimentação Escolar; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Jessica Rocha

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

DAYANNE NEVES

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

SARA OLIVEIRA SOUZA ARAUJO

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carolina Muniz Pessanha D'Almeida de Brito

Narrativas em um território de extrema pobreza: o que comer no lugar que habito; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lorenna Pimenta Peres Lopes

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; (Orientador);

Rafael Augusto Cunha de Lemos

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Gastronomia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; (Orientador);

ARLYSON OLIVEIRA

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

TALITA BITTENCOURT DANTAS BARRETO

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; (Orientador);

Carolina Muniz Pessanha D'Almeida de Brito

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; (Orientador);

ANA JULIA ALVAREZ ABDALAH

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mila Cabral dos Santos

Relação entre o consumo de conservantes e corantes e a saúde humana: uma revisão de literatura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Vigilância Sanitária em Alimentos) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Marcia Cristina do Amaral Lemos

Atualidades sobre alimentos transgênicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Vigilância Sanitária em Alimentos) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Marcia Cristina Moura da Silva

Ervas e especiarias: ação fisiológica e aplicações gastronômicas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Bianca Rocha e Vânia Santos

Avaliação do consumo de produtos diet e light entre portadores de Diabetes Mellitus I e II; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Maria do Carmo de Barros Pacheco

Utilização integral da banana-nanica ou banana d?água (Musa cavendishie) para a produção do doce da casca e banana-passa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Fernanda Constancio

Determinação de atividade antioxidante dos extratos de manjericão(Ocimum basilicum) fresco e seco; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Roberta Stelmann

Cantina escolar saudável; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Andrea da Silva

Hortaliças: aspectos sensoriais e compostos bioativos ? uma revisão de literatura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Arthur Sá earp; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Kênia e Soraia

Utilização integral do maracujá - revisão de literatura; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Michele Silva

Análise sensorial e determinação da umidade de um condimento desidratado preparado com hortaliças, acrescido ou não de pimenta malagueta (Capsicum frutecens; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Magali Maria de Araújo

Elaboração de condimento desidratado à base de hortaliças; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

ANNABELLA VASQUEZ

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

ALICIA COSTA

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Lisa Helena Corrêa de Moura

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Isis Castro Gomes da Costa

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Milena Maçano da Costa Macedo Martins

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Raquel Marques

Gerenciamento de resíduos sólidos gerados durante a produção de refeições em larga escala; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Luisa Paulino Tannuri

Avaliação de organofosforados, ditiocarbamatos e piretróides em alimentos de origem vegetal distribuídos crus no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro: enfoque na utilização integral dos alimentos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Raquel Nascimento Chanca Silvério

; Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Débora Pinto Gapanowicz

; Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Diana Azevedo do Nascimento Andrade

; Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Juliana dos Santos Verneck

; Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Beatriz Silva Campos

; Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Beatriz Silva Campos

Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Marcella Lage Pinto Moreira

Gerenciamento de resíduos sólidos em unidade de alimentação e nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Tamiris Albuquerque

Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Unidades de Alimentação e Nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Karine Braz

Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Unidades de Alimentação e Nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Maria Eduarda Martins Silva

Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos; 2019; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Amanda Carvalho Pinheiro

II CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL DESTINADO A TRABALHADORES DE LIMPEZA URBANA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PR-5) - UFRJ; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Isis Castro Gomes da Costa

II CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL DESTINADO A TRABALHADORES DE LIMPEZA URBANA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Milena Maçano da Costa Macedo Martins

II CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL DESTINADO A TRABALHADORES DE LIMPEZA URBANA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Raquel Marques

II CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL DESTINADO A TRABALHADORES DE LIMPEZA URBANA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Julyane de Oliveira Sobrinho

; Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila Residencialo da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Proex; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Paula Andrés Duarte

Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila Residencialo da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Karine Lopes da Rocha

; Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila Residencialo da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Paula Andrés Duarte

Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila Residencialo da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Karine Lopes da Rocha

; Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila Residencialo da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Camila das Neves Didini

Monitoria da disciplina administração de Serviços de alimentação I; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Oliveira Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julyane de Oliveira Sobrinho

Gerenciamento de resíduos sólidos gerados durante a produção de refeições em larga escala; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Institucional de Bolsas de Extensão; Orientador: Julyane de Oliveira Sobrinho;

Izabela Miranda de Castro

Influência do tratamento térmico sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Izabela Miranda de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIRANDA, J. A. T. ; CARVALHO, LUCIA MARIA JAEGER DE ; CASTRO, IZABELA MIRANDA DE ; ANJOS, M. R. ; FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA ; VIEIRA, A. C. M. . Influence of Heating on Residues of Organophosphates Added to Cowpea Samples. CHEMICAL ENGINEERING TRANSACTIONS , v. 75, p. 127-132, 2019.

  • FIGUEIREDO, V. O. ; SILVA, M. E. M. ; MOURA, L. H. C. ; LOPES, L. P. P. ; BRITO, C. M. P. D. ; TANNURI1, L. P. ; COUTINHO, L. S. ; KRAEMER, F.B. ; CAMPOS, F. M. ; MELLO, A. ; IDE, L. K. ; CAFIERO, J. T. G. . Atividades educativas: iniciativas para a construção do Direito Humano à Alimentação Adequada. RAÍZES E RUMOS , v. 7, p. 7-14, 2019.

  • COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA ; FERREIRA, A. A. ; MELLO, A. . Lista de Verificação de boas práticas ambientais para serviços de alimentação: elaboração, validação de conteúdo e confabilidade interavaliadores. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 21, p. 1-12, 2018.

  • MIRANDA, J. A. T. ; CARVALHO, L.M.J. ; CASTRO, I.M. ; VIEIRA, A. C. M. ; FIGUEIREDO, V. O. ; ANJOS, M. R. ; ORTIZ, G. M. D. . Validation of a method for determination of organophosphates in black-bean samples. INTERNATIONAL JOURNAL OF CURRENT RESEARCH , v. 9, p. 48261-48263, 2017.

  • FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA ; CARVALHO, MARIA CLAUDIA VEIGA SOARES ; FERREIRA, FRANCISCO ROMÃO ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; CASTRO, IZABELA MIRANDA DE ; CARVALHO, LUCIA MARIA JAEGER DE . ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS OU DE BASE AGROECOLÓGICA: O JOGO SIMBÓLICO DE ATORES SOCIAIS. DEMETRA: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & SAÚDE , v. 11, p. 1245-1260, 2017.

  • FIGUEIREDO, V. O. ; MIRANDA, J. A. T. ; COLARES, L. G. T. ; CARVALHO, J. L. V. ; CASTRO, I.M. ; CARVALHO, L.M.J. . Organophosphorus Pesticides Residues in Cooked Capsicum annuum. Chemical Engineering transactions , v. 44, p. 241-246, 2015.

  • COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. . Gestão de resíduos sólidos gerados na produção de refeições.. Nutrição em Pauta , v. 114, p. 19-24, 2012.

  • FIGUEIREDO, V. O. ; GASPAR, A. ; MODESTA, R. D. ; BORGES, S. V. . Influência dos subsitutos de gordura animal sobre a qualidade da salsicha tipo Viena. Brazilian Journal of Food Technology (Preprint Series) , Campinas, v. 5, p. 11-17, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO, V. O. . Comentário Geral. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA ; MELLO, A. . Atuação do nutricionista em cantinas e lanchonetes escolares. 2018. .

FIGUEIREDO, VERÔNICA OLIVEIRA ; MELLO, A. ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES . Promoção da Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável visando a Saúde do Trabalhador. 2016. .

FIGUEIREDO, V. O. ; COLARES, L. G. T. ; MELLO, A. . Oficina de aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável - ceia natalina. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. ; MELLO, A. . LISTA DE VERIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS (BPA) EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO (SA). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa e extensão).

COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLARES, L. G. T. ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, V. O. . Rotulagem de Alimentos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FIGUEIREDO, V. O. . Rotulagem de Alimentos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Análise do Direito Humano à Alimentação Adequada no âmbito da política de Segurança Alimentar e Nutricional: uma pesquisa qualitativa em um bairro do município de Duque de Caxias, Descrição: A Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) apresenta caráter multifacetado, capaz de incentivar relações em diversos setores da sociedade em prol de garantir o direito à alimentação para a população brasileira. Atores do governo, em seus vários níveis e sociedade civil, são elementos fundamentais para a execução de tal política. Desse modo, os marcos regulatórios promulgados diretamente sobre o tema evidenciam a importância de pesquisas que dêem visibilidade à questão da SAN. A qualidade dos alimentos, bem como seu acesso são questões que surgem como desafios na execução da PNSAN. Estudos qualitativos debatem sobre um fome que pode ser produzida pelo contexto social, político, econômico e histórico, mas que, não raramente, encontra seu significado e expressão no cotidiano. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar e compreender questões que circundam o DHAA em uma região de extrema pobreza em Duque de Caxias. Para tanto, a estratégia metodológica é a Pesquisa-Ação, de modo a valorizar uma interação dialógica com os sujeitos, considerando a realidade sociopolítica e econômica e tendo como pilar para a análise dos achados um arcabouço teórico do campo das Humanidades. Os resultados esperados estão no desenvolvimento da própria estratégia adotada, que prioriza a construção coletiva de práticas e processos comunitários, a fim de viabilizar o acesso à alimentação adequada, por meio da implementação de ações resilientes no campo da Alimentação e Nutrição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Coordenador / Fabiana Bom Kraemer - Integrante / Aline Mello - Integrante / Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho - Integrante / FLÁVIA MILAGRES CAMPOS - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Avaliação do desempenho ambiental na produção de preparações à base de carnes tomando por base os controles de processo e higiênico-sanitário, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Luciléia Granhen Tavres Colares - Integrante / Aline Mello - Coordenador.

  • 2016 - 2019

    Avaliação de organofosforados, ditiocarbamatos e piretróides em alimentos de origem vegetal distribuídos crus no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro: enfoque na utilização integral dos alimentos, Descrição: A utilização integral dos alimentos tem sido incentivada em diversos contextos da sociedade, no intuito de melhorar o valor nutricional das refeições, bem como minimizar o desperdício de alimentos. No entanto, é fundamental a pesquisa de substâncias nocivas ao organismo humano, como os agrotóxicos, a fim de gerar dados que dêem fundamentação científica para adoção de uma alimentação adequada e saudável, de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. O objetivo deste projeto é identificar e quantificar a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos vegetais oriundos da etapa de pré-preparo, que sejam destinados ao consumo na forma crua no Restaurante Universitário da UFRJ. Os métodos adotados serão: análise multirresíduos de agrotóxicos para os Organofosforados e Piretróides, com extração pelo método de QuEChERS e identificação por cromatografia gasosa de alta resolução acoplada à espectrometria de massas sequencial (em inglês, GC-MSMS)e um sistema de reação do CS2 com aparelhagem vertical para análise de ditiocarbamatos. Os resultados esperados são a identificação e quantificação dos resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos antes e após os procedimentos de higienização e descascamento das hortaliças. Deste modo, a presente pesquisa poderá contribuir com a divulgação de dados quantitativos e qualitativos de resíduos de agrotóxicos, que poderão estar presente em preparações servidas no restaurante universitário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Coordenador / Luciléia Granhen Tavres Colares - Integrante / Lucia Jaeger - Integrante / Izabela Miranda de Castro - Integrante / Aline Mello - Integrante / Marianna Ramos dos Anjos - Integrante / AMANDA CARVALHO PINHEIRO - Integrante / YASMIN SANTANA GUEDES - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Gestão do uso da água na produção de refeições para pacientes de um hospital universitário do Rio de Janeiro, Descrição: O estudo visa elaborar plano de gestão da água utilizada durante o processo de produção de refeições hospitalares com vistas ao reuso. Trata-se de um estudo metodológico que tem como meta a elaboração de um instrumento confiável, preciso e utilizável que possa ser empregado em outros serviços de alimentação. O processo produtivo de refeições será acompanhado diariamente, durante um mês para caracterizar a UAN em relação ao número e tipo de refeições produzidas, número de trabalhadores, rotina de trabalho que envolva o uso da água, para estimar o volume de água gasto em relação ao número de refeições produzidas, dessa forma, eleger a área crítica em relação ao volume gasto. Os fluxogramas de processo e de controle higiênico-sanitário serão ajustados, de forma que tornem o uso da água mais racional, desde a recepção da matéria-prima, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição das refeições e higienização. Será estudado modelo de gestão que priorize o reuso de água cinza oriunda do processo produtivo das refeições e para isso, serão realizadas análises físico-químicas e microbiológicas do efluente. Além disso, serão elaborados materiais educativos e realizadas ações educativas sobre o plano de gestão da água utilizada durante o processo de produção de refeições hospitalares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Luciléia Granhen Tavres Colares - Coordenador / Aline Mello - Integrante / Bianca Ramalho Quintaes - Integrante / Patricia de Carvalho Padilha - Integrante / Marco Antonio Lemos Miguel - Integrante / Gisele Ferreira Santos - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Gerenciamento de resíduos sólidos gerados durante a produção de refeições em larga escala, Descrição: O presente projeto visa propor medidas de gestão para os resíduos sólidos gerados durante a produção de refeições em larga escala. Trata-se de um estudo descritivo transversal a ser realizado no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que produz e distribui 4500 refeições por dia (almoço e jantar). Como técnicas de coleta de dados serão utilizadas a observação direta de todo o processo produtivo de refeições do RU com o intuito de avaliar qualitativamente os resíduos sólidos gerados, verificar as possíveis medidas de gestão dos RS já realizadas, avaliar a forma de segregação temporária e destinação final dos resíduos sólidos gerados, a pesagem direta dos resíduos gerados em todas as áreas do RU (recepção e estocagem, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição, higienização e áreas administrativas). O gerenciamento dos resíduos sólidos da unidade em questão obedecerá a seguinte ordem: não geração, redução, reaproveitamento, reciclagem e destinação final dos rejeitos. Os resíduos orgânicos provenientes de alimentos não processados termicamente serão submetidos a tratamento aeróbio (Compostagem). Para isso será utilizado um biodecompositor e serão realizadas as análises: temperatura, cinzas, umidade, pH, nitrogênio total, cálcio e fósforo. A proposta apresentada será contextualizada no projeto de planejamento e implantação do Sistema de Alimentação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possibilitará o engajamento precoce de estudantes em atividades que envolvem o tripé norteador da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Lucia Maria Jaeger de Carvalho - Integrante / Luciléia Granhen Tavres Colares - Coordenador / Aline Mello - Integrante / Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho - Integrante / Bianca Ramalho Quintaes - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Avaliação de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal crus e em diferentes condições de tratamento térmico, Descrição: O projeto visa a avaliação de hortaliças processadas por diferentes tipos de processamento térmico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Lucia Maria Jaeger de Carvalho - Coordenador / Luciléia Granhen Tavres Colares - Integrante / Izabela Miranda de Castro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Sustentabilidade na produção de refeições em larga escala, Descrição: O projeto Sustentabilidade na produção de refeições em larga escala tem o objetivo de investigar a possibilidade de inclusão de estratégias sustentáveis durante a produção e consumo das refeições servidas nesse espaço social. Esta ação, sob a ótica da equipe, tem como princípio colocar os atores dos grupos sociais numa posição participativa e comprometida com a criação de soluções para melhorar sua qualidade de vida. Para isso, sua experiência é considerada e valorizada, potencializando o seu conhecimento sobre o seu próprio contexto de vida e comprometendo-o com a proposta de soluções para a transformação desse contexto. É fundamental que os atores reflitam sobre os impactos ambientais causados dentro de seus espaços sociais. Para isso é importante considerar as atividades que os mesmos realizam no dia-a-dia, como: alimentação, descarte de resíduos, consumo de água e energia, educação e práticas de saúde. Considerando a definição clássica de desenvolvimento sustentável, constante no relatório de Brundtland (1987) - "desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades" - percebemos a importância de encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida sem estocar problemas para o futuro ou impactar injustamente a vida de outros. O desenvolvimento sustentável, portanto, é muito mais do que reciclar materiais ou trabalhar de forma voluntária, mas sim pensar e trabalhar de forma a não comprometer as gerações futuras. Sendo assim, essa proposta visa investigar e intervir na forma de utilização dos recursos naturais durante a produção de refeições em larga escala e dar um destino mais sustentável para o resíduos gerados nesse processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Luciléia Granhen Tavres Colares - Coordenador / Marcella Lage Pinto Moreira - Integrante / Karine Lopes da Rocha - Integrante / Paula Andrés Duarte - Integrante / Beatriz Silva Campos - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Unidades de Alimentação e Nutrição: redução de desperdício fundamentada na abordagem da produção mais limpa, Descrição: O projeto visa a avaliação de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos em unidade de alimentação e nutrição (restaurante popular) a fim de que se indique formas de minimizar estes desperdícios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Oliveira Figueiredo - Integrante / Luciléia Granhen Tavres Colares - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

ATIVIDADES EDUCATIVAS COM FOCO NA ALIMENTAÇÃO EM UM CONTEXTO DE EXTREMA POBREZA, 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2019

CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE AGENTES PREPARADORES DE ALIMENTOS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2019

EXPLORANDO OS SENTIDOS: UMA OFICINA CULINÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2018

Direito humano à alimentação adequada: um estudo territorial das condições de moradia e de práticas sociais de crianças e adolescentes residentes do antigo aterro sanitário em Jardim Gramacho., 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2017

Avaliação quantitativa do desperdício de alimentos em um restaurante universitário do município do Rio de Janeiro, 8ª Semana de Integração Acadêmica - UFRJ.

2017

A promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável como tema de capacitação de agentes preparadores de alimentos que atuam em escolas do município do Rio de Janeiro., 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2016

Escolhas alimentares de estudantes do ensino médio: uma experiência no ?Conhecendo a UFRJ?, 7ª Semana de Integração Acadêmica - UFRJ.

2015

Lista de verificação para orientação à adoção de boas práticas ambientais em Unidades de Alimentação e Nutrição, UFRJ - XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.

2009

Paraninfa - Curso de Nutrição, Centro Universitário Plínio Leite.

2008

Professora homenageada - Curso de Farmácia, Centro universitário Plínio Leite.

2008

Paraninfa - Curso de Nutrição, Centro Universitário Plínio Leite.

2006

Professora homenageada - Curso de Nutrição, Centro Universitário Plínio Leite.

2006

Professora homenageada - Curso de Nutrição, Faculdade Bezerra de Araújo.

2004

Professora homenageada - Curso de Nutrição, Centro Universitário Plínio Leite.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC. , Av. Carlos Chagas Filho 373 edifício CCS Bloco J 2º andar, Cidade Universitária, 21941902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626697

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019

      Direção e administração, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Coordenadora Acadêmica do Sistema Integrado de Alimentação da UFRJ.

    • 08/2018

      Direção e administração, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Vice-direção.

    • 02/2018

      Extensão universitária , Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Atividade de extensão realizada, Direito Humano à Alimentação Adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos.

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, b) Comissão de Estruturação e Implantação do Restaurante Escola ? COPPEAD e INJC.

    • 06/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, a) Membro da Comissão Consultiva de Relações Público-Privado do Instituto de Nutrição Josué de Castro.

    • 03/2011

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Serviço de Alimentação I, Administração de Serviço de Alimentação II

    • 06/2009

      Extensão universitária , Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Atividade de extensão realizada, Gerenciamento de resíduos sólidos na Vila residencial da UFRJ: minimização de desperdício e melhoria da qualidade de vida..

    • 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Comissão de Coordenação do Laboratório de Informática da Graduação do INJC/UFRJ.

    • 08/2008

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Normal, Adiministração em Serviço de Alimentação

    • 08/2008

      Extensão universitária , Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Atividade de extensão realizada, Planejamento e Implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ - Restaurante Universitário.

    • 07/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Comissão de Planejamento e Implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ ? Restaurante Universitário.

    • 04/2016 - 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEA-RJ, .,Cargo ou função, Conselheira Titular do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro.

    • 05/2010 - 07/2011

      Direção e administração, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Nutrição Josué de Castro como representante das categorias: Professor Assistente e Professor Auxiliar.

    • 03/2010 - 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, .,Cargo ou função, Comissão de Acompanhamento do Curso de Nutrição da UFRJ - campus Macaé.

    • 08/2009 - 12/2010

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador do Estágio Supervisionado em Nutrição Normal

    • 08/2008 - 09/2008

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador da disciplina: Administração em Serviço de Alimentação I

  • 2000 - 2008

    Centro Universitário Plínio Leite

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora auxiliar, Carga horária: 32

    Atividades

    • 03/2006 - 07/2008

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bromatologia

    • 07/2000 - 07/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Nutrição, Departamento de Nutrição.,Atividade realizada, Orientação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

    • 03/2002 - 06/2008

      Estágios , Departamento de Nutrição, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Produção de Alimentos.

    • 07/2000 - 06/2008

      Ensino, nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bromatologia, Composição dos Alimentos, Metodologia Científicca, Tecnologia de Alimentos

    • 06/2007 - 02/2008

      Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Orientação da Monografia: Relação entre consumo de conservante e corante e a saúde humana: uma revisão de literatura

    • 01/2007

      Direção e administração, Departamento de Biomedicina, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Biomedicina.

    • 01/2007

      Direção e administração, Departamento de Biomedicina, .,Cargo ou função, Membro Colegiado do Curso de Nutrição.

    • 08/2005 - 08/2006

      Ensino, Vilância Sanitária em Alimentos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografia: Atualidades sobre alimentos transgênicos

    • 09/2005 - 11/2005

      Ensino, Vilância Sanitária em Alimentos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina: Segurança Alimentar

  • 2005 - 2006

    FACULDADE ARTHUR SÁ EARP

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Nesta Insituição fui responsável pela disciplina Técnica Dietética I

    Atividades

    • 03/2005 - 03/2006

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica Dietética I

  • 2007 - 2007

    Nutconsult Consultoria

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor

  • 2003 - 2004

    Faculdade Bezerra de Araujo

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora auxiliar, Carga horária: 17

    Atividades

    • 01/2003

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição de Alimentos, Princípios da Nutrição e Técnica Dietética

    • 01/2003

      Estágios , Departamento de Nutrição, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Produção de Alimentos.

  • 2001 - 2001

    Hospital Vital

    Vínculo: cooperado, Enquadramento Funcional: nutricionista

  • 1998 - 1999

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1998 - 09/1999

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica Dietética e Seleção e Preparo de Alimentos

  • 1997 - 1997

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor