Andrea Rabello Netto

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Hemoterapia pelo Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcante. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Atuação: Enfermeira Coordenadora da Educação Continuada da Enfermagem Hematologia do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti. Preceptora da Residência em Enfermagem; Presidente da Comissão de Ética de Enfermagem/COREN do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Educação Continuada/Permanente; Preceptoria; Hemoterapia (cuidado ao doador de sangue e a terapia transfusional), atuando principalmente nos seguintes temas: papel social da enfermagem, o aprendizado na enfermagem, educação em saúde e cuidado e qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Cuidado Conforto de Qualidade na Assisência de Enfermagem em Hemoterapia, Ano de Obtenção: 2005
Margarethe Maria Santiago Rêgo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em andamento em SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

2024 - Atual

FACPRISMA ? FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR LTDA

Especialização em Educação Permanente em Saúde

2023 - 2024

UNYLEYA
Título: Educação em Saúde: Um desafio

Especialização em Pós Graduação em Hemoterapia

2017 - 2018

Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti
Título: Inaptidão sorológica dos doadores de sangue no ano de 2017 e suas implicações na triagem clínica
Orientador: Drª Margarida Pessego

Especialização em Pós Graduação em Docência do Ensino Superior

2005 - 2006

Universidade Estácio de Sá
Título: A Enfermagem e a Docência Superior: O Desafio Constante
Orientador: Alzira Batalha

Formação complementar

2023 - 2023

Formação de Preceptores da educação em saúde. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Hospitalar/Especialidade: Enfermagem na Hemoterapia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: A Enfermagem na Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: gestão em saude.

Organização de eventos

RABELLO NETTO, A. . Jornada de Residência Multiprofissional do Hemorio 2023. 2023. (Outro).

RABELLO NETTO, A. . Jornada de Residência Multiprofissional do Hemorio. 2022. (Outro).

NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Congresso Hemorio 2018. 2018. (Congresso).

NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Treinamento em Serviço. 2018. (Outro).

NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Transfusão em Paciente Hematológico. 2018. (Outro).

RABELLO NETTO, A. . Congresso hemorio 2017. 2017. (Congresso).

RABELLO NETTO, A. . WorkshopdeQuimioterapias Antineoplásicas. 2017. (Outro).

RABELLO NETTO, A. . Workshop de Saúde Mental. 2017. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Hemorio 2023. 2023. (Congresso).

Hemo 20223. ?NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: TRIAGEM CLÍNICA DO DOADOR DE SANGUE?. 2023. (Congresso).

Hemo 2023. ?A INFLUÊNCIA DE ARTISTAS NA MOBILIZAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE?. 2023. (Congresso).

Simpósio intitulado ?Tudo que a Enfermagem precisa saber, à luz de suas Resoluções?,. 2023. (Simpósio).

VII Fórum REBRAENSP- Núcleo Rio de Janeiro,. 2023. (Congresso).

Congresso Hemorio 2022. Clínica de Transição na Doença Falciforme no Hemorio: Ações da Equipe Multiprofissional no período de 4 anos. 2022. (Congresso).

Emergências em Doença Falciforme. 2022. (Encontro).

HEMO 2022. Clínica de Transição na Doença Falciforme no Hemorio: Ações da Equipe Multiprofissional no período de 4 anos. 2022. (Congresso).

HEMO 2022. Residência Multiprofissional em Saúde: Uma Abordagem Reflexiva das Atividades em um Hospital especializado em Hematologia/hemoterapia. 2022. (Congresso).

HEMO 2022. Abordagem Reflexiva da Aplicabilidade da Educação Permanente em um Hospital Especializado em Hematologia/Hemoterapia. 2022. (Congresso).

HEMO 2022. Assistência de Enfermagem a um paciente adulto com leucemia Linfóide aguda - um relato de experiência. 2022. (Congresso).

HEMO 2022. Assistência de Enfermagem a um Paciente Adulto com Mieloma Múltiplo - Um relato de caso. 2022. (Congresso).

HEMO 2022. Intervenções de Enfermagem Direcionadas a um paciente pediátrico com Leucemia Mielóide aguda Secundária a síndrome mielodisplasica. 2022. (Congresso).

Jornada Comemorativa pelos 25 anos do Comitê de Ética em Pesquisa ENSP. 2022. (Outra).

1 Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade. 2018. (Congresso).

andrea rabello netto.Doação de Sangue como uma necessidade da população brasileira. 2018. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Clinica de Transição na Doença Falciforme: Abordagem educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Inaptidão sorológica dos doadores de sangue no ano de 2017. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Um Estudo de Caso: O Processo de Enfermagem e a Leucemia Mielóide Aguda. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. A Residencia multiprofissional no serviço de hemoterapia no hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).

I Encontro de Educação Continuada do INTO. 2018. (Encontro).

Simpósio Internacional do Instituto COI. 2018. (Simpósio).

XII Curso de Revisão em Hematologia e Hemotrapia. 2018. (Outra).

Cursos Hemorede..A Transfusão de sangue no Paciente Hematológico. 2017. (Encontro).

Hemo 2017. .A Equipe de Enfermagem frente ao Monitoramento da Dor como 5º Sinal Vital, 2017. 2017. (Congresso).

Palestras Coordenadas aos Acadêmicos de Enfermagem.Assistência de Enfermagem em Hemoterapia/ Ciclo do Sangue.. 2017. (Oficina).

XI Ciclo de Palestra sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos. FIOCRUZ.. 2017. (Simpósio).

Cursos Hemorede..Palestra sobre Ciclo do Sangue e Transfusão em Pacientes Hematológicos.. 2016. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa do CEP/INTO.. 2016. (Seminário).

IV Simpósio sobre Saúde e Espiritualidade. INTO/INCA/UNIRIO.. 2016. (Simpósio).

Palestras Coordenadas aos Acadêmicos de Enfermagem.Assistência de Enfermagem em Hemoterapia/ Ciclo do Sangue. 2017. 2016. (Oficina).

X Ciclo de Palestras sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos. FIOCRUZ.. 2016. (Simpósio).

Cursos Hemorede..Palestra sobre Ciclo do Sangue e Transfusão em Pacientes Hematológicos.. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Nádia Borges

RABELLO NETTO, A.. Perfil do doador de sangue fidelizado no Hemorio, suas motivações e a relação com o autocuidado. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Hemoterapia) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti.

Aluno: Lorrana Costa

RABELLO NETTO, A.. RABELLO NETTO, A.. Participação em banca de Lorrana CostaConhecimento da equipe de terapia transfusional sobre reações transfusionais imediatas.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Hemoterapia) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti.

Aluno: Indyara Marinho Barbosa

Barbosa, Indyara Marinho;RABELLO NETTO, A.. O Relacionamento Enfermeiro-cliente e a ludoterapia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aline Oliveira da Silva

Silva, Aline Oliveira da;RABELLO NETTO, A.. Assistência Prestada pelo Enfermeiro no pré-natal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rosângela Ferreira Almada

RABELLO NETTO, A.. O Acadêmico de Enfermagem e o Exame Físico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Orientou

Rhanã Cardoso dos Santos Amaral Macedo

CONHECIMENTOS DOS ENFERMEIROS SOBRE A PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; (Orientador);

Thiago Pereira

Análise da Educação Continuada na Prática Laboratorial de Hemoterapia: Um Estudo no Hemorio; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; (Orientador);

Karen Krisna Nunes Santana

MANEJO DO CATETER VENOSO CENTRAL TOTALMENTE IMPLANTADO: CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL AUDIOVISUAL PARA ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL HEMATOLÓGICO; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; (Orientador);

Simone Braga

A Atuação do enfermeiro intergindo no Processo de Recuperação das familias de dependetes químicos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Tânia Leite

Assistência Humanizada do Enfermeiro ao Cliente Hospitalizado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Maria de Fátima Mafra

Estudo sobre o perfil das crianças atendidas com o quadro de desidratação e o Cuidado de Enfermagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Cláudio Guimarães de Carvalho

Estratégias Implementadas pela Enfermagem a fim de evitar a evasão do Tratamento de Hanseníase; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Valéria Ornellas da Cunha Luz

Detecção Precoce do Câncer de mama: A atuação do Enfermeiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Dagmar Henrique Gomes da Silva

Programa de Saúde da Família as novas diretrizes da Assistência de Enfermagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

FLAVIA CRISTINA DE SOUZA FERREIRA

O conhecimento e a utilização dos Metodos Contraceptivos dos Adolescentes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Alessandra Oliveira Marins

O ciclo do sangue: da captação de doadores à transfusão, o papel do enfermeiro na Hemoterapia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Roberta de Quieroz Cotrofe

A enfermagem e a hematologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Residência) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Brunna Maria de Pinna

Hematologia e os cuidados de enfermagem; 2017; Orientação de outra natureza; (Residência) - Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Turma da Disciplina de Semiologia III

"Cuidados Tecnológicos em Enfermagem"; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andrea Rabello Netto;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, T. F. ; RABELLO NETTO, A. ; ABREU, S. D. M. B. ; CARVALHO, E. M. M. S. ; RAMOS, M. H. S. S. ; MATOS, A. G. S. . Plano de educação permanente: atividades preliminares de elaboração e implementação em uma unidade pública de saúde referência em Hematologia e Hemoterapia no Estado do Rio de Janeiro. In: Secretaria do Estado do Rio de Janeiro. (Org.). Experiências em Educação Permanente em Saúde: o Fazer em Ato do estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Secretaria do Estado de Saúde- SES, 2020, v. 1, p. 120-123.

  • RABELLO NETTO, A. . "Enfermagem em Hemoterapia: o que faz o que pode". In: Mostra Científica da EEan-Produção Docente e Discente, 1997, Rio de Janeiro. "Enfermagem em Hemoterapia: o que faz o que pode", 1997.

  • RABELLO NETTO, A. . ?NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: TRIAGEM CLÍNICA DO DOADOR DE SANGUE?. In: Hemo 2023, 2023, São Paulo. ?NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: TRIAGEM CLÍNICA DO DOADOR DE SANGUE?, 2023.

  • RABELLO NETTO, A. . "O Cuidado de Enfermagem na Hemoterapia: Um relato de experiência".. In: Bases Teórico-Filosóficas da Prática do Cuidar em Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. "O Cuidado de Enfermagem na Hemoterapia: Um relato de experiência., 2003.

  • RABELLO NETTO, A. . "O descaminho do aprendizado". In: Mostra Científica da EEan-Produção Docente e Discente, 1997, Rio de Janeiro. O descaminho do aprendizado, 1997.

  • RABELLO NETTO, A. . "A verdade da Eletroconvulsoterapia". In: Mostra Científica da EEAN-Produção Docente e Discente, 1997, Rio de Janeiro. "A verdade da Eletroconvulsoterapia", 1997.

  • RABELLO NETTO, A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM HEMATOLÓGICA NA INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL HEMATOLÓGICO - FOLDER E QUIZ SOBRE DOENÇA FALCIFORME. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO NETTO, A. . CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UM HOSPITAL HEMATOLÓGICO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO NETTO, A. . ?NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: TRIAGEM CLÍNICA DO DOADOR DE SANGUE?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO NETTO, A. . Ciclo do Sangue na Pandemia por Sars Covid. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Transfusão em Pacientes Hematológicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELLO NETTO, A. ; NETTO, A. R. . A Residencia multiprofissional no serviço de hemoterapia no hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Um estudo de caso: O Processo de Enfermagem e a Leucemia Mieloide Aguda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . A Residência Multiprofissional no Serviço de Hemoterapia no hemocentro Coordenador do estado do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Clinica de Transição na Doença Falciforme: Abordagem educativa sobre Doença Sexualmente Transmissiveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Inaptidão sorológica dos doadores de sangue no ano de 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETTO, A. R. ; RABELLO NETTO, A. . Doação de Sangue como uma necessidade da população brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RABELLO NETTO, A. . 6. RABELLO NETTO, A. ?Relato de Experiência: A Educação Continuada em Enfermagem- Necessidades de um aprendizado especializado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO NETTO, A. . .A Equipe de Enfermagem frente ao Monitoramento da Dor como 5º Sinal Vital, 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RABELLO NETTO, A. . A Adesão dos Adolescentes Portadores da Doença Falciforme às Consultas de Enfermagem no Ambulatório do Hemorio 2023 (Trabalho Categoria Painel).

  • RABELLO NETTO, A. . Relato de Experiência: Análise da adesão às Consultas Mltiprofissionais na Faixa Etária de 18 a 23 anos na Doença Falciforme 2023 (Trabalho Categoria Painel).

Prêmios

1995

1 Lugar, XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem.

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - 2016

Banco de Sangue Rio de Janeiro

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Plantonista, Carga horária: 48

1999 - 2001

Cardioeste

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Enfermeira Plantonista, Carga horária: 48

Atividades

  • 06/1999 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Cradioeste.Serviço realizado, Assistência de Enfermagem à paciente crítico.

1997 - 2000

Serviço de Hemoterapia da Gávea Ltda.

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Plantonista, Carga horária: 48

1997 - 1997

Pronto Socorro Clínico

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Enfermeira Diarista do Andar, Carga horária: 40

2013 - Atual

Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coordenadora da Educação Continuad, Carga horária: 30

2020 - 2021

Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerência de Enfermagem Hemoterapia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.