Vânia Cordeiro da Silva

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). É professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2002. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Compressão de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, compressão de imagens, reconhecimento de padrões, ambientes virtuais, jogos digitais, linguagens de programação e hardware.

Informações coletadas do Lattes em 13/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

1999 - 2003

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Decomposição Triângular de Imagens: uma Aplicação em Compressão
Orientador: João Marques de Carvalho
, Ano de obtenção: 2003. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tritree; Quadtree; Decomposição / segmentação de Imagens; Decomposição Triangular de Imagens; Compressão de Imagens; Processamento Digital de Imagens. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais.

Mestrado em Ciência da Computação

1997 - 1999

Universidade Federal da Paraíba
Título: Identificação de Vértices em Imagens Multi-Vista de Forma 3D, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: João Marques de Carvalho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identificação de Vértice; Reconhecimento de Objetos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação

1992 - 1996

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Dinamizando o Ensino de Libras. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2004 - 2004

JAI - Desenvolvimento de SW Orientado por Aspecto. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira da Computação, SBC, Brasil.

2004 - 2004

JAI - Visão Estereoscópica, Realidade Virtual, etc. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira da Computação, SBC, Brasil.

2004 - 2004

JAI -Ambientes Virtuais Interativos e Inteligentes. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira da Computação, SBC, Brasil.

1995 - 1995

Usando a Internet. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1995 - 1995

Modelagem de Dados, TSGBD Básicos e Linguagem Opus. (Carga horária: 40h). , Tecnocoop Sistemas, TECNOCOOP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais/Especialidade: Compressão de Imagens.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais/Especialidade: Reconhecimento de Padrões.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais/Especialidade: Extração de Vértices.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento e Analise de Imagens Digitais/Especialidade: Segmentação de Imagens.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.

Organização de eventos

SILVA, V. C. ; CLARO, D. B. . X ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe. 2010. (Congresso).

SILVA, V. C. . IX Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe - ERBASE. 2009. (Congresso).

SILVA, V. C. . XV Seminário de Iniciação Cientifica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2009. (Congresso).

SILVA, V. C. ; Moises, D. . WEI - Workshop de Educação em Informática / ERBASE 2009. 2009. (Congresso).

SILVA, V. C. . VIII ERBASE - Escola de Computação Bahia Sergipe Alagoas. 2008. (Congresso).

SILVA, V. C. . VII Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe. 2007. (Congresso).

SILVA, V. C. . III Congresso e Feira de Informática, Eletrônica e Telecomunicações do estado da Bahia. 2004. (Congresso).

SILVA, V. C. . IV Semana de Informática da UESC - Sinform. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro França-Brasil de Bioinformática. 2010. (Encontro).

PGDay Bahia - 2010. 2010. (Seminário).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira da Computação - CSBC. Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica atraves de um Ambiente Multimídia e Interativo com OpenGL. 2009. (Congresso).

VIII ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe. Compressão de Imagens Coloridas Utilizando Estruturas Tritree. 2008. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônica do estado da Bahia. III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônica do estado da Bahia. 2004. (Congresso).

III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônica do estado da Bahia. III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônica do estado da Bahia. 2003. (Congresso).

XV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI). IMIGRA2002. 2002. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Automática. XIII Congresso Brasileiro de Automática - CBA. 2000. (Congresso).

Encontro de Informática e Matemática.I Encontro de Informática e Matemática Aplicada da UFRN - I EIMA. 1993. (Encontro).

Encontro Regional de Informática em Saúde.I Encontro Regional de Informática em Saúde. 1993. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Lívia Araújo Lessa Sertório de Souza

SILVA, V. C.. Sistema de Informação para apoio a programas de melhoramento genético baseado em marcadores moleculares: aplicação ao caso do cacaueiro (Theobroma cacao L.). 2004. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Lourival Costa Coqueiro

SILVA, V. C.. Catálogo eletrônico da coleção de germoplasma de cacau do CEPEC e banco de dados de acessos da coleção, e de clones e progênies avaliadas no programa de melhoramento do CEPEC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Rômulo Guedes Cerqueira

SILVA, V. C.. InfoGraph 3D - Ferramenta interativa, multimídia e multiplataforma de auxílio ao ensino de Computação Gráfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Matheus da Hora França

SILVA, V. C.. Aplicação de Realidade Aumentada para o jogo de Palavras no Contexto Educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jahelle Rodrigues Santana

SILVA, V. C.. Sistema de gerenciamento de processo inserindo os fatores social e ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Tiago Oliveira Cunha

SILVA, V. C.. Decomposição triangular de imagens, uma aplicação em compressão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Carlos Magno Moreira Sales

SILVA, V. C.. Desenvolvimento de Sistema de Informações Geográficas Usando a Biblioteca TERRALIB. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Yuri Herbert Almeida Alves

SILVA, V. C.. UESC Virtual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Leonardo Silva Ribeiro

SILVA, V. C.. UESC Virtual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Tarcizo Batista de Moraes

SILVA, V. C.. UESC Virtual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Ébano Alves Nascimento dos Santos

SILVA, V. C.. Programação para Jogos Eletrônicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Diêgo Santos Correia

SILVA, V. C.. Desenvolvimento de Jogos Tipo Plataforma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Gustavo Ferreira de Almeida

SILVA, V. C.. Jogo de Damas para Nintendo DS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jorge Perisson Silva de Santana

SILVA, V. C.. Sistema de Agendamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, V. C.. Sistema Gerenciador de Conteúdo On-Line. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Bruno Abreu de Souza

SILVA, V. C.. E Tool Wall View. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Wendel Ribeiro Lima

SILVA, V. C.. Sis-FonoÁudio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.; MARTINEZ, A. C.; SOUZA, J. R.. Concurso Público para Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto - Edital 113/2009. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.. Seleção Pública para Profesor Substituto - Edital 23/2008 -Matéria: Computação. 2008. Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.. Concurso Público para Professor Assitente, Adjunto e Titular, Edital 126/06. 2007. Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.. Concurso público para professor adjunto, edital 080/05. 2006. Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.. Concurso público para professor adjunto, edital 080/05. 2006. Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVA, V. C.. Concurso Público do Magistério Superior Edital 062/2003. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, V. C.. Concurso Público pra professor Assitente, Adjunto e Titular - Edital 142/03. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, V. C.; CHAVES, M. A.; BONOMO, R. C. F.. Banca Examinadora para promoção de carreira (adjunto). 2008. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Orientou

Victor Adriel de Jesus Oliveira

ACESSIBILIDADE EM SITES E SISTEMAS WEB: criação de uma ferramenta para avaliação de páginas Web segundo o e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Thelles de Oliveira Silva

DESENVOLVIMENTO DE ÓRGÃOS EM REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Paulo Cézar Guimarães Dantas Júnior

SISTEMA WEB PARA AUXÍLIO NO GERENCIAMENTO DE ALOCAÇÕES DISCIPLINAS-PROFESSORES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Mattheus da Hora França

Aplicação de Realidade Aumentada para o Jogo de Palavras no Contexto Educacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Lourival Costa Coqueiro

Catálogo eletrônico da coleção de germoplasma de cacau do CEPEC e banco de dados de acessos da coleção, e de clones e progênies avaliadas no programa de melhoramento do CEPEC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Rômulo Guedes Cerqueira

Infograph 3D - Ferramenta interativa, multimídia e multiplataforma de auxílio ao ensino de Computação Gráfica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Tiago Oliveira Cunha

DECOMPOSIÇÃO TRIANGULAR DE IMAGENS: uma aplicação em compressão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Eduardo Dantas do Nascimento

Desenvolvimento de aplicações e páginas para web visando acessibilidade; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Paulo Cézar Guimarães Dantas Júnior

Desenvolvimento de interface visual e interativa 3D para visualização de dados científicos utilizando PARAVIEW; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Elinaldo Santos de Goes Junior

Realidade aumentada no jogo de palavras para crianças no contexto educacional; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Paulo Cézar Guimarães Dantas Júnior

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE VISUAL E INTERATIVA 3D PARA VISUALIZAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO PARAVIEW; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Dandara Prado Marinho

Ambiente de apoio ao ensino das disciplinas da área de redes de computadores; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Victor Adriel de Jesus Oliveira

InfoGraph 3D: Ambiente Gráfico e interativo de auxílio ao ensino de computação gráfica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Rômulo Guedes Cerqueira

Ambiente Gráfico e Interativo de Apoio ao Ensino de Computação Gráfica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Tiago Oliveira Cunha

Decomposição Triangular de Imagens Coloridas: uma Aplicação em Compressão; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Rômulo Guedes Cerqueira

Ambiente Gráfico e Interativo de Apoio ao Ensino de Computação Gráfica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Tiago Oliveira Cunha

Decomposição Triangular de Imagens Coloridas: uma Aplicação em Compressão; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Raphael Antônio Dalto Viana

Monitoria em Programação; 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Raphael Antônio Dalto Viana

Monitoria em Programação; 2022; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

JOUBERT LOPES DOS SANTOS FILHO

Monitoria em Programação; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Ian Andrade Moreira

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO APRENDIZADO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2019; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Ian Andrade Moreira

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO APRENDIZADO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Ian Andrade Moreira

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO APRENDIZADO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Anusio Menezes Correia

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO APRENDIZADO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Anusio Menezes Correia

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO APRENDIZADO NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2013; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Vânia Cordeiro da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Image Compression by Tritree Decomposition. Scientia (Unisinos) , v. 13, 2002.

  • REIS, L. S. A. ; SILVA, V. C. . deficiencia.org: Relato Sobre o Emprego de Ferramentas Computacionais Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem Para Pessoas com Deficiência Visual, 2022.

  • REIS, L. S. A. ; SILVA, V. C. . Linguagens de programação enquanto tecnologias assistivas no ensino/aprendizagem de cálculo. In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2019, Ilhéus. Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2019.

  • COSTA, P. S. S. ; GUTERRES1, L. M. ; SILVA, V. C. . Animação de Imagens Vetoriais. In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2017, Cruz das Almas. Anais da XVII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2017.

  • SILVA, V. C. . Desenvolvimento de Jogos Digitais como Ferramenta no Auxilio do Ensino/Aprendizado de Computação Gráfica em um Curso de Curso de Ciência da Computação, Utilizando Softwares Livres. In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2014, Feira de Santana. Anais da XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2014.

  • SILVA, V. C. ; Elinaldo Santos de Goes Júnior ; FRANCA, M. H. ; AMBRÓSIO, Paulo E. . Jogo de palavras no contexto educacional: aplicação da realidade aumentada. In: SVR 2011 - XIII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberlândia. XIII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2011.

  • OLIVEIRA, V. A. J. ; SILVA, V. C. . Acessibilidade em Sites e Sistemas WEB: Proposta de um Portal UESC Acessível. In: XI Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2011, Salvador. Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2011.

  • AMBRÓSIO, Paulo E. ; SILVA, V. C. . Produção de websites como recurso educacional no contexto da enfermagem. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010, Porto de Galinhas/PE. XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica atraves de um Ambiente Multimídia e Interativo. In: IX Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe - ERBASE, 2009, Ilhéus/BA. Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação da IX ERBASE, 2009.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica atraves de um Ambiente Multimídia e Interativo com OpenGl. In: WIE - XV Workshop Sobre Informática na Escola - CSBC, 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 1733-1742.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . Tritree: Segmentação de Imagens Coloridas. In: Congreso de Métodos Numéricos en Ingeniería, 2009, Barcelona. Métodos Numéricos en Ingeniería. Barcelona, Espanha: Artes Gráficas Torres, 2009.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . Compressão de Imagens Coloridas Utilizando Estruturas Tritree. In: VIII ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe, 2008, Salvador/BA. Anais do VIII ERBASE - Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, 2008.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; Barreto, Fábo. G. M. M. ; SILVA, V. C. . Infograph 3D: Ambiente Gráfico e Interativo de Auxilio ao Ensino de Computação Gráfica. In: XXVI Congresso Nacional dos Estudantes d Computação - Enecomp 2008, 2008, Campina Grande. XXVI Congresso Nacional dos Estudantes d Computação - Enecomp 2008, 2008.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . TritreeXQuadtree: Compressão de Imagens Coloridas. In: XXVI Congresso Nacional dos Estudantes d Computação - Enecomp 2008, 2008, Campina Grande. XXVI Congresso Nacional dos Estudantes d Computação - Enecomp 2008, 2008.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . Estruturas Tritree: Compressão e Imagens Coloridas. In: XXI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI), 2008, Campo Grande - MS. XXI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI), 2008.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica de Forma Intuitiva e Eficaz. In: VIII Semana de Informática da UESC - Sinform 2008, 2008, Ilhéus. VIII Semana de Informática da UESC - Sinform 2008, 2008.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Decomposição Triangular de Imagens Coloridas: uma Aplicação em Compressão. In: IV Semana de Informática da Faculdade Metodista Granbery, 2007, Juiz de Fora - MG. Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação. Juiz de Fora, 2007. v. 1. p. 50-58.

  • SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Decomposição Triangular de Imagens: uma Aplicação em Compressão. In: Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2006, Santa Maria. Anais do V Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS 2006, 2006.

  • SILVA, V. C. . Compressão de Imagens por Decomposição Tritree. In: II Congresso e Feira de Informática, Eletroeletrônica e Telecomunicações do Estado da Bahia, 2003, Ilhéus/BA. II Congresso e Feira de Informática, Eletroeletrônica e Telecomunicações do Estado da Bahia, 2003.

  • SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Image Compression by Tritree Decomposition. In: 15th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2002, Fortaleza, CE. 15th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2002. v. 13.

  • SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Identificação de Vértices em Imagens Multi-vista de forma 3D. In: XIII Congresso Brasileiro de Automática, 2000, Florianópolis, SC. XIII Congresso Brasileiro de Automática, 2000.

  • MENEZES, R. D. ; SILVA, V. C. . Uso da Abordagem Hash como Ferramenta de Análise deSimilaridade entre Imagens. In: Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2019, Ilhéus. Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, 2019.

  • Paulo Cézar Guimarães Dantas Júnior ; SILVA, V. C. ; SEGUNDO, G. S. A. . Desenvolvimento de interface visual e interativa 3D para visualização de dados científicos utilizando o Paraview. In: 16 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010, Ilhéus. 16 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010.

  • FRANCA, M. H. ; SILVA, V. C. ; ANGELO, A. . Aplicação de Realidade Aumentada para o Jogo de Palavras no Contexto Educacional. In: XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC ? Produção, Inovação e Difusão de Conhecimento,, 2009, Ilhéus. XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC ? Produção, Inovação e Difusão de Conhecimento,, 2009.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Infograph 3D: Ambiente Gráfico e Interativo de Auxílio ao Ensino de Computação Gráfica. In: XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC ? Produção, Inovação e Difusão de Conhecimento, 2009, Ilhéus. XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC ? Produção, Inovação e Difusão de Conhecimento, 2009.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . Decomposição Triangular de Imagens: uma Aplicação em Compressão. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008, Ilhéus/BA. XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC. Ilhéus/BA: Gráfica da UESC, 2008.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Um Ambiente Interativo e Multimídia de auxilio ao Ensino de Computação Gráfica. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2008, Ilhéus. XIV Seminário de Iniciação Científica da UESC. Ilhéus/BA: Gráfica da UESC, 2008.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica de Forma Intuitiva e Eficaz. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008, 2008, Fortaleza - CE. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008, 2008.

  • LIMA, E. C. G. ; LOPES, A. P. B. ; SEGUNDO, G. S. A. ; SILVA, V. C. . GERAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA PARA SOFTWARE CIENTÍFICO ? ICANT. In: XIII Seminário de Iniciação Cientifica e 9ª Semana de Pesquisa e Pós-graduação da UESC, 2007, Ilhéus. Anais do XIII Seminário de Iniciação Cientifica e 9ª Semana de Pesquisa e Pós-graduação da UESC, 2007.

  • CUNHA, T. O. ; SILVA, V. C. . Decomposição Triangular de Imagens Coloridas: uma Aplicação em Compressão. In: XIII Seminário de Iniciação Científica conjuntamente com a 9° Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, 2007, Ilhéus. Anais do XIII Seminário de Iniciação Cientifica e 9ª Semana de Pesquisa e Pós-graduação da UESC, 2007.

  • Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica atraves de um Ambiente Multimídia e Interativo com OpenGL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, V. C. ; CARVALHO, J. M. . Image Compression by Tritree Decomposition 2000 (Poster).

Outras produções

Rômulo Guedes Cerqueira ; SILVA, V. C. . InfoGraph 3D: Ambiente Gráfico e Interativo de Auxílio ao Ensino de Computação Gráfica. 2011.

SILVA, V. C. ; AMBRÓSIO, Paulo E. ; Elinaldo Santos de Goes Júnior ; FRANCA, M. H. . Jogo de Palavras no Contexto Educacional. 2011.

SILVA, V. C. . Reconstrução de Imagens Comprimidas Através de Estruturas TRITREE. 2000.

SILVA, V. C. . Compressão de Imagens por Decomposição TRITREE. 2000.

SILVA, V. C. . XV Seminário de Iniciação Cientifica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. (Parecerista).

SILVA, V. C. . XV Seminário de Iniciação Cientifica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. (Avaliador).

SILVA, V. C. . III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônica do estado da Bahia. 2004 (Comissão Organizadora) .

SILVA, V. C. . IV Semana de Informática da UESC. 2004 (Comissão Organizadora) .

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Desenvolvendo web sites acessíveis: estudo das tecnologias assistivas e diretrizes de acessibilidade web, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vânia Cordeiro da Silva - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    REALIDADE AUMENTADA NO JOGO DE PALAVRAS PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vânia Cordeiro da Silva - Coordenador / Matheus da Hora Franca - Integrante / Elinaldo Santos de Goes Júnior - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Ambiente Gráfico e Interativo de Apoio ao Ensino de Computação Gráfica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vânia Cordeiro da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2008

    Decomposição Triangular de Imagens Digitais Coloridas: Uma Aplicação em Compressão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vânia Cordeiro da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. , Colegiado de Ciência da Computação, Rodovia Ilhéus/Itabuna, km 16, Salobrinho, 45650-000 - Ilheus, BA - Brasil, Telefone: (73) 6805106, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Linhas de pesquisa

  • 09/2002

    Ensino, Bacharelado em Ciências da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interface Homem-Máquina, Computação Gráfica, Estágio Supervisionado I, Introdução a Ciência da Computação, Recursos Computacionais

  • 08/2004 - 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 06/2005

    Direção e administração, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 02/2004 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Conselheira.

  • 02/2004 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheira da Câmara de extensão.

  • 02/2003 - 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Cargo ou função, Comissão do Projeto Político-Pedagógico do curso Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 08/2003 - 01/2004

    Direção e administração, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação.